INDY NO SUL

SÃO PAULO (por que não?) – É o Estado que tem o automobilismo mais forte do Brasil, o Rio Grande do Sul. São quatro autódromos, categorias regionais vigorosas, alguns centros de excelência na construção de carros de corrida. E a Indy se interessou. Há a chance de um GP do Mercosul em Porto Alegre. Não conheço a cidade o bastante para saber onde poderia ser. Mas seria interessante.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauro Corso
Mauro Corso
13 anos atrás

Os trajetos

Dois dos percursos encontram-se próximos à Usina do Gasômetro. Um dos caminhos propostos segue pelas avenidas Edvaldo Pereira Filho, Aureliano de Figueiredo Pinto, Borges de Medeiros, Loureiro da Silva e Presidente João Goulart. O outro, em vez de entrar na Aureliano, segue na Edvaldo Pereira, chega à Ipiranga e depois, no Anfiteatro, retorna pela Borges.

Outra área apresentada é a da avenida Diário de Notícias, no entorno do hipódromo do bairro Cristal. Por fim, um trajeto que faz a volta no shopping Iguatemi, pela João Wallig, Túlio de Rose e Nilo Peçanha.

Abraço a todos.

tazio nuvolari
tazio nuvolari
13 anos atrás

E ai Flavio! Ótimas sugestões de traçado. Só q ñ sei como o kra vai pegar a av. maúa a esquerda subindo a borges. Pde ser a direita tb, pois ñ tem como, a ñ ser q atravec o centro, mas tudo bem. Esqueceram de falar dos buracos de todas essas avenidas mencionadas, como regra em toda a cidade. Quanto ao tempo registrado naquele percurso, olha velho, tem que acelerar mesmo c fosse possivel fazer tal percurso e q seja possivel, é mais reta e as curvas q tem, para fazer aquele tempo, é necessário fazer as curvas a 160 e nas retas então… é preciso ter um carro muito canhão mesmo. A unica curva q dava pra fazer a essa velocidade ou próximo, na antiga, é a curva do estadio do grêmio q, tb, ñ dá mais, pois, colocaram taxões para dividir as pistas, ñ tendo como tangenciar para fazer em tal velocidade. Mas c o kra consegue fazer a curva do grêmio a 160 do jeito que é hoje, parabéns, e gostaria de assistir.
Abração

wart
wart
13 anos atrás

Beira Rio + Gasômetro + Perimetral. Daria um belo circuito, com poucas obras a fazer.

Lubacris
Lubacris
13 anos atrás

Em São Paulo a corrida da Indy foi vista exclusivamente como EVENTO DE INTERESSE ELEITOREIRO, mas em Porto Alegre a corrida é vista como INTERESSANTE…

Curioso isso…

Estou na torcida para o Brasil ter duas corridas da Indy! A pista de São Paulo ficou muito interessante, com pontos de ultrapassagem, e espero que façam um trabalho ainda melhor na Capital Gaúcha! Já fui para Porto Alegre e é uma cidade muito bonita!

Seria legal que o pessoal de Porto Alegre mandasse alguns mapas com possibilidades de traçado!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Lubacris
13 anos atrás

Tem eleição para alguma coisa no RS que não estou sabendo? Não seja tonto.

ags
ags
13 anos atrás

FG..BOM DIA……………………………É…..POR MOTIVOS DE NAO TER MUITAS OPÇÕES,TEM UM GRUPO QUERENDO LEVAR CATEGORIAS DE GRANDE NIVEL PRA ONDE TIVER CIRCUITO…..EU AINDA ACHO.QUE O AUTODROMO DE BSB..FICARIA BEM NA FOTO….FALTA QUASE NADA PARA SER APROVADO POR CATEGORIAS COMO A INDY…FALTA MESMO É LOBBY…E CLARO…………UMA FORÇINHA DO EMBRULHADO E SEM VERGONHA C.B.A..PARA DAR O AVAL…..ACHO EU……….. BOA TARDE

Ricardo B.
Ricardo B.
13 anos atrás

Não sei se é possível, mas poderiam usar aquela área do porto que está desativada como boxes. Seria lindo!

