MENU

terça-feira, 26 de outubro de 2010 - 18:15Cinema

CHEGOU, AFINAL?

SÃO PAULO (acho que passou…) - “De Volta para o Futuro” está fazendo 25 anos. Parece que tem alguma menção a 26 de outubro no filme, não sei direito. Sou péssimo para essas curiosidades de cinema. Em todo caso, o filme é de 1985 e me pediram para gravar um negocinho lá na TV sobre o DeLorean, o carro que acabou virando personagem na trilogia. Uma máquina do tempo de aço inoxidável. E formidável.

O DeLorean foi feito apenas em 1981 e 1982. Cerca de 9 mil unidades foram construídas e virou um cult, claro. Ao contrário do que muita gente imagina, não era fabricado nos EUA, mas na Irlanda do Norte, perto de Belfast. O fundador da empresa acabou sendo acusado de tráfico de drogas e foi tudo para o vinagre.

Nome oficial da máquina: DMC-12, de DeLorean Motor Company. O 12 era do preço: US$ 12 mil.

Pouco tempo atrás um doido comprou o que sobrou de peças e maquinário, levou para os EUA e está fabricando o carro sob encomenda. Também restaura e dá assistência técnica. De volta para o passado… Falando nisso, será que o futuro chegou? Aqui tem uma página sobre as previsões do filme que se confirmaram, ou não. Mas o melhor é ver todos de novo.

Uma das curiosidades que descobri, lendo aqui e ali sobre o DeLorean, foi que “dublaram” o carro no filme. Tacaram um ronco de V8 sobre o ronquinho de seu motor V6 que não era nenhuma grande emoção. Parece que tem dois desses no Brasil. Mas eles não costumam aparecer muito em público.

47 comentários

  1. Stenio disse:

    Faz muito tempo atrás, quando tinha aquela feira de carros antigos na Praça Charles Miller, no Pacaembu, uma vez vi um, estava até com cordão de isolamento, muito bonito por sinal

  2. Eduardo Britto disse:

    Esse carro lembra o do Capitão Escarlate, quem lembra disso? Era um daqueles seriados de bonecos, dos quais o mais famoso eram os Thunderbirds.

  3. Gustavo Aguiar disse:

    O DeLorean que foi apreendido em Gaspar/SC, era o mesmo que foi do Paulo “Louco” Figueiredo.

  4. Orlando Salomone disse:

    Um deles deve estar em Campinas, pois o vi duas vezes por lá.

  5. Flávio Bragatto disse:

    Eu gostava daquele ronquinho de “motor rotary” que ele tinha no filme. Soava “futurista”.

    Com ronco de V8, beberrão e poluente vai ficar uma bosta!

    Americanos e seus malditos V8 enormes e pouco potentes.

  6. mrg disse:

    John DeLorean foi absolvido no final das contas. O problema foi com quem ele se associou, que faziam parte do tráfico. Depois disso, ficou deprimido até a morte em 2005.

  7. Felipe disse:

    Olah,

    Eu moro nos USA em Columbus OH, e a uns 6 meses atras eu cruzei 2 DeLoreans estacionados na frente da mesma casa.
    Eu parei pra tirar uma foto, e o dono apareceu.
    Ele disse q tinha acabado de vender um dos carros por 7 Mil U$D para um cara de fora do estado, soh estava esperando ele vir buscar.

    Ai perguntei quanto ele queria no outro carro, (q estava bem mais conservado por sinal), ele falou q naum venderia o outro carro nem se tivesse necessidades financeiras, q venderia a mulher antes do carro. rsrs

  8. Marcog disse:

    Estava na Califórnia no mês passado, em férias, e vi um desses na rua. Triste foi conseguir tentar ficar do lado no trânsito pra tirar uma foto.

  9. Brown disse:

    Eu tenho a trilogia em casa e posso dizer: Não se fazem mais filmes com histórias tão interessantes como esta.

    O DeLorean, depois de sua viagem ao passado, ao ano de 1955, quando os pais de Marty McFly eram adolescentes, Ele vai para o ano de 2015, e quando volta, ele já voa e enfrenta um trânsito aereo super conturbado. Coisa que, em cinco anos, acho muito dificil acontecer…

    Vale a pena baixar, ou comprar a trilogia.

