MENU

domingo, 10 de outubro de 2010 - 5:01F-1

SUZUKAS (4)

SÃO PAULO (dormir é bobagem) – E foi assim: Vettel fez a pole de manhã, almoçou e ganhou a corrida de tarde. Como nada de excepcional aconteceu, a Red Bull fez dobradinha. Webber está contando os dias para o Mundial terminar. Alonso fez o que podia e ficou em terceiro. E a McLaren começou a dar adeus ao título, com Button em quarto e Hamilton em quinto.

Agora, separados por menos de uma vitória estão apenas Webber, 220, Alonso e Vettel, 206. Hamilton foi a 192 e Button tem 189. Éramos cinco na briga, agora somos três, a três provas do final. A McLaren pode até dar um brilhareco numa dessas corridas, mas não será suficiente para desbancar o trio da frente.

O GP japonês não foi daqueles inesquecíveis. A largada registrou duas grandes barbeiragens, de Petrov sobre Hülkenberg e de Massa sobre Liuzzi. Os quatro deixaram a corrida, e um pouco antes, indo para o grid, Di Grassi bateu sozinho e arrebentou o carro. A Virgin, tuitando, disse que não há sinais de que algo tenha acontecido com o automóvel. Deu uma tucanada para dizer que Lucas fez alguma cagada. Mas foi esquisita a batida. Deu a impressão de que alguma coisa quebrou no carro, sim.

Kubica, que tinha largado bem, perdeu uma roda ainda durante o safety-car acionado para retirar os corpos dos quatro acidentados. E daí em diante nada mais de muito importante aconteceu. Button, que largou com pneus duros e adiou a parada, chegou a liderar, mas depois do pit stop caiu para a mesma quinta posição em que estava no início. Só chegou na frente de Hamilton porque o companheiro perdeu a terceira marcha.

Houve uma briga legal entre Schumacher e Rosberg, mas o veterano não conseguiu passar. Até Nico perder uma roda, também, e bater.

Isso foi o GP do Japão. Mas teve o GP do Kobayashi. O cara salvou a madrugada. Passou Alguersuari duas vezes, jantou Barrichello e Heidfeld, lutou feito um desesperado, terminou em sétimo. É talentosíssimo e, coisa muito rara, não faz muita análise de conjuntura para tentar uma ultrapassagem. Vai e passa. Sem a menor cerimônia, e sem pedir por favor. É um mito.

Vettel venceu pela terceira vez no ano, oitava na carreira. Em seis delas largou na pole. Foi muito seguro e constante durante a prova toda e é uma ameaça mais do que real a Webber. O canguru ainda tem 14 pontos de vantagem e, com a cabeça no lugar, pode ser capaz de administrá-la. Mas não pode se dar o luxo de ficar chegando atrás de Tião Alemão, cujo sorriso parece ser mais sedutor para a Red Bull do que o ar severo do australiano.

A corrida foi ruim, mas o campeonato continua bom.

118 comentários

  1. Marcio Dias disse:

    Quer dizer que o Schumacher assumiu que pediu à Mercedez que o Rosberg lhe desse passagem?
    Não acredito! Deve ser mentira isso. Mas o link dá notícia é esse.
    Esse Schumacheeeerrrrrrrrrrr…!!!

    http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2010/10/schumi-admite-ter-pedido-mercedes-para-que-rosberg-o-deixasse-passar.html

  2. Tiago Patrese disse:

    …Eu queria ver o Koba na Ferrari com Alonso. O espanhol iria apertar o botão(Alonso is faster than you) muitas vezes…
    Davi, com essa frase você poderia se candidatar a uma cadeira na ABL facilmente, claro, antes do patrocinador do Alonso estampar: Academia Brasileira de Letras Banco Santander. Aí sem chances!!!!
    hahahahahahahhahahahahahhahahahahaha…..

  3. TOM SEM FREIO disse:

    Só imagino se o Kobayashi, tivesse um carro um pouquinho melhor……. O que seria dos demais.

  4. Riba disse:

    A Ferrari estava de luto por causa da morte de 4 soldados italianos no Afeganistão, que causou comoção nacional na Italia, por isso a braçadeira nos pilotos e membros da equipe.Sobre o Koba ele é estilo agressivo mas é inconstante nos resultados.Felipe Massa seu problema é “cabeça” , que coordene suas idéias ou sempre sera segundo piloto.

