NA PAREDE

SÃO PAULO (lá tinha) – Enquanto tentamos descobrir o que acontece no vigoroso automobilismo paraense do vice-presidente da CBA preso em Belém, tentemos descobrir também o que aconteceu nesta corrida em Fortaleza em 1964. A flâmula foi encontrada pelo blogueiro Dennis O. numa feirinha de antiguidades.

E onde seria o Pici? Que pista era essa? Quem correu? Com quais carros? Cearenses, manifestem-se!

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edson Vale
Edson Vale
13 anos atrás

Então, senhores, gostei muito dos comentários sobre a base Americana no PICI. Nasci no bairro pan americano, joguei muita bola e soltei pipas naquela base em 74 a 80 e nunca vi uma pista de corrida, agora, aquela base não tinha fim, hoje lembro de vária quadras polivalente, onde aos domingos eu e minha negrada, jogava basquete. Gostaria de uma informação dos senhores, a respeito dos americanos quando foram embora: será que não deixaram bombas, balas, jipes e outros, enterrados naquele local ?
Deixem de baitolagem e espero uma resposta verdadeira.
Um abraço a todos. Do Vale

Aldemir Gouveia
Aldemir Gouveia
13 anos atrás

o nome pici vem de posto de comando, assim como baitola vem de bitola ( um engenheiro ingles meio aviadado estava construindo a ferrovia que ligava Fortaleza a Sobral chamava sempre a atenção dos operarios para a bitola dos trilhos,nasceu ai o termo baitola, que só cearense chama os viadinhos.) em tempo Quevedo Filho corre conosco no cearense de Marcas e seu pai Dr. João Quevedo( 2º colocado nesta corrida) semore nos prestigia

Paulo
Paulo
Reply to  Aldemir Gouveia
13 anos atrás

Como diria o Padre Quevedo: É MENTIRA !

Ron
Ron
13 anos atrás

Moro perto do Campus do Pici da UFC (Univ. Federal do Ceará), sabia da base aérea, mas de corridas por ali nunca soube, até porque meus pais chegaram aqui em Fortaleza por volta de 1972 e não devem ter ouvido ou visto algo a esse respeito.
Agora que, como fã de automobilismo e aluno da UFC, não há como não pensar em fazer do Campus um circuito de corrida. Sempre penso nisso. HEHE

heraclito
heraclito
13 anos atrás

Legal, eu moro em Pacajus e só sabia que o pici era a casa da carniça, digo fortaleza, viva o ceará, os 100 anos do corinthians e a portuguesinha (essa só em homenagem ao dono do blog). um abraço

tsc
tsc
13 anos atrás

as corridas do pici são famosas de quem eram do ramo!Em algumas delas corria uma mulher de jipe! que so chegava em ultimo! eh claro!

Davi Cirino
Davi Cirino
13 anos atrás

No link abaixo(apos o inicio, que trata da pista feita para o simulador) tem um pouco da historia da construcao do autodromo virgilio tavora. Em um trecho mensionam sobre a pista do PICi.

http://www.ligavpg.com/forum_vpg/index.php?topic=2545.0

Alguem da turma antiga se arrisca tentar desenhar o tracado? Nao faco a minima ideia de como era essa pista.

Abracos

Roberio Lessa
13 anos atrás

Olá, Flávio e todos os leitores do Blog. Sou Jornalista e edito um site sobre automobilismo e carros (www.carrosecorridas.com.br). Sobre o PICI, que de fato vem da antiga base militar (Post Comand) sediou várias provas nos anos de 1960 quando os integrantes do Automóvel Clube do Ceará, que ante organizavam corridas contra o relógio nas avenidas Beira-Mar e Abolição decidiram levar os DKW, Dolfini e Sinca para o que é hoje o Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará- UFC, o espaço ideal para que as corridas fossem realizadas com maior segurança que na Beira-Mar. Assim foi criada a Federação Cearense de Automobilismo- FCA que passou a organizar provas no local. As corridas no Pici atraiam não só pilotos, mas também um grande público.O Pici deixou de ser viável para a prática de corridas por conta da segurança, embora se pensasse em fazer no local um autódromo mais seguro para pilotos e público. Aí surgiu a opção do Eusébio, que teve a pista inaugurada em janeiro de 1969.
Abraços!

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
13 anos atrás

O Pici é onde fica o Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC). Não é de se estranhar que nas pistas de lá tenham havido corridas a 40 anos atrás, porque o lugar é gigantesco.

