SHOYA, 19

SÃO PAULO – Era apenas um menino de 19 anos. Shoya Tomizawa morreu hoje na prova da Moto2 em Misano. Como disse Rossi, em dias assim nada mais importa no mundo da velocidade.

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LusitanoXXX
LusitanoXXX
13 anos atrás

FG, com todo respeito…
Não vou resvalar para o lugar comum : “…morreu fazendo oque gostava…”. Como já declinei neste site, em outro comentário postado, sou motorista e motociclista (não “motoqueiro”) desde os quinze anos, (mea culpa, mea culpa…) com uma RD50. Tenho hoje 50 anos, e estou vivo e inteiro. Rodando neste trânsito de São Paulo, onde motoristas (?) afirmam textualmente”…se cair na minha frente e eu passar em cima… nâo me culpem…”. Você, eu e todos os que amam esportes a motor, e a velocidade, temos sim algo de insanos. Alguns buscam o prazer, outros a grana, outros o reconhecimento, mas todos buscam por meio do risco. Você mesmo já escreveu um texto muito legal, que fala da interação piloto/carro/pista, quando falou sobre a sensação de correr. Que é um momento mágico estar em um carro, em uma pista, acelerando. Todos buscamos o mesmo. Em duas ou quatro rodas… Lembra do Denis Hopper, que você, justamente, homenageou quando de seu falecimento ?
Cai na real, irmão (permita-me chamá-lo assim…) … Somos todos “Easy Riders”, buscando nossos caminhos…, Mas todo caminho tem seu fim… O deles chegou antes, o nosso vai chegar, tão certo como amanhã haverá outro dia . O meu, que seja pelo prazer de estar fazendo algo que goste muito, não em uma cama de hospital. Quando ligamos o motor, assumimos o risco. Mas a recompensa sempre existe e é satisfatória, de alguma forma. Ou não estariamos lá, na próxima vêz, ligando o motor de novo… Algumas coisas são inexplicáveis e dificeis de lidar na vida. A morte é uma delas. Meus pesames à familia. Muita paz para ele, é que seja amparado no “plano celestial, céu, astral superior”, ou seja lá o nome que tenha. Só espero que lá, o asfalto seja bom, e a pista mude o traçado toda semana…

Ricardo Silva
Ricardo Silva
13 anos atrás

Será que na Itália ninguém morre na pista?

Luiz
Luiz
13 anos atrás

Se fosse na antiga 250, talvez, pelo peso inferior,não tivesse sido fatal.Essa categoria moto 2 foi criada porquê?

Marcelo Afornali
13 anos atrás

Flávio e demais, bom dia:

Eu gostaria de deixar aqui umas palavras que talvez influenciem os demais que lêem os comentários.
“Convivo com o motociclismo desde meus 6 anos de idade, sendo que meu pai competiu nas motocicletas entre 1959/1971 oficialmente. Meu pai trabalhou anos com preparação de motores e cresci vendo corridas de TZ-350 em Interlagos, desde meus 7, 8 anos de idade. Vi tombos, vitórias, conheci pilotos que hoje tem nome internacional, brinquei com Alexandre Barros quando este corria de ciclomotor, enfim, vi crescer uma legião de gente que se tranformaria em lenda viva do esporte motor.
Cresci, trabalhei eu como preparador, ganhei vários títulos nesta empreitada e em 1994, aos 23 anos de idade ganhei um kart velho e comecei a andar, sendo que em 1995 a coisa ficou mais séria e em 1996 consegui fazer um campeonato oficial com o Fórmula 200 e ganhamos o título estadual daquele ano.
Com a experiência que tenho hoje e com o que vi na minha vida até então, posso dizer que sou TOTALMENTE CONTRA uma criança ou adolescente menos de 16 anos, competir oficialmente numa prova de duas ou quatro rodas.
Acredito piamente, que se o cara é bom e tem propensão a acelerar, ele rapidamente vai alcançar a sua maior condição e demonstrar suas qualidades em pouco tempo.
O que faz os pais colocarem crianças para correr tão cedo assim? Na minha opinião, é a frustração de ou não ter conseguido correr ou mesmo, não ter conseguido ganhar quando corria. É um pai, tentando no seu filho, se complementar na pista, ver que ele está ali de uma forma ou de outra, dentro ou fora do veículo.
No meu ponto de vista, isto é uma verdadeira falta de responsabilidade.
Aqui em Curitiba, temos 3 kartódromos: O Raceland, que é o mais profissional e melhor deles, o de São José dos Pinhais, que é a pista mais antiga em atividade no Brasil e o Kartódromo Osternack.
Neste último, um menino faleceu a algum tempo, pois o pai o levou para andar de cadete e colocou um motor mais potente no kart. O menino saiu da pista e acertou uma mureta. Faleceu aos 8 anos de idade!
Por isso, nem pensar em colocar criança pra andar. Isto é uma opinião pessoal, deve ser analisada e repensada, não apedrejada.
Vi muita coisa em meus 32 anos de esporte a motor, acho que opiniões devems er discutidas e não apedrejadas.

