CHEGAMOS LÁ
SÃO PAULO (demorou) – E a Rússia finalmente terá seu GP. A partir de 2014, em Sochi, e por seis anos segundo o primeiro contrato. O acordo entre Bernie Ecclestone e altas autoridades soviéticas foi firmado hoje. No link tem o desenho da pista.
O Mundial do ano que vem terá 20 etapas e disso não passa. Entra a Índia para se juntar aos 19 deste ano. Em 2012 chega Austin, no Texas. Alguém vai dançar. E quando entrar a URSS, outro alguém dança.
Anotem: o Brasil é um ótimo mercado para a F-1, um país emergente, de economia forte e promissora, se conseguir escapar da Opus Dei, da TFP e dos fundamentalistas de bico comprido. Mas não tem um autódromo do jeitinho que a F-1 gosta, e isso fará, cada vez mais, que Interlagos corra risco.
Eu acho que Interlagos está bom demais para ter corrida de qualquer coisa. Claro que dá para melhorar, mas não é preciso erguer templos envidraçados para o culto ao desperdício como se fez na China, na Turquia, no Bahrein, em Abu Dhabi, e será feito na Coreia, na Índia e no fim do mundo. Ocorre que é esse tipo de coisa que está virando padrão. E, por isso mesmo, palcos mais antigos passarão a correr risco iminente.
Resumindo: em médio prazo, Interlagos está ameaçado, sim, de deixar o calendário. Outras praças que precisam se cuidar são Silverstone (sempre), Melbourne e Montreal.
Concordo com vc FG. Pelo padrão dos autódromos que estão sendo construídos, Interlagos corre o sério risco de sair. Infelizmente, seremos trocados por mais um país que não tem a menor tradição.
FG! se o Serra ganhar a eleição,ele´oferecerá a vaga brasileira para Israel ou EUA.. só pra agradar os colonizadores dos cérebros tucanos.
acho importantíssimo você escrever um giraq-mondo daqueles pra ajudar na eleição de dilma. não podemos simpledsmente colocar em risco o futuro do Brasil.
eu faço o que posso, mas você pode muito mais, pois tem grande audiencia e carinho de seus leitores.
boa sorte ao BRASIL!!
DILMA 13
flavio bom dia!vc pode me explicar por que tirou meu comentario sobre a corrida do meio¨milhão,do seu blog em 5 minutos?obrigado
Não tenho a mais remota ideia do que você está falando.
O muro de Berlin caiu faz tempo, a Lada já não é mais tão russa, o comunismo faliu, os comunistas do partidão são hoje donos de imperios industriais, o PT não é mais o PT original, os petistas originais são expulsos (ex Luiza Helena), saem do partido (ex. Marina Silva) ou “desaparecem” (vide Celso Daniel)….e a Fórmula 1, paixão de quem escreve e dos que leem aqui, continua mais capitalista do que nunca e é por ser capitalista que atrai cada vez mais aficionados….o resto é poesia dos anos 70.
Voto na Sofia Loren.
Vou ao GP Brasil desde 1999 e acho uma puta sacanagem os ingressos não serem numerados, tipo setor Visa nos estádios. Dá para fazer, só precisa de boa vontade. Mas como sou apaixonado continuo indo, quero aproveitar até o último instante. Infelizmente a F1 vem se descaracterizando relegando a segundo plano as pistas antigas e tradiconais, Spa, Suzuka e Montreal já estiveram fora do calendário algumas vezes, Paul Ricard dançou nos anos 90, Silverstone só não dançou porque Donington quebrou. Repito, vou a Interlagos desde 1999 e algumas mudanças devem ser elogiadas, tais como a construção das arquibancadas fixas na reta dos boxes e o recapeamento feito em 2007 que eliminou de vez as ondulações, mas há muito a ser feito, especialmente no item conforto ao torcedor, pois quem vai no setor A por exemplo, paga R$ 600,00 no ingresso e tem um conforto pior que a Rua Javari ou qualquer campo de várzea.
Clamo pela volta de Paul Ricard, pela entrada do Algarve, pela saída de Bahrein, Abu Dhabi, China, Hungaroring e Barcelona do calendário. Que esta F1 morra e renasça a velha , onde corria quem queria e ganhava quem podia.
