INCLINOU, COMPLICOU | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 30 de novembro de 2010 - 19:38Autódromos

INCLINOU, COMPLICOU

SÃO PAULO (trampo duro) - Está fácil recapear Daytona? Serão 50 mil toneladas de asfalto na pista que recebeu sua última capa em 1978. Quem enviou a foto e o link (tem até um vídeo, bem legal) foi o Carlos Bragatto.

50 comentários

  1. Sergio disse:

    Para obter-se 50 toneladas de asfalto, são necessários 5 mil toneladas de CAP (Cimento asfáltico de petróleo), popular betume em 200 carretas. Alem do espalhamento em vibroacabadora, tem o trabalho dos rolos compactadores. Sem duvida, uma obra desafiadora.

  2. elnino disse:

    veja o video….sem palavras

  3. Gustavo Forte disse:

    Viu a Kombi verde dando suporte?

  4. rubem rodriguez gonzalez disse:

    Não ví o vídeo, mas pela foto o negócio é feito na base do “armengue”, não parece ter capeadora específica para esse tipo de obra, é tudo amarrado, enganchado e ancorado com cabos de aço e tratores do lado superior segurando tudo, de outro lado um guindaste vai manobrando a calha alimentadora e assim vai indo o processo.
    Não disse que o resultado será ruim, afinal quem está fazendo pressuponho que entenda bastante do riscado, afinal o que há de mais legal nos EUA é o fato que existem especialistas para tudo que vc possa imaginar, e é claro que deve exisitir um cento de PhD e centenas de tecnicos e operários especializados apenas nessa atividade. Mas o fato de não existir um equipamento específico leva a crêr que a tarefa fica muito mais lenta e complicada.

  5. Casino disse:

    Tem gente que torce o nariz pra corrida em oval, mas não pode negar a qualidade do trampo dos caras pra manter a pista perfeita.

  6. Ricardo Bigliazzi disse:

    Os americanos são muito melhores… rs!!

    Interessante como se faz uma pista com curvas inclinadas… eu também sou um dos que nunca pensaram sobre a trabalheira que dá para fazer uma pista dessas.

    Segue o jogo.

    Imperador

  7. Valente disse:

    Acesse o link que o Flávio postou. Lá aparece a mesma foto e logo abaixo tem o vídeo.

  8. ALEX B. disse:

    Creeedddo! Que mao de obra! Deve ter saido os tubos!

  9. Arthur - Santos disse:

    Flavio cade o link????po fiquei curioso pra ver
    Abraço

  10. André, o Amaral disse:

    Cadê o link?

  11. chandler disse:

    Porque vocês do GrandePremio menosprezam a maior categoria Norte-Americana que é a NASCAR?
    ao mesmo tempo em que costumam falar bem de uma categoria fracassada nos EUA que é a Indy? que os americanos sequer lembram que ainda existe?
    Preconceito ou nacionalismo (porque na Indy tem brasileiros)

  12. Creio que a tecologia de asfaltamento de autódromos deste nível, quanto à base, seja próxima à utilizada em aeroportos, claro, sem a mesma necessidade de resistência ao peso.

  13. Antonio disse:

    Nossa… acho que eu nunca tinha reparado que a pista é tão inclinada…

  14. Maxwell Barbosa Medeiros disse:

    Não sei quanto a vocês, mas eu gostei muito da foto. É daquelas situações que você nunca se pergunta como se faz isso ou aquilo.

  15. sandro disse:

    Flavio, até onde sabemos a Indy em São Paulo foi pra 1º de maio, o traçado será a mesmo? Será feito um recapeamento da pista? ou ninguém se pronuncia ?

  16. Anderson disse:

    FG, bom dia! Qual o link do vídeo? Abs.

  17. Cesarov Emiliov disse:

    Enquanto isso em solo paulistano, o asfalto das nas ruas nao dura nem 6 meses… (tou meio amargurado, (re)abriram 2 crateras na mesma rua aqui do lado de casa, e uma terceira esta em rápido desenvolvimento. A maravilhosa prefeitura “remendou” as 2 (re)abertas e alargou a terceira com os caminhões… Daqui a 3 meses eles voltam para perpetuar o ciclo!)

