MADE IN BRAZIL

SÃO PAULO (putz) – Vejam o que o Marco Bruning me mandou. Um Fox, nosso Voyage para exportação, com apenas 2 mil km rodados, lá nos EUA. O carro foi fabricado em 1989 no Brasil. Eu achava que era em São Bernardo, mas um blogueiro aí embaixo garante que era em Taubaté. Que seja. Parece que o carro está à venda no eBay. Alguém procura? E se alguém souber de algum legal em São Paulo, avise. Vai pra TV direto.

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor Castro
Vitor Castro
13 anos atrás

Até pouco tempo, aqui na cidade tinha um Voyage que eu supeitava ser do modelo exportação, ele tinha os refletores laterais e o parachoque dianteiro diferente… era na cor vinho…

E sobre o modelo conversível, tenho algumas fotos… ele foi vendido ou foi só um protótipo?

Cesar Augusto
Cesar Augusto
13 anos atrás

P/ os Críticos e desinformados de Plantão “.
O projeto do carro é Giorgetto Giugiaro.
Foram produzidos 3 modelos, p/o mercado Americano e Canadense. “Voyage”2 ptas, preço +-Us$5500; “Voyage”4 ptas, preço +-Us$6300;e “Parati”, preço +-Us$7000.
Tinha + 2000 itens. Barra proteção nas portas, injeção, catalizador, parachoques q. absorvem pequenos impactos, etc. O cambio é 4 marchas. (3+1)overdirve.

marcelo larsen
marcelo larsen
13 anos atrás

Comprei um Voyage LS 85, por um bom preço. Um carro legal, que fez história.
só trocaria ele por um Lada Niva.

Marcelo Evangelista
13 anos atrás

Para saber se um VW foi fabricado em Taubaté é só ver se tem o T no numero de chassi, se foi em São Bernardo ele tem um P.(não confundir com a letra do ano) o meu Voyage por exemplo:
9BW…….DP……….
ano 83 fabricado na Anchieta (SBC).
Sobre a injeção era Bosch modelo KE jetronic (o Gol GTi era LE Jetronic) analógica nos primeiros anos depois passou para um sistema proprio VW chamado DIGIFANT.

Abraços
Marcelo (San)

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Flavio, não sei se ainda o possuem, mas o SENAI de Jundiaí, interior de São Paulo, tinha um Fox (Voyage) Branco, com refletores e tudo o mais, injeção eletrônica, enfim, completinho e funcionando (ao menos quando fiz o curso de mecânica de autos lá, há uns três ou quatro anos). O pessoal usava esse carro para as aulas de injeção, e sempre tiveram orgulho de mantê-lo em excelentes condições.

Não sei se te interessa ou sequer se permitem isso, mas você, sendo jornalista e entusiasta de antigos, talvez abram uma exceção e permitam uma visita ao VW.

Edu
Edu
13 anos atrás

Acho q não podemos importar carros usados em nosso “belo país”

marcio
marcio
13 anos atrás

Foi meu primeiro carro nosEEUU. Comprei como sucata deuma oficina em Maryland , por miseros $200. Comprei uma bateria, dei a partida, e surpresa!!! pegou de primeira, com meses parado, gasolina velha e injeção ruim.Troquei oleo, pastilhas e o bolido me serviu um ano.Carraço!!! Deu até saudades do meu LADA.

Sandro Macedo
Sandro Macedo
13 anos atrás

Tem uma cena, da sexta temporada de 24 Horas que o Jack Bauer está em uma SUV e bate no carro de um terrorista, o carro desse terrrorista acerta um FOX desse estacionado na rua. Vou ver se faço um print screen da cena e mando.

Abraço.

Rodrigo Romão
13 anos atrás

A quem falou sobre a injeção – ué, é a injeção comum, monoponto.

Aos outros que falam sobre o Fox e pipipi, a Car&Driver falou muito, muito bem dele na época – ainda mais pelo preço que custava, 5800 dólares por um carro completo, com ar-condicionado, vidros e travas elétricas.

Os Foxes são renegados por lá, mas há alguns exemplares muito, muito bonitos nos EUA, como o do the brit do VWVortex, que, na minha opinião, é o Voya mais bonito de todos:
http://www.pocketrocket.ca/events/2006/waterfest/245.jpg
http://www.dmannproductions.biz/photos/shows/2008/h2o/images/IMG_0437.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v616/etmracing/IMG_0224.jpg

É laranja porsche, ainda. hahaha.

