TV,60

SÃO PAULO (que seja) – No dia 18 de setembro de 1950 foi feita a primeira transmissão de TV do Brasil. Assis Chateaubriand foi o pioneiro que colocou o tubo no ar, com a TV Tupi de São Paulo. Eu trabalho em televisão há cinco anos. Passarei despercebido por sua história, evidentemente. Não chega a ser algo que me frustre. Porque tenho um privilégio de poucos: o fato de trabalhar numa emissora, a ESPN Brasil, que está montada onde funcionou a Tupi. O fato de fazer os programas que faço nos estúdios onde tudo começou (vejam no vídeo acima) me emociona a cada dia. Eu sou muito bobo e dou um valor imenso a essas coisas. Fico emocionado quando estou fisicamente em lugares que têm um papel na história.

Não farei nenhum tratado sobre televisão aqui. Deixo para vocês o espaço para dizerem o que acham da TV. O que mais gostam? Do que têm saudades? Quais os grandes nomes? Onde a TV vai parar?

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silvana Castro
Silvana Castro
13 anos atrás

Os anos 60 (Família Trapo, Sítio do Picapau Amarelo, Festivais Record, Jeannie é Um Gênio, Speed Racer, Johnny Quest, Os Herculóides, Shazam etc)
Os melhores programas de TV foram com Goulart de
Andrade no “Comando da Madrugada” na TV Gazeta (anos 80) que levou toda a galera como “Perdidos na Noite” (Faustão, que fazia o Balancê na rádio Excelsior junto com Osmar Santos e antes do Faustão ser tenebroso), 23ºHora (Ernesto Varela com o câmera Valdeci que era Fernando Meirelles) “TV MIX” na TV Gazeta (com Astrid Fontenelle, Marcelo Machado, Tadeu Jungle, Serginho Groisman, Alê Primo, Condessa Giovanna Chiveta). “Paulista 900” com Paula Dip.
Fábrica do Som com Tadeu Jungle (TV Cultura)
Som Pop com Kid Vinil (TV Cultura)
TV da Tribo com Tadeu Jungle (Band)
Gastão Moreira com Gás Total e outros da MTV ( fez a alegria da galera rock’n’roll nos anos 90)
Silvio Luiz nos anos 80 e sua bagunça redonda na TV Record
Hoje Login (Cultura), GNT, Lost que já acabou, e concordo com o cara aí de cima acho bizarro, tosco e pândego o “Pontapé Inicial” com Albuquerque e Trajano, O programa “Urbano” com Renata Simões no Multishow e Metrópolis com o Cunha Jr e Vitrine (Cultura)

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Flavio

Leia o Livro “Chato o Rei do Brasil” e você com certeza vai se deliciar com as histórias da inauguração de Televisão no Brasil……Esse folclore de batizar a camera e ela pifar é folclore mesmo…Ela deu defeito…..

Banana Joe
Banana Joe
13 anos atrás

O programa mais legal da Tv é o Pontapé Inicial do Trajano, na Espn.
Cultura, música, esporte, tudo misturado, meio improvisado, ao VIVO. Sensacional.
Na aberta o CQC é legal.
No futuro cada vez mais canais específicos sobre um tema.
A TV aberta, pelo menos no Brasil vai virar só naqueles ridículos reality shows com bombados idiotas e gostosas só esperando o dia pra sair e ganhar alguns trocos tirando foto pelada ou fazendo filme pornô…

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Tenho saudades do tempo em que os programas de televisão acrescentavam alguma coisa à nossa vida, nossa cultura, nossos relacionamentos. Hoje, é só lixo, com raríssimas e honrosas excessões.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Saudade das séries de TV:

Swat
Kojak
Chips
Batman
Magnum
kung Fu
Casal 20
Agente 86
Hawai 5.0
Ultra man
Miami Vice
Ultra Seven
As Panteras
A Feiticeira
Os 3 Patetas
Robô Gigante
Bezouro verde
O Elo Perdido
Starsky & Hutch
A Gata e o Rato
Jeany é um gênio
O Tunel do tempo
Terra da Gigantes
A Ilha da Fantasia
Perdidos no Espaço
Além da imaginação
Esquadrão Classe A
Planeta dos Macacos
Arquivo Confidencial