Grato…

Marcelo Afornali…

Paulo Franco
Paulo Franco
Reply to  Marcelo Afornali
13 anos atrás

Absolutamente correto!
E não só para competir, mas sim para pilotar veículos a motor.
Talvez 14 anos em categorias com pouca potencia, mas antes tambem acho desnecessário e até improdutivo, pois não tenho certeza se os menores conseguem perceber bem as sutilezas do pilotar e os riscos envolvidos.

Silvio Viana
Silvio Viana
13 anos atrás

Navegar é preciso, viver não. Pessoa fala da intensidade com que se vive. A morte dos jovens pilotos é lamentável, mas estavam onde queriam, onde fazia um pouco de sentido esse viver.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Como todo esporte de risco, ele infelizmente pagou da pior maneira. Isso pode acontecer com qualquer um, que estaja lá dentro.

Luis Albertyn
13 anos atrás

Pros bobalhões que ainda ficam nessa de que carro é seguro e moto não, uma listinha: http://bit.ly/ahp1zq Só em Indianápolis foram 56 mortes e em Nurburgring, 48.

Correr de carro e de moto é perigoso e fascinante, por isso gosto tanto de ambos. Acidentes são a parte ruim mas inevitável da coisa. Quer segurança total, hoje há uma infinidade de opções de videogames no mercado.

Ricardo Sk
Ricardo Sk
Reply to  Luis Albertyn
13 anos atrás

amiguinho, vc está distorcendo os fatos, nessa lista tem “nego” que morreu em 1900… hoje em dia, vc acha que é mais seguro correr de carro ou de moto? ah não precisa responder, já vi que você não é bobalhão…

LusitanoXXX
LusitanoXXX
Reply to  Luis Albertyn
13 anos atrás

Mas morreram , não é ? Morte em 1900 vale menos que uma morte hoje ? Ou não é morte ?
Não entendi.

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Flávio,
O Surtees morreu, no ano passado, em uma corrida de carro, aos 18 anos. Partindo do seu raciocínio, se ele não tivesse se empolgado com as corridas de kart aos 8 ou 9 anos, ainda estaria vivo.
Se formos usar esse tipo de raciocínio vamos condenar todos os esportes a motor, e alguns outros que envolvem risco. Não vejo motivo para execrar apenas as motos.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Paz profunda pra ele e força pra família.
O automobilismo já é, por si, bastante perigoso. Motociclismo então, nem se fala. Infelizmente acidentes desse tipo ocorrem e é o que de pior acontece nesse esporte…