Leandro Caruso
Leandro Caruso
13 anos atrás

Morei muitos anos ao lado da VW em São Bernardo e meu vizinho era piloto de teste da montadora. Todo dia ele ia embora com um carro diferente, adorava quanto ele ia com um GTI, meu sonho de garoto.
A primeira vez que vi esse “Voyage diferente”, enchi ele de perguntas e ele respondeu todas. Lembro que perguntei o que era injeção eletronica. E lembro tambem que perguntei porque ele tinha só 4 marchas e ele respondeu que americano não gosta de trocar de marcha. Com certeza ele estava certo.

flavio
flavio
13 anos atrás

Dá prá ver algumas das 1200 melhorias exigidas pelo mercado americano.

guirds
guirds
13 anos atrás

o carro é tão ruim que o dono nem quis andar…

Jonatas
Jonatas
Reply to  guirds
13 anos atrás

Mas garanto que deve ser melhor que o lixo ambulante dos Fox atuais…

Fiquei 3 meses com um… me livrei rapidamente daquela nhaca, graças a Deus

edkaefer
13 anos atrás

os Voyage/Fox eram fabricados em Sao Bernardo em 89.

rolemberg
rolemberg
13 anos atrás

Flavio,
meu sogro tem um opala 78/78 original em ótimo estado, e ele está a fim de vender o carro.
quem se interessar no blog, favor entrar em contato no mail [email protected]
abs a todos

Tohmé
Tohmé
13 anos atrás

Tenho um amigo que tem um. quer?

Eric
Eric
13 anos atrás

Eu tive um!!!!!!!!!!!!!

Original, 88 com 4 portas e Ar condicionado.Esse carro me arrependo amargamente de ter vendido…nunca vi um tão novo e conservado.

A placa dele é CCC 5559.No docto saia somente Voyage, sem o modelo.

Pena que agora não tenho $$$, mas compraria ele de novo fáciiiilllll.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

O carrinho fez um sucesso relativo por lá… lembro que em minha segunda Lua de Mel (1994) ainda pude ver uma série deles em Miami.

O vizinho de meu Pai trabalhava na Volks e num final de semana ele levou um FOX para casa, era uma especie de “test drive”… achei impressionante o sistema de injeção eletronica do carro. Não consigo precisar o ano… mas acho que era 1988 (um ano antes de casar e um ano antes do Gol GTI ser fabricado).

Abraços

Imperador

Wolf
Wolf
13 anos atrás

Era o “popular dos populares” nos EUA.

Carro de debutante.

Dú
13 anos atrás

E anda pacas.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

A mãe de um amigo meu tinha um, acho que o pai dele tinha trabalhado na VW. Mas não tenho notícias desse cara há mto tempo, nem sei se o Fox ainda existe. Boas lembranças de viagens nele….

LBM
LBM
13 anos atrás

Vi um Fox deste andando em Las Vegas em maio. Parecia em boas condições…

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

Lembro-me bem dessa época, em que meu pai trabaçhava na Volkswagen, e chegou inclusive a viajar com o time de desenvolvimento de São Bernardo do Campo até o deserto de Atacama, no Chile, para testar os carros antes de embarcarem para os EUA.

E existem alguns rodando pelo Brasil, e em bom estado.

Abraços

Helton Fernandes
Helton Fernandes
13 anos atrás

Esse carro foi destruído às dúzias no 1o filme do Batman, do Tim Burton, aquele com a Mulher Gato.

Devem ter comprado por quilo, como sucata, pra explodir no filme.

jackie chan
jackie chan
13 anos atrás

Injeção esquisita essa… pelo menos para os nossos padrões, que ficamos por muito tempo no carbura, tendo pulado as primeiras gerações de injeções.
Eu tenho um Gol 1.8 quadrado até hoje, é divertido dirigir, pela leveza e torque que não se encontra mais em carros de entrada de hoje..

Sergio Monteiro
Sergio Monteiro
13 anos atrás

Alguem deveria organizar uma grande – aliás, uma enorme – celebração para a Volkswagen Brasil, a única montadora nacional que manteve um escritório de design*. A Brasília, o SP 2, a família Gol (+ Patati e Voyage), todos estes foram desenhados e produzidos aqui. Parabéns para os Hunos!

*Não conto a Ford, porque o Corcel II (e Del Rey) era um projeto requentado do Corcel I, baseado no Renault 12 francês, herdado pela montadora quando absorveu a Willis.

Ghallo
Ghallo
13 anos atrás

Sò 4 marchas?
Este modelo aqui, ja tinha 5, ou não?

Edvaldo Henrique
Edvaldo Henrique
13 anos atrás

Esse carro foi meu sonho de consumo por muito tempo e confesso que olhos brilharam agora ao ver um exemplar ainda tão bem conservado.

