PRECISA-SE

SÃO PAULO (não me decepcionem) – Ladeira abaixo, ao menos na impressão deste blogueiro, a Estoque está atrás de mais algum otá…, digo, de alguma montadora para colocar o logotipo nas suas cascas de ovo. Quem informa é Victor Martins em seu blog. A Renault seria o alvo.

Hoje, estampam suas marcas na categoria a Chevrolet e a Peugeot. A Mitsubishi e a Volkswagen, que recentemente caíram no conto das bolhas, já saíram. Espero que a Renault não embarque nessa, para não levar junto o glorioso nome da Lada, sua sócia.

Ah, você não gosta da Stock!, vão gritar alguns. Já cansei de falar sobre isso. Não é nada pessoal, é apenas ter o direito de achá-la uma categoria fraca, enganosa, que não tem participação alguma das marcas que estampam seus nomes, uma coisa meio fajuta, corporativa, cantada em verso e prosa por seus protagonistas e por um monte de gente que gravita em torno dela. Uma categoria que se vende como sendo o que não é. Pouco automobilismo, muita promoção, em resumo. De gosto duvidoso, diga-se. A novela não me deixa mentir.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flávio Colorado
Flávio Colorado
13 anos atrás

Deixo sim e…muito obrigado.

Flávio Colorado
Flávio Colorado
13 anos atrás

Bem vou tentar explicar novamente.Como acredito que qualquer competição que tenha motores de combustão interna esta ligado ao automobilismo. Acho que devemos manter e apoiar todas as corridas e categorias de nosso pais. Nehnuma categoria é perfeita,nem a F1,mas não é por isso que vamos chamar nossa Stock Car de “estoque”, ou coisas do genero.Quem ja foi ao autódromo ver uma corrida da Stock Car sabe o quanto os carros são rápidos e bonitos.
Outra coisa que li no mesmo dia foi o comentário que o FG fazia a respeito da arrancada, ou seja arrancada não era automobilismo. A Arrancada cresceu muito nos últimos 10 anos,equipes se profissionalizaram,empresas produzem aqui em nosso pais produtos de performance (Masterpower,Biaggio Turbos),este evento é uma vitrine para preparadores e equipes. Aqui em Curitiba um final de semana de arrancada reune 20 mil pessoas e mais de 150 competidores. Na pista temos veículos rápidos, queimando pneus, e roncando alto; pra mim isso é automobilismo e deve ser respeitado. A idéia inicial do Velopark é promover este tipo de evento.
Sou fã do blog do FG e gosto muito dos seus comentários sobre vários assuntos,só não preciso concordar com tudo o que ele escreve ou pensa. E é exatamente aí que o bixo “pega”, quando o FG malha a “estoque”, eu não aguento e dou uma “ripada’ nos carros de motor 2 tempos e nos russos.Não é nada pessoal é só ‘uma troca de provocações’ de dois fanáticos por automóveis e automobilismo.
Tá explicado FG.
Não precisa publicar se você não quiser.Ja fiquei feliz em saber que você lê o que eu escrevo de vez enquando e o melhor deve ficar meio irritado as vezes.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Flávio Colorado
13 anos atrás

Pronto, bonitão. Não foram os termos usados no comentário original, mas está publicado. E saiba que, neste blog, algumas coisas são eliminatórias: falar mal de lada, DKW e da Portuguesa. Agora me deixe em paz.

Flávio Colorado
Flávio Colorado
13 anos atrás

A maioria dos que malham a nossa Stock Car, nunca foram a um autódromo.
No meu comentário anterior, que foi cortado pelo FG. falava que a qui em Curitiba existe o campeonato regional de Turismo (Gol,Corsa,Clio,Peugeot 206) e Turismo 5000 (Omegas da antiga Stock Car).No grid da turismo alinham em média 30 carros, os pegas são super disputados e o mais importante para os “entendidos” é que são “monoblocos de verdade”. O engraçado é que a presença do público e zero,ou seja eu e mais umas 100 pessoas em todo o autódromo.E o pior é que a entreda é de graça, até pra estacionar o carro.
Volto a repetir, tem gente que malha o automotbilismo mas na hora não apoia nada mesmo.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Flávio Colorado
13 anos atrás

Conte aos leitores por que seu comentário anterior foi cortado.

