VAMOS SALVAR O MUSEU!

SÃO PAULO (mais um, não!) – Alarmante o e-mail que recebi. O Museu do Automóvel de Brasília, mantido com tanto esforço e carinho pelo Roberto Nasser, corre o risco de ser desalojado. Vejam abaixo:

Você sabia que Brasília tem um Museu do Automóvel? Pois tem sim, e graças à iniciativa e a paixão do Dr. Roberto Nasser, curador do museu e uma das maiores autoridades em antigomobilismo do nosso país. Mas o MAB corre sério risco de desaparecer. Ele está instalado em um imóvel que pertence ao Ministério dos Transportes, que o requisitou para servir de arquivo-geral de documentos, com prazo para desocupação até o final de setembro.

Em reunião realizada em 28 de agosto, o Dr. Roberto Nasser anunciou o fato, e tememos pelo fim do MAB, pois não há para onde levar tantos exemplares raros – Fenemês, DKWs, VWs, Gurgel, motores, chassis e carrocerias raríssimos. Isto dito, os representantes dos clubes de antigomobilismo do Distrito Federal estão reunindo forças para salvar o MAB, fazendo um apelo público ao Ministério dos Transportes.

Comemorando a Semana da Pátria, no próximo dia 12 de setembro, às 10h, o Ministério do Exército devolverá ao Memoria JK, completamente restaurado, o Galaxie do Presidente Juscelino Kubitschek, último carro usado por ele em vida. No evento, estarão presentes diversas autoridades e presidentes de todos os clubes de carros antigos do DF. Logo após a solenidade, todos nós faremos um apelo pela preservação do MAB, dando um “grande abraço” no museu e convidamos a toda a sociedade do DF para nos ajudar a cobrir toda a circunferência do prédio do MAB.

Então está marcado: 12 de setembro, domingo, às 10h, contamos com sua presença para prestigiar o retorno do Galaxie de JK ao Memorial e, em seguida, vamos atravessar o Eixo Monumental a pé e dar um grande abraço, um grande beijo, no Museu do Automóvel de Brasília! A gente se encontra lá!

Se é que este blog serve para alguma coisa, pedimos de joelhos ao Ministério dos Transportes que reveja a decisão de desalojar o museu. O local é importantíssimo, tem a maior biblioteca automobilística do Brasil, precisa ser preservado a todo custo. Um pouco de sensibilidade nessas horas é tudo que se pede.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zé Zanine
Zé Zanine
13 anos atrás

O Ministerio do transporte deveria dar exemplo ao deixar o Museu do automovel instalado la, e mais ainda destinar verba para ajudar na manutenção do acervo

Henrique Erwenne
Henrique Erwenne
13 anos atrás

Conheço o Nasser e reconheço o seu trabalho, infelizmente no nosso país só tem valor a Maracutaia, a desonestidade, fekizmente já não preciso mais votar, acabou minha culpa. Sinto muito mas é bom que os novos se acostumem com esta sacanagem brasileira, viva a CURTURA . . .

demetrius amorim
13 anos atrás

isso porque voces nao viram o museu do trem que existe ao lado do engenhao, estadio do botafogo no bairro engenho de dentro.

Dib Franciss
Dib Franciss
13 anos atrás

O Museu do Automóvel de Brasília junto com a Fundação Memória dos Transportes vem prestando ao longo de vários anos um serviço pelo tema que nenhum governo até hoje se dignou a fazer. A missão cultural, educativa e agregadora daquele espaço tem servido para unir velhos antigomobilistas e fazer nascer novos. O resultado disso é uma consciência maior na preservação e mesmo no trânsito como um todo.
Estou me articulando e apostando as minhas fichas de que fazer desalojar um espaço que se ocupa de educação e cultura é um crime que mesmo o mais despreparado dos governantes iria pensar duas vezes.
De qq maneira, é importante a mobilização nacional em favor dessa causa, para que não aconteça o mesmo que aconteceu com o Museu da ULBRA. Esse museu nós não podemos deixar nada acontecer.
Dib Franciss
Pres. do CLUBE DO FORDECO DE BRASÍLIA

Luiz
Luiz
13 anos atrás

Nos Estados Unidos museus de automóveis são iniciaticas privadas de particulares, montadoras e diversas organizações como editoras de revistas de automóveis, a exemplo da Petersen Publishing, que produz a Hot Rod Magazine.
Existem muitos museus particulares como o do ex piloto de dragster Don Garlits. Há que se convir que um museu localizado em uma instalação do governo federal vive com a espada de Damocles oscilando na cabeça. De forma líquida e certa, um dia o governo pega de volta e a casa cai…

Reinaldo Marques Jr.
Reinaldo Marques Jr.
13 anos atrás

Brasília, em termos de administração pública, está pior que casa da tão falada “casa da mãe joana”!!! Devido a prostituição imobiliária que tá comendo solto por aqui, principalmente depois que um famoso proprietário de uma construtora asssumiu a segunda batuta no comando do GDF, estão fazendo um bota-fora em tudo….principalmente nas áreas onde há envolvimento com automobilismo. Não se assustem se o autódromo virar um centro comercial ou um pseudo centro olímpico, pois, é o m² quadrado mais cobiçado por grandes construtoras de Brasília e até de fora da capital federal. E já há rumores fortíssimos rolando por debaixo dos panos que isso está a caminho.
Infelizmente, só tenho a lamentar.

