LOEB, VALE, SCHUMI

SÃO PAULO (vamos buscar?) – A coluna Warm Up de hoje fala sobre o trio acima. Loeb, Rossi e Schumacher são os melhores pilotos de todos os tempos nas modalidades que escolheram. E continuam em atividade. É um privilégio para nós, que gostamos de corridas.

Ou não é?

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Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Gostaria de ver o Loeb na F1.

J. Freire
13 anos atrás

Como diria o famoso personagem cômico: “há controversia”… Porém, muito provavelmente realmente Loeb & Rossi sejam mesmo “os maiores de todos os tempos” respectivamente nos Rallys e Motovelocidade, claro, sempre com gente como o Colin MacRay, Augostini, Michael Doohan, etc. ali… “na cola”… Mas… o Miguel Sapateiro “melhor de todos os tempos” na F1… Mas, nem empurrando sem cuspe e com areia… :-) Tire-se do curriculo do Sapateiro Alemão: As “ajudinhas providências” da “mãe” FIA, as corridas manipuladas, as vitórias com “fantásticas vitórias com ultrapassagens de box”, o contrato sempre gêneroso que lhe retirava de cara a concorrência interna por onde passou, o que sobre? Sobra o lixo que se arrasta nas pistas que todos podem ver em 2010… E querem me convencer que esse lixo ai é “o melhor de todos os tempos”??? Nem fudendo!

S/mais.

Hamilton Luiz Corrêa
Hamilton Luiz Corrêa
13 anos atrás

baseado em que você esnoba a história da Fórmula 1 e fala que Schumacher é o “maior de todos”? nos títulos, certo?

baseado em que você diz que Loeb é o maior dos ralis? Nos títulos, certo?

baseado em que você afirma que Valentino Rossi é o maior de todos? nos títulos, certo? mas então, como ele é melhor que Giacomo Agostini?…

Lhe falta coerência.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Hamilton Luiz Corrêa
13 anos atrás

Baseado em que você é tão chato? Eu acho quem eu quiser melhor do que quem eu quiser. Se você tem opiniões diferentes, não tenho nada com isso.

