Mário, deixa eu ajudar o mestre, se estiver errado ele depois aparece por aqui e corrige:
O piloto ficava sentado muito abaixado, daí que não conseguia ver as tangências das curvas para poder apontar a barata. . .
Nos testes iniciais em Interlagos, como o Wilsinho fazia a pista “de olhos fechados”, passou desapercebido, chegou em Buenos Aires o bicho pegou, daí houve o acidente e o carro original nunca mais andou, a outra versão já tinha o encosto do assento mais na vertical e por consequencia a tomada de ar diferente, não mais embutida no arco do santo antonio.
Acho que é isso, bom final de semana, Mestre Divila plis plis de uma checada prá confirmar. . .
acacio
13 anos atrás
rapaz este depoimento do Divlia e sensacional, parabens,
rubens
13 anos atrás
Os irmãos Fittipaldi que foram ridicularizados nos 70 pela estupidez nacional deveriam ser mais reverenciados pelo que fizeram dentro e fora da pista, o Brasil não faria parte da historia do automobismo não fosse o talento e arrojo dos Fittipaldi,parbéns Emerson (pai de todos) pelos 40 anos da primeira vitoria na f1 e pela sua bela historia,parabéns também ao Wilsinho pelo que fez na pista e principalmente pelo que fez fora dela ,ter a coragem de realizar o sonho de montar uma equipe de f1 em um país subdesenvolvido ignorante e extremamente injusto é uma tarefa para muito poucos,depois de muitas decepções,magoas e perda de dinheiro,finalmente começam a reconher a importancia desse feito,obrigado por tudo irmãos Fittipaldi obeliscos do esporte nacional
Allan
13 anos atrás
1- O mais belo carro de F1 já feito, ao meu ver, no que importa as formas e as cores adotadas (tá, o Lotus 79 tá ali do lado, bem como a Ferrari 126C2 e 312 T-3).
2- O F6 não deu certo quase pela mesma razão do Arrows A2 e a Lotus 80 (salvo engano): carros avançados demais para a tecnologia do chassi/plataforma disponível para a época. Tanto que as linhas do F-6 foram reapresentadas na Ferrari 126C2 em 1982, ou seja, 3 anos depois! E o carro se revelou o melhor da temporada…
É uma pena que só hoje o Brasil reconheça o que os irmão Fittipaldi fizeram. Li o livro “História da Copersucar”, autoria de Ricardo Sterchele, a ali você ve como o brasileiro sacaneou os irmão, como o povo foi cruel com eles. A Copersucar sempre apoiou o equipe e nunca quis resultado, a idéia era divulgar que o Brasil tinha tecnologia para competir no mercado exterior. O patrocinio só foi tirado com a saida do Atalla da presidencia. E diferente do pensam, a CF-F1 era uma equipe de média para grande no final. Mas brasileiro só sacaneva e fazia piada. Pena mesmo. Hoje é impensavel uma nova equipe brasileira de F1 nestes termos. A não ser que uma EMBRAER resolva fazer uma.
Na F1 acho difícil e desnecessário, mas gostaria muito de ver uma trinca de brasileiros, num LMP2 nacional, projetado por Divila, vencendo em Le Mans!
Alguém sabe se existe algum esportivo nacional com condições de disputar a categoria GT mais “baixa” de Le Mans?
Sao dois F5A…apos o termino da Fittipaldi Automotive, todos as pecas e carros que estavam na Fitti foram arrematados pela ADA, que montou varios F5A, que estao soltos por ai.
..e como sempre vem a estoria que o Ralph Bellamy refez o F5 do Balwin…balelas, a aerodinamica e minha, a geometria de suspensao foi feita por mim e o Luigi Marmirolli da Fly Studio em Modena, e a carroceria externa e fabricacao das pecas feitas com o Giaccomo Caliri, tambem da Fly Studio.
O Ralph fez o tanque de oleo, que ja era a versao para ser usada no F6…note bem que o Ralph entrou na equipe em Janeiro de 1978, quando o carro ja estava sendo enviado para o Brasil…
abracos
Ricardo
Ricardo, tenho o maior respeito por vc e por sua obra. sou apaixonado pelo copersucar, em especial o F5A que vi correr em jacarépaguá. Gosto muito do F6, mas o F5A me encanta a ponto de achar o carro mais bonito de todos os tempos. Como poderia conseguir fotos desse carro, pilotado pelo Emerson uma vez que na internet nem sempre a gente consegue??? Tenho pedido essa ajuda à muitas pessoas mas sem sucesso. Grato
Orlando Salomone
13 anos atrás
Linda foto, lindos carros.