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
13 anos atrás

Só pode ser em Tarumã, né?rs
morei em viamao, adoro aquele circuito, adorei a ideia. Tarumã tem tudo a ver com a Indy, que naos e importa com o tamanho do autódromo (tarumã tem 3.016 metros), látem basicamente uma reta e o resto são curvas de alta, o povod a Indy adora isso, vao se sentir em mid-ohio…rsrs
Vamos torcer pra que acotneça mesmo,seria sensacional

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Gomes… a Indy pode ir para qq outro lugar do planeta, desde que os carros tenham que correr naquele asfalto ridículo do Anhembi novamente. Passei de carro a 40km/h por lá e sentia as ondulações… imagine um carro de corrida a mais de 150km/h?

Acho que se derem um bom trato em qualquer circuito brasileiro, daria para receber a Indy… mas se não meterem a mão no bolso e investir, não adianta NADA!

raoni
raoni
13 anos atrás

Sou de Porto Alegre e gostei muito da idéia, a proposta de fazer na orla do Guaíba é legal e tem varias possibilidades de traçados em Porto Alegre fora o fato da cidade ter uma história com corridas de rua a muito esquecidas.
Quanto ao Velopark como citado nos comentários acho o traçado chato! É pista de freia e acelera e vc só enxerga os carros na reta.
Guaporé e Taruma são ótimos traçados visibilidade boa para o publico, mas DUVIDO botarem um Indy a dobrar a 1 de taruma…

Mas acho difícil sair essa prova em Porto Alegre por ver na matéria que vai concorrer com Dubai onde dinheiro e infra-estrutura não são problema…

ernesto
ernesto
13 anos atrás

O RS tem autódromos geniais, mas parece que tem algo no regulamento da Indy – o próprio Flávio pode esclarecer – que determina que, saindo do eixo EUA/Canadá, só pode ser ou oval (Motegi e o antigo oval do Rio, p.ex.) ou circuitos de rua.
Interlagos tb seria legal (principalmente se se revitalizasse e adaptasse o anel externo antigo), mas é sabido que o Tio Bernie não deixa…

Jader
Jader
13 anos atrás

Existe uma lei municipal que proíbe corridas de rua em Porto Alegre. Lei esta datada de 1968. Teria que revogar a lei para fazer a corrida. Acredito que os mesmos argumentos eleitoreiros usados para não ter corrida em São Paulo podem ser usados em Porto Alegre.

Thais
Thais
Reply to  Jader
12 anos atrás

sabe me dizer o numero dessa lei?

Andre Luis
Andre Luis
13 anos atrás

Essa prefeitura que está aí não consegue manter as principais ruas da cidade com uma pavimentação e uma sinalização decentes… Se ainda fosse rallye…

Frank
Frank
13 anos atrás

é coisa de gaucho mesmo…

Guto Martins
Guto Martins
13 anos atrás

Eu sempre imaginei um traçado de rua no entorno do centro. Sério, não tem dia que eu não pense nisso, ainda mais agora que moro e trabalho no centro. Seria legal aproveitar a Maua como reta de largada, passar pelo túnel, entrar na Sarmento Leite, passando na frente da UFRGS, fazer a chicane que passa por baixo do viaduto da João Pessoa, pisar fundo nas curvas da Loureiro até o Gasômetro e começar de novo. No entanto, este trajeto seria muito longo. 7km mais ou menos.

julio Cesar Gaudioso
julio Cesar Gaudioso
Reply to  Guto Martins
13 anos atrás

Mesmo sem conhecer ainda o projeto, o Museu do Motor da Escola de Engenharia da UFRGS dará todo o apoio ao mesmo, principalmente se for nesse traçado em frente ao museu, na Sarmento Leite.

ricardo
ricardo
Reply to  Guto Martins
13 anos atrás

Bro…isso seria sonho realizado!!!!
mas acho que um circuito Gazometro – Marinha seria mais viável.

