INACREDITÁVEL

SÃO PAULO (já pensou se sobreviveu?) – A gente sempre acha que já viu tudo na história do automobilismo brasileiro, mas sempre aparecem coisas inacreditáveis. Vejam o e-mail que o Eugenio Chiti mandou:

Segue anexo uma surpreendente foto extraída dos arquivos da Fundação Romi. Trata-se de um charuto construído por volta de 1957 sobre chassis e mecânica de Romi-Isetta. Pode-se ver claramente a posição central do motor 2 tempos e a bitola traseira estreita. O circuito é Interlagos. A informação de que dispomos é que Emilio Comino participou da preparação deste carro para um corredor chamado Neville Hoff. Não temos mais informações a respeito. Se Comino é bastante conhecido, não tenho quaisquer informações sobre o corredor, o carro, seu destino e seu construtor (teria sido apenas Comino?)…

Bem, se alguém tiver alguma pista, será muito bem-vinda. Espetacular o charutinho.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Richard silveira
11 anos atrás

Eu conheço o piloto, ele é neville hoff, mora em Araranguá, Santa catarina.
O querido Hoff vai ficar muito feliz por esta passagem de sua vida, ele tem hoje 74 anos com muita saúde …Vou passar o telefone de sua filha Adriana hoff : 01448-99240653, Valeu!!!

Silvano Pozzi Junior
Silvano Pozzi Junior
11 anos atrás

Pessoal, este carro foi construido pelo meu pai o genio Silvano Pozzi depois de uma aposta com outro genio o Comino. Naquela epoca fazer com que os outros nao acreditassem nas coisas que os dois seriam capazes de fazer e propor juntos era parte de como eles se divertiam. Meu pai me contou muitas historias das maluquisses que ele, meu tio Erminio e Comino fazian juntos, e eu gostari que eles estivessem vivos so’ pra ver este site, e ver que eles mais uma vez atigiram o objetivo de confundir a todos. Moro no Canada e tenho comigo as fotos originais deste exemplar muito peculiar e unico. Concordo com todos os comentarios feitos, esta turma era da pesada e nao estava disposta a deixar a falta de recursos impedir seus sonhos de velocidade…. a solucao: Criatividade…. abracos a todos!
Silvano Pozzi Junior.

Henri Strasser
Henri Strasser
Reply to  Silvano Pozzi Junior
11 anos atrás

Silvano, vc pode informar a data de nascimento do seu pai?

Augusto Cinti
Augusto Cinti
Reply to  Silvano Pozzi Junior
11 anos atrás

Oi… Desculpe incomoda-lo aqui, mas meu avô me pediu pra ver pra ele se eu achava algo sobre o Silvano Pozzi (Pozzi), que haviam dito a ele que ele estava morando em Pindamonhangaba, e que quando ele fosse pra la ele queria ir visita-lo! Meu avo corria de Kart com o Penha, Marivaldo Fernandes, Cacaio, Totó Porto, Paulinho Viscardi, Durval Viscardi… meu avô é o Nene de Santo André, e ele corria com um Silpo! Como vi em seu Post, seu pai faleceu… Eh isso mesmo? tem mais informacoes pra que eu possa falar pro meu avô? Obrigado e mais uma vez desculpe o incomodo…. Se puder responder em meu e-mail tb eu agradeco, [email protected]

Ranieri
Ranieri
Reply to  Silvano Pozzi Junior
10 anos atrás

Boa Tarde

Primeiro como vai vc, sentimos muitas saudades do Sr Dr. Silvano Pozzi pelos seus desenvolvimentos e criações c/ muita magia, que hoje é dificil conhecer um profissional do seu nivel.

Bem temos que levar em conta nos novos procesos e maquinas equipamentos, mas um motivo para admirar o Silvano.

Me lembro na epoca da SILPO quando ele nos falou que motor vc querem c/ valvula c/ palheta / c/ palheta e valvula, que vire p/ direita ou p esquerda.

Parabens, o Silvano deixou sua historia.

