KOREANAS (4)

SÃO PAULO (sono já foi, voltou e foi de novo) – OK, o cara é El Fodón de Las Astúrias, baita piloto, guia pacas e tal e coisa e coisa e tal. Mas é também El Rabudón de Yeongam. Alonso vai ser campeão. Essa catástrofe que foi o domingo da Red Bull mina o ânimo de qualquer equipe. Faltam duas corridas para o final do campeonato, e agora todos precisam torcer para que o espanhol tenha malária, ou dengue, ou seja abduzido. Não é muito provável. Dengue, pode até ser, em SP. Mas os sintomas só seriam sentidos depois do GP do Brasil…

E todos caçoamos do espanhol quando, no meio da temporada, ele disse que iria ganhar o campeonato. Não é que vai mesmo?

O GP da Coreia do Sul quase não houve. Com chuva, visibilidade nula, paúra total, começou com safety-car. Três voltas no aguaceiro, e para tudo. Não dava para correr, foi o que determinou a direção de prova. Uma hora depois, com a chuva um pouco mais clemente, largaram de novo, mais uma vez atrás do safety-car. E foram mais 15 voltas com aquele Mercedes feioso na frente de todo mundo até que alguma alma generosa decidisse que já poderiam acelerar aquelas bagaças de verdade.

Finalmente, corrida. Frescura danada, esse exagero de safety-car. A chuva nem era tão forte. Dava para correr tranquilo. E quando começou para valer, com uma largada sem maiores incidentes, quem amaldiçoou o destino foi Webber. Rodou sozinho, deu no muro, levou Rosberguinho junto. Um rubrotaurino a menos. Ficou desolado, o australopitecus.

Vettel, lá na frente, se segurava na boa, com firmeza de pilotagem e de propósitos. Uma vitória colocaria Tião Alemão na liderança do campeonato e o time passaria a trabalhar por ele nas duas provas finais. Por isso, Seb nada fez de errado, muito pelo contrário. Era seu dia.

Na volta 29, quando Button parou para colocar intermediários, começaram os pit stops daqueles que contam. E veio mais um safety-car, por acidente entre Buemi e Glock. Foi a senha para todos trocaram os pneus de chuva forte pelos “inter”. Nessas, Alonso perdeu o segundo lugar para Hamilton — a Ferrari se embananou na parada de El Fodón, que ficou bem putón. Sorte dele que Lewis cometeu um erro, e Alonso ganhou a posição, reassumindo o segundo lugar.

As voltas se sucediam sem grandes sustos, a luz natural se esvaía, mas a corrida chegaria ao final antes das duas horas regulamentares e antes que faróis fossem necessários. Parecia que nada mais digno de nota aconteceria, até que na volta 46, puf. O motor de Vettel quebrou.

E Alonso, El Largón de Maranello, tinha menos de dez voltas para confirmar sua quinta vitória no ano. Hamilton ameaçou pressionar, mas Fernandinho não se incomodou muito. Sumiu na frente e correu para o abraço. Massa recebeu a bandeirada em terceiro, com Schumacher em quarto, depois de bela prova, algumas ultrapassagens bonitas e sinais de que ainda não acabou para o mundo. Fecharam a zona de pontos Kubica, Liuzzi, Barrichello, Koba-mito, Heidfeld e Hülkenberg. Todos com méritos, sobreviventes de um domingo longo e difícil.

Alonso foi a 231 pontos e pode fechar matematicamente a disputa em Interlagos, dependendo de uma combinação de resultados. Webber tem 220, boas chances, claro, especialmente se a Red Bull concentrar nele seus esforços. Mas deve estar deprimido, pensando em suicídio. Vai ser duro erguer o moral do rapaz. Hamilton passou a ser o terceiro colocado com 210. Vettel tem 206 e Button, 189. Os dois últimos praticamente deram adeus ao título. Mas nunca se sabe.

Como se diz, o jogo só acaba quando termina.

Subscribe
Notify of
guest

175 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
13 anos atrás

Todos não seu Flavio

MT
MT
13 anos atrás

… favor inserir a palavra “que” na última frase, hehehe

MT
MT
13 anos atrás

…a propósito, sobre a capacidade dos pilotos atuais, sensacional a tirada do Lito no sportv quando o safety car estava na pista sem nenhuma necessidade, indagava ele espantado “mas isto não é Fórmula 1???”
Resumiu o sentimento de pessoas como eu acompanha automobilismo, em todas as categorias disponíveis, há algumas décadas.
Abs.