Camilo
13 anos atrás

Carro de Stock tem que ser de estoque. “o chassi não foi feito para as pistas” éssa é a idéia. Os stocks tubulares andam no trilho, e quem anda n otrilho é monoposto. Stock quem q andar de lado, atravessando, pulando zebra.

Quem ja viu DTM dos anos 90, WTCC ou TC2000 sabe o que é corrida de carro de turismo de verdade.

Mas, o pior de tudo é a cobertura da Globo, desisti de assistir… não tem condição ver uma descida de rapel entre as votlas 5 e 15, e na volta alguém contar o que aconteceu… palhaçada.

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
13 anos atrás

Eu concordo com vc. Virou mais um show pra TV do que competição de automobilismo. Virou carroussel = Fórmula 1. Muito sem graça.
Eu até acho os carros bonitos e o barulho dos V8 espetacular mas, não é um campeonato multi-marcas. Aí sim, seria legal. Cada marca com o seu carro disputando. Prefiro muito mais a F-Truck.

giovani jardim
giovani jardim
13 anos atrás

melhor revista sobre automobilismo que eu já li
bão de mais da conta só
sem “puxa-saquismo”

Luis Vieira
Luis Vieira
13 anos atrás

Flavio, entendo que há muito ainda que melhorar na Stockcar, Mas ai malhar a categoria desse jeito não concordo. Querendo ou não é a categoria nacional que tá chamando midia e patrocinadores e, querendo ou não, automobilismo vive disse. Não adianta nada ter uma categoria só formada dos melhores pilotos e só haver gente envolvida que é apaixonada pelo negocio e no final das contas não haver dinheiro.

Sobre “carros bolha” não vejo problema algum a Nascar é assim. Tecnicamente é mais seguro, é mais avançado e (teoricamente) chama competitividade pela padronização. Os chassi dos carros de rua (seja de qual fabricante for) não foi desenhado para corridas.

MSM
MSM
13 anos atrás

É claro que a Stock não é a perfeição que tentam passar (principalmente pela imagem que a Tv Globo tentar passar) mas é o que temos e é inegável que a categoria melhorou como evento em relação ao passado.
Muitos admiram a Nascar, mas os carros são réplicas mal feitas dos carros de rua, parecem umas carroças com durepoxi, correndo naquela chatisse de ovais.
E até o DTM que era exemplo em competição de turismo até o final da década de 90 está muito fraca, apenas duas marcas que andam em procissão em todas as corridas. Pelo menos vão mudar o regulamento a partir do ano que vem e em 2012 a BMW e possivelmente a Nissan e a Opel entrarão também.
Seria bom mais uma marca entrar, mas segundo a reportagem, seria com o modelo Megane (que está saindo do mercado para a entrada do belo Fluence) o que acho errado. De todo jeito, espero que haja mudanças positivas na categoria, pois sem dúvida está atrás da GT3 e do Linea.

Guto Martins
Guto Martins
13 anos atrás

Eu gosto da Stock. Gosto dos carros-bolha. As disputas na pista são boas. Não me importo com a politicagem ou o lado business dos bastidores. Gostaria que mais gente gostasse da Stock para garantir audiência suficiente que justifique a transmissão de toda as provas ao vivo.

Flávio Colorado
Flávio Colorado
13 anos atrás

Você falou tudo Leonardo Muntoreano,concordo plenamente!

LBM
LBM
13 anos atrás

HUÁ HUÁ HUÁ já parei de ler no “OTÁ…”

leonardo muntoreanu
leonardo muntoreanu
13 anos atrás

Acho engraçado ,vçs , a stock era boa quando corria meia duzia de opalas capengas sem patrocinio, uma categoria praticamente falida sem estrutura ,isso vcs gostavam ? A memoria de vçs é uma m…. !!!! Antigamente a categoria tambem era de apenas uma marca , só corria opala !!!!! Se hj nos não temos outras categorias é culpa da nossa grande CBA , ainda bem que temos a stock pq senão estariamos vendo corrida de outros paises pela televisão !!!! Vamos dar mais valor o que é nosso ,qualquer forma de automobilismo que der certo nesse pais do futebol é valido .Tem lugar para todas as categorias só falta vontade e organização .

