A AGONIA DE GOIÂNIA

SÃO PAULO (e assim tudo vai acabando) – Como não lembrar das provas do Mundial de Motovelocidade em Goiânia? Autódromo lotado, os melhores pilotos do mundo, muita mídia, TV, jornais, rádios… Nem faz muito tempo. Quando foi? De 1987 a 1989? Eu estava na “Folha”. Isso mesmo, fim dos 80. Mandávamos dois repórteres e fotógrafo. Cobertura ampla, geral e irrestrita. E os pilotos? Eddie Lawson, Kevin Schwantz, Randy Mamola, Wayne Gardner…

Pois o autódromo de Goiânia, de responsabilidade do governo do Estado, virou palco de raves, rachas e abrigo para drogados. Tudo clandestino, fora da lei. Este é o automobilismo brasileiro, tão bem gerenciado pela CBA. “Ah, o autódromo não é da CBA!”, vai dizer alguém. Não é. Mas uma confederação que fecha os olhos para tais desgraças não merece ser chamada de confederação.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Carlos Vieira
Luiz Carlos Vieira
11 anos atrás

O nome do home responsável por tudo é tchan, tchan, tchan, tchannnn…!

DOM MARCONI PERIGOSO…………….é , e ai, Cachoeira, Demo, Carros de policia, Dergo, Crisa, Oscar Niemeyer, Estádio Olímpico, Viaduto Madre Germana e por ai vai.

Margot Castro
Reply to  Luiz Carlos Vieira
7 anos atrás

É uma pena que a política e a ganância de muitos consigam destruir uma estrutura bacana como essa é ainda apagar a memória do automobilismo goiano. Porém, nós os ciclistas, os quais estamos utilizando o espaço do autódromo para treinos, somos preservadores por natureza e só queremos que esse espaço fantástico continue a existir. Parabenizo os administradores pela reforma da pista e gostaria de saber quando estará liberada para nossos treinos? Grata, Margot.

Leonel
Leonel
Reply to  Luiz Carlos Vieira
7 anos atrás

que é esse home, Marconi Perigoso, nome esquisito.

julio
julio
13 anos atrás

Amigos espero obter a ajuda de todos, estou tentando pesquisar sobre um ex piloto de motovelocidade que correu em goiania e brasilia na decada de 80, seu nome é Marcos Antonio de Santi, pelo que me consta foi campeão em alguns campeonatos neste periodo, se possivel gostaria de receber algum link ou algum dado sobre este ex piloto, agradeço, meu mail é [email protected]

rafael pipoca na praia
rafael pipoca na praia
13 anos atrás

Goiânia querida do meu coração, terra de gente boa, onde a má gestão do $$ público, a picaretagem e os paraquedistas comandam.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
13 anos atrás

Uma constatação fácil de se chegar: o autódromo de Goiânia foi cercado de condomínios fechados de luxo, repletos de promotores, juízes e advogados de toda sorte. Não tenho a menor dúvida de que seu destino é o abandono total até que seja demolido para dar lugar a outra coisa. O abandono atual só facilita a missão daqueles que se instalaram à sua volta, muito posteriormente à existência da pista. Ah, bons tempos aqueles da motovelocidade. Até a F1 falaram em trazer pra cá no início dos anos 80… como tudo pode ir acabando assim?

Gustavo Américo
Gustavo Américo
13 anos atrás

Olá FG.
Sempre que há qualquer matéria sobre Goiânia e estado que se encontra o autódromo, eu faço questão de me manifestar.
O descaso com o aparelho público é gritante. Ministério Público, Cuca, Saci Pererê, etc, hão de ajudar.
Ora, o apelo para ao menos minimizar o sofrimento dos amantes dos esporte ao motor chega a este ponto, uma vez que, somente nossa imaginação ainda confia em um cenário de recuperação.
Abraço,
Gustavo Américo

