O MAIS BELO DOS VW
SÃO PAULO (abaixo de zero) – Acabei de gravar para o “Limite” uma matéria sobre o SP2, o mais belo de todos os Volkswagens. O carro, um 1973 Vermelho Rubi, é do Silvio Ruschi, um amigo do meu pai. É dele desde zero. Uma coisa inacreditável. E bom de guiar. Reclamavam do desempenho. Conversa fiada. O motorzinho 1.7 tem torque, acelera gostoso, e o bicho parece um kart. Claro que não se comparava ao desempenho dos V8 dos Dodge, ou aos seis canecos dos Opala, mas era um baita esportivo. E bonito como ele só.
Vai ao ar semana que vem.
Quando eu nasci minha mãe tinha um carro desses acredito que seminovo e meu pai um Dodge Charger R/T conforme ralatos e fotos antigas. Eita tempinho bom, hj em casa nos contentamos com os nossos flex moderninhos… Que ironia!!!
Everson, minha estória é parecida com a sua. Um amigo possuía um SP-2 amarelo manga, que encomendou e esperou por dois meses. Eu lavei o Charger R/T 72 de meu pai e fui colocá-lo na garagem, onde estava o SP do amigo. O Charger patinou no piso molhado, eu o deixei descer até as rodas traseiras tocarem a calçada e acelerei… enchi a traseira do SP, que foi arremessado para a frente, batendo no cano da antena da TV. O Ricardo, dono do carro, olhou pela janela, viu o estrago, olhou p’ra mim e não disse uma palavra. Preferia que ele tivesse me dado um tiro.
Vi numa garagem aqui pela Mooca neste final de semana 2 SP2 orfãos esperando por um lar.
Em abril de 1998 eu era ajudante Mecânico, depois de me formar em Mecânica de Automóveis em 1995. Só consegui meu 1° emprego em 1997. Depois que eu já tinha conseguido minha dispensa militar por causa dos meus 5,5° de miopia.
Enquanto eu estava na auto-escola para tirar minha carta, Meu chefe me pediu para dar ré no Carro da empresa que eu fazia manutenção. Engatei a ré na Saveiro da empresa e “BUM!”
Entrei na lateral de um SP2.
Foi demias pra mim, pedi a conta no serviço e até hoje não tirei minha carta. Me puni por 10 anos por ter cometido esse crime, mas esse ano tiro a minha carta, mais alguns anos restauro um SP2 pra me redimir dos meus pecados. Amo esse carro. pra mim o mais belo produzido pela VW.
Em Arroio do Meio-RGS, há um igual ao do anuncio da foto acima, único dono, e intacto.
Se alguém se interessar, ontem vi um SP2, ano 1974, azul, aqui perto de casa (zona sul de Sampa). Precisa de umas guaribadas, etc. Não entendo do riscado, mas acho que é bastante “restaurável”. O dono está vendendo por 20 paus.
Meu pai mesmo, que trampou na VW naquela época, dizia que o motor dele era fraquinho… esportivo com mecânica de turismo…
Bem que podiam colocar os novos motores a água nele, né?
concordo com você no comentário sobre o SP2,tive um amarelo de 82 a 88 rebaixado com suspensão de catraca e rodas gauchas aro 13 andava muito tinha um otimo motor com dupla carburação já de fabrica e grudava no chão,na época todos falavam que na rodovia castelo branco o problema era o vento que balançava o carro,com ele nunca tive problema pois tinha uma aerodinamica perfeita,descer a anchieta era uma delicia,descia com um pessoal para santos, no planalto deixava todos passarem quando chegava no fim da serra ja tinha passado todos os carros era muito bom de curva.Deixou saudades .
Tive na decada de 70, um marrom metálico exatamente como o da foto.Durante dois anos viajei todo dia da cidade de Ibiuna onde morava na época para São Paulo pela manha e voltava à noite sempre no talo, pé em baixo.Era um carro adoravel.Porém sempre me perguntava como um motor 1700 com cabeçote com valvulas maiores ,puxava tão pouco.Realmente era verdade, andava um pouco melhor que as Variants
Acho que um na classic seria bonito ,mas iria comer poeira.
Eu particularmente gostava mais do interlagos
Belo carro, em 2000 quando fazia faculdade no interior de SP, tinha um amigo que possuia um sp2. Era uma delicia o carango dele. Uma pena não ter um motor 1.6 refrigerado a ar. Acho que seria uma ignorancia.
Aliaz nessa mesma linha, tipo de aparencia, a Vw tinha a Brasilia e a Variant, voltados pra outro tipo de público mas que tambem eram excelentes carros.
Meu primeiro e inesquecível carro, um SP 2 1972, em 1987. Primeiro ano de faculdade, na Unicamp. Quanta saudade! Do tempo e do carro. E que carro! Louco prá ter outro. E ainda vou ter.
