ORDENS DE FAMÍLIA

SÃO PAULO (começando o dia, mas já é de noite…) – Já me posicionei muito claramente sobre ordens de equipe na F-1. Acho hipocrisia proibir algo que, de vez em quando, é aceitável — na última corrida do ano, todo mundo acha certo uma troca de posição para que determinado piloto possa ser campeão etc. E acho bobagem tentar impedir que um time adote a estratégia que considera mais apropriada para seus interesses. O ônus que fique para a equipe (críticas, execração pública, vaias), e os pilotos que decidam se devem aceitar, ou não. E assumam, igualmente, as consequências. Desde, claro, que não se atente contra os adversários de maneira desleal — fechando a porta, freando antes, batendo no muro, essas coisas. Cada um que cuide de sua vida, em resumo.

Mas tem coisas que não são muito legais. O que aconteceu na Stock domingo, por exemplo. Cacá Bueno deixou o mano Popó passar para garantir sua vaga no playoff. Com isso, Thiago Camilo foi eliminado. Victor Martins conta tudo em seu blog. A Globo tem as conversas de rádio. Os times de Cacá e Popó pertencem ao Andreas Mattheis mas, na prática, não são a mesma equipe. Mal comparando, seria algo como a Red Bull e a Toro Rosso. O que houve, aí, foi um “jogo de família”.

Mas é interessante que tenha acontecido com quem aconteceu. Até para que os comentários do pai de ambos, Galvão, sejam observados com mais atenção quando, por exemplo, a Ferrari mandar Massa dar passagem a Alonso.

O que vocês acham disso tudo? Eu, em minha estreita visão de mundo e do esporte, acho… esquisito. Como disse, Cacá e Popó não são pilotos da mesma equipe. Mas entendo, também, que não se pode proibir um piloto de, por conta própria, ajudar o outro — seja amigo, primo, irmão, o que for. Desde que, claro, não bloqueie ninguém. E, sinceramente, não lembro da prova em detalhes para afirmar que Popó teve alguma ajuda de seu irmão que tenha ido além de deixá-lo passar.

Portanto, continua valendo o pensamento inicial. O ônus das críticas fica para os pilotos e para os times. Que serão “julgados” pelo público e pelos próprios colegas.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
andré frej
andré frej
13 anos atrás

Escroque Car. kakakaká
Ouçamos as justificativas do locutor-genitor-oficial.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Shame on you.

Ron
Ron
13 anos atrás

Falando nisso (já postei em outro tópico): alguém além de mim achou que o Power, no final da prova de Motegi, passou muito fácil pelo Briscoe? Admito que posso estar enganado, mas fiquei meio desconfiado da manobra.
Se foi mesmo, acho que os que aceitam o jogo de equipe diriam que aquele é o jeito como deve ser feito: discreto (e não como a Ferrari fez).

Sérgio Castro
Sérgio Castro
13 anos atrás

Isso é manipulação de resultado, lambança, atitude anti-desportiva, picaretagem, tanto na F1, como na stock ou em qualquer outra categoria do automobilismo. Fica no ar uma certa sensação de sacanagem, de injustiça. E não entendo como vc Flávio, acha aceitável um episódio desse. Deve ser seu lado de advogado do diabo, que sempre surpreende a negada…

acizans
acizans
13 anos atrás

Pro tipo de corridinha que é, tá mais que “bão”…

luiz alberto
luiz alberto
13 anos atrás

O automobilismo já vem apodrercendo a algum tempo,más agora já esta comessando a feder.
Alvaro Jorge;Bater em 1964 era quase um suicidio,não acredito que alguem em dominio de suas faculdades mentais cumprise tal ordem ,pois normalmente os carros pegavam fogo.Não era como hoje,que após um acidente o piloto sai dando thauzinho

Cleber
Cleber
13 anos atrás

…Agora não, agora não…agora sim!!!

Assis
Assis
13 anos atrás

Independente da falta de importancia da stock, é uma pena um piloto como o Thiago Camilo ficar de fora em detrimento de um Popó Bueno ….