  10. Lucas Martin disse:

    Corrigindo, o motor é projeto da Maseratti, e nos Maseratti era utilizado bi-turbo, depois a Citroen comprou a Maserati e passou a empregar esse motor naturalmente aspirado em seus carros, primeiro o XM depois Xantia e compania. Depois a Citroen vendeu a Maseratti, mas ficou com o projeto que foi utilizado em todos os veículos v6 da PSA , hoje não sei como esta…

  11. Fernando Sampaio disse:

    Tenho hoje 36 anos e esse mítico carro foi um dos meus objetos de desejo que ficaram imortalizados por filmes.
    O mesmo aconteceu com o Mitsubishi Eclipse (velozes e furiosos), o A6 do Transportador e tantos outros “astros” dos filmes.
    Certissima estão a Audi e a Jaguar e outras montadoras de dar um jeitinho de colocar seus carros nos filmes que terão grande interação com o carro (como nos filmes do 007 e Transformers). Isso é uma ação de marketing que conta muitissimo mais do que qualquer propaganda em jornal, TV ou revista.

  12. rtyamada disse:

    E um Clássico sem dúvida .
    Eu já vi um bem de perto ( foto)

  13. Marinho disse:

    Isso de envolvimento dele com trafico é tipo uma armação das grandes montadoras, alguém de voces conhece a Historia do Louis Chevrolet? ou do Preston Tucker? este também foram engolidos pelo sistema.

  14. Benito Santos disse:

    De Volta Para o Futuro foi a trilogia da minha infância! Eu sonhava com o tal do DeLorean, e, também, com aquela picape preta da Toyota que aparece no final do primeiro filme. Aqui em Indianápolis já vi alguns DeLorean na rua, rodando e em ótimo estado. A placa do último que vi dizia “83 DMC”, o que me fez pensar que era modelo 83, ano que na verdade nunca existiu para tal carro.

  15. Idenildes Junior disse:

    Uma das cenas mais legais que tem no filme, é quando eles estam voando, e seguindo o bife (vilão da história, sei lá como escreve), e o martin diz para eles baterem no carro dele com a máquina do tempo, e o doutor diz , vc tá maluco, aquilo é um ford 1947, nós vamos ser destruidos…, é mais ou menos isso..

  16. GeraBast disse:

    Se existem dois no Brasil, eu não sei. Sei apenas que, no ano passado, um Delorean foi apreendido em Gaspar/SC (Vale do Itajaí) por determinação da Justiça Federal em um processo de Sonegação de Impostos.
    Basta jogar no Google que aparecem fotos da coleção apreendida.
    Vale a pena dar uma olhada no acervo do sujeito.

  17. Senhor disse:

    eU TENHO O MEU AQUI EM CASA BONITINHO :)

  18. Luciano A.B disse:

    Nos extras do dvd tem uma curiosidade. Os filmes 2 e 3 foram filmados simultaneamente.

    Quando passou no cinema (e tem também no dvd) ao final do segundo filme mostra-se um trailer do terceiro.

    Foi dirigido por Robert Zemeckis e produzido por Steven Spielberg.

  19. João Vitor disse:

    Muito legal, o filme e também o DeLorean!

    Eu já vi um desses em uma loja de antigos na frente do aeroporto de Congonhas. Lindo demais.

  20. José Roberto disse:

    O DeLorean DMC 12 foi um projeto conduzido por John DeLorean, considerado o pai dos “mucle cars” (adaptou um motor grande em um carro ‘médio” – O Tempest – e um câmbio manual Hurst de 4 marchas), era funcionário da GM e estava descontente com os rumos tomados pela industria da terra do Tio Sam e resolveu fundar a DMC (DeLorean Motor Company) e tentou desenvolver um veículo com aparencia futurista (e conseguiu) com desempenha fantástico (infelizmente não conseguiu).

    Além do problema envolvendo o criador com o caso de tráfico, o veículo tinha seus problemas; um era que a carroceria de aço inoxidável manchava fácil, e o pior era que o sistema de abertura de porta emperrava e naõ era raro que o motorista e/ou o passageiro ficava(m) preso(s) e era causado pela seção central longitudial que tinha que suportar todo esforço de torção, os novos donas da empresa resolveram o problema congelando essa seção até -80º C antes de montá-la. Um novo custa a partir de US$ 57.500,00

    site oficial: http://www.delorean.com/

  21. Carlos Castilho disse:

    Flavio, tem um desses em SP ja o vi umas duas vezes entrando no shopping Iguatemi.

  22. Marcião disse:

    Essa da ESPN dizendo que o polvo tinha um DeLorean foi infame.