Viva Interlagos, que sobreviveu heroicamente a 70 anos de descaso.
Acho deveras difícil o Brasil perder sua etapa. Porque vai ficar uma lacuna sinistra na América Latina e, sendo nós “emergentes”, deixariam de angariar fundos e mais fundos com as quinquilharias que poderiam nos empurrar…
O máximo que deve rolar vai ser um pedido de adequação aos novos padrões internacionais de beleza e ostentação…
Daí, nada que um pouquinho de super-bonder aqui, durepóxi ali, uns 1000 metros de cartolina e, quem sabe uns 100 milhões no orçamento do governo não resolvam.
Não sou torcedor de brasileiros, sou torcedor de bons e honestos pilotos. Então torço para qualquer um que o estilo de pilotagem e a correção na competição me agradem, seja o cabra brasileiro ou marciano. Para manter o GP Brasil de F1 por muito mais tempo, necessitaremos de um campeão brasileiro urgentemente! Acho que seria o mais forte argumento para manter o GP por aqui.
parece uma mistura de monaco com nurburgring(traçado atual).
A FIA não deixaria isso acontecer!!! O Tio Bernie manda lá também!
Sei lá, tava viajando aqui…e se alguma categoria, nova ou que já exista, pegasse as idéias da velha F1, e equipes que não conseguiram acompanhar os vultuosos investimentos e autodromos que foram “abandonados” pela atua F1 e fizesse um campeonato enxuto (pros padrões da F1 atual), visando o automobilismo (sem abandonar o marketing, pq é preciso grana) acho que “daria liga” como diz um amigo meu. Mas… só tô viajando mesmo.
Para a F1 não interessa a tradição ou a história de pistas como Interlagos (que só é importante para nós) SPA, etc…
Interessa sim o show e o entorno faz parte dele. Devemos esquecer que no passado corridas tinham um ar romântico, aventureiro, agora o que interessa é o $$, o retorno de mídia e nada mais. Melhor irmos nos acostumando, Interlagos vai dançar…não tem mais como competir com as mega estruturas que estão sendo construídas pelo mundo afora.
ESSA FORMULA 1 NÃO É A MESMA , QUE VÁ EMBORA LOGO DAQUI, NÓS NÃO QUEREMOS MAIS BANDIDOS AQUI FORA F1!!!
Hockenhein, Interlagos, Monaco, Silverstone, Spa, Suzuca são pistas que nunca deveriam sair do calendário. Cada uma tem uma limitação mais alguém com bom senso teria que pensar que aquilo tem que ser para sempre!
Interlagos e seus 70 anos deveriam ser patrimônio da humanidade!
Seu traçado antigo era perfeito, o atual é maravilhoso. Deveriamos nos unir e tentar arrecadar fundos para recuperar o traçado antigo que ainda esta lá!
É muito difícil descrever Interlagos, essa palavrinha me deixa doido… Não consigo dormir no dia anterior em que sei que terei que ir para lá.
Entrar por qualquer um de seus portões, principalmente o sete, ver o túnel, avista-lo ficando para trás… É indescritível…
Fazer a curva um, a dois, afundar o pé na reta oposta é “mais indescritível ainda”.
Para encerrar mais uma palavra…. INTERLAGOS!
Eu acho que Monza tb dançará se não diminuir o tamanho de seu traçado.
Já fizeram isto na Alemanha e assassinaram o circuito, já fizeram com Interlagos e idem e vão fazer isto com Monza com certeza, assim como Silverstone. A moda é GPs de 4km… mais que isto é “ultrapassado” na cabeça deles.
Dificilmente Interlagos sairá do calendário da F-1 simplesmente porque somos um dos 4 mercados emergentes da atualidade, junto de China, Índia e Rússia. A FIA pode ser louca mas não é boba, não vai rasgar dinheiro. Mas nada impede também do complexo do autódromo ser revitalizado no miolo com a construção de um shopping com vasto estacionamento, hotéis e centro de eventos, de acordo com a pompa e o luxo que a F-1 atual necessita. Se vai ter dinheiro para a Copa e Olimpíada que acontecem uma vez na vida e outra na morte, por que não investir pesado num evento que acontece todos os anos na capital paulita?
Como torcedor, acho interlagos exelente.