Guto Martins
Guto Martins
13 anos atrás

Sou muito a favor do circuito de rua na volta do Gasômetro, aproveitando as curvas da perimetral, que sempre me inspiraram. Sou muito a favor.

vitão
vitão
13 anos atrás

se tiver pit stop na Tia Carmen , a pista pode ser em qualquer lugar, ou nem ter corrida, tanto faz…….

willian
willian
13 anos atrás

Boa notícia para os gaúchos! Só espero que se a corrida for nas ruas de POA a prefeitura não se esqueça de tirar os guard rails depois da realização.

marcelo
marcelo
13 anos atrás

A largada seria na Borges de Medeiros, na direção bairro centro, vai ate o final com uma grande subida e passando pelo cartao postal de Poa o Viaduto da borges( que por sinal seria um dos pontos de maior concentraçao de publico pois teria-se uma vista previligeada) entraria na Maua a direita isso em terceira marcha a uns 120Km/h ( e mais ou menos isso que faço diariamente) iria em direção a Joao Pessoa ( aqui um detalhe as duas pistas se cruzariam uma por cima da outra grande diferencial) entraria-se a direita na Joao Pessoa e iria na direção Azenha ( detalhe passaria na frente do maior time de todos os tempos GREMIO) entraria na Jose de Alencar e retornaria para Borges de Medeiros ( aposto que seria um grande circuito) detalhe testado e aprovado por mim, ja fiz com meu golzinho as 4 da manha em 3´56″ kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas sei que pelos motores que os caras tem acho que eles fazem em um tempinho melhor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

marcelo
marcelo
Reply to  marcelo
13 anos atrás

quer dizer a esquerda na Maua, pegando se a direita iria em direçao ao tunel que tambem traria um charme especial a corrida

VICENTE MAJÓ DA MAIA
13 anos atrás

Li alguns comentários acima e cabe dizer que – se foi proposta de PORTO ALEGRE e de seu Prefeito – não dá para correr em Tarumã, pois fica em Viamão (caberia ao Prefeito de lá o pedido). Da mesma forma, em relação ao VELOPARK, que fica em Nova Santa Rita. E Santa Cruz e Guaporé.
Mas, gostaria de elogiar a atitude do PREFEITO. Me surpreendeu positivamente. Sou de URUGUAIANA(RS) e estou feliz em saber que Fortunatti tem esta visão de que o automobilismo é um grande produto de mídia e de turismo para a sua cidade. Tenho vontade de ir a Porto Alegre só para cumprimentá-lo pela iniciativa. Mesmo que não consiga, já levou as “fichas”.
Aqui, em minha cidade, chegamos a ter o inicio de obras para a construção de um autódromo, na década de 70. Aí, um INTERVENTOR desmanchou tudo e fez um loteamento e distribuiu para seus aceclas. Visão ZERO.

Wilson
Wilson
13 anos atrás

Minha sujestão: que tal a corrida começar no Rio Grande do Sul e terminar no Chuí. !!!!!!!!!

ricardo
ricardo
Reply to  Wilson
13 anos atrás

Tu queres dizer de torres ao chuí ? tche!

JP
JP
13 anos atrás

Fico meio triste. A F-1 está em vias de ir embora de Interlagos, pelo menos eu penso. Restaria a Indy pra eu ir algum dia…
Mas também acho que Brasil não é só Rio e SP. Não pode ficar tudo só por aqui.

Neanderthal
Neanderthal
13 anos atrás

Não há um oval no Velopark? Assim ao menos não há risco de criarem curva de 1ª marcha.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Na cidade??? Se bem que em algumas avenidas seria possivel! Sei não…

EduardoRS
EduardoRS
13 anos atrás

Seria lindo ver carros desse gabarito andando em Tarumã, mas a pista não tem condições, e é perigosa demais para os padrões de segurança exigidos, não tem área de escape, seria uma temeridade correr lá. A mesma coisa com Guaporé. Velopark? Tem que ampliar a pista. Sobra Santa Cruz, que fica relativamente longe de Porto Alegre, ou então circuito de rua. Lugar pra correr na cidade, tem. Resta saber se estão dispostos a bancar a brincadeira.

Pedro Fetter
13 anos atrás

E por falar nisso, como andam os guard-rails das margens da marginal do Tietê?

Pedro Fetter
13 anos atrás

Acho um absurdo gastarem uma nota preta em uma corrida de rua, tendo a infraestrutura pronta e livre de qualquer contrato no Velopark, a 30min de carro do centro de Porto Alegre. Se em São Paulo, o contrato com a FOM justifica, em POA o Fortunati só pode ter bobagem na cabeça.