Abraços

Rui Amaral Jr
Rui Amaral Jr
Reply to  Silvano Pozzi Junior
9 anos atrás

Caro Si , o Chico Lameirão manda um abraço, favor entrar em contato, abraços.

Gustavo Scherman
Gustavo Scherman
Reply to  Silvano Pozzi Junior
9 anos atrás

Alo Silvano de Toronto, Canada.
Me lembro vividamente meu pai me levando ao local de trabalho de seu pai ( 1967)para ver um Kart que eu ganharia aos meus treze anos. Infelizmente meu pai faleceu em seguida e eu nao pude ter aquele sonho do Silpo Kart realizado. Me lembro da cor, meio verde metalico. Quem sabe o que poderia ter feito com aquela maquina…..
Nao obstante, ainda tenho muito respeito pelos desafios de verdadeiros genios e, tambem pelos motores de 2 tempos.
Recomendo o “kindle book” stealing speed” que descreve como um engenheiro Alemao foi resgatado pelos Japoneses depois da segunda guerra( semelhante ao Von Braun) para o desenvolvimento do motor 2 tempos para a industria Japonesa.Alem disso, tenho um raro @exemplar do livro ” Two stroke engine desingn and tuning, de Cesare Bossaglia”, que tenho certeza que seu pai adoraria.( ele formou tambem a Komet Kart)
Qualquer coisa, me contate – [email protected]

Alessandro
Reply to  Silvano Pozzi Junior
9 anos atrás

Silvano , gostaria de entrar em contato com você.
Eramos vizinhos no Jardim da Saúde …
Grande abraço.
Alessandro Capitani Filho
[email protected]

JOSÉ ROBERTO VICENTE DE SOUZA (Zequinha nega bicha) lembra?
JOSÉ ROBERTO VICENTE DE SOUZA (Zequinha nega bicha) lembra?
Reply to  Silvano Pozzi Junior
8 anos atrás

Eu sou o zequinha do Santo Agostinho lembra?

Silvano Pozzi Jr
Silvano Pozzi Jr

Zeca, minha nossa quanto tempo! Eu sou pessimo em relacao a este tipo de troca de informacoes e quase nunca olho oque esta se discutindo ou participo em conversas. Nao sou um grande fan das redes sociais, acho que estou ficando velho e careta, mas quando vi seu nome nao pude me conter e aqui vai uma mensagem! Que sudades! Sai do Brasil a muito tempo, quase 20 anos e perdi contato com todos. Voce tem noticias da turma? Depois de ter trabalhado a vida toda com motores, hoje eu tarbalho com a tecnologia que vai subistituir os motores a gasolina. Tudo que eu sei sobre motores eu aprendi com meu pai, um verdadeiro genio. O problema e’ que ele nao me ensinou tudo que ele sabia, nao deu tempo…Moro e trabalho no Canada, uma longa jornada que comecou quando eu fiu para a Mercedes Benz na Alemanha… Grande abraco! Silvano.

José Geraldo Barbosa
José Geraldo Barbosa

E do Geraldo da FEI 1985, hehehe

Luciana Hoff
Luciana Hoff
Reply to  Silvano Pozzi Junior
8 anos atrás

Olá Silvanos, só hoje achei esse post hoje e adorei. Sou filha do piloto da foto, Neville Hoff. Vc disse que tem algumas foto originais dessa época. Estou muito interessada em ver as cópias. Vc poderia por favor me andar por email? Sei que meu pai ai adorar reviver esses momentos também. Meu email é [email protected] .
Obrigada

Luciana Hoff
Luciana Hoff
Reply to  Silvano Pozzi Junior
8 anos atrás

Olá Silvano, só hoje achei esse post hoje e adorei. Sou filha do piloto da foto, Neville Hoff. Vc disse que tem algumas foto originais dessa época. Estou muito interessada em ver as cópias. Vc poderia por favor me andar por email? Sei que meu pai ai adorar reviver esses momentos também. Meu email é [email protected] .
Obrigada

Eduardo Ferreira
Eduardo Ferreira
Reply to  Silvano Pozzi Junior
8 anos atrás

Big Boss Silvano Pozzi Junior, sem dúvida seu pai grande homem que viveu uma época de ouro e deixou grande herança, lembro quando me sentava a sua mesa e você começava a comentar as historias vividas, e de seu aprendizado com ele, das historias que contava sobre o hovercraft que acabei não tendo chance de conhecer. Fica um abraço de seu aprendiz nos tempos nostálgicos no CDT(centro de desenvolvimento tecnológico) MBB, equipe massa, Eder, Dirlei, Paulo(PI), Claudio(Chivula).
Abs.

