NADA DE NOVO

SÃO PAULO (apostas?) – Está no site oficial da Fórmula 1 o compacto, sempre com imagens excepcionais, da corrida da Alemanha. A maioria dos sites, inclusive o Grande Prêmio, está tratando o assunto como “revelador”. É que alguns novos trechos de conversas de rádio foram incluídos, e tem uma frase do Rob Smedley avisando Massa que Alonso estava mais rápido, e por isso deveria manter o ritmo. Logo depois Alonso reclama, diz que está muito mais rápido, e em seguida vem aquilo que já ouvimos, a frase pausada, “Fernando está mais rápido que você, confirme que entendeu a mensagem”, a ultrapassagem, e no fim Felipe lamenta ao rádio: “O que posso dizer? Parabéns ao time”, frase que disse na coletiva, também.

Portanto, para mim, nada de novo. E nenhuma revelação. Alguém acha que o Conselho Mundial só vai saber dessa comunicação de rádio vendo o vídeo no site da F-1? Claro que, a essa altura, no processo, todos os diálogos relevantes já foram transcritos e estão nas mãos dos que vão julgar a Ferrari. Se algo nesse vídeo é novo, o é para o público em geral, nunca para os homens da FIA.

Portanto, a “revelação” não vai alterar em nada o veredito do Conselho Mundial. Que, aliás, se reúne no dia 8 de setembro, e não mais no dia 10.

O normal seria não haver nenhuma punição extra. Mas nunca se sabe. Pode ser que para mostrar que não favorece a Ferrari, a quem é intimamente ligado, Jean Todt acabe patrocinando uma ferroada em Maranello.

A ver.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Marcos Dalssoto
Felipe Marcos Dalssoto
13 anos atrás

Fala FG… estava fuçando nos outros videos oficiais do site da Formula 1.
Olha so que “engraçado”: no vídeo do GP da Austrália, lembra que o Massa segurou o Alonso por um tempo também?

Tem no youtube até: http://www.youtube.com/watch?v=IDO1PYYhyhs

Olha só o que é a dito ao Massa a 1:28 do vídeo… “Felipe, Fernando is faster than you”!
No caso o Massa segurou, acho que o Alonso até falou que náo atacou mais porque eram companheiros, algo assim…

Jose Augusto
Jose Augusto
13 anos atrás

Olá pessoal.
Falei outro dia sobre o assunto do “massinha”.
Sempre ouvi, desde criança, nas pistas que:
Piloto bom anda na frente e, se não tiver carro, fica cutucando a bunda dos que tem.
É só ver a carreira dos grandes pilotos brasileiros.
Que me lembro:
O Camilo (Lobo), o Andreatta, o vcarroelho Chico que, com um JK deu tres voltas no Camilo e venceu as Mil Milhas, só perdendo em um Grande Premio em Interlagos, com uma Alfa para o nada mais famoso Fangio, já velho.
O Piquet, nem falo. Na Fórmula Super V, a Volks apoiava todo mundo, menos ele que arrebentou assim mesmo.
O Emerson, que ganhava todas, lá no Morumbi, com um 1093. Pode? E olha que o Diniz tinha V8 e não pagava nem “Placê”
O Moco, que quando deram um carro, arrebentou.
E por último o Senna. Um xarope no volante que fazia merda virar Fórmula 1, até ter um carro e voces viram.
So sei que com essa turma, Chefe de Equipe só servia para controlar os caras que trocam pneus e cuidar das ferramentas.
Eles puxavam todo mundo.

Esses pilotos nossos que estão aí, são no máximo de testes.

O resto é blá, blá, blá.

VAMOS ASSISTIR A INDY QUE TEM UNS CARAS LÁ QUE PROMETEM. ESTÃO SEMPRE CUTUCANDO OS GRANDES PÉ3LO RETROVISOR. UMA HORA ELES ARREBENTAM.

FUI.

Raimundo Henrique
Raimundo Henrique
13 anos atrás

Massa é ridículo. Leva pau até do macaco tião. Qualquer um que sentar naquele carro, vai andar mais que ele.

