MENU

sexta-feira, 3 de setembro de 2010 - 19:16Kart

AIRTON SENA DA SILVA

SÃO PAULO (confere?) – O Dú Cardim mergulhou em suas revistas antigas e descobriu numa edição de agosto de 1978 da “Quatro Rodas” uma matéria sobre o Brasileiro de Kart em Tarumã. O texto diz que o grande destaque do campeonato foi o paulista “Airton Sena da Silva”. A legenda da foto diz que é ele. Eu, sinceramente, não me lembro de ver Senna (ou Sena…) com esse capacete. Será que colocaram a foto errada? Ou era ele mesmo?

Mais uma curiosidade neste ano do cinquentenário de Ayrton.

50 comentários

  1. Claudio Larangeira disse:

    É o Senna sim. Essa foto fui eu que tirei e a reportagem é do Roberto Ferreira.

  2. Luiz disse:

    É o Ayrton sim, foi campeão brasileiro c/ Walter Travaglini em segundo.E realmente a Univel era uma metalúrgica da família. Neste mesmo ano foi 4º ou 6º colocado no Mundial e saiu na revista Karting como o sensional brasileiro Sena da Silva

  3. Alessandro disse:

    Bons tempos em que a 4rodas ainda dava espaço às competições desde o kart até a F1. Tenho vários exemplares mostrando Senna e Piquet em diferentes categorias, mas não me lembrava do Senna tomando pau da rapaziada na época no kart. Faz sentido, já que nunca foi campeão mundial nessa categoria.
    E esse rainha preto era um tremendo upgrade pra quem, como eu, usava o bom e velho kichute.
    Abs/

  4. Luis Ramos disse:

    Pelo patrocinio da Univel, com certeza é o Senna. Se não me enagano é uma metalurgica da familia.

  5. sergio disse:

    Só distraido,nunca reparei que Ayrton era com Y,só agora,com alguns blogueiros denunciando o fato,tô ficando cada vez mais velho

  6. Luiz Eduardo disse:

    O piloto é o Senna, o tenis é o outrora cobiçado Rainha de couro preto e o volante é o “Formula 1″.

  7. Rossa disse:

    Olá Flávio!
    Sei que seu blog não é o mercado livre, mas gostaria de informar aos blogueiros que apesar de não ser colecionador tenho este exemplar da 4rodas. Será que alguém se interessaria? Não tenho ideia de valor.

  8. Claudio disse:

    É o Senna com certeza, o desenho do capacete que ficou famoso no munto todo estreiou no mundial de Kart de 1979.
    O regulamento previa que os pitotos deveriam utilizar as cores da bandeira de seu país de origem.

  9. Paulo Penna disse:

    O volante está com um raio apontado para cima…. acho que é marca registrada, não?

    • Roberto Martinez disse:

      Paulo,
      Não é marca registrada, os DAP eram assim e depois nos Mini, muitos invertiam os volantes nacionais para melhorar a pegada, Os volantes importados eram assim originais.

  10. Peba disse:

    acho q em 2000, numa 4 rodas comemorativa de 40 anos, não tenho certeza, tinha uma “errata” um pouco atrasada q corrigia o erro no nome do piloto.

  11. Michel disse:

    E o Tênis Rainha com sola cor de doce de leite, eheheh…

  12. greyhound disse:

    É o Senna mesmo. Certeza absoluta. Além disso a posição da cabeça é única.

  13. Leo disse:

    Se é o Senna não sei, mas parece… Lembrando que o capacete com que ele ficou conhecido e hj serve de modelo pro do Bruno foi feito pelo Sid para o mundial de kart de 78 e depois da corrida Senna pediu a exclusividade do desenho

  14. Roberto Lacombe disse:

    Claro que é o Senna, interessante os detalhes: ele está de tenis e não de sapatilha, da luva cortada nos dedos indicador e polegar da mão direita para mexer nas agulhas!
    Nunca tinha pensado nisso…
    Aqui no RS naquela época em Campeonato Gaúcho, provavelmente desclassificariam por estar com equipamento inadequado!

  15. Jean Paul Jones disse:

    Anh, diz lá na reportagem que o Senna não quis enfrenta-la em 1982, numa corrida de festa de final de ano, pela data, 12 de dezembro, ou não, porque ele teria dito que ela não havia completado 16 anos, e ela diz que ele ficou meio com medinho por causa do equipamento dela ser importado igual o dele…

    • Eduardo Miler disse:

      Lembro de uma corrida em Tarumã em 1982(acho), que o Senna tava tomando um pau no Neco Fornari…Ate mandar o Neco pra fora e poder ganhar….Mas essa da Rosito desafia-lo, sei não…A Rosito andava muito na época, e era apenas uma adolecente…Mas até paulear o Senna!!!!

  16. Jean Paul Jones disse:

    Desculpe se este comentario vai desviar um pouco o assunto, mas não sei se vocês acessaram o acervo online da revista quatro rodas, na edição de setembro de 1988, alem de uma reportagem sobre o cigarro, que eu não li, mas dizia lá pelas tantas que as montadoras ja pensariam em colocar o cinzero com item opcional, tem uma reportagem sobre uma menina de 21 anos chamada Cristina Rosito, que corria de F-Ford, que parece ser a primeira ‘pilota’, se bem que eu acho que a Suzane Carvalho tenha aparecido por esses tempos do fim dos anos 80. Alguem sabe o que aconteceu com a Cris, ja que a Suzane parece que corre de corrida de bate bate, digo, de Stock Car…

  17. Marcio disse:

    Em 1978 ainda no primario, me recusei a usar sapato vulcabras para ir a escola, a solução da minha mãe foi comprar um tenis rainha e engraxar ao maximo a banda branca, sei que muita gente fazia isso e depois de um tempo a rainha lançou um modelo todo preto para os uniformes… rs … eu usei um tenis igual ao do Senna… rs

