GIRA MONDO, GIRA

SÃO PAULO (já deu) – Leio nas folhas que a tia de Juliard Aires Fernandes, 19 anos, um dos chacinados pelos traficantes mexicanos que mataram 72 imigrantes que tentavam entrar ilegalmente nos EUA, disse que seu sobrinho poderia estar vivo no Brasil se o país lhe oferecesse oportunidades.

Ele e Hermínio Cardoso dos Santos, 24, são os brasileiros que estavam no grupo executado pelo crime organizado no país mais neoliberal da América Latina, parceirinho comercial dos EUA, gracinha-gracinha. Queriam fazer a América.

Ambos pagaram 24 mil reais para pilantras que prometeram colocá-los nos EUA. “Ninguém sai da própria pátria sem ser por necessidade. Aquilo que nosso país não dá, vamos buscar lá fora. É ilegal? É, mas qual é a alternativa? Entra e sai presidente e não se faz nada”, disse a tia ao repórter Rodrigo Vizeu, da “Folha de S.Paulo”. A tia viveu seis anos nos EUA. A mãe do outro assassinado, dona Maria, contou que seu filho Hermínio queria “ganhar um dinheirinho para fazer uma casa e, se sobrasse, comprar um carro velho”. O menino já tinha sido deportado da Itália e impedido de entrar em Portugal.

O país que não “dá condições”, no entanto, lhe deu a chance de comprar uma passagem para a Itália, outra para Portugal, e mais uma para a Guatemala, a partir de onde tentou entrar nos EUA. E lhe deu condições de arrumar 24 mil reais para tentar entrar ilegalmente nos EUA.

Que me desculpem a mãe de um e a tia de outro, mas o dinheiro das passagens, mais a taxa de imigração ilegal seriam suficientes para comprar um carro velho. E talvez para começar a fazer uma casa na zona rural mineira, de onde saíram. O que o país não lhes dá é a chance de ganhar dinheiro fácil. Ou de sonhar em ganhar dinheiro fácil, como promete a América encantada.

Jamais vou julgar ninguém por querer morar fora do Brasil. Nem por querer ganhar dinheiro fácil. Cada um faz o que quer, acredita no que quiser. Mas esses dois meninos, embora sejam daquela classe social que vagamente chamamos de “gente simples e pobre”, sabiam exatamente o que estavam fazendo quando arrumaram os 24 mil reais para comprar uma passagem ilegal para o sonho americano. Não é pouco dinheiro. Sabiam que o que estavam fazendo era ilegal. Estavam tentando ludibriar um país que não quer mais receber ninguém. Sabiam os riscos que estavam correndo. Poderiam ter investido melhor esse dinheiro. Na sua roça, num trator, num curso de inglês, num pequeno negócio em suas cidades, numa faculdade.

Mas preferiram optar pela vida fácil: fazer a América lavando louça ou pintando paredes. Tiraram 24 mil reais de suas famílias em nome de um desejo babaca. Perderam suas vidas.

Esse tipo de imigrante não tem graça nenhuma, valor nenhum. É bem diferente daquele que saiu da Europa,ou do Japão, ou da África, fugindo da guerra, da miséria, da fome, da perseguição. Ou daqueles que fogem de ditaduras, da opressão. Ou mesmo daqueles que simplesmente buscam novas aventuras, desejam viver, aprender, crescer em outro país.

Não existe nada de errado em querer morar fora de seu país. Absolutamente nada.

Mas é uma injustiça com seu país culpá-lo por ter sido assassinado tentando fazer algo ilegal e com dinheiro no bolso.

Subscribe
Notify of
guest

246 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flavio Chinini
Flavio Chinini
13 anos atrás

Todos temos algumas reclamações contra o Brasil. Será que talvez também não é nossa a responsabilidade pela atual situação das coisas? Atacar, pura e simplismente, o nosso atual e a nossa futura presidente não é um tanto cômodo?
Ao trabalhar, estudar, economizar, dar um duro danado, invenstir em si mesmo, com digninidade e respeito não ajudaria a construir um futuro melhor?
É hora, mais do que nunca, de se arregaçar as mangas, deixar de se reclamar tanto mirando para o próprio umbigo.
Valeu pelas palavras, xará.