Waldemyr de Castro
Waldemyr de Castro
13 anos atrás

Quando a Red Bull tirou a peça do carro do Mark Webber para favorecer o Vetel alegando que o Vetel tinha mais pontos no campeonato isso tambem não é jogo de equipe? e qual foi a atitude da FIA em relação ao caso?

Luiz Salomao
13 anos atrás

O problema todo ocorreu depois q o Massa recebeu a ordem p acelerar e comecou a andar forte, abrindo uma boa distancia do Alonso. Apos trocar os pneus, o Massa recebeu a ordem p acelerar e somente depois o Alonso comecou a reclamar e ai vieram as ordens p deixar passar.

A ordem dos fatores altera substancialmente o produto!!!!!

Uma pessoa mais desinformada pode ate comprar o peixe da Ferrari/Santander e acreditar q a ordem pro Massa acelerar ocorreu no momento q ele estava entregando a posicao, ou entao 2 ou 3 voltas antes , o q é uma mentira deslavada,

A Ferrari/Santander tenta, mas sem sucesso, fazer-nos crer q deu uma oportunidade pro Massa vencer e somente mudou a ordem depois q o Brasileiro demonstrou q é lento d mais p vencer uma prova.

Se a culpa foi exclusivamente do Massa, como a Ferrari tenta mostrar, pq nao disseram e mostraram isso antes, pq as desculpas logo apos a corrida foram outras?

Ta parecendo o menor do caso Bruno, a cada conversa com seus advogados ele apresenta uma versao diferente pro fato! Tudo c intuito exclusivo de alterar a verdade dos fatos e enganar a justica!

Antes paraceia q a Ferrari e o Santander achavam q eu e os fas do automobilismo eramos otarios, depois dessa eu vejo q eles tem certeza q eu sou uma besta quadrada. (posso nao ser o mais esperto, mas nao tenho conta no Santander)

A nova versao apresentada pela cupula da Ferrari/Santander somente tem o condao de mostrar q o tal do Rob Smedley tambem foi sacaneado, ele tambem queria q o massa vencesse a prova, mas o Domenicale nao deixou.

Perante a FIA eu nao sei se vai fazer alguma diferenca, o Conselho Mundial é um tribunal politico e sensivel a quantidade de grana q o patrocinador deposita na categoria, mas d q adiantaria ao patrocinador investir tanta grana se o consumidor de seus produtos tem uma imagem negativa da empresa. Quem banca a Ferrari nao é o Santander, quem paga sao os correntistas do banco, principalmente aqueles q devem no cartao de credito ou pedem emprestimos a juros onzenarios.

Se eu fosse no Gp do Brasil esse ano levaria uma faixa onde estaria escrito.

VENDO FERRARI
MODELO – 2010
COMPLETA + DUTO e ASAS FLEXIVEIS (- AR)
MOTIVO – INCOMPATIBILIDADE DE GENIOS

santiago
santiago
13 anos atrás

COMPLETANDO O Q O CRANIO DISSE EM 2008 FOI A VEZ DE MASSA SER BENEFICIADO EM CIMA DO KIMI ?????? ALGUEM FEZ ALGUM TIPO DE RECLAMAÇÃO?????????

Celso
Celso
13 anos atrás

Assim, definitivamente, fica clara a situação do Felipe mas, o pior é que ele ainda fazendo charminho e se apresentando como um pobre brasileirinho… O Alonso pode ser o sujeito mais metido, nojento, trapaceiro e etc e tal mas, o cara anda muito e a Ferrari sabe em quem confiar e o Massa tem mesmo que se conformar em ser o segundo.
Tenho dito e Ponto Final

