“ORDEM” E “ESTRATÉGIA” | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 9 de setembro de 2010 - 18:25F-1

“ORDEM” E “ESTRATÉGIA”

SÃO PAULO (escolha uma) – É uma boa peça de leitura o relatório de Lars Osterlind, designado pela FIA para investigar o espisódio de Hockenheim. Ele sugeriu ao Conselho Mundial que Alonso perdesse 5s de seu tempo final de prova e a Ferrari, os 43 pontos obtidos no GP da Alemanha.

Mas a Ferrari não é boba. A FIA explicou hoje por que não puniu o time além dos 100 mil dinheiros.

(Aqui, vale uma observação aos que acham que não houve pena alguma. Houve esta multa. Pode-se achar leve, inócua, o que for. Mas é uma punição. O regulamento, quando trata de ordens de equipe, não especifica penas. O artigo 39.1 do Regulamento Esportivo diz apenas que “ordens de equipe que interfiram no resultado da corrida são proibidas”. Mais vago que isso, impossível.)

A explicação da FIA veio da defesa da equipe: “Do ponto de vista da Ferrari, há uma distinção clara entre ‘ordens de equipe’, por um lado, e ‘estratégias e táticas de equipe’, por outro. A comunicação da disputa deve ser considerada como estratégia e tática de equipe”.

Ou seja: a Ferrari “tucanou” as ordens de equipe e transformou as mensagens de rádio em “estratégias”. E como o regulamento não proíbe “estratégias” ou “táticas”, ponto final.

Dá para contestar o time? Pior é que não. Por isso que está na hora, mesmo, de riscar esse artigo besta do livro de regras. É lei que nasceu morta.

45 comentários

  1. Nelson Correa disse:

    Discordo caro blogueiro. A Ferrari roubou indecentemente o nosso Massinha, e depois veio com essa história que não é bem assim, todos fazem isso, portanto, ela PeTezou mais que Tucanou. ;-)
    Abraços verdes,

  2. Edu disse:

    Tucanou, lulou, e petezou… tudo ao mesmo tempo! No final ninguem sabe de nada e todos dobram as regras… E não me venham com chorumelas!

  3. borges disse:

    acho que a FIA mais lulou que tucanou…..

  4. Carlos disse:

    Quanto ao Sergio Mauricio, também gosto dele mas, quanto ao Lito Cavalcanti não. É outro metido a grande entendido ufanista e hipócrita.

  5. petrafan disse:

    acho que a equipe vermelha “petezou” o assunto.

    está tratando as ordens de equipe como se fossem “diretivas não contabilizadas”.

    até a multa foi pequena, bem ao estilo vermelho.

  6. Marcelo disse:

    “Tucanou” é ótimo … huahuahuahua … só faltava eles dizerem que o PT estava envolvido na ultrapasssagem do Alonso … kkkkkk … patéticos esses bicudos.

  7. mario aquino disse:

    Gostei do Tucanou.

  8. Luiz Colmenero disse:

    Gostei do Sérgio Maurício hoje sobre o caso! “Foi meia calabresa e meia peperoni!”

    Gosto muito da dupla Sérgio Maurício e Lito, uma pena a Globo não usar essa dupla!

  9. Paulino disse:

    “Tucanou”??? Ganhei meu dia…

  10. Tatiana de Queiroz disse:

    Acho a regra é uma bobagem que foi mal escrita, mas se ela existe não é pra “lular”.

  11. Ron disse:

    Li uns comentários de alguns que chamam de “brasileirinhos” os que estão revoltados com toda a situação, achando que tudo isso é só por causa do Massa ser brasileiro.
    Que me desculpem, mas fosse o Massa um inglês essa revolta “mudava” para a Inglaterra, fosse francês para a França etc. Não é preciso ter a nacionalidade do piloto para perceber a falcatrua, ainda mais do jeito escancarado que foi mostrado e com a cara de pau da FIA em negar a estória contra a avaliação do investigador que ela própria designou.
    Acho que vou dormir até mais tarde nesse fim de semana. Meu tesão pela F1, como diria o Tiririca, morreeeeeeu!

    • Carlos disse:

      Ron, vc está equivocado. O que vc mencionou JA aconteceu incontáveis vezes e as imprensas locais apenas noticiaram os fatos sem criar a menor polêmica. Como já disse antes, e a maioria parece não entender, é que “jogo de equipe” faz parte deste esporte desde que ele existe e a Fia apenas ratificou o conceito. Como bem disse o Gomes “cada um faz como quer e arca com o onus da decisão”, apenas perante o público, porque internamente é plenamente aceitável e normal. Acredite

    • Ron disse:

      Concordo com você que lá dentro seja tudo visto com a maior normalidade, mas aqui fora, para quem torce de verdade, dá uma sensação tão ruim: é a mesma coisa da politicagem.
      Mas mesmo sendo normal lá dentro, há uma propaganda enganosa com quem assiste pela tv e pior ainda com quem assiste in loco (pagando por isso). Isso sim é sacanagem, pelo menos para mim.

