NEM VEM

SÃO PAULO (vai desmentir) Deu no “Sport Bild”, e precisa ver se os caras não deram uma adaptada na frase, porque tem impacto, claro. E o “Bild” força muitas barras. Em todo caso, merece registro, evidentemente, o sentido das declarações de Massa. Falou, segundo o “Bild”, que não será um segundo Barrichello na Ferrari. “Prefiro parar de correr”. Mesmo que não tenha sido literal, o sentido está dado. Felipe recusa o papel de escudeiro oficial, e aqui é isso que importa, e não exatamente se mencionou Barrichello, ou não. Massa também elogia Alonso. E admite que não está guiando bem.

Sobre não ser um novo Barrichello, algumas considerações, acreditando-se que ele tenha, mesmo, citado Rubens — o que não faz muito seu gênero. Barrichello, por assim dizer, também nunca assumiu ser um… “barrichello” na Ferrari. Sempre defendeu que era piloto 1B e coisa e tal. O termo “barrichello” como adjetivo, que às vezes deriva para o verbo “barrichellar”, talvez seja um exagero. Rubens não era um “barrichello” — que virou sinônimo de “capacho”, “segundão” etc. Era, apenas, um piloto pior que Schumacher. Como Massa é, em relação a Alonso.

Portanto, se Felipe quis dizer que não será um capacho do espanhol, acho ótimo — embora seja um tanto deselegante usar o nome do colega para a comparação. Piloto algum deve se prestar a esse papel, deve sempre tentar o melhor, superar o companheiro e os demais. Aliás, diga-se aqui que Barrichello nunca foi capacho de ninguém. O fato de não conseguir acompanhar o ritmo do parceiro não faz de ninguém, necessariamente, um bananão.

Se Felipe quis dizer que não será um adversário inofensivo para Alonso, como Rubens foi para o alemão, é ótimo, também. Demonstra que tem confiança no taco. Agora, se quis dizer que Rubens foi sacaneado na Ferrari durante seis anos e tem medo que o mesmo aconteça com ele, é melhor esclarecer as coisas.

No mais, aceitar a força de Alonso é o primeiro passo para tentar chegar perto dele. E admitir que está guiando mal é o segundo. Deu os dois. Fez bem.

Subscribe
Notify of
guest

146 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
13 anos atrás

Então… Ele vai parar?

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

O primeiro passo para o progresso pessoal (vixe, quanto p) é assumir responabilidades. É isso aí, Felipe.

Black Fox
Black Fox
13 anos atrás

Ao Rodrigo Lyrio…não sei se vc sabe , mas contrato assinado não quer dizer NADA na F1…e um pouco de educação não ia te fazer mal nenhum!!!…brochou esta noite e acordou mal humorado?? hehe!

Alaor Jr.
Alaor Jr.
13 anos atrás

Daonde que vc tirou essa de que Massa e Kimi correram juntos na Sauber?

Massa teve como companheiros na equipe suiça Heidfeld, Frentzen, Fisichela e Villeneuve.
O Felipe ocupou o lugar deixado pelo finlandes quando esse se transferiu para maclaren

abraços

Edson
Edson
13 anos atrás

Chega de barrichello e massa, vamor torcer para b.senna, esse vai ser campeão….nem que seja de o “maior fracassado de todos os tempos”

Marcos
Marcos
13 anos atrás

É segundo piloto sim, o Alonso mal chegou e já briga pelo campeonato enquanto o Massa nem o acerto dos pneus consegue fazer….
Pode ser que o Rubinho não tenha ganhado nenhum campeonato, mas tem algo que ele conquistou sim: RESPEITO!
Ninguem conseguirá chegar nos 300 gps, ninguem vai ser igual a ele em questão de lealdade ao time, tem gente que fala sem pensar, então acho melhor parar de correr mesmo, pois do jeito que está vai acabar correndo pela Hispania…..
O Rubinho é tão bom quanto o Massa, é só equiparar os carros, veja quem vai se sair melhor…ah nem precisa, em Cingapura, qual foi mesmo a posição do Massa?
Fala sério….

Vitor
Vitor
13 anos atrás

Não sei porque ele levou tanto tempo pra assumir que o Alonso está melhor. Isso a Ferrari já disse a meses.

“Fernando is faster than you”. Todo mundo ouviu.

Xicão
Xicão
13 anos atrás

Massa tá é com inveja. ELE que queria ter trocado de posição com o Schumacher… E outra, Barrichello nunca disse que o “Schumacher foi melhor que Senna”.