MT
MT
13 anos atrás

Excelente resumo FG, corrida não houve, mas também com estes pilotos atuais seria temerário se fazer uma competição, os caras não sabem andar na chuva (no seco também tem-se dúvidas se sabem…) Eu queria ver a cara do Mateschitz com os caras jogando no lixo um campeonato que estava mais que ganho.
Abs,
MT.

Jonatas
Jonatas
13 anos atrás

O campeão vai se desenhando como em 2007.
Nem eu mesmo q sou fã do Kimi acreditava muito no título. E ele dizia q enquanto houvesse chances matemáticas………
Bom, este ano torço pro Webber mas ficou meio complicado. Vai ser aguentar Alonso campeão mas já estou acostumando c a ideia

Felipe Marcos
Felipe Marcos
13 anos atrás

(não consegui postar como resposta ao Adriano Gouveia, http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/10/24/koreanas-4/comment-page-7/#comment-3521536, então postei aqui embaixo mesmo)

Verdade, havia esquecido 2007, com a eliminação da McLaren.

Outros que a gente não citou foi em 1982 com a guerra FISA-FOCA, e 1976 quando houveram polêmicas nos GPs da Espanha e do Japão que afetaram a disputa entre Hunt e Lauda, e também o acidente feio de Lauda em Nurburgring.
Esses foram os únicos anos que o título caiu em mãos diferentes do construtor, sem contar a década de 50 (mas acho que não existia o troféu de construtores desde o início não).

A intenção minha era realmente essa, dizer que é realmente muito difícil levantar o caneco com o time que não foi campeão de construtores, a história comprova isso.

E dos anos que mesmo o campeão de pilotos e construtores é o mesmo, mas o carro não é TÃO melhor assim, como você citou, dá pra incluir alguns dos cinco título do Schumacher na Ferrari… não foram todos eles com um carro tão tão superior a concorrência não, o cara mandava muito bem mesmo.

fagner andre
fagner andre
13 anos atrás

vc reparou que webber depois que bateu não freiou o carro tentando levar algum candidato ao titulo junto com ele.
depois ele fala do marrento el largon, olho por olho dente por dente quem quiser (massa) que sai da frente.

torcedor atento
torcedor atento
13 anos atrás

MASSA ? ? ? Para mim massa é comida Italiana……..
Tadinho dele gente, fraquinho, fraquinho………
Só lembrando que o “MASSA” foi campeão por uns 30 seg +- não foi ? ? ? ? ?
Na giria MASSA é coisa legal que dá prazer, que é bom. Diga-se não é o caso do “massinha”, né GALVÃO babão…..
Na familia Bueno, tem o Káka, o Popó e tbm o Gagá……….

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Mordi a lingua.

MSM
MSM
13 anos atrás

E a Red BUll entregando o campeonato para a Ferrari. Webber quase não comete erro, mas o fez no momento errado. Vettel abriu vantagem na chuva (já que é bom nisso) e o australiano quis seguir no embalo, se perdeu na zebra e bateu, além de levar o Nico junto, que estava fazendo um bom início e poderia chegar ao pódio.
Lá para o final foi a vez de Vettel se dar mal com o motor anêmico da Renault e aí caiu no colo do espanhol, já que Hamilton se complicou e Button fez outra péssima corrida. MAssa não fez nada de bom outra vez e só chegou no pódio, porque o Schumi (outra boa corrida) e Kubica não tinham carros para chegar nele. Barrichello e Hulkenberg ficaram sem pneu e acabaram comprometendo a posição no final. Mais uma vez a Sauber coloca os dois carros nos pontos, mostrando que pode ter um bom ano em 2011.
A Force India marcou desta vez com o Liuzzi, já que o Sutil insistia em fazer barbeiragem naquela pista lisa até conseguir bater.
E foi isso, esperamos mais de uma hora para começar o gp e vimos o campeonato mudar completamente. A Ferrari e os seus fãs devem estar rindo da concorrência e aplaudindo a maracutaia que fez entre os pilotos na Alemanha.

carlosedu38
carlosedu38
13 anos atrás

Cadê o cara que disse que não entendo nada de F1 ? Quando disse que o Alonso é o cara e que os pontos que o Massa deu de presente para ele poderiam ser fundamentais para ele lutar pelo título. Não adianta, além de bom o cara tem estrela. pode até não ganhar o campeonato, mas mostrou mais uma vez que entende do negócio. O Massa é um grande piloto, mas pra brigar com o espanhol terá que correr com a faca entre os dentes sempre, o que temos visto é ele ser pelo menos 0,5s mais lento, assim fica difícil.