Matuck
Matuck
13 anos atrás

Não, porra, não. Que merda!

Há uns dois meses levei meu filho de um ano lá, e ele ficou maravilhado com aquilo tudo. Queria tocar tudo, sentir, como ficam as crianças dessa idade quando vêem algo que lhes cativa e chama a atenção.

Não é possível que irá acabar.

Sérgio Castro
Sérgio Castro
13 anos atrás

Já sei Flávio, com certeza no Ministério dos Transportes deve ter algum político de São Paulo (municipal ou estadual), já que aqui os caras detestam carro antigo e odeiam histórias de carros antigos…

edson del rio
13 anos atrás

Tem um Museu de Automóveis em Brasília? Gosto de automóveis antigos e, pessoalmente, não tinha conhecimento! Pessoal, tem que divulgar mais tais ações. Afinal, até os gringos dizem, publicar ou perecer !

Gennaro di Felice
Gennaro di Felice
13 anos atrás

Alguem tá querendo tirar uns caraminguás do causidico Roberto Nasser !

Oldair
Oldair
13 anos atrás

Para quem quiser conhecer o museu e também assistir a entrevista que o Sr Paulo Nasser deu ao Painel Brasil ai está o link,Abraços. http://www.painelbrasiltv.com.br/novo/Entrevistas/index.asp?Programa=18&Entrevista=499&TipoVideo=2

Daniel Betting
Daniel Betting
13 anos atrás

Estive no museu no ano passado e fiquei maravilhado com a coleção exposta lá. É realmente lamentável que um acervo desses, seja despejado para servir de depósito de papéis.

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
13 anos atrás

Eu moro em Brasilia ha 6 anos, e como ja disse em outro comentario, ja fui varias vezes ao museu.

Quem se interessa pelo assunto teria varias formas de conhece-lo (internet, encontros de antigos principalmente o Carro do Brasil, ou somente ao passar pelo eixo monumento e ver carros antigos no lado de fora do prédio e a placa do museu, blogs de antigos que sempre citam o museu principalmente quando o Nasser foi buscar os carros em Caçapava).
Quando tiveram mostras especiais como a história do Fordinho, e uma sobre aviação, aconteceu muita divulgação no jornal e televisão.

Ou seja, quem quer, acha.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
13 anos atrás

Eu, que estou longe, sabia do museu e gostaria muito de conhecê-lo. Quem está perto, o ignora. Talvez faltem propagandas de museus nos intervalos da novela.

André Soler
André Soler
13 anos atrás

Não pode acabar o local do NASSER é muito legal….não podemos deixar..

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
13 anos atrás

Frequento este museu desde o começo, quando era bem mais simples do que é hoje, e vi o crescimento dele. Já conversei algumas vezes com o Nasser, é uma excelente pessoa. Com certeza estarei la no domingo que vem para ajuda-los a manter o museu, a biblioteca, a oficina, etc…

André_Pacheco
André_Pacheco
13 anos atrás

Um País onde a cultura/educação não é posta em primeiro lugar dá margem para esse tipo de situação, ou situações, dado o primeiro comentário que em vez de ajudar, prejudica. Não seria mais fácil digitalizar os documentos?

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Em minha opinião um Museu do Automóvel deveria ser uma iniciativa das montadoras, transportadoras e empresas de auto viação do país.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás

Gente , que insensibilidade é essa ??? Justamente aqui no Brasil onde onde nos vangloriamos em sermos um dos maiores produtores de automóveis do planeta ? Um dos maiores e insanos geradores de impostos desse mundo ? Se hoje DKWs , Gordinis , Aero-Willys , JKs ,Simcas etc e suas histórias são registradas , são através desses loucos, no qual posso me incluir , onde você vai a caça de informações , material , documentos , fotos , filmes , videos , etc , que sumiram por aí ! Que garantias eu teria de deixar o que coletei em algum museu ??? Que cabeça velha gente ! Já basta ULBRA ! E tenho dito !!!

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

É uma pena que existam museus de automóveis com risco de serem despejados. É ridículo a maneira como tratam a história da nossa indústria.

Os governos e prefeituras gastam quaquilões de reais (como diria Ricardo Boechat) em tanta besteira – para não dizer M!#$%¨- que ouvir dizer que um museu será despejado chega a ser uma falta de respeito.

