INTERLAGOS, 1980
SÃO PAULO (existiu, isso?) – Perca cinco minutinhos de seu dia para ver este resumo do GP do Brasil de 1980, a primeira vitória de René Arnoux. Quem mandou foi o Mauro Batera. Foi a última corrida da F-1 no antigo circuito de Interlagos. Depois a prova se fixou em jacarepaguá e só voltaria a São Paulo em 1990, já no traçado reduzido. No início, o narrador fala de um possível boicote à corrida. Não lembro o que aconteceu. Vocês lembram? As imagens são fantásticas. Boxes lotados, gente sem camisa, bandeirinhas amadores, barrancos, terra e poeira para todo lado, bombeiro dormindo, as “pit-girls” da Coca-Cola, o pódio bagunçado, uma zona dos diabos.
Mas como os carros eram lindos, e como era legal…
Automobilismo na mais pura essencia ….sensacional video…carros lindos….!Bons tempos sem dúvida!
Eu estava lá, pulei o muro onde hoje estão os prédios do cingapura.
É, seu Flávio!
Lá se vão 30 anos, e, pelo vídeo fantástico dos ingleses, vemos mais uma vez “como éramos felizes e não sabíamos!”
Este século XXI-cheio-de-regras-e regulamentos está engessando tudo, deixando tudo com cara de programa da Globo.
E há 15 anos atrás o Tears for Fears já avisava: “Everybody wants to rule the World”.
Com o meu primeiro salário, consegui comprar um ingresso, e assistir a corrida no retao. Foi muito legal.
Eu fui nessa. Acampei na noite anterior na rua, dentro de um fusca com 5 marmanjos. Fiquei no “morrão”. Aliás, foi a única corrida de F1 que vi ao vivo. Tinha 13 anos!
é bem provavel que eu estava lá…essa época era meio amadora mas muito melhor que agora…antes corria gasolina nas veias…agora corre só grana…uma pena. E Interlagos era o melhor circito do mundo…antes da mudança.
Veja ai Chefe
A diferença de antigamente para hoje em dia seja pra qualquer evento que fosse é que “nós” erámos INOCENTES….hehe
Perder 5 minutos ? Ganhei 5 minutos.
Lindo !!! Uma bagunça lida demais, motores quebrando, gente para todo o lado, mulherada, enfim, uma F1 mais humana.
christian
maldito mundo politicamente correto.
Pois é negada, o mundo era melhor.
Aí começou esta merdade de “politicamente correto” inventado pelos yanks e fudeu!!
Como era simples a formula 1, como era longo e bonito o circuito de Interlagos, naquela epoca corrida era corrida e nao os autoramas de hoje.
Resultado dessa corrida
1-Rene Arnoux – Equipe Renault 1:40:01.33
2-Elio de Angelis – Team Essex Lotus a 21.86
3-Alan Jones – Albilad-Williams Racing Team a 1:06.11
4-Didier Pironi – Equipe Ligier Gitanes a 1:40.13
5-Alain Prost – Marlboro Team McLaren a 1:45.41
6-Riccardo Patrese – Warsteiner Arrows Racing Team a 1 volta
Fittipaldi ficou em 15º a 2 voltas e o Piquet quebrou a suspensão na volta 14
Bons tempos em que eram 26 carros e ainda tinha gente que não qualificava (Nessa corrida quem não conseguiu vaga no grid foram Jan Lammers (ATS), Dave Kennedy e Stefan Johansson (Shadow), Eddie Cheever, Jr. (Osella)
Putz Flávio, que saudade das curvas 1 e 2 de Interlagos…
Tempos bons e sabíamos.
A F1 de hoje nada mais é que um reflexo da contemporâneidade.
Primeira vitória do Arnoux, que na época prometia!
de Angelis levando a Lotus ao segundo no braço.
Alan Jones com a fabulosa Willians em terceiro sem fazer esforço.
As Ferraris cadeiras elétricas ( a primeira de muitas da década)
Piquet arrancando leite de pedra com a Brabham.