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Ainda acho que Webber será campeão

ribeirão
ribeirão
13 anos atrás

Caramba, é o segundo piloto que chega na Ferrari e é campeão logo no primeiro ano… ôô Massa… tantos anos, e quase… ou melhor nada de título ?!

Rodrigo Alves
Rodrigo Alves
13 anos atrás

O pior é ter que aguentar o Galvão falando “ah, aguardem o Massa ano que vem com os pneus da Pirelli…” Ora bolas, ele acha que vai ficar bom só para Massa? Com os pneus aquecendo mais e melhor, vai ficar é melhor pra todo mundo…
Quem é bom, se garante em qualquer situação…
A pior coisa que pode acontecer para o Massa é o Alonso ser campeão… Alonso não é Raikkonen, ele vai centralizar ainda mais as atenções da equipe como tricampeão do mundo e ainda jovem, pronto para brigar por mais títulos… E aí, bye bye Massa na Ferrari…

Lex
Lex
Reply to  Rodrigo Alves
13 anos atrás

Concordo. E digo mais, mesmo que o Alonso não ganhe o tricampeonato, a Ferrari ano que vem já irá direcionar os esforços para o Alonso. Afinal, no ano de estréia o piloto ajudou a desenvolver o carro durante a temporada e se garantiu na pista com bons resultados.
Massa fez estágio remunerado com um heptacampeão na Ferrari. No ano seguinte quando o alemão capinou, ele estava na melhor condição de todos, mas Kimi foi lá e créu, também no seu ano de estréia (hum… cheiro de “EuJáVi” no ar…).
Certamente, Massa é bom piloto, mas não tem o tesão pela vitória como os campeões com quem compartilhou a equipe. E ele tem que por na cabeça que se quiser a atenção da equipe para si, terá de fazer muito melhor na pista que o companheiro, porque, lógico, o default para a atenção da equipe é dá-la ao bicampeão.

Carlos Roberto da Silva Junior
13 anos atrás

O Felipe Massa já deveria deixar á Ferrari esse ano por que o Fernando Alonso já conquistou todos na Ferrari, isso mesmo se ele não for campeão e o clima na equipe e o mesmo nos tempos de Michael Shumacher isso da para ver nos olhos presidente Luca de Montezemolo mesmo ele dizendo que não e o nosso Felipe Massa só tá engolindo sapo relembrando o nosso outro brasileiro Rubens Barrichello e ano que vem uma outra surra dessa o obrigará a sair da Ferrari pela porta dos fundos.

Zé Alonso
Zé Alonso
13 anos atrás

É 2010 O Ano de Espanha – Fúria e “Fodón de Las Astúrias”. Dá-lhe xará!

Alemão
Alemão
13 anos atrás

O Espanhol leva este ano…sobre os pontos que ele pegou do Massa na Alemanha, vão ser úteis… concordo plenamente…Geralmente, nas corridas os pilotos mais rápidos passam os mais lentos…Se em uma equipe, o mais lento atrapalha o mais competente…abre, dá passagem e não reclama. Para evitar isso, o Massa tem que acelerar!!! Já ganha muito bem, então tem que obedecer quem lhe paga…simples!!
Vettel não vai atender as ordens de equipe e o caneco vai cair no colo do espanhol. Webber está sozinho nesta parada, contra Vettel, sua equipe, Alonso e Hamilton…se ganhar o mundial vai ser muuuuiiiito merecido!

Adriano Gouveia
Adriano Gouveia
13 anos atrás

Gostei do comentário do Felipe Marcos ( http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/10/24/koreanas-4/comment-page-7/#comment-3521498 ) e também penso que o título de Alonso deverá ser um dos mais bem lembrados, futuramente.

O que ele fez esse ano, inda que seja vice campeão, por si só já foi digno de aplausos.

Repito: na Turquia muita gente (Flavio Gomes incluso) o dava por morto e, mais: dizia que a Ferrari fez, de novo, “um carro ruim”.

Ora, se isso era verdade àquela altura e agora Alonso fez pódio em 6 das últimas sete, e venceu 3 das últimas 4, é porque ele é MUITO bom.

Esse cálculo título de pilotos X construtores é muito importante e, se lido com imparcialidade – como Felipe fez – chegamos à conclusão de que não se vence sem o melhor carro se não for um grande piloto.

há casos, porém, em que o campeão de pilotos e construtores é o mesmo, mas o carro não é TÃO melhor assim.

casos:

Ayrton Senna em 1991;
Michael Schumacher em 1995;
Fernando Alonso em 2006 – ok, a Renault dominou compeltamente a primeira metade, mas depois a Ferrari foi melhor, inclusive coma FIA proibindo a Renault.

