DÚVIDA EXISTENCIAL

SÃO PAULO (acho que sim) – Houve um Lada automático? Recebi de um blogueiro (e miseravelmente não guardei o nome, apenas as fotos…) a pergunta. Ele me mandou as fotos abaixo. Desconfio que foram tiradas no Canadá. O 2105, nosso Laika, foi exportado para o Canadá como Signet. O mercado norte-americano, como se sabe, é meio avesso a carros com câmbio manual.

Bem, se alguém um dia viu isso de perto, manifeste-se. Já pensaram, um Lada automático? Chique demais. Nosso amigo Veloz HP ficaria doido se visse um desses. Ainda mais no Canadá, onde viveu por anos. O que diria nosso impagável bolchevique-capitalista?

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto
Augusto
13 anos atrás

Quando eu morei no Canadá,tinha uma signet wagon que ficava sempre estacionada no campo de golf,mas ela tinha cambio manual mesmo…

Varlei
Varlei
13 anos atrás

A foto não e fake, pois o laika não tem console assim, e tem mais aquela pecinha que esta no console jogada, aquela pecinha redonda é a trava das manivelas dos vidros dos laikas que ressecam e quebram, de laika eu entendo só tive uns 20 , rs, com certeza é uma adaptação mesmo, misterio resolvido, rs

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
13 anos atrás

Deveria ser bem interessante…

Os americanos não gostam de carro manual pq é um ítem de desconforto… deve ser por isso que eles não tem nenhum piloto que preste na F1 desde Mario Andretti.

Bruno Carrilho
Bruno Carrilho
13 anos atrás

FG, você já tinha ouvido falar dessa maravilha?
http://en.wikipedia.org/wiki/Karenjy
Moro na França e acabo de ver no Figaro a notícia de que voltará a ser fabricado:
http://www.lefigaro.fr/international/2010/11/11/01003-20101111ARTFIG00570-madagascar-redecouvre-la-voiture-au-zebu.php
Abraço,
Bruno

Varlei
Varlei
13 anos atrás

Mais uma da serie desgraça sempre vem de duas,rs, e eu que pensei que já tinha visto de tudo,tsunami, vulcão,enchente,furacão,tufão, pqp,laika automatico.

Valente
Valente
13 anos atrás

Pode ser um carro experimental que a fábrica fez e acabou indo parar na mão de um particular.
Em 1988 eu dirigi um Passat LSE Iraque branco com câmbio automático, que pertenceu à frota da fábrica de Sāo Bernardo. Nunca mais vi o carro, mas sou testemunha de que existiu.

José Carlos
José Carlos
13 anos atrás
Mario Mesquita
Mario Mesquita
13 anos atrás

Aquele terceiro pedal, talvez, não pode ser o freio de estacionamento? Com a caixa automática, sumiu o freio de mão. Mesmo com a posição “park” é normal os carros terem um freio de estacionamento. Não será isso?

Alexandre Zamariolli
Alexandre Zamariolli
13 anos atrás

Afonso,
A união dos pedais de freio e embreagem para atuar como um só não é, necessariamente, uma gambiarra. Algo parecido acontecia com os Aston Martin das décadas de 1960 a 1980 (DB6, DBS, V8 e Virage), cujos pedais de freio e embreagem eram articulados no assoalho, como os do Fusca. Nos carros automáticos, o pedal de freio era mais largo e tinha duas hastes, que usavam os mesmos pontos de articulação do freio e da embreagem dos modelos mecânicos.

Bianchini,
Você acertou na mosca. O seletor do câmbio não apenas se parece com o do nosso Chevette: é o próprio. É possível que o Lada automático usasse o mesmo câmbio GM do Chevette, dada a similaridade dos dois carros em termos de arquitetura mecânica e motorização (motor dianteiro longitudinal de quatro cilindros, 1,6 litro, árvore cardã e diferencial traseiro).

Faz tempo
Faz tempo
Reply to  Alexandre Zamariolli
13 anos atrás

Como duvidar de argumentos tão sólidos ?
Caso o corajoso proprietário não encontre peças para o referido câmbio automático, pelos suportes de pedal existentes parece viável a migração para o câmbio mecânico, mais fácil de encontrar, voltando este Lada a caracteristicas espartanas dos veículos soviéticos.