Qto a troca de posição, o dono é o mesmo, pq não …

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Cadê a ÉTICA do Cacá Bueno? O Tiago Camilo esta puto…

Que VERGONHA Galvão, agora vc não tem mais moral para meter o pau no jogo de equipe da Ferrari! Bom, mas o Galvão nunca teve ÉTICA para falar no microfone…

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
13 anos atrás

Quanto moralismo furado. Nada de errado em deixar outros carros passarem se isso não prejudica a segurança dos outros pilotos. Cada um com a sua filosofia de vida. Esses falsos moralistas de botequim são mesmo patéticos…

Rafael Bilibio
13 anos atrás

Eu sinceramente acho tudo isso muito alarde por nada. Azar, mesmo do Thiago Camillo. Corridas são assim mesmo, jogo de equipe/família faz parte, e é ABSOLUTAMENTE NATURAL.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
13 anos atrás

No dos outros é refresco, como já dito acima…
Agora, pelo visto não é só por aqui que o Galvão tem seus opositores… colocaram os pimpolhos em pleno GE. Será que vai acabar o corporativismo na RGT? Não teremos mais RBR, STR nem “antiga Manor”? Mais fácil era colocar no Linha de Chegada em um dia que fosse passar depois da meia noite, e sem aviso prévio…

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

kkkkkkkkkkk… Cacá???

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Continuo achando estranho o jogo de equipe quando o companheiro de equipe ainda tem chances matemáticas para ser campeão.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Esse caso da Estoque Carcaça é mesmo diferente do caso Alonso / Massa na F1.

Por trás do Alonso e do Massa existe o interesse de equipe também.

No caso do Cacá e do Popó foi realmente grotesco. Pois foi ajuda que beneficiou piloto de equipe diferente.

Prefiro mil vezes ver o Michael Shumacher e o Ralf batendo rodas no dia da morte da própria mãe deles do que ter visto o que aconteceu na escroque car. Que na verdade nem vi pois não assisto faz um tempão.

Agora, se o Alonso fosse devidamente punido pela conduta anti-desportiva em Cingapura 2008, ele não estaria pedindo passagem ao Felipe agora.

E o que acontecerá com os dois filhos do Galvão?

Foi uma conduta anti-desportiva que prejudicou alguém na classificação para o playoff. Foi isso que aconteceu em 2008, Massa foi prejudicado, e os outros pilotos também.

Esse epsódio agora na Escroque car só não teve o acidente armado.

rodrigo
rodrigo
13 anos atrás

Toca o barco, digo, a barca. Eu não assisto essa merda, mesmo.

Alvaro de Assis
Alvaro de Assis
13 anos atrás

Sábadäo de sol. Fui ver o jogo de handebol do meu filho no colégio. Torneio inter escolas, coisa que era muito boa no meu tempo de garoto no ABC. Vi o time do meu filho deixar o outro time ganhar. Ao final do jogo fui falar com ele, perguntando sobre a estranha atitude. Ele me explicou que o professor de educacao fisica dele é também professor do outro time e como o time dele já estava classificado, eles entregaram o jogo para o outro time também se classificar. Imediatamente me lembrei de Argentina x Peru em 78. Eu fui falar com o professor dele e também com a organizacao do torneio. Nao deu em nada, nao há o que se possa fazer.
Eu concordo que estas coisas nao devem ser proibidas porque sao impossiveis de serem punidas, mas nao aceito como correto alguém entrar em uma competicao e nao competir, e isso vale para Copa do Mundo, F1 e torneio de porrinha. Imagine um campeonatozinho de pebolim no bar da esquina e um irmao perde para beneficiar o outro. Nao há como punir ou impedir que isso aconteca, mas eu nunca mais jogo com estes caras.
O principio da esportividade está ferido, entrou na competicao é para competir, dar tudo de si (dentro das regras) para ganhar.

Thiago Barbosa
13 anos atrás

É por isso que prefiro o automobilismo americano, na Nascar, Kurt Busch sempre que pode dá uma ajudinha pro seu irmãozinho Kyle… ir pro muro. Na boa, jogo de equpie nos moldes em que é disputada a stock e a F1 sempre vai haver, deixar irmão, ou seja lá o que for passar, é escolha do piloto, sou contra qualquer atitude nesse sentido, pra mim isso é manipular resultado, não vejo muita diferença, entre Massa, Piquet, e Cacá Bueno, apenas fizeram de forma diferente, por motivos diferentes.