  12. Carlos disse:

    Que peninha…todos os brasukinhas estão de biquinho…”não assisto mais corridas de f1″. Quer saber ? A f1 é que não precisa desse tipo de torcedor hipócrita, desinformado e tolinho. Além do mais os numeros de audiência comprovaram imediatamente após o fato que a audiencia continua firme e forte e a imensa maioria dos diretos interessados (pilotos, equipes, dirigentes e patrocinadores) apóiam francamente o direito das equipes de fazerem “o jogo de equipe” assim como a inutilidade da regra que tentou proibir tal pratica.
    Cansei desse assunto. “É muita fumaça pra pouco fogo” e tenho certeza que se os protagonistas fossem invertidos esse bando de hipócritas estaria aplaudindo a sabia decisão da FIA.

  13. cleiton disse:

    E aí? torcer pela equipe ou pelo piloto?
    Massa e barrica já caíram em descrédito por suas declarações, não pelos milhões de “dinheiros” que ganham.
    Será que ano que vem já vão poder dizer que são machos e declarar: Deixei passar porque a equipe quis!?.

    O piloto, para nós humildes telespectadores, é aquilo que ele diz para a mídia e vice-versa, porque da sua vida diária só a mulher e a família sabem.

  14. Orlando Salomone disse:

    O resultado de tudo isso é a perda de interesse pelo “esporte”.

  15. Almir disse:

    Boa noite a todos, acho que depois da decisão da FIA é sem discussão, é uma questão de princípios e no que cada um acredita, não perderei mais manhãs e madrugadas de sabádo e domingo e visitas à sites para me informar mais sobre os bastidores da F1.

    Mesmo depois de Senna não tinha perdido o interesse como muitos amigos, e depois com o Dick Vigarista do Shumacher que só fez o que fez porque além do jogo de equipe tinha um carro com inovações e acertos do companheiro de equipe, ele é bom piloto sim, mas não sabe acertar um carro , taí dizendo em peso da idade……. mas agora é o FIM, Tchau a todos.

  16. JBCarneiro disse:

    Ridiculo o Jarno Truli comparar corridas de carros com futebol. Corrida vence o melhor e mais rápido piloto, o que fizer mais pontos. O futebol é uma equipe de jogadores passando a bola de um para outro com o objetivo de fezê-la “entrar” no gol o maior numero de vezes possível. Todos tem a mesma missão.
    Os pilotos não ficam passando o carro de um para outro, ficam?!!!… Cada um tem o seu para superar o outro e vencer a todos… Ou pelo menos deveria ser assim. Nem tem como comparar.

    Corridas é um esporte individual como tênis, golfe, boxe, judô, natação, salto, e principalmente, todas as modalidades de corrida atlética. Vence o que tiver o melhor desempenho, o que fizer mais pontos, e fim.

    Um carro e um piloto por equipe resolve tudo e fica fantástica a disputa…

    “Gracia contou que também falou com Alonso sobre o caso de ordem de equipe, mas afirmou que o espanhol não tinha conhecimento sobre o assunto.

    - Tive a oportunidade de falar com Fernando e ele não sabia nada de nada – comentou.”

    Como em Cingapura 2008. O Alonso não sabia de nada, não tinha a menor idéia do que ia ser feito. Apenas ganhou a corrida inocentemente, coitadinho!

    Ou seria o grande e honestíssimo ESPANHOL bom moço?!!!

    Preconceito é crime, mas ITALIANO MAFIOSO e ESPANHOL CIGANO é bicho feio, hein?!!!!

    Domenicali está outra vez falando que a Ferrari pode sair da F1 e ir correr em grandes campeonatos Norte Americanos.

    Tem que ter cuidado por que lá eles prendem mafiosos.

    Se sair vai tarde. A Ferrari já cansou. É a maior encrenqueira da F1. Na minha opinião pode ão fará falta alguma. A F1 ficará muito melhor sem ela.

    Tem mais. Na Alemanha mandavam o Fernandito acelerar e o Felipito economizar motor…

    Ou então vamos fazer o jogo da Ferrari. A partir de agora todo mundo passa a torcer pelas equipes. Sem essa de piloto. Que acabe essa porcaria de campeonato de pilotos. O que importa é a equipe.

