quinta-feira, 21 de outubro de 2010 2:34 53 comentários
Tudo bem que temos saudades da Stock quando se corria de Opala. Mas houve uma fase em que a categoria abusou da feiúra. A foto é de 1989, em Curitiba, e o Alan Magalhães mandou para o Ingo e para o blog.
Puta tranqueira::: onde ja se viu um carro de corrida necessitar de tanta cambagem\\\\\\\\\\\\//////
Milton
13 anos atrás
…E esse está no Museu do Trevisan hein…
MSM
13 anos atrás
Realmente é muito feio, parece uns carros que passam do programa Velocidade Sul na Argentina, horrorosos!!!
Sandro
13 anos atrás
Isso era muito feio, da até vergonha de dizer que era um carro de corrida. Sorte da GM que tinha tirado o apoio, já pensou apoiar um monte de fibra de vidro sem pé nem cabeça, hehehehehe
Darcy Becker
13 anos atrás
Concordo com o Cristiano, pois ouvi dizer que a idéia era desvincular a categoria da GM, que deixou de apoiá-la.
Eric
13 anos atrás
A feiura do carro é plenamente recompensada pelo 250 com tripla de Webers….coisa linda….
Carlos E.
13 anos atrás
só digo que é um Opala porque eu sei que é um Opala
Bruno Oliveira
13 anos atrás
Esses Opalas eram muito feios, visualmente prefiro as bolhas de hoje.
Os carros argentinos do Turismo Carretera ainda tem um visual semelhante a esse. Alguns dias atrás vi uma corrida deles pelo Speed Channel.
Tiago Mio
13 anos atrás
Uma vez o Indiana Gomes fez uma materia sobre os carros de corrida q fizerram sucesso, foi neste ano, no fundo tinha esse Opala.
Marcus Vinicius
13 anos atrás
Parei de acompanhar a Stock nessa [epoca de raiva desses carros realmente muito feios.
Bianchini
13 anos atrás
Na melhorzinha das hipóteses, uma carenagem, digamos, exótica. Foi a tentativa de fazer um carro “sillouette” como os da Turismo Carretera argentina, onde é dificílimo diferenciar um Ford de um Chevrolet ou de um Dodge ou Torino. O Falcon ainda se destaca pelo teto, os outros nem isso.
Ze Rodrigo
13 anos atrás
Isso era muito feio!!
Quando esta carroceria foi “inventada” eu morava ai em Sampa e conhecia o piloto Adalberto Jardim. Ele usava uma área da oficina Ultramobil, do Luiz Sérgio e que ficava na Santo Amaro, para mexer no seu carro. Naquela época o Adalberto fazia de tudo muito, era um lutador mesmo. Esta carroceria era composta por vários apliques de plástico/fibra que eram montados por cima da carroceria original do Opala – o resultado era isso ai, um horror de feio.
Álvaro Azevedo
13 anos atrás
Inspirado nos melhores stock´s de todos os tempos: Plymouth Superbird e no Charger Daytona. Mas honestamente, ainda prefiro esse do que esses stock´s de MANOLO, mano vida loka de hoje!!! Enfim…
Cristiano
13 anos atrás
A ideia era desfigurar o carro porque a GM tirou o patrocínio. E realmente conseguiram hehehehehee
flavio
13 anos atrás
Isso não muda o fato que que é feia, história não faz o carro ficar mais bonito.
DURVAL PEREIRA
13 anos atrás
que porra é essa do posicionamento do pneu dianteiro?
teria de pesquisar um pouco para ver quem influenciou quem, mas os stock da épca da foto lembram muito os atuais Turismo Carretera _ principal categoria argentina.
Eram um pouco desengonçados, mas não mais que os Opalas originais (ou um Maverick). Não acho feios, até aplaudo todo o “invencionismo”.
Pablo Vargas
13 anos atrás
Feio é chamar uma gaiola com uma capinha em cima de Stock Car.
Não pareciam pesadões. ERAM pesadões. Ajudei na preparação e fiz box para um carro desses, do Gibinha (filho do Giba – todo mundo conhece, espero), numa edição das 1000 Milhas. Cobrei o serviço em treino com o carro, depois da corrida.
E assim foi. PQP! Desse dia em diante passei a entender e aceitar o conceito de pilotagem sem provocar o carro a derrapar. Ô bagulho pesado de guiar!
Mas minha parte eu fiz: andei no tempo do carro, sem rodar e sem fazer merda.
Pois é…quando vc postou o “Eleições 17” sobre os Stock Cars, lembrei dessa traquitana véia aí.
Os Stocks que eram lindos, passaram a ser horríveis e como se sabe, carro de corrida tem que ser rápido… e bonito.
Esses eram horríveis e como já disseram, pareciam pesadões.