JBCarneiro
JBCarneiro
13 anos atrás

Você está na fila do Banco ha meia hora, “de saco cheio”, precisa apenas pagar uma ou duas continhas simples. Tem seis pessoas na sua frente, está quase lá. Aí chega uma pessoa atravessa toda a fila e vai se encontrar com a terceira pessoa da fila. Cumprimentam-se. Você vê que são amigos. A que chegou então entrega à que estava na fila um pacote de documentos para serem apresentados ao caixa e processados. A meia dúzia de fulanos que estavam na sua frente se transformaram em, no mínimo, 16 fulanos.

Você pode até ficar zangado mas no fim admite. Tá tudo bem, isso é normal. As pessoas tem que se ajudarem. Se as pessoas forem da mesma família então é mais que normal. Quem está na frente nem se incomoda. E quem está atrás? e foi prejudicado? Fazer o que? Que espere a sua vez. Por que não arrumou amigos e parentes que possam fazer o mesmo?

Então está correto um político ser eleito e assim que assumir o cargo arruma uma “boquinha” para os familiares e amigos. Ele está na frente da fila e tem que ajudar os seus que vem atrás. Você faria o mesmo. É assim que funciona. Como conseguimos as “coisas” na vida? Com alguem que possa nos dar essa ajudinha.

Outra situação. Você, sozinho ou com a família, acaba de se servir em um restaurante e vai sentar-se naquela mesa que viu que está vaga. Ao se aproximar percebe que há uma bolsa, geralmente feminina, guardando o lugar e a mesa. Esta pessoa com certeza chegou depois de você e foi esperta o suficiente para pedir ao graçon para reservar a mesa para ela, usando a bolsa. Maravilha! Se você tivesse usado a bolsa da sua esposa, já teria inclusive ensinado seus filhos e filhas como proceder neste mundo cada vez mais populoso.

Cada uma destas situações tem o seu peso e sua proporcionalidade mas são todas iguais, tem a mesma raiz.
Depende do seu “poder”. Você pode ajudar um pouco ou ajudar bastante.

Se você mora numa favela “barra pesada” no Rio de Janeiro. Está passeando no centro da cidade e presencia um assalto onde alguem é baleado e morre, em meio ao movimento todo da cidade. Vê as pessoas em volta estarrecidas e indignadas comentando o fato. Você diz: “”Isso é normal. Comum. Vejo isso todo dia onde moro. Até mais de uma vez por dia. Estou acostumado. Me viro para o outro lado e sigo minha vida.” Isso ocorre. Vê-se pessoas falando assim quando são entrevistadas pela TV em seu próprio “habitat”. Isso mostra como o ser humano se acostuma e se adpta com tudo. Não importando ética, moral, regras sociais e nem leis. Tudo vai mudando conforme mudamos nossos “valores”.

Jogo de equipe é muito semelhante a estas situações. Menos ao crime em si, é claro.
A “coisa” apertou? Ah! Tenho uma carta na manga!
É o que são. Uma “discreta roubadinha” em cima dos adverssários. Em 2007 se fosse outro piloto adando um pouquinho mais rápido que o Kimi, sem cometer erros, e ele não teria sido campeão. O cara na fila, se não fosse o amigo na frente teria que ficar esperando lá atrás pela sua vez.

A Ferrari já se acostumou tanto que para ela é saudável o jogo de equipe. É louvável, desejável. Espera-se que seja feito sempre que acharem necessário. É digno. Pois é feito para se vencer o campeonato. É feito visando a vitória, que é o bem supremo. Para ser vencedor vale tudo. Existe algo mais digno que este motivo?

Toda a F1 vai ser assim. De inicio talvez só nas últimas corridas. Depois no meio do campeonato também. E por fim a qualquer momento, desde a primeira corrida.
E mais no futuro vai depender do investimento do patrocinador.