Eduardo Ferreira

LUCIANO BRITO - CHIPTRON
LUCIANO BRITO - CHIPTRON
13 anos atrás

REALMENTE É INACREDITÁVEL O QUE O BRASILEIRO É CAPAZ DE TIRAR DOS CARROS, QUANDO AMA A VELOCIDADE.
HOJE TIVE O PRAZER DE RECEBER EM MINHA OFICINA O SR. ERMINIO POZZI JR, QUE JÁ GARANTIU O SEU DINAMÔMETRO COMIGO,AGORA A POZZI MOTORI, CONTARÁ COM MAIS ESTE SERVIÇO AOS SEU FIÉIS CLIENTES.
ABRAÇOS FLAVIO

Luiz Sala
Luiz Sala
13 anos atrás

Flavio, isto me cheira coisa de “SILVANO POZZI” e quem sabo RINO GENOVESI aqueles dois papas do kart.

Marcos Valente Junior
Marcos Valente Junior
13 anos atrás

Flavio, para enriquecer sua materia, nos anos 60 havia a Formula Jr BMW, um carro feito sobre o chassi de um BMW 600, a Isetta maior para 4 pessoas. Este BMW 600, com motor 600cc/20HP chegava a 104 Km/h enquanto a Formula Jr, com muito menos, batia os 120Km/h. O legal desses carrinhos é a pequena estrutura, motor de moto, tudo isso acionando 4 rodas aro 10 polegadas com seus respectivos pneuzinhos. Estou restaurando um desses que ja estão raros para se encontrar.
Este é o link para ver a Formula Jr: http://jalopnik.com/5102284/formula-junior-bmw-to-be-brought-back-to-life-by-restorer-of-eddie-griffin-enzo
Abraços

Zéca
Zéca
13 anos atrás

Tive uma Romiseta 58 em 1962. Meu mano a capotou, várias piruetas, em um acidente de esquina com um sedan DKW. Ficamos algum tempo rodando só com o chassis. Em um campinho de futebol, de terra, perto de casa, fazíamos zerinhos e outras barbaridades.
É surpreendente como desempenhava sem o peso da carroceria. Claro que não tinha final.
Brincadeira nossa da época tambem era regular a mesa do distribuidor para uma nova posição pré marcada com precisão.
Empurrava-se o carro para trás fazendo pegar o motor dois tempos na segunda marcha. Quatro marchas para trás.
Em pegas de marcha ré não tinha Mustang que nos pegasse.

claude bes
claude bes
13 anos atrás

teve ate campeonato de monoposto romi em interlagos eu morava perto e eram mais de 12 acho que quem fabricava era o Claudio daniel Rodrigues fabricante de chassis de kart.

FRANCESCIO
FRANCESCIO
13 anos atrás

O nome Pozzi é da familia de Silvano e Erminio Pozzi, 2 irmãos que fizeram história. Silvano pelos motores Silpo de kart e Erminio por ser um mecânico apaixonado pór corridas. Começou preparando e correndo de lambretas, sendo campeão paulista na categoria. Fez uma série de equipamentos e peças de performance para carros com o nome ERPO ( Erminio Pozzi) como uma série especial dos primeiros Passats com motor MD270 com 1.700cc para a concessionária Sorana de São Paulo, fez também duplo comando de válvulas para os Chevetes, foi preparador de carros da Fórmula Super V, além de fabricar o escapamento do primeiro Coopersucar de F-1. Hj, seu filho Erminio Pozzi Junior, junto com seu neto Danilo Pozzi, tem uma oficina na Barra Funda, a Pozzi Motori, onde além de mecânica em geral, preparam carros do paulista de marcas e pilotos. Inclusive, vou confessar que “roubei” , tenho guardado comigo até hj e não vou devolver, uma prancheta de madeira usada pelo Sr. Erminio Pozzi nos tempos da Super V, que ele usava de apoio para anotações diversar e de tomada de tempos dos treinos e corridas. Em breve enviarei fotos registrando esses fatos.