Meu avô tinha um branco. Ele ADORAVA o carro e o chamava de “Speed”. Meu passeio no Speed foi inesquecível. Eu tinha uns 8 anos e óbvio que fui espremida na parte de trás, já que os dois velhinhos ocupavam os bancos…. :)
E como sempre é mencionado quando o assunto é este carro e pra manter a tradição irei difundir de novo esta curiosidade é que Michael Jackson possuía um exemplar deste VW na sua vasta coleção de carros (que era muito maior do que muitos especulam).
Saudades apenas isto,pois eu tinha um sp2 ano 1975 lindo,hoje apenas me restou as chaves documentos e o manual dele,pois me roubaram ele em1995 que saudades dele.
Flavio,parabéns pela matéria muito legal mas gostaria de saber ouve um boato que a VW estava querendo desenvolver um projeto de reviver o SP2 com um desenho mais moderno e atual procede esta informação ou é só boato
Meu pai teve 3. Todos tratados na mais pura gasosa azul. O primeiro era amarelo, depois um vermelho e a uns 15 anos pegou um perola de um tio falecido, mas infelizmente vendeu pq tinha dificuldade em entrar no carro. E eu não tinha grana para compra-lo. Em tempo, tivemos tb 2 carman ghia, que tb só provaram da azul.
Flávio,
Tenho 53 anos, e leio sempre sua coluna. Mas vamos parar com esse besteirol de dar muito valor a carros velhos. A beleza evolui a cada design novo de carro.
Para com isso!
Tenho um sp2 73 vermelho e um karmann ghia tc 74 tambem vermelho, alem de alguns fuscas, nem preciso dizer que sou apaixonado por esses carros.
ele passou na famigerada inspeçao ????
Quem um dia teve, sabe muuuuuuuuuuuito bem:
O primeiro SP2 a gente nuuuuuuuuuunca esquece!!!!
Doce lembrança!!
Pessoal, e o SP1 alguém sabe explicar a história ou tem referências dele?
Gosto é muito pessoal. Dizer que este é o mais belo dos VW ????…….
Prá mim o Karmann ghia é um ícone ainda a ser superado.
Projeto do qual participu F. Porsche (10 a zero nos outros nacionais antigos)
Motor sufiente, ainda mais quando teve cilindrada aumentada.
Por fim, unico modelo brasileiro exposto no museu do carro em Detroit como referência de estilo automobilistico dos anos 60 e 70. Precisa falar mais???
Prá não ficar dúvida, veja o valor de mercado de dois originais (KG xSP2) hoje.
Tive um SP2 Verde comprado em segunda mão com 6500 km. Foi o melhor carro que tive na época.
Seria um sucesso se pudesse ser relançado com um motor
da geração atual, possivelmente do Passat ou Jetta.
Vou dar o meu testemunho: O motor podia ser fraco, mas andando em estrada foi um dos melhores carros que dirigi; o coeficiente aerodinâmico baixo compensava muito a potencia do motor, voce dava tudo o que tinha e nem parecia que o bicho estava a 160km/hora (no velocímetro) tamanha a firmeza; dava pau na maioria dos carros da época na estrada, inclusive nos Passat; sinto saudades.
Sinceramente parecia mais uma brasila apos ser atropelada por um caminhao
Em que pese todos seus atributos e merecidos elogios, realmente o Karmann Guia era bem mais bonito e dava de 10 a 0, pelo menos esteticamente.
Foi um grande carro, oq me deixa com uma tremenda duvida!. Pq no passado os projetos da W eram belos, sofisticados e atualmente perderam esta qualidade!
Meu, devo estar louco. Tirando que era um projeto nacional, com chupadas em diversos estilos, ver a trazeira do Jaguar, o carro era uma m…., não andava, não tinha conforto, era horrível de estabilidade e apodrecia pacas. Carro bom, apesar de seu DNA, sobrevive ao tempo, se perpetua e não desaparece, ver os Karman. Acabou porque a VW viu que não tinha futuro.
Gosto é gosto, vale pela história, mas sinceramente acho um dos carros mais feios já fabricados.
São as nossas maravilhas, é pena que as vezes a gente, vai deixando de lado e na maioria das vezes, se desfaz, vende, troca e fica sem essas antigas e boas maravilhas, também já possui: 1 SP-2, 2 Karmanguias, 6 Opalas, dois Galaxies e um Landau, 1 Dodge Charger e Dojão 4 portas, 2 DEKAVES – 1 perua e 1 Belcar, 9 fuscas, 2 maveriks, 1 Dodge Polara, 6 Corcéis Ford, 1 Del Rey 2 Belinas, 1 fiat 147, 1 Lada Niva e 1 Lada 4 portas; e infelizmente, agora depois de velho e aposentado, (67 anos) tenho apenas 1 Fiat Palio 1.5 1996, 1 Ford Explorer V6-4×4 1994 e ainda o coitado do lada 4 portas em pedaços. Gostaria de ter todos eles na minha garagem. Fazer o Que ? . Só MEGA SENA
Olá Flavio, é cara você tem bom gosto mesmo esse carrinho lindo fez muito sucesso na época, gostaria muito que a VW viesse a fabricalo de novo seria o maximo, não só ele como o KG também em todas as verções, lembro bem que meu irmão tinha um TC que carro lindo e que motor possante foi uma grande pena a VW parar de fabricar aque carro, motor deitato que motor bom ele tina, poderia voltar a fabricar ele agora com o motor do fox com injeção seria muito bom, melhor que os carros que vejo nas ruas tudo de pastico que coisa feia sem atração alguma, e Flavio não se faz mais carros com antigamente. Abraços.
