DÚVIDA EXISTENCIAL | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 12 de novembro de 2010 - 15:30Ladaland, Veloz HP

DÚVIDA EXISTENCIAL

SÃO PAULO (acho que sim) - Houve um Lada automático? Recebi de um blogueiro (e miseravelmente não guardei o nome, apenas as fotos…) a pergunta. Ele me mandou as fotos abaixo. Desconfio que foram tiradas no Canadá. O 2105, nosso Laika, foi exportado para o Canadá como Signet. O mercado norte-americano, como se sabe, é meio avesso a carros com câmbio manual.

Bem, se alguém um dia viu isso de perto, manifeste-se. Já pensaram, um Lada automático? Chique demais. Nosso amigo Veloz HP ficaria doido se visse um desses. Ainda mais no Canadá, onde viveu por anos. O que diria nosso impagável bolchevique-capitalista?

31 comentários

  1. Augusto disse:

    Quando eu morei no Canadá,tinha uma signet wagon que ficava sempre estacionada no campo de golf,mas ela tinha cambio manual mesmo…

  2. Varlei disse:

    A foto não e fake, pois o laika não tem console assim, e tem mais aquela pecinha que esta no console jogada, aquela pecinha redonda é a trava das manivelas dos vidros dos laikas que ressecam e quebram, de laika eu entendo só tive uns 20 , rs, com certeza é uma adaptação mesmo, misterio resolvido, rs

  3. Flávio Bragatto disse:

    Deveria ser bem interessante…

    Os americanos não gostam de carro manual pq é um ítem de desconforto… deve ser por isso que eles não tem nenhum piloto que preste na F1 desde Mario Andretti.

  4. Bruno Carrilho disse:

    FG, você já tinha ouvido falar dessa maravilha?
    http://en.wikipedia.org/wiki/Karenjy
    Moro na França e acabo de ver no Figaro a notícia de que voltará a ser fabricado:
    http://www.lefigaro.fr/international/2010/11/11/01003-20101111ARTFIG00570-madagascar-redecouvre-la-voiture-au-zebu.php
    Abraço,
    Bruno

  5. Varlei disse:

    Mais uma da serie desgraça sempre vem de duas,rs, e eu que pensei que já tinha visto de tudo,tsunami, vulcão,enchente,furacão,tufão, pqp,laika automatico.

  6. Valente disse:

    Pode ser um carro experimental que a fábrica fez e acabou indo parar na mão de um particular.
    Em 1988 eu dirigi um Passat LSE Iraque branco com câmbio automático, que pertenceu à frota da fábrica de Sāo Bernardo. Nunca mais vi o carro, mas sou testemunha de que existiu.

  7. Mario Mesquita disse:

    Aquele terceiro pedal, talvez, não pode ser o freio de estacionamento? Com a caixa automática, sumiu o freio de mão. Mesmo com a posição “park” é normal os carros terem um freio de estacionamento. Não será isso?

  8. Alexandre Zamariolli disse:

    Afonso,
    A união dos pedais de freio e embreagem para atuar como um só não é, necessariamente, uma gambiarra. Algo parecido acontecia com os Aston Martin das décadas de 1960 a 1980 (DB6, DBS, V8 e Virage), cujos pedais de freio e embreagem eram articulados no assoalho, como os do Fusca. Nos carros automáticos, o pedal de freio era mais largo e tinha duas hastes, que usavam os mesmos pontos de articulação do freio e da embreagem dos modelos mecânicos.

    Bianchini,
    Você acertou na mosca. O seletor do câmbio não apenas se parece com o do nosso Chevette: é o próprio. É possível que o Lada automático usasse o mesmo câmbio GM do Chevette, dada a similaridade dos dois carros em termos de arquitetura mecânica e motorização (motor dianteiro longitudinal de quatro cilindros, 1,6 litro, árvore cardã e diferencial traseiro).

    • Faz tempo disse:

      Como duvidar de argumentos tão sólidos ?
      Caso o corajoso proprietário não encontre peças para o referido câmbio automático, pelos suportes de pedal existentes parece viável a migração para o câmbio mecânico, mais fácil de encontrar, voltando este Lada a caracteristicas espartanas dos veículos soviéticos.