MacGyver; Profissão Perigo

O CAGAYVER era da hora, teve uma vez que ele estava encurralado, aí ele teve uma brilhante idéia! Pegou um punhado de pólvora com a mão e jogou em cima dos bandidos! Depois riscou um fósforo e jogou na pólvora que ainda estava no ar(risos), aí explodiu tudo em cima dos caras, pra variar o CAGAYVER se salvou!! Só não entendi como deu tempo para fazer tudo aquilo…rs

Renato B. Santiago
Renato B. Santiago
13 anos atrás

Olá Flávio,

Dá uma olhada nessa foto:
http://www.casadoradioamador.org.br/imagens/CasaRadio20090912/20090912_CRRP01.jpg

Esse prédio já foi a afiliada da TV TUPI aqui em Ribeirão Preto. Se localiza no ponto mais alto da cidade e por isso mesmo hoje é a Casa do Radioamador. Não sei como está hoje, mas até uns 2 anos atrás o estúdio ainda existia, incluindo as forrações nas paredes e no teto e as estruturas metálicas pra se prender os equipamentos.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Uai, sem sotaque? Só semblante??? (by Mergulhao)

Lemo
Lemo
13 anos atrás

Direfente do vinho e do wisky, a TV só piora com o tempo.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Chatô, o rei do Brasil! Em materia de TV, e se falsa modestia, assisto somente canais fechados! O resto, coma rarissimas exceçoes, não dá mais! Só pra rir de tanta asneira!

Mayara
Mayara
13 anos atrás

A TV, assim como a internet e principalmente os blogs agrupam pessoas que podem até ter alguns pensamentos divergentes, mas muita coisa em comum, principalmente o gosto e a forma de se emocionar.
Eu também sou muito boba e dou um valor imenso a essas coisas. Eu também fico emocionada quando estou fisicamente em lugares que têm um papel na história.

Robert
Robert
13 anos atrás

O mais grande de todos os nomes atende no céu por Paulo Gracindo. O melhor de todos os programas se chamava Tunel do Tempo e a TV vai parar ou melhor, vai continuar, nas telas que o homem inventar, como por exemplo ela já parou aqui na telinha do meu celular. Aliás, eu nem quero iPhone porque não tem TV.

Luiz Carlos Fortes Braga
Luiz Carlos Fortes Braga
13 anos atrás

segundo dados da história em 1948,um cidadão Leopoldinense,radicado em Juiz de Fora,Olavo Bastos Freire foi o autor da primenira transmissão televisiva ,quando as autoridades de JF assistiram uma transmissão ao vivo em uma tela de 3 polegadas do movimento da rua.O mesmo Bastos Freire,patrocinado pelas Indústria quimicas Carlos Pereira S/A,fabricante do sabonete Cinta Azul (busquei fundo agora!!!!)transmitiu do campo do Tupy foot ball club ( era assim que se escrevia ),uma partida de futebol ao vivo para uma platéia na Rua Halfeld,(hoje calçadão),entre o Tupy e Bangu do Ri de Janeiro,isto em 1949Olavo Bastos Freire inaugurou assim não só a televisão ,como tambem a propaganda ao vivo e em preto e branco.Não pode dar o seu testemunho pois faleceu em 2005.,mas,o jornal local pode ser consultado na sua edição de 15 /09/10 que conta esta história com mais detalhes.
http://www.tribunademinas.com.br

Luciano Martinelli
Luciano Martinelli
13 anos atrás

Não tenho TV por assinatura. A TV aberta está uma merda, poucos programas me interessa. É só sintonizar a antena parabólica e você tem a sua inteira disposição e grátis, missas, pregação de pastores evangélicos enlouquecidos pelo seu dinheiro, leilão de cavalo, boi, vaca, cabrito, compre o que quiser pelos canais de vendas, plante, colha e crie a vontade nos canais rurais, assista os seus parlamentares vomitar bobagens nas TVs Senado, novela de montão, humor desgraçadamente chato e ridículo, dezenas de loiras e seus programinhas vazios, e assim vai, mal assisto ao telejornal na hora da janta prá ver se eu como menos, com tanta desgraça na tela, então veio a internet e salvou a minha vida…!!!! Vejo o que quero e na hora que quero, e chega.