Nosso Emerson em último…….ainda bem que parou nesse ano, não merecia bólido tão inferior, nem parecendo da mesma categoria.
As Arrows douradas…….Patrese…….ainda bem cotado!
Alfa Romeo pesadona
O Daly aparece atrás do de Angelis nos boxes mas esta a 2 voltas atrás.
Chapman comemorando o segundo todo entusiasmado……que saudades da lotus 79 em 78!
Corrida em janeiro……….como as coisas mudaram!!!
Valeu Flavinho…….não podemos deixar essa alma morrer.
Ah………eu tinha 1 ano nessa época…………mas já devia gostar!!!
Flavio foram os melhores cinco minutos do meu dia… Reviver tudo que acompanhei mesmo que pela TV e revistas é sempre emocionante, agora imagina quem estava lá no meio daquela ‘zona’… E as Ferrari 512 T4… falando nisso vc tem uma réplica dessa Ferrari não tem? Posta uma foto dela pra gente curtir Flavio… Obrigado por essa….
Sencacional. Ganhei cinco minutos do meu dia. Eu também estava lá.
A pista estava realmente muito ondulada e os pilotos reclamaram bastante em 1980 ! Mas em compensação tiveram o prazer de pela ultima vez guiar no traçado original, posteriormente mutilado, tudo em nome do dinheiro ! Eu estava lá e ao final da prova tive a oportunidade de ir aos boxes ! Jamais me esquecerei da cara de raiva do Emerson , pelo mal desempenho do carro e principalmente pela ultrapassagem que tomou do Keke Rosberg, seu companheiro de equipe, no inicio do retão ! Inesquecivel também foi ver o Clay Regazzoni feliz, mesmo não tendo concluido a prova, mal sabia o que lhe aguardava um mês depois em Long Beach…. Por coincidencia consegui semana passada o video do GP Brasil 1980 na integra. Agora só me faltam o de 1974 e o de 1975 ! Será que algum dia a Rede Globo irá se mancar e lançar este material , em homenagem aos nossos pilotos , principalmente a unica vitória do Pace ?
Meio atrasado, mas dá pra comentar:
Eu estava lá, tinha 16 anos e fui de busão com meu primo. Uma gostosa zona, mas bem legal. Depois da corrida, entramos nos box depois de invadir a reta por um buraco na tela, no atual setor A.
Quanto ao boicote, lembro de duas coisas, de alguns pilotos, principalmente Andretti e Scheckter reclamarem muito da curva 1 e falta de área de escape e segurança.
Outro ponto era o Tio Bernie, que reclamava de Interlagos por muitos assistirem a prova e poucos serem pagantes.
De resto, outro detalhe foi a primeira vez que a média do circuito completo passou dos 200Km/h A pole, se me lembro bem, foi 2m21s
o possível boicote se deu por conta da guerra entre a FISA e a FOCA, que gerou um boicote das equipes ligadas à FISA ao GP da África do Sul
De positivo da F-1 atual só a segurança… de resto…
Lembro muito bem desta prova…o De Angelis fez uma corridaça…os carros além de serem mais bonitos eram muito diferentes entre si…não lembro do regulamento…havia mais liberdade nos projetos?
Do tempo em que a F1 tinha graça, e como tinha. Carros de verdade, puros, pilotos que não se achavam que o mundo orbitava ao redor deles, nada de tapumes, um espetáculo aberto.
Pessoal, vale a pena mesmo dedicar cinco minutinhos para ver esse vídeo. É um graaaaande barato. Valeu, Mauro Batera, um ótimo presente que você mandou pro Flávio mostrar pra gente. Se tiver mais, manda.
Show de bola não acompanhava na epoca mas já tinha visto o video muito bom …..