hdcrott
hdcrott
13 anos atrás

Flavio, falando das quatro rodas vc é o cara sou fã pra valer ;
mais poucas vezes li alguém dizendo tanta estupidez ( nem a VEJA chegou a tanto ) ,Vc fala do que não conhece nem viveu ,O imigrante brasileiro na america tem sim muito valor ,especialmente pra sua propria família que por caminhos diferentes dos seus tenta nem que seja peitando a morte,solidão , racismo etc ; buscar um futuro melhor .O brasil é lindo com um povo forte mais não dá chance á todos .Talvez éssa não tenha sido a sua realidade , feliz e competente foi vc por construir uma carreira no Brasil , mas a janela da sua casa,o sinal de transito ou um passeio pela zona leste vai te mostrar que entre vc e os pobres favelados existe uma classe que quase ja não tem esperança ; eu sei eu vivi ,fiz faculdade fui professor de História que vc parece não conhecer.A luta aqui é dura é pra valer e se faz com a faca nos dentes .ah ja ia esquecendo ,dinheiro facil na America é a P.que te pariu.
charlotte,nc usa 3/9/10

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  hdcrott
13 anos atrás

Imagino por que você não deu certo como professor. Mal sabe escrever. Cai fora. Se não entende o que eu estou tentando dizer, não adianta tentar explicar.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Nada a acrescentar ou mudar. Se alguém usasse esta desculpa com um psicólogo, este lhe responderia: pare de pôr a culpa nos outros, e seus problemas começarão a se resolver.

Luiz Gomes
Luiz Gomes
13 anos atrás

É isso aí.

Ivan Gouveia
13 anos atrás

É fácil culpar o Brasil por falta de oportunidades quando não se aplica em si mesmo através de estudo e trabalho com planejamento continuado. Há, aqui (mas não só aqui), um mar de corrupção que não se limita apenas ao meio político. Porém, com o devido empenho se pode sobrepor muitos dos obstáculos. O tempo gasto na busca da melhoria pessoal e perseverança podem minimizar a absurda discrepância de condições de vida e de classe social. O país das maravilhas (EUA) é uma miragem que, não raro, conduz os que não estão devidamente preparados (saber inglês, poder entrar legalmente, ter competitividade profissional) mais ao fracasso do que ao sucesso. Ainda acredito no Brasil.

Marcos - Blog Acelerador Virtual
Marcos - Blog Acelerador Virtual
13 anos atrás

Tenho parente nos EUA que vivem la a 15 anos e nao conseguem o dificil Green Card

Mas uma coisa é fato se voce ouvir de imigrantes brasileiros indo pro EUA, podem ter certeza que tem pelo MENOS 1 mineiro de Bh ou de Governador Valadare

Albano
Albano
13 anos atrás

Olá Flávio,

Moro na região que mais ocorre a migração, Governador Valadares, acrescento e esclareço que o dinheiro das passagens que vc se refere e ao valor da “entrada” nos EUA, com certeza ele e a família não tinha. Aqui tem vários “Consul” que mandam esses coitados para fora, chegando lá são explorados e ficam anos pagando a dívida, se não pagar eles tiram o único bem que eles tem, geralmente uma casinha na zona rural. Muitos pais e familiares já perderam suas casas, tendo que entregar aos agenciadores para quitar a dívida que fica para trás. É uma vergonha mesmo, um bando de vagabundos que ficam por aqui andando de “carrão” esbanjando dinheiro às custas dos coitados que vão tentar a sorte.

Carlos E.
Carlos E.
13 anos atrás

24 mil? com dez vezes menos pagaria um curso preparatório para concurso público.

Ricardo Silva
Ricardo Silva
13 anos atrás

Se você fosse filho de Europeu tiraria um passaporte para ter direitos na comunidade européia?
Por que brasileiros filhos de estrangeiros buscam mais uma cidadania?
A responsabilidade do governo brasileiro é de levar ao Brasil a um nível de desenvolvimento humano para que não de motivos para que um brasileiro sinta o desejo de sair para um país mais desenvolvido.
Países em que as pessoas não tem motivo para deixar sua patria participam de programas como o Visa Waiver Program:
http://travel.state.gov/visa/temp/without/without_1990.html#vwp
Quando o cidadão paga impostos, o Governo tem que lhe prestar serviços. Cidadãos que pagavam impostos municipais em Niterói receberam serviços funerários do poder público e estão enterrados embaixo de uma montanha de lixo. Que serviços prestou a Defesa Civil aos contribuintes que pagavam impostos e moravam no Morro do Bumba?
Quando eu andava com meu carro zero com acessórios de fábrica (ar e direção) em Niterói, por vezes eu passava perto do Morro do Bumba. E aí como é que eu explico para minha filha de 10 anos recém chegada dos Estados Unidos o que aconteceu ali?
O governo tem sim que cumprir a sua parte. Enquanto não cumprir vai ter que ouvir. Se a mãe do rapaz morto esta certa ou errada é outra história. Mas o governo tem que fazer mais se quiser ser isento de culpa. E tem mais, quem reclamou do governo foi a mãe de um filho morto. Não foi um aventureiro falando mal do governo. Que tipo de declaração se espera de uma mãe que perdeu o filho.
E você brasileiro pergunte-se o que pode fazer pelo seu país e não espere pelo o que o governo pode fazer por você. Quem disse isto foi John Kennedy.