Simplesmente vamos nos acostumando. E tudo passa a ser normal. Nem questinamos mais. Nem impomos limites. Só agora, enquanto o assunto é novidade e polêmico.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Isso se chama “manlipulação de resultado”.
Em alguns países sérios isso é considerado crime (e tratado coo tal).

T. Rafael
T. Rafael
13 anos atrás

Esporte não é filantropia, cacete. Quem quer fazer caridade, que monte uma ONG. Eu concordo que, dentro de uma equipe, até que é compreensível que haja trocas de posições e tudo mais, uma vez que o regulamento dá brechas para isso. Como foi visto na Ferrari. A equipe italiana quer privilegiar o Alonso para quebrar a McLaren, Red Bull ou qualquer outra concorrente.

Mas agora um piloto abrir caminho para outro de outra equipe só porque ele é “amiguinho”, “priminho”, “irmãozinho”, ou outra coisa, isso não se pode ser chamado de esporte. Isso, simplesmente, é juvenil. Em qualquer competição não pode haver gente “boazinha”, porque se não, não há disputa. Se não há concorrência, é marmelada. E se é marmelada, não tem audiência. E sem o expectador, a categoria não é nada.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

Assim… ou vc concorda com esse tipo de conduta ou não concorda.

O que não é ficar no meio do caminho dizendo que uns podem e outros não, independentemente de ser ou não da mesma equipe. Como dito em exemplos acima, a família Fittipaldi e a Schumacher também já fizeram das suas.

Eu não concordo: seja irmão, amigo, inimigo, pilotos da mesma equipe etc etc etc. Agora seria estranho eu concordar com o que o Alonso-Massa fez e não concordar com o que o Popó-Cacá fez: aí, com todo o respeito, é hipocrisia.

Carlos
Carlos
13 anos atrás

Se um piloto precisa de um determinado resultado para ser campeão, ele que seja melhor, mais rápido do que seus concorrentes. E chegue na frente de todos. Ponto final. Se depender de um outro para ser campeão, não merece o título.

O pior disso tudo é que nem valia o título. Simplesmente uma classificação para uma “super-final” da estoque.

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
13 anos atrás

Essa coisa de jogo de equipe em corrida é uma sinuca de bico. Imagine algo grande se aproximando rapidamente por trás, o que você faz, freia para levar uma entrada na traseira ou abre para deixar ir com tudo?

Paulo Torres
13 anos atrás

Lembro da F3 Sulamericana, em seus anos de relevância (fim dos 80, com Christian Fittipaldi e Osvaldo Negri como principais brasileiros). Eram muitas as reclamações quanto a patriotadas nas corridas finais, argentinos abrindo caminho para compatriotas e o mesmo com brasileiros. Nenhuma novidade nisso aí…

Marco Túlio Parodi
13 anos atrás

Fala aí Galvão!!! (pimenta nos olhos dos outros não arde, não é mesmo…)

AC
AC
Reply to  Marco Túlio Parodi
13 anos atrás

Já diziam os romanos:

Pimentabilis anvs ovtrem refrescorvm est!

Eduardo - SP
Eduardo - SP
Reply to  Marco Túlio Parodi
13 anos atrás

É de foder, né não? Até hoje não entendo pq o Cacá, com a influência e a grana do Galvão, não foi p/ alguma categoria melhor…

Hélder
Reply to  Marco Túlio Parodi
13 anos atrás

O Babacão Bueno vai falar…

Estratégia de equipe…

É de cair o c* da bunda mesmo…

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
13 anos atrás

Falar o que !? Pede a opinião do pai deles, mas pede para ele não esquecer o que falou das outras vezes em que isto aconteceu.

Flavio, voces já pensaram em outro ramo para o trabalho de voces ? Do jeito que a coisa vai uma hora o automobilismo acaba…

Sugiro uma revista digital sobre carros antigos…

Lucio SP
Lucio SP
13 anos atrás

sorte do popó……qdo eu vou no indoor o meu irmão só me fo**…ateh acho q ele nao faz por mal, mas o final é sempre o mesmo……

Renato
Renato
13 anos atrás

O Wilson também segurava os adversários do Emerson.

YPVS
YPVS
13 anos atrás

Diante da importância da Stock, que se f….

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
Reply to  YPVS
13 anos atrás

Assino em baixo!