Luis Carlos
Luis Carlos
13 anos atrás

A ausência de Todt por receber uma leitura diferente que a defendida aqui pelos internautas.
Talvez ele queira mostrar que a possível “absolvição” da Ferrari no episódio da Alemanha não tenha tido sua interferência. Aliás a Ferrari foi prejudicada no GP de Valência e com certeza isso tb será levado em consideração. Quanto a ética esse é um assunto que interessa a filosofos, sociólogos e o público em geral, mas o mundo corporativo é feito e realizado pela ótica do capital o que inclue os esportes e outros setores da vida. O assunto ganhou muita força entre nós brasileiros, pelo Massa ser tupiniquim e ter dado o atestado de segundo piloto, o que parece “vexaminoso” para nós brasileiros. Na verdade o Massa tem feito por merecer. O Kova abriu a porta para Hamilton em 2008 e ninguém fez barulho. Não me lembro de ver muitas mensagens indignadas. A Mclarem teve acesso a documentos internos da Ferrari e não foi excluida da F1 o que é muito mais grave que o arranjo no podium da Alemanha. Se querem um exemplo fora da F1 lembrem da copa de 1974 quando a Alemanha Ocidental perdeu para a Alemanha Oriental para não cair no grupo onde estavam Brasil e Holanda . Há tb caso da Copa do Chile, quando o Brasil deu um “sumiço” no juiz que havia explusado Garrincha. O sujeito não fez a súmula (de férias no Brasil) e o Garrinha jogou a final. Vamos devolver a copa de 62 ???
Quem acompnha a F1 a muitos anos sabe que sempre houve jogo de equipe e muito piloto badalado (Stwart) tinha um belo escudeiro disposto a segurar o admversários (Cervet). E ao Sr Lauda que subiu nas tamancas da moralidade, seria bonito que ele pedisse desculpas ao Emersom, pois o Clay Regazonni segurou a Mclarem desse mesmo Emersom por inúmeras voltas até ser desclassificado (era retardatário). O Lauda que mal se segurava na pista não tinha equipamento naquele momento da prova pra fazer frente ao Emersom. Estranhamente ele corria na Ferrari.

MAURO
MAURO
13 anos atrás

Duro é ver as manchetes dos grandes portais de internet para dar a notícia da divulgação do áudio. No Globo, dizia que o novo áudio arrebentava com Alonso e a Ferrari. Já no Uol, dizia o contrário, absolvendo os 2. Como é duro ser tratado como débil mental. Quero informações e nao opiniões. Quando quero opiniões, vou a blogs, como o teu, e leio opinião de quem entende. Mais um ponto negativo para a já desacreditada mídia brasileira, em especial para a globo, que nao tem compromisso com o jornalismo e busca promover seus interesses antes de tudo. Passa como um trator sobre a honestidade.

Sandroc
Sandroc
13 anos atrás

Vergonha…
O Ruba tomava champagne todo dia vestido de vermelho e dava risada, e agora se declara odioso a tudo aquilo ??
O Piquet Jr curtia a vida de F1 Driver caladinho, foi perder o emprego e abrir o bico contra o patrão..
Seninha é “rifado” de uma corrida e volta com o rabinho entre as pernas nessa “equipe” de f3…
E agora o Massa fazendo mais essa ?
Tá faltando atitude pra nossos pilotos !!!

Rogério
Rogério
13 anos atrás

Acho interessante a opnião de várias pessoas de que Fórmula 1 é um esporte de equipe e de que jogo de equipe deveria ser aprovado. Se fosse um esporte de equipe, então não deveria existir o campeonato de pilotos, somente o de construtores. Não torço pra Ferrari, torço para Massa, Barrichello… To me lixando pro Alonso… Torço para brasileiro ser campeão, e não a Ferrari. Portanto, pra mim, Fórmula 1 não merece qualquer crédito… Eliminem o campeonato de pilotos e coloquem a Coopersucar pra correr uauaua…

Andre
Andre
13 anos atrás

Tomara.

Cranio
Cranio
13 anos atrás

Olha… Esse papo de que ninguém deveria assistir mais a F1 por causa desse incidente, é balela! Todo mundo que participa aqui do forum assiste e vai continuar assistindo, inclusive eu.

Quanto a Todt querer mostrar serviço, dando uma punição a Ferrari, não acredito. Vai ficar tudo como está.