Fabrício Cavalcante
Fabrício Cavalcante
13 anos atrás

Eu tenho vergonha de como está o nosso autódromo…

ags
ags
13 anos atrás

FG, Bom dia……….Já foi publicado o meu recadinho…agradeço,mas isso não pode passar sem ter alguma reação por parte da C.B.A.,,,,acredito que um meio paragrafo a Dona Mãe C.B.A. deveria dizer algo..afinal, o filho dela quem arrombou a estrutura do esporte automotor no pais……..o sr Reginaldo,que em fins dos anos 70´s,não tinha se quer dinheiro para pagar a compra de um kart, ainda naqueles anos fabricado por uma pequena fundição em SP…foi nescessario uma VAQUINHA,de amigos que trabalhavam em outros ramos de comerçio lá em GYN…o Sr Reginaldo simplismente..ignorou a ao auxilio dos amigoe e nunca pagou nenhuma promissoria..amigos são sempre amigos…..ainda no passar dos anos ele aventurou em automobilismo querendo ser sempre….profissional do ramo…andou comprando um Maverick V8 e Deus sabe como ele pagava as despesas…..e como sabe….hoje……….ao passar anos…esse Sr Reginalo é dono de uma vasta,,,,gorda fortuna…..fazendas…gados rastreados por satelite…cavalos de raça..e claro….vamos dizer assim..um pequeno apto de 280m2 em Paris…….certo…..quem trabalha merece conforto…concordo………….eu DISSE…QUEM TRABALHA… e ao se virar no problema do autodromo ed Gyn…é a maior pouca vergonha do estado..afora o roubo do Senador do estado e atual canditado a governo pelo PARTIDO SEM VERGONHA DO BRASIL….(AKA PSDB)..O Sr Reginaldo nas brandas nuvens ainda vai pegar a praça abandonada e fazer virar uma mina de ouro…claro com o apoio do VAGAL DO SENADOR E OBVIO COM A PARCEIRA IMBATIVEL DO SEU MUI AMIGO..SR NEY LINS….Em resumo FG..é vergonho ser Goiano…Brasiliero…..e mais…………iludidos pelo sistema..de picaretas que a cada dia cresce no pais……….no mais…mais uma vez..Agradeço em nome de todos aqueles que um dia viu uma maravilah de circuito ser chamado de AUTODROMO….. Grato..mais uma vez…..

OLIVIER
13 anos atrás

E ai Flavio !!! tudo bem ! cara eu acho o seguinte o nosso esporte a motor ja morreu a tempo . concordo com voce quando repete esta mesma frase , rapaz eu sou meio tupamaro (lembra) . Esta CBA que depois do Sr Eloy nunca mais ,( salvo alguns momentos felizes ) fez nada para o nosso esporte .. A minha maior indignacao foi ter perdido a nossa Mil milhas isto e revoltante . Rapaz uma tradicao , comparada com as melhores provas de resistencia do mundo … jogada no lixo ! esquecemos de gente como o Sr Eloy, o barao , e todos os profissonais envolvidos (fabrica,pilotos ,mecanicos etc ) uma verdadeira falta de respeito a este que ainda estao aqui e aos que ja se foram . O atual presidente da CBA deveria ,( ja que nao tem competencia para fazer nada ) copiar ideias antigas para salvar o nosso esporte …… E deixar o vice na cadeia ….. Abraco ….

José Fernandes
José Fernandes
13 anos atrás

Moro em Goiânia, e a tristeza é grande com a situação do autodromo.
Abandonado!!!
E o pior é ver o “poder público” gastando quase 1 bilhão de reais com publicidade, dezenas de milhões de reais com a construção de um centro cultural que jamais foi usado..
E não é só o autodromo em Goiânia, tem o Serra Dourada que tbm está sucateado. E tinha aqui um estádio que foi derrubado para a construção de um novo, só que hoje tem apenas terra.
Sem falar no aeroporto de Goiânia, que é o pior do Brasil..
Roubalheira geral..

hugo
hugo
13 anos atrás
hugo
hugo
13 anos atrás

Eddie Lawson, Kevin Schwantz, Randy Mamola, Wayne Gardner…

Que time!