Eduardo Britto
13 anos atrás
Carro muito bonito mesmo!
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás
Parece ser 1979 e o de trás é o F-6, o “concorde” que não deu certo, afundou a empresa que para terminar a temporada teve que recorrer ao consagrado ecompetitivo F-5E mas que já se encontrava obsoleto a aquela altura……os pilotos foram Alex Dias Ribeiro e Emerson Fittipaldi, só um ponto na temporada e mesmo assim na primeira prova da temporada. Esse F-6 junto com a compra do espólio da Wolf foram a derrocada da equipe .
Glaucio Branco
13 anos atrás
O modelo da Fittipaldi MAIS BONITO !. e o mais eficiente tambem…. Pilotos : Não tenho a mínima idéia.
Bom gosto na pintura dos carros…quando os carros tinham personalidades proprias…
fred
13 anos atrás
O primeiro é um F5A, embora parece que com o cockpit do FD04, especialmente a parte de acrílico, o “parabrisa”, digamos assim. O segundo tem o maior jeitão de F6A. Abs.
Renato Breder
13 anos atrás
Belos carros!!!
Dando um zoom na foto, dá pra ler o nome do piloto (suponho eu!) na lateral do cockpit. No carro da frente é um tal de STEVE ALLEN e no de trás só dá pra ler parte do nome, alguma coisa como ???KSON…. por aí
Paulo F.
13 anos atrás
E seja feita a homenagem a J.W.Atalla (http://www.unica.com.br/noticias/show.asp?nwsCode={CE6B5A0C-C9C5-4AD8-B986-F1F0C672FFA1}) que era presidente da Copersucar na época e acreditou na idéia dos Fittipaldi.
Marcio Rodrigues
13 anos atrás
Lindíssimo!
Ricardo Silva
13 anos atrás
Taí o exemplo de como a marca de um patrocinador continua sendo divulgada mesmo depois de décadas do contrato de patrocínio.
Orlando
13 anos atrás
Ah, mega-sena… Eu faria fácil uma coleçãozinha com todos os Copersucar. E deixaria aberta ao público, além de levar os carros pra correr de vez em quando (afinal, foi para isso que nasceram).
Ricardo Hilgenberg
13 anos atrás
Desculpem a falta de conhecimento, mas não consigo identificar os pilotos. Quem são? Abs,
RobertoJP
13 anos atrás
Dica para quem se interessar em usar a imagem como wallpaper: esta sensacional imagem, em tamanho original, está hospedada no link http://autosport.aeiou.pt/users/68/6850/c1e5b4e9.jpg , tem impressionantes 3504×2336 pixels e a foto foi tirada por um usuário cadastrado no site Autosport, de Portugal.
Na homepage de lá ( http://autosport.aeiou.pt/ ), na aba ‘Galeria de Fotos’, há mais imagens muito legais, vale a pena dar uma conferida.
Maurício MV.
13 anos atrás
Sem sombra de dúvida,um dos F1 mais lindos de todos os tempos.
Celso Guzella
13 anos atrás
Me alegrou a tarde ! Lindos carros !
Allan Jurk
13 anos atrás
Sensacionais as fotos ! Onde andarão outras versões ? E as que ficaram no Brasil ?
Perdão, mas vou corrigi-lo. Não são dois FDs. São dois F5A.
Esse carro é de 1978 e se trata de um projeto de Ralph Bellamy, embora uma revisão do F5, um verdadeiro fracasso.
O F5A, ao contrário, era muito melhor e dos Copersucar foi o que obteve mais sucessos, inclusive o 2º lugar no GP Brasil de 1978.
Depois, empolgado com o sucesso, Ralph Bellamy projetou o F6, um carro belíssimo, mas que foi o mais retumbante fracasso, porque o monocoque torcia demais, o que era inadmissível para um carro-asa.
A sigla FD, que significava Fittipaldi-Divilla foi utilizada enquanto Ricardo Divilla era o projetista, o que não foi o caso em 1978.
Até hoje eu lamento o fracasso do F6 (o Emerson muito mais que eu), pois na teoria era um belíssimo carro, com uma aerodinâmica muito limpa.