Ontem mesmo assistindo ao CQC, vi no quadro Proteste Já, que a prefeitura da cidade de Alumínio no interior de SP não quis esperar o material escolar público (e gratuito) gastou mais de R$ 700.000,00 em apostilas para os alunos. Detalhe: as apostilas são tão boas que elas indicam que a cidade de Olinda fica na Bahia (!!) e que o Ceará está no lugar do RG do Norte, e vice-versa.

Apenas um exemplo pífio do gasto público neste país. Com o valor das apostilas era possivel salvar o museu e deixar um pouco de história e cultura para a população.

Imaginem se garimpássemos pra valer em nossas cidades. Das duas uma: ou morreríamos de desgosto ou faríamos uma revolta popular.

Abraços

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Putz não podem fazer isso ! Estarei daqui de SP torcendo para que isso não aconteça ! Esse museu não pode sair daí !!!!!! Já vem o kassab querendo acabar com os antigos e agora isso ? Tá foda…

Eliezer
Eliezer
13 anos atrás

Mas pra construir “estádios” (leia-se elefantes brancos) ou aprovar como sede de copa um estádio que nem o projeto viram, eles podem. ODEIO FUTEBOL BRASILEIRO E SUA CARTOLAGEM

preto
preto
13 anos atrás

Flavio,”retardado”é um termo preconceituoso,vamos dizer que o cara é “deficiente mental de alto grau”,sei lá….

Rafael Linhares
Rafael Linhares
13 anos atrás

e eh por causa de gente assim que o MAB corre o risco de acabar. quem nao sabe de onde veio, nao sabe pra onde vai. pensa mal, age mal e pior, vota mal. nao custa nada informar, o museu fica no setor de garagens norte, talvez vc tb nao saiba onde fica, mas ajudamos, fica proximo ao palacio do buriti. sem medo, tem placas e voce vai encontrar com certeza, se gosta de automovel ou da historia do nosso pais, de uma passada por lah, vai ver o quanto eh interessante manter conservado o que fez parte do crescimento do nosso pais.

@ndrebz
@ndrebz
13 anos atrás

infelizmente mais uma vez a nossa história é tratada como nada, isso vale para tudo , parece que certos grupos , por total falta de conhecimento ou interssse fazem questão de apagar a nossa curta mas honrosa historia. ta valendo para tudo desde simples construções, para pessoas e ate com museus. Dia 12 não estarei fisucamente não poderei comparecer ao ato, mas fica aqui meu protesto.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
13 anos atrás

Prezado Flávio, eu já visitei o MAB e ele sofre o mesmo mal de vários locais dedicados a cultura aqui no DF.

Que é a falta de divulgação, cito o exemplo deste fim de semana, aconteceu uma série de shows, populares ou não, mas os eventos só foram divulgado na segunda-feira, mostrando os resultados, por isto que poucos vão e depois dizem que o brasileiro é um povo sem cultura.

Voltando ao museu, no setor onde ele se localiza (setor de garagens oficiais) há uma série de garagens sub-utilizadas ou até mesmo abandonadas, todas de órgãos públicos, porque não cedem uma delas para o Museu?

jovino
13 anos atrás

Boa Flávio, gostei da resposta. A cultura está a disposição de todos, se as pessoas não querem se informar, paciência.
Mas Flávio, conversei pessoalmente com o Nasser, no domingo, e ele não está querendo, pelo menos, por enquanto, que façam isto, que usem a devolução do Galaxie do Presidente Juscelino como forma de pressão para que o museu seja mantido lá, embora eu ache que seria uma forma justa de todos os antigomobilistas brasilienses se unirem para não deixarem este absurdo acontecer, mesmo porque, uma reintegração de posse não demora menos do que dois anos, então, todos temos tempo para pensar e achar uma melhor forma possível para resolver este problema.
Jovino

Andy Viper
Andy Viper
13 anos atrás

Fui neste museu com meu pai várias vezes quando era criança, foi lá que me apaixonei pelo Simca Chambord… Estaremos juntos lá, dia 12 de setembro, sem dúvida.

Edu
Edu
13 anos atrás

Putz, essa foi de foder!!!

Espero que as autoridades do Min. dos Transportes revejam a decisão. Desalojar um dos museus de automóveis mais legais do Brasil pra “guardar papel” chega a ser crueldade.