Fabio, mudando de assunto, dá uma olhada nesse vídeo. Lembrei de você na hora! Não pelo vídeo, mas pelo carro.

http://vimeo.com/14852606

Abraço
Edvaldo Henrique

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
13 anos atrás

Em Sumaré-SP tinha um cara que tinha um, mas era usado no dia-a-dia.
Hoje, se já não foi para a sucata, deve ter virado Voyage.

Paulo Lopes
Paulo Lopes
13 anos atrás

Tem um aqui em joinville SC no Senai quando eu estudava lá em 98 ele era usado para a turma de mecânica era lindo segundo os professores tinha mais de 200 itens a mais que o nacional, me lembro do detalhe do estepe que o amigo disse acima, era bem fininho mesmo…

Marco Túlio
Marco Túlio
13 anos atrás

Segundo o próprio dono a história é a seguinte:

“Um senhor na Califórnia comprou o Fox zerinho em 1989 e logo em seguida sofreu um problema de visão. Ele deixou o carro guardado durante todos estes anos, levando apenas para fazer as inspeções anuais. Finalmente ele doou o veículo para um leilão de caridade, onde eu o adquiri”.

André Grigorevski
13 anos atrás

Uau…

Esse aí é o básico do básico. Curioso ter câmbio de 4 marchas e não ter retrovisor do lado direito. Achei que todas as unidades exportadas fossem com 5 marchas retrovisores em ambos os lados.

Outra coisa interessante foi ver o radiador maior, o mesmo usado no Passat Iraque e, salvo engano, no Gol GTi. Não entendo muito de Voyage, mas creio que aqui no Brasil eles viessem com aquele radiador mais fino que saia nas versões comuns do Gol.

E, por fim, notei que a porta possui uma borracha de vedação na parte superior. A VW equipou o Passat com essa borracha até 75 ou 76 e depois deixou de usá-la, sabe-se lá por qual motivo.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  André Grigorevski
13 anos atrás

Isso só corrobora com uma coisa: Sempre nos venderam merdas inferiores. Se o Básico ja tinha tudo, imagina o X-TUDO do FOX vendido lá?

alexandreperlini
alexandreperlini
13 anos atrás

Quase 9000 dorales? sai fora, num voyage quatro marchas ainda, da para comprar coisa bem melhor lá mesmo.

Filipe W
Filipe W
13 anos atrás

Será que ele só foi feito em Taubaté mesmo ?

me lembro de ter visitado a VW de São Bernardo e me lembro de ver vários Fox por lá.

Sinceramente não me lembro bem , pois estava babando na linha de montagem do Pasat Pointer. hehehe

Bianchini
Bianchini
13 anos atrás

Mas é claro que o carro tem quilometragem baixa: o cidadão deve ter ganhado o carro de presente por entrar na faculdade, aí chegou lá, viu que NENHUMA garota olhava para ele dentro desse meio de transporte, que até os caras com os “american iron” para lá de enferrujados tinham mais moral que ele, ele escondeu o “carro” na garagem e só retirou agora, que o pessoal esqueceu da existência dessa trapizonga. Periga ser comprado por algum militante da Al Qaeda para ter um final digno.

Italo
Italo
Reply to  Bianchini
13 anos atrás

Boa! :-)

Esse Fox/Voyage é mesmo o Corolla brasileiro, ô coisinha sem atrativos.

Jorge Diehl
Jorge Diehl
Reply to  Bianchini
13 anos atrás

Acertasses na mosca! O carro era tão ruim para os padrões americanos que, de vergonha, o dono deixou na garagem escondido hehe…

Carlos Tavares
Carlos Tavares
13 anos atrás

O Voyage da primeira geração chegou a ter 4 portas, mas não vingou.

Depois do primeiro “facelift”, não havia mais Voyage 4 portas, o luxo ficou restrito aos Fox.

Só no segundo “facelift” o Voyage pôde usufruir do benefício do irmão yankee.

valmir chicarolli
valmir chicarolli
13 anos atrás

O Fox Yankee foi exportado de 87 a 93 sendo algumas empobrecidas e vendidas aos brasileiros (funcionários). Dentre algumas coisas, trocaram a injeção Bosch pelo carburador!

Tem um cara no fórum FNVA que adaptou a frente do fox num GTS: http://www.fnva.com.br/viewtopic.php?f=58&t=18985

Eric
Eric
Reply to  valmir chicarolli
13 anos atrás

O meu era um desses.

