SÓ VENDO…

SÃO PAULO (vixe, que dia longo) – Não levo muita fé, mas não custa registrar. O deputado Ruy Pauletti, do PSDB do RS, pretende agendar na semana que vem (agendar NA semana que vem, não PARA a semana que vem) uma reunião com o Contran para apresentar uma proposta de nova placa especial para carros no Brasil. Seria uma placa amarela para veículos especiais como réplicas, triciclos e talvez até clássicos com menos de 30 anos. Algo que daria a esses veículos um tratamento diferente, inclusive nessa palhaçada da inspeção veicular que só serve, pelo menos em SP, para reforçar o caixa da CCR, dona da Controlar. Como ficou muito claro nos comentários e testemunhos de dezenas de pessoas nestes posts aqui, a inspeção paulista é fajuta, imprecisa, uma porcaria.

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yves
yves
7 anos atrás

Aqui no RJ é a mesma kaozada!!Tenho um fusquinha 1200cc alemão,todo original e toda ano esse inferno de emissão de gases..pqp Zéca!

yves
yves
7 anos atrás

Tenho um fusca 120cc,não polui nada,todo original e aonde vamos parar com essa kaozeira de emissão de gases,caro Zeca?

Coca
Coca
13 anos atrás

porque os veiculos da prefeitura não fazem a inspeção veicular, podem reparar, todos os veiculos oficiais e terceirizados da prefeitura não tem o selo da controlar.
Esta vistoria é tão fajuta, que no carro antigo o motor foi projetado p/ funcionar com gasolina , se atualmente a nossa gasolina é gas?alcool, ou seja 30% de alcool adicionado na gasolina, e com conhecimento do CNP

marcão
marcão
13 anos atrás

Só pra lembrar as pessoas que:

Se vc colocar num fusquinha, kombi, ou outro carro com motor refr a ar, gasolina de verdade a queima será total…
O problema está nessa gasolina que a petrobras põe no mercado. 25 de alcool, uns 13 de outros produtos, e o resto a gasolina de baixa qualidade. Ai vem a distribuidora e batiza um pouco mais, e alguns donos de postos colocam mais alcool ainda.
Esse motor é um verdadeiro herói, alem de ter a sua consepção antiga e ser projetado pra funcionar “só” com gasolina, ainda funciona com esse “produto” rebatizado de gasolina brasileira..
Ai vem essa porra de controlar e solta essas barbaridades com relação á esse motor….Á raiz do problema de novo está nos governos mau administrados e de novo querem que o legitimo dono do “possante pague a conta…
Sem levar em consideração que: ao ser vendido pela primeira vez numa conssecionária o carro tina um valor “X” e que dividido por vinte anos de taxas como o
IPVA e a antiga TRU, o carro e todos os seus proprietarios durante esse periodo acabaram pagando mais uma vez esse carro. E para o governo. É só fazer as contas que vai bater..Fora outras taxas que se criaram nesse periodo, alem da CID e outros impostos pagos por quem teve esse carro… E agora ele polui… Pode? Tá certo?
Eéééé´!!!!! Temos a obrigação de votar “muito certo” esse ano….

EduardoRS
EduardoRS
13 anos atrás

O Pauletti cria uma lei pra contornar uma besteira que os correligionários dele gostam de fazer em SP. Tá. Como o amigo acima comentou, pode confiar nele assim como se pode confiar nos demais deputados.

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
13 anos atrás

Na verdade, quem agenda, agenda ALGUMA coisa ou ALGUMA data. Então entendo que o correto seria agendar semana que vem, e não NA (se o correto fosse agendar em algum lugar, por exemplo).

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

A saída para tudo isso chama-se JUSTIÇA! Temos que aprender, de uma vez por todas, a usar os mecanismos que temos à disposição, para resolver conflitos. Para isso, é necessário que TODOS os interessados esqueçam o comodismo, as diferenças e etc, unindo-se em torno de um objetivo comum. Proponham ação na justiça, fundamentando suas reivindicações. Isso se chama exercício de cidadania. Pregar no deserto não resolve nada.