Tom
Tom
13 anos atrás

A tendencia é piorar quem administra é da familia Jaime Câmara dona da afiliada da Globo no estado,essa familia é envolvida diretamente com candidato do PSDB ao governo ;Em 2004 e 2005 ,Perilo gastou milhões do estado e da Celg(companhia energetica de goias) para patrocinar o filhode Jaime Camara na F indy Lights,o carro vinha com dizeres Governo do estado de Goiás e Celg,tudo com a complascência do Mp.Se voce souber a historia da CAOA-Hundai ,voce vai se assustar ,mas isso ja é outro assunto.

Carlos
Carlos
13 anos atrás

Goiania, celeiro de bons pilotos na época áurea do motociclismo de velocidade tupiniquin.
Lembrando que na sequência, por alguns anos, a pista foi utilizada para testes de pneus pré temporada

Minoru
Minoru
13 anos atrás

Eu fui nos três anos em que o Mundial passou por lá, inclusive tendo parado perdido em um posto de gasolina para pedir informações que mais tarde eu e o meu amigo que estava junto descobrimos estar ao lado do fatídico ferro-velho do césio 137!
Lembro-me que a pista era considerada segura para o motociclismo (o que a fazia por tabela mais segua para os automóveis) e que era usada para testes de inverno pela equipe Yamaha… pena que tudo isso foi para o brejo…

Nilton "Boca"
Nilton "Boca"
13 anos atrás

federações x ligas, essas brigas terminam sempre assim !!!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Tudo isso é reflexo da permissividade desses tempos em que vivemos. Uma minoria barulhenta, que vive reivindicando “direitos” disso e daquilo. Posse e uso de entorpecentes não é mais punido, o que é um prato cheio p’ra todo tipo de gente que não presta. As pessoas de bem, caladas, assistem a tudo acanhadas, sem coragem de se manifestar. Tudo isso, pelo andar da carruagem, me lembra muito um certo cidadão, que na década de 1930, começou a estender seus tentáculos sobre a Europa, e deu no que deu. Exagero? Vamos aguardar as cenas dos próximos capitulos. Um país sem leis é uma sociedade fadada à extinção.

ROGERIO BORGES
ROGERIO BORGES
13 anos atrás

No final do ano passado o Governo de Goiás pagou, se não estou enganado, aproximadamente R$300m ao mais famoso projetista de autódromos do mundo para desenvolver um novo projeto para o autódromo de Goiânia. Vejam como o dinheiro vai pro ralo fácil fácil. Onde está o projeto? E a tal reforma?
Já que a pista está toda esburacada, porque não, a “gloriosa” FAUGO organizar um campeonato de tratores, retroescavadeiras, patrolas….
Com a palavra o dirigente “máximo” da FAUGO.

Alex
Alex
13 anos atrás

Flávio,
Que bom que tocou no assunto…corri muito neste autódromo, o que me faz ter pesar cada vez que o vejo nesta situação.
Mas é bom que saiba da história dele, para sebar o que está realmente acontecendo.

O terreno onde está construído foi doado pelo sr Lourival Louza, proprietário de toda as terras desta parte da cidade. Ele também doou o local onde está o Estádio Serra Dourada e a Prefeitura de Goiânia.

Aqui entra o detalhe que faz a diferença: nos termos de doação, está explícito que a posse voltará ao doador original caso a destinação do local se altere.

Além do maior shopping Centre da cidade, a família Louza (o Sr Lourival já é falecido, que está à frente dos negócios é seu filho, Lori) também é sócia dos loteamentos Alphaville, que dominam toda a região e que vão até os muros do autódromo.