Não existe outro autodromo no mundo onde se vê 80% da pista. Quem fica no setor A ou setor G , tem visão espetacular onde pode apreciar todos os pegas.
É o evento que arrecada mais. Vai ser uma pena, tirarem o Brasil do calendario da F 1.
Que se foda a f-1…passamos a dar valor no automobilismo nacional com a criação de leis que determinem porcentagem das vendas de veículos (no mercado nacional e exportado) para um Fundo Nacional destinado à construção de autodromos, subsistencia de categorias com apoio das montadoras (reais interessadas), incentivos (fiscais e economicos) para a construção de autodromos por particulares, outras fontes para que o “staff” de equipes possam viver do esporte profissional e etc.
Meu caro Flávio, não sei se vc sempre brinca assim, mas a velha e boa CCCP não existem mais, infelizmente. A Rússia está invadida pelo capitalismo selvagem. Temo só que a
F-1 assassine as tradições, como as velozes pistas européias e vire um circo de verdade, onde as palhaçadas fazem mais sucesso do que coisas sérias. Já sobre sua posição política: concordo em gênero, número, grau, 100% e tudo o mais que houver. Abração. E viva a Rússia!!!!
Corrigindo: “…não existe mais…”, “…pistas européias, e…”
Desde a primeira corrida oficial, em 1973, sempre se falou que Interlagos, todos os anos corre risco de ficar fora. Já pediram de tudo para se fazer nesta pista. O que eu nao entendo que nessas pistas novas já se vê ondulaçoes, arquibancadas vazias e ninguem fala nada.
Senhores , vamos torcer para o Lula reformar Interlagos !!!! ops !!! Que pena vai acabar a mamata !!!!rsrsrs
Interlagos, Silverstone, Melbourne, Montreal… as pistas ameaçadas.. justamente as mais legais de se correr, pelo menos nos simuladores de F1!
Eu acho que interlagos deveria abrigar a F-Indy, pelo menos nessa categoria os brasileiros podem ganhar corridas, já na Fórmula 1 o piloto brasileiro é obrigado abrir para alemão e espanhol passar.
Como não respeitam os torcedores brasileiros e que se mandem aqui do brasil essa categoria de europeus mesquinhos.
Bem fazem os americanos que não dão a mínima para a F-1.
Ahh que o Bernie vai deixar..
Eu acho que interlagos deveria abrigar a F-Indy, pelo menos nessa categoria os brasileiros podem ganhar corridas, já na Fórmula 1 o piloto brasileiro é obrigado abrir para alemão e espanhol passar.
Como não respeitam os torcedores brasileiros e que mandem aqui do brasil essa categoria de europeus mesquinhos.
Bem fazem os americanos que não dão a mínima para a F-1.
Mais dia, menos dia, Interlagos sairá da praça das corridas de F1, apesar de ser uma das melhores pistas do calendário. O problema está ao redor. Acho que não preciso comentar sobre o entorno de Interlagos, não? Creio que a tal pista de Deodoro no Rio será construída sim, mas não sei como, quando e com que verba, e uma vez erguida substituirá Interlagos na F1.
Acho que a chegada de Sochi na Rússia é bacana, pois já tem piloto na F1 e uma grande mecado automotivo. As entradas de Índia e Coreia do Sul também fazem sentido, creio eu, apesar da total falta de intimidade com o automobilismo por lá. Se fizerem pistas interessantes já está de bom tamanho, mas melhor seria se traçados chatos como Barcelona e Hungaroring saíssem para dar lugar aos novos que chegam.
Tentei responder a um comentário postado aqui onde se pergunta “Qual cidade da amercia do Sul que poderia ter uma F1?” Que tal uma cidade do estado do Pará?!?!
É horrivel ver corridas de carros onde um vai atrás do outro – tipo trenzinhos… Já cagaram na Alemanha, tiraram Paul Ricard, queriam eliminar o da Bélgica, arrebemtaram com Silvastone, eliminaram o da Holanda enfim, querem continuar com a mesmísse de sempre, um atrás do outro! E ainda vem um sujeito dizendo que sabe construir autódromos e falma que é o melhor do mundo!?!?!?