Esse carro se parece muito com as carreteras que correm na Argentina, pelo menos no visual, na mecânica já não sei.
Alan Magalhães
13 anos atrás
Pois é, este é o famoso “batou mouche” da Stock, como foi apelidado. Pode ser feio, mas representou uma época em que as equipes eram unidas e para descaracterizar o Opala, afinal a Chevrolet abandonara a Stock, criaram uma carenagem genérica. Por baixo havia um Opala, mas por cima, nada que desse retorno a quem não os apoiava. Bons tempos em que a Associação das Equipes da Stock Car tinha união e pensava com a cabeça, não com o bolso. Já enviei a foto do Superturismo para o Ingo, se arrumar algo mais, contribuirei com prazer, afinal, o Ingo merece, é um cara genial, um piloto de primeira e um cidadão exemplar.
rufles_27
13 anos atrás
Não é esse o protótipo desenvolvido pela caio, a mesma que faz carrocerias de ônibus?
Acarloz
13 anos atrás
Fase Catraia, eu também não gostava . . .
Renato Campestrini
13 anos atrás
De fato, o carro era feio de doer.
O que chama a atenção é ver no carro, patrocínios de empresas sorocabanas da época: Teba e Fioratur.
Abraço,
RC.
João Vitor
13 anos atrás
Feio é pouco. Parece totalmente de mau com o vento, sem aerodinâmica nenhuma.
Feito de Lego.
claude bes
13 anos atrás
bela traqueira, devia correr na Truck pelo tamanho e so em pista com 20 mts de largura no minimo….
Conde
13 anos atrás
Realmente um dos mais feios . O album do Ingo vai lotar .
Roberto Martinez
13 anos atrás
Com certeza o modelo da Stock mais feio, disparado.
O Fabinho foi campeão com um desses em 1988, azul, patrocínio HG, com Anésio preparando a cavalaria.
Flavio Perillo
13 anos atrás
Era mesmo uma coisa horrível.
Se não me engano a carenagem era feita por uma fábrica de carrocerias de ônibus.
J. Ademir
13 anos atrás
Na descida do S de alta, carro todo apoiado no lado direito.
O cara tem que ter muito álcool na veia pra “descer” o S de alta de cano cheio.
Danilo Candido
13 anos atrás
Mesmo sendo horrível, é mil vezes mais bonito que as bolhas atuais…
Mauro José Santana Júnior
13 anos atrás
Linda foto!
Se eu não me engano esta foto foi tirada na reinauguração do Autódromo Internacional de Curitiba, ou Autódromo Internacional Raul Boesel em 1989.
Eu estava lá, um domingo nublado que contou com a presença do Raul Boesel e com varias categorias, e a principal, claro, foi a Opala Stock Car, e quem venceu foi o grande Ingo.
Tenho muitas saudades dos Opalas Stock Car!!!
Fernando Carvalho
13 anos atrás
E tem a ” cara ” dos ” Nascar” atuais…
Al Unser Jr.
13 anos atrás
E pensar que na Argentina o tal do Turismo Caretera até hoje é parecido com isso aí da foto (não confundir com o TC2000)
Muller
13 anos atrás
Ainda bem que dois anos depois vieram os Omegas… lindões.
Antes dos Omega foram os NASCAR . Aquele eu achava bonito .
Alex
13 anos atrás
ultrapassa todos os limites de feiúra. Parece pesar 10 toneladas principalmente se olhar a desproporção dos pneus e rodas em relação ao tamanho do carro e também o piloto que aliás quase não se vê de tão pequeno. Será que esse trambolho melhorava alguma coisa em relação à carroceria original?
ags
13 anos atrás
FG..BOM DIA..BOM DIA…EU ACREDITO QUE NESSA EPOCA A CATEGORIA QUERIA APROXIMAR ÀS CARRETERAS AGRENTINAS…QUE DIGA-SE DE PASSAGEM QUE SEMPRE FICOU NA FRENTE DO ESPORTE A MOTOR NO BRASIL..PENA QUE HOJE NÃO TEMOS MAIS ESSE ENCANTO…AINDA ACHO QUE O ROMANTISMO AINDA EXISTA E VIVE MAIS VIVO DO QUE A ISTOKI BOLHA E CAMIHÃO SE É QUE PODE CHAMAR AUTOMOBILISMO…………………BYE
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás
A GM apoiou a Stock , inicialmente , de 1979 a 1986 . Nesse ano caiu fora e deixou o pessoal perdidão e tiveram que tomar algumas decisões se quisessem continuar com a categoria !
A mais infeliz , no meu modo de ver , foi esses negócios de fibra de vidro , pra descaracterizar o Opala ! Além de não melhorar muita coisa em termos de desempenho , conseguiram o que parecia impossível : deixar o Opala HORROROSO !!!!
Esse é o carro que repousa na “TrevisanLândia”, também conhecido como MUSEU DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO.