  5. Alexandre Neves disse:

    Se Alonso ganhar de Webber por menos de 7 pontos quero ver quem vai acusar a Ferrari de fazer jogo de equipe! E a Red Bull de não fazer…

  6. Daniel disse:

    Levanto uma questão aqui:

    2 pneus sairam da roda (Kubika e Rosberg) … será uma trepidação da pista?? Uma zebra??

    Sendo que a do Kubika ainda no começo da corrida…

    Porque o mesmo não pode ter acontecido com o Di Grassi?? Ou mesmo a quebra da ponta de eixo, sem que a roda tenha saído visivelmente… mas o levando a rodar e bater daquela forma…

    Vai ver atacaram a zebra de forma não usual…kkk

  7. MSM disse:

    Que Suzuka não pode ficar fora do calendário, isto é certo. MAs que a corrida foi chata, não podemos negar.
    Já no começo foram 6 carros a menos: 2 lambanças sem disputa (Di Grassi saindo da pista na volta para o grid e o Kubica perdendo a roda) e 4 em disputas na largada (destaque para Petrov que se jogou para cima do Hulkenberg e Massa que tentou passar por onde não devia e acabou batendo do outro lado da pista no Liuzzi)
    Depois tivemos a ultrapassagem do Schumi em cima do Barrichello; disputa acirrada entre Hispania, Virgin e Lotus lá atrás; tática errada do Button de fazer a 1ª parte com pneu duro (só terminou na frente do Hamilton porque o carro teve problema no câmbio); domínio das Red Bulls e um Alonso tentando chegar perto.
    Não acho que a Mclaren ainda está fora da disputa, mas a Red Bull tem os carros melhores, e torço para que ganhem o campeonato.
    O Schumi fez a melhor corrida dele, mas mesmo assim terminaria atrás do Nico, se outro pneu misterioso não saísse da roda.
    E Kobayashi foi o nome corrida, já estava fazendo um corridão e depois da parada pisou no acelerador ainda mais. Se a Sauber fizer um carro bom no ano que vem (patrocinado pela Telmex) vai incomodar o pessoal da frente. E o Heidfeld fez uma boa corrida também, largando bem e chegando nos pontos no 2º gp que participa.

  8. sergio castro disse:

    A justiça está sendo feita, pois a Red Bull deu mais um passo para a conquista do título mundial, sem qualquer manipulação de resultado, sem priorizar um piloto e dando uma grande força para o bem do esporte. Chupa italianada, chupa Alonso….

  9. RMTA disse:

    O campeonato de 2010 vai tomando, cada vez mais, a cara do campeonato de 1986. Os dois companheiros da melhor equipe se digladiando, e o franco-atirador veloz e inteligente correndo por fora.

    Não me surpreenderei se o “professor” Alonso for o tricampeão do mundo ao final da temporada. Vejo Massa dando a vitória a ele no Brasil, e as Red Bulls se engalfinhando no Oriente Médio.

  10. CARLÃO disse:

    Gosto do Koba porque ele é agressivo e em corridas tem que ser assim. Gosto muito do Barrica, porém o que me deixa angustiado é que nas relargadas ele nunca está próximo ao carro da frente e acaba ficando para trás. Seja que estiver na frente, tinha que tentar um bote, assim como o Koba vem fazendo.

  11. Leonardo Araújo disse:

    Flávio,
    Não conhecia a carreira dele antes, mas no dia que o Koba estreou na F-1passei a torcer para ele arrumar um assento permanente para este ano e já vi que esse japinha ía longe.
    Ele já é, sem dúvida, o melhor piloto japonês na F-1. Se conseguir um carro que empurre mais (e deve conseguir tendo $$$ e talento), terei o prazer de comemorar campeonato mundial desse cara.
    O Kubica provavelmente estará disputando com ele. Vai ser páreo duro e briga bonita. Pena que teve problemas em Suzuka.
    Esses dois, sim, são os destaques do momento. São as estrelas da F-1 atual. Só falta o carro para empurrar os dois.
    O Hamilton e o Alonso ainda devem estar em atividade quando chegar a vez do japonês e do polonês. Teremos mais alguns pegas incríveis.
    Se um brasileiro encostasse aí… seria demais. Por enquanto, nem para promessa o Di Grassi se conseguiu estabelecer ainda. Espero que consiga ou que, pelo menos, tenhamos algum fera chegando das categorias de base.
    Continuo Koba desde criancinha.