E não podemos esquecer o título de Kimi, em 2007, que deveria ser incluso na conta do Felipe Marcos porque, oficialmente, a Ferrari foi campeã. Mas a McLaren somou mais pontos (218 a 204).

Eduardo_SC
Eduardo_SC
13 anos atrás

Muita risadinha da red bull, passam a mão na cabeça dos pilotos nas hagadas que fazem. Está na hora de lançar mão da política no medo na equipe austríaca. Chega de patetagem!

O tírulo não está na mão do Alonso, e o Vettel que não agite, pois está quase uma vitória em termos de pontos atrás do espanhol. Vai ter que ajudar o Webber.

Nesse caso é obrigatório que o australiano vença as duas últimas corridas, mesmo que Alonso chegue em segundo.

Não tem outra saída. Se o Vettel inventa de querer ganhar as duas últimas corridas, ele chega a 256 pontos. Se o Webber chegar em segundo nas duas, também chega a 256 pontos, o Alonso chegando em terceiro, 261.

Se o Vettel quiser ajudar, ele que coloque um carro entre o Webber e Alonso. Carro eles têm. “M” na cabeça para perder também.

Felipe Marcos
Felipe Marcos
13 anos atrás

Acho que não faz o mínimo sentido crucificar o cara e a equipe pelo que aconteceu na Alemanha.
Se for campeão, a Ferrari vai comprovar que estava certa. Não faz sentido proibir jogo de equipe, devem trabalhar como um time para conquistar os dois títulos; é impossível coibir isso, e faz parte do jogo.
Não vai ter nenhuma mancha se o título for dele.
Também não concordo que ano que vem, em caso de título, Massa já comece como segundo piloto. O Alonso conquistou essa posição na equipe este ano dentro da pista, basta lembrar que Kimi foi campeão em 2007 e em 2008 ajudou Massa, mesmo com o número 1 estampado no bico do carro.
Já é sabido que a Ferrari trabalha escolhendo cedo um primeiro piloto, então se Massa quiser ocupar este espaço na equipe vai ter que conquistar dentro do cockpit.

Aliás, será um dos mais belos títulos que vou me recordar, se o espanhol conquistar… completamente no braço e na evolução que proporcionou ao carro durante a temporada – se realmente conquistar: quando foi a última vez que um piloto conquistou um título de fórmula 1 com uma equipe que terminaria em terceiro lugar no mundial de construtores? 1983, com o Nelsão?
Outros tempos, não?

De lá pra cá, quase sempre o campeão de pilotos vem da equipe campeã de construtores, salvo um ou outro ano, onde sempre aconteceu algo que justificasse:
2008 – a Ferrari prejudicou bastante Massa, mas ele também perdeu o título nas duas primeiras corridas do ano; Hamilton levou
1999 – Ferrari campeã de construtores, mas perdeu o primeiro piloto no meio da temporada (Schumacher quebrou a perna) e Hakkinen levou
1994 – idem, Williams campeã de construtores mas perdeu o primeiro piloto para a temporada e Schumacher conquistou o primeiro caneco
1986 – Williams campeã de construtores, mas Prost se aproveitou da briga interna e venceu com um carro inferior

Sempre que o piloto é campeão sem ter o melhor carro, para mim tem uma beleza especial no título.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
Reply to  Felipe Marcos
13 anos atrás

Já no GP da Alemanha era muito claro que Massa não tinha amenor condição de disputar o título e de andar ao menos no mesmo ritmo de Alonso durante este ano. Estava claro também que se havia alguma chance dce título para os italianos, esta chance estava em Alonso. Não consigo realmente ver onde se pode recriminar o jogo de equipe da Ferrari naquela circunstância. Nestas duas últimas corridas, se a Red Bull colocar suas fichas no Canguru-boy, tem ainda boas chances de levar o caneco. Se quiser continuar a entoar a cantoria de que enquanto houver chances matemáticas vai dar condições iguais a seus dois pilotos, El Fodon leva o caneco com sobras.