Carlos 11
Carlos 11
Reply to  YPVS
13 anos atrás

Eu também concordo…

Squa
Squa
Reply to  YPVS
13 anos atrás

Eu também

Hélder
Reply to  YPVS
13 anos atrás

“TAMU JUNTO INTÃO”…

Alvaro Jorge
Alvaro Jorge
13 anos atrás

Também acho uma grande hipocrisia, as ordens devem existir sim dentro da equipe mas nunca de forma a prejudicar um piloto de outra equipe deliberadamente como a Ferrari fez em 64 mandando o Ginther bater no Graham Hill (lider do campenato) para que o Surtees fosse campeão, isto é baixaria. As principais equipes da F1 gastam perto de U$500 milhões por ano, com um orçamento desses, é natural que exista uma hierarquia dentro da equipe. Sempre existiu em todas as categorias, em Le Mans é comum que nas chegadas em que uma equipe chegue nos 2 ou 3 primeiros lugares, que os carros cruzem em fila indiana em baixa velocidade, ordens da equipe e marketing. Um piloto para ser campeão depende do trabalho da equipe inteira, então existe um chefe de equipe, um diretor, etc, alguém tem que colocar ordem na casa e esta ordem pode muitas vezes não agradar a todos os membros da equipe.

Alan Magalhães
Alan Magalhães
13 anos atrás

Esse tipo de coisa só serve para uma coisa: acabar com o pouco de credibilidade que ainda possa existir no esporte e afastar patrocinadores, que é o que já está acontecendo. A Ferrari já deu uma contribuição de alcance planetário para desacreditar o automobilismo, agora acontece esse infeliz episódio em Campo Grande. Como fica a Red Bull e a Sky que patrocinam o Cacá Bueno para acelerar, dar o máximo, vencer se possível e o vêem abrindo passagem para um carro de outra equipe, outro patrocinador. É mil vezes pior do que a Ferrari fez, que montou estratégia a favor do time. E ao que me consta, a Equipe Sky/Red Bull é formada por Cacá Bueno e Daniel Serra, só.

SKK
SKK
13 anos atrás

Corridas são assim, os pilotos largam, dão suas voltas e ganha quem chegar primeiro na linha de chegada…

Se tudo corre cumprindo o regulamento, o resto é conversa pra leigos, populares filosofarem sobre essas coisas como ética, honestidade, generosidade…Se o Massa na decisão de 2008 dependesse do Rubinho ceder uma posição ou até mesmo tirar o Hamilton da pista, será que o povo não ia apoiar??

Maurício de Freitas
Maurício de Freitas
13 anos atrás

Isso tudo é muita hipocrisia!
Rex Racer sempre ajudou o Speed Racer e nunca ninguém levantou a voz contra isso, desde que eu era uma criança nos idos dos anos 60.

Ricardo Soares
Ricardo Soares
Reply to  Maurício de Freitas
13 anos atrás

ha ha ha … boa Maurício!

Emerson Pippi
13 anos atrás

Ralf também amaciava para Michael Schumacher. É errado. Mais um fiasco da Stock.
Aproveitando. O Ricardo Mauricio não teve combustível para voltar aos boxos na corrida do milhão. Por que não foi punido?

Valdner
Valdner
Reply to  Emerson Pippi
13 anos atrás

A CBA resolveu abrir mão desta regra por ser uma corrida “especial”, ou seja, a corrida do milhão pode tudo, ou como diria o @oclebermachado, ou não.

Ivan
Ivan
13 anos atrás

Flavio,se voce puder ter acesso a reportAgem do globo esporte, mostra claramente a gravação da conversa,e o Cacá além de deixar passar, sewgurou os outros pilotos

vinicius
vinicius
13 anos atrás

nao assisto stock… mas pra mim ja começa errado em por playoffs numa corrida de carros….. mas enfim

Marcos Antonio
Marcos Antonio
13 anos atrás

Sou completamente a favor da troca de posições. Fui assistir uma corrida de carros antigos, em interlagos, tinha um lada que deixava todo mundo passar.

Assis
Assis
Reply to  Marcos Antonio
13 anos atrás

kkkkk sacanagem … rs