  23. Eduardo disse:

    Em lembrar que vi esse filme no cinema, num distante verão de 1985.

  24. Carlos E. disse:

    12 mil dolares, mesmo com a inflação, que beleza!

    aqui não compra nem um super ultra compacto xing ling

  25. Paulo F. disse:

    Filho de uma famíla de classe média baixa dos Estados Unidos, cujo pai era operário de fundição da Ford, foi engenheiro chefe da Pontiac. Ficou conhecido por ter trazido a vida o Pontiac GTO em 1964. DeLorean teve uma brilhante carreira na Pontiac, e em 1969 foi promovido para Gerente Geral da Chevrolet. Nos poucos anos seguintes, ele fez evidentes melhorias para a área de design e qualidade da Chevrolet. Então em 1973, DeLorean foi promovido para vice-presidente das divisões de automóveis e caminhões da General Motors americana. Ele foi indicado para ser o próximo presidente da GM, mas devido a constantes desavenças com a administração da GM, ele saiu da empresa. Chegou a ser preso a época da concordata da sua empresa, em um esquema ligado a cocaina, mas foi solto logo em seguida por falta de provas.
    Era um visonário.

  26. raoni disse:

    E ao contrario do que se pensa o desenho do carro não foi feito por DeLorean… Quem fez o design foi o italiano Giorgetto Giugiaro.

  27. Helder Sobrêda disse:

    Eu já ví um deles, há uns 5 anos atrás e está em SP. Estava inteiro.

  28. NIcholas Sana disse:

    Esse carro marcou a minha infância, assistia o filme umas 30 vezes por ano, hoje ainda o vejo, uma ou duas vezes por ano, com a dublagem da BKS dos anos 80/90 só pra sonhar, ainda acredito que seremos 3 a ter esse carro no Brasil, (ou irei para fora e comprarei um!!!..rs)

  29. FG e demais, caso queiram saber um pouquinho mais do filme, ou melhor, da trilogia: http://feiralivredovinil.blogspot.com/2010/10/back-to-future-25.html

  30. Jorge Ferrari disse:

    Tema data de 26 de outubro no filme sim! Eu me lembro por um simples detalhe: Nasci nesse dia e mês!

  31. nando.figueiredo disse:

    Flavio, no autoshow do anhembi sempre esta um lá…

  32. Eduardo disse:

    A data correta e 21 de outubro de 2015… Essa e a data que o Martin chega no futuro pela primeira vez…

  33. Mauro Batera disse:

    Essa Trilogia é fantástica, e assisto sempre que me sobra um tempinho!

    O carro é uma verdadeira lenda!!!

  34. Rafael Lucas disse:

    Um dos meus filmes preferidos. Faz pouco tempo que comprei os três filmes em DVD e assisti tudo de novo.

  35. Telo disse:

    FG,

    Os filmes e o carro são sensacionais !!!
    Dia 26 de outubro é a data em que, Doc faz a primeira viagem no tempo e acaba sendo morto por terroristas…

    Na trilogia ainda tem outras referências a Outubro como 15/10/2015 e 21/10/2015…

    Em comemoração aos 25 anos e relançamento da trilogia, o ator Michael J. Fox regravou o “teaser”:

    Original de 1985:
    http://www.youtube.com/watch?v=wJhbkpU0LE4&feature=player_embedded

    Versão 2010::
    http://www.youtube.com/watch?v=k7MfZ7QSrw0&feature=player_embedded

    Abraços,

  36. José Marinho disse:

    Quem era o dono da fabrica não era um antigo funcionario da Ford? Um tal de Macnamara?

  37. Breno Peixoto disse:

    Na década de 80 houve um escândalo com o criador desse carro.
    Na época surgiu um vídeo em que ele confirmava fazer parte de um esquema de narcotráfico.
    Acabou absolvido.

  38. Marcos Malfitani disse:

    Olá Gomes… o carro tinha um motor V6 mesmo, feito pela jointventure da Renault, Peugeot e Volvo, se não me engano, mas o carro do filme, DE fato, tinha um V8, como pode-se ver nos making of da trilogia.

    havia um projeto de John Delorean para uma versão Bi Turbo… parece que houve um protótipo, mas não foi feito em linha.

    Abraços

  39. Andre Dias disse:

    15 de outubro de 2015 é a data “futurista” do De Volta Para o Futuro 2.

  40. No ínicio do ano tinha um a venda no eBay por U$36 mil.

    Podemos dizer que o carro valorizou bastante com o passar dos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>