E Barrichello aprendeu que errou e vazou da Ferrari. Vê se o Massa tem peito pra sair da Ferrari e provar sua integridade…

Rodrigo Lyrio
13 anos atrás

saiu ai hj (07/10/2010) que felipe não disse o nome de rubinho na entrevista, foi ideia da galera do jornal

menos mal né? pq ficaria chato falar isso de um compatriota e amigo..

enfim.. ele disse q alonso é u mbom piloto e tals mais que não é o melhor q ja teve.. e ainda “supostamente” disse q não seria um segundo barrichello ou sempre segundo piloto.. só que ele já é um segundo piloto a muito tempo.

Volta ai no tempo, na epoca da sauber.. tomava pra kimi.. deixava passar e tudo mais.. na ferrari.. tomou de shumi e kimi.. a unica vez que ele teve uma atençãozinha foi qnd perdeu o titulo pra hamilton dps que kimi ja conquistou o dele e praticamente correude sacanagem pela ferrari.. tanto é que no ano seguinte.. saiu fora antes do termino do contrato por ja ta injuado de f1 e querer correr de rali..

Resumindo.. felipe é tão segundão quanto rubinho. #FATO

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Deu na Folha:
A repercussão foi tamanha que a Ferrari não tardou em desmentir a frase atribuída ao piloto brasileiro pelo “Sport Bild”, da Alemanha. O time fez questão de distribuir a transcrição literal do trecho da entrevista para evitar mais polêmica.
Nela, o “Bild” questiona se Massa não teme, após a marmelada na Alemanha, transformar-se num segundo Barrichello. “Claro que na minha cabeça eu nunca serei um segundo [piloto]. Se um dia eu for o segundo, vou achar outra coisa para fazer da vida”, disse.

O mal entendido todo aconteceu porque, ao invés de escrever “piloto”, o “Bild” colocou “Barrichello”. Nesta quinta, em Suzuka, os jornalistas pediram desculpas tanto a Massa como a Barrichello pela confusão.

Luiz G
Luiz G
13 anos atrás

Prezado Flavio, Não importa se Massa é o “primeiro”, “segundo” ou “terceiro” piloto da equipe. Isso é irrelevante, pois no fim das contas, TODOS os pilotos do grid querem ganhar a corrida.

A questão é bem simples:
Massa deixou o parceiro passar, no meio da temporada, e isso é inaceitável!

Se um piloto faz isso, não adianta ficar explicando depois. O torcedor não gosta desse tipo de manobra e não vai aceitar nunca.

Massa se corrompeu e só um título apaga essa imagem.

A torcida não quer explicação…quer vitórias.
Se não pode fazer isso, mude de categoria.

Joao Ramos
Joao Ramos
13 anos atrás

Só uma coisa simples.Tem que ir lá e GANHAR.O resto é conversa.

ARILTON DE OLIVEIRA
ARILTON DE OLIVEIRA
13 anos atrás

já disse isso semana passada e vou repetir,deveriamos nos orgulhar dos pilotos que temos,sempre disputando as primeiras posições,ano após ano,ganhar um campeonato mundial,embora seja o sonho de todo piloto,é algo dificílimo,para poucos,o que importa,ou deveria importar para nós torcedores brasileiros,é termos pilotos respeitados,honestos e competitivos como temos e sempre tivemos,que são cortejados por outras equipes,e só em nosso pais temos a mania de desmerece-los! Será que todas essas pessoas que falam mal do rubens do felipe, são o máximo,os primeiros sempre em seu trabalho,faculdade,em seu grupo de amigos,em partidas de futebol?serão esses críticos de carteirinha perfeitos sempre?campeões em suas vidas?respeitemos pois quem nos representa com tanta dignidade em todas as competições pelo mundo,não só na formula 1 !