Daniel Teixeira
Daniel Teixeira
13 anos atrás

Giacomo Agostini is the most successful champion in Grand Prix history, with 15 titles to his name (8 in the 500cc class and 7 in the 350cc class). The most dominant rider of all time was Mick Doohan, winning 12 out of 15 500cc races in the 1997 Grand Prix motorcycle racing season (or 80% of the years races), in the same year Rossi could only manage 11 out of 15 125cc victories. Valentino Rossi is the most successful contemporary rider, having won 9 titles including 6 Moto GP titles, and 1 each at 500cc, 250cc and 125cc levels.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Só sei de uma coisa Schumacher respondeu minha pergunta a uns 20 anos atrás se um dia apareceria outro Fangio na F1, detalhe relevante, Fangio NUNCA bateu um campeão mundial em seus 5 títulos, dizem do alemão, mas Fangio NUNCA teve um adversário a altura, Moss era um coitado(era o Rubinho da época, só apanhava) entrou na F1 em 54, era novato equanto Fangio já tinha uma carreira vencedora! Fangio nunca desenvolveu seus carros, na década de 50 piloto nem treinava, Schumacher pelo menos “levantou” duas equipes(Benetton e Ferrari duas vezes 96 e 06), se dominou teve que primeiro desenvolver seus carros. MUITO diferente do Senna que na Lotus nunca mostrou evolução técnica, nessa época(81 e 87)só dava Piquet e Prost. Sem poder melhorar a Lotus, porque era fraco em desenvolver carros, Senna teve que dividir a equipe com o francês em 88, pegou a equipe PRONTA(a melhor da época) pilotou um carro que nunca colocou a “mão”, tudo era feito pelo Prost, e Senna teve AJUDINHA do regulamento(descartes)a FAVOR em 88 para ser campeão, na pista mesmo Prost foi o melhor, não deu uma pixotada no ano e seus resultados foram melhores que Senna! Os títulos de 88/90/91 Senna conseguiu nos anos de “ouro” da Mclaren! Depois que a equipe CAIU com a saída do francês, só restou Senna choramingar que não tinha carro para ser campeão, acabou indo DE NOVO correr em uma equipe que VENCIA TUDO, a Williams!!! Conseguiu o Bi jogando o carro em cima do francês, em 91 pegou uma Williams que só quebrava com Mansell trapalhão, e Senna sempre teve o capacho do Berger ao lado em 90/91/92! Senna no controle do carro não era essa perfeição que falam, errava muito,fazia poles, mas era comum ver ele largando mal, jogou várias vitórias fora por pura AFOBAÇÃO, e também teve seus dias de “Dick Vigarista”, fora da pista um baita mala sem alça, arrumou confusão até com a FIA! Prost notava as pixotadas de Senna na pista e tinha alertado: “Ele é rápido, mas erra e quando errar estarei por perto!”. Pra mim o grande piloto dos anos 80 foi o Prost, bateu Mansell e Piquet em 86 com carro inferior, teve fortes companheiros de equipe como Arnoux(início de carreira), Lauda, Rosberg e Mansell(fora o Senna). Disputou diretamente 8 títulos vencendo 4, foi campeão em duas equipes em épocas completamente diferentes, 85/93, foi ele quem deu estabilidade a Mclaren nos anos 80, quando saiu a equipe caiu muito de produção se limitando apenas em um carro, o de Senna, o resto não existia(foi assim também na Lotus e Williams). Senna era ótimo, mas não era perfeito e fora da pista era um péssimo modelo de comportamento, fez várias inimizades e agrediu fisicamente várias pessoas, tem muito Marketing em cima! Loeb hoje sofre do mesmo mal de Schumacher, muitos afirmam que ele nunca teve um único adversário a altura! Schumacher bate o Senna na pilotagem o brasiliero errava muito, era muito AFOBADO, já o alemão era rápido e preciso, só em 94 Senna errou no Brasil(rodando sozinho), em AIDA (largando mal e se envolvendo em acidente), e em IMO rodou sozinho nos treinos, estava sob pressão, enquanto isso o alemão vencia tudo e era preciso…em nível técnico é até covardia, Schumacher foi campeão em 94 e 04 com carro e épocas diferentes, saiu de uma equipe que vencia tudo(Benetton) para pegar a Ferrari que estava um lixo, trabalhou no carro a chegou ao massacre nos anos 2000! Desenvolveu 2 carros e organizou duas equipes, bateu um Bi-campeão em 2000, coisa que nem Fangio fez na vida! No “conjunto” Schumacher é muito mais completo que Senna! O alemão sempre foi Veloz, arrojado, cerebral! Senna foi veloz, arrojado e AFOBADO! Não é a toa que Schumacher,Fangio e Prost são os que tem mais títulos, raramente erravam e jogavam resultado fora. Já no Marketing e Luta-livre(extra-pista), não tem pra ninguém, Senna bate todos fácil. Dizem que o alemão não teve adversários a altura, mas e o Fangio que nunca venceu um campeão em disputa de título?

Se Schumacher fosse brasileiro seria Deus no país….

RCRG72
RCRG72
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Marcelo against the world!

Schumacher também teve seus defeitos. Causou acidentes tentando ser campeão. Batendo com o carro nos adversários. Teve escudeiro para ajudá-lo.

Acho Senna e Schumacher dois grandes pilotos. Assim como outros grandes pilotos, Gilles Villeneuve, Nelson Piquet e etc.

Schumacher não é santo não meu filho.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Por que diminuir o talento de um para justificar torcida para outro?

Então Ayrton Senna era braço duro na verdade?

RCRG72
RCRG72
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Ah, ajudinha do regulamento que servia para todos. Afinal era regulamento poder descartar os piores resultados.

E os arrojados correm mesmo o risco de errar. São dois tipos de pilotagens, o de Button por exemplo e o de Hamilton. Admiro os dois tipos.

Os fanboys são mesmo uma graça. Prost foi mesmo o melhor piloto dos anos 80. Nisto você tem razão, mas não entendo por que diminuir um para defender o outro.

Telo
Telo
13 anos atrás

FG,

Boa tarde!
Uma coisa eu não entendo…
A maioris dos grandes pilotos começaram a correr aos 4 ou 5 anos de idade e são exaltados, enaltecidos e até endeusados, porém quando acontecem tragédias, como recentemente, e que levaram a morte garotos de 10 e 12 anos, todos malham as famílias, patrocinadores, organizadores, diretores de confederações, etc…
Não há uma certa incoerência e hipocresia aí ???

Abraços,

Hammer
Hammer
13 anos atrás

Schumacher é o melhor pra vc. By the way, ele não chega nas botas do Loeb e do Valentino.