Alguem ja viu algum sp1?
Eu tive um que reformei e pintei de preto, era tudo de bom que falaram acima e mais uma coisa : a direção da 3 voltas de batente a batente, coisa que só o corvete fazia, o que deixava a pilotagem muito agradável e esportiva, do meu tenho muitas saudades.
Adorei os comentários .
SP2 é bonito demais!
vc não conheceu o KARMAN-GIA?
Não. Conheci o Karmann-Ghia.
Tive um SP2 1974, que comprei de um medico, fui o segundo dono, isso já em meados de 1989 o carro era todo original somente as rodas eram esportivas da epoca com pneus 195 de opala , que carro maravilhoso mesmo com 15 anos chamava a atenção por onde passava, e deixava loucos os donos da sensação da epoca os Gol GT 1.8 , que tinham que suar muito para acompanhar o 1.7 com cambio longo do SP2, muitas saudades!!!!!
Vi ontem um desses na Avenida Roberto Marinho… parecia que quem estava ao volante era o Jornalista Ernesto Paglia… tenho quase certeza!
Um Argentino que morava no meu prédio tinha um SP2 preto e uma Variant prata… eram dois carros muito bonitos!
Foi um dos melhores veículos que a VW fabricou .
O velhinho tinha desempenho exelente para a sua cilindrada, além de estabilidade pois quando se dirigia parecia que ele dizia através do volante : acelere ou alivie senão vai dar zebra.
As comparações de um V-8 com ele depende… caso no V-8 estiver um Rubinho sou mais o S-P-2 hehehehehehe!
Bricadeira à parte no meu tempo “era uma senhora Máquina.
Quando comecei a ler a reportagem pensei logo no Jeta………… não percebi que era nostalgia………………também gostava do SP 2 … quando ainda se vê um ainda andando nas ruas estão muito “cabritados” com peças de tudo que é carro……………..
O BICHO ENTRAVA NAS CURVAS CANTANDO PNEUS E NEM SE ABALAVA. QUEM ESTAVA DENTRO SE ASSUSTAVA PENSANDO QUE IA CAPOTAR. MAS QUE NADA O BICHO AGARRAVA BEM NAS CURVAS. QUANDO A GENTE ENTRAVA (QUE DAVA UM CERTO TRABALHO-ENTRAVA PRIMEIRO A BUNDA DEPOIS AS PERNAS) PARECIA QUE ESTAVA SENTADO NO CHÃO.
FOI A MINHA PAIXÃO. MAS NA ÉPOCA EU NAO PODIA COMPRAR. SO FICAVA BABANDO QUANDO PASSAVA UM. MAS TIVE O PRAZER DE DIRIGIR. UMA MARAVILHA………..
ESTE DEIXA MUITAS SAUDADES CARRO SPORT MUITO BONITO E BOM DE ANDAR COMO ACONTECEU COM O SANTANA A VOLKS É ASSIM MESMO, PODERIA TER REPENSADO ESTES CARROS.
Deixou a desejar, tinha um belo acabamento interno,
mas para guiar em alta velocidade era horrível, saía
de frente e faltava potência.
Era amante do karman-guia, quando comprei o SP-2,
não fiquei nem tres meses com ele.
Falando sério, só tinha estilo.
O SP2 TINHA UM DESIGN FRONTAL MUITO PESADO,O RESTANTE,PARA A ÉPOCA,ERA BOM!
flávio.
o mais bonito da volks é, sem dúvida. o karman ghia.
este sim, tinha uma harmonia nas formas, jamais vista
em outros carros depois dele.
estou falando em beleza e não em desempenho.
coloque uma foto de um karman ghia aí…
O mais legal do anúncio é ” O VW SP tem todas essas bossas – e um pouco mais…”
Realmente, para a época foi um carro arrojado e bonito. Muitos, os chamavam supusitório de caminhões, mas, por pura inveja, pois, custava caro, e poucos podiam bancar…
Eu, particularmente, gostaria de ter tido um desses.
O carro é lindo e como tudo que está a frente de seu tempo faltou motor a altura do projeto. Nem penso em motor Porsche, imagino um carrão com tal aerodinâmica e peso empurrado por um motor 2.0 turbo de Golf, certamente andaria na frente de grande maioria dos nacionais atuais. Louvo o bom gosto do autor da matéria ressaltando que não me agradam as linhas da maioria dos carros antigos, mas o SP2 é uma nobre excessão.