Cristiano Munari
Cristiano Munari
13 anos atrás

Aproveitando a Avenida Beira-Rio fica um trecho bonito, mas li na notícia que pegaria o Centro. Não sei se ali tem como, talvez na Mauá ou na Borges, creio que na Avenida Mauá ficaria melhor e passaria pelo Gasômetro em direção a Beira-Rio. Olha, é uma ideia bem interessante.

Ernesto Longhi
13 anos atrás

Como foi dito, Tarumã seria demais. Mas que história é essa de pista de rua? E o Velopark, tchê?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Velopark…

Daian
Daian
13 anos atrás

Qualquer coisa chama o Tilke!

Daian
Daian
13 anos atrás

Eu diria que na beira do Guaíba tem uma avenida que daria um ótimo e bonito trecho de pista de rua. É a avenida Beira Rio. Poderiam também utilizar um trecho da Ipiranga em frente ao Shopping Praia de Belas ou então descendo a Beira Rio até fazer a curva lá depois do hipódromo.
Demais.

Thiago Pereira
Thiago Pereira
13 anos atrás

Tarumã não tem como… E o Velopark acho que não atende as condições da Indy. O mais provável é que seja uma corrida de rua mesmo.

moacir
moacir
13 anos atrás

A Indy quer pista de rua – e ponto. Mas 2 das opções (Gazômetro e Beira RIO) podem proporcionar belos pegas com retas longas, como a da Marginal do Tietê.

E esse prefeito, que era o vice até o Fogaça renunciar pra perder a eleição estadual, é daqueles que se mexem.

Pode ser que role mesmo. Tomara!

tazio nuvolari
tazio nuvolari
13 anos atrás

E ai Flavio! Li mais cedo sobre o noticiado e trata-se de grata surpresa. O ideal é q fosse em Tarumã, mas axo q os kras vão arregar. Li q a pista seria perto do hipódromo e de clubes d náutica, lugar legal e na beira do lago Guaiba, mas ñ sei como farão, pois, a avenida é cheia de rotatórias a pouco construidas. Na antiga era famosa a curva do estaleiro q levava para reta q passa em frete ao hipódromo, uns 4 km de reta, mas hoje ñ da mais para fazer a curva da mesma forma. Os kras demarcaram as pistas e ñ tem mais como tangenciar. Só para te informar, c é q ñ sabes, houve corrida d motos clássicas/antigas em tarumã e parece q haverá campeonato no ano q vem.
Até a próxima!

Daniel Pedro
Daniel Pedro
13 anos atrás

Ah se Tarumã tivesse condições…

RafinhaDias
RafinhaDias
13 anos atrás

Como morador de POA fiquei surpreso com a notícia. O clássico Circuito da Pedra Redonda, trajeto urbano da zona sul da cidade por onde as carreteras corriam até a inauguração de Tarumã não tem a menor condição.
A parte plana e bonita fica na costa do Guaíba, atingindo o estádio do Internacional, Parque Marinha e a Usina do Gasometro.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
13 anos atrás

Mas precisaria ser de rua? Porque tem Tarumã (mesmo sendo na Grande POA), tem o Velopark, Santa Cruz, Guaporé…

Arlei Vieira
Arlei Vieira
13 anos atrás

Se formos levar em conta o modismo e a influencia economica…………..VELOPARK. Se pensarmos numa pista rápida de verdade, desafiadora, Tarumã.
Ponho minhas fichas no Velopark.

galileu
galileu
Reply to  Julio Cezar Kronbauer
13 anos atrás

tomara, esse circuito no sambo0dromo é uma piada, imaginem esse traçado, (quem é de sampa conhece): lagrga-se no sambodromo,segue-se pela Olavo fontoura, contorna-se a praça de bagatelle, enta a direita na santos dumont indo até a braz leme, retorna-se pela santos dumont até a praça de bagatelle entra-se a direita NA OLAVO FONTOURA RETORNANDO AO SAMBODROMO, MUITAS RETAS E ALGUMAs curvas dificeis, seria legal.