Marcos S. Alencar
Marcos S. Alencar
13 anos atrás

Passei 2 anos LEGAL em Londres, e meu visto me “custou” apenas 8 mil reais com passagem, curso de ingles e hospedagem por um mes, depois trabalhei, curti e voltei. poderia ter ficado, renovando e renovando o visto… por 24mil reais vou legal p qq lugar do mundo!
povo burro hein!

Ramon Gregorio
Ramon Gregorio
13 anos atrás

Para aqueles que esvcrevem muitas bobagens e nem conhecem a realidade das Minas Gerais, uma pessoa estuda quatro anos em uma universidade para se formar professor, depois vai trabalhar e ganha menos de 1000 reais, o que o cara que mora em um região esquecida pelos governos pode esperar?
O amigo disse que veio para São Paulo apenas com um par de sapatos e se tornou executivo de um empresa de esportes, parabéns, mas a sua história é exceção, milhares de bons jovens vem para os grandes centros e não conseguem oportunidades, chamar todo imigrante de vagabundo que não quer dar duro, segue a mesma lógica dos americanos que acham o terceiro mundo um antro de idiotas.
Marxistas de boutique.
Agora com as correçoes.

Klenio
Klenio
Reply to  Ramon Gregorio
13 anos atrás

Desculpe, mas a situação de MG ñ é diferente do resto do país. Realmente, aqui ou lá fora, os que se dão bem são muito poucos. Aiás, o que se dão “bem” HONESTAMENTE na vida são poucos.

Klenio
Klenio
13 anos atrás

Não acho que lavar louça ou pintar paredes nos EUA ou Europa seja fácil, não. É dura – e muito. Provavelmente viverá para o trabalho, ganhando mal, dividindo ap com outros ilegais e com um medo dando de a imigraçao bater à porta. Essa fantasia é alimentada pelas reportagens que mostram os que se dão bem, pela economia destes países e pelo os que vão e voltam de férias falam e exibem o querem exibir, claro, porque ninguém quer mostrar derrota. Mas que os 24mil poderiam ser melhor utilizados…

Willians
Willians
13 anos atrás

Olha, com 24 mil reais, ele entra legalmente nos EUA, ou Inglaterra, para estudar, foi muita falta de informação….
E pode ficar por 6 a 1 ano, depois se quiser ficar clandestino da pra ficar, se a policia não pegar, mas isso é falta de informação e ilusão.
Agora culpar o governo, isso é mais falta de informação ainda.

euhl
euhl
13 anos atrás

Eu também não posso emigrar para os tres paraísos sobre a terra (Cuba, Coréia do Norte e Venezuela), pois sou TUCANO de carteirinha.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  euhl
13 anos atrás

E vai ficar mais uns aninhos de bico, tadinho…

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
13 anos atrás

Ilusão sair de um pais que foi colocado na rota correta pelo FHC e que foi mantida (na macro-economia) pelo governo Lula e pelo Meirelles.
Neste momento é mais fácil termos problemas com a chegada de imigrantes do que com a saída deles.
O post faz muito sentido de forma geral. Porém não os conhecia, nem mesmo sei seus motivos pessoais. Seus sonhos. Portanto, meu pensamento em relação a isso é que, julgar as pessoas sem dados suficientes é ilação.

Guilherme Corrêa

Junior de Souza
13 anos atrás

Acho muito interessante esse povo achando que nos EU ou mesmo na maior parte da Europa as coisas funcionam perfeitamente como um relógio… O que é mesmo diferente por lá, parece-me pelo que leio e vejo, é a educação do povo, o respeito pelo próximo e pelas normas, regras e leis que em nosso País insistimos não levar a sério.

Falo mesmo de coisas básicas como a lei anti-fumo (antes que os babacas do fundamentalismo nicotinista se manifestem, saibam que sou fumante e aprovo a lei em gênero, número e grau), só para ficar em uma mais recente.

Enquanto nós brasileiros não deixarmos de levar a vida na base da Lei de Gerson (desculpe, caro Canhota), a coisa será assim mesmo. Culpa-se muito os governantes desse país como se não falássemos de cargos eletivos. Cada povo tem o governo que merece, ou faz por merecer, e o Brasil, os brasileiros têm sim muita culpa em TUDO de errado que aqui acontece. Ano de eleições, meus caros, pensem bem… ou todo mundo aqui vota no Tiririca?

