“FUSCA” MISTERIOSO

SÃO PAULO (existe?) – E agora, quem foi que mandou? Acho que foi o Dario Faria, não tenho certeza. Guardei as fotos, mas apaguei o e-mail. Em todo caso, trata-se de um fora-de-série chamado Brasília, 1960, que acabou na capa da “Revista de Automóveis”. E, parece, apareceu para vender no Rio um tempo atrás. Pelo jeito, filho único de mãe solteira.

Alguém sabe algo mais dele?

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sergio schmitt
sergio schmitt
5 anos atrás

Estou procurando um carro que vi em 1961 na frente do colégio Rosário em Porto Alegre. Era um conversível de 2 lugares muito parecido com um Karmann Guia conversível. Diziam na época que era fabricado em Petrópolis. Acho que nesta cidade tinha 2 modelos um pouco diferente um do outro

Raphael Santhiago
Raphael Santhiago
9 anos atrás

O Amauri Mesquita tem razão. Esse carro era fabricado artesanalmente em Petrópolis, na década de 60. Meu pai teve um exemplar, mas não ficou com o carro por muito tempo. O nome Brasília não me ocorre, mas tenho o registro de que meu pai chamava o carrinho de Karmann Ghia petropolitano. Vale à pena a pesquisa para identificar o fabricante.

Luiz Alfredo de Menezes e Mello Vaz de Sampayo
Luiz Alfredo de Menezes e Mello Vaz de Sampayo
11 anos atrás

A foto do spider semi-coberto foi tirada por mim no Rio a mais de 10a, tbm a da capa de revista com esse spider que era distribuido pela CassioMuniz, veio de uma das R.de A. que mantenho em meus alfarrábios; ambas enviei para o Nikollas que as postou em seu Blog junto a um espirituoso coment. Quanto ao carro tive oportunidade de dirigir um amarelo, no Rio em 1965, jah sensívelmente customizado, porém semelhante ao da revista, mas com certeza não era o da foto em Jacarepaguá. Deste último, recebí por cortezia de seu atual proprietário, fotos do restauro e informação dq algumas foram publicadas n’uma edição da revista brasileira Volkswagen&Cia. Atte LuizMelloSampayo

Dario Faria
Dario Faria
13 anos atrás

Olá Sidney.
Em primeiro lugar, meu muito obrigado por sua atenção e segundo, se antes eu tinha admiração por sua pessoa agora ela triplicou…Pessoas como você só engrandecem o “mundo anthigo-automobilistico que vivemos e respiramos”. Se quiser e se preferir mande um e-mail: [email protected] e meu blog esta sempre com novidades, veja e dê sua opinião que será bem vinda: fuscaclassic.blogspot.com
Um abraço.
Dario Faria

Dario Faria
Dario Faria
13 anos atrás

Olá Sidney Cardoso.
Tenho visto muitas histórias interessantes sobre os seus carros esporte em vários blogs, todos de alta qualidade. Foi eu que enviei estas fotos ao amigo Flávio e elas foram pegas emprestadas do blog carrosantigos.wordpress.com, do amigo Nick Nicollas lá do Rio de Janeiro, e como escrevi na postagem do comentário anterior ao seu e destinada para o Antonio Fleury, que escreveu dizendo ser proprietário de um deste Vw esporte no passado, talvéz você tenha interesse em ajudar com informações que para mim são preciosas no intuito de desvendar este mistério e tenho certeza que vi um deste sendo oferecido no Mercadolivra ha tempos atrás, mas perdi esta informação. Se preferir ou assim desejar pode me enviar um e-mail:[email protected] e vêr também o meu blog: fuscaclassic.blogspot.com.
Desde já o meu obrigado.
Dario Faria

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
Reply to  Dario Faria
13 anos atrás

Caro Dario Faria
Tentei entrar em seu blog agora, mas não está entrando, talvez esteja passando por alguma atualização. Tentarei mais tarde.

Vou te responder aqui o que sei.
Como dise, meu pai teve duas carrocerias dessas, a primeira igual a foto da direita,( porém sem aquele farol que aparece no lugar onde deveria ser um retrovisor), depois outra igual a foto da esquerda, se não me falha a memória – tinha apenas 12 anos em 1960 – eles fizeram a primeira carroceria e depois fabricaram a segunda da esquerda meses ou um ano depois.
O carro não era de fibra, era de lata e possuía duas capotas, uma de lona e outra rígida.

Liguei hoje para os amigos Amauri Mesquita e Vicente Domingues que se lembravam do carro. Todos dois também não se lembram dele chamar-se Brasília.
O Amauri lembrou-se que quem o fabricava era um italiano e que a fábrica ficava em Petrópolis, como falei, e me deu mais umas coordenadas: disse-me que era ao lado do posto de Gasolina Pônei do José Miliosky.
Abraço,

Dario Faria
Dario Faria
13 anos atrás

Olá Antonio Fleury.
Finalmente uma informação confiavél sobre este raro Vw esporte brasileiro. Eu estou tentando reunir mais algumas histórias e fotos se possivél para postar em meu blog sobre Vws, veja neste link: http://fuscaclassic.blogspot.com/, e se você puder colaborar seria ótimo, mande as fotos para o meu e-mail, ou se tiver alguma dificuldade ao menos me escreva, segue meu e-mail: [email protected], também penso em enviar a matéria depois de pronta para a Inglaterra.
Desde já meus agradecimentos.
Dario Faria