Edison Guerra
Edison Guerra
13 anos atrás

O carrinho teve algum sucesso na America do Norte,afinal foram exportados cerca de 100.000 unidades,inclusive da Parati.Ele aparece muito em filmes rodados na terra do Tio Sam.Tem um site postado aqui há séculos ,em que é possível vê-lo.Uma curiosidade:meu filho sonhava em ter uma Parati,mas nunca conseguimos comprá-la nos anos 90,por seu valor e seguro acima do que podíamos.Em 1994 ele emigrou para o Canadá e disse que lá compraria uma,mas desistiu,pois o estado dos carros eram deploráveis,devido a pouca resistência à corrosão,causada pelo sal despejado nas rua e estradas no inverno para evitar a formação de gelo.
Ah,ia esquecendo do site dos filmes : http://www.imcdb.org

Paulo Torres Garcia
Paulo Torres Garcia
13 anos atrás

No primeiro filme Batman, do Tin Burton, tinha uma penca destea “voyages”. E salvo engano, no segundo também.
Foi um grande carro, o Voyage. Até hoje me arrependo amargamente de ter passado a diante os dois que tive….

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Fotografei, em 2006, um Fox destes vermelho, de 4 portas, parecia mais completo com os parachoques na cor, lindão, novinho em Calgary, AB, no Canadá. Lindo, deu saudades de São Bernardo.

Andre Decourt
13 anos atrás

Esse aí é o basicão, o completo era 4 portas e tinha molduras entre a placa e lanternas dentre outros detalhes.

EduardoRS
EduardoRS
13 anos atrás

Eu vi um igualzinho rodando na periferia de Montreal, em pleno inverno. Carrinho valente!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
13 anos atrás

que me lembre estes voyages mesmo depois de serem “extintos” no Brasil no meio do anos 90 continuaram a serem exportados para os EUA por um tempo.
Eram vendidos para empresas.

Emerson
Emerson
13 anos atrás

Era injetado e se não estou enganado é 4 bicos… Deve andar pra cR$%&#

iRineu
Reply to  Emerson
13 anos atrás

Não anda. Não anda nada, na verdade. Esse carro foi equipado com injeção para atender a requisitos de emissão de poluentes bem mais severos que os do Brasil à época.

Helio "Chico Bento" Jr
Helio "Chico Bento" Jr
13 anos atrás

E para quem nao gosta deles, pode se divertir assistindo vários deles sendo destruidos em Gotham City no filme Batman-Returns, de 1992.

Helio "Chico Bento" Jr
Helio "Chico Bento" Jr
Reply to  Helio "Chico Bento" Jr
13 anos atrás

Aqui vai o link de uma das cenas do filme. O carro parece ser o modelo preferido dos habitantes de Gotham.
Será que havia um Bat-Fox?

http://imcdb.org/images/013/599.jpg
http://img689.imageshack.us/img689/5354/batman2fox6.jpg

Helio "Chico Bento" Jr
Helio "Chico Bento" Jr
13 anos atrás

E para complementar as informaçoes, os funcionarios da VW tinham a prerrogativa de adquiri-los aqui no Brasil. Por isso alguns rodam por ai…..
Fox e Fox Station Wagon.
Reza a lenda que tinham mais de 50 alteraçoes sobre o modelo brasileiro para poderem ser homologados nos EUA.

Eric
Eric
Reply to  Helio "Chico Bento" Jr
13 anos atrás

Mais de 600 alterações.

Helio "Chico Bento" Jr
Helio "Chico Bento" Jr
13 anos atrás

Olha o do mercado livre aqui.

Vi esse carro no sambodromo e a exceto pelas rodas, é muito original. Acho que te atende na matéria
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-153791244-voyage-gl-18-modelo-fox-exportaco-usa-_JM

Eric
Eric
Reply to  Helio "Chico Bento" Jr
13 anos atrás

Esse carro é lindo…mas não é original…foi colocado o kit nele.

Porém até os farois são originais, com lente de policarbonato.
Essas rodas são do Passat alemão da época mesmo, próximo de 1991.

eduardo
13 anos atrás

esse carro era da protagonista do filme o chamado 2

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
Reply to  eduardo
13 anos atrás

Eduardo, também lembrei do filme na hora mas, aquele era um VW Vento mexicano, o Golf sedã, que aqui se chama Bora, conhecida por nós na geração posterior.

Lemo
Lemo
13 anos atrás

e tem ABS

Chico
Chico
13 anos atrás

Flavio, a UFSC tem uma Parati FOX, em pleno uso…

vitão
vitão
Reply to  Chico
13 anos atrás

a parati não foi exportada não. deve ser algum cabrito.

vitão
vitão
Reply to  Chico
13 anos atrás

epa, erro meu, teve sim, mas a carreira dela nos EUA foi mais curta que coice de porco.