Thomperson
Thomperson
13 anos atrás

Concordo completamente com o que o Flávio Gomes escreveu!
Parabéns!

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
13 anos atrás

Sei que vão cair matando em você mas concordo em genero numero grau e degrau, cara eu não sabia que eles tinham arrumado 24 pilas para se picar,alem do mais essa conversa de país qnão dá condições é meio balela, engraçado, trabalho, não sou classe baixa, mas tambem não sou classe média e to lutando para comprar um carro, como sou metido a besta quero um Audi A3de segunda mão, custa entre 25 e 28 mil e não estou conseguindo…pois é

Rodrigo Andolfato
13 anos atrás

Enquanto isso o Brasil sofre de carência de mão-de-obra qualificada!

Ricardo
13 anos atrás

assino embaixo

Ricardo Silva
Ricardo Silva
13 anos atrás

Que bom que existam pessoas que sabem escrever e tem acesso a internet para expressar a sua opnião num Blog como este que eu gosto tanto.

Existem milhares de pessoas que acreditam nas oportunidades que o Brasil oferecem e decidem ir a luta atrás de um emprego. E trabalham duro mesmo.

Muitos deles são nordestinos vão trabalhar em grandes centros como Rio e São Paulo. Ele não possuem instrução e nem acesso a internet. Muitos deles moram em barracos em favelas com as paredes perfuradas por tiros de fuzis.

Talvez vocês queiram dizer a mãe de mortos em favelas por bala perdida que o Brasil oferece oportunidade.

Morrer por bala perdida em favela pode, mas morrer tentando entrar nos Estados Unidos não pode.

Cada um é livre para fazer o que quer, mas sempre há um preço a ser pago. Para mim entrar como ilegal pela fronteira é um preço muito alto.

Mas não posso deixar de lembrar que nas favelas existem muitos para os quais o Brasil é a terra das oportunidades.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
13 anos atrás

Perfeito! Perfeito!

lucio
lucio
13 anos atrás

Pô!!! Pagar 24 mil só pra entrar ilegalmente nos EUA. O Cara é bem trouxa mesmo. 24 mil não dá pra ficar rico, mas com este dinheiro em mãos dá pra eu montar um negócio aqui e ganhar mais dinheiro do que eu ganho. Por quê o cara não pegou este dinheiro e foi trabalhar? Tava vivo a essa hora.

Thiago Bosco da Silva
Thiago Bosco da Silva
13 anos atrás

Fiz o mesmo comentário ontem aqui na empresa com meus sócios. Conseguimos abrir a empresa com 60% desse valor, comprando equipamentos, pagamos impostos e 1 ano de aluguel adiantado. Se nós 3 tivéssemos 24mil… nossa, nem imagino o que daria pra fazer.

Gerson
Gerson
13 anos atrás

F.G. você tem toda razão, minha família não tinha boas condições, mas depois de trabalhar e do envolvimento de todos conseguimos viver até que bem.

Eu mesmo, após me esforçar muito me vi de sair de um sem perspectiva para um estudante do 5º ano de engenharia automobilística numa das melhores universidades brasileiras sobre o assunto e não vejo mais limite onde chegar.

Deixemos de ser covardes e preguiçosos.

Eduardo Motta
Eduardo Motta
13 anos atrás

Flavio, onde eu assino?

Texto perfeito, ilustra bem a cultura de muitos brasileiros que esperam que o estado faça algo por eles. Nunca se perguntam o que eles podem fazer pelo estado. (ja dizia Jack Kennedy)
Uma hipocrisia para tentar justificar uma morte. Sinto muito pela vida que se perdeu.
De qualquer forma nada se justifica assinar quem tenta entrar ilegamente em um pais. Isso eles tem que apurar e resolver.

William Trajano
13 anos atrás

concordo 100% com o texto do FG, na hora de fazer coisa errada ninguem pensa, só depois que não da certo ve que não vale a pena, mas nesse caso não teve volta.
É ilusão querer ganhar a vida lá fora, ainda mais depois da crise americana.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Vivo fora mas concordo com voce………….

George
George
13 anos atrás

Acrescento o seguinte: O problema do Brasil na verdade é de crise MORAL.O pensamento destes jovens de ganhar dinheiro fácil, é simplesmente reflexo ” lá de cima” ou seja nossos governantes, com muita mordomia e pouco trabalho,são desses exemplos que estes jovens se espelham. A crise é MORAL.

