MORTE NO EUSÉBIO

SÃO PAULO – Daniel Maia, 38 anos, corria na Fórmula V 1.8, uma categoria regional que é disputada no autódromo do Eusébio. Perdeu o controle do carro, um monoposto que usa motor AP, e bateu no muro da entrada dos boxes. Morreu neste domingo. É a primeira morte no autódromo cearense, que fica perto de Fortaleza, desde 1979.

A foto ao lado foi feita pelo jornalista Robério Lessa, especializado em automobilismo, que tem o blog Sobre Carros e Corridas.

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manuel oliveira
manuel oliveira
13 anos atrás

se não podemos eliminar os riscos vamos pelo menos deminui -los projetando as possibilidades dos mesmos

Magnum Freire
13 anos atrás

Aqui, o vídeo com esse trágico acidente.
http://www.youtube.com/watch?v=GOHtuGcBHHI&feature=player_embedded

O socorro leva 1m e 20 seg, pra chegar ao local. Qual é a recomendação?

Minha cidade merece uma reforma do autodrómo. E o Secretário da Casa Civil, que foi presidente da FCA, deveria se encarrgar de um projeto e execução das melhorias da pista.

Principalmente que já passaram 4 anos e pouco se fez. Com a releição do governador, cuidar mais um pouco desse polo.

http://www.youtube.com/watch?v=GOHtuGcBHHI&feature=player_embedded

Eusébio Sachser
Eusébio Sachser
13 anos atrás

Duas coisas: meus sentimentos a familia por essa perda e; fiquei curioso ao saber que existe uma cidade com meu nome e tem um autódromo. Abraço Flavio, estou lendo seu livro.

giovenardi
giovenardi
13 anos atrás

heya … olhando o video do UOL ví um fiscal de pista sendo “atropelado” pelo carro do Daniel .. alguém reparou?

André Micheloto
André Micheloto
13 anos atrás

Vamos parar! Que ninguém imagine que qualquer categoria de monopostos do mundo tenha seus bólidos com segurança semelhante à de um Fórmula 1. Aqueles cockpits estão anos-luz à frente da maioria em qualquer quesito de segurança.

E pra falar a verdade, mesmo sem conhecer profundamente as características construtivas do F-V, arrisco dizer que deve ser bem compatível com a velocidade que atinge, principalmente em curvas. Um kart 2 tempos dever ser mais perigoso.

O que não se pode tolerar é aquela quantidadezinha vagabunda de pneus num muro de entrada de boxes, porque o quê faltou ali foi absorção de impacto. É ridículo e negligente sim, porque uma barreira adequada seria fácil, rápida e barata.

Mas tais “descuidos” não chegam a ser nenhuma novidade por aqui, convenhamos.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
13 anos atrás

Sempre que escuto a expressão “categoria máxima do automobilismo” sobre a F1, me pergunto qual seria a “categoria mínima” do esporte. Mais uma pergunta que me foi respondida pela internet.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Lamentavel mesmo! Que panca!

Paulo Marcelo
Paulo Marcelo
13 anos atrás

Palavras de quem já correu no autódromo. A segurança do autódromo é péssima!!! A Federação Cearense de Automobilismo está enroladíssima, com suspeitas de fraude e etc. Esse acidente só veio comprovar a falta de responsabilidade dos membros da federação.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Mais uma notícia triste. Meus sentimentos à família e amigos e à família dos esportes a motor. Vamos em frente.

Fabio Pozzo
Fabio Pozzo
13 anos atrás

O Site dos Nobres do Grid colocou no ar uma matéria fazendo o “Raio X” do autódromo de Fortaleza. A matéria saiu tem uns 10 dias… parecem que os caras estavam adivinhando.
Falaram exatamente do risco na mureta dos boxes e dos pneus amarrados com cordas… tem até o vice presidente da federação dizendo que aquilo não era um problema.
Saiu um editorial hoje no site.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Bater na quina é complicado.

E esse carro lembra muito os Fórmula A que corriam no Paraná há alguns anos. E não parecem ser muito mais resistentes do que eles. O Rubem Gonzalez tem toda a razão.