Daniel
Daniel
Reply to  Felipe Marcos
13 anos atrás

Assim como o “Alonso is faster than you” deu um espaço para fazer voltas mais rápidas e chegar no Massa parecendo muito mais rápido, começo a desconfiar que ele puxou o desempenho da Ferrari pra baixo no meio da temporada, justamente para que Massa tivesse menos pontuação e ele pudesse agregar a italianada ao redor dele…

Talvez gerando ajustes que prejudicam o aquecimento de pneus e grip, justamente a dificuldade maior do Massa…

Bom, Massa ficou 2x na fila do posto esse ano… Alonso furou um pneu de massa em Silverstone… Alem da inversão das posições… contabilizem ai a quantidade de pontos que isso dá…

Isso explica também a declaração de que tinha 50% de chances de vencer o campeonato quando ninguem apostava 1 tostão furado nele… ele havia puxado o desempenho da equipe(e do companheiro, principalmente) para baixo, mas sabia que tinha um carro vencedor nas mãos…

Vinicius Zapico
13 anos atrás

Ainda não descarto o Hamilton nessa parada. Se considerar o carro, o Webber ainda é o favorito ao título. Mas é aquilo que já se diz há alguns anos, o Alonso é o piloto mais completo, e prova que sua teoria dos 50% tem todo fundamento.
Aproveito para convidá-los a acompanhar hoje a etapa do F1BC Stock, transmissão ao vivo 21h30 no http://www.f1bc.com !

Mauro Domingos
Mauro Domingos
13 anos atrás

Acho q o Asturiano leva.
OFF: Olha FG, Sony anuncia q vai parar de fazer Walkmans
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/10/sony-anuncia-fim-da-venda-do-walkman-para-fitas-cassete-no-japao.html

Cleber Moreira
Cleber Moreira
13 anos atrás

Olha, meus caros
Também achei muita presunção do espanhol quando ele disse que seria campeão, dadas as circunstâncias deste ano. Mas, não deixei de admirar a sua pilotagem por conta disso.
Odeio esse falso ‘patriotismo automobilístico’ que a globo impõem aos telespectadores. Já faz tempo que tenho que engolir esse “bem amigos da rede gl…” ptz, vá a mer… Galvão!!!
Respeito é bom e todo mundo gosta… Esse narrador não respeita nenhum piloto!!! Apenas fica ‘puxando o saco’ daquele que ganha corrida sempre. Tá na hora de por um narrador que respeite o amante do automobilismo, que diga-se de passagem, acorda cedo pra caramba pra ver as corridas e, merece ser bem tratado!!!
Abaixo a “ditadura galvaobuenistica”!!!

André
André
13 anos atrás

Sortudos são os outros (Vettel e Webber), que tem o melhor carro durante toda a temporada !!! Depois não dá pra reclamar de 1 corrida com falta de sorte. Pra mim agora ficou entre Alonso e Webber.

George McCrae
George McCrae
13 anos atrás

O grande problema hoje se o Alonso for tricampeão já no ano que vem a Ferrari trabalhará para ele e o Massa como já esperado vai ser o Segundão da Silva. Em quatro anos o Zaca viu Kimi campeão e agora vai vendo o El Fodon de Las Asturias sendo campeão. Se dizem que a sorte é Alonso o azar vai de Massa.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  George McCrae
13 anos atrás

Ele não vai ser o segundão. Já é. Só esqueceram de escrever.

Lafite
Lafite
Reply to  George McCrae
13 anos atrás

O Eduardo_SC disse tudo: Massa já é o segundão ! E por uma razão muito simples: Fernando Alonso é muito, mas muito superior ao pobre brasiliano ! Alonso foi bi-campeão do mundo com uma Renault numa época em que a Ferrari tinha Schumacher ! Não precisa dizer mais nada ! O espanhol é chorão, antipático, não entende absolutamente nada de mecânica, nem de acerto de carros, mas é ultra veloz, preciso e praticamente não erra ! Um baita campeão, coisa que Felipe Massa jamais será na Fórmula 1.

Mário Gasparotto
13 anos atrás

Li que o Horner disse que ainda é cedo para priorizar um piloto. Está de gozação ou está falando de 2011???!! Já passou do tempo de priorizar alguém. Vão perder o campeonato mais ganho desde de 1986.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
13 anos atrás

Que corridinha viu? A gente acorda de madruga para ver corrida e ver um desfile patético debaixo de chuva. Um absurdo, não é formula um? Não sao os melhores carros e melhores pilotos? Porque nao pode correr na chuva? Nunca houve uma corrida na chuva não? Nunca houve uma largada na chuva nao? Parece até formula indy! Um saco!
Que venha o GP do Brasil!

Ricardo Reno
Ricardo Reno
13 anos atrás

O duro é aguentar Galvão e companhia, martelando o episódio da Alemanha, como se isto fosse resolver algo para o lado do Massa.

Ele poderia, por exemplo, melhorar sua feição por que a pilotagem está difícil de melhorar.