PERDER 5 MIN!!!!!!! ganhei 5 minutos da minha vida relembrando essas imagens OBRIGADO11111111111
Gente, não era legal. Era maravilhoso!!! Podiamos tocar nos carros, falar com os pilotos… Andar por toda parte sem ser incomodado. E cada piloto ducacete, que não se escondiam dos fãs. Só bicho brabo, que aceleravam sem dó nem piedade. Um grande barato. Sem esquema. Pilotos com seus carros na pista eram donos da situação. Ninguém metia o bedelho, vencia o melhor. Bons tempos. Saudades das minhas primeiras participações como profissional de imprensa.
quando eu falo q o mundo só piora nego me xinga.
piloto pegava mulher no pódio, hahaha.
Sensacional! Adorei!
Eu estava nesse GP, na saída da Curva 2. Presenciei a histórica largada de Gilles Villeneuve, que com um carro quase sem efeito-solo (Ferrari 312 T5) em função do motor boxer 12 cilindros, pulou na frente e liderou enquanto os pneus Michelin aguentaram, e também pelo fato de ter um motor aspirado contra os potentíssimos turbos da Renault (Jean-Pierre Jabouille e René Arnoux) que ainda tinham a vantagem gerada pela altitude de Interlagos em relação ao mar. Jabouille venceria com folga se não tivesse uma turbina estourada, e assim a vitória caiu no colo de Arnoux. A tentativa de boicote defendia, além das ondulações, o fato de o autódromo ser considerado perigoso demais para as altas velocidades dos carros-asa. O boicote só caiu porque Emerson Fittipaldi, de Skol-Fittipaldi F7, bateu muito forte (não me lembro se 6a-feira ou sábado) na Curva do Sol e comprovou a segurança da pista.
Outros tempos… hoje não é só a F1, mas a maior parte dos esportes estão “plastificados” demais… é muita coisa politicamente correta, muita puxação de saco, muita grana interferindo no jogo…
Quanto a Formula 1, dificilmente essa espontaineidade volta… o Bernie (que viveu essa época como proprietário de equipe) não está nem aí para isso, só quer saber de grana, como a maioria dos envolvidos…
É a F1 antes do advento da pasteurização! Muito bom!
Naquela época era muito raro esse papo de “vitória de ponta a ponta”, igual hoje em que metade dos circuitos não permite ultrapassagem. Era muito mais divertido. Muita ultrapassagem. Basta ver que no pódio terminaram Arnoux (6º no grid), de Angelis (7º) e Alan Jones (10º). Na F1 atual, só com chuva torrencial pra dar uma reviravolta assim.
http://www.4mula1.ro/history/year/1980/track/Interlagos
Estou atrasado nesse post!
Estive nos treinos livres, dentro dos boxes e tenho fotos dos carros sendo montados. Inclusive uma do Arnoux dentro do carro fazendo ajustes – o cara era muito gente fina com as pessoas. Claro, tínhamos que ter um certo bom senso e não atrapalhar. É inimaginável a distância da F1 daqueles tempos com hoje. Além de entrar de bicão a gente ganhava refri dos pilotos, tirava fotos sem ninguém encher o saco, ajudava carregando pneus e, se fosse muito cara de pau, ainda almoçava com o pessoal da Alfa-Romeo, todos bem simpáticos por sinal. Era bem legal, especialmente o pessoal entrando na curva 1 só dando uma aliviada no acelerador – de arrepiar!
kkkkkkkkkkkkk
tinha um carreco da Skol…kkkkkkkk
era o Fittipaldi
Comentar o quê? Precisa de algum comentário? Absolutamente que não!!!
Simplesmente fantástico ver o VERDADEIRO circuito de Interlagos antes de ser vergonhosamente mutilado e ver também uma Formula 1 de verdade, com pilotos de verdade.
Inclusive, gostaria que alguma emissora de televisão fizesse uma retransmissão de todas as corridas de F1 das décadas de 70 e 80, que tal hein? O que vocês acham, daria audiência?
Sucesso a todos!
espetacular o video!
Bom ver o De Angelis, na época com apenas 21 anos, se tivesse vencido como quase aconteceu seria então o mais jovem vencedor de uma corrida. Em 85 foi companheiro de Senna na Lotus e andava muito próximo ao brasileiro.