O que acontece é que com todos estes loteamentos de luxo, o local do autódromo se tornou valorizado demais. Assim, há um indisfarçável “deixa acabar”, para que “alguém” tenha a idéia de alterar a destinação, ou vender o espaço, quando a família, muito influente politicamente dirá: opa!! vejam o termo de doação!! A área retorna ao doador – e então morrerá o autódromo de tantas histórias e se erguerá mais um belo Alphaville!

Entendeu?

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
13 anos atrás

Pois é, quando a primeira corrida aconteceu em 1.987, eu estava lá. Fui a Goiânia de ônibus e acampei em frente ao autódromo, que até então era bonito e bem cuidado. Por coincidência, foi naqueles dias que aconteceu o famoso acidente com a radiação do césio, lembram-se?
“Caretamente” dizendo, como eramos felizes naquela época, tudo era lindo, o PT só existia dentro da Volks em São Bernardo, etc., etc.

Juba
Juba
13 anos atrás

Lembro de ter visto essa moto no salao 2 rodas,, suzuki 500 2 tempos.. um canhao…

Moy
Moy
13 anos atrás

A gravidade não existia pra esse cara … Olha essa deitada !!!

ags
ags
13 anos atrás

FG………………………………………..JÁ TEM UNS MESES…QUE VENHO LENDO…SEU BLOG..E FAZ PARTE DO MEU DIA…PASSAR UM DIA SEM LER..FICA MEIO LONGO O DIA..MAS……TE ADMIRO..MEU AMIGO…A RESPOSTA QUE LHE DAREI É COMO UMA PERGUNTA…………….LEIA..POR FAVOR…………………..`SE TODOS QUEREM SABER O ABANDONO DO CIRCUITO AIRTON SENNA……É SÓ VER A FORMULA QUE O SR REGIALDO BUFAIÇAL..E SEU MUTI AMIGO..SR NEY LINS……..É SÓ O MPF..PEGAR AS DECLARAÇÕES DESSES 2 SENHORES…DE 1985 ATÉ O ULTIMO DIA DO SR BUFAIÇAL NA C.B.A.,,,,E..AINDA PERGUNTO…..COMO PODE UM PRESIDENTE DE UMA FEDERAÇÃO.(FAUGO)…TER IMOVEIS DE VALORES MILHIONARIOS NA ORLA DE MACEIO??…SERÁ QUE FOI HERABÇA DO TIO DELE QUE ERA ALFAIATE…NÃO..ESSE FOI O JUIZ LALAU…….OU ENTÃO. PÉ DE MEIA DO SR NEY..QUE DURANTE ANOS…MAL TINHA CONDIÇÕES DE PAGAR AS NOTAS QUE ELE ASSINAVA NO POSTO ESSO QUE FICAVA NO CENTRO DE GYN.ONDE HOJE SE LOCALIZA UMA REVENDA FIAT…..EXPLICAR ELES NÃO IRÇAO NUNCA..DIZER DE COMO SUBIRAM NA VIDA……UM FATO É ….ACABOU O AUTODROMO….SÓ SERVE PRA FESTA DE MUSICA CAIPIRA E BAHIANA..ONDE SO VEM GENTALHIA E BOCA DE FUMO…PRESTIGIAR ESSES MEGA EVENTOS…TCHAU AUTIDROMO……………………VALEU FG PELA OPORTUNIDADE……………………………………….

Aurélio Araújo
13 anos atrás

Outro dia fui pela primeira vez ao Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Se é verdade que a primeira impressão é a que fica, confesso que não quero voltar lá tão cedo. Muros derrubados, pistas tomadas por carros tunados disputando rachas. Isso para não mencionar os buracos na camada asfáltica do que deveria ser o estacionamento.

O Autódromo Internacional de Goiânia é um vexame para a capital de Goiás.

marcão
marcão
13 anos atrás

Mais um que se vai… E o automobilismo vai ficando, ficando, sem rumo.