Rogério
Rogério
13 anos atrás

Ignorar o talento e os números do Schummy me faz lembrar dos argentinos que dizem que se não tivesse a segunda guerra eles ganhariam as copas daquele período.Não é falar de quem poderia ter sido o melhor e sim de quem realmente foi.
Simples assim.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
13 anos atrás

Esse negócio de melhor de todos os tempos, para mim, não existe.

Aliás, como um fã de Piquet, acho ele o melhor e cansei de entrar em discussão com os fãs do Senna por conta da minha escolha, porém, hoje, vendo a medíocridade dos pilotos brasileiros na F1, sinto que eu era feliz e não sabia.

Senna e Piquet, que só foram possíveis graças ao Fittipaldi, são piilotos que mostraram aos arrogantes europeus que quem mais entendeu dessa porra chamada F1 eram uns caras da América do Sul, de um país chamado Brasil, cuja capital era Buenos Aires.

Por isso, minha homenagem a Fittipaldi, Senna e Piquet, os melhores pilotos de todos os tempos em qualquer categoria e qualquer universo.

Senna desafiou o Ballestre e cansou de ferrar o Prost, Piquet deu aulas aos ingleses da Willians e quando a Ferrari ofereceu vaga, mandou os carcamanos para PQP e disse que o Comendador era um Gagá.

Quem dera hoje tivessemos pilotos como esses.

EduardoRS
EduardoRS
13 anos atrás

O Rossi é il fodone. Na MotoGP as diferenças de equipamento são menores, a importância do piloto é maior, e o cara tá sempre ali, ponteando. É gênio, como foi o Agostini. Quem é melhor dos dois? Não sei.

O Schumacão é o maior de todos quando se vê os resultados, mas na F1 tem muita coisa que pesa além de resultado. Ele soube explorar como ninguém a era do reabastecimento, sempre teve um grande estrategista por trás (Ross Brawn), teve bons carros (que conta muito na F1), etc. É um dos grandes, como foi Fangio, Clark, Stewart, Lauda, Piquet, Prost, Senna. Mas não acredito que ele esteja um degrau acima destes nomes.

O Loeb acho que é o que mais se destaca da turminha. Óbvio, ele tem o melhor carro, e óbvio, o WRC está uma draga hoje em dia em termos de competição. Ele também nunca correu por outra marca que não fosse a Citroën. Só que o francesinho é realmente um alien. Ele chegou “chegando” no WRC ganhando o rali da Alemanha logo de cara, em 2002, quando grandes pilotos do calibre de McRae, Sainz, Burns, Kankkunen, Martin, ainda estavam na ativa. Depois, aposentou o McRae e o Sainz, deixando de ser um especialista em asfalto para começar a vencer na terra e na neve também. E hoje o cara é um papa-títulos. Tive o privilégio de ver ele correr 2 vezes na Argentina, fica muito nítido que a tocada dele é única, é diferente de todos os outros. Enquanto Hirvonen, Solberg, Gronholm passavam nas curvas brigando com o carro e jogando ele de lado, o Loeb passava quase que flutuando, levantando pouco cascalho, com o carro “nos trilhos”. E enfiava 5 segundos no resto em cada estágio. Não é espetacular, mas é incrivelmente rápido. E não podemos nos esquecer que o doido andou de F1 num teste coletivo em Barcelona com 15 pilotos e ficou em 8º.

Banana Joe
Banana Joe
13 anos atrás

Loeb é sensacional.
Realmente o melhor piloto.
Schumacher é ótimo, mas a temporada 2010 prova que ele é o melhor apenas quando tem o melhor carro.
Rossi é gênio, mas moto, sinceramente…eu prefiro deixar para os motoboys!

Alexandre "Garrincha" - Florianópolis/SC
Alexandre "Garrincha" - Florianópolis/SC
13 anos atrás

Sempre surgem nessas discussões comentários como “ah, naquela época não tinha esses infinitos controles, hoje em dia é só sentar no carro e pilotar, e mimimi e bobobó…” Esquecem que os pilotos atuais não têm culpa dessa evolução natural. Queriam o que? Corridas de biga? Que o Schumacher pegasse um carro com câmbio de alavanca pra enfrentar os caras nessa década? Essas mentes presas no passado vão ficar lamentando e resmungando a vida toda. Seria extremamente decepcionante que “o melhor de todos os tempos” de um esporte fosse um cara dos seus primeiros anos, e nunca mais ninguém pode superá-lo nem comparar. Isso quer dizer que a modalidade não evolui. Óbvio que pode haver alguém melhor que Pelé, que Senna, que Schumacher, que Rossi…