O Alonso é El Fodón, mas a sorte sozinha não resolve tudo é preciso estar no lugar certo na hora certa para tirar proveito dela. E ele simplesmente estava lá quando ela sorriu para ele.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Esse espanhol, teve sorte, como se diz sorte de campeao, mas eu espero que isso nao se confirme. Ainda boto fé no Mark Weber, se nao fizer cagada nenhuma. Se o Alonso, for depender de companheiro de equipe, ele tá mal. O Massa, só tá cumprindo tabela e nada mais.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
13 anos atrás

O campeonato ainda nao acabou! Ainda faltam duas corridas e tudo pode acontecer!

silva jr
silva jr
13 anos atrás

Fabio, acho que as chances da Red Bull sao maiores do que as chances da Ferrari, isso porque a RBR tem mehlor carro, e dois pilotos na briga e agora mais ainda com sede de vingança apos as gargalhadas do Fódon. Os 11 pontos de diferença podem cair ja no BRASIL, ou, no minimo passar para apenas1, e dai a briga fica melhor ainda para a RBR, na ultima corrida, com o melhor carro, ganha a RBR.

Nilton
Nilton
13 anos atrás

Mais do que a habilidade de Alonso que não é tão bom assim, o estreante Hamilton que o diga, a RBR mostra como se perde um Campeonato, como pode ainda se afirmar que é cedo para priorizar um piloto faltando 02 corridas ??
A RBR mostra fragilidade de comando e os seus pilotos fragilidade mental, em parte por culpa da equipe.

O erro de Webber foi o erro do cara que tem sua primeira e unica oportunidade de ganhar um campeonato, contra tudo e contra todos.

Se a Red Bull enfiar na cachola que somente Webber disputa o título neste momento ainda dá senão vamos ter de engolir este Espanhol mau caráter (eu o detesto mesmo) ganhar este campeonato.

O Felipe esta destruido como Piloto, nunca vai ser campeão, entre ser Rubinho e ser Hamilton ele escolheu ser o primeiro (não por exclusiva culpa dele claro, ele é fraco mesmo).

O Alonso é como os outros campeões, destrói seus parceiros, quando não acontece dá um jeito de se livrar deles (Trulli) ou ele mesmo cai fora (Hamilton).

Se não vimos ainda o Schummy andando na frente do Rosberg, me parece que ele tem aprendido a usar os pneus, vide ontem que ele chegou bem enquanto outros sofreram com os pneus, já conseguiu a consistência de pilotagem, agora é aprimorar a velocidade.

Paulo F.
Paulo F.
13 anos atrás

Tem que ter sorte! Mas ainda aposto minhas fichas na RB. Ponta e Place.

Léo
Léo
13 anos atrás

Temos que bater palmas pra competência. O Alonso chegou na Ferrari dizendo “Eu sou o Cara” e ninguém apostava na Ferrari após a 5ª prova.
Duas coisas é que estão difíceis de aguentar.:
1) O Chatão Bueno e o Reginaldo falando da corrida da Alemanha (Hipocrisia pura, pois “se” fosse o Alonso cedendo o lugar pro Alonso ficariam calados).
2) A cara de “Tô Puto” do Massa nos pódios (Qdo ele consegue – Muito ridículo). Tá na hora dele pegar o boné e pedir penico em outra equipe.

Léo
Léo
Reply to  Léo
13 anos atrás

Corrigindo: “Alonso cedendo o lugar pro Massa”.

eduardo
eduardo
13 anos atrás

Se o Alonso manter a difernca corre pelo terceiro na ultima corrida se diminuir Vettel ajuda Webber para manter o bom ambiente que tem na equipe vizando 2011 tudo depende de interlagos

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Alonso é o CARA!!! Merecida vitória e tomara que seja campeão. Mas uma vez digo que esse papo que a Red Bull tem o melhor carro é relativo.O carro mais rápido sim, mas não o mais confiável. Não foi a primeira fez que o motor do Vettel quebrou. Vão perder o título mais ganho da história.
Agora, que puta pista chata dos infernos. Ridícula. Aquela entrada do box no meio de muros estreitos é uma imbecilidade sem tamanho. Traçado chato pacas!!!