Christian Feltrin
Christian Feltrin
13 anos atrás

O inicio do fim ! Se o Massa realmente teceu este tipo de comentário, o fim, inevitavelmente está próximo. Deselegância a parte, é fato, que o Barrica era e ainda é inflamado pela Time Life, digo, pela Rede Globo, que tem controle absoluto das massas no Brasil, interesses comerciais e algo mais que não posso afirmar sem provas. Não há como negar, que o Massa está sendo pulverizado pelo Alonso, que na minha opinião é um cretino e mau caráter que tinha que ser banido da F1, mas que no frigir dos óvos, é o piloto que atualmente reune as maiores qualidades, mas que no entanto, em um futuro bem próximo, também será pulverizado pelo Vettel, que é disparado o piloto mais rápido da F1. Mas voltando ao Massa, o comentário tecido pelo mesmo, mostra que seu psicológido encontra-se abalado, seja pela surra imposta por Alonso, seja pelo critério estupido da Ferrari, de uma forma ou de outra, acredito que as chances do Massa ser campeão do mundo, infelizmente, estão remotas.
Christian

Marcos
Marcos
13 anos atrás

…desde o princípio…eu dizia…não defendo o Barrichello…mas por todo um conjunto de situações, apesar de achar que ele exagera no que fala às vezes…acabo torcendo por ele hoje em dia…aliás, acompanho a F1 ainda, que se tornou uma coisa chata, com pilotos chatos, em circuitos chatos…prá torcer para dois pilotos…Rubens e Hamilton (aliás, um piloto de encher os olhos…o único que lembra o pessoal da antiga…)…as pessoas tem memória curta…é só pegar números e corrida a corrida…o que o Massa fez no período que esteve com Schumacher não difere do Barrichello com Schumacher…a diferença, foi que o Massa ganhou um GP Brasil (sem desmerecimentos…grande corrida)…mas na época do Barrichello, o GP Brasil era sempre no começo do ano…a Ferrari lançava um carro novo e dava pro Schumacher…teve até GP Brasil que a Ferrari do Barrichello era chamada de “Nona”…enfim…o que acho ruim mesmo em tudo isso, é que hoje não temos um piloto fora de série…e não consigo ver algum no horizonte…fico tentando depositar esperanças no Di Grassi…mas vai saber…

Ronaldo
Ronaldo
13 anos atrás

Luca de Montezemolo disse que Felipe é piloto número 1 e pronto. Acabaram-se os problemas. Massinha é o 1o. piloto. O 1o. piloto a deixar o Alonso passar, o 1o. piloto a tomar 0,8s na Ferrari do Alonso, o 1o. piloto a limpar o capacete e as sapatilhas do Alonso, o 1o. piloto depois do Schummi, o 1o. piloto depois do Raikkonen, o 1o. piloto a perder um campeonato na última curva. É isso aí Felipe, você é o 1o. piloto que a Ferrari dará um bico se não fechar a boca e parar de tomar 0,8s do Alonso. Assim não dá. A McLaren tem 2 pilotos de ponta, a RBR tem 2 pilotos de ponta, porque só a Ferrari tem 1 piloto de ponta?

André Frej
André Frej
13 anos atrás

Não foi bem. FOI MAL.

E não foi deselegante com Barrichello. Foi MAU CARÁTER mesmo.

Chega de “massas” na F1.

Carlos Franca
Carlos Franca
13 anos atrás

Barrichello ta ai, dando voltas por cima, mostrando o piloto que ele é. Fato ocorrido no passado por pressão do Shumi, esta no passado. Massa não fez NADA até agora, se Barrichello é chorão, Massa ganha dele neste aspecto. Massa não demonstrou nada até agora, a não ser DESPEDIDO de uma equipe pela má performace.
Comecei com Emerson, desde sua estreia, oitavo lugar, faz um ano e meio que larguei esta porcaria de F1, decorrente aos maus pilotos que temos, um com nome do tio, nada faz, o Digrazzi é um coitado, o Massa já deveria ter pego sua mochila e se mandar, o Barrichello, que pena que não tem mais 30 anos, seria campeão pela Willians.

Kronus
13 anos atrás

De fato o Sr Felipe Massa e um piloto bom, mas não e o melhor para ser um piloto campeão tem que ser mais humilde e demostrar que e capaz de suportar a pesão da equipe.
E comparação ao Sr Barrichello eu não concordo pois o mesmo esteve na Ferrari e teve que suportar tudo que era feito contra ele, pois o Sr Barrichello desenvolvia o carra da Ferrari para que o Alemão veisse a ganhar os titulos que tem e acreditar na palavra da propria Ferrari promtendo que ele seria compeão.
O Sr Barrichello tem mais de 300 Gps esta fazendo um bom campionato pela Willians com o carro be inferior e ja demonstrou sua capacidade pela Braw então manda seu Felipe Massa baixar a bola dele e guiar seu carro bem pianinho e deixar de falar besteira pois ela não e nunca sera melhor que ninguem, ele apenas um piloto bom e nada mais

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
13 anos atrás

O Massa sofreu dois grandes impactos: O acidente e a entrada de Alonso na Ferrari. Acho que no ano que vem ele estará mais forte. O Alonso é superior ao Massa, mas o Massa deve pensar em superá-lo assim como Senna fez com Prost na Mclaren.