Mauro Rodrigues Junior
Mauro Rodrigues Junior
13 anos atrás

Opa!
Primeiro mistério resolvido!

O modelo do carrinho:
Este é um ISETTA VELAM de 1957

http://www.forum-auto.com/automobiles-mythiques-exception/section5/sujet335178-140.htm

No link mostra um destes carrinhos em um museu francês.
Não identifiquei qual.

Consta que este modelo conseguiu alguns recordes (de velocidade, acredite!).

*Aceitamos informações adicionais do Kremlin, câmbio…*

Mauro Rodrigues Junior
Mauro Rodrigues Junior
Reply to  Mauro Rodrigues Junior
13 anos atrás

Aliás, neste link tem várias fotos de carros compactos em território francês…
UMA FESTA!

Luiz Augusto TTaquara
Reply to  Mauro Rodrigues Junior
13 anos atrás

Legal esse site que você indicou… tem alguns carrinhos que poderiam até servir para o nosso transito caótico daqui de Sampa.
Eu gostei mesmo porque tem até um com motor DKW !

Fowler T. Braga Filho
Fowler T. Braga Filho
13 anos atrás

Comino ninguém pode !

Flavio Perillo
Flavio Perillo
Reply to  Fowler T. Braga Filho
13 anos atrás

“Comigo” tb não!
Abraços irmão.

Flavio Perillo
Flavio Perillo
Reply to  Fowler T. Braga Filho
13 anos atrás

Não parece o emblema da “Imbel” no capô?

Rui P. Piva
13 anos atrás

Essa é uma boa missão paro o Índia. Vai ter que trabalhar bem meu caro. Tá achando que a vida é só ficar disputando corridas do Ximbicas Cup. Boa sorte em Londrina.Abraço.

mario aquino
mario aquino
13 anos atrás

O primeiro Kart que eu andei na minha vida era um SILPO (SILVANO POZZI), parecia uma carrinho de pedreiro, agora eu entendi porque.

Jayme
Jayme
13 anos atrás

Tem um cara aqui na Vila Olimpia que restaura Romi-Isetta, voce sabia aqui tinha muitas oficinas mecanicas e ainda restaram algumas? Não são só escritórios bacanas de publicidade como voce disse outro dia.

Eugenio Chiti
Eugenio Chiti
Reply to  Jayme
13 anos atrás

Jayme, poderia passar mais dados sobre essa pessoa que restaura Romi-Isettas? Obrigado.

Tatau
Tatau
Reply to  Jayme
13 anos atrás

Esta oficina é do Carlos Nassfi, Nassif Soldas, sou cliente dele há anos. Ele mexe com tanques de combustível e nas horas vagas também mexe com carros antigos, inclusive as Romi-Isettas. A oficina fica na esquina da Rua Ribeirão Claro com a Rua Cardoso de Mello. Acho que o telefone ainda é 3846-0375.
Abçs

ags
ags
13 anos atrás

FG ta mais parecendo o Amassa barro…nos tempos da brilhantina……………….que deveria ser pura emoção isso é só ver…muito bom esse achado…….

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
13 anos atrás

Bola 8 preta, caçapa do fundo.

Dionisio Pastore
13 anos atrás

Tem uma outra informação ali na carenagem que é o nome Pozzi. Quem andou de kart nos anos 60/70 sabe que o Silvano Pozzi era uma fera que mexia em tudo que tinha motor. Acho que até sua enceradeira era mexida. Os primeiros karts no Brasil foram o Rois Kart e o Silpo ( Silvano Pozzi). Acho que a Romi Zetta da foto tinha a mão dele.
Um abraço.