Estranho que esta reação (de evitar a F1) poderia ter ocorrido em tantas outras oportunidades e ninguém se chateou (Senna/Prost, Schumacher/Barrichello, Alonso/Nelsinho, Webber/Pizzonia, para citar só os brazucas envolvidos) ou pelo menos não deram a mesma dimensão aos incidentes já ocorridos.

Vécio Peixoto
13 anos atrás

Seria ótimo se fossem desclassificados, equipe e pilotos, principalmente porque o campeonato de pilotos ficaria praticamente empatado com a diferença entre o primeiro e o terceiro de apenas 3 pontos, e o quarto apenas 13 pontos.

Porém acredito que a punição será apenas para a equipe que perderá os pontos da corrida, uma vez que quem quebrou a regra foi a equipe e não os pilotos. Sem falar que o Banco Santander é espanhol e tem uma relação próxima com a FIA, além de ser patrocinador da Ferrari, de Alonso e de várias corridas, inclusive o GP da Alemanha.

Aos que dizem que jogo de equipe sempre existiu, concordo perfeitamente, porém agora existe uma regra que proíbe, e essa regra foi quebrada pela Ferrari no GP da Alemanha, logo deveria haver uma punição.

guest
guest
13 anos atrás

“Revelador” seria a divulgação do rádio da Ferrari no GP da Hungria, com a equipe dizendo ao Alonso, pausadamente: “Vettel está mais rápido que você, confirme que entendeu a mensagem”…

DiO
DiO
13 anos atrás

Nenhum ponto para os pilotos e desclassificação do campeonato para equipe, só uma punição dessa envergadura pode trazer algum reparo a já esfarrapada imagem da F1, que convenhamos ja deixou de ser um esporte há muito tempo…

fagner andre
fagner andre
13 anos atrás

realmente nada de novo, o massa continua levando pau do alonso, OH DECEPÇÃO!!!
sei que vc sabe da verdade e procura éticamente preserva lo, mas o alonso está humilhando o massa, mas o pior é o cara aceitar…
sobre o julgamento “O que posso dizer? Parabéns ao time”
fagner andré.

Fernando Araujo
Fernando Araujo
13 anos atrás

Caro Flávio, em outro compacto de vídeo disponível no site da F1, sobre o GP da Malásia (se não me engano), a frase “Alonso está mais rápido que você!” também está presente, demonstrando que ela pode ser um código interno da Ferrari para: “Massa, deixa o Alonso passar!”.

Andre Luis
Andre Luis
13 anos atrás

Ah, o mundo corporativo. Um pouco de ironia (e demonstrando uma grande
hipocrisia):

Recebi de um cunhado esse link de uma palestra do presidente do Grupo Santander no Brasil – Fabio Barbosa – falando sobre ética:

http://www.youtube.com/watch?v=SrONJfa9lZU

A(s) ironia(s):

– aos 3:17 – “Importa sim como você constrói o seu resultado. …é preciso considerar o impacto que se causa em tudo que você interage”.

– aos 6:06 – “Outra empresa que prestava serviço, cobrava mais barato, depois descobrimos que não pagava impostos. Pergunta: ‘O banco tem algo a ver com isso ou não?’. Não quero entrar no aspecto legal, que é uma outra discussão. No aspecto moral. Tem algo a ver? Minha conclusão foi a seguinte: ‘Se nós precisamos disso para viabilizar o banco, nós temos algum problema. Não é possível. Não quero contratar pessoas que não tenham exatamente essa visão de se relacionar com a sociedade.”

Pergunta que não quer calar: Vale para os “patrocinados” do Grupo Santander, também?

renato accioly
renato accioly
13 anos atrás

A ferrari há muito está merecendo uma porrada segura de organizadores(impossivel),jornalistas e público em geral.
Não tem compromisso com o esporte,com pilotos,com o público,com jornalista,afronta as regras…e por aí vai..
Quem sabe no GP Brasil se faz uma manifestação nas arquibancadas…

Claudio José de Paula e Souza
Claudio José de Paula e Souza
13 anos atrás

Prefiro ouvir o Bono Vox …U2!
O que vem depois… já nem sei!
What’s up?/!!!