antonio seabra
antonio seabra
13 anos atrás

Nunca me me empolguei por pilotar motos, sempre gostei mais de carros. Mas, nesse assunto, vou meter a colher para defender as corridas de motos. Em relação a quantidade de acidentes e quedas, o numero de danos graves é muito pequeno. Analisando o acidente de hoje, vemos que os outros 2 pilotos que cairam, apesar da alta velocidade e vos “voos” que deram, não sofreram injurias graves. O ponto critico nos acidentes em corridas de motos tem sido os atropelamentos e os choques contra elementos rigidos, hoje quase totalmente eliminados dos autodromos que recebem provas motociclisticas.
Nas corridas de carro, em caso de choques em alta velocidade em que o carro de tras atinge a porta esquerda (turismo) ou o lado (formula) do carro da frente, o risco também é muito alto. Vide o acidente fatal do Sperafico em Interlagos.
E este tipo de choque, com o veiculo de tras atingindo a lateral do carro da frente ou o corpo do piloto que caiu, é quase impossivel de ser eliminado, nas corridas de carro e e moto, respectivamente.
O esporte de velocidade é perigoso, o risco é inerente, e não pode ser totalmente descartado.
Resta lamentar, a cada acidente fatal.

Antonio

Paulo Franco
Paulo Franco
Reply to  antonio seabra
13 anos atrás

Muito bem colocado!
Vc prefere carros. Ok.
E mesmo assim analisou com isenção o acidente, um choque lateral em um ponto da pista (começo de tomada de uma curva de alta) aonde nenhum piloto que viesse atrás poderia desviar.
Mexeu com velocidade, há risco!
Foi uma fatalidade, nada a fazer.

LusitanoXXX
LusitanoXXX
Reply to  antonio seabra
13 anos atrás

Valeu, irmão ! Análise isenta, racional e equilibrada. Inteligente. O risco sempre existe. Se não existisse, não assistiriamos, ou participariamos.
Alguem aí assiste final de campeonato de “biriba”, ou “vinte e um”, ou ainda de “pif paf” ?

serjones
serjones
13 anos atrás

RIP,Shoya.Daijiro Kato,Norick Abe,e agora,Shoya Tomizawa.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
Reply to  serjones
13 anos atrás

Só deixando claro, o norike abe não morreu na moto gp e sim num acidente de moto no japão devido a irresponsabilidade de um motorista de caminhão que deu uma ré num local proibido.

Carlos E.
Carlos E.
13 anos atrás

Em algum comentário acima alguém falou em estatística relacionada a acidentes e se não estou enganado, morreram mais atletas jogando futebol do que na motovelocidade.

MM
MM
13 anos atrás

Em um dia desses, polarizar a discussão sobre carros x motos alegando a vantagem dos primeiros por “hoje em dia serem bastante seguros”, é uma bobagem, e na prática uma falácia.
Alterar o passado (“se ele não tivesse se empolgado…”) para evitar a tragédia, é normal, mas apelativo.
Agora “não culpar se matar alguém que caiu na frente do carro”, é simplesmente estúpido.

Tyago Bonifacio
Tyago Bonifacio
13 anos atrás

ñ dá pra colocar um tamanho de fonte maior na home do GP?
pode colocar um pouco de gotas de sangue tb…

–‘

Leo
Leo
13 anos atrás

para Shoya isso era a vida dele, estava lá porque gostava, sabia que correria riscos e que qualquer erro poderia ser fatal e foi o que aconteceu, um erro até comum em corridas de moto. RIP

Petrus Portilho
Petrus Portilho
13 anos atrás

San Marino… de novo.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Petrus Portilho
13 anos atrás

O Marca falava em Mizano… fiquei em duvida

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Petrus Portilho
13 anos atrás

Petrus, pensei a mesma coisa, mas não foi em Ímola, e sim em Misano…

Luis Albertyn
Reply to  Petrus Portilho
13 anos atrás

Mas foi a mesma pista onde Wayne Rayney ficou paraplégico…

EduardoRS
EduardoRS
13 anos atrás

Realmente, hoje em dia os carros estão muito seguros, com “gaiolas”, HANS, partes deformáveis e o escambau. Mas nas motos, não há o que fazer, e a segurança melhora apenas sensivelmente ao longo do tempo. Quem está nesse meio, sabe dos riscos que assume. Mas é sempre triste ver esse tipo de fatalidade acontecendo.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
13 anos atrás

caramba….moto não tem vacilo! fora a cena de ver o outro piloto agonizando na pista.
sei la, acho que realmente corridas de moto deveriam ser repensadas. nem se compara com a segurança que tem um carro, e a vulnerabilidade.