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Flavio, as vezes você parece atingir uma sensatez que nem sempre está presente em seus posts, talvez encoberta pela paixão pelos carros ou corridas…

Meu amigo, tive um sonho um dia, morar fora do Brasil, graças à familiares da minha esposa que moram no Canadá, conhecemos este país maravilhoso e por ele nos apaixonamos.

Fomos e conseguimos tudo de maneira legal, sem correr nenhum risco e quer saber mais? Não gastei nem perto de 24 mil pilas nessa aventura. Por motivos alheios a essa história (muito idiotas, por sinal) acabei desfazendo tudo e voltando para a pátria “amada”.

Vou te contar uma coisa, depois de ler esse texto e me identificar tanto, pela falta de apelo de mídia e pela total veracidade dos fatos, é triste ver que para alguns o sonho parece impossível aqui, é triste ver que pessoas não querem trabalhar duro, preferem correr o risco em troca de um dinheiro que nem é tão fácil e nem tão grande assim. O Brasil é difícil mas é mais difícil viver em um lugar em que você não tem direitos, onde você (na maioria das vezes) não fala a lingua, enfim…

O caminho desse pessoal foi mesmo errado, escolheram mal, foram enganados em nome de uma vontade apenas.

Que tal se eles começarem lavando pratos ou pintando paredes aqui? Trabalharem duro aqui?

difícil não?

ColinZeal
ColinZeal
Reply to  João Vitor
13 anos atrás

A parte chata de morar no Canadá é que ao assistir as transmissões de F1 da BBC (que passam na Speed) vc se pega com saudades do GALVÃO BUENO. É ou não é?

Rovilson Portela
Rovilson Portela
13 anos atrás

Putz! Acertou em cheio.
FG, não liga pros babacas, você é um grande observador, e um grande jornalista, escreva mais sobre todos os assuntos, que é um alívio pra quem lê os péssimos jornais brasileiros…
Abraços

André
André
Reply to  Rovilson Portela
13 anos atrás

Péssimos jornais são os impressos, na internet há muitos jornalistas bons, com seus sites e blogs.

Luciano de Souza
Luciano de Souza
13 anos atrás

Novamente, concordo plenamente com você FG.

Luiz Salomao
Luiz Salomao
13 anos atrás

Concordo. Cara, passar muitos anos comendo pao c mortadela, dividindo em um muquifo de 2 comodos com umas 20 pessoas, tendo q andar com o dineiro escondido nas roupas c medo de ser roubado por seus “amigos”, sem poder visitar a familia, sem documentos, sem perspectiva de conseguir uma servico mais digno, com medo da imigracao, lavando latrina e principalmente sendo tratado com um bicho, um ser de 2 linha. Sera q tem gente q acha q isso é ganhar dinheiro facil? Quem foi p America nos anos 70 e 80, ate mesmo nos anos 90, conseguiu levantar uma grana que aqui nao seria possivel, pq nosso pais ainda nao dava tantas oportunidades p os cidadaos. Alguns voltaram da America e montaram padarias, lojas, construiram casas, compraram carros e o povao via aquilo e tambem queria algo igual. Todavia, a prosperiade aqui no Br nao perdurou para a maioria, que perdeu tudo, torrou tudo e voltou a miseria ou p os EUA. Tem uma historia interessante de um sujeito q tentou entrar na america c documentos montados e foi preso pela imigracao. Colocaram o cara em uma saleta de 1 m2, totalmente nu, com uma luz ligada 24 horas por dia. O cara ficou ali por uns 3 ou 4 dias, ate q seu pai pagou U$5.000 p um advogado conseguir sua deportacao!!! Os americanos se gabam por serem ricos e intelectualizados, mas jamais deixaram de ser cruieis e medievais!!!! E VIVA O BR!!!!!!

Marcelo Geraldo Vieira
Marcelo Geraldo Vieira
13 anos atrás

FG, todos tem o direito de lutar por condições melhores e viver seja nos EUA ou na Europa.É muito melhor que viver nesse circo que é o Brasil.Sei muito bem o que estou falando pois estou a 8 anos no Canadá e não troco isso aqui por nada.Não vim como imigrante ilegal,mas falo para os meus amigos que ficaram no Brasil que eles não tem idéia de como funciona um país de verdade.Quem morou fora do Brasil sabe do que eu estou falando.Tudo aqui é direcionado para o bem estar da população.E não precisa ter um emprego muito bom para ganhar bem.Mas é preciso se dedicar.A família desses dois rapazes tem todo o direito de reclamar desse lugar chamado Brasil, que mais parece um zoológico do que um país. Provavelmente as pessoas que estão falando mal da atitude da família dos rapazes de reclamar do país não passam de meros burgueses que se contentam com qualquer coisa.Para vocês eu mando o meu Boa Sorte (Rsss) nessa maravilhosa eleição que está para chegar , que conta com candidatos altamente gabaritados e para comandar essa potência mundial de ignorância chamada Brasil.Como diz o POLÍTICO Tiririca…….Pior que tá não fica…….Bye