Eliel
13 anos atrás

Bom dia, acho infeliz o comentario do Sr Felipe Massa ele se julga 1º piloto da Ferrari, bom ele nunca foi pois veja o fato ele não conseguiu nem se quer te moral para não deixar Fernando Alonso passa na Alemanha.
e o fato de dizer que não como o Sr Barrichello se mostra com e sua inferioridade como piloto pois o mesmo tem ais de 300 Gps e por onde ele passou fez algua coisa a favor da equipe ou por ele qquando mostrou ao mundo que não poderia ser campeão enquanto tiver jogo de equipe e sempre favorecer um piloto com mesmo talento como ele fez na Austria escancarando isso para bilhões ver.

Guzz
Guzz
13 anos atrás

Eu acreditava que ele teria esses mesmos problemas quando teve o Kimi como companheiro, no primeiro ano o Kimi levou com Massa disputando até o finalzinho, depois Massa mostrou que era a vez dele.

Agora contra o Alonso tá sendo complicado, ele não tem se mostrado a altura do Fernando “Victor Valentin” Alonso.

Spada
Spada
13 anos atrás

Flávio,

Apesar de todos os jornalistas dizerem o contrário, acho realmente que após a batida, o Massa nunca foi o mesmo.

Não é o mesmo piloto, esta apático, sem reação. Tudo começou na China, quando ele permitiu aquele chega para lá na entrada dos boxes.

Depois foi uma qustão de tempo para a doída frase:“Fernando is faster than you”.

Espero que eu esteja errado, caso contrário, poderá mesmo se aposentar.

Eudemar
Eudemar
13 anos atrás

Atualmente, está dificil para os brazucas, pois sem um campeão por lá, os nossos foram perdendo seus cockipits, para outros, com mais dinheiro para as equipes, que precisam de grana, para se manterem!
Hoje temos, está realidade, Massa, Barrichello, Di Grassi e o Bruno Senna, sofrendo com carros ruins.
Além do que com o Bernie e Todt, mandando na F1 e na FIA, vamos ter que nos conformar com esta realidade!
Brasileiro não apita mais nada na F1!

Eudemar
Eudemar
13 anos atrás

Finalizando, lá o Massa não vai ter vida fácil não, Alonso vai mandar como está mandando neste ano.
Ao Massa só resta procurar uma equipe decente, podendo ser a Red Bull, se mr. Weber e Vettel, naufragarem na beira da praia! Pois os dois estão brigando prá valer, para serem um dos campeões, mais o Webber que sabe que seu tempo na F1, esta acabando e esta é a sua grande chance, para ser um campeão mundial!
Está sabendo o que quer, tem um bom carro e está mais maduro e correndo com a cabeça, deixou de ser só leão de treino! Além de ter o Briatore segurando a sua barra, para não obedecer ordens do chefe de equipe!

Mozart Coelho
Mozart Coelho
13 anos atrás

Então por que o Massa não se aposenta de vez? Ele afirmou que Alonso é muito bom, mas não é definitivamente melhor que seus outros companheiros de Ferrari, Schumacher e Haikkonen. Tudo bem, que seja… mas o fato é que ele é pior que os três!! Schumacher já perdeu as constas de quantos títulos tem, Alonso é bi-campeão e Haikkonen é campeão do mundo! Por enquanto o Massa não passa de um segundão! E na minha opinião o Haikkonen foi desmerecido pela imprensa, sobretudo a brasileira. Ele ganhou o título dele porque mereceu, não deixou a oportunidade passar! Ele nunca foi uma pessoa carismática e sorridente, mas o Galvão queria o que? Mais um palhaço?