  18. Tiago disse:

    Para tudo existe uma solução no google tem imagens antigas de recapeamento de lá. cadê o link do video?
    abraço

  19. Haroldo disse:

    Flávio, ontem infelizmente não vi o NO LIMITE e provavelmente perdi uma das maiores pérolas que vcs já mostraram, o vídeo do CANALHA 20 anos mais novo!!! Por favor, post ele aqui!!

  20. Vander Romanini disse:

    Flavio, cadê o link do vídeo?

  21. vitão disse:

    e lembrando que as 500 milhas deste ano foi interrompida 2 vezes para repar a pista . já ouviu a história de trocar o pneu com o carro andando ? pois é , foi quase isso.

  22. marcio riva disse:

    Daytona realmente precisava de uma reforma no asfalto, na ultima daytona 500 houve uma longa bandeira vermelha por causa de um buraco, mas convesso que quando vi as primeiras fotos do velho asfalto cheio de linhas pretas de remendos tampando as rachaduras sendo retirados fiquei um pouco nostalgico ao perceber que não veria mais aquela cena dos carros passando a quase 200mph naquelas curvas onduladas toda riscadinha de preto. Só para constar, a maioria dos pilotos era contra a reforma porque o asfalto ondulado e velho era mais seletivo e o melhores pilotos e carros bem ajustados se sobressaiam.

  23. Iug disse:

    Enquanto isso no rodoanel, inaugurado em abril, já precisa de um asfalto novo….

  24. BOZO disse:

    Imagine o consórcio da marginal Tietê fazendo isso ahahah!
    aqui nem no plano fica bom, aliás, plano pra eles é meio CURVO ahaha!

  25. Rodrigo Duarte disse:

    Flavio, talvés não seja apropriado comentar, mas me peguei vibrando hoje na Avenida Jabaquara ao ver o 69 em cima de um guincho, junto com aquele Passat azul do Tranjan, acho que número 44. Me fez ir muito mais bem humorado pra casa, depois de um dia de trabalho.

  26. Rafael disse:

    Já era hora! Esse ano abriu um buraco na pista no meio da corrida da NASCAR!

  27. pedro afonso scucuglia disse:

    eu tinha falado concreto, mas é asfalto. Mesmo assim é coisa!

  28. pedro afonso scucuglia disse:

    Ou asfalto, que seja.

  29. pedro afonso scucuglia disse:

    50 mil toneladas de concreto… Né muito não? Cá comigo, isso daria pra concretar uma barragem do tamanho de Itaipu… É concreto pra carai!

  30. galileu disse:

    brincadeira! bela foto, parabens

  31. Thiago da Matta disse:

    Flávio, o apelido do Nick do Xandel é Nickelodeon! o mesmo nome do canal infantil. Por isso que o apelido foi dado pela filha dele.

  32. Ze Rodrigo disse:

    Não deve ser fácil… :-)

  33. disse:

    Ai uma coisa que nunca havia imaginado.

  34. Luis Antonio disse:

    “… Fosca-se !!!…”

  35. Rodrigo Moraes disse:

    Como diriam em Minas, quédi o link?

  36. vitão disse:

    se hoje está complicado, imagina nos anos 50 :

    http://www.caranddriver.com/features/08q1/between_a_cathouse_and_a_dog_track-feature

    veja as fotos originais e leia sobre o puteiro ( pode escrever puteiro?) que ainda funciona ao lado da pista ( e por isso dizem que o velho Francis era um bom FDP) .

  37. Phillipe disse:

    Estamos sem link. Se for uma reportagem que vi no Jalopnik, é bem interessante mesmo.

  38. Aléssio Marinho disse:

    Com essa vala no meio da pista, será que a empreiteira não vai deixar uma imenda daquelas bem feitas da Belém-Brasília?

    • galileu disse:

      aqui no brasil varonil, tivemos a construção da reta infinita da GM lá em cruz alta sp. quem nunca viu, vaim aí a pista é um circulo com inclinação, (não sei o angulo), e quanto mais alto se anda mais veloz vai o carro, dizem os pilotos de testes da GM que no alto chega-se a largar o volante e o carro continua como se estivesse em linha reta.

  39. Pedro Costa disse:

    Era bem mais fácil com aqueles trabucos de LESTE QUE VC GOSTA TANTO.

    AHAHAH!!

    Um abraço.

    Pedro

  40. tplayer disse:

    Como os caminhões americanos são bonitos.

  41. Eduardo Gasparrini disse:

    Qual seria o link? Teria como passar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>