Alexandre "Garrincha" - Florianópolis/SC
Alexandre "Garrincha" - Florianópolis/SC
13 anos atrás

Sempre surgem nessas discussões comentários como “ah, naquela época não tinha esses infinitos controles, hoje em dia é só sentar no carro e pilotar, e mimimi e bobobó…” Esquecem que os pilotos atuais não têm culpa dessa evolução natural. Queriam o que? Corridas de biga? Que o Schumacher pegasse um carro com câmbio de alavanca pra enfrentar os caras nessa década? Essas mentes presas no passado vão ficar lamentando e resmungando a vida toda. Seria extremamente decepcionante que “o melhor de todos os tempos” de um esporte fosse um cara dos seus primeiros anos, e nunca mais ninguém pode superá-lo nem comparar. Isso quer dizer

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
13 anos atrás

Flávio e suas manjadas polêmicas… rs!

luiz alberto
luiz alberto
13 anos atrás

Concordo com a posição do RCRG72 ,gostaria de ver como se sairiam estes pilotos com muito motor e nada de apoios aerodinâmicos vindos da ind aeronáutica,este atuais ainda tem o bonus de não virarem bolas de fogo em algum acidente como era comum nas tres primeiras decadas da F1.
Jefferson ,muito boa sua observação, pois o sucesso do piloto depende do bom projeto,sem um bom carro não há vitória.Na minha opinião, nesta era da telemetria as informações do piloto não tem a relevância que já teve no passado por tanto isto de piloto acertar o carro é conversa de quem não se atualizou nas técnologias disponiveis atualmente .O que ocorre sim ,é a habilidade do piloto de configurar o caro para o seu estilo de pilotagem usando os parâmetros disponiveis,uns tem conhecimento e senssibilidade para isto outros não e usam o do companheiro e as vezes não é a ideal pa si,ai temos atuaçoes pifias ou mediocres até com um carro virtualmente vencedor.AI O COMPANHEIRO DE EQUIPE FICA BEM MAIS “ FAST´´

Adriano Migliozzi
Adriano Migliozzi
13 anos atrás

É um privilégio ainda vê-los, sim, assim como é privilégio ver um campeão de F1 no rali, assim como é um privilégio ver Casey Stoner, assim como é um privilégio ver Lewis Hamilton.

Sobre “Todos os tempos”, prefiro Colin McRae, Michael Doohan e Ayrton Senna

“Não pode, você é viúva”, diz Flávio Gomes.

Então, tá.

E outra: baseado em que Valentino Rossi é maior que Giacomo Agostini. Loeb e Schumy, nos títulos, ok.

mas e Rossi? Mesmos títulos e menos vitórias…

Max - Olinda-PE
Max - Olinda-PE
13 anos atrás

Ah Flávio, temos do que reclamar sim!
O que mais vejos dos meus amigos é reclamação dessa F1 de uns 10 anos pra hoje, onde os carros não permitem muita disputa por posição e o schummy correu sozinho desde que o Mika largou a F1.
Agora temos mais pilotos num bom nível. Falta só ter um pouco mais de disputa que deixaremos de reclamar.

Flávio Hernandes
13 anos atrás

Pra quem curte Nascar tb tem o Jimmie Johnson, tetracampeão consecutivo (06-09) e indo pro 5o!

Edu Rodrigues
Edu Rodrigues
Reply to  Flávio Hernandes
13 anos atrás

Nascar é café com leite. Fazem curvas só para a esquerda e a corrida só é decidida na última volta (normalmente após uma bandeira amarela causada por um saquinho de pipoca ou um detrito invisível na pista), tornando todas as outras voltas inúteis.
E outra: eles acham que o Robbie Gordon e a família Petty são os maiores pilotos de todos os tempos (melhor que Schumacher, inclusive – vi isso numa transmissão de TV), sendo que, pra pilotar um Nascar, basta travar o volante e colocar um tijolo no acelerador que o carro completa as 500 voltas.

João
João
Reply to  Flávio Hernandes
13 anos atrás

Para quem curtia champ car, tem o Sébastien Bourdais, tetracampeão consecutivo também.