Interlagos, Spa, Monza são pista DE CORRIDA e não de trenzinhos!!! Bernie, vá cagar!!!
faz igual a formula Indy:
Fecha a marginal cheia de buracos e coloca os f1 que chegam a 350km/h pra andar a 90km/h e levar multa!!!
Quem é a favor de acabar com interlagos não sabe o que é F1 de verdade. É um dos melhores traçados da atualidade e traz aos brasileiros o orgulho de mostrar que temos sim em SP a infra pra bancar turistas do mundo todo por vários dias.
Não é a toa que é o maior e mais rentável evento do Brasil, e ganha até da parada Gay em relação a retorno financeiro.
Tem muito a melhorar, mas não tem que ser bonitinho igual aos novos circuitos que não tem nem pontos de ultrapassagem e não geram emoção nenhuma ao espectador.
Flavio, avisa lá no GP que o mandatário é o Medvedev, não é mais o Putin…
Alguém vai para a Sibéria.
Medvedev é o presidente
Puttin o 1º ministro
quem vc acha que manda mais???
Se depender do $$$ privado, apenas um milagre salva Interlagos!!!!!
Interlagos vai sair sim, não tenha dúvidas. Titio Bernie já disse que Interlagos é a pior pista da atualidade, subentenda-se: instalações, infra-estrutura da cidade, aeroportos, falta de segurança e sujeira. Só falta saber qdo vamos dizer adeus à F1 em SP.
Deveriam tirar, Valência, China, Bahrein, Abu Dhabi, Turquia, Malásia e etc.
Interlagos como pista não tem o que falar mas a infra êh péssima, o bairro êh horrível e o acesso uma porcaria.
Anderson, desculpe amigo, mas voce deve ter uns 15 anos de idade, pois não? “Mais”, um dia você apreende.
Muito boa….Opus Dei, TFP, e fundamentalistas do bico comprido…Vamos torcer para escaparmos dessa….
`Resumindo: em médio prazo, Interlagos está ameaçado, sim, de deixar o calendário. Outras praças que precisam se cuidar são Silverstone (sempre), Melbourne e Montreal.`
Será um dia negro na história da humanidade.
Flávio
Sinceramente, eu penso que a FIA realmente deveria abolir do calendário da F1 o grande premio do Brasil. Interlagos é um excelente autodromo para disputas de corridas, mais não tem condições de competir com os autodromos que estão sendo construídos por ai a fora. Agora, se a iniciativa privada resolver abrir as torneiras para construirem um autodromo moderno, longe do caos paulistano, mudo de idéia.
Em primeiro lugar o que tá um lixo hoje é essa F-1 do cacete!
Em segundo lugar Sr. Italo lixo deve ser onde vc mora não o “templo”!!!
Se isso aqui fosse por meio de voz diria ao sr. para lavar a boca antes de falar do “Templo”
Em terceiro lugar o “templo” é um dos pouquissímos autodromos no mundo que não precisam da F-1 pra sobreviver, hoje ela da é prejuizo para o autodromo e para os cofres publicos.
Só ganham aqui com a F-1 alguns ratos qie fazem negócios com a promotora deste evento …..
E até 2014 muita agua vai rolar e quem sabe até lá o Sr. Italo mude de ideia a respeito do “Templo”, de São Paulo, e das pessoas que por lá moram….
Todos os pilotos e pessoas de equipe que estando aqui sempre falaram bem de SP, e do templo….
Flávio, só tenho uma coisa a dizer: o que esses caras querem são parques de diversão pros endinheirados, não autódromos… não estão nem aí pras pistas tradicionais (e que verdade seja dita, é onde acontecem as melhores corridas da temporada!). Uma pena!!!
Quem diria? Um símbolo capitalista como a F1 correndo pelas ruas da URSS! O mundo mudou muito nos últimos anos…
Se for por falta de adeus, TCHAU !!!!!
Pena que isto signifique também o fim do automobilismo nacional, mas o que se pode fazer com a CBA e os dirigentes que temos !?
Em suma, saem pistas legais para entrar porcarias??
“Claro que dá para melhorar, mas não é preciso erguer templos envidraçados para o culto ao desperdício como se fez na China, na Turquia, no Bahrein, em Abu Dhabi, e será feito na Coreia, na Índia e no fim do mundo.”
