MINIESQUISITICE*
SÃO PAULO (* tem hífen essa merda?) – O blogueiro Danilo Candido manda a mensagem, e tenho certeza que os amantes de miniaturas de Fusca vão adorar. Em tempo: o trabalho ficou bom pacas.
Estou enviando fotos de uma miniatura de Porsche 550 A Spyder (escala 1/18 da Maisto) que modifiquei, acrescentando adesivos, aerofólio (tudo feito a mão), e melhorando diversos itens de acabamento da peça, para reproduzir um curioso modelo que disputou os 1000 Km de Nurburgring de 1956, e que nunca foi feito nesta escala. Naquele ano, o engenheiro suíço Michael May resolver disputar a prova com seu 550 RS Spyder, e para isso resolveu projetar e fazer um “pequeno” aparato que desse uma mãozinha nas 174 curvas do circuito. Chegou a disputar os treinos classificatórios com bons resultados mas, devido aos protestos dos outros pilotos, temerosos da segurança daquele aparato, impediram-no de correr com a geringonça. Acabou disputando a prova (revezando a pilotagem com seu irmão Pierre) sem a tal asa. Terminou a corrida na quarta posição. Tive como referência apenas duas fotos achadas no Google para desenvolver o trabalho.
Vendo algumas fotos, parece que a asa era amarela, ou laranja. https://modell-paradies.de/de/item/vmk-po08 e http://home.centurytel.net/foundations/nature/cars/aero/aerodynamics.htm
Michael May correu ainda de fórmula 1 na temporada de 1961, mas se acidentou e voltou para a engenharia. E o aniversário dele é amanhã!
Vai Hifen? pqp……..nao entendi nada. Da uma olhada no link….
http://www.portuguesfacil.net/guia-regras-uso-hifen
Vc que he jornalista vai apanhar tambem. Estamos fu.
May foi um dos maiores estudiosos de macanica dos fluidos! Desenvolveu entre outras coisas um cabeçote para a o motor Jaguar V-12 na década de 1980 que poluia menos ( enquadrava o motorzão no padrão EPA de poluentes ), o deixava mais econômico e ainda dava uns cavalinhos a mais.
E projetou motores de F1 também!
Parabéns ao Danilo por esse verdadeiro resgate histórico.Muito legal.
Pelo menos o piloto não pegava chuva…
E parabéns ao Danilo, pela qualidade do trabalho.
Ficou ótimo o trabalho do Danilo. Gostaria de ter este modelo modificado na minha coleção.
A Brumm faz ele na escala 1/43.
Belíssima a miniatura.. quanto à sua pergunta, segundo o guia da melhoramentos: ” Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento.”… acho que se aplica..
P.s.: estamos precisando de um Post sobre a corrida de ontem para colar o resultado… [ ]
Então o tal Chaparral não foi o pioneiro das asas…
Weird!!!
Baita perigo disso cair na cabeça do piloto.
ops, onde se lê prefixo terminado por s ou r lêia-se sufixo iniciado por s ou r quando dobra. Ufa!
Não Flávio, não tem. Prefixo e sufixo terminado e iniciado com vogais diferentes (“i” e “e”) escreve-se junto e sem o hífen, salvo se o prefixo terminar com s ou r quando junta e dobra o s e r. Ok?
Não fica nervoso!