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
13 anos atrás

Também achei que se está preparando uma “ferroada” na ferrari (com “f” minúsculo)…

Não vai fazer diferença alguma para a F1, Bernardo Ecllepedra não vai me telefonar pedindo que eu mude de idéia, e o Bananinha (+ o Choronso) não vão perder o sono em decorência da miha decisão, mas só volto a perder meu tempo com F1 na TV se a ferrari for punida.

Felipe Barreto
Felipe Barreto
Reply to  EDU H@RMEL
13 anos atrás

Ah,claro. Porque todo o circo está preocupadíssimo,passa noites sem dormir devido a sua recusa de assistir à F1. Até a Globo,coitada,que não teve nenhum decréscimo na audiência nesse GP da Hungria,está demitindo funcionários e fazendo um rebuliço no Projac. Está tudo de cabeça pra baixo depois de você ter parado de assistir a categoria…

Diogo
Diogo
13 anos atrás

Vão desclassificar a equipe e os pilotos no GP da Alemanha e colocar a equipe sob “observação”…

Zé Maria
Zé Maria
13 anos atrás

Moçada, seguinte: como o assunto GP Alemanha é só a trapaça, fiquei meio que sem saber porque as Red Bull não andaram bem em Hockhenheim, elas que via de regra são os carros a serem batidos.
Alguém pode me dar uma esclarecida por favor?
Obrigado.

Paulo Franco
Paulo Franco
13 anos atrás

É simplesmente impossível controlar o jogo de equipe.
A equipe põe uma placa de cor sei lá, roxa vai, e o piloto que vai a frente simula perder o ponto de freada em um local com boa área de escape e entrega a posição para o seu companheiro.
E ninguem desconfiará.
Nesse caso, se o Massa tivesse mostrado para a equipe que estava mais rápido que o Alonso antes, não tivesse deixado o espanhol encostar, nunca teria recebido ordem alguma.
A idéia da Ferrari é brigar só com os carros das outras equipes.
Tem lógica aí.

Leonardo
Leonardo
13 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=AbVq1lhjWCE

Encontrei esse video no Youtube, do Gp da Austria de 1980, e apesar de não ter a imagem muito boa, podemos ouvir o Galvão Bueno narrando pela Tv Bandeirantes, sem aquela afetação nacionalista que podemos ver hoje em dia. Logo no inicio o comentarista menciona o jogo de equipe entre os pilotos da Renault. Isso em 1980….portanto há um bom tempo faz parte da realidade da categoria. Não consigo entender a indignação que ainda causa.

guest
guest
Reply to  Leonardo
13 anos atrás

No meu entender, a indignação se deve ao fato de existir uma REGRA que – teoricamente – proíbe tal jogo. Logo, cabe punição à Ferrari.
A regra é hipócrita? Eu acho, mas enquanto existir tem de ser cumprida.

Adal Avin
Adal Avin
13 anos atrás

Pela edição, fica evidente o interesse em mostrar claramente o que aconteceu, ou seja, a FIA não gostou do que viu!

Leandro CG
Leandro CG
13 anos atrás

Não sei se você lê a revista, ou mesmo se toda a questão tem “relevância ”

desculpe.