  9. Ricardo Leite Lopes disse:

    Ouvi dizer que no Canadá as revendas adaptavam a caixa caixa automática do chevette. A TH 180 era a menor caixa automática da GM nos anos 80. Considerando às carácteristicas dos dois carros, potência, torque, tamanho do motor e cofre, posição longitudinal do motor e tração traseira, creio que a adaptação não deva ser complicada.
    Considerando ainda, que comprar uma caixa automática da GM no Canadá ou nos EUA, devia ser relativamente simples e barato. É provável que fosse um opcional não muito caro.

  10. Eduardo disse:

    Aliais o que umlada?rs rs rsr

  11. LADArio disse:

    Foi eu que enviei as fotos para o FG.
    Essas fotos encontrei em um site russo e no título até eles estavam com dúvida…

  12. Roberto Borges disse:

    Caro Flávio
    Não é só no Brasil que extintor de incêndio é obrigatório? Que eu saiba no Canadá não é. Pois esse Lada tem extintor! Outra coisa estranha é a proximidade do pedal de embreagem (!!!) com o do freio. Embragem??
    Tem gato na tuba, não?

  13. Sacco disse:

    a polêmica chegou ao Kremlin:
    http://steer.ru/archives/2010/11/11/013225.php
    Em Moskovo isso também é inédito!

  14. Carlos Tesch disse:

    O Design do Lada é muito bom, pois pode-se andar de ré, ou mesmo rodar na pista que ninguém vai perceber, afinal a frente e a traseira são idênticas. Imagine a economia de investimento na fábrica, com o equivalente à 1/2 fábrica, produzem o carro inteiro!

  15. Jorge Diehl disse:

    Deve ser um produto das “Organizações Tabajaaaara”!!

  16. claudio disse:

    Seria como gastar chumbo bom em caça ruim….

  17. rubem rodriguez gonzalez disse:

    e uma carretilha com 30 km de fio para ficar ligado na tomada, já que com esses acessórios o carro não sairia do lugar, aí optaram por esses opcionais todos ligados na rede elétrica, o que seria ecológioco se a energia não fosse produzida em limpas e ecológicas usinas movidas a carvão ……portanto a autonomia desse lada é exatamente essa 30 km . só não deu certo extamente por causa dos fios que ficavam enroscados uns nos outros.

  18. Ricardo de Bittencourt disse:

    Trata-se de um câmbio automático Jurassic Tiptronic Russianpower de três velocidades à frente mais ré. Esse modelo também vinha com ar-condicionado (com hífen?), trava central e vidros elétricos.

  19. Taí, gostei da idéia de um Lada automático.

  20. Valmir Passos disse:

    Corrigindo, para que serve um Lada??

  21. Valmir Passos disse:

    Para que ser um Lada?

  22. ricardo albertro disse:

    Para que serve um Lada automático?????

  23. rubem rodriguez gonzalez disse:

    DEve ser um trambulador com cara de cambio automatico, se bem que uma adaptação dessas é coisa bem simples, o problema é a relação custo/beneficio, para quem conheçe as dragas sovieticas sabe muito bem que até uma troca d eóleo desequilibra essa relação……….

  24. Bianchini disse:

    Nosso saudoso amigo Veloz-HP, se visse isso lá do céu (não verá pois está muito ocupado com os grandes pilotos do passado), providenciaria um raio certeiro ou uma bela enchente para destruir o Lada.
    Briancadeiras à parte, o câmbio parece aquele câmbio australiano que equipava o raro Chevette automático, muito parecido mesmo.
    O intrépido #69 estará em Interlagos dia 20?

  25. Afonso disse:

    eu acho que isso foi uma adaptação. repare na última foto, como os pedais da esquerda e o central foram soldados, para virar um só.
    vai lá saber se não é alguma invenção (leia-se adaptação) de algum professor pardal de araque.

  26. Repolho Roxo disse:

    Provavelmente deve ser fake essa foto, porque o pedal da embreagem aparece ali….a não ser que seja um câmbio automático com embreagem, hahahaha

  27. João Cesar disse:

    Provavelmente adaptaram um conjunto motor/cambio de algum outro veículo moderno e confiável

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>