Felipe Barreto
Felipe Barreto
Reply to  leonardo muntoreanu
13 anos atrás

Não,pachecão. A Stock é uma vergonha pro automobilismo brasileiro. Super “patriota” como você é,deveria ser contra essa categoria. rs

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

A Stock, de fato, não me empolga.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
13 anos atrás

Mas bem que a Estoque combinaria com a Renault. Que carros a Renault vende? O Clio, cujo consumidor é o cara que nunca pensou em ter um Clio? O Megane, que não aparece em nenhum comparativo porque a Renault não se interessa em colocar o carro pra tomar pau de todos os outros? Um tal de Symbol, que a gente só sabe que existe porque viu na revista, e percebe que é o próprio Clio Sedan de 1990 com um farol diferente?

Renault e Estoque: na descida, todo santo ajuda!

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
Reply to  Rodrigo Moraes
13 anos atrás

Pois é, a Renault do Brasil tá numa draga horrorosa!
Só não está pior que a GM, com Celta, Classic, Astra, Zafira, S-10 e Corsa das cavernas, além do “made in Brazil” Ágile, um terror estilístico que está “defecando” nova cria: a picape que matará a bela Montana. Fontes da fábrica indicam o nome Ventana como muito provável.
Eu vi e achei tenebrosa. O Ágile ficou até bonitinho perto dela.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Rodrigo Moraes
13 anos atrás

Diogo, seguinte:
Concordo com TUDO!!!
Sem dizer dessa tal de Captiva, banheirona cheia de apliques desnecessários e cafonas!!
Astra todo “quadrado” e de cantos vivos!!
Também ouvi dizer que esta M de Agile é na verdade um derivado de alguma joça Made in China.
Tá certa ou errada a informação?

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
Reply to  Rodrigo Moraes
13 anos atrás

Bem, Zé Maria,
Se está certo ou errado, não sei mas, com certeza, os chineses são mais exigentes e respeitados que nós, vez que eles têm o novo Chevrolet Sail e nós, recebemos o ferramental do antigo para fabricar o Classic com as atuais alterações.
Ou seja, o que é lixo pra eles, é lançamento pra nós!
Duvido que o Ágile (argh!), criação brasileira sobre a antiquíssima plataforma do Classic seja aceito pelos chineses que, em matéria de automóvel, são prioridade mundial, no momento.
Quanto à GM do Brasil, parece estar projetando uma 2ª marcha à ré para si mesmo, já que a ré simples está “gritando” e fervendo o rolamento.
Onde já se viu aposentar uma plataforma que já é velha lá fora (“Novo” Corsa, lançado aqui em 2002, com atraso de 2 anos) e redistribuir a anterior (lançada na Europa em 93 e aqui, em 94) para toda a família novamente?
E o pior é que a estratégia está dando resultado! Inacreditável!

marcão
marcão
13 anos atrás

Ééééé´tá dificil..
Apesar de tudo o que se ve,ainda tem gente que acredita….

GT3 não é tubular é de fibra de carbono, algumas peças são de fibra de vidro. Motor cambio, suspenção, radiador etc esses pertecem sim as marcas que os carros divulgam…. Ou alguem acha que uma F430 vai usar um outro motor que não seja ferrari? Uma Lambo um ford G, um Viper vão usar motores gewnéricos? Isso simé que é espetáculo… Se uns ou outros acham o contrário tudo bem, e o que dizem da força livre? Ali não tem nada de genérico, e o pau come direto…..E mais legal ver um marcas e pilotos que está empolgante do que ver a estoque de genéricos brincar de carrinho de bate bate….

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
Reply to  marcão
13 anos atrás

Pois é, isso é turismo!
Embora ache que pra ser piloto de verdade, o cara precise ser provado nas fórmulas (que espero, renasça forte no Brasil com a Fórmula Future), admiro esses carrões na pista.
Nada de bolha e enganação. É o carro que representa, adaptado para corridas.
Agora, imagina que legal se voltasse o Marcas e Pilotos? Baita publicidade!
Mas as montadoras não vão querer bancar os pilantras da CBA…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Para mim a questão é muito simples… a Stock é muito legal de ser acompanhada ao vivo nos autodromos… pela televisão a Globo faz um esforço danado para estragar o espetaculo.

Os carros são rapidos a organização é boa… e o barulho empolga… uma corrida bacana precisa de mais o que?

