MENU

sexta-feira, 22 de outubro de 2010 - 10:33F-1

KOREANAS (1)

SÃO PAULO (antes tarde) – Gostei da pista, deve ser divertida para guiar, mas a corrida vai ser ruim. É o que deu para depreender dos treinos da madrugada de hoje em Yeongam. Asfalto muito sujo, areia para todos os lados, canteiro de obras ainda… em obras.

Mas tudo bem. Não é a primeira vez, nem a última, que um circuito é entregue com coisas para fazer. Estranho que tenha acontecido na Coreia do Sul, tão rica e eficiente. O cenário ainda é meio desolador, mas parece que o plano é fazer com que uma cidade seja erguida em torno e dentro do autódomo, cheia de arranha-céus e construções futuristas. Que se espere chegar o futuro, pois.

Webber saiu muito na frente, especialmente de Vettel, que ficou mais de 1s atrás. Com pneus duros e usados foi mais rápido que todos. Com pneus moles, bem mais rápido. Alonso segue sendo o cavaleiro solitário a desafiar os rubrotaurinos, mas precisa desesperadamente que alguém tire pontos do australiano. De preferência Massa, que continua tendo enormes dificuldades para andar no ritmo do companheiro. A McLaren é que pode ajudar, afinal, porque seus dutos mágicos funcionam bem nas grandes retas de Yeongam.

Kubica foi outro destaque, como sempre, e a Sauber deu um salto de qualidade nas últimas corridas. Acho que tem um pouco a ver com a experiência de Heidfeld, mais novo do que De la Rosa mas, por outro lado, muito mais útil que o espanhol com cara de paisagem. Heidfeld é um cara que merece estar na F-1. Só que ainda não tem vaga para 2011. E dificilmente terá. Na Sauber já sabe que não fica, diante da chegada de Sergio Pérez e seus pesos dourados.

Quanto ao circuito, é trabalhoso para os pilotos. Muitos trechos sinuosos, muitas mudanças de direção, muros perigosos e esquisitos e uma entrada de box que arrepia. O asfalto tem lá suas ondulações, mas considerando o fato de que a última camada foi colocada há poucos dias, até que ficou bom. Não teve tempo de curar, ainda, e há uma certa preocupação com sua resistência. Mas se até agora não aconteceu nada, é provável que nada aconteça até domingo.

A Red Bull é favorita à pole de novo, o que não é surpresa alguma. Alonso vai ter algum trabalho com Hamilton. Largar na frente vai ser muito importante. Eu achava que essa corrida iria eliminar de vez dois candidatos ao título, os dois da McLaren, como um paredão do Big Brother. Mas Hamilton e Button ganharam uma sobrevida. O que é ótimo para o campeonato.

32 comentários

  1. Ryan Cooper disse:

    Se chover amanhã, a corrida vai ser ótima!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Principalmente na curva 18.

  2. Leo disse:

    Se essa pista fosse no Brasil o autor desse artigo seria o primeiro a malhar, mas sendo na Coréia (onde não tem político pra liberar o jabazinho deles) nem se preocupa em malhar. Pista ridícula, poeirão da porra, organização de merda, típico daquele lado do globo, mas que ninguém fala porque não tem interesse em malhar.

  3. Marcelo Martinez disse:

    Eu vi uma parte do treino.
    É… tive a impressão de o circuito ser bem travado naquela sequência de curvas (teve uma RBR que saiu do traçado).

    Porém, devido o fato de a pista estar bem suja e haver uma dificuldade na parte da pista de sequência de curvas pode ser que esse GP seja melhor do que o desfile de carros que se tornou a F1.

  4. chato disse:

    E se o problema com as obras fosse no Brasil? Todo mundo ia criticar, mas como é na Coreia…

  5. Emerson Pippi disse:

    Pista escorregadia será sinônimo de diversão. Pode até mesmo pintar uma grande surpresa, como Kubica. Acho que essa pista veio para ficar.

  6. MSM disse:

    Achei a pista legal, só o último trecho é que está travado demais, quando o motor começa encher, já tem que tirar o pé para fazer a curva (freio de mão puxado). Achei também a curva fechada entre os muros um pouco antes da reta do box um pouco perigoso, a curva é cega para a direita, se um carro estiver devagar por algum motivo e o de atrás vier em alta velocidade, pode não ter condições de parar ou desviar, e para piorar a entrada do box é logo no final desta curva. Que asfalto liso é aquele, os carros perdiam tração em qualquer ponto do traçado.