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
13 anos atrás

Fazem isto com a desculpa de que “gera emprego” e “controla a emissão de poluentes”

… e “gera renda” também! (a deles e das concessionárias)

Rafa
Rafa
13 anos atrás

Sou contra essa nova placa, vai ter muito manézinho escapando de vistoria e rodando com carros completamente sem condição na rua e fazendo merda… e a turma do tunnig? que enche o “motorzão” de turbos e frescuras, coloca um banco de praça na traseira para imitar um aerofólio, mas não sabem fazer nem curva, nem andar em linha reta… Uma vez arrastei um cara pra pista, ele no gol tunnig de 80 mil dele e eu no meu audi original, deu tempo de tomar um picolé antes dele terminar a volta dele… E ele se diz o rei do asfalto, piloto de fuga, maior turbo de campinas, melhor sei lá o que, e não passa de um mané inconsequente…
Os clubes podem até abusar, mas pelo menos agente não tem que aguentar um lixo sobre rodas fazendo merda, é só acionar a policia que o veiculo é apreendido.

Paulo
Paulo
Reply to  Rafa
13 anos atrás

Você é bom mesmo !!

Luiz Salomao
13 anos atrás

Eles poderiam fazer uma lei criando mais uma categoria de carros de colecao, mas sem placa preta. O dono de veiculos como o seu Golzinho a ar, mas q ainda nao tem placa preta poderiam se cadastrar como colecionadores, pagar uma taxa anual (p governo nao ficar sem arrecadar) e a medida q vao comprando os carros, vao registrando como pecas de colecao, o q ficara registrado no documento do carro. Se o guarda parar e ver q esta sem o certificado de inspecao ele pegara o documento do carro e la estara o registro de colecao. Isso podera permitir q veiculos q ainda nao tem placa preta possam circular pela cidade e ao mesmo tempo impedira q pessoas, q nao sao colecionadores, trafeguem com seus carros velhos, poluidores, caindo aos pedacos e atrapalhando o transito pois estao sempre quebrando. Como o proprio blogueiro disse uns tempos atras, esses carros de colecao que ainda nao tem placa preta, rodam muito pouco e nao vao poluir quase nada. Ao mesmo tempo, esta lei estara criando mecanismos para a preservacao da historia dos carros brasileiros, incentivando a manutencao e conservacao desses veiculos especiais e proporcionando a felicidade para os apreciadores e colecionadores de carros antigos, que poderao dar uma voltinha, de vez em quando, com seus objetos de colecao. O povo nao gosta de carro velho rodando pelas ruas e estradas, mas adora ver um carro antigo, bem conservado passeando pela cidade. mas pelo visto os politicos tem coisa mais importante p fazer, ou seja, ficar inventando factoide p parar d cair nas pesquisas e se defender dos factoides p vencer no primeiro turno.

LusitanoXXX
LusitanoXXX
Reply to  Luiz Salomao
13 anos atrás

Mestre Pandini !!!! Que bom ver sua participação no blog ! Bem vindo, junto com o Saloma… Com todo respeito, concordo, o povo gosta de ver carro antigo, não mal cuidado… Tenho um Palio 98, que uso em meus deslocamentos pela cidade. Super bem cuidado. O outro veículo, só para viagens com a família. Mas não concordo que tenha de pagar para rodar, mais uma taxa, enquanto vejo verdadeíras BOMBAS RELÓGIO rodando com placas de cidades limitrofes. Gosto de carros antigos, afinal um Pálio com 12 anos de uso regular não é novo. Mas quero ter direito de andar com ele. É Meu, não foi nenhum político demagogo e safado que me deu. O remédio é o poder público cumprir seu papel : FISCALIZAR e apreender veículos em mau estado, como está previsto no Código Nacional de Trânsito. Como ele não faz isto agora, será que fará daqui para frente ? Duvido…

Pandini
13 anos atrás

Flavio, não seria mais fácil ampliar o universo de veículos enquadráveis na placa preta?