Não é “culto ao desperdício”, os prédios são usados durante o ano.
Flavio, fui buscar no google e vi que essa cidade fica bem pertinho da Turquia… do outro lado do mar negro. Acho que o GP mais ameaçado é o Turco, que tem tido arquibancadas desertas ano após ano e está com contrato perto de vencer.
Matusa Bernie é muita coisa mais não rasga dinheiro. Alias ele AMA dinheiro. E as coisitas que vem associadas a ele. Pagando bem tem GP até na Elbonia.
Resumindo, querem tirar uma pista bacana pra por mais uma do Tiike.. foda…
FG, mil desculpas, sigo sempre o seu blog, mas quando vc sai do que este blog se destina, para expor suas posições políticas a coisa fica lamentável. Acredito que a maioria que gosta do que vc escreve tá vagando e andando pro que vc pensa da política nacional, portanto, atenha-se ao seu mister, que é ser jornalista que escreve para um blog para quem curte automóveis. Foi mal, mas em época de eleições, este blog tá ficando estrelado demais!! E antes que penses que sou de bico comprido, te afirmo logo: votei em branco.
Liga não, o Flavio é fã do Barba e dos seus asseclas.
Tirar Interlagos, palco da mais emocionante final de mundial de todos os tempos? Seria uma heresia do tamanho de limar Spa do calendário.
Eu acho que China não vai aguentar não. Tem cada vez menos gente lá. E outra: Dois GPs na Espanha? Pô, que revezem um por ano como faziam no Japão.
FG..bOA TARDE…………acabaria o esporte a motor no brasil….caso uncle Berne…. dizer que SP/não tem pista….ou bla bla bla………………. acabaria??,,,acho que não..assim que a GROBO pode ir ao labirintos financeiros..pois dizem que 32 % do lucro da F1…são o que sustenta a Grobo pois…ta na linha vermelha,,há anos……..uma hora essa linha vermelha passa a ser roxinha…ai sim… a vaca foi pro brejo com a corda toda…………………….
Se tem uma coisa que o pessoal da opus não sei das quantas, fundamentalistas, comunistas, barbudos, dirigentes e pilotos de Fórmula 1 adoram, é mulher.
Fiquem tranqüilos, Interlagos não deixa o calendário internacional tão cedo…
Isso tudo, e principalmente os comentários acima, expondo preferencias da rapaziada, é resultado de um mundo cada vez mais midiático, hipnotizado pela telinha, “de sofá”, do que de vida real.
Pessoalmente, gosto de ver Interlagos pela TV. Mas só pela TV, porque dos 7 circuitos que já visitei pra ver F1 é DISPARADO o pior em conforto, o mais horrível, o de pior e mais trabalhoso acesso, o mais sujo, o mais cheio de malandro safado tentando te vender qualquer coisa, o único que oferece riscos de furto DENTRO das arquibancadas, o mais cheio de chatos que não respeitam os próximos, o único cuja fila pra entrar as 6h da manhã é sempre desrespeitada, o único que não tem ingresso numerado e marcado na maioria dos setores, e o mais cheio de cretinos que não sabem porra nenhuma além de torcer pelo eleito nacional da Globo.
É o que tem ingresso propocionalmente mais caro, pior rede hoteleira a disposição, maior ágio em passagens aéreas e leitos para descanso no fim de semana de corrida, e os taxistas e “locadores de espaço para estacionamento” mais salafrários e aproveitadores. Pra não falar da pior comida, da mais dificil cerveja, das imensas filas para qualquer coisa e do excremento em todas as paredes de qualquer banheiro químico.
Com todo o respeito à opinião do povo que acha que F1 é só ver na TV, eu, pessoalmente, acharei uma pena essa bela pista (lá dentro, to dizendo… pro piloto!) fora do calendário, mas como frequentador de F1 em circuitos, cá pra nós, já vai tarde essa bela porcaria que é a estrutura de Interlagos.
Já que a F-1 é uma categoria que corre em todos os continentes, além de Interlagos , qual cidade da America do Sul teria condições de peitar uma prova de F-1?
Buenos Aires.
Acho q a Cidade do México, la no autodromo Hermanos Rodriguez poderia ser uma concorrente de peso… Ainda mais com o Carlos Slim entrando pra valer na F1 agora…