NOSSAS MARCAS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 16 de agosto de 2010 - 1:29Automobilismo brasileiro

NOSSAS MARCAS

SÃO PAULO (freezing) – Foi boa a folga, não? Mas ao trabalho. Milhões de e-mails recebidos, e um deles me chamou a atenção. Enviado pelo Mauro Batera, de Curitiba, um calendário de mesa de 1989 distribuído pela Shell. Muito bacana, com as realizações da petroleira no esporte a motor no ano anterior. Selecionei três imagens. Duas delas da Copa Shell de Marcas e Pilotos. Incrível como levava público aos autódromos, e como tinha gente participando com seus Passat, Uno, Gol, Escort… A outra é da Copa Yamaha RD 350. Alguém lembra disso?

Sigo achando o fim da picada um país que tem tantas montadoras instaladas não ter um campeonato sequer de Marcas.

19 comentários

  1. Sergio Magalhães disse:

    Alô Flavio,

    E como lembro disso. Até hoje tenho colado numa das janelas de casa um adesivo da Copa Shell de Macas e Pilotos. Até o adesivo era de excelente qualidade porque tantos anos depois ele não desbotou.

    Bons tempos aqueles em que tinhamos um forte campeonato brasileiro de marcas, F-Ford, F-Uno, um kart que parecia uma fabrica inesgotavel de talentos.

    O nosso automobilismo era de respeito e de dar inveja.

    Um abraço

  2. EISTEN disse:

    GT 3 tem varias marcas, pra saber do resultado só em cites de automobilismo.A midia não da importancia e os pilotos não querem aparecer. Tem muita gente que nem sabe que existe. Um dia destes quase que presenciei um acidente causado pela simples presença de um porsche na rua, as pessoas prestavam atenção no carro e esqueciam do que estavam fazendo (dirigindo) mal sabem que é só ir no autródomo que vera varios deles andando.

  3. Paulo F. disse:

    RD350 máquina ícone! Herdeira direta da TZ, máquina de Teuvo Pentti “Tepi” Länsivuori , Agostini, Jacaré e Cecotto.
    Campeonato de Marcas onde havia competição direta entre carros de diferentes montadoras, automobilismo de verdade!
    Outra época. mas legal que isso só divisão 3!

  4. Sandro disse:

    Concordo com vc FG, como pode não termos um campeonato de turismo com carros de verdade, carros que vemos na rua. E as RDs, que máquina, tive uma 1988.

  5. Tazio disse:

    Sobre Marcas e Pilotos. Sim, no Sul nós temos um campeonato MULTIMARCAS, sem participação oficial das montadoras com um grid superior a 45 carros, andando juntos. No SUL, né FG, que agora conheces melhor.

  6. Alfredo Gehre disse:

    O Comendador Ceregatti e eu estamos estudando e preparando um regulamento para criar a categoria de clássicos denominada MARCAS HISTÓRICOS.
    Contemplará carros nacionais das marcas VW, GM, FORD e FIAT fabricados entre os anos 1980 e 1985 com até 1600cc.
    Será nos mesmos moldes da CCC, de baixo custo, com treino classificatório e corrida no mesmo dia e com duração de 30 minutos cada ! Um tributo à “Marcas e Pilotos” da década de 80.

  7. @CalderaroAndre disse:

    Belo calendário, a cada 28 anos ele é bem útil.

  8. GERALDO CASSELLI JÚNIOR disse:

    Tinha o calendário da Mahle que , com as famosas alegações , deixaram de ser editadas pra esse ano ! Mas tinha também os da Goodyear ( já falei isso uma vez aqui ) , era espetacular , enorme , papel couché , uma folha pra cada mês ! Eram lindos demais !!!!

  9. Guto Martins disse:

    Eu lembro que o campeonato de RD 350 era forte nos anos 80. Meus primos corriam o regional gaúcho na época.