Jader
Jader
13 anos atrás

Fazendo uma comparação futebolística:

Pilotos do passado = futebol arte
Schumacher-Loeb-Rossi=futebol resultado

Os vencedores de ambos os estilos são ótimos, mas com suas particularidades.

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
13 anos atrás

Ainda sobre o Loeb, lembro de sua visita à Argentina: o francês tem outra tocada compara à dos demais. Ele simplesmente desliza, enquanto os outros tomam solavancos.

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
13 anos atrás

Acho que no Rally o Loeb realmente é uma lenda. Na Moto durante anos se falou no Doohan, australiano espetacular que só não superou a lenda italiana do Agostini porque se lesionava como poucos, por andar sempre no limite. Mas o Rossi é FODA. Além do incrível talento, tem um carisma como poucos, o que atesta sua idolatria. É o melhor de todos os tempos. Na F1 a história é outra. A maioria esmagadora dos pilotos e da crítica (exceto a do Brasil, por incrível que pareça – Galvão não é crítico) elege Senna como o melhor. Simplesmente porque ele era incrível com carros ruins e rápido como poucos. O Schumacher jamais fez isso. Hoje vemos aí. Na Beneton ganhou com o Briatore roubando e com a famosa batida no Hill; na Ferrari tinha toda a estrutura e segundos pilotos a seu favor – e ainda assim penou contra Hakkinen. Todos falam de seus números mas a verdade é que ele nunca venceu tendo um carro realmente pior nem quando a Ferrari não estava em alta (2005 foi uma vergonha). Aliás, não me acho um privilegiado por assistir Schumacher. Até porque raras vezes o via ganhar na pista: era sempre nas modorrentas 3 voltas antes do pit. Enfim, um saco. Não sou da crítica, mas acho que os jornalistas não gostam muito do Senna, pela certa “empáfia” que ele passava com os jornalistas brasileiros e pela “exclusividade” que ele tratava a “puxa-saco” Rede bobo.

Edu Rodrigues
Edu Rodrigues
Reply to  Rafael Wuthrich
13 anos atrás

Realmente o Doohan era muito bom. As lesões o fizeram abandonar a carreira, mas nunca o impediram de correr. Ele corria até quando não conseguia andar. A equipe mantinha a moto em pé até a hora da largada.
Além de toda a “raça” do Doohan, ele ainda tinha o Schwantz, outro demônio nas pistas, com a Suzuki Lucky Strike pra valorizar as vitórias dele.
Não da pra esquecer também do Wayne Rainey, que ficou paraplégico, e tinha um potencial monstruoso, uma das grandes perdas do esporte.

Neanderthal
Neanderthal
13 anos atrás

Não. Schumacher não é superior a Fangio.

Hector
Hector
13 anos atrás

Loeb? Talvez.

Muitos usam os números de Schumacher para justificarem a sua escolha, esquecem dos números de Fangio, estatisticamente mais importantes e melhores em termos percentuais.

Fangio foi piloto em época que se dirigia um bólido sem controles de tração, suspensão, sistemas eletrônicos comandados dos boxes, etc. Numa época em que errar significava morrer na pista.

Schumacher melhor que Fangio? Só pode ser brincadeira.

Rossi melhor que Agostini? Vale o mesmo para os controles da moto. Em motos iguais? Nem em torneios fantasy.

Jeambro
Jeambro
13 anos atrás

Nunca acompanhei de perto o mundo do rally por isso não posso opinar com conhecimento. Loeb, Carlos Sainz, Ari Vatanen… sei lá qual foi, ou é o melhor.
No motociclismo, Valentino Rossi e Giacomo Agostini, com uma leve crença de que Valentino seja melhor pois ele já ganhou em várias categoria e com marcas diferentes, sempre desenvolvendo e acertando as máquinas para que se tornasse campeão
Na F1 Schumacher não é e nunca vai ser unanimidade. Piquet, Senna, Fangio, Lauda, Villeneuve e alguns poucos foram melhores.

Luiz
Luiz
13 anos atrás

Um cara que joga sujo e apela, não pode ser o melhor de todos os tempos. Tô falando do Valentino Rosi, porque o Schumacher já é manjado.Ago nêle.

andre
andre
13 anos atrás

“Devemos ser gratos pela chance de vê-lo ainda a correr.”
E brincadeira.

A unica coisa que sou grato e que ele nao me decepcionou quando eu disse la atras em um de seus posts que ele ia tomar pau do Rosberguinho…

Ano que vem vou e ficar grato de ver essa farsa aposentar de vez..