    Então vou trocer para 11 delas e a vermelha eu quero que exploda, peque fogo e de vexame…

  17. Gilson disse:

    Achei a maior sacanagem a parte que fala que no final a equipe recomendou a ambos os pilotos que reduzisem as rotações do motor…. o massa reduziu, mas o alonso não! E ninguem avisou pro massa que o espanhol estava de pé embaixo!!!

  18. Zacca disse:

    A lei nasceu morta… MAS E OS 100.000 ???

  19. raul disse:

    Não poderíamos esperar outra coisa….Agora deveriam, pelo menos, por dignidade, INSTITUCIONALIZAR o jogo de equipe e fazê-lo abertamente. A hiprocrisia é que é execrável!

  20. raul disse:

    Não poderíamos esperar outra coisa….Agora deveriam, pelo menos, por dignidade, INSTITUCIONALIZAR

  21. PAULO MOREIRA disse:

    Rídículo é o Massa aceitar e fazer biquinho!!!!!!!!!!!!!!!

  22. GP disse:

    A questão é que pelo que foi divulgado mandaram o Alonso acelerar e o Massa economizar motor…sem o Massa saber…eheh
    Ele é segundo piloto e não sabe…

  23. Ronald Wolff disse:

    Não deu, nem dará em nada, como a estória da quebra do sigilo da filha do Serra…..

  24. Luiz Dranger disse:

    Flávio,
    Sabemos que a F1 é um esporte milionário. O automobilismo romântico já era, não existe mais. Toda essa polêmica é uma tremenda besteira, mas sempre foi assim e bater nessa tecla é inócuo. Lembro-me de uma história antiga da F1 (acho que tenho o filme em VHS) que o Fangio trocou de carro para ser campeão mundial. As equipes investem milhões nisso, tem uma administração e todo o direito de fazer o que quiserem, exatamente como voce disse no post anterior. Eu, caso fosse quem tomaria as decisões faria o mesmo. Se o Massa fosse finlandês, ou de qualquer outra nacionalidade, não haveriam comentários aqui no Brasil nem a polêmica toda. O Galvão, em parte responsável pela essa revolta total foi meu colega de classe no ginásio e gosto dele, um ótimo profissional que segue ordens do seu empregador. Para quem conhece mídias, o mercado publicitário, os valores envolvidos sabe o que isso significa. O automobilismo antigo,a Classic Cup, que vocês heróis resgatam é uma dádiva para nós amantes daquela época. O Brasil caiu for da Copa e o Massa não pode reclamar de nada, já que ganha milhões de dolares por ano e faz o que gosta. Quer algo pio que isso ?
    Abração
    Luiz Dranger

  25. MarceloPOA disse:

    Eu só não entendi uma coisa disso tudo. Se não se pode punir a Ferrari por falta de provas, por que mantiveram a multa de 100 mil dólares??? Houve uma “meia-culpa”?? Realmente esta parte eu não entendi. Deveria a FIA ter também retirado a multa dada pelos comissários. Por favor Flávio, terias uma explicação??

  26. fagner andre disse:

    “Alonso aumentou o regime de trabalho de seu motor sem que o Sr. Felipe Massa fosse informado. O espanhol se aproveitou de uma clara vantagem de desempenho sobre o brasileiro nos momentos que precederam a ultrapassagem consentida”, diz o comunicado da FIA.
    e eu achava que ja sabia de tudo…
    fagner andre

  27. Sergio disse:

    Bacana é que a Ferrari pediu aos 2 pilotos que baixassem o regime de rotação dos motores. Felipe seguiu o pedido, Don Chorone não. E depois ficou reclamando no rádio…Sou mais rápido que o Felipe…Claro que com os recursos de telemetria disponíveis, a Ferrari não sacou que Don Chorone estava dando uma de esperto. Lamentável….

  28. Fehadura disse:

    Eu ja considerava esse assunto encerrado, mas agora divulgaram que a Ferrari mandou o Alonso subir os giros do motor sem que o Massa soubesse, por isso o espanhol estava mais rápido aquela hora…aí já é sacanagem demais pro meu gosto…pra mim isso muda tudo, porque eu pensava que o Alonso realmente estava mais rápido…agora sinto que a Ferrari quis enganar a nós, os espectadores!!

  29. alexandreperlini disse:

    Eu penso assim, F1 agora para mim é um circo mesmo, tudo pode acontecer, a qualquer momento, e eu só acho graça, só isso mesmo, até acidentes, se todo mundo leva-se menos a sério esse evento que nem competição é mais, seria melhor, é só um show, com muitos interesses, nada de competição, eu assisto para ver as merdas mesmo, porque competição existe muitas por aí bem melhor, até em campeonato de kart.