  12. Daniel disse:

    Montoya era muito melhor que o Kobayashi…

    Mas não aguentou as sacanagens da formula 1…

    Para o bem de todos nós, tomara que Kobayashi aguente… ou que os dirigentes peguem leve com ele…

    Como todo mundo está encantado com o Koba, por enquanto, vão pegar leve…

    Montoya tinha outra desvantagem: ser sul-americano…
    Numa época em que só o Schumacher poderia ganhar…

  13. Sandro disse:

    Canguru e Tião alemão. Essa é boa. Realmente o Koba é fera. Se der um carro meia-boca p ele o mundo ficará espantado.

  14. Jonh Wingmann disse:

    Alguem mais percebeu que o Alonso parecia não saber porque ele e a Ferrari estavam usando uma braçadeira preta de luto, quando o Webber lhe perguntou, apontando para a tal braçadeira, na antesala, antes de subirem ao pódio?

    Wingmann

  15. Reinaldo Marques Jr. disse:

    É a única coisa que ainda motiva nessa F1 prostituída, vergonhosa e descarada.
    Se esse japa adquirir uma regularidade nas suas corridas, com certeza vai chamar a atenção de alguma equipe um pouquinho melhor que a Sauber, o que já é uma evolução e oportunidade de obter resultado mais expressivos.

  16. Lalo disse:

    O incrivel foi escutar o Massa falar que uma Force India bateu nele…..ele deve se achar o melhor piloto do mundo, foi pura barbeiragem dele e de proposito para não ter que ajudar o Alonso.
    Ainda vai sair da Ferrari e por a culpa em nós brasileiros amantes de automobilismo.

  17. Felipe Hulkenberg disse:

    O Kobayashi bem que merecia um carro melhor, sem dúvidas. Depois de Takuma Sato, que andava bem por sinal, o Japão agora tem outro bom, senão ótimo, piloto: Kamui Kobayashi. Um verdadeiro kamikaze…

  18. Willians disse:

    De bom mesmo na madrugada foi o Show do Rage Agaisnt the Machine, antes da corrida, porque a corrida mesmo, pela volta 49 fui dormir, o melhor pega da corrida foi entre o japones e o carro da Virgin, alias, deve ser um pega lá atras, mas a TV não mostra muito, mostou pq era o Japones..
    Abraçoss

  19. Ron disse:

    Koba-san, o homem-show! Fez um bonito em casa para a plateia ver. A essa hora deve estar dando um monte de entrevistas para as canais de TV no Japão.
    Não entendi a estratégia do Button.
    Hamilton deu azar, mas também deu sorte em conseguir chegar ao final.
    Alonso não foi o El Fodón hoje (o carro da Red Bull não deixou).
    Massa, se duvidar, não quer nem mais entrar no carro até o fim do ano. Deve estar esperando o ano que vem para ver o que faz da vida. Sorte para ele (está precisando de verdade).
    Se o Webber está contando os dias para o fim do campeonato, eu não sei. Agora, estar torcendo para que uma certa pista não fique pronta ou não seja aprovada a tempo (diminuindo assim as provas restantes apenas a duas), isso acho que é quase 100%. Deve estar rezando para que a prova seja cancelada.

  20. Beto disse:

    Acho engraçado comentarem que a corrida foi um tédio… Corridas, em geral, são um tédio… Isso é um fato!
    Resumem-se a alguns poucos (ou nenhum!) momentos de emoção em meio a morosidade da velocidade…
    Pô! tá na hora de acabar com esse tipo de cobrança!
    O campeonato de 1974, por exemplo, foi um dos mais emocionantes, decidido na última prova, e teve jornalista escrevendo no livro que foi uma chatice… Achava emocionante quando Clark, Stewart, Prost ou Senna gabhavam aquelas corridas “chatas”, de ponta a ponta…
    Pra quem curte verdadeiramente o automobilismo, a pilotagem dos cinco primeiros foi sensacional! Andaram no fio da navalha o tempo inteiro!
    Desse jeito, vão passar o resto da vida reclamando de corrida chata…
    Um abraço a todos!
    Obs: O Koba mandou bem! Não tinha nenhum muro na frente dele e ninguém fechou pra valer e os adversários mostraram espírito esportivo!