Antonio VK
Antonio VK
13 anos atrás

Reforçar o caixa da Controlar e certamente o caixa de mais gente…

JPena
JPena
13 anos atrás

Caros amigos. Concordo que deva haver um controle. Mas estão esquecendo que quase 45% da frota rodante em São Paulo não é licenciada em São Paulo( Osasco, Barueri, Carapicuiba, Cotia, Taboão da Serra ,São Bernardo, Diadema,etc…etc…e muitos etc’s) me desculpem isso e´no mínimo hipócrita.

LusitanoXXX
LusitanoXXX
Reply to  JPena
13 anos atrás

Boa, Pena ! Grande lembrança. E vários destes veículos é que são responsáveis pela poluição do ar, pois são muitas vezes, veículos mal cuidados e antigos, no sentido “sem manutenção adequada”.

Lio
Lio
13 anos atrás

Parabens ao Flavio e à todos que contribuiram com todas reportagens que foram feitas…e a todas que VIRÃO por que com ESSA RAÇA DE POLITICOS NÃO PODE PARAR NUNCA DE COMBATER e mostrar que não somos tão idiotas assim…A PROVA ESTA NAS URNAS…

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

O tão citado “direito constitucional de ir e vir” não inclui o complemento “de carro”, muito menos se é mais poluente do que deveria.

Basta presenciar o ar da cidade de São Paulo de hoje para constatar que a inspeção veicular é uma necessidade que já veio tarde. Se há falhas, elas devem ser corrigidas, mas está na hora de se pensar mais no coletivo.

Quem tem filho que precisa ir ao hospital fazer inalação por conta da poluição deve achar difícil entender o egoísmo com que muitos defendem com unhas e dentes o suposto direito de poluir do “possante”.

Com 6 milhões de carros rodando na cidade, cada um já é demais, cada um tem que fazer a sua parte.

marcão
marcão
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Ninguem é contra a inspeção veicular em SP., todos sabemos dos problemas do ar que respiramos. Só que, Essa conversa de poluição em SP já é bem velha, mais ou menos uns 20 anos que se fala nisso. E mais, não é o fusca (ou melhor o motor dele) o responsável por ela, aclaro que polui mas sua contribuição é pequena.
Os caminhões sim são os grandes responsáveis por ela, o ar condiçionado dos carros novos, o consumo essecivo dessas SUV ou peruas ou caminhonetes, se lá como chama-las, as empresas quimicas, as queimadas..E o próprio governo, com a falta de tratamento da agua e de saneamento. Não, não é o fusca o grande vilão, sinceramente acho que o fusca polui menos do que os churrascos que se fazem nos fins de semana por ai a fora…Tenho filhas e netas, que já foram receber inalações em hospitais, concordo que é dificil ver um familiar passando por isso, sei como é. Só que me refiro ao descaso dessas autoridades que nada fazem, pra melhorar as coisas atuais como essa da poluição ambiental e, que obriga o cidadão a pagar a conta, sempre ele é quem paga e fica com o onus. Cidadão como vc eu e outros tantos….