Mas corrida em Fortaleza, não mais. Só no Eusébio, Região Metropolitana.

Não sabia que Pici vinha de Post Command.

João Carlos Viana
13 anos atrás

Apenas por curiosidade. A base, hoje bairro do Pici, se chama assim, porque os americanos, durante a 2º Guerra, chamavam o Posto de Comando apenas como PC. Ou “Pici”, em inglês…

Giovenardi
Giovenardi
13 anos atrás

Vamos lá .. O Pici é um bairro de Fortaleza. abriga o Campus do Pici, pertencente a Universidade Federal do Ceará.

O nome Pici vem do nome do centenário Sítio do Pici[1] às margens do Riacho Cachoeirinha, que foi propriedade do pai da escritora Raquel de Queiroz.
Em 1941 a paisagem do bairro sofreu uma grande alteração, pois começaram as obras de construção da pista de pouso da Base Americana em Fortaleza[2] ou Base do Pici, que ficaria concluída em março de 1942.
A pista de pouso do Pici foi utilizada até o ano de 1944
Da época da Base Áerea Ameicana ainda existem algumas contruções e galpões que são usadas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará-Cagece e a UFC.

http://igordutra.com/blog/2009/03/25/pici-e-cocorote-as-bases-americanas-no-ceara/
http://tvverdesmares.com.br/cetv2aedicao/meu-bairro-na-tv-pici/
http://tvverdesmares.com.br/cetv1aedicao/cetv-conhece-o-bairro-pici/
http://leonardofsampaio.blogspot.com/2007/12/histria-do-pici.html

Giovenardi
Giovenardi
Reply to  Giovenardi
13 anos atrás

FG .. aqui tem vários resultados de corridas pelo Brasil ..
http://brazilexporters.com/blog/index.php?blog=7&s=simca&sentence=AND&submit=Search

Abraão Maciel
Abraão Maciel
13 anos atrás

Sou de Fortaleza e nunca ouvi falar num circuito no bairro do Pici. O bairro, que muitos acreditam ter nome de origem indígena, foi assim batizado por causa da pronúncia de PC (Post Command) em inglês. Não dá pra saber em que local ficava este circuito, mas suspeito que tenha sido em algum ponto de onde hoje é o campus da UFC.

Hoje é a casa do Fortaleza Esporte Clube, maior rival do meu time.

marcão
marcão
13 anos atrás

É, e o vice da CBA vai ver o sol nascer quadrado!
Que absurdo. Cada um cada um, e o vice nessas horas deixa de ser vice. Assim do nada, no minuto anterior era vice nesse minuto não é mais…
Sr presidente da CBA, e agora?
O que pode acontecer no minuto seguinte?
Policia federal nos caras, gente!

Tatiana de Queiroz
Tatiana de Queiroz
13 anos atrás

Como já dito antes, Pici era uma base aérea que foi inaugurada em 1942 e foi utilizada para a realização de algumas corridas. Até que em 69 foi inaugurado o autódromo Virgílio Távora. Quem venceu a de inauguração corrida foi Lulu Geladeira com um Puma VW.

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
13 anos atrás

Flavio:

Na Quatro Rodas de Março/1964 – Pag 8 – tem uma nota e uma foto da chegada dessa corrida.

Segundo o texto, foi uma prova regional, da qual participaram 8 carros. O resultado informado foi:

1 – Miguel Fernandes – DKW-Vemag
2 – João Quevedo – Simca
3 – Humberto Brasil – Karmann-Ghia

O número do carro vencedor era #13.

Um abraço.

Ricardo Cunha

Marlo Gomes
Marlo Gomes
13 anos atrás

Na realidade, o Pici (dizem que vem de Posto de Comando em inglês) não é um autódromo e sim uma base aérea da segunda guerra mundial usada pelos americanos por causa da posição estratégica do Ceará em relação a Europa. Não era autódromo mas por muitos anos a pista foi usada para competições em geral. Lamento, mas não sei dizer os detalhes desta ou de outras corridas lá realizadas.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Quero uma dessas!

alexandreperlini
alexandreperlini
13 anos atrás

O Nordeste do Brasil considerando as distancias dos grandes centros, sempre teve bons campeonatos e pilotos, teve até construtor de carros de corrida nos anos oitenta e noventa, que fabricou os chassis dos espron, com apoio do Piquet.