André
André
Reply to  Marcelo Geraldo Vieira
13 anos atrás

Eu respeito a sua vontade de morar fora, mas, é muito fácil dizer que o problema não é seu e ir embora. Há muitas pessoas que preferem ficar e tentar melhorar o que temos aqui. O Brasil está melhorando, não vê quem não quer. É óbvio que vai levar tempo até atingirmos boas condições sociais, mas, ficar denegrindo nosso país torna as coisas piores, então, por favor, se não quer ajudar, não atrapalhe.

ColinZeal
ColinZeal
Reply to  Marcelo Geraldo Vieira
13 anos atrás

Também moro no Canadá e concordo com tudo o que vc falou sobre esse país e sobre o Brasil, mas não concordo com sua defesa à família dos ilegais mortos. Ninguém pode dizer que a culpa é do país por eles terem passado por essa situação. Faria total sentido se eles fossem mais uma das vítimas da nossa violência, agora, se morreu porque não deu certo a tentativa de entrar ilegal nos EUA, que vá reclamar dos EUA ou do México. Sei que é chato morar no Brasil mas dizer que isso justifica partir pra alternativas ilegais, estamos concordando com o tráfico de drogas, assaltos, etc, visto que essa turma só caiu pra esse lado porque “não havia outra alternativa”.

E pra quem vem com a velha história de “temos que ficar no Brasil pra tentar melhorar, etc” talvez tenha uma tolerância maior à violência e desorganização pelo qual passamos todos os dias. Eu não estava aguentando mais, ou ia morrer de bala perdida em algum assalto ou de ataque cardíaco passando algum nervoso com gente folgada.

Marcos Godoy
Marcos Godoy
13 anos atrás

O que tem de errado no Brasil é a carga tributária e a política.
Isso vai ser difícil mudar.
A maior desgraça neste momento é ver os vagabundos que querem ganhar dinheiro fácil vomitando merda na nossas caras no horário político. Como diria o escroto do Boris Casoy “ISSO É UMA VERGONHA.”.

MARCOS
MARCOS
13 anos atrás

Discordo dos que acham que os comentários e o texto do Flávio é com ares de proteção petista. Há muito tempo deixei a politica de lado por ver que os que a faze são um bando de podres, filhos da puta. Porém, concordo com o Flavião em tudo que escreveu e ainda acrescento.
Sai de casa no interior de Sâo Paulo aos 18 anos sem um puto no bolso, apenas com um sapato novo na mochila e umas calças meia boca. Pintei paredes, lavei carros e fiz bico em lojas na Galeria Pajé. Neste mesmo momento, 6 amigos meus tinham ido para os EUA pra tentar a vida. enquanto eles curtiam o que dava, eu passada dores de estomago noite a fora fazendo contas e pensando em como convencer o Cordenador do curso de ADM da faculdade Uninove a me deixar a estudar sem fazer financiamento, sem bolsa de estudo, pois o que eu ganhava no mês mal dava pra pagar um aluguel num muquifo na Praça Julio Prestes. Então, consegui emprestar R$ 650,00 do banco nossa caixa no credito facil e consegui fazer minha matricula. Pronto estava no curso, porem tinha de ir do vale do anhangabau até a Uninove barra funda a pé, pois ou eu pegava um buzão, ou eu comprava um pão de queijo como janta pra facu.
Resumindo, terminei a facu, levei 2 anos pra conseguir pagar R$ 29.000,00 que foi o valor total do curso (consegui enrolar o pessoal dois anos pagando apenas 100 reais por mês de mensalidade), passei por trocentos estágios e empregos em empresas sem conceito algum para formação de um profissinal, levei uns 500 nãos na cara. Enfim, hoje sou executivo de uma empresa esportiva, ganho bem, consigo dar uma boa vida aos minha prole. Enquanto que meus amigos que haviam ido para os EUA, foram deportados e hoje estão tentando voltar aos EUA pela 5ª vez consecutiva pra tentar a vida no que conheciamos de Eldorado e hoje é apenas o pote de ouro no pé do arco iris.
Então, não venham culpar somente o governo.

J. Aguiar
J. Aguiar
13 anos atrás

Prezado Flavio Gomes,

Mais uma vez, parabéns.