Daniel Vasconcelos
Daniel Vasconcelos
Reply to  Mozart Coelho
13 anos atrás

Caro Mozart,

Discordo em parte de seus comentários. Mais uma vez está instalada a intrínseca maldição da cultura brasileira: “se você vence sempre, eu te exalto por algum tempo e trato de esquecer rapidamente, pois somos um povo sem memória. Mas se você está afundado na lama, eu piso na sua cabeça para completar sua morte, e esta será uma eterna lembrança”.
O que houve em 2008? Haikkonen ficou ruim? Os registros estão aí para mostrar que: Mônaco – a Ferrari errou na estratégia, tirando Felipe Massa da ponta numa infeliz troca de pneus fazendo com que chegasse em terceiro – deixou de marcar 10 pts. Cingapura – Sinal verde dos mecânicos, pura ansiedade, ainda com a mangeira de combustível acoplada ao carro – deixou de marcar 10 pts. Hungria – brilhante largada da terceira para a primeira posição sobre Kovalainen e Hamilton, então pole, dividindo a freada da curva e fritando pneu, com estouro de motor faltando três voltas para o final – deixou de marcar 10 pts.
Haikkonen estava 17 pontos atrás do líder do campeonato em 2007 e as chances eram meramente matemáticas. Não fosse a ajuda de Felipe – liderava no GP Brasil e abasteceu tempo o suficiente para que Kimi, em segundo, assumisse a liderança, e o erro de Hamilton, que pressionou comando errado do volante e reduziu drasticamente os giros do motor – não teria conquistado o campeonato.
Não basta ser um piloto competente e talentoso. Todos os que estão na ponta são e penso que pilotos de equipes intermediárias, e até mesmo pequenas, com um bom carro também seriam. Se não houver objetivo, estratégia, favorecimento e até cooperação, não há piloto que ganhe corrida ou campeonato sozinho.
Que mal há em reconhecer que um companheiro seu é muito bom no que faz? Isto é regra para que alguém abandone seus propósitos? Se a F1 vive, além dos atuais interesses financeiros de grandes investidores, de competição, só resta ao piloto de F1 competir. Com base neste comentário, não me surpreenderia se houvesse uma milionária injeção de recursos nacionais e a equipe trabalhasse de modo velado em favor de um brasileiro, assim como a Scuderia dissimuladamente faz para o espanhol. Nem adianta comparar com Piquet e Senna, porque eram outras politicas esportivas.
Como no futebol, na F1 atualmente manda quem tem muito dinheiro. Pilotos são coadjuvantes, não os protagonistas. Um deles é manipulado a ser campeão e o outro a ser o ajudante. Viva o capitalismo!

Carlos Roberto da Silva Junior
13 anos atrás

É verdade que Rubens Barrichello é rico mais se ele pudesse pagar um milhão de dolares ou quem sabe 100 milhões de dolares por um título mundial á ele bem que pagaria pois ele quer mais do que nunca ter a fama de um campeão mundial.

Marcos Rosa
Marcos Rosa
13 anos atrás

Ele nunca será um Barrichello, pois ele é muito pior que o Barrichello, desde a época do kart. Vide esse ano, o que ele faz com uma ferrari e o que o Barrichello faz com um carro muito inferior. O Rubens, não ficava a meio segundo do Schumacher.

Portanto Sr. Felipe Traira Massa, vc ja era e vai tropeçar na sua arrogância e prepotência.

O tempo já esta mostrando isso, e mostrará mais ainda.

Eudemar
Eudemar
Reply to  Marcos Rosa
13 anos atrás

É meu caro, Alonso pode ser um bom piloto, mas não conseguiu ser + campeão , pilotando essa Renault atual, precisou de grande apoio financeiro, para ser o exclusivo da Ferrari, e se não for campeão, ai quero ver ele se explicar, para a imprensa e os patrões que o bancam.
Como no tempo do Schumacher, não dá para ter dois pilotos competitivos, pois um vai atrapalhar o outro, e Raikkonen, ganhou em 2007, devido a briga interna de Alonso e Hamilton, na Mclaren.
E os nossos brazucas, andam atualmente, sem nenhum apoio financeiro de grande porte, para mandar numa equipe de F1.
O Senna foi campeão, pois senpre teve grande apoio financeiro e podia exigir o que queria, alem do talento que ele possuia!

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Puxa vida, era só o que faltava..mas esperar o que do Felipe Massa, está a 10 anos na F1, nunca ganhou nada e só fala besteiras, acho que a mola na cabeça tirou alguma coisa do lugar.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
13 anos atrás

Se o Barrichelo é perdedor, segundão e coisas parecidas, gostaria de afirmar com todas as letras, gostaria de ser um Barrichello, as únicas coisas que tenho certeza são as seguintes:
a)queria ter a grana que o Barrichello tem
b)viajar como ele viaja e conhecer os lugares que ele conhece
c)dirigir os carros que ele dirige
d)e ter a credibilidade que ele tem, por ser uma pessoa honesta.