E esse presidente “pintor” vai ficando, ficando…

Até quando isso vai continuar?
Policia Federal? Tem que dar uma geral no pessoal da CBA. Lá tem mais coisa.
Sabem aquele ditado que: Quem procura acha?
Então! Lá tem.
Ministério dos Esportes? Por favor, qual é a função da CBA hoje, em nosso pais democrata? Pra que é que serve esse orgão? Será que os que o controlam não devem satisfação a ninguem?Que coisa!!!
-Ô lula! Manda fechar essa budega logo e pronto da uma canetada daquelas. Deixe o esporte a motor nas mãos de esportistas…. Chega de carteiradas….

Vamos nós todos recuperar o automobilismo nacional em pról do proprio esporte porque senão mais um ano e o Pres pintor, acaba com tudo….
Desculpem as palavras, mas não tá dando mais pra ficar calado…
É um vexame atrás do outro….

Dú
13 anos atrás

As noitadas nas viagens aos GP’s em Goiânia colocavam essas raves no chinelo. E ao som de two stroke e rock.

Mac
Mac
13 anos atrás

Normal, se não for assim não é Brasil…

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
13 anos atrás

Triste mesmo… Moro em Brasília e vou lá de vez em quando. Consegue estar mais abandonado do que o de Brasília…
O cara da moto é o Kevin Schwantz com aquela Suzuki com o clássico patrocínio da Pepsi.

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
13 anos atrás

Isso = atos arbitrários e ilegais que ferem direito adquirido de outros.

giovanni grazinoli
giovanni grazinoli
13 anos atrás

Caro “Gomov”,

Eu fui na corrida de 89.

Voce vai adorar essa.

Patrocinio da corrida : Coca-Cola.

Eu era gerente, foi montado um mega evento por nós, vieram os dirigentes de toda América para corrida, até o troféo nós iriamos dar ao vencedor.
Favoritissimo Eddie Lawson, Wayne e Mamola (limitado pela Cagiva) por fora, quem ganhou ?? Kevin Schwantz da PEPSI…. rsrsrsr. Foi duro amigo.

Se não me engano foi nessa corrida que Alexandre Barros estreiou com uma Cagiva. Al guem lembra ??

Um abraço a todos,

Giovanni

mario aquino
mario aquino
13 anos atrás

O Brasileiro em geral sofre de dualidade, ou ele tem a formula 1 ou ele não tem nada.

Estas pistas que foram feitas fora do circuito do sul, foram feitas para receber F1 e já que não recebem, se acabam.

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
13 anos atrás

Saudades das corridas na fantástica e super técnica pista de Goiânia.

A lembrança mais forte que eu tenho deste autódromo foi no ano de 1987, pois no dia 02/10/1987 teve o GP da Espanha de F1 com mais um show de Piquet e Senna.

Logo após a este GP, tivemos o GP de Moto Velocidade de Goiânia, prova esta que foi nada mais, nada menos que a decisão do campeonato, e Eddie Lawson venceu, mas Wayne Gardner foi campeão.

Tudo ao vivo pela RG.

Aquele domingo foi fantástico e eu vou lembrar para sempre!!!

QUE SAUDADES DOS ANOS 80!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

André
André
13 anos atrás

Conheço bem de perto essa situação Flavio. Sou daqui de Goiânia.

Meu Pai participava de corridas de turismo com um Fiat 147 no autodromo, lá pelo final de 80 e dec. de 90, então sempre estive por lá. Mas eu peguei o gosto por moto, talvez porque sempre andei de bike pra cima e pra baixo com o molecada. No começo de 2010 eu e meu Pai rodamos Goiânia atrás de uma RD135 barata e competitiva para eu me iniciar nessa categoria. Não deu certo por falta de dinheiro, porém em uma dessas buscas (inclusive dentro do autodromo), resolvi filmar com uma camera emprestada.