Não dá pra negar: é feio pra burro, mas era o sonho da maioria dos pilotos, ao contrário do que é a Stock hoje em dia.
O Ingo já esteve aqui em SC e sabe como são as corridas na terra. Quem sabe um dia ele volta com o capacete e o macacão…
Abraço
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Vlw ae alan por mandar para mim hehe
Um opala é sempre um opala!!!
Puta tranqueira::: onde ja se viu um carro de corrida necessitar de tanta cambagem\\\\\\\\\\\\//////
…E esse está no Museu do Trevisan hein…
Realmente é muito feio, parece uns carros que passam do programa Velocidade Sul na Argentina, horrorosos!!!
Isso era muito feio, da até vergonha de dizer que era um carro de corrida. Sorte da GM que tinha tirado o apoio, já pensou apoiar um monte de fibra de vidro sem pé nem cabeça, hehehehehe
Concordo com o Cristiano, pois ouvi dizer que a idéia era desvincular a categoria da GM, que deixou de apoiá-la.
A feiura do carro é plenamente recompensada pelo 250 com tripla de Webers….coisa linda….
só digo que é um Opala porque eu sei que é um Opala
Esses Opalas eram muito feios, visualmente prefiro as bolhas de hoje.
Os carros argentinos do Turismo Carretera ainda tem um visual semelhante a esse. Alguns dias atrás vi uma corrida deles pelo Speed Channel.
Uma vez o Indiana Gomes fez uma materia sobre os carros de corrida q fizerram sucesso, foi neste ano, no fundo tinha esse Opala.
Parei de acompanhar a Stock nessa [epoca de raiva desses carros realmente muito feios.
Na melhorzinha das hipóteses, uma carenagem, digamos, exótica. Foi a tentativa de fazer um carro “sillouette” como os da Turismo Carretera argentina, onde é dificílimo diferenciar um Ford de um Chevrolet ou de um Dodge ou Torino. O Falcon ainda se destaca pelo teto, os outros nem isso.
Isso era muito feio!!
Quando esta carroceria foi “inventada” eu morava ai em Sampa e conhecia o piloto Adalberto Jardim. Ele usava uma área da oficina Ultramobil, do Luiz Sérgio e que ficava na Santo Amaro, para mexer no seu carro. Naquela época o Adalberto fazia de tudo muito, era um lutador mesmo. Esta carroceria era composta por vários apliques de plástico/fibra que eram montados por cima da carroceria original do Opala – o resultado era isso ai, um horror de feio.
Inspirado nos melhores stock´s de todos os tempos: Plymouth Superbird e no Charger Daytona. Mas honestamente, ainda prefiro esse do que esses stock´s de MANOLO, mano vida loka de hoje!!! Enfim…
A ideia era desfigurar o carro porque a GM tirou o patrocínio. E realmente conseguiram hehehehehee
Isso não muda o fato que que é feia, história não faz o carro ficar mais bonito.
que porra é essa do posicionamento do pneu dianteiro?
Chama-se cambagem meu caro!
Ah e todo carro tem uma cambagem definida pelo fabricante.
realmente..esteticamente bem fraquinha.
teria de pesquisar um pouco para ver quem influenciou quem, mas os stock da épca da foto lembram muito os atuais Turismo Carretera _ principal categoria argentina.
Eram um pouco desengonçados, mas não mais que os Opalas originais (ou um Maverick). Não acho feios, até aplaudo todo o “invencionismo”.
Feio é chamar uma gaiola com uma capinha em cima de Stock Car.
Ah, sim.
Se não me engano, andei nesse carro da foto do post. Tanto quanto me lembro, eles tinham comprado o carro do Ingo.
Não pareciam pesadões. ERAM pesadões. Ajudei na preparação e fiz box para um carro desses, do Gibinha (filho do Giba – todo mundo conhece, espero), numa edição das 1000 Milhas. Cobrei o serviço em treino com o carro, depois da corrida.
E assim foi. PQP! Desse dia em diante passei a entender e aceitar o conceito de pilotagem sem provocar o carro a derrapar. Ô bagulho pesado de guiar!
Mas minha parte eu fiz: andei no tempo do carro, sem rodar e sem fazer merda.
Mistura de CAM-AM com NASCAR ???
Pois é…quando vc postou o “Eleições 17” sobre os Stock Cars, lembrei dessa traquitana véia aí.
Os Stocks que eram lindos, passaram a ser horríveis e como se sabe, carro de corrida tem que ser rápido… e bonito.
Esses eram horríveis e como já disseram, pareciam pesadões.
Tu tá doido? O Opalão aí é lindo. Vái ao oftalmo, diacho!
Lindo???, vc acha lindo só pq chama opala, isso é opala só no nome e no motor, se ele tivesse outro nome vc diria que é horrivel.