O resto é balela. Ninguém é primeiro em tudo. É possível ter sucesso sem ser o primeiro, e o importante é isto.

Edson
Edson
Reply to  Cleiton Pessoa
13 anos atrás

então va ser empresário, executivo, mercenário e o k.ralho a 4, e não esportista e piloto!!!

Alemão
Alemão
13 anos atrás

Acho ainda que o Massa não corre pela Ferrari em 2011…acho que o mercado de pilotos vai dar uma mudada…talvez Kimi ou Kubica na Ferrari…talvez Kimi na RedBull e Webberl na Ferrari.
Massa deve ir para a Renault…se não ajudar o Alonso e a equipe como foi intimado pelo Montezemolo e continuar a andar junto com as F. India e ToroRosso, …vai perder o emprego!!

rodrigo lyrio
rodrigo lyrio
Reply to  Alemão
13 anos atrás

larga de ser burro cara e vai se informar primeiro antes de falar.. kubica e felipe já estão de contratos assinados para 2011

povo só fala asneira .. puta que pariu

Carlos Roberto da Silva Junior
13 anos atrás

O Rubens Barrichello foi um segundo piloto subalterno na Ferrari sim e não adianta uma parte da imprensa brasileira tentar dizer que não alem disso ele é um bom piloto intermediario nada fenômenal e está disputando 300 GPs
por que aceita andar la atrás alem de ser sua melhor escolha agora o Felipe Massa pegou o Fernando Alonso
que está sendo considerado o novo Michael Shumacher e alem disso está agradando toda á cupula da Ferrari e com isso o Felipe Massa está sendo ofuscado pois ele está com medo de se trasnformar em um novo Barrichello e é isso que está acontecendo com ele e com isso vai ser muito dificil ele derrotar o Fernando Alonso no proximo campeonato principalmente se ele for tricampeão mundial.

Reinaldo Marques Jr.
Reinaldo Marques Jr.
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
13 anos atrás

1 – “…agora o Felipe Massa pegou o Fernando Alonso
que está sendo considerado o novo Michael Shumacher e alem disso está agradando toda á cupula da Ferrari…”;
É claro que o Fernando Alonso está agradando a cúpula da Ferrari….ele (Alonso) levou o Santander que está literalmente bancando todas as despesas da Ferrari, inclusive a mal explicada saída do Raikkonen que, por sua vez, está recebendo um mísera quantia de 65 milhões de euros relativo a multa pela rescisão do contrato e mais o valor equivalente a um ano de salário que recebia, tudo pago pelo Santander, que é patrocinador confesso de Fernando Alonso.
2 – “…e com isso o Felipe Massa está sendo ofuscado…” ;
Em termos de talento, o Massa realmente encontrou um parceiro com um potencial elevado, mas, a queda de produção do Massa foi repentina e por demais acentuada e, isso é de se estranhar, pois, nenhum piloto cai de maneira tão acentuada de um ano para o outro…que eu saiba!

“….pois ele está com medo de se trasnformar em um novo Barrichello e é isso que está acontecendo com ele…”;
3 – Ou o Felipe Massa ficou maluco depois daquele acidente ou então está se fazendo de besta!! Já está mais que óbvio, claro, explícito, definido, olulante, escancarado, transparente, sem sombra de dúvida, assinado, sacramentado, assumido, proclamado, admitido, etc etc etc etc etc, que a Ferrari colocou o emblema de 2º PILOTO na testa dele e ele (Massa) está se fazendo de desentendido. Já disse e repito: Se o Massa ainda pensa em fazer algo grande na F1, é melhor cair fora da Ferrari, pois, com o Fernando Alonso por lá, PODE ESQUECER!!!!!!

Dilor
Dilor
13 anos atrás

É segundo piloto, sim!

Alemão
Alemão
13 anos atrás

Como diz o ditado…Perdeu uma ótima oportunidade de ficar quieto!! A Mola afetou o desempenho do Massa, e acho que até o seu humor… que há 6 meses está emburrado, cara virada! Viu que não iria acompanhar o espanhol!! Põe a Williams do Barrichello na mão do Massa e ia tomar pau do estreante Hulk!! Depois do Senna, nossa única esperança seria se o Gil de Ferran tivesse ido para a F1!!! Uma pena!!

marcio sarna
marcio sarna
13 anos atrás

para quem acompanha a formula 1 , o Ross brawn já avia dito que , ele gostaria que o button,fosse pilota da ferrari sobre o seu comando,pois ai esta a resposta pq o Butoon era o primeiro piloto, assim a preferencia era toda dele, melhor se informar aquele que só sabe falar mau do brasileiro

Denis
Denis
13 anos atrás

Bom, alguém deveria avisar ao Sr. Massa que ele já é o segundo piloto. Não estamos supondo que talvez ele tenha de deixar o Alonso passar… isso já aconteceu!