Imperador

alexandreperlini
alexandreperlini
13 anos atrás

Nascar também é bolha, chassis padronizado, motor idem, cambio igual, só muda a frente e traseira dos carros, isso é mundial!!! Pessoal precisa ir mais em autodromos em vespera de corrida visitar os boxes ver as equipes trabalhando, vamos falar mais das coisas boas que temos, criticar é bom para corrigirmos erros, mas temos bons preparadores, e ainda existem categorias boas.

Valdner
Valdner
Reply to  alexandreperlini
13 anos atrás

É exatamente disso que estou falando Alexandre, o nosso automobilismo deveria dar mais valor aos preparadores e utilizar carros de verdade, não bolhas ridículas como a NASCAR. Temos algumas boas categorias sim, assim como pessoas idem, mas estamos muito abaixo do que podemos atingir.

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
Reply to  alexandreperlini
13 anos atrás

Nascar? Putz!
Imagina se houvessem ovais no Brasil? Nosso automobilismo seria americanizado de vez.
Não dá pra chamar aquelas joças de corrida. Indy inclusa.
Isso sem contar coisas ainda piores, que só correm em linha reta: as merdas de Bonneville e os dragsters.
Lembrando ainda: tunning (sim, eles inventaram), rappers e aquelas banheiras com motores V8 que, também só andam rápido em linha reta! Acho que só o Corvette se safa um pouco, porque Mustang, Camaro, Dodges Charger e Challenger são a pura expressão do pensamento americano: gordo, bonachão, peidorreiro e cheio de porta-copos gigantescos. Argh!!!
Já não bastam as detestáveis black music e R&B americanos? Tocam o dia todo, em quase todas as rádios!
Cara, que nojo do “american way of life”!
Morra logo, Stock! Você não vai deixar saudades!

alex
alex
13 anos atrás

está certíssimo. A estoque é um desastre. Os carros são malfeitos ( simplesmente se desfazem durante a corrida), ruins de pilotar, verdadeiras carroças. Além disso, a categoria é, basicamente, uma farsa já que faz o público leigo pensar que são carros de rua adaptados e feitos por montadoras diferentes, quando na verdade são carros especiais, feitos exclusivamente para competição, e não absolutamente nada em comum com os carros de rua aos quais suas carenagens imitam. E são todos iguais: a única diferença entre eles é justamente a “bolha”. Como espetáculo a estoque é ainda pior: corridas ruins, excesso de acidentes, velocidade baixa para uma categoria que se pretende “top” e para a potência dos motores. Isso sem contar as pistas, principalmente as de rua, que são quase todas horriveis. Eu não sei qual seria uma solução para se fazer uma categoria realmente de qualidade. Ainda mais num momento em que o automobilismo está em crise no mundo inteiro. Mas certamente as soluções adotadas pela estoque estão na contramão de tudo que se possa imaginar como viável para se fazer algo de bom.

roger v
roger v
13 anos atrás

Qual seria a bolha? Logan? Megane esta saindo de linha/trocando tudo em breve….
Cazzo os caras brincam muito!

moacir
moacir
13 anos atrás

Fato! A Montana é beeem melhor de assistir. Também é casca de ovo, mas tem V8, não atrasa/adianta largada por causa da Globo e as disputas são muito boas.

Valdner
Valdner
13 anos atrás

Lixo de categoria, o Trofeo Linea esta aí pra mostrar que tem como colocar carros de verdade para correr sem fazer feio nas pistas. Lá o motor é 1.6, na stock poderiam usar 2.0, qualquer montadora no país tem algum carro com esta motorização, era só colocar um turbo para ganhar mais alguns cavalos, não precisaria fazer (ou trazer) um motor exclusivo para a categoria como é o caso da Nascar e da DTM. Os caras pensam que podem ser como as duas com muito menos de tradição e organização, a realidade aqui é outra, o público é outro. Renault, não entre nesta barca furada!

Marcelo Feitosa
Marcelo Feitosa
Reply to  Valdner
13 anos atrás

A NASCAR não tem motor exclusivo, lá cada montadoras fornece os motores para as equipes.