Flavio
Flavio
13 anos atrás

Triste é ver um Felipe Massa contente com um terceiro lugar, e ainda fazendo festa para o Alonso…..
Realmente uma decepção, já se conformou em ser relegado a um segundo plano mesmo dentro da Ferrari, e não me venham com essa historia de que os dois carros são iguais, que não são, que Felipe é da familia Ferrari…..
Alias o primeiro piloto da Ferrari chama-se BANCO SANTANDER, o seguno Alonso, e o que sobra para o Massa….
Ir ao grande premio do Brasil, é uma enorme perda de tempo, de graça ‘ja é caro, imagina ter que pagar para ver esse Zé Ruela do Massa fazer festa para o espanhol.
É muito pra cabeça de qq um que goste d e corrida de automoveis.
Melhor esse moleque voltar para o Brasil e começar de novo nesta Formula Future, que igualmente é um fracasso com meia duzia de carros na pista. Quem saiba ele aprenda alguam coisa com esse molecada…
Duvido, mas não custa tentar……………………

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

Só vou dizer uma coisa:

Muitos, eu me incluo, descem o pau na Ferrari por ter um primeiro e um segundo piloto, desde a primeira corrida da temporada.

Pois bem: a RBR e a McLaren não tem e fica um piloto brigando com o outro, né?

Olha só no que deu: ALONSO!

Agora quem está certo: a “Ferrari Mafiosa”ou os “Politicamente Corretos”?

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Alonso is faster then ALL of you!
Vai ser campeão, pois Massa anda bem em Interlagos o no final vai dar a vitória pro Fodon.

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
13 anos atrás

Inacreditavelmente sortudo este espanhol mal caráter!

Tiago Patrese
Tiago Patrese
13 anos atrás

Tá bom, tá bom! Tomara que o discípulo preferido do xará do Gomes seja campeão já em Interlagos, vou torcer a favor agora só de sacanagem, mas é aquela história, quem ri por último, ri melhor!!!!
Por que? Lembram-se de Abu Dhabi ano passado, quando o japonês colocou o CAMPEÃO NO BOLSO?
DESSA VEZ O EL MIMADÓN SERÁ CAMPEÃO, E O VERDADEIRO FODÓN DA SAUBER VAI COLOCÁ-LO NO BOLSO COMO FEZ COM O BUTTON ANO PASSADO….
QUEM RI POR ÚLTIMO RI MAIS E MELHOR HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Ron
Ron
13 anos atrás

Se na última corrida, o Alonso não foi o “El Fodón” porque a Red Bul não tinha deixado, dessa vez devolveram como um presentaço. Ô Alonso rabudo! Acho que teve uma diarreia instantes antes da largada e não se limpou direito ao sair do banheiro para o carro. Resultado: escapou do Webber (deixando-o para o Rosberg) e “urubuzou” o Vettel.
Todo mundo falando que o Webber era um cara que errava pouco e vai falhar logo agora.
Button praticamente é carta fora do baralho.
Hamilton e Vettel ainda tem chance, mas é complicado.
A cara do Massa dá pena. Já sabe o que o espera ano que vem se o “homi” ganhar.
Não torço para o Alonso, mas nessas últimas corridas o cara está “fuderoso” mesmo. Não gosto de jogo de equipe, mas acho que a Red Bull vai dar prioridade ao Webber agora ou perde o campeonato (se bem que depende do resultado em Interlagos, vai que o Alonso quebra e o Webber marca poucos pontos).
Eu tenho pensado ultimamente se a questão mais importante do campeonato foi o resultado do julgamento do jogo de equipe na Alemanha (sem perda de pontos para a Ferrari) ou a mudança nas regras da inspeção aerodinâmica (a Red Bull parece que perdeu uma margem que tinha em relação aos demais).

J. Alves
J. Alves
13 anos atrás

É, um rabo sem tamanho, mesmo… Mas pro Vettel ainda não acabou. É difícil, mas se pegar outras corrida doida dessas em que Weber e Alonso se deem mal mas Hamilton e Vettel terminem na frente, e volta tudo a embolar. Difícil, mas quem é que vai apostar, depois dessa maluquice na Coreia? Eu já não arrisco mais nada…

Adal Avin
Adal Avin
13 anos atrás

Fodón e rabudón meeesmo! O que parecia uma piada ou fanfarronice do espanhol, ao dizer que tinha as mesmas chances de ganhar o campeonato que seus rivais que estavam muito à sua frente em pontos virou realidade, graças ao seu enorme talento, à sua raça (sem dúvida o sangue espanhol ajuda, ou seja, além de talentoso, tem a paixão típica dos latinos) e, não resta dúvida, a uma boa dose de sorte, indispensável para os campeões (que o diga o Dick Vigarista, vulgo Schumacher). Campeonato ainda em aberto, mas com grandes chances de termos o Fodon campeon!