O vídeo é de Maio/2010, vejam por vocês mesmo como está o nível do autodromo.

Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=D73JRdhUcQ4
Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=9YWLD7i9gyA

Detalhe que tinha mais pessoas na área dos boxes do que de fora.

Um grande abraço a todos, parabéns pelo website Flavio e pelo conteúdo de qualidade.

Pedro do Opala e do Kadett
Pedro do Opala e do Kadett
13 anos atrás

Nem me fale, a tristeza que me dá, quando criança nos anos 80 eu via as provas noturnas de stock car, 33 Opalas com seus 6×2 livres acelerando ao mesmo tempo, motovelocidade, a cidade se enchia de gente do mundo inteiro, era uma festa só, e eu com meus 8 anos de idade já entendia a dimensão daquilo.
Ainda existem parcos eventos como o km de arrancada, em que nós do OpalaGyn sempre somos convidados a participar como atração, juntamente com o União V8. A festa quando a gente tá por lá é muito boa, mas dá muita tristeza quando, por exemplo, nós dos Clubes, depois das arrancadas que fazemos contra nossos amigos (normalmente a gente dando uns ralas nos veoiteiros hehe), contornamos a curva 1, em terceira marcha, e ao entrar na 2 temos que reduzi bastante, frear e desviar de enormes buracos. Sim, buracos na pista do autódromo, quase perdi uma roda da primeira vez que eu fui lá!
O que tem acontecido aqui é que a falta de policiamento e mesmo de portões decentes permite que alguns malacos invadam a área atrás do padock e promovem essa arruaça, regrada a drogas, carros em péssimo estado provocando acidentes, aquelas F 250 (na maioria as famosas “np”) cheias de som para mulheres – não menos burras que seus donos – dançarem em cima.

É uma vergonha, aqui em Goiás temos vários clubes de antigomobilismo, temos um lindo evento mensal, que ocorre no último domingo do mês e temos semanalmente eventos isolados de todos os clubes, ou seja, tem muita gente que gosta da coisa, muita gente interessada em trazer de volta os bons tempos, mas infelizmente não é do interesse dos políticos goianos, um bando de coronéis que ficam revezando o poder, cada um sugando o estado como pode, pra em épocas de eleição como por agora, nos chatear com foguetórios irritantes e barulhentos, com blitzes de adesivaços em horários de pico, atrapalhando o já bem ruim trânsito da capital, sujando e emporcalhando as ruas com poluição visual, sonora e muuuuito lixo eleitoral.

É uma vergonha, se desrespeitam a cidade sem nem terem sido eleitos imaginem só quando no poder!

Tá faltando alguém comprometido com a causa, com o esporte, principalmente o motorizado, aqui em Goiás, que tem de tudo pra ser uma sede para grandes eventos automotivos, devida a localizaçao e à beleza de nossa cidade e da natureza em volta, interior adentro.

Queria o autódromo pra mim.

Flavio, se estiver de passagem por Goiania entre em contato, sou membro da Diretoria do OpalaGyn, clube do Opala de Goiania, e seria m grande prazer te mostrar o outro lado da vida automotiva desta cidade em um de nossos eventos.

Grande abraço!

vitão
vitão
13 anos atrás

CONFISCAÇÃO Brasileira de Automobilismo.

alexandreperlini
alexandreperlini
13 anos atrás

Vai criticando que eles caçam sua lincença de piloto, como já foi feito com outros… isso aqui é o novo Brasil!

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
Reply to  alexandreperlini
13 anos atrás

Pra isso há advogados, leis, etc.

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

CBA? Infelizmente só mudaram as moscas. Ridículo. O esporte a motor por aqui acabou.

Eduardo Miler
Eduardo Miler
Reply to  Valmir Passos
13 anos atrás

E o pior que as moscas que entraram são mais “LADRAS” que as anteriores….Abs