  30. amigo flávio,sou seu admirador desde a espn,acho você muito competente e entendido na matéria,pena que tenha aquele mala do canalha joão do teu lado,mas enfim nada é perfeito,qto ao fato em causa,devo dizer a você e demais internautas que a choradeira é sempre na base da patriotada,se fosse um mané qualquer doutro paíz ninguem comentava por estes brasis afora,o shumaker também deu uma votória pro rubinho e ninguém falou nisso só qdo foi o inverso,emfim são assuntos pra encher a linguiça dos profissionais do ramo,o fia está certa a ferrari está certa e o resto …bem …o resto é…resto; um abraço

  31. Jackson disse:

    Gomes tem razão. Isto é lei que nasceu morta, é falso moralismo como aquele que nós brasileiros conhecemos tão bem..

    1) Qual o Objetivo de jogo de equipe ?
    Favorecer um piloto na disputa do campeonato de pilotos.
    2) Qual a punição que coibiria esta ação ?
    Punir o piloto favorecido com a perda dos pontos da prova.

    A equipe só teria a perder, porque poderia comprometer o campeonato de equipes. Então iria ter q ser muito mais discreta, e, se o piloto da frente quisesse peitar, ia ter um apoio, por assim dizer.

    Pena o massa ter renovado, pena não ser tão bom no que faz quanto o alonso, pena eu gostar de velocidade e ser fã de um esporte corrompido pelo dinheiro, assim como tantos outros.

  32. Luiz Alberto C. Augusto disse:

    A FIA “Lulou” a falcatrua, ou seja, fingiu que não viu nada…

  33. Gomes, eu acho tudo isso ridículo.

    No Ciclismo, vários “pilotos” correm para que apenas 1 vença. Acho tudo isso uma idiotice.

    Se ordens de equipe prejudicassem o esporte, ou um piloto trabalhar em pró de outro, o que seria do CICLISMO, um esporte anti-ético? Um esporte de manipulação?

  34. Mauricio disse:

    Pra mim a questão é simples:
    Existem dois campeonatos: o de pilotos e o de construtores.
    A inversão de posição de pilotos da mesma equipe só se justificaria se interferisse no campeonato de construtores, mas obviamente não é o caso, pois a soma dos pontos conquistados pela equipe não se altera.
    A inversão só interfere no campeonato de pilotos, no qual todos os pilotos são adversários entre si, inclusive os companheiros de equipe.
    Logo, a inversão de pilotos, no contexto do Mundial de Pilotos, é manipulação de resultado, atitude passível de punição severa em qualquer modalidade esportiva séria.

  35. Roberto Hackmann disse:

    Que papo mais chato este, já rendeu tudo o que tinha que render !
    Tá bom você tem razão ó grande reporter !
    O que alias acho que você é mesmo.
    Fato é que Felipe Massa enfiou anos de trabalho no rabo e assim como o Barrica decepcionou os brasileiros, que em sua grande maioria torcem sim para que um piloto brasileiro vença a corrida, assim como os alemães, ingleses, javaneses e etc.
    A partir daquele dia Massa é visto de maneira diferente do que era visto antes, o que não tira o mérito dele na maioria das coisas que faz nem o necessariamente torna uma pessoa melhor ou pior, apenas ele não será mais visto como um grande piloto, apenas como um bom profissional e segundo piloto, que se acomodou e se contenta em ganhar $$$$ como Barrichelo e outros cujo nome não me vem a cabeça agora. Pelo menos isto poderia ser dito as claras, assim quem torce por ele por ser brasileiro não faz papel de bobo defendendo esse ou aquele em acalorados papos de mesa de bar.
    Agora chega deste assunto para mim. Cada um tem a sua opinião, que sejam respeitadas pois !

  36. Bernie disse:

    Flavio,

    Ja’ que agora vale tudo na F1 e se paga uma multa depois, tenho uma pergunta: varias vezes um piloto faz uma corrida boa e porque troca os peneus tarde, ele esta la’ na frente em 3 ou 4. Ai troca os peneus e dependendo se tinha um safety car, ele cai umas 12 posicoes. Qual a punicao se alguem NAO trocar de peneus como diz a regra? Claro que vao ser punidos, mas se so’ perderem uns 5 lugares, acho que as vezes valeria a pena alguem nao mudar de peneus. O que voce acha?

  37. Lucius disse:

    Nunca antes na história da FIA houve tanto barulho por nada…

  38. Eduardo Cordeiro disse:

    Sinceramente perdi a vontade de assistir F-1, assim como não tenho mais saco de ir ao Canindé e ver um monte de sem sangue e chinelinhos com a camisa do meu time, vou continuar a ir para o litoral pegar minhas ondas e mergulhar, minha namorada agradece, abraço Flavio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>