Raphael Mendes
Raphael Mendes
13 anos atrás

Flávio, não li a matéria da revista que o Paulo Leandro comentou, por isso não vou entrar an conversa..mas talvez o comentário dele foi apenas irônico…sua resposta falando que ele é na verdade um presidente eleito soou quase infantil…
Mas falando da F1: o Alonso é um rabudón mesmo, lembra muito o Prost e mais ainda o Schumacher nessas vitórias que caem no colo. Impressionante. Se ele não tiver nenhum azar de motor estourado nas 2 últimas provas, o título está bem encaminhado. O Button já era. Ao competir com pilotos de verdade, suas atuações lordedescas se mostraram insuficientes. Assim, só ganha do rubinho mesmo. E o Vettel se mostra cada vez mais um Mansell; talentoso, rápido, mas além de fazer muitas atuações estrambelhadas, tem o azar mansellístico também. Hamilton deu clara demonstração que não tinha carro hoje. Foi a primeira corrida na chuva que vi que ele não foi superior aos outros. O erro da frenagem que devolveu o segundo posto ao Alonso e o modo como o espanhol conseguiu abrir no fim da corrida (15s) mostram que o carro não estava “na mão”.
Webber é o único que ainda pode conquistar o título sem depender de azar do Alonso. Tendo o Vettel como escudeiro, esses 11 pontos de diferença são perfeitamente possíveis de serem descontados. E com o carro que tem, a tarefa está longe de ser impossível.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa noite Flávio 69, Seu palpite deu errado Chefe. Bastião Alemão se lasco, esse não tem sorte. Webber queixada, tava com medo da chuva rapaz, dava para ver no rosto do Canguru perneta o medo. Zacararias Mussad, até quem fim vai poder ligar para o filho e contar: o papai subiu no trono de novo filho…
Agora o Alonso, esse pilota muito, Tem sorte demais esse cabra viu. ( pqp)

Lex
Lex
13 anos atrás

Essas coisas da vida… A opinião das pessoas é algo totalmente desapegado de compromisso em ponderar os fatos. É coisa de estado de espírito do momento, parece.
Quando Alonso dizia que seria campeão lá antes do meio desse ano, as pessoas ridicularizavam a ideia. Apesar de eu ter achado que era uma presunção dele, não cogitei a hipótese de achar que o espanhol estava “viajando”. Qualquer um das 3 grandes equipes poderia ser campeão, oras. Mas a antipatia popular adquirida pelo piloto parece ser maior do que a admiração à sua pilotagem, esquecem que se trata de um bicampeão que derrotou um multi-campeão na pista.
Citam o jogo de equipe alemão como se sua performance toda ao longo do ano fosse uma farsa.
Ele pode ser o que for de ruim que as pessoas dizem (e talvez seja mesmo, não o conheço), mas é certo que se trata do piloto mais competente do grid hoje com condições de brigar pelo título. Digo isso porque o Schumacher está lá ainda, ele é outro excepcional, só que não tem condições de brigar.
Se ano que vem o alemão vier com um carro bem concebido e voltar a ganhar corridas teremos reportagens do tipo: “Para todos nós que achávamos que tinha sido uma má ideia a volta de Schumacher à Formula 1…”.
“Nós” quem…?

Léo
Léo
Reply to  Lex
13 anos atrás

Concordo com tudo. Disse tudo.

David Castro
David Castro
13 anos atrás

Pois Flávio, com essas declarações o cara ganha a equipe, Fernando Alonso assumiu a culpa pelo problema na troca do pneu, :
Q: At the pit stop there seemed to be a slight problem with the front right?
FA: Yes, it was my mistake.

Q: What happened?
FA: I locked the tyres and I arrived sideways, so I think it was difficult for the mechanic in the position I stopped.

roxxon valdez
roxxon valdez
13 anos atrás

alonso vai quebrar em interlagos e abandonar em abu e toda a sua sorte viariar fumaça. é a maldição do undertaker…eheheeheh

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Acontecia isso com o Schumy. A sorte ajudava porque ele piloto fazia a parte dele.

O Alonso e o Hamilton destoam do resto.

O Button é um baita piloto (e anda pacas sob chuva) e ficou muito pra trás do companheiro.

O Massa é outro excelente piloto (hoje, eu acho ele melhor que qualquer um da dupla da Red Bul) e não tem conseguido acompanhar o espanhol.

Com o inglês ou do espanhol, o título ficará em boas mãos.

E, pela pequena diferença de pontos entre os pilotos, a troca de posições entre o Alonso e o Massa vai acabar sendo justificada (embora eu seja contra isso).