LusitanoXXX
LusitanoXXX
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Tá certo, Sr. Advogado de plantão da Controlar.
Direito de ir e vir sim, pois a Constituição Federal, citada acima pelo autor do comentário, não exclui ou cita “ir e vir de carro”, Portanto, não condiciona o meio de deslocamento. Se ele quer ir de carro que vá . Poluição ? Filho no hospital ? Discurso demagógico… Se qualquer um for para o hospital público, verá onde NÃO está sendo gasto o dinheiro de nossas Taxas e Impostos. Cabe ainda frisar, ilustre comentarista, que o Direito de Propriedade tambem é garantido pela Constituição Federal. E se seu veículo não passar nas In$$$$peções, não poderá mais rodar eser desfrutado por VOCÊ, demagógico amigo, Que em tese, é o LEGÌTIMO PROPRIETÁRIO. Você pagou por ele, ou foi a Controlar que te deu ? Discursinho de estágiário de Direito, e que não prestou atenção nas aulas… Tenha dó…

alexandreperlini
alexandreperlini
13 anos atrás

Eu duvido disso, e ouvi falar que estão querendo tirar algumas regalias da placa preta, não sei se é verdade, aqui só funciona burlando a lei, tem um monte de gente fazendo isso, ou vai parar de andar com o carro porque alguém inventou uma lei inflexivel, porque a inspeção não é de graça? somos idiotas eu acho… agora é hora de eleição e tinha de ir em cima dos candidatos e cobrar algo, Flavio, procure saber deles oque eles tem a dizer sobre esse problema, seria ótimo ouvir isso.

Squa
Squa
13 anos atrás

Se tem a mão do deputado Ruy Pauletti, pode confiar, inclusive como podemos confiar em todos os deputados.

pola
pola
13 anos atrás

Como faço para votar neste cara? To com saco cheio deste controlar!

Paulo
Paulo
Reply to  pola
13 anos atrás

Escolhe o nº e aperte confirma !!

Dú
13 anos atrás

Vamos ver o Lobby dos Placas Pretas agora…

marcão
marcão
13 anos atrás

Na minha humilde opinião os caras deram o tiro no pé e depois o próprio de o tiro de misericórdia nele mesmo…..
Hoje logo cedo lendo o jornal que chega em casa vi uma matéria sobre o que os caras da controlar arrumaram com os proprietários de Kombis…
Nessa caso leia-se motores dos fuscas em geral….Tem gente que está gastando uma fábula pra deixar esse motor nos padrões de qualidade pedidos…
Perguntas:::::
A volks fala alguma coisa? Afinal esse motor levou esse pais nas costas por décadas e décadas a fio..
O que é que os proprietarios vão fazer com seus carros? Sim!!! pois tem muito motor refrigerado a ar andando por nosso estado e, não são carros de colecionador…
E, o pior e os colecionadores, e restauradores..Que fazem de tudo para ter uma placa preta em seu carro antigo?
Essa controlar agora arrumou uma dor de cabeça daquelas, digamos uma enxaqueca cronica..Colecionador de fusca, kombi, sp2, variant, puma Zé do Caixão, Gurgel, etc, com certesa vai atrás do prejuizo e vão bater de frente com essa coisa de vistoria…
Ao ler mais , vi as palavras do agente dizendo que os proprietários desses carros, incluam-se “todos os carros carburados” que rodam por aí….— Os proprietários devem colocar injeção eletônica em seus carros pra poder passar na vistoria, senão não vai passar mesmo…
Ai tem outros problemas gravissimos a meu ver…Estão condenando uma propriedade particular a sucata.. Isso de cara…. e o pior estão fomentando a modificação nas caracteristicas horiginais do veiculo… Fere as leis do concelho nacional de transito que proibe permanentemente a mudança de motores em um veiculo.. Agora eu pergunto é ou não é proibido mudar o motor de um carro? Se vc tem um carburado e vc muda pra injetado vc tem um motor totalmente diferente daquele projetado pela fabrica..
Primeiro ferem os direitos do cidadão de ir e vir em seu possante, depois ferem o direito desse mesmo cidadão de ser proprietário de um carro, e depois querem mudar as leis do Conselho nacional de transito…

Ora bolas, quem são esses senhores? São os novos reis desse pais? Eles podem e despodem sobre os bens das pessoas?Ou melhor, mandam e desmandam nas pessoas?