Valdner
Valdner
Reply to  Valdner
13 anos atrás

Eu sei Marcelo, talvez não tenha ficado entendido bem no texto, sei que as montadoras fornecem os motores para as equipes na NASCAR, mas a preparação é exclusiva para as competições, tanto que ainda são carburados, já se foi a época em que o mesmo motor usado nas competições eram os mesmo equipados nos carros de rua. Mas de qualquer forma, valeu pelo esclarecimento.

JAL
JAL
13 anos atrás

Não acho tão ruim.
Seria ideal que os motores fossem multimarcas, não sei se entra ai algo para baratear custos, tipo a Moto2 que usa motores da CBR600, todos Honda.
Mas até a DTM anda meio capenga com somente 2 marcas, então não creio que a Stock esteja tão diferente.
E outra, pelo menos a Stock brazuca corre em circuito misto, e não copiaram(ainda) a porcaria da Nascar.

Jean Rul
Jean Rul
Reply to  JAL
13 anos atrás

A DTM não está capenga. BMW e Nissan já manifestaram interesse em entrar. E, parece, que estão sondando a Opel para voltar!

EduardoRS
EduardoRS
13 anos atrás

A estoque (em minúsculo mesmo) já foi Stock, no tempo dos Opalões de verdade. O que existe hoje é uma caricatura, gaiolas com bolhas adesivadas. Tomara que a Renault não entre nessa.

Seria legal ver um Brasileiro de Turismo, nos moldes dos bons campeonatos de turismo do mundo (WTCC, ETCC, etc). Imagine a fórmula com tração 4×2 e motores 2 litros aspirados, e carros de verdade: Linea, Megane, Vectra, Focus, 307, Jetta, com envolvimento direto das marcas tendo equipes de fábrica e fornecendo equipamento para equipes independentes. Provavelmente seriam carros mais baratos do que essas bolhas estoqueanas, e teríamos corrida de verdade, com carros de verdade.

Camardella
Camardella
13 anos atrás

Caro Flávio Gomes,

Antes de mais nada parabéns, este é o único blog que acompanho com frequencia. Moro em Botafogo no Rio de Janeiro e visto sua paixão por carros da extinta CCCP passo a dica que no final da Rua Dezenove de Fevereiro ficam uns 6 Niva a venda. Neste final de semana posso tirar fotos mas não sei para onde envi-a-las

claude bes
claude bes
13 anos atrás

aonde estão os preparadores de motores, , , vencer sem luta triunfo sem gloria…., eu ja desisti faz tempo,

Andre Decourt
13 anos atrás

A única que pode colocar algo nas bolhas é a Chevrolet, pois afinal o motor é dela…..já o resto é enrolation…

Francis Revers
Francis Revers
13 anos atrás

Mais uma “bolha” a vista..agora..mais bolha que isto é ter paciência de ainda ouvir as chamadas para o Cacá Bueno no deserto de Bonneville (depois corrige a escrita) vendo a quanto chega um Stock…(já fazem 3 ou 4 semanas que estão anunciando e ainda nada)….acho que esta tranqueira da Stock ainda está lá tentando ver até o vai….como pode…e ainda perdemos tempo com isto…melhor ficar vendo o filme do Sr. Hopkins..com sua motoca…..O Flávio..o nome LADA tem algum significado?…folclórico?..cultural?.

Dionisio Pastore
13 anos atrás

A Stock Car é de longe a melhor categoria do Brasil e não vai ter problemas para encontrar mais um parceiro.

Jean Rul
Jean Rul
Reply to  Dionisio Pastore
13 anos atrás

É gozação, né?

zé abreu
zé abreu
13 anos atrás

Concordo que a estoque não acrescenta nada, está tirando o epaço de outras categorias que estão cada vez pior(F3,future,etc).Mas o que fazer?Fazer um campeonato nos moldes do mundial de turismo seria o ideal, com carros de verdade disputando entre marcas.Não me parece certo gastar uma fortuna com estes protótipos da estoque, que usam até sistema de troca de pneus que nem da F1, enquanto as demais categorias do brasil andam capengas.Marketing o pessoal da estoque tem de sobra, agora o cacá vai ver até quanto vai o estoque no lago de sal nop eua.Espaço na tv bobo tem sobrando.Conseguiram (CBA)agora terminar com a endurance onde ainda tínhamos alguns construtores e criando a gt3/4 para andar de ferrari,porsche,etc.O que fazer FG?