Leandro CG
Leandro CG
13 anos atrás

Eu, por curiosidade, li a reportagem da Isto é dessa semana para saber como a imprensa não especializada em automobilismo tratava do assunto(que aliás é a reportagem de capa),e só passei raiva.Tirando o fato de que o ocorrido é passível de discução(na minha opinião foi uma tremenda burrada da Ferrari),é incrível o total desconhecimento de F-1 de quem redigiu a matéria. Deixaram de lado as particularidades da F-1, colocaram no mesmo patamar o que fizeram Massa e Barrichello com a trapaça do Piquet Jr. , escreveram que Rubens Barrichello cedeu váááárias vezes o primeiro lugar para Schumacher, e que os incidentes envolvendo Prost e Senna em1988 e1989, segundo a reportagem, eram demonstrações de gana pela vitória.Não sei porque fazem uma reportagem assim, oportunismo, preguiça, pachequismo.Só sei que um monte de gente que não liga pra automobilismo vai ler aquilo, não vai procurar a opinião de quem entende do assunto, e quem simplesmente gosta de assistir a uma corrida,vai ter que cada vez mais aguentar a choradeira e os comentários estúpidos daqueles que só assistem a largada à espera de um acidente, e que horas depois perguntam “Aí,quem ganhô?,”O Webber “,”Hããã…quem é esse?”E aí Flávio, o que você sente quando alguns jornalistas tratam dessa forma um tema no qual você é especializado?Não deviam deixar a matéria para alguém que entende de automobilismo?Não sei se você lê a revista, ou mesmo se toda a questão tem releância mas me deu vontade de escrever o que penso…

…e escrevi.

Valeu.

Lucius
Lucius
13 anos atrás

Talvez a divulgação de mais áudio seja para respaldar o conselho perante a opinião pública, que se resguardaria em face do pode da Ferrari, em caso de uma eventual punição. A FIA que não vai querer sair mais queimada ainda.

Marcos
Marcos
13 anos atrás

Se dependesse daquele pessoal que toma conta do site de f1 da globo os envolvidos (menos Massa) seriam banidos da categoria pra sempre e levariam 100 chibatadas no lombo.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
13 anos atrás

Podem fazer todas as maracutaias, que não vai ter para ninguém RBR ganha todas as provas restantes, quero dar muita risada !!! kkkkkkkkkkkkkkkk

Wagner Campos
Wagner Campos
13 anos atrás

Então aquela história de q o Massa tinha se recusado por duas vezes antes de ceder a posição n existe mesmo. Claro, n mudaria em nd, mas seria um atenuante.

Celso Silva
Celso Silva
13 anos atrás

Rapaz, o Todt não vai participar do julgamento da Ferrari..antes achava que estava uns 90% contra 10% de chance de punição pra equipe nesse julgamento, agora no meu ver esta uns 60% de chance de punição. Tomara que a Ferrari sente na boneca, vai ser bonito ver a chorradeira, equipe especialista em chorramingar. hehehe

Alexandre Werner
Alexandre Werner
13 anos atrás

De fato… qualquer punição que for aplicada será para Todt provar que não é aquilo que todos sabem que é.

daniel
daniel
13 anos atrás

forza alonso!!!

Aliandro Miranda
13 anos atrás

Também acho que rola uma ferroada na Ferrari, porque:

1. A audiência da FIA foi antecipada para o dia 8, isto é, antes do GP da Itália.

2. As notícias deram conta que Jean Todt não participaria.

Tudo muito estratégico.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

All quiet in the FIA front!

Paulo Oliveira Manaus/Am
Paulo Oliveira Manaus/Am
13 anos atrás

Não acho nada demais nessa ultrapassagem.Feio, errado, vergonhoso foi o sr. Massa ser superado pelo Alonso, que entrou na equipe neste ano e já está no status de primeiro piloto.Aos defensores da moralidade(?): se há um culpado, este é o próprio Massa,que não consegue ser mais rápido que o Alonso.

Carolina
Carolina
13 anos atrás

Mas não dizem por ai que a saída do francês para a FIA não foi lá essa calmaria toda em Maranello?

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa noite, Flávio 69,
Tomara que o novo dono da Fia, Jean tody, de uma “ferroada” na Ferrari. O Grande barato da corrida que o palhaço da Espanhã mandou e o bem pago do Felipe aceitou a orden, então que eles se lasquem. Quem assistiu a corrida viu que as vezes, nem sempre quem tem o melhor carro passa o oponente. Vettel, quem viu ele na prova, estava muito mais rápido que o palhaço numero 1 da Ferrari e não ultrapassou.

Ron
Ron
13 anos atrás

Já viram as camisas fazendo onda com o GP da Alemanha e a ultrapassagem do Barrichello no Schumacher?