Quero ver a reação do público em Interlagos… se vao apoiar, se vão esquecer ou se vão criticar.

Fernando – is – faster – than – you!

Abçs!

Freitas
Freitas
13 anos atrás

Acho estranho este tipo de comentario, não é muito o perfil do Massa, mas se isto for literalmente o que ele disse e quis dizer, fico bastante desapontado.

marcio sarna
marcio sarna
13 anos atrás

boa sorte rubinho, vamos dar a resposta a todos os criticos vc nâo precisa provar nada para esses babacas , pois ficar na formula 1 todo esse tempo já diz quem vc realmente é. abraço marcio pires

marcio sarna
marcio sarna
13 anos atrás

boa noite a todos
para quem entende de formula1, já deu para perceber que o massa esta falando besteira, para ele chegar aos pés do rubens vai ter que pilotar muito, então já sabemos que ele vai ficar sendo segundo piloto.
pois o nosso rubens esta dando uma lição de como pilotar um carro que falta muito para ser um formula 1 de verdade.
é só vces ver as declaraçoes do dono da willians,ai vc vão ter a resposta de rubens.
rubens so mais vc no proximo ano,vamos ser campeão

Marco Aurélio
Marco Aurélio
13 anos atrás

Se o Barrichello tinha um contrato que n o permitia disputar em pé de igualdade com Schumacher, isto era problema do Barrichello e de mais ninguém , ele n desmereceu ninguém.
Agora o Massa mencionar um patrício e amigo foi muito feio sr Massa.
Sabe aquele cara que perde uma partida e para sair por cima da carne seca, quebra alguma coisa para parecer machão, tipo eu sou foda mesmo.

Cristiano Seixas
Cristiano Seixas
13 anos atrás

Muita polêmica por pouco.
Schumacher é mais rápido que o Barrica, Alonsito é mais rápido que Massa, assim como Senna era mais rápido que Berger. Não acredito que o Massa tenha citado o nome de Rubens, se o fez foi infeliz.
Mas cá entre nós, o Ruimbinho vivia dizendo para todos ouvirem que só não ganhava na Ferrari porque a equipe o sacaneava; na Brawn GP levou ferro do Button, então acredito que sim ele é um puta piloto, melhor que vários merdas que ficaram um tempão na F1, tipo Patrese e Coulthard.
Felipe é segundo piloto da Ferrari desde o passão que tomou na entrada do box na prova da China; some-se a isso o fato de Fernandinho ser mais que o brazuca, então pensar que ele vai derrotar o espanhol metido a besta na Scuderia Rossa é sonhar alto demais.
O que me deixa puto é a hipocrisia de parte de nossa imprensa e alguns torcedores pachecos; se a manobra de Hockenheim tivesse favorecido o piloto brasileiro ninguém estaria reclamando, pelo contrário, a manobra seria elogia até os cotovelos, afinal não vejo ninguém meter o pau no Sr. Ayrton Senna pela marmelada no GP do Japãoo de 1991.
É duro para um país que se acostumou com protagonistas como Emerson, Piquet e Senna ter que se contentar com coadjuvantes com Marrichello e Ruimbinho.

Carlos Ganhadeiro
Carlos Ganhadeiro
13 anos atrás

Sei que o jogo de equipe sempre existiu, e nunca gostei disso, mas achei meio estranho este ano ninguém ter notado ou comentado sobre aquele antigo “acordo de cavalheiros” em que até a metade do campeonato a disputa está liberada, e após a metade, a preferência é de quem está na frente. E foi exatamente isso que aconteceu, pois a metade do campeonato foi no meio da prova da Inglaterra. Na Alemanha, Alonso estava na frente de Massa já na segunda metade do campeonato, então tinha e tem preferência até o final. É bem pouco provável, mas o chato seria se Massa perdesse o campeonato por menos de 7 pontos…

Brown
Brown
13 anos atrás

Sei lá…
pra mim: Barrichello >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Massinha…