  7. Sípoli disse:

    Depois que a cidade crescer ao redor do circuito (se fosse no Brasil) os seus “cidadões” irião entrar na justiça para fecha-lo, pois corridas de carros fazem muito barulho… assim como os “cidadões” de Campinas fizeram com o kartodromo do Taquaral…

  8. Thiago disse:

    teremos uma corrida mon[otona, talvez com algum pouco mais de emoção do que em cingapura e em monaco devido aqui existirem dois pontos de ultrapassagem, mas nada que se compare com algo interessante. poderemos ver algumas rodadas e escapadas pela falta de aderencia…

  9. Jean disse:

    Também gostei do circuito.
    Infelizmente o Alonso dificilmente levará o campeonato. As RB estão muito bem, mas o escudeiro do espanhol… pobre espanhol, dependendo da ajuda do Enceradeira para vencer, o máximo que conseguirá é ficar em terceiro. Isso se o Enceradeira não rodar na frente do espanhol e tirá-lo da corrida também.

  10. Lincoln disse:

    Webber campeão !!!

  11. Alvaro Ferreira disse:

    Dessa vez discordo de você, FG. Achei a pista uma droga, assim como aquela pior ainda de Abu-Dhabi. Já vi kartódromos bem melhores.
    Pena que um campeonato tão bom vá ser decidido em duas dessas porcarias do Tilke e só uma pista de verdade, Interlagos. E estou sendo benevolente, sem nem comparar com Interlagos antigo, senão ia dizer meio-Interlagos.

  12. Darthvex disse:

    Eu gostei bastante da pista e estou confiante numa corrida pra valer. Nada de cartas marcadas!

    Depois de tantos escândalos e pilotos desoladores, até que enfim algo que deu gás na parada!

  13. Lex disse:

    Vem cá. Foi impressão minha ou o circuito foi concebido em torno de cones para slalom?
    Vi o mapa e tive a ideia ridícula de falar “direita” ou “esquerda” conforme lia os números da curvas. No fim, ri demais com minha estupidez.
    Se você tiver algo mais importante a fazer, então deixa isso pra lá. Senão veja o mapa no site da Formula 1 e faça o teste.
    Abraço.

  14. luiz alberto disse:

    Ora,ora ,ora,pois pois:No caso do Dick Espanhol,por que ele não dá umas medalhas para o seu Mutley,que saiba ele faça alguma coooooooiiiiiisaaaaaaa!!!!!!!!!

  15. EduardoRS disse:

    Eu gostei da pista. acho que o asfalto sujo vai propiciar uma boa corrida. Acho que é o Tilkódromo mais legal já feito, junto com o da Turquia. Só me pareceu um pouco perigoso em alguns trechos, para os padrões atuais… principalmente a última curva, com aquele muro pertinho. Veremos.

    Aposto no Webber.

  16. CamilaPuxi disse:

    Excelente texto como sempre, Flavio!
    Amei a do espanhol com cara de paisagem! Hahaha

  17. JFN disse:

    Button leva essa na inteligência, que é muito necessária pra guiar numa pista nova.

  18. mendes disse:

    O espanhol, mesmo na inferior ferrari, já conseguiu e acostumou a andar mais que Hamilton e Vetel, mas nao anda conseguindo alcançar o constante Weber.
    Outro piloto tirar pontos do Weber, com ele chegando atrás , não vai adiantar nada.

  19. Cranio disse:

    Bem falado Gomes… Mas acho que essa corrida pode ficar interessante se realmente chover no domingo, como estão dizendo.

    Eu aposto em pole do Button… Assisti os treinos e me pareceu que ele se enquadrou bem nesta pista, apesar das fortes Red Bull… No primeiro setor, as Red Bull ficam atrás até das Renault, mas nos setores 2 e 3 eles andam mais.

    Por isso acho que este primeiro setor deve propiciar boas ultrapassagens… E fica a preocupação na entrada do box, onde poderemos ver algumas pancadas legais também…

  20. gorpo disse:

    Interessante é ver a dupla “Chorãozinho e Chororó” do Brasil il illllll reclamando do circuito. Vê se o Aloinso e o webber estão?

    Realmente a cada dia Massa me faz lembrar o Rubinho, impressionante a capacidade de chorar diante da própria incompetência e levando um vareio dos companheiros de equipe.

  21. Clayton Araujo disse:

    Gostei da pista também! Apesar de suja e sem está pronta ainda, deverá ser uma bela corrida, bem disputada pelos cinco candidatos ao título. Mas, vou dizer uma coisa viu? Aqueles carros da Hispania são uma piada de muito mal gosto! Acho que o 69 dá pau neles tranquilamente. Bruno Senna que abra o olho enquanto é tempo! Melhor andar de GP2.

  22. Thiago Azevedo disse:

    Gomes, pista suja é diversão garantida! Ao menos para os telespectadores.

  23. Marcelo Paiva disse:

    Gostei do Circuito. A curva da vitória poderia ser chamada de Curva da Marcenaria!! Putz, o assoalho pega tanto na zebra que tem mais madeira do que asfalto

  24. Fabrício disse:

    Comentaria, mas a propaganda do ig aparece sobre o texto. Que beleza.

  25. Bianchini disse:

    O único ponto emocionante da pista é a entrada dos boxes, o resto é dispensável como 95 % do que o Tilke faz.

  26. jaspm2004 disse:

    o paredao do big brother foi otimo, como sempre!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>