Maran
Maran
13 anos atrás

ESporte a motor tem seus riscos. Não aguenta, pede pra sair.

João Pi
João Pi
13 anos atrás

Me desculpe Gomes, mas sua implicância com as motos não faz o menor sentido. Acidentes acontecem. Aposto com você que (proporcionalmente ou mesmo em números absolutos) morre muito mais gente correndo de carro que de moto.

Leonardo
Reply to  João Pi
13 anos atrás

Somando Rali Dakar, Moto GP, Superbike, Tourist Trophy, testes, treinos e demais categorias são 397 mortes. Você pode conferir na Wikipedia.
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_deaths_by_motorcycle_accidents

LusitanoXXX
LusitanoXXX
Reply to  João Pi
13 anos atrás

Na Wikipédia cada um escreve oque quiser, ela é aberta . Portanto, não confiável…
Pare de se justificar e sai de fininho, mané ….

Fábio
Fábio
13 anos atrás

se as motos fossem as 250 que corriam até o ano passado num acidente desse tipo faria alguma diferença? Lembro que uma vez o Alexandre Barros quando esta na 250 passou por cima de um piloto que caiu a sua frente, mas não foi fatal..

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Que tristeza… todos nós ficamos chocados… mas o esporte motor é assim mesmo.

De vez em quando o cara tem sorte (como por exemplo o Kubica naquela panca no Canada)… de vez em quando acontece o pior.

Todos ficamos tristes… ficam os meus sentidos pesames para os que ficaram.

Imperador

alexandreperlini
alexandreperlini
13 anos atrás

A unica maneira de aumentar segurança de provas de motociclismo é não faze-las… sempre vai ter risco de morte, a qualquer instante com qualquer idade, seja em circuito ou motocross, quem pratica sabe disso, quem incentiva sabe disso, quem assisti sabe disso, carro também é perigoso, e kart então? igual moto praticamente… esportes a motor são perigosos, para não correr riscos deve se praticar outro tipo de esporte, se faz tudo pela segurança, mas algumas coisas nunca deixarão de acontecer, só se parar como falei…

Alberto Rodrigues
Alberto Rodrigues
13 anos atrás

O que mais me chamou a atenção no acidente foi o atendimento dispensado aos pilotos. Não entrou sequer uma ambulância para socorrer os pilotos que ficaram estendidos no chão. Os maquistas corriam quicando com os pilotos na maca. Um deles chegou a tropeçar é o piloto quase caiu! Que porcaria de atendimento foi aquele? Que tipo de organização é essa? Que diabos os dirigentes da MOTO GP estão fazendo no planejamento das competições? Fique decepcionado com o atendimento dispensado aos pilotos. Nunca vi tamanho AMADORISMO. Uma VERGONHA. Por fim lamento a morte do jovem talento. Que sua alma descanse em paz!

marcio
marcio
13 anos atrás

Triste, em horas como esta me faz pensar no porquê de eu gostar de esportes a motor. Uma queda em que o piloto dificilmente iria sofrer alguma coisa, e por causa da grande competitividade de que tantos gostamos ( a moto2 parece até um pelotão de ciclistas de tão próximos que andam) tinha mais 2 pilotos colados no Tomizawa que não tiveram tempo de fazer nada, e é uma vida que se perde, não apenas mais uma, quantos sonhos e esperanças ele teria, o que seria da vida dele, agora só resta imaginarmos. Que Deus dê muita força a família deste jovem. Quanto a nós viciados em esportes à motor, logo esqueceremos como sempre. Eu mesmo mais tarde vou assistir a NASCAR (pelo menos esta parece ser segura)

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Lógicamente é lamentável , todos nós amantes e praticantes do esporte , sabemos que isso é uma constante , faz parte . Na minha opinião , melhor assim com 19 anos , fazendo o que mais gosta , do que daquí a 50 anos agonizando em uma cama de hospital .
Sinto muito mesmo , por esse jovem em começo de carreira , cheio de talento . Mas a vida é assim .