Quanto ao F5A da foto, era um carro muito bonito também e sendo eficiente era mais bonito ainda.
So a título de ilustração, em 1979 eu tirei uma foto minha dentro de um F5, de 1977, que estava em exposição numa praça do centro de Itu. Impressionante como o carro era simples, especialmente o painel e volante, que não tinham nenhuma das traquitanas eletrônicas dos carros atuais. Aquilo era carro pra macho mesmo, porque fiquei imaginando o que era correr a mais de 300 km/hora naquela cadeira elétrica.
CORREÇÃO: O F5 foi projetado por Dave Baldwin, uma “sugada” dada sobre o Ensign N177, que andava muito bem e o F5A foi o carro melhorado pelo Studio Fly, do Giacomo Calliri. O Ralph Bellamy veio trazido pelo Emerson da Lotus, onde faia parte do Staff que projetou as Lotus 78 e 79.
Uma correção, o F5 foi projetado pelo David Baldwin e o F5A (revisão do F5) foi projeto dos italianos Giacomo Caliri e Luigi Marmilori, do Studio Fly.
O Ralph Bellamy foi quem fez o fracassado F6.
BONS TEMPOS ..linda foto …o Flavio divulgou em aqui em primeira mão que ontem fez 40 anos a primeira vitoria de Emerson Fittipaldi, ai todo mundo viu e a Globo divulgou tambem hoje através do Tiago Laifer….parabéns à todos que lembram sempre do RATO … Lionel
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Puts, correção: … Onde se lê “disseram” …..leia-se “disse”…
Prezado Mauricio
Obrigado pela correção. De fato não são FDs , são os F5A mesmo.
Empolguei..heheh
Mas a pergunta é boa mesmo: porque não se chamaram mais FD, sendo que o Ricardo Divila disseram ai pra gente que ainda trabalhava no carro….
O assunto é apaixonante.
Mas que visão mais linda!
Quando será que teremos uma corrida de F1 históricos por aqui?
Eu tinha esse carrinho no meu autorama… aquele que tinha o EMO na caixa…
ooooooo saudade …
até +
Ricardo Divila, porque o FD01 só foi usado uma vez ? Qual o problema dele ?
Mário, deixa eu ajudar o mestre, se estiver errado ele depois aparece por aqui e corrige:
O piloto ficava sentado muito abaixado, daí que não conseguia ver as tangências das curvas para poder apontar a barata. . .
Nos testes iniciais em Interlagos, como o Wilsinho fazia a pista “de olhos fechados”, passou desapercebido, chegou em Buenos Aires o bicho pegou, daí houve o acidente e o carro original nunca mais andou, a outra versão já tinha o encosto do assento mais na vertical e por consequencia a tomada de ar diferente, não mais embutida no arco do santo antonio.
Acho que é isso, bom final de semana, Mestre Divila plis plis de uma checada prá confirmar. . .
rapaz este depoimento do Divlia e sensacional, parabens,
Os irmãos Fittipaldi que foram ridicularizados nos 70 pela estupidez nacional deveriam ser mais reverenciados pelo que fizeram dentro e fora da pista, o Brasil não faria parte da historia do automobismo não fosse o talento e arrojo dos Fittipaldi,parbéns Emerson (pai de todos) pelos 40 anos da primeira vitoria na f1 e pela sua bela historia,parabéns também ao Wilsinho pelo que fez na pista e principalmente pelo que fez fora dela ,ter a coragem de realizar o sonho de montar uma equipe de f1 em um país subdesenvolvido ignorante e extremamente injusto é uma tarefa para muito poucos,depois de muitas decepções,magoas e perda de dinheiro,finalmente começam a reconher a importancia desse feito,obrigado por tudo irmãos Fittipaldi obeliscos do esporte nacional
1- O mais belo carro de F1 já feito, ao meu ver, no que importa as formas e as cores adotadas (tá, o Lotus 79 tá ali do lado, bem como a Ferrari 126C2 e 312 T-3).
2- O F6 não deu certo quase pela mesma razão do Arrows A2 e a Lotus 80 (salvo engano): carros avançados demais para a tecnologia do chassi/plataforma disponível para a época. Tanto que as linhas do F-6 foram reapresentadas na Ferrari 126C2 em 1982, ou seja, 3 anos depois! E o carro se revelou o melhor da temporada…
trocaram o alumínio por honeycomb e os rebites serrilhavam , por isso o chassi torcia.
quer dizer, cisalhavam na cabveça do rebite .