Roberto Borges
Roberto Borges
13 anos atrás

Só pra ficar no caso do prédio da Tupi – fui um dia no Pim-Pam-Pum, que só os matusas vão saber do que se trata! Os programas eram ao vivo naquela época, uma doideira!
A Tupi nunca deveria ter fechado, faz parte da nossa história! Sou bem conservador com essas coisas.
Sorte sua de trabalhar nesse prédio Flávio. Ainda bem que ainda é de uma emissora de tv.

Squa
Squa
13 anos atrás

Aboli Globo da minha vida, apenas assisto a F1, e no mudo, com a narração da Band News FM, do resto percebi que nada mais me faz falta nessa emissora.
Não perco CQC e Limite, sempre que posso assisto futebol, tenis e alguma outra coisa na SporTV. Fora isso, estou sempre sintonizado em Discovery, History e NatGeo. E isso se resume em não mais de 2 horas por dia.
Saudade? Apenas do desenhos de minha infancia, Caverna do Dragão, Smurfs, He-Man, She-Ra, Snorkels.
Onde a TV vai parar? Vai fundir com a internet, só não sei qual vai predominar, mas acho que uma sequencia lógica de programação, como é hoje, vai acabar, as pessoas vão assistir o que quiser quando for conveniente. Na prática já pode ser assim, só não é habitual ainda.
Grandes nomes? Deixo aqui minha homenagem ao grande Armando Nogueira.

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
Reply to  Squa
13 anos atrás

Concordo. A TV como “hardware” é uma grande invenção, um marco da humanidade. Porém, o “software” (os programas) é que é o problema, feito na maioria das vezes por pessoas despreparadas, mal intencionadas, sem cultura ou um misto de tudo isso, com raras exceções.

Romeu Nardini
Romeu Nardini
13 anos atrás

A inauguração da TV Tupi em 1960, foi um marco histórico no Brasil.
Uma revolução nos meios de comunicação, onde o que imperava era o radio e os seus novelões.
Reza a lenda que no dia da cerimonia, o Chateaubriand quis fazer a inauguração em grande estilo, e quebrou uma garrafa de champagne sobre uma das duas cameras RCA Victor que ele havia importado especialmente.
Mas o “precioso liquido” danificou e inutilizou definitivamente o caríssimo equipamento.

Milton Eller
Milton Eller
13 anos atrás

Flavio, a TV passou e passará por grndes modificações ainda e será (ou já é) interativa, mas hoje não vi uma homenagem digna a esta “senhora” nossa companheira.

Caca Vita
Caca Vita
13 anos atrás

Gomes, trabalho na MTV e sou tarado pela história da televisão, tanto brasileira quanto internacional.

O prédio da ESPN, onde era a TV Tupi, foi todo reformado. Os estúdios originais não existem mais, apenas o estúdio vizinho, pertencente ao SBT e alugado pela MTV, nosso estúdio S (“S” de Silvio Santos, não porque temos estúdios que vão de A à S). Aliás, quem reformou inteiro o prédio da ESPN foi a Abril, há cerca de 10 anos, quando tinha a idéia de lançar, em parceria com a CBS, o CNA, Canal de Notícias Abril. Gastaram um dinheirão, puseram a emissora para funcionar de verdade e, um dia antes de estréia, cancelaram tudo.

No prédio da MTV, que hoje pertence à Abrilprev e é tombado pela subprefeitura do bairro do Sumaré, ficava a rádio Tupi Difusora e, no térreo, a central técnica da TV Tupi. Os três estúdios que temos no prédio eram originais da Difusora, e permanecem intocados até hoje.

Eu tb sou saudosista e uma das coisas que mais me fascina é pegar os veteranos para contar histórias sobre o prédio, as cercanias, os improvisos, etc.