Ricardo Leite Lopes
Ricardo Leite Lopes
13 anos atrás

Ouvi dizer que no Canadá as revendas adaptavam a caixa caixa automática do chevette. A TH 180 era a menor caixa automática da GM nos anos 80. Considerando às carácteristicas dos dois carros, potência, torque, tamanho do motor e cofre, posição longitudinal do motor e tração traseira, creio que a adaptação não deva ser complicada.
Considerando ainda, que comprar uma caixa automática da GM no Canadá ou nos EUA, devia ser relativamente simples e barato. É provável que fosse um opcional não muito caro.

JFO
JFO
Reply to  Ricardo Leite Lopes
13 anos atrás

Esta caixa TH-180 também foi utilizada no Opala .

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Aliais o que umlada?rs rs rsr

LADArio
LADArio
13 anos atrás

Foi eu que enviei as fotos para o FG.
Essas fotos encontrei em um site russo e no título até eles estavam com dúvida…

Roberto Borges
Roberto Borges
13 anos atrás

Caro Flávio
Não é só no Brasil que extintor de incêndio é obrigatório? Que eu saiba no Canadá não é. Pois esse Lada tem extintor! Outra coisa estranha é a proximidade do pedal de embreagem (!!!) com o do freio. Embragem??
Tem gato na tuba, não?

Sacco
Sacco
13 anos atrás

a polêmica chegou ao Kremlin:
http://steer.ru/archives/2010/11/11/013225.php
Em Moskovo isso também é inédito!

Carlos Tesch
Carlos Tesch
13 anos atrás

O Design do Lada é muito bom, pois pode-se andar de ré, ou mesmo rodar na pista que ninguém vai perceber, afinal a frente e a traseira são idênticas. Imagine a economia de investimento na fábrica, com o equivalente à 1/2 fábrica, produzem o carro inteiro!

Jorge Diehl
Jorge Diehl
13 anos atrás

Deve ser um produto das “Organizações Tabajaaaara”!!

claudio
claudio
13 anos atrás

Seria como gastar chumbo bom em caça ruim….

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

e uma carretilha com 30 km de fio para ficar ligado na tomada, já que com esses acessórios o carro não sairia do lugar, aí optaram por esses opcionais todos ligados na rede elétrica, o que seria ecológioco se a energia não fosse produzida em limpas e ecológicas usinas movidas a carvão ……portanto a autonomia desse lada é exatamente essa 30 km . só não deu certo extamente por causa dos fios que ficavam enroscados uns nos outros.

Ricardo de Bittencourt
Ricardo de Bittencourt
13 anos atrás

Trata-se de um câmbio automático Jurassic Tiptronic Russianpower de três velocidades à frente mais ré. Esse modelo também vinha com ar-condicionado (com hífen?), trava central e vidros elétricos.

André Grigorevski
13 anos atrás

Taí, gostei da idéia de um Lada automático.

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Corrigindo, para que serve um Lada??

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Para que ser um Lada?

ricardo albertro
ricardo albertro
13 anos atrás

Para que serve um Lada automático?????

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

DEve ser um trambulador com cara de cambio automatico, se bem que uma adaptação dessas é coisa bem simples, o problema é a relação custo/beneficio, para quem conheçe as dragas sovieticas sabe muito bem que até uma troca d eóleo desequilibra essa relação……….

Bianchini
Bianchini
13 anos atrás

Nosso saudoso amigo Veloz-HP, se visse isso lá do céu (não verá pois está muito ocupado com os grandes pilotos do passado), providenciaria um raio certeiro ou uma bela enchente para destruir o Lada.
Briancadeiras à parte, o câmbio parece aquele câmbio australiano que equipava o raro Chevette automático, muito parecido mesmo.
O intrépido #69 estará em Interlagos dia 20?

Faz tempo
Faz tempo
Reply to  Bianchini
13 anos atrás

Boa idéia, raios certeiros para Ladas e Chevettas automaáticas. Perfeito!!!

Afonso
Afonso
13 anos atrás

eu acho que isso foi uma adaptação. repare na última foto, como os pedais da esquerda e o central foram soldados, para virar um só.
vai lá saber se não é alguma invenção (leia-se adaptação) de algum professor pardal de araque.

Repolho Roxo
Repolho Roxo
13 anos atrás

Provavelmente deve ser fake essa foto, porque o pedal da embreagem aparece ali….a não ser que seja um câmbio automático com embreagem, hahahaha

João Cesar
13 anos atrás

Provavelmente adaptaram um conjunto motor/cambio de algum outro veículo moderno e confiável