Ao menos na Europa os carros da Fittipaldi vira e mexe andam em algum lugar. Falando em monopostos, alguém já ouviu falar disso, um monoposto nacional com motor DKW dos anos 70:
http://brazilexporters.com/blog/index.php?blog=5&title=raridade_dkw_monoposto&more=1&c=1&tb=1&pb=1
É uma pena que só hoje o Brasil reconheça o que os irmão Fittipaldi fizeram. Li o livro “História da Copersucar”, autoria de Ricardo Sterchele, a ali você ve como o brasileiro sacaneou os irmão, como o povo foi cruel com eles. A Copersucar sempre apoiou o equipe e nunca quis resultado, a idéia era divulgar que o Brasil tinha tecnologia para competir no mercado exterior. O patrocinio só foi tirado com a saida do Atalla da presidencia. E diferente do pensam, a CF-F1 era uma equipe de média para grande no final. Mas brasileiro só sacaneva e fazia piada. Pena mesmo. Hoje é impensavel uma nova equipe brasileira de F1 nestes termos. A não ser que uma EMBRAER resolva fazer uma.
Na F1 acho difícil e desnecessário, mas gostaria muito de ver uma trinca de brasileiros, num LMP2 nacional, projetado por Divila, vencendo em Le Mans!
Alguém sabe se existe algum esportivo nacional com condições de disputar a categoria GT mais “baixa” de Le Mans?
Botar ele pra correr hoje dá um couro bonito na Hispania
Sao dois F5A…apos o termino da Fittipaldi Automotive, todos as pecas e carros que estavam na Fitti foram arrematados pela ADA, que montou varios F5A, que estao soltos por ai.
..e como sempre vem a estoria que o Ralph Bellamy refez o F5 do Balwin…balelas, a aerodinamica e minha, a geometria de suspensao foi feita por mim e o Luigi Marmirolli da Fly Studio em Modena, e a carroceria externa e fabricacao das pecas feitas com o Giaccomo Caliri, tambem da Fly Studio.
O Ralph fez o tanque de oleo, que ja era a versao para ser usada no F6…note bem que o Ralph entrou na equipe em Janeiro de 1978, quando o carro ja estava sendo enviado para o Brasil…
abracos
Ricardo
Falou o pai da criança. Não discuto.
Apenas uma pergunta: por que esse carro não se chamou FD como os demais anteriores ao F5?
Ricardo, tenho o maior respeito por vc e por sua obra. sou apaixonado pelo copersucar, em especial o F5A que vi correr em jacarépaguá. Gosto muito do F6, mas o F5A me encanta a ponto de achar o carro mais bonito de todos os tempos. Como poderia conseguir fotos desse carro, pilotado pelo Emerson uma vez que na internet nem sempre a gente consegue??? Tenho pedido essa ajuda à muitas pessoas mas sem sucesso. Grato
Linda foto, lindos carros.
Carro muito bonito mesmo!
Parece ser 1979 e o de trás é o F-6, o “concorde” que não deu certo, afundou a empresa que para terminar a temporada teve que recorrer ao consagrado ecompetitivo F-5E mas que já se encontrava obsoleto a aquela altura……os pilotos foram Alex Dias Ribeiro e Emerson Fittipaldi, só um ponto na temporada e mesmo assim na primeira prova da temporada. Esse F-6 junto com a compra do espólio da Wolf foram a derrocada da equipe .
O modelo da Fittipaldi MAIS BONITO !. e o mais eficiente tambem…. Pilotos : Não tenho a mínima idéia.
Existem mais dois Fittipaldi F1 em um museu na Alemanha.
Um F5A ( Copersucar )e um F8 ( Skol ).
http://www.sinsheim.technik-museum.de
Bom gosto na pintura dos carros…quando os carros tinham personalidades proprias…
O primeiro é um F5A, embora parece que com o cockpit do FD04, especialmente a parte de acrílico, o “parabrisa”, digamos assim. O segundo tem o maior jeitão de F6A. Abs.
Belos carros!!!