A carenagem do meu, piquei no machado.
Queriam transformar em foguetes.
abusaram da feiura
parecia aquelas naves jedi hehe
por onde andam estes carros? alguem sabe onde tem algum?
Apesar de feio eu acho lindo rsrsrs
Esse carro se parece muito com as carreteras que correm na Argentina, pelo menos no visual, na mecânica já não sei.
Pois é, este é o famoso “batou mouche” da Stock, como foi apelidado. Pode ser feio, mas representou uma época em que as equipes eram unidas e para descaracterizar o Opala, afinal a Chevrolet abandonara a Stock, criaram uma carenagem genérica. Por baixo havia um Opala, mas por cima, nada que desse retorno a quem não os apoiava. Bons tempos em que a Associação das Equipes da Stock Car tinha união e pensava com a cabeça, não com o bolso. Já enviei a foto do Superturismo para o Ingo, se arrumar algo mais, contribuirei com prazer, afinal, o Ingo merece, é um cara genial, um piloto de primeira e um cidadão exemplar.
Não é esse o protótipo desenvolvido pela caio, a mesma que faz carrocerias de ônibus?
Fase Catraia, eu também não gostava . . .
De fato, o carro era feio de doer.
O que chama a atenção é ver no carro, patrocínios de empresas sorocabanas da época: Teba e Fioratur.
Abraço,
RC.
Feio é pouco. Parece totalmente de mau com o vento, sem aerodinâmica nenhuma.
Feito de Lego.
bela traqueira, devia correr na Truck pelo tamanho e so em pista com 20 mts de largura no minimo….
Realmente um dos mais feios . O album do Ingo vai lotar .
Com certeza o modelo da Stock mais feio, disparado.
O Fabinho foi campeão com um desses em 1988, azul, patrocínio HG, com Anésio preparando a cavalaria.
Era mesmo uma coisa horrível.
Se não me engano a carenagem era feita por uma fábrica de carrocerias de ônibus.
Na descida do S de alta, carro todo apoiado no lado direito.
O cara tem que ter muito álcool na veia pra “descer” o S de alta de cano cheio.
Mesmo sendo horrível, é mil vezes mais bonito que as bolhas atuais…
Linda foto!
Se eu não me engano esta foto foi tirada na reinauguração do Autódromo Internacional de Curitiba, ou Autódromo Internacional Raul Boesel em 1989.
Eu estava lá, um domingo nublado que contou com a presença do Raul Boesel e com varias categorias, e a principal, claro, foi a Opala Stock Car, e quem venceu foi o grande Ingo.
Tenho muitas saudades dos Opalas Stock Car!!!
E tem a ” cara ” dos ” Nascar” atuais…
E pensar que na Argentina o tal do Turismo Caretera até hoje é parecido com isso aí da foto (não confundir com o TC2000)
Ainda bem que dois anos depois vieram os Omegas… lindões.
Antes dos Omega foram os NASCAR . Aquele eu achava bonito .
ultrapassa todos os limites de feiúra. Parece pesar 10 toneladas principalmente se olhar a desproporção dos pneus e rodas em relação ao tamanho do carro e também o piloto que aliás quase não se vê de tão pequeno. Será que esse trambolho melhorava alguma coisa em relação à carroceria original?
FG..BOM DIA..BOM DIA…EU ACREDITO QUE NESSA EPOCA A CATEGORIA QUERIA APROXIMAR ÀS CARRETERAS AGRENTINAS…QUE DIGA-SE DE PASSAGEM QUE SEMPRE FICOU NA FRENTE DO ESPORTE A MOTOR NO BRASIL..PENA QUE HOJE NÃO TEMOS MAIS ESSE ENCANTO…AINDA ACHO QUE O ROMANTISMO AINDA EXISTA E VIVE MAIS VIVO DO QUE A ISTOKI BOLHA E CAMIHÃO SE É QUE PODE CHAMAR AUTOMOBILISMO…………………BYE
A GM apoiou a Stock , inicialmente , de 1979 a 1986 . Nesse ano caiu fora e deixou o pessoal perdidão e tiveram que tomar algumas decisões se quisessem continuar com a categoria !
A mais infeliz , no meu modo de ver , foi esses negócios de fibra de vidro , pra descaracterizar o Opala ! Além de não melhorar muita coisa em termos de desempenho , conseguiram o que parecia impossível : deixar o Opala HORROROSO !!!!
Esse é o carro que repousa na “TrevisanLândia”, também conhecido como MUSEU DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO.
Não dá pra negar: é feio pra burro, mas era o sonho da maioria dos pilotos, ao contrário do que é a Stock hoje em dia.
O Ingo já esteve aqui em SC e sabe como são as corridas na terra. Quem sabe um dia ele volta com o capacete e o macacão…
Abraço