Com os carros que teve ele tinha mais do que a obrigacao de ser campeao.

Felipe Barreto
Felipe Barreto
Reply to  andre
13 anos atrás

Chora mais que a gente gosta!

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Na minha modesta opinião o Schumi de antigamente foi um monstro (o atual hoje está mais para o Nakajima), mas, patriotadas a parte, não acho ele melhor que o Senna ou o Alonso….mas isso é questão de gosto, eu respeito as outras opiniões sem dúvida….agora, bom mesmo era o Fangio, com aquela carroça ganhar 5 títulos………..sobre Rossi e Loeb, nada a acrescentar, todos são fantásticos.

Bruno
Bruno
Reply to  Bruno
13 anos atrás

ops…..atual hoje foi foda…..rsrrs……foi a pressa em escrever.

Abs

jefferson
jefferson
13 anos atrás

PRA MIM GENIOS SÃO OS ENGENHEIROS QUE CONSTROEM OS CARROS INFINITAMENTE SUPERIORES DESSES PILOTOS

o que faz com que eles ganhem corridas com tamanha superioridade em relação aos outros como todos so olham resultado basta um cara que é um otimo piloto pegar um projeto superior aos outros que o cara em poucos anos vira MITO.

SO COLOCO COMO MITO AI VALENTINO ROSSI pois apesar de ele ter a melhor moto sempre na moto gp a habilidade e as margens de diferença são menores .

Flavio professor (nao gomes!...)
Flavio professor (nao gomes!...)
13 anos atrás

Sem duvida que ver os 3 correndo é legal…mas…
Qual o critério???
numeros? vitorias ou titulos?
No rali nao sei, mas nas motos temos varios historicos que tem mais titulos e talvez mais vitorias (vou avisando que sou péssimo em numeros e datas) que o Doctor. Par lembrar alguns nomes: G. Agostini nas 500, Anton Mang, de Kawa, nas 250 e 350 simultâneamente e tb Angel Nieto, imbativel até hoje nas 125 com seus 15 titulos (me corrija se estiver errradi).
Na F1, entao deveriamos, anteriormente à (ja) ‘era’ Schumacher, considerar o Prost como melhor piloto que JM Fangio? Ou o contrario?
Ou seria o Talento?
No rali, continuo sem saber mas nas motos, nao da para esquecer as brigas monumentais do quase menino Freddie Spencer (Honda) X o quase veterano Kenny Roberts – pai (Yamaha) nos campeonatos do inicio da década de oitenta, sem contar outros que depois ficaram mais conhecidos a partir das transmissoes globais (Mamola, Gardner, Schwantz, etc – nem todos tao bons assim….).
Ja na F1 (entre aqueles que vi correr), pela ordem do espetaculo : Villeneuve-pai, Piquet(precisa falar?), Senna, Peterson, Lauda, Schumacher(o Ralf..rsrsrsr), Hamilton, Kubica, Prost e Regazoni. E mais algum que esqueci…

João
João
Reply to  Flavio professor (nao gomes!...)
13 anos atrás

Nas motos tem também o “Mick” Doohan, que mesmo aleijado, venceu vários campeonatos.

Leonardo Verleun
Leonardo Verleun
13 anos atrás

Concordo plenamente Flavio.
O resto é patriotada.
E se Senna fosse argentino??

Cesar
Cesar
Reply to  Leonardo Verleun
13 anos atrás

Se o Senna fosse argentino, ele seria pior que o Piquet e os mullets seriam mais feios que os do Emerson.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

E, em tempo, acho que a F1 deveria dar muito menos importância ao desempenho aerodinâmico e mais ao desempenho mecânico. As inovações da F1, hoje em dia, são empurradas goela abaixo pela FIA. Vide o KERS. No passado essas inovações eram espontâneas.

Os espectadores teriam a chance de ver com mais clareza o talento dos pilotos.

João
João
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Agora não dá para fazer inovações espontâneas. Tudo que as equipes bolam, a FIA proíbe (ou a Ferrari pede para a FIA proibir…).

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Quando falo F1, falo das equipes, da FOM e da FIA.

Acho que eles deveriam repensar as regras de construção dos carros. Liberar o desenvolvimento mecânico e restringir mais ainda o aerodinâmico.