Força para a família e para os amigos, e que o Daniel descanse em paz.

Italo Drago
Italo Drago
13 anos atrás

Olhando o link do UOL que o “diogro” mandou, deu pra ver que o cara bateu bem na quina da entrada dos boxes, q era só protegida por uns pneus amarrados…
O vice-presidente da FCA é o tal de Chico Jereissati, qual o parentesco com o galego futuro ex-senador?

Fabio Souza
Fabio Souza
13 anos atrás

Pelo jeitão da batida, foi um azar, pois ele pegou a quina do muro. Somente uma avaliação especializada poderia dizer se o HANS seria útil ou não, seria necessário saber quais foram os danos e quais deles causaram a morte do piloto. O autódromo em termos de acomodações é precário, e existem alguns pontos (passagem da pista sobre a passagem de carros, que antes era uma ponte e hoje é um túnel. Se não me engano tambem tem uma mureta proxima e trata-se de um trecho de média alta velocidade, que dá acesso à última curva. Mas de qualquer forma, é uma lástima. Eu ia levar meu filho para ver as corridas no domingo, mas tive um imprevisto e acabei não podendo ir. Ainda bém, pois não seria uma experiência boa para uma criança de 7 anos. No mais, meus pêsames para a familia do piloto.

Italo
Italo
Reply to  Fabio Souza
13 anos atrás

Fábio, o HANS só protege cabeça e pescoço, visando principalmente evitar a chicoteada da cabeça num impacto e a lesão na região cervical que poderia deixar o piloto paralisado do pescoço pra baixo.

O texto do site fala em morte por politraumatismo, o que contradiz a afirmação de que a “célula de sobrevivência” ficou intacta. No mínimo não cumpriu sua função de deformar para minimizar os danos ao ocupante, se a velocidade do impacto foi relativamente baixa como disseram.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
13 anos atrás

Será que essa grana que o Presidente da Federação desviou não daria pra colocar uma barreira decente naquele muro da entrada dos boxes?

Força para família e amigos.

Silvio Camelo
13 anos atrás

Ele estava na minha frente(ele estava em segundo lugar, Tibúrcio Frota em terceiro e eu em quarto) quando sobrou na saída da curva da Dirce(entrada da reta) e atravessou já decolando sem quase nenhum atrito dos pneus com o solo, projetando-se violentamente contra o início do muro. Ninguém mais do que nós(seus amigos) que estavam na pista lamentam o ocorrido. Fatalidades ocorrem aos montes todos os dias. Colocar a culpa exclusivamente no carro ou na pista é muito fácil ! Por favor (os leigos)vão expecular sobre assuntos que vçs conheçam!

Pasquale Cipro Neto
Pasquale Cipro Neto
Reply to  Silvio Camelo
13 anos atrás

Você não tem cedilha.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Silvio Camelo
13 anos atrás

Silvio, primeiramente lamento o ocorrido conforme já escrevi acima. porém o fato de você pilotar um carros desses não te faz um especialista, sou tecnico mecânico especializado com mais de 23 anos de estrada e sei do que estou falando, não sou leigo não.
Não sei como ocorre a homologação desses chassis pela CBA, ou se os mesmos atendesm aos preceitos minimos em relação a deformação, absorção de energia e célula de sobrevivência. Ao invés de chamar todos que opinam aqui de néscios seria melhor que você encaminhasse uma cópia do laudo de homologação desses monopostos, seria muito mais esclarecedor e convincente do que acusar levianamente quem criticou a segurança passiva e ativa do carro, do autódromo e do evento en sí;
Pilotar um avião não faz de ninguém um tecnico aeronautico ou especialista em segurança aérea, o mesmo se aplica para uma pista de corridas, para nossa vida e para o cotidiano em geral, já disse e repito: a vida desse rapaz não volta, então que ao menos sirva de lição para os que ainda estão vivos, entre eles você.