V. Maghetti
V. Maghetti
13 anos atrás

Sempre gostei de corridas de automóveis, seja em pistas, seja em rallies, mas nunca gostei nem gosto de corridas de motos. A despeito da beleza que se possa ver nas motos quase deitadas nas curvas, a velocidades absurdas, para mim isto não é um esporte, e sim um desafio à morte. E ela vence, de vez em quando, infelizmente…

Correr de carro, hoje em dia, é bastante seguro, há mil recursos para proteger o piloto. O mesmo não se pode dizer das motos, onde uma queda sempre traz conseqüências sérias e muitas vezes fatais, como foi esta queda do jovem Shoya. Morte estúpida e desnecessária!

Maurício MV.
Maurício MV.
13 anos atrás

Pobre garoto.Resta o consolo de saber que morreu fazendo o que amava.

Tohmé
13 anos atrás

É foda. Acompanhei a prova e….chorei. Foi uma porrada de respeito, fatalidade.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
13 anos atrás

O prenúncio aconteceu no espaço de uma semana.

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

ver um monte de sonhos e um caminho se desfazer assim,,,,,,,nada mais interessa!

Leonardo
13 anos atrás

Desculpem, sou amante da velocidade e dos esportes a motor, mas motos são algo ridículo. Morreu de graça.
Um erro besta que foi fatal. Vale a pena o risco?
E aquele papo de “morreu fazendo o que gostava” é escapismo. A gente diz isso pra fingir que não foi em vão, que não foi uma morte idiota.
Azar de quem gosta. Só não me culpem se eu matar alguém que caiu sob meu carro.

flavio
flavio
Reply to  Leonardo
13 anos atrás

Leonardo, vai se danar…

Luis Albertyn
Reply to  Leonardo
13 anos atrás

Vai se danar duas vezes. Claro que vale a pena o risco. Se não valesse, ficava em casa jogando Play Station. Como se ninguém morresse em corridas de carro.

Morte idiota? quer morte mais idiota que a do Henry Surtees no ano passado, atingido por uma roda depois de ter saido e voltado à pista? Quer quase-morte mais idiota que a do Felipe Massa, atingido por uma mola?

É cada um…

Paulo Franco
Paulo Franco
Reply to  Leonardo
13 anos atrás

Aproveitando…VÁ SE DANAR!!
Três vezes!
Pensei em esperar até amanhã, para ser um VÁ SE DANAR!! por dia, mas aí eu podia esquecer.
Melhor hoje mesmo!
Leonardo, tu deve ser um manézão de primeira.
Do que vc gosta em esporte a motor?
De arrancadão?
Na frente da TV, vendo Dragsters e pança dos seus pilotos?
Que tal assistir a habilidade de PILOTOS de verdade em traçar uma trajetória perfeita nas curvas sem perder tempo, equilibrar-se em tres eixos (vertical, horizontal e o de deriva, isso só existe em corridas de moto) e ao mesmo tempo passar para o chão 130 HPs (na Moto2, porque na MotoGp devem ser algo de uns 250 HP na roda) em meros 50 centimetros quadrados?
Ah, claro!
Isso é algo ridículo, facílimo, qualquer um faz, né?
Sobe na Biz do vizinho e tenta ir até a padaria sem por os pézinhos no chão, ok?