Adriano
Adriano
13 anos atrás

Eu gosto de ler os comentários, talvez mais doque o próprio post.
No post, uma pessoa que acompanha a realidade do automobilismo e tem uma noção de como as coisas funcionam alem da telinha da Globo, ja sabe que um jornalista que entende oque esta fazendo nao vai postar algo tão incoerente.
Mas esses comentários chegam a ser hilários pra nao dizer idiotas, e só mostram como o povo brasileiro gosta de meter o bedelho em tudo sem ter a mínima idéia doque está acontecendo a um palmo do nariz.
Em suma, bando de maria-vai-com as outras, desce o pau em quem esta por baixo, e idolatra quem está por cima, isto está no DNA do brasileiro… É incrível…

Adriano
Adriano
Reply to  Adriano
13 anos atrás

corrigindo, a linha: algo tão incoerente, leia-se algo que seja incoerente ou que fuja da realidade que a gente acompanha.

Olegário
Olegário
13 anos atrás

Ok, então uma pergunta pra todos que estão comentando (se é que algum deles volta aqui pra ler)

Se ano que vem o Massa for campeão (ou até se o Barrichello fosse campeão), isso apagaria os anos onde eles não estavam bem? Então pra quê condenar a carreira de alguém (que á exceção do Piquet, Grosjean e outros, costuma ser feita de ANOS) por uma ação/ declaração?

Olegário
Olegário
13 anos atrás

“Queria ver Massa, Alonso, Schumacher andando nessa Whillians”

Isso ia depender do ano que eles fariam isso… Esse ano Massa e Shumacher estão numa temporada ruim, Alonso e Barrichello estão numa temporada boa… definir assim já não é o suficiente?

Olegário
Olegário
13 anos atrás

Olha, pra quê tanta polêmica?
Discutir hipoteticamente a ética em se citar pilotos em declarações é uma coisa, agora, aqui já tem mó galera polarizando a história como “Massa é um perdedor”, “Rubinho é um perdedor” e o c*cete-a-quatro.
Até agora eu não vi declaração alguma do Barrichello, Massa, Ferrari, Minha mãe ou qualquer outra parte envolvida na história… Então será que não é cedo demais pra se atribuir as culpas?

Olegário
http://www.pezzolo.tv/

RODRIGO FONT
RODRIGO FONT
13 anos atrás

Eu acho que o BILD não exagerou….Ele deve ter falado tudo isso com todas as letras….É só lembrar alguns insights:
1)No GP Brasil-09. Ele na coletiva causando sobre a corrida de Cingapura-08,dizendo com todas as palavras que Briatore e Alonso estavam mancumnados…Isso ,porque, tinha saído a contratação do Alonso semanas antes…E a Ferrari apagando o fogo;

2)Massa, noutra provocação, disse em entrevista que, Alonso teria que se adapatar ao espírito da equipe e que quem corre lá, corre para a equipe (rs….bem como ele está fazendo agora…rs…queimando a língua);

3)Que pararia de correr quando começasse a tomar mais de 0,3 seg do companheiro de equipe….

Portanto…está perdidinho….Eu,no caso dele, não tiraria a balaclava nas entrevistas….rs….

Vamos para uma piadinha:

“Vcs sabem qual é o nome do filho dele ,que nasceu neste ano>”
Resposta: Felipe III

hahahahahahhhahahahaha

junior
junior
13 anos atrás

não adianta os caras já tao previlegiando o espanhol, a marmelada ja está pronta só falta embalar, voces verão nas próximas corridas; a não ser que o espanhol também seja atingido por uma mola na cabeça ou algo parecido.rsrsrs

Emerson Pippi
Emerson Pippi
13 anos atrás

Ele poderia não ser segundo piloto no início do campeonato, mas seguramente está nessa posição depois do GP da Alemanha, em que recebeu ordens para deixar Alonso passar.
Quem tornou Massa segundo piloto foi ele mesmo, com atuações ruins no início da temporada, como na China, onde deixou Alonso ultrapassá-lo na entrada dos boxes. E assim será no ano que vem. O piloto que se destacar na primeira metade do calendário terá as atenções da equipe.

A pressão psicológica afetou seu desempenho mais do que o de Alonso, bicampeão mundial, acostumado com as cobranças e bastidores da Formula 1. Esperava-se que espanhol demorasse esse seu primeiro ano na Ferrari para ambientar-se à nova equipe e ao carro, mas esse processo foi muito rápido e Massa teve mais frustrações em seu caminho. O papel do brasileiro nas corridas que faltam será o de proteger Alonso e tirar pontos dos adversários ao título, nada mais.