  18. Luís Sérgio disse:

    A posição de guiar e a pegada no volante são as mesmas…

  19. E a fita adesiva na viseira??? aerodinâmica…

  20. Mr. Fernandes disse:

    Esse capacete que ele usou no Mundial de Kart de 78 e Le Mans é muito parecido com o que o Bruno Senna usou em Spa no final de semana passado. Algum motivo pra isso ou eu que to vendo coisas?
    http://bp1.blogger.com/_rTlrAga1eQQ/RsmEpVuxX2I/AAAAAAAAAUc/Nv1ZY8t9Q4c/s1600-h/senna_kart_1978_2_bb.jpg

  21. O capacete lembra o do Moco. Senna era fã dele?

  22. Williams Head disse:

    O logotipo UNIVEL, empresa que pertenceu a familia do Ayrton ate ser comprada pela VALEO, entrega que e o Senna.

  23. Sergio Magalhães disse:

    Alô Flavio,

    É o Senna mesmo. Ainda que o capacete seja desconhecido, que o número 16 não seja o 41, o posicionamento da cabeça, inclinada na tomada de curva, não deixa dúvida. Grande Senna!

  24. alexandreperlini disse:

    É ele sim, epoca em que tomava alguns paus de gente como Walter Travaglini, Mario Sergio de Carvalho, tem muita gente que acha que ele era imbatível no Kart e não era isso não, inclusive com uma história muito estranha dele sabotar o Waltinho uma vez pegando seus pneus, os dois eram da mesma equipe na época.

  25. ingo disse:

    a revista 4rodas tem todo sua coleçao online,da para ir la conferir

  26. PC JARRIER disse:

    Já tinha visto uma repostagem anterior na qual aparecem vários capacetes do Ayrton. E este branco com azul estava lá. Para checar, blog PANDINI GP – LA MOSCA BRANCA nº 27. uM ABRAÇO!!! PC

  27. marcão disse:

    Reparam na diferença da tala da roda dianteira pra tala do pneu? A gente usava isso pra abaixar um pouco mais o Kart na época.. O detalhe da luva é ilário mesmo, quanta agulha ou luva se misturou e na hora da curva era uma confusão danada e a mistura ia pro vinagre. Ai tocava calibrar tudo de novo e mais umas broncas do mecanico. Fora os tapas no capacete..E o pior é que a gente nunca sabia quem deu a pancada no capacete…..

  28. Mikhail A. Bakunin disse:

    Por que essa cabeça baixa, estava desgostoso da vida?

  29. valmir chicarolli disse:

    Li, não me lembro aonde, que o Ayrton começou a usar capacetes amarelos (ou com inspirações nas cores de nossa bandeira) nos mundiais de kart. Antes disso, não tinha muita um layout “fixo”, usando inclusive vários capacetes brancos.

  30. Nilton "Boca" disse:

    o Sid Mosca pintou o capacete amarelo p o mundial de 79 !!!

  31. Caca Vita disse:

    A Globo cansou de creditá-lo como Aírton Senna em diversos programas, até 1987.

  32. @ndrebz disse:

    com ceteza a foto esta certa , errada esta a legenda, o cara é muito grande, fora o macacão muito relaxado, ainda tem o tenis, Rainha pelo solado e o Airton sempre usou sapatilhas mesmo no tempo do kart.

  33. Se é coisa do Du “Asilo” Cardim, só pode ser antiga. Esse exemplar deve ser um dos mais recentes que ele consumiu.

  34. Gustavo disse:

    Lendo as revistas antigas no acervo digital da Quatro Rodas deu para perceber que a revista só começou a chamar ele de Ayrton com “y” a partir da F-Ford em 1981, em 99% das matérias no Kart a revista o chama de Aírton. E é ele mesmo nessa foto o capacete tradicional ele só começou a usar no mundial de Kart de 1979.

  35. disse:

    E a luva direita cortada na ponta dos dedos. Essa até eu fazia para carburar. Era um tal de enrroscar o tecido nas agulhas. Bagunçava tudo.

  36. Era o Ayrton mesmo. O nome saiu grafado errado e lembro que anos depois até a Globo ainda colocava o nome dele como Aírton. O JB, dentro de uma norma vigente na época em que trabalhei lá, também chegou a mudar o nome do Ayrton pra Aírton Sena – isso com ele já morto.
    O detalhe do tênis Rainha é sensacional. Na época do colégio, eu tive vários modelos idênticos ao dele. Rainha Futebol de Salão!

    • Eduardo disse:

      O que aparece na foto é um Rainha F-7, com o detalhe em branco na frente do tênis. O Rainha Futebol de Salão era todo preto com um faixa de camurça na biqueira, se não me falha a memória…

  37. Ricardo Cunha disse:

    Flavio:

    Na Auto Esporte de Agosto/1978 – página 81 – tem uma foto dele, usando este capacete, com a legenda dizendo que é “Ayrton Senna”.

    Um abraço.

    Ricardo Cunha

  38. Karan Novas disse:

    Sendo ele ou não, essa foto é ótima em cada detalhe. Especialmente o da fita crepe segurando a viseira.

  39. A solo entrega mesmo: é um tênis Rainha.

    E deve ser o Airton pelo emblema da UNIVEL no macacão.

  40. EduardoRS disse:

    Ele corria com esse capacete no kart, azul e branco.

  41. Jamil disse:

    Adorei os tênis Rainha.

  42. Danilo disse:

    É verdade. Tenho uma Grid (melhor revista tupiniquim voltada ao automobilismo já existente) de Abril/Maio de 1994, que falava de tudo o que aconteceu. E essa foto consta lá. ;)

    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>