    • João disse:

      A tendência é ficar cada vez mais tediosa. Qualquer tentativa mais ousada de ultrapassagem é punido, fora isso, tem sempre alguns querendo “mais segurança”. Se querem segurança, fiquem sentados no sofá. Em disputas de alta velocidade, sempre há riscos, isso faz a diferença entre um motorista comum e um piloto de corridas. Quanto mais regras e segurança, mais tedioso e previsível é a competição.

  21. Mano disse:

    Pontos sobre a Corrida:

    1-) Previsivel o resultado das 2 primeiras posições da corrida (Dobradinha da RedBull)

    2-) Massa está em queda livre e precisa urgente de boas atuações, senão vira segundo piloto de vez !

    3-) Seria uma grande corrida de Kubica se não fosse o estranho incidente da roda simplesmente sair do carro, uma pena …

    4-) Koba foi o cara da corrida, logo em casa emplacou uma apresentação brilhante com seu Sauber C29, tem futuro promissor

    5-) Tirando o ultimo item, a corrida foi um saco … aff …

    Abraço a todos

  22. nyuton eigi disse:

    Esse piloto japones eh muito bom mesmo. A unica coisa que falta agora, e nao eh muito, eh experiencia, assim como o vettel. Mas, como eh primeiro ano dele no campeonato, o do ano passado nao conta, ele esta sendo simplesmente excepcional, basta comparar com os outros, em situacao de corrida. abracos.

  23. Wallace Pacheco disse:

    Realmente o melhor da prova foi o “Schumacher empurrando o Massa para a grama”.

    O Gavião teve que ir engolindo aos poucos sua mais nova abobrinha. Só faltou ele admitir que o Rosberg não fez nada e que na verdade o Massa foi naquele momento tão habilidoso quanto uma menina no kart indoor.

  24. RCRG72 disse:

    Voltei para colocar um vídeo da batida do Massa no Liuzzi:

    http://www.youtube.com/watch?v=PcYTQBpZuns

    Massa deveria ter recolhido, seu carro não é intangível. Era só a largada e ele não deveria ter arriscado de qualquer maneira. Fez uma lambança sem tamanho.

    Com o carro tão bom como ele mesmo disse deveria ter deixado para ganhar posições durante a corrida.

    Acho que o Montezemolo deve ter jogado outro sapato na TV hoje!

    Enfim, uma vez um inglês me respondeu dizendo que F1 não era mais esporte para brasileiros. Com a situação do automobilismo aqui no Brasil, e vendo os pilotos que nós temos, acho que ele pode ter razão. Pelo menos razão por um bom tempo ele terá.

    Massa não deve ser execrado, acho que ele acaba sendo avacalhado por causa da linha editorial da RGT nas transmissões. Mas ele que se cuide, pois se continuar fazendo lambanças assim, vai virar o mané da turma mesmo.

  25. Ed disse:

    Emendei a GP da Malásia da MotoGP com a corrida em Suzuka, a primeira eu ví e foi divertida como grande parte das corridas da Moto GP (embora esteja com um Grid bem pequeno), agora a F1 admito que cochilei várias vezes. O campeonato desse ano está igual aos anteriores, temporada emocionante com corridas chatas em sua maioria. Na minha opinião para ter um campeonato equilibrado basta equilíbrio de pilotos e um regulamento esportivo que não atrapalhe, porém para ter corridas emocionantes é necessário um regulamento técnico bom o que falta na F1 a muito tempo.

  26. Paulo disse:

    E quase ninguém lembra que esse japa é um estreante…

  27. FTrack disse:

    Koba MITO…puro talento

  28. Ronaldo disse:

    Nem prá ajudar o Alonso o Massinha serve. Depois falam do Piquetzinho. Quem nasceu para Felipe Massa não chega a Rubens Barrichelo. O espanhol vai ter que usar os 2 carros se quiser alguma ajuda. Tá na hora da Ferrari contratar o Koba.

  29. FTrack disse:

    KOBAYASHI NA FERRARI JÁ!

  30. Anderson Puff disse:

    Koba, merece um carro melhor, no minimo um lugar na Renault em 2011… ele é o cara, já sou fan…

  31. sandro karam disse:

    simplestem d+ esse japones

  32. Julio Cesar Ruthes disse:

    Lorenzo, Nadal, seleção de futebol, para a Espanha só falta o Alonso ser tri da F1 para 2010 ser perfeito!