  10. Luciano Stering disse:

    Se me lembro…
    Trabalhava de artefinalista, fazia boa parte do material gráfico da saudosa e bem estruturada equipe Yamaha/Shell.
    Tinha credencial VIP pra várias corridas, bons tempos…
    O time do motocross tinha dois pilotos americanos/ Kenny Keylon e Rodney Smith, na Velocidade eles importavam as TZ 250 para disputarem o brasileiro e algumas provas internacionais.
    Hoje, o motociclismo anda meio largado…

  11. Telo disse:

    FG,

    O pior é que as mesmas montadoras daqui apoiam campeonatos de marcas em todos os países inclusive Chile e Argetina….
    Na Europa existem até campeonatos monomarcas mas com modelos diferentes… Golf x Jetta x Pollo x New Beatlle…

    Eu penso que acontece com o automobilismo a mesma coisa que acontecia com o futebol a alguns anos… Falta de credibilidade !!!
    Nenhuma empresa queria associar seu nome a clubes e dirigentes, mas isso vem melhorando aos poucos, os campeonatos estão mais organazidas, dirigentes novos, visão de negócio e as marcas grandes estão se associando aos clubes, mas ainda existe muita gente ruim no meio…

    No automibilismo não vejo um movimento semelhante…. Nada acontece !!!!
    Alguém ja fez um projeto sério e apresentou para as montadoras ????

    Abraços,

  12. Francis "Ford Copolla" disse:

    Baca a fotoca das RD não lembrava que teve competições com essas motos. Deve ter sido duro, essas coisas não tinham freio. Uma RD 350 foi minha primeira moto e era uma 89 preta e vermelha, ela já tinha 2 óbitos nas costas, mas eu e meu sócio não ligamos muito pra isso, afinal criança só quer saber de brincar. Compramos de sócio eu e um amigo do colegial sem nossas familias saberem. Só podia dar merda. A moto era reoubada, estourei o motor dela e quando fui concertar a policia prendeu e me tomou a moto, a minha grande sorte foi que minha familia não ficou sabendo.

    Molecagem, no inicio dos anos noventa ainda dava pra fazer isso.

  13. Roberto Hackmann disse:

    Bom dia Flavio,

    concordo com você, mas não seria culpa da CBA, que não corre atrás e tenta montar algo, ou seria das montadoras que tem medo de perder corridas ?
    Será que não está faltando outra pessoa com a capacidade do pessoal da F-TRUCK ?
    Por que voces reporteres do ramo não conversam com a ANFAVEA e perguntam diretamente a eles, a CBA e as montadoras por meio de entrevistas. Está aí uma sugestão de pauta para o No Limte, o GP ou a revista WARM-UP.
    Quanto ao publico, agradeçam em parte a Globo, ao Massa e ao Rubinho a falta de interesse e no mais a falta de criatividade, divulgação etc.
    A F-TRUCK não tem estes problemas, não é mesmo…

  14. ALEX B; disse:

    Certo politico de integridade duvidosa diria: “é tudo carroça!” Idiota como sempre.

  15. Fernando Claro Luise disse:

    Legal esse calendário. Trabalhei como ajudante de mecanico em uma oficina no Itaim, em 1989 e 90, que preparava alguns carros para o brasileiro de marcas e pilotos.
    Eu tinha 17 anos, boa lembrança…é possivel outras fotos?

  16. A Copa Yamaha RD 350 deve ter sido algo espetacular. Essa moto é a mais fantástica da história.

  17. edson del rio disse:

    Caro Flávio: Também compartilho a sua indignação! Pouco ou quase nada é feito pelas montadoras instaladas em nosso território como retorno de suas atividades, incluindo o automobilismo esportivo! Em outras palavras, no passado, vinham até aqui e exploravam o pau brasil, o acúcar e outros produtos com retorno próximo de zero, ou seja, ficavam com seus lucros estonteantes e aplicavam em outras paragens! O que pode ser conhecido como exploração predatória. No meu julgamento, o mesmo acontece hoje com as empresas automobilísiticas instaladas no território nacional, exploram de forma predatória o mercado brasileiro e aplicam seus lucros em suas matrizes.
    Em tempo: Acredito que a FIAT não pode ser enquadrada com a maioria dos fabricantes, pois tem mostrado algumas ações interessantes, como a recente contratação de engenheiros de pesquisa e desenvolvimento, mostrando que tem interesse de desenvolver, por aqui, seus produtos e algumas categorias de base também são patrocinadas pela FIAT, incluso o BAJA SAE, que tem a etapa Sudeste com o logo FIAT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>