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
13 anos atrás

Flávio
Finalmente achei ele aqui!!!!
Caramba, rapaz, meu pai teve um desse. Ná época achava-o muito bonito. Havia me esquecido o nome dele,
Como não restou nenhuma foto andei procurando na internet por anos e nunca achei.
Esse carro era fabricado em Petrópolis, a pessoa levava um chassi de Karman-Ghia e eles montavam em cima ou se preferisse comprava com tudo pronto, só que ficava bem mais caro, é lógico.
Ele vinha com duas capotas:uma de lona e outra rígida, igual a Mercedez 190 SL.
Não me lembro do nome dele ser Brasília de forma alguma.
Há tempos venho procurando encontrá-lo, perguntei aos amigos e Amauri Mesquita, Vicente Domingues e mais alguns se lembraram dele e disseram que se chamava Karman-Gato, mas também não me lembro dessa denominação.
Vou falar com eles amanhã sobre o nome Brasília para ver se lembram, mas creio que não. E caso for Brasília seria homenagem a Cidade, pois naquela época ainda não existia a caminhonete.

Antonio F C Fleury
Antonio F C Fleury
13 anos atrás

Esta foto do “capota dura” é muito parecida com o 1º carro que tive, em 1968. Ele tinha carroceria de fibra-de-alumínio, preparada por um cara de Petrópolis, que a assentava sobre um chassi de Fusca – acho que 61 ou 63 (motor 1.200 com 1ª marcha não-sincronizada). Tenho uma foto do meu pai nesse carro (infelizmente não mostra a frente) e posso encaminhá-la, para conhecimento (não sei como anexá-la).

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

Isso é trabalho para o “Indiana Gomes”.

Mauro Rodrigues Junior
Mauro Rodrigues Junior
13 anos atrás

CARACA!
Essa está difícil…
Bom, enquanto fico fuçando sites gringos, olha o que encontrei sobre “carros em forma de gota”:

http://manueldinis.blogs.sapo.pt/2010/02/

Este é um site português e mostra fotos do Rali de Trás-os-Montes” (já na sua 4ª edição – que aconteceu em fevereiro).
Entre tantas relíquias, olhem nos posts seguintes as fotos de diversos carros em forma de gota que foram fabricados nas décadas de 30 e 40…
São fotos LINDAS E FORMIDÁVEIS!!!

BELOS CARROS.

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

“Porque não probir as corridas de automóveis?”

Interessante a manchete!

Dario Faria
Dario Faria
13 anos atrás

São dois carros: um conversivél e outro hard-top (teto rigido).

Mario Estivalet
Mario Estivalet
13 anos atrás

Vale a pena ler a reportagem no carrosantigos.wordpress.com (agradeço a “dica” do Dario Faria”) para quem realmente se interessa a sério pela história de automóveis brasileiros. Confesso que nunca tinha ouvido falar. O carro todo lembra um Maserati, mas era o estilo geral dos carros esportivos da época. As diferenças de grade, detalhes, etc, se justificam, pois segundo a reportagem foram feitos pelo menos 23 exemplares. Pena que a reportagem não esteja completa. Não se esqueçam que estamos falando de carros produzidos artesanalmente em 1960. Onde estarão????????

lalinho
lalinho
13 anos atrás

a grade do carro que esta semi coberto, (nao sei se tem hifen) parece de um Masserati…

Telo
Telo
13 anos atrás

FG,

Bom dia!

Concordo com o Squa.
Não parece ser o mesmo carro ou a frente foi bem alterada…
Posição do pisca, grade cortada na vertical em uma foto e na horizontal na outra, parachoque…

Abraços,

Squa
Squa
13 anos atrás

A frente dos dois carros das fotos são diferentes.

Cristiano
Cristiano
Reply to  Squa
13 anos atrás

A história está melhor contada aqui: http://carrosantigos.wordpress.com/2010/09/08/como-nao-comprar-um-carro-antigo/
O da segunda foto não é o mesmo, e teve a frente modificada. Podia ser feita adaptação da carroceria ou o carro todo, e no documento saía só VW. Comercialmente o nome era “Carroçaria Brasília”. E se é 1960, foi o pioneiro dos esportivos nacionais com base VW. Clicando na reportagem do link foi dito terem sido fabricadas 23 unidades até a data da reportagem, mas a fábrica estaria fazendo 10 por mês e ampliando para 15.

Gustavo
13 anos atrás

Puts, li sobre esse carro outro dia. Tô tentando lembrar onde.

Dario Faria
Dario Faria
13 anos atrás

Olá Flávio.
Eu que lhe enviei recentemente estas fotos que foram pegas “emprestadas” do blog “carrosantigos.wordpress.com”, do amigo Mr. Nick Nikollas lá do Rio de Janeiro que conseguiu as fotos, conforme informei no e-mail, e este curioso veiculo derivado do Vw fabricado no anos 60 levava o nome de Brasilia, e tenho certeza que ha um tempo atrás vi um deste sendo oferecido no Mercadolivre como sendo de carroceria italiana Pìninfarina, uma ficção para valorizar o produto de venda. Quem sabe com a grande divulgação de seu blog podemos conseguir mais informações a respeito deste veículo raro.
Dario Faria, “fuscaclassic.blogspot.com”

edu castro
edu castro
13 anos atrás

trata-se de uma carroceria feita em Petropolis montada em plataforma de VW. Seu desiner é baseado em Pininfarina. Era construido em chapa e moldado a mao

@ndrebz
@ndrebz
13 anos atrás

Com certeza essa raridade passeou recentemente em Búzios, eu sem a camera, quando voltei sumiu e ninguem viu.