    Ufa, ainda bem que o Brasil é o país do vôlei, senão 2010 ia ser uma verdadeira desgraça: Copa do Mundo, F1, Indy, Tirica, etc…

  33. Fabiano Lacerda disse:

    O campeonato é legal,mas 99% das corridas são um porre sem tamanho. O Koba realmente salva nossas madrugadas. Quanto ao resto do GP,lamentável. Como disse o colega mais cedo,a maioria fazendo time trial. Pobre F1…

    E coloquem esse japa em um carro competitivo. Quero vêr esse doido brigando por vitórias,sendo besta ou bestial,pra vêr se salva essa categoria…

  34. luiz alberto disse:

    Estou frustado, magoado mesmo ,nenhum pacheco me respondeu porque o + de 300 quase sempre chega em posiçao inferior a da largada e tambem não me escereveram impropérios por ter grafado “I DA A A A L OS´´ para seus queridos pilotos.
    IDOLOS mesmo foram: EMERSON; PACE(não foi campeão porque morreu no ano em que tinha carro para se-lo)PIQUETÃO PEGADOR E SENNA o resto foi criação da emissora que não quer perder audiência,e assim como a equipe vermelha faz qualquer tramóia para ficar em primeiro na audiencia.
    Chara ; o “G´´ por acaso é de G Ê N I O, pois é muito inteligente a sua observação.
    RCRG72 continua como sempre com opiniões muito precisas o seu “G´´ tambem deve ser de genial.
    O KOBA mostrou para alguns novatos como se faz para ser lembrado por equipes mais vencedoras,Se alguns dos Brazucas tiver habilidade e competencia que se apresentem. Mas se for para boas equipes para serem coadjuvantes que fiquem onde estão,pois já estamos fartos de promessas.

  35. Rafael disse:

    Não gosto que crucifiquem o Massa, a maneira mais certa a fazer não é peitar Alonso e a Ferrari, e sim, sair da Ferrari. Vamos começar uma campanha, de maneira séria.
    “MASSA CAI FORA DA FERRARI” devíamos ter feito o mesmo com o Rubinho.

  36. Carlos Alberto Petry disse:

    Olá Flávio Gomes. Creio que re faltam credenciais, para usar o termo barbeirágem para o Petrov e para o Massa. Quanto ao russo tu nem ningu[em viu o que ocorreu, e no caso do massa foi muito nítido uma Mercedes o apertando para a grama, e um vez na grama em velocidade de asfalto, a escapada era fava contada.

  37. O Rubinho Barrichello falou naquela entrevista sensacionalista á TV Globo que o Schumacher não passa mais será que não passa aí está á prova que ele não passa de um bobo alegre e o Felipe Massa é melhor se benzer e rezar pois dias piores virão e o Kobayashi foi o piloto do dia no GP do Japão e medalha de ouro para ele né Bernie.

  38. Mirax disse:

    Eu fico imaginando Doidão Bueno em casa. Deve ser uma chatice. Coitados dos empregados dele.Ele deve mandar tirar semente de melancia, pingar 2 gotas e meia de adoçante, deve dormir com “tapa-olho”, etc.

  39. Leonardo disse:

    E mais uma vez o Schumy provou que não figura nem entre os 10 melhores pilotos da história, um piloto que não sabe ultrapassar não pode ser considerado um dos melhores. Em quase 20 anos de carreira ele deve ter feito umas 4 ou 5 ultrapassagens na raça, a vida toda so ultrapassou pelos box ou pq eram seus companheiros de equipe e essa corrida mais uma vez nos mostrou isso, o schumy estava quase 1s mais rapido por volta que o Rosberguinho e se este nao tivesse perdido uma roda teria cegado na frente do veterano. 2010 foi o ano da prova que ele é apenas um ótimo piloto mas que não é nem nunca foi um fenômeno como alguns tentam relatar, mas que estão com cada vez menos argumentos para defende-lo.

    • nilton disse:

      opa, vc viu outra corrida amigo ??

      Vc viu o alemão ultrapassar o barrica na segunda volta? ele maneirou para cima do rosberguinho, foi um pedido oficial.

      O Schummy esteve presente nas duas eras passadas, as das ultrapassagens em pista e em box.

  40. rodrigo disse:

    Olha, posso estar muito enganado, mas o Koba não estava com tres pneus macios e um duro? Um dos pneus traseiros não tinha marca nenhuma. Achei muito estranho aquilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>