Dia 12 estarei lá.

silvio macedo
silvio macedo
13 anos atrás

Eu gosto de coisas antigas e de Museus!
Em Setembro, acontece aqui em Holambra a Expoflora, e dentro do recinto existe o Museu do Imigrante (Holandes).
Durante a festa, no Museu, funciona um bar com muitos petiscos e é claro, aquela cerveja que Holandes não gosta! rsrsrs
Todos que trabalham lá são voluntários e eu vou tocar todos domingos a partir das 14:30.
Nada “profissa”, aquele repertório básico:
Beatles, America, Paul Simon, Johnny Rivers…
Um abraço

victor freire
victor freire
13 anos atrás

uma pena mesmo. não é possível que o min. dos transportes não possua nem um outro imóvel pra receber esse acervo (tanto de arquivos quanto de automóveis, qualquer um dos dois).

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
13 anos atrás

E o “Ministério dos Transportes” vai fazer o quê com o local? Construir outro ministério???

Claudio Drummond
Claudio Drummond
13 anos atrás

Por causa da alienação desses “BMAs” da vida é que a memória do País vai para o ralo, salvo a iniciativa heróica de poucos, como o Nasser e Trevisan.
Infelizmente, numa época de internet e informação a jato, as pessoas têem (ainda é assim?) cultura geral cada vez mais curta. Uma pena…

Mário Sérgio
Mário Sérgio
13 anos atrás

Será que irá alguém aqui de São Paulo?
… Depois de todo o sacrifício para resgatar o que sobrou do museu de Caçapava, o Nasser e o Museu de Brasilia tomam uma facada dessas.

marcão
marcão
13 anos atrás

O que acontece com as pessoas?

Todos nós gostando ou não de automóvel, onibus caminhão, trem avião, etc… Desde que nascemos somos dependentes desse meio de transporte…
Que as disputas e corridas são mais antigas do que o proprio automovel como meio de locomoção..
Dai me pergunto, porque esse ódio quando se fala em preservar a história do carro no Brasil? Digo ódio sim, das autoridades e das pessoas que tem o poder de dizer sim ou não, (das canetadas)… O museu do RGS, é um caso recente, agora esse, junte as maselas das confederações estaduais e as da própria CBA.. Se juntar tudo esse pacote, o automóvel como história e como esporte vai pro saco mesmo…Não tem jeito…
Tenho um amigo que é médico e psicólogo e ele me disse o seguinte…

As pessoas envelhecem e os carros quando preservados não, e esses automóveis eram simbolos de virilidade para as pessoas na época. E hoje essas pessoas não mais viris ao verem os carros inteiros lembram de como era a vida na juventude. E agora querem se esquecer o mais rápido possível dessas lembranças, e para tanto, tentam de todas as formas destruir o que os colecionadores teimam em preservar….Que culpa tem o carro se, o cara já não da mais no coro? Que culpa tem o carro restaurado intacto brilhando tinindo de novo. Mostra pro Senhores. presidentes das “””Companhias de Bolas Acabadas””” que eles não são mais viris.

Sinceramente a culpa não é do carro… O carro ainda atrai as mulheres mesmo antigos, mas os doutores e presidentes. Só pagando mesmo…..

rafael pipoca
rafael pipoca
13 anos atrás

Não irei, mas meu amigo timanca (carlão, goiânia) deve comparecer, como quase sempre.

alcides
alcides
13 anos atrás

Talvez mais um desabafo!…

Os caras tem prédio pra tudo quanto é canto, mas tem que mexer justo com os carros!….

Acham que é coisa de rico, de quem não tem oq fazer, etc etc

História!…..

Pra que…

O povo tem memória curta mesmo…

Votem nesses merdas…

Fiquemos com as estórias….

Durante um bom tempo aqui em SBCampo, batalhei na tentativa de criar um evento nacional, um museu de automóveis, de recolocar na Via Anchieta, próximo da atual Uniban, a placa que existiu nos anos 60 e continha os dizeres ¨Bem vindo a São Bernardo do Campo -Capital do Automóvel ¨,com os logos das marcas da região e as atuais.

Em reunião no gabinete do prefeito ( em minúsculo mesmo), como o cabeção deles

Alguém do secretario disse:

– Não interessa, pq nd tem haver com a cidade….

Agora que se espalhou Brasil afora

Esperem e VEJA m

Cidão 40 HP

Anarquista
Anarquista
13 anos atrás

O Museu é privado ou público?

Gustavo Souza
Gustavo Souza
13 anos atrás

Moro em Bsb há 6 anos e nunca tinha ouvido falar desse museu tambem… mas vamos mudar isso
Pelo que vi na net ele fica ao lado do memorial JK, para o norte.
Farei uma visita e falarei dele com meus amigos por aqui.

Se alguem puder confirmar o “endereço” que eu achei, agradeço.

Bma
Bma
13 anos atrás

Esse museu é tão conhecido que nem eu que moro aqui sabia que isso existia.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Bma
13 anos atrás

Se você é um retardado, problema seu.

felipe_hulken
felipe_hulken
Reply to  Bma
13 anos atrás

Credo! O que houve com o homem? Dá suco de maracujá para ele, sô…