Fábio
Fábio
13 anos atrás

Rossi sem dúvida Agostini tb mas acho o Rossi ainda mais completo Campeão nas 125, 250, 500, 990, 800 com fabricantes diferentes, show. Os outros dois ok.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Acho essa história de melhor de todos os tempos algo relativo ao que os espectadores podem ou não achar. Eu tenho certeza que Ayrton Senna foi o mais habilidoso e talentoso piloto de todos na F1, teve a sua trajetória, seus acertos e seus erros, como todos os outros. Minha opinião.

É verdade que existe dor de cotovelo em relação ao Schumacher, mas é verdade que na maioria das vezes ele fica em segundo quando se fala em “The best of all times”, mundo afora. E quando se fala em the best, na minha modesta opinião, se fala em talento natural, em habilidade.

Mas claro que Schumacher foi foda. por que soube aproveitar suas chances como ninguém. Mas em relação ao Loeb e ao Rossi, qualquer piloto de F1 fica devendo.

Pois a F1 foi transformada em um jogo de politicagens (que parece estar voltando com força. Disse parece.) que tira mesmo um pouco do brilho de certos pilotos. O Schumacher teve muita ajuda da FIA através da Ferrari. E foi a era mais chata e previsível da F1, em grande parte, o auge de sua carreira.

A Red Bull recebeu a graça de ter uma fiscalização feita sob medida para seus carros em 2010. Já vimos a força politica da Ferrari antes. Vimos de novo.

Só acreditaria na briga entre Montezemolo e Todt se um dos dois ficasse, DE FATO, paralítico saindo na porrada um com o outro. Fora isso, espero que a Ferrari não nos deixe na saudade de um campeonato bem disputado como esse de 2010 nos anos vindouros.

Paulinho Buffara Farah
Paulinho Buffara Farah
13 anos atrás

Realmente os 3 sãos os mais completos dentro de suas categorias. Justo comentàrio!

Arthur Episcopo
Arthur Episcopo
13 anos atrás

Realmente é um prazer imenso ver esses caras fazendo “milagres” nas pistas, ou fora delas no caso do Loeb…
Estou entre aqueles que não consideram o Schumi o melhor de todos os tempos, mas é inegável que é um piloto incrível e é um prazer vê-lo correr!
O Valentino Rossi é impressionante pelo o que faz em cima de duas rodas.
E o Loeb é um mágico! Ver uma filmagem de dentro do carro dele faz parecer que andar naquela velocidade em terrenos acidentados e sem aderência é algo fácil! Ele é tão absurdamente bom, que parece que ele está passeando em volta de um parque…
Como vc disse, sou grato por viver para vê-los correndo, e sou grato tb por ter acompanhado alguns dos outros deuses do automobilismo nos anos 80, tanto na F1 como no Rallye… Pena que na época eu não acompanhava o que se fazia em duas rodas!

Guzz
Guzz
13 anos atrás

Se for por números o Agostini tem que estar no lugar do Rossi!
Se for por talento, Senna no lugar do Schumacher.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
13 anos atrás

A dor de cotovelo em relação ao Schumacher é eterna. Incrível isso. E o texto está ótimo. Somos sim,muito privilegiados por essa longevidade dos grandes gênios do automobilismo de nossa geração.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
13 anos atrás

Com relacao à F1, não é….já na moto gp, é, com certeza…. basta ter visto a ultima corrida!!

Wallace Pacheco
Wallace Pacheco
13 anos atrás

Este trio é de outro mundo.

Tão bons que enquanto reinaram acabaram com a graça dos respectivos campeonatos e com a raça dos concorrentes. E o Loeb, assim como o Valentino, é bem novo ainda.

Também sou fã de carteorinha do Senna mas não admitir que Schumi é, ou foi, um fenômeno é burrice ou cegueira.

