O VERDADEIRO CANDANGO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 27 de setembro de 2010 - 13:15DKW & cia.

O VERDADEIRO CANDANGO

SÃO PAULO (de volta à labuta) - Essa foto merece ser dividida com vocês. O e-mail foi enviado pelo brother Zelesco, o maior especialista em Candangos do Brasil.

Amigos,
Vejam em anexo que bela imagem saiu publicada na edição de “Carta Capital” que está nas bancas. Numa reportagem sobre José Hamilton Ribeiro (um dos maiores repórteres do Brasil, nota do blogueiro), aparece esta foto dele conversando com JK perto de um Jipe DKW! Alguém sabe algo mais sobre a caravana de jipes que a Vemag enviou para Brasília? Pela foto, parece que a Vemag cedeu o jipe para a “Folha de S.Paulo”. Sei que houve tambem uma caravana chamada “Coluna Norte” muito bem registrada pelo Jean Mazon…

Ou para as “Folhas”, como era conhecido o jornal nos anos 60, porque havia mais de uma… Para quem não sabe, o Jipe DKW-Vemag foi lançado em 1958 com esse nome mesmo, mas a Willys entrou com uma ação na Justiça reivindicando a marca “Jeep”. Por isso o carro foi rebatizado como Candango, numa homenagem aos trabalhadores que construíram a nova capital.

17 comentários

  1. Daniel disse:

    Pelo que eu conheço, foram os trabalhadores que construiram brasília que ficaram conhecidos por candangos devido ao uso do jipe candango, e não o contrário.

  2. Diego AM disse:

    ok,, ok,,, valeu…

  3. Diego AM disse:

    O Candango la de casa tem seu nome numa plaquinha de metal escrito “Candango II”, nao sei pq é dois ja q é igual ao da foto, só tem uns para choques mais robustos… Diz q o nome é candango pq veio para o Brasil para ajudar na cosntruçao de Brasilia, e os peoes q trabalhavao la eram chamados de candango. O jipe de pai é de 1960 e ele esta na familia, na mao de meu pai desde 1966, junto com um dodge q ta fazendo seus 41 anos tambem e um golzim 1999 GIII q meu pai acho q é reliquia tb, tb tem um liquidificador antigaço e um ferro de passar roupa de brasa tb… vai entender neh!!!! hehehe. abraços.

  4. Diego AM disse:

    EU TENHO UM!!!!!!!! Mentira.. meu pai tem um!!!!! Mas participo ativamente da reforma dele ja que o ultimo motor eu bati,, fui lavar o jipim e a agua entro nas frestas do capu e como estava sem o filtro foi direto pra borboleta.. ai insisti na igniçao e pufffti,, entortei as bielas e tals… Ai tem um cara q eu acho q é la do Para,, mandamos o nosso motor e ele mandou outro,, foi uma fortunazinha,, mas ouvir o barulho de novo, com a fumaça e o jipinho fazendo 50 por hora com o barulho de uma locomotiva inteira nao tem preço!!!!! Mandarei fotos pro Flavio Gomes assim q tiver pintadinho e filé todo pronto… Por fim… Abraços moçada.. E EXISTE.. ESSE CARRO EXISTE SIMM!!!!! Muito bom ver essa repostagem… Abraços e inté!!!!

  5. rubem rodriguez gonzalez disse:

    Tomara que ao menos esse a Folha não tenha “emprestado” para os meigos e doces toruradores e assassinos da ditabranda(sic) fazerem seu trabalho imundo, seria uma covardia muito grande com a memória do país.
    A FSP pode ser orgulhar de fazer hoje o melhor produto já visto para embrulhar peixe podre, forrar o chão de lotadas e ainda é insubistituível para aparador de fezes e urina de gato, cachorros e outros animais domésticos. Embora alguns animais domésticos mais inteligentes tenham apresentado sintomas claro de intolerância e alergia a esse subproduto da imprensa.

  6. fred disse:

    José Hamilton Ribeiro é autor de um dos melhores textos do jornalismo brasileiro, publicado nos 20 ou 30 anos da Revista 4 Rodas, um texto sobre a inauguração de Brasília. Não lembro de ter lido em nosso jornalismo algo tão comovente.
    Que fique o registro e a homenagem de um admirador. Fred.

  7. Edilson Vieira disse:

    O Zé Hamilton na maior pose hein? Candango era um nome perfeito para o Munga brasileiro. Já vo um deles numa trlha e garanto qeu não fazem feio. Ah, bons tempos aqueles qeu as fábricas faziam ” expedições” para levar jornalistas a conhecerem melhor os seus produtos. Hoje tanto as fábricas como os viciadinhos das redações só querem saber de lançameto em Hotel 50 estrelas.

  8. Breno Peixotoibeiro disse:

    Sem dúvida, José Hamilton Ribeiro é o jornalista brasileiro mais reconhecido e respeitado no exterior. Sou fã do seu texto simples e didático.

  9. ALEX B. disse:

    Será que esse Jipe da foto ainda existe???

  10. Durvaldisko disse:

    Claro! Chamava-se 5a. coluna e era organizada e dirigida pela Folha.. Fiel hoje ,como sempre,às suas tradições.

  11. Paulo F. disse:

    Deveria ter mantido o nome alemão MUNGA.

  12. Fabio Amparo disse:

    Belíssimo registro.

    Grande abraço

  13. chico camargo disse:

    Caro Flávio, Quanta Saudade!!! meu primeiro carro foi um Candango.

    Inesquecível. Comprei em 1970. Reformei todinho, era verde petróleo. mandei fazer uma capota especial na Pissoletro (lembra?). Me diverti muito com meu candago. Um tio meu de Barretos apelidou o carro de Apolo XIII.

    Que saudade do som daquele motor e do cheirinho da gasolina misturada com óleo.

    Que pena, em 1974 vendi o Candango. Ah se eu achasse um…

    Que pena que eu vendi em 1974. Ah se eu achasse um Candango para comprar…

  14. William disse:

    A credibilidade da falha de sao paulo deve ter ficado lá em 1960 tb. ahahahahahahah

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>