Bandeira verde para vc. por seus ótimos comentários.

Um abraço.

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
13 anos atrás

Perfeito em tudo o que eu penso! A família se enrola arranjando dinheiro para a viagem que vai trazer a fortuna e a riqueza mas não move para melhorar de vida aqui mesmo.
Pena que outros jornalístas e meios de (des)informação não tenham coragem de dizer isso.

Daniel
Daniel
13 anos atrás

A verdade é que tem muita gente que tem emprego mas é preguiçoso e sem responsabilidade.

Quem nunca ouviu fulando querendo enganar seu chefe com um atestado médico (falso, obvio) para justificar uma falta no trabalho por motivos fúteis?

Pior que são esses ai que são os primeiros a reclamar que não tem oportunidade, preparo, reclamam que o governo não faz nada por eles, etc. Esse tipo de gente não vai trabalhar direito nem aqui e nem em qualquer outro país.

Rogério Carvalho
Rogério Carvalho
13 anos atrás

Fala FG, e na maior cidade do mundo ta seco pra cacete, concordo plenamente com vc, tenho um amigo que mora em Londres e não foi pra lá fazer fortuna, alias ele me falou que praticamente gasta o que ganha, ele não foi pra lá pra fazer dinheiro e sim pela aventura de viver em outro país e buscar novos aprendizados de uma cultura tão diferente da nossa, agora estes caras estavam brincando com a sorte, pois pagar pra mexicano traficante te por nos EUA, é ser muito ingenuo, e como dizia minha querida Vó quem procura acha.
Abraço.

Ricardo Simone
13 anos atrás

O que acho engraçado é que esse pessoal que vai tentar trabalhar fora nesses subempregos no Brasil, melhor dizer, em casa não tira nem o prato da mesa quando termina uma refeição, mas vão se sujeitar a lavar louça, limpar latrina e coisas piores.

O Governo sim que deveria ir atrás dessas famílias e investigar aonde eles conseguiram o dinheiro e com quem negociou a entrada nos EUA.

Desmantelar essa Quadrilha.

Quem quer ganhar dinheiro fácil é a família que já está arranjando motivo para processar o Governo e com esses advogados do diabo que temos de plantão conseguirá.

Perfeito os seus comentário Flávio.

Vécio Peixoto
Vécio Peixoto
13 anos atrás

Ótimo comentário, Flávio Gomes, parabéns pela sensatez. Não é fácil ganhar dinheiro, nem aqui, nem nos EUA, nem na Europa. Quer ganhar dinheiro, vá ralar, trabalhe, estude, aumente seu conhecimento, valorize-se, acredite que é capaz. Com 24mil, uma idéia na cabeça, um pouco de conhecimento, é capaz de se criar soluções para seus problemas e quem sabe até vender essa solução.
Parem de culpar o país, parem de culpar o próximo, veja seus erros, aprenda com eles, parem de se lamentar, vão à luta, a sua maior arma é o seu conhecimento.

felipe_hulken
felipe_hulken
13 anos atrás

Texto brilhante. Análise perfeita. Imprensa local débil em dar ouvidos a comentários de gente do tipo “meu Brasil vira-lata”…

thiago lana
thiago lana
13 anos atrás

“Mas preferiram optar pela vida fácil: fazer a América lavando louça ou pintando paredes. ”

Nossa, li de novo isso. Como pode, bicho? Essa frase sintetiza o pensamento escroto de tudo aqulio que você mais critica.

thiago lana
thiago lana
13 anos atrás

Esse mesmo argumento, de busca de dinheiro fácil, é usado por uns canalhas aqui em sp em relação aos nordestinos. Pra mim, a unica diferença entre os dois casos é a legal, mas entendo perfeitamente que não se respeite as leis de uns calhordas americanos.

Luca Bastos
Luca Bastos
13 anos atrás

Meu comentário chegou atrasado e não vai mudar nada.

Mas parabéns, concordo 100% com o que escreveu

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Sou professor de escola pública. O governo do rio oferece cursos técnicos do lado do centro da cidade, com acesso por metrô, ônibus e trem, gratuito, de noite, com jantar.

É uma dificuldade para fechar turma, ninguém quer gastar 1 ano e meio para ter uma profissão.

Bolsa família tinha que ter como contrapartida não só as crianças estudarem, mas os pais e os jovens também.

A verdade é que todo mundo quer mole, ralar que é bom… nada.

Nasci em família pobre e ralei muito pra ter alguma coisa. Não acho justo sustentar vagabundo com meus tributos.