Bicho, era foda! Foda, foda, foda. Era outro mundo, outra F1, era ADRENALINA pura. Viva os heróis daquela época.
comparado com o bilionário super profissionalismo de hoje o vídeo é hilário.
Mas sem dúvida era uma época de F1 mais legal ( e mais perigosa também… )
Os carros eram mais reais, os pilotos eram mais humanos.
Hoje a F1 tá muito plastificada e insossa.
Vitórias conseguidas nos boxes, telemetria, altíssima tecnologia, e blá blá blá.
Uma chatice total.
O boicote citado pelo narrador foi em função das ondulações na pista alguns pilotos a consideravam perigosa.
Segundo Veja em sua edição de 23 de janeiro de 1980 (publicada quatro dias antes da prova) o boicote a Interlagos foi uma iniciativa de Jody Scheckter, campeão mundial no ano anterior e presidente da Associação dos Pilotos de Grandes Prêmios sob a alegação de que o piso do circuito estava irregular e trazia risco à segurança dos pilotos, sobretudo pela extrema “adesão” dos carros-asa ao asfalto.
Tem gente que consegue ver beleza no lixo.. aqui vemos isso…Tudo horroroso:pista,carros,lugar,etc…quem gosta de coisa velha é museu e sebo..salve 2010…
É,salve a chatice,o pragmatismo,o jogo de equipe e o falso moralismo,aham…
Tenho 22 anos e queria MUITO ter vivido essa época da F1.
Quando dizem que a F1 morreu em 94,não acredito que seja apenas pela morte do Senna,mas sim pelas modificações ocorridas na categoria após a morte de Ayrton,modificações essas que mataram com a categoria.
Murilo me adiantando ao FG vai à M
Caro FG caso você não tenha tido vontade de mandar o Murilo para esse lugar , ou não puder publicar mesmo eu tendo escrito somente a primeira letra do termo pejorativo indicativo de fezes irei compreender.
Foi minha primeira reação ao ler o comentário do citado acima.
Desde já peço desculpas pelo meu descontrole.
Muito legal!
E a mulher no pódio deve ter falado para Arnoux: “Você vai me comer!”. Porque estava toda oferecida. Rsrsrsrsrsrsrs
Como era lindo !!!!!!! .A minha compreenção é muito limitada mesmo. pois fazem coridas na rua em que o carro atinge até 340 km/h e um autodromo é inviavel! Para qualquer carro de corridas,com o nivel de segurança em que estão.Para mim esta mais para desculpa ,por terem detruido o mais perfeito dos autodromos(em questão de traçado),do que para um fato técnico propiamente.Já ouvi dizer que em engenharia não há nada impossivel.basta ter a vontade e o$ meio$.
É Flavio Gomes,não temos nem o Interlagos dos anos 70 e nem a nossa Lusa,que grandes jogadores revelou .perdas lamentaveis,más para a Lusa ainda resta uma esperança,quanto ao verdadeiro Interlagos só a lembrança.
Depois, o circo virou área “VIP” (Very Idiot People), e acabou a graça.
Além de bonitos, como eram diferentes os carros entre si, claro, tinha alguns iguais, mas é bem diferente de hoje em dia, como dizem se pintarem todos de branco ninguém sabe qual é qual! Meus favoritos nesse vídeo: as alfa-romeo e as arrows!
Cara, eu queria saber o que foi que que o Arnoux falou na orelha da loira.. e pelo jeito ela gostou….
Ele disse: Daqui a pouco te vejo no Bahamas…
Acho que foi, ” vc aqui?, foi bom ontem no bahamas”
emocionante ver o circuito antigo de interlagos, Villeneuve, Moco,Jody, de angelis,,maravilhoso
Moco morreu em 77 ……..
Gostei de tudo, mas o podium foi impagável, cheio de amor, bem diferente de “hoje”, que se forma aquele “corredor polonês” de ‘Barbies’ batendo palmas e com cara de que estão ali para ganhar um trocado e arrumar um pai rico para seu filho.
Fala FG, cara em uma palavra SENSACIONAL. abraço.