Dando um zoom na foto, dá pra ler o nome do piloto (suponho eu!) na lateral do cockpit. No carro da frente é um tal de STEVE ALLEN e no de trás só dá pra ler parte do nome, alguma coisa como ???KSON…. por aí
E seja feita a homenagem a J.W.Atalla (http://www.unica.com.br/noticias/show.asp?nwsCode={CE6B5A0C-C9C5-4AD8-B986-F1F0C672FFA1}) que era presidente da Copersucar na época e acreditou na idéia dos Fittipaldi.
Lindíssimo!
Taí o exemplo de como a marca de um patrocinador continua sendo divulgada mesmo depois de décadas do contrato de patrocínio.
Ah, mega-sena… Eu faria fácil uma coleçãozinha com todos os Copersucar. E deixaria aberta ao público, além de levar os carros pra correr de vez em quando (afinal, foi para isso que nasceram).
Desculpem a falta de conhecimento, mas não consigo identificar os pilotos. Quem são? Abs,
Dica para quem se interessar em usar a imagem como wallpaper: esta sensacional imagem, em tamanho original, está hospedada no link http://autosport.aeiou.pt/users/68/6850/c1e5b4e9.jpg , tem impressionantes 3504×2336 pixels e a foto foi tirada por um usuário cadastrado no site Autosport, de Portugal.
Na homepage de lá ( http://autosport.aeiou.pt/ ), na aba ‘Galeria de Fotos’, há mais imagens muito legais, vale a pena dar uma conferida.
Sem sombra de dúvida,um dos F1 mais lindos de todos os tempos.
Me alegrou a tarde ! Lindos carros !
Sensacionais as fotos ! Onde andarão outras versões ? E as que ficaram no Brasil ?
Carro que fez história!!!!!!!!!
Meu Deus!!!
Visão do paraíso…..DOIS FDs…….
Fico imaginando eles andando em Interlagos, junto com o FD-01……Aí é de chorar….
Perdão, mas vou corrigi-lo. Não são dois FDs. São dois F5A.
Esse carro é de 1978 e se trata de um projeto de Ralph Bellamy, embora uma revisão do F5, um verdadeiro fracasso.
O F5A, ao contrário, era muito melhor e dos Copersucar foi o que obteve mais sucessos, inclusive o 2º lugar no GP Brasil de 1978.
Depois, empolgado com o sucesso, Ralph Bellamy projetou o F6, um carro belíssimo, mas que foi o mais retumbante fracasso, porque o monocoque torcia demais, o que era inadmissível para um carro-asa.
A sigla FD, que significava Fittipaldi-Divilla foi utilizada enquanto Ricardo Divilla era o projetista, o que não foi o caso em 1978.
Até hoje eu lamento o fracasso do F6 (o Emerson muito mais que eu), pois na teoria era um belíssimo carro, com uma aerodinâmica muito limpa.
Quanto ao F5A da foto, era um carro muito bonito também e sendo eficiente era mais bonito ainda.
So a título de ilustração, em 1979 eu tirei uma foto minha dentro de um F5, de 1977, que estava em exposição numa praça do centro de Itu. Impressionante como o carro era simples, especialmente o painel e volante, que não tinham nenhuma das traquitanas eletrônicas dos carros atuais. Aquilo era carro pra macho mesmo, porque fiquei imaginando o que era correr a mais de 300 km/hora naquela cadeira elétrica.
Maurício,
CORREÇÃO: O F5 foi projetado por Dave Baldwin, uma “sugada” dada sobre o Ensign N177, que andava muito bem e o F5A foi o carro melhorado pelo Studio Fly, do Giacomo Calliri. O Ralph Bellamy veio trazido pelo Emerson da Lotus, onde faia parte do Staff que projetou as Lotus 78 e 79.
Uma correção, o F5 foi projetado pelo David Baldwin e o F5A (revisão do F5) foi projeto dos italianos Giacomo Caliri e Luigi Marmilori, do Studio Fly.
O Ralph Bellamy foi quem fez o fracassado F6.
Sanando todos os nossos erros e/ou dúvidas conceituais, vide o depoimento do próprio Ricardo Divilla abaixo.
show essa foto. De quando é?
BONS TEMPOS ..linda foto …o Flavio divulgou em aqui em primeira mão que ontem fez 40 anos a primeira vitoria de Emerson Fittipaldi, ai todo mundo viu e a Globo divulgou tambem hoje através do Tiago Laifer….parabéns à todos que lembram sempre do RATO … Lionel