Jonatas
Jonatas
Reply to  Antonio
13 anos atrás

Fantástico cara!

Isso acontece também no interior de São Paulo (vou citar as cidades por experiência própria: Artur Nogueira, Jaguariúna (prinicipalmente as duas), Cosmópolis, Hortolândia…)

É lamentável que mesmo com recursos disponíveis (outros perto e outros nem tanto) ninguem corre atrás…

Pensam em ser peões… catadores de laranja… enfim…

Machinist
Machinist
Reply to  Antonio
13 anos atrás

É a fraquesa do ser humano.
O Desejo de querer as coisas de forma rápida.
Esse desejo, inclusive, é o estopim das boas e más ações, o que gera o conceito do bem e do mal.

Ricardo Silva
Ricardo Silva
Reply to  Antonio
13 anos atrás

“Não acho justo sustentar vagabundo com meus tributos.”

Você está chamando de vagabundo o político que roba ou o rapaz que está tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos?

Conheço ilegais que trabalham de Segunda a Sábado, com carga horária acima de 10 horas por dia. É esta turma que está sendo chamada de vagabundo?

O problema do Brasil é que tem gente que decide ser ilegal e trabalhar mais de 10h por dia para ter acesso a coisas básicas, que um caixa de supermercado, um entregador de pizza tem direito nos EUA.

Acredito que vc esteja falando que os políticos sustentados por você sejam vagabundos.

Quando votava no Brasil, eu votava no Chico Alencar, por que ele me dava a chance de questionar os seus posicionamentos durante os debates públicos lá na Av. Rio Branco no Rio.

Vocês patriotas já questionaram pessoalmente os seus políticos a respeito do posicinamento deles?

chantinon
13 anos atrás

Mais errado que alguém falar que fulano morreu por não ter oportunidade no maravilhoso Brasil, é acreditar que na cabeça dessas pessoas não esteja a latente formação do nosso povo, sempre alienado e patriota.
Tenho amigos que moram fora, saíram legalmente. Podem vir quando querem, e não precisam fazer nada ilegal. Mas a grande maioria do maravilhoso povo Brasileiro dorme e acorda sonhando com a ilegalidade. Só é crime se for pego.
Quando não sonham em ser funcionário publico para não trabalhar e não correr o risco de ser demitido?
Quantos não votam em A ou B porque irão lhe gerar um beneficio próprio e individual?
Talvez (eu disse TALVEZ) erras sujeitos tivessem planos de melhorar de vida, mandar dinheiro para as famílias, e quem sabe leva-los.
Boa parte dos que FOGEM do Brasil são boas pessoas.
Não existe um paraiso nos EUA ou na França, ou em Cuba… Mas se eu podesse escolher entre estar nos EUA, eu Cuba ou no Brasil, garanto.. estaria nos EUA, e olha que nem gosto dos EUA, mas sei que lá as coisas ainda funcionam melhores que aqui… E lá, o povo pode até ser alienado como o nosso, mas existe liberdade para divergências. Aqui todos amam Lula, dar suborno ao guarda e jogar lixo na rua. Errado aqui e falar a verdade, ou simplesmente o que pensa. E se todos saem em defesa da nação como se fosse a própria mãe, eu me pergunto… pq eu não acredito em nada que falam na tv, mas os nacionalistas acreditam que nunca se viu tanta prosperidade nesse país… Espera! Espera!

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  chantinon
13 anos atrás

Mandou bem

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
Reply to  chantinon
13 anos atrás

Até ser proibido falar o contrário!!!

Leo Machado
Leo Machado
13 anos atrás

“Mas é uma injustiça com seu país culpá-lo por ter sido assassinado tentando fazer algo ilegal e com dinheiro no bolso.”
Um absurdo uma pessoa pagar R$24mil pra viver ilegalmente em outro pais. Uma coisa te digo, FG. Aqui nos EUA nao se ganha dinheiro facil. Alem das muitas horas de trabalho, na maioria das vezes o subemprego, tem a maior dificuldade q e a saudade dos familiares.
Fico irritado quando ouco pessoas mal informadas como vc nesse assunto, dizerem q aqui se ganha dinheiro facil.
Por favor.

Marcos
Marcos
Reply to  Leo Machado
13 anos atrás

Leia de novo, o Flavio não falou que nos EUA se ganha dinheiro fácil, mas sim que muitos acreditam nessa idéia.

André
André
13 anos atrás

Putz, o Flavio tirou as palavras da minha boca. e eu tava cá com meus botões pensando justamente isso: “po, como é que nego consegue 24 mil pilas pra entrar numa furada sinistra lá nas fronteiras do méxico/usa???”