Tem mais direitos que todos e determinam quais obrigações os outros tem? E sem direitos?
Ééééé pessoal, eu sou é muito burro pois não estou entendendo mais nada do que está acontecendo em SPcom os carros usados .
Tudo isso é só pra esconder do povo a incapacidade em gerir por anos a fio desses politicos sem vergonha e descarados que estiveram no poder nesse ultimos anos..
E o pior que quem teria que vistoriar esses carros todos seria o detran com fazia antigamente, mas por pura ganancia resolveram criar essa vistoria e com ela essa taxa absurda, pra amenizar prometeram devolver esse dinheiro, pra não ficar tão feio e agora tão é fudendo com todo mundo…
Só vejo uma coisa boa nessa conversa toda..

É QUE ESTAMOS EM ANO ELEITORAL!!!!!! Dai fica bem na memória o que esses dai SERRA ,KASSAB, GERALDO, fizeram de bom pra população…Querem exemplos?
Então toma!!! Infestaram as rodovias e vias expressas de pedágios(rodoanel, marginal da castelo ) Raadares! Bom, alguns vão dizer que radar é bom, também concordo, des de que em via plana sem descida ou curvinha pra pegar os coitados… E, aqueles em que a velocidade é impossivel de praticar que estão logo nas saidas das vias expressas. Ex saia da castelo a 120 KMH e vc vai ter na maioria das saidas um radar esperando que vc passe abaixo de 40 por hora, quando não a trinta por hora….
Aí é que a porca torce o rabo. Tá muito na cara, tá discarado e escancarado o roubo no bolso do cidadão de bem… Tudo isso é pra “roubar mesmo” o cidadão!!! E na cara dura, é lei ..
Que esses ai aprovaram, tá na hora da gente dar o troco nessa quadrilha. Lembrem-se deles na hora de votar.. Ainda bem que é ano eleitoral… Ainda bem….
……..É Zé, vc deu um tiro fatal no pé!!!!!!

Paulo F.
Paulo F.
13 anos atrás

Deixem os carros com mais de 25 anos em paz! E seus donos também.

Zéca
Zéca
13 anos atrás

Carros antigos, velhos ou idosos são inseguros, poluem e desperdiçam combustíveis não renováveis.
Veículos comerciais para passageiros, como táxis, vans e ônibus já tem tempos de vida definidos em leis após os quais não podem mais prestar serviços.
É inexorável, vai chegar o tempo em que os veículos particulares sofrerão mesmo castigo.
Automóveis fabricados desde algum tempo são descartáveis e quando acaba o motor não adianta retífica, todo o conjunto mecânico tambem acabou. E não há, de fábrica, bronzinas, anéis ou pistões de sobremedida. Oficinas de retífica estão fadadas a trabalhar somente motores de caminhões, de veículos antigos e de competição.
Há um lobby muito poderoso da indústria automobilística que quer reciclar os antigos, com apoio forte dos orgãos ambientais, das empresas de seguro e das autoridades da saúde.
Inspeção veicular é só a ponta do iceberg.
O que será de nós, antigomobilistas?
Seremos a nova classe de futuros crimionosos?

Zéca
Zéca
Reply to  Zéca
13 anos atrás

Querem mais?

Destino compulsório dos antigos: sucateamento.
Excessão: Placa Preta.
Mas assim:
Trafegar só nos domingos e feriados.
Em rodovias? Só com licensa antecipada, vinculada a evento autorizado, tráfego só diurno, em comboio, acompanhamento de batedores.

Quem viver verá.

yves
yves
Reply to  Zéca
7 anos atrás

A que ponto chegou essa porra!

yves
yves
Reply to  Zéca
7 anos atrás

Muito triste Zéca,sou do Rj e aqui tb é esse inferno com meu fusca 1200cc,original!!!!

hendrix
hendrix
13 anos atrás

aqui no rio é a mesma coisa
exiate um mercado paralelo só pras pendencias
sacou?!
brazil