LusitanoXXX
LusitanoXXX
Reply to  Leonardo
13 anos atrás

Me fale quais são seus caminhos, para que eu não passe por lá , mané…
Extrapolando seu raciocínio, pedestres em geral, idosos, cachorro, etc… também não pode atravessar na sua frente.
“…So não me culpem se eu matar alguem que caiu sob meu carro….” . Procure assistência psicológica. meu chapa, você tem problemas.
Conselho : fale isto para carreteiros, caminhoneiros, motoristas de ônibus na Régis Bitencourt, e veja oque te acontece … A lógica é a mesma.
“…se cair na minha frente….
Você deve ser aquele tipo de motorista que se transforma, quando senta no veículo…

Pedro Merencio
Pedro Merencio
13 anos atrás

É complicado deixar jovens pilotar motos em atas velocidades. Porém, mais complicado ainda é permitir que novos talentos surjam sem deixá-los praticar desde cedo.

Acredito que sso é um mau inevitável.

Mas nós também estamos nos deixar pelo curto espaço de tempo entre a morte desse japonês e a do garoto de 13 anos.

São tragédias? são sim! Mas não me recordo agora de outros acidentes desse nível nos últimos anos. Fazendo uma análise fria, a estatística não é tão ruim. Mas ainda assim é triste.

Pedro Merencio
Pedro Merencio
Reply to  Pedro Merencio
13 anos atrás

É nisso que dá apertar ‘enter’ sem ler antes. Meu comentário ficou cheio de erros. =/

Espero que dê pra entender.

Desculpem-me!!

Ernesto Longhi
13 anos atrás

Um acidente fatal de moto por final de semana.

Patrícia
Patrícia
13 anos atrás

Vai dizer o quê, Gomes? Esse tinha 19 anos.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Patrícia
13 anos atrás

Vou dizer que se ele não tivesse se empolgado com isso quando tinha 8 ou 9 anos, estaria vivo.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
13 anos atrás

Trise, muito triste…eu estava vendo a corrida, e no primeiro momento, no reparei no corpo caida lá no meio da pista, só tinha reparado nos outros dois…quando revi no replay, fiquei com um frio na barriga e senti que fiquei pálido….já tinha reparado que não sobreviveria. Me lembrou um acidente de alguns anos atrás, em que o piloto tentou correr ao cair da moto e foi atingido na cabeca por outra….me fez lembrar de um atropelamento que presenciei na lagoa do taquaral, aqui em campinas, em que o carro passou por cima do abdomen do pedestre e fiqeui tão pálido como hoje…..um dia muito triste.

João Vasconcelos
Reply to  Ronald Wolff
13 anos atrás

o acidente do piloto tentando escapar foi do Franco Uncini (italiano naquela ocasião já campeão mundial na 500cc)
Ele foi colhido em cheio na cabeça pelo Wayne Gardner.
Mas não somente sobreviveu como voltou a correr

Paulo Franco
Paulo Franco
Reply to  Ronald Wolff
13 anos atrás

Acho que esse acidente de moto que vc viu, foi o que sofreu o campeão mundial das 500cc, o italiano Franco Uncini em 1982 ou 1983, acho que em Assen.
Franco Uncini é hoje o comissário técnico máximo de segurança da FIM Federação Internacional de Motociclismo.

Rafael Machado
13 anos atrás

Nuvens negras pairam sobre a MotoGP nesse ano.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

É… moto é foda mesmo. Seu para-choque é seu capacete e por isso não tem muito o que fazer em termos de segurança. Só se diminuir a velocidade pra 60 km/h e ainda assim não garante nada! É complicado.

A moto velocidade é assim mesmo. Infelizmente não foi o primeiro e não vai ser o último.

Dú
13 anos atrás

Em dezenas de acidentes, tivemos 2 atropelamentos fatais, embora eles sempre aconteçam, ainda mais no motocross.
Duas fatalidades, como foi em 94 na F1. Demosntrou que o fator idade dos pilotos, nada significou nos acidentes.

Pedro
Pedro
13 anos atrás

É triste ler isso. Não tenho palavras…

Que ele descanse em paz!

Paulo Mariot
Paulo Mariot
13 anos atrás

Abala a todos como eu, amantes do esporte a motor. Essa coisa insana e irresponsável de esporte à motor.