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Não dá pra comparar Rossi e Schumacher. Schumacher tem todos os recordes da F1, mas graças ao fato de que nenhum outro piloto nesses 60 anos de F1 teve, por tantas oportunidades, o melhor carro da F1, a dedicação exclusiva por parte da equipe, e, de quebra, uma boa ajuda da FIA como aconteceu nos tempos de Max Mosley. É justo dizer que Schumacher é o melhor piloto de todos os tempos quando os mais sortudos pilotos que já correram na F1 tiveram, quando muito, o melhor carro por umas três temporadas? Quando tiveram muitas vezes que ir contra a politicagem (como Senna sendo prejudicado por Ballestre, ou Alonso por Mosley em 2006)? Quando, nas vezes em que tiveram o melhor carro do grid tiveram que enfrentar oposição ferrenha na própria equipe, como Senna e Prost na McLaren, ou Piquet e Mansell na Williams? Sim, Schumacher voltou a disputar o título em 2006, mas já se esqueceu em que condições isso aconteceu? Esqueceu-se que a FIA fez vista grossa ao carro ilegal com que a Ferrari correu em várias corridas, que tinha aerofólios traseiros flexíveis e asas dianteiras que convergiam e divergiam quando o carro estava em curva e reta? Esqueceu-se que a FIA tornou a Ferrari, artificialmente, o carro mais rápido do grid ao proibir os amortecedores de massa, que eles mesmos já tinham analisado e considerado como dentro do regulamento? Esqueceu-se das absurdas intervenções dos fiscais naquele ano, como a punição ao Alonso por ter bloqueado o Massa por telepatia em Monza, ou a vista grossa nos treinos oficiais do GP do Japão, quando o Massa aplicou brake-tests no Alonso quando este estava em volta rápida? Assim como nenhum piloto na história da F1 sequer chega perto de ter corrido por tanto tempo com o melhor carro da F1, poucos também se aproximam dele em relação ao favorecimento.

Sim, ele é um grande piloto, mas chega a ser ofensivo compará-lo a Valentino Rossi, esse sim indiscutível, piloto que brilhou em absolutamente todas as condições, em todas as motos com que correu, e sem manchas ou poréns no currículo.

Ricardo
13 anos atrás

Opinião é coisa subjetiva. Na minha modesta forma de ver sa coisas, Senna foi mais completo !

antonio
antonio
13 anos atrás

Não fosse o menor ‘prestígio’ ( e dinheiro ) ainda teríamos o Rick Carmichel ( acho que é assim que escreve…) nesta lista, como ‘o cara’ do moto(super)cross. O cara foi um monstro, ganhou tudo inúmeras vezes, detonou geral, melhor da história e tudo o mais que se disse sobre o s tres listados no post ! Mas foi para a Nascar fazer figuração…Trocar a História por míseros dinheiros… ( o que ele fez, tá feito e registrado. mas o fato de ter ‘trocado’ o supercross pela Nascar deixou uma impressão de que ele proprio considerou a ‘praia’ em que ele reinava uma praia ‘menor’, indo buscar novos desafios. Ele msmo diminuiu seus feitos com esta atitude, na minha opinião…)

Etel-Orange-França
Etel-Orange-França
13 anos atrás

Pelo conhecimento que tenho, arrisco huildimente a dizer que nao foi FG que escreveu este texto, salvo o ultimo partagrafo, que ele deu uma concertada…. FG esta brincando com a gente… mas ta valendo… visitar aqui todos os dias é muiiito bom e como dizia o maluco tim maia.. o resto vale!!!!!

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
13 anos atrás

Ainda vai ter um supercomputador em cloud, que simule as virtude deles, numa determinada pista, e com seus melhores carros… Mas trocados. Seria um contra o tempo do outro…

Ai, veremos o que o queixudo pode fazer…

diego
diego
13 anos atrás

FG, só uma ressalva qto ao Rossi.
Acho que assim vc esqueceu do Ago (Giacomo Agostini), 15 vezes campeão do mundo! Sendo OITO vezes na que seria hj a MotoGP.
Já que o alemão tá aí pelos numeros, os memos números tiram o Rossi (na real acho q é um empate técnico entre o Dr e o Ago, hehe)

LH
LH
13 anos atrás

Também não acho que o Schumacher foi o melhor, mas um dos. Vi pilotos mais espetaculares, porém menos vencedores.

J. Ademir
J. Ademir
13 anos atrás

Schumi na minha lista não entra…
Pra mim é um pecado colocar esse alemão oportunista do lado de dois gênios

Peixe
Peixe
13 anos atrás

Lógico que é!
É tipo ter visto o Pelé jogando futebol. Quem não gostaria?

jULIO
jULIO
13 anos atrás

LOEB, AGOSTINI E SENNA

Olegário
Olegário
13 anos atrás

Será que daqui á alguns anos, os três não viram lendas? Afinal quem fazem as lendas somos nós espectadores… Não importa quantos títulos ou méritos um piloto tenha, ele será bom, mas só será “lenda” se tiver uma legião que o coloque acima do bem e do mal, e propague isso pelo mundo…
O trio só vira lenda quando se aposentar, por que os admiradores já existem.