Aldemir Gouveia
Aldemir Gouveia
Reply to  Silvio Camelo
13 anos atrás

Rubem Gonzale, se vc é tecnico mecanico e não sabe se o chassis do carro é de fusquinha ou brasilia, então fique calado e não dê sua opnião no que vc não sabe e vc dizer que o carro parece uma alegoria de escola de samba é pura imbesilidade sua…fique sabendo que aqui no Ceará fabricamos hj tres carros Formula-V,ST e CTM. e já fabricamos os ESPRONS vendidos para os paulistas e estamos fechando negocio com 20 CTM(inicialmente) para um campeonato SP/PR.nosso autodromo não é o mais seguro do Brasil tem coisa muito pior por ai mas foi o primeiro do N/NE e um dos primeiors do Brasil,isso já orgulho para nós pilotos e cidadões CEARENSES. Aldemir Gouveia(piloto de Marcas e CTM)

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Silvio Camelo
13 anos atrás

Caro Aldemir, o fato de “vocês” – por que não nós? eu falei o que achava do carro e não do seu povo que para mim é o meu povo também, o fato de morar no Rj não me faz diferente de nada nem ninguém , seja do Ceará , do Acre ou de qualquer lugar, pare com esse provincianismo ridículo e defenda suas idéias com argumentos mais plausíveis.
O Silvio Camelo respondeu ao meu questionamento de forma técnica e convincente, opiniões são mudadas através de argumentos lógicos e não baseado em cima de atolas afirmativas tipo:
– Vocês só falam isso porque somos nordestinos…… porém saibam que fazemos isso , aquilo e aquilo outro!!!!!

E daí? questionei frisei ou citei aonde foi feito o carro? se foi em SP. CE ou se foi importado da Inglaterra?

Releia o que eu escrevi e apesar de todos os argumentos mais que tecnicos que recebi continuo achando que um monoposto que mata o seu condutor a meros 100 km/h , há algo inseguro na situação. ou é monoposto inseguro ou a condição insegura que gerou essa fatalidade, e fique claro que em nenhum momento deixei de respeitar a dor dos parentes, amigos e automobilistas em geral.
Por mais cruel que possa parecer, é na tragédia que o homem acaba aprendendo mais sobre segurança do que em qualquer ensaio teórico, o maior exemplo da era moderna foi o Titanic que dividiu a construção naval em antes do titanic e pós titanic, a própria F-1 só alcançou o nível de segurança atual depois de promover uma verdadeira carnificina até os anos 70.
O que ocorreu alí foi um somatório que pode ocorrer de novo a qualquer momento, ao invés de indignação deve-se averiguar com total isenção quem contribuiu com a maior parcela no triste episódio, para que se o mesmo vir a se repetir que o resultado seja diferente. sem picuinhas.

aldemir gouveia
aldemir gouveia
Reply to  Silvio Camelo
13 anos atrás

caro Rubem,
em momento nenhum me fiz de vitima(nem preciso) por ser nordestino,pelo contrario, tenho muito orgulho,vc é que sem conhecer o carro falou que parecia uma alegoria de carnaval e era uma bomba.desta maneira vc ofende Cearenses,Paulistas ou Ingleses.sds,Aldemir Gouveia

Snowmeow
Snowmeow
13 anos atrás

O autódromo tinha sido reformado para estar em condições de receber corridas da Fórmula Truck. Portanto, na minha opinião, a culpa não é da pista.

Infelizmente, foi uma fatalidade, e procurar culpados para fatalidades como essas é totalmente inútil. Infelizmente aconteceu, o que é imperativo é saber O QUE exatamente causou a fatalidade. Defeito no carro? Erro de projeto do muro dos boxes? Não com o intuito de punir, mas para evitar que outras fatalidades possam ocorrer.

Automobilismo nunca foi um esporte seguro. Infelizmente, chegou a hora dele, assim como chega a de todo mundo. Força para os que ficam.

Ricardo III
Ricardo III
13 anos atrás

Tem a imagem no Terra..aparentemente ele perdeu o controle numa tangência e deu de cara com a quina do muro da entrada dos boxes, protegida por pneus….uma fatalidade, em todos os sentidos…..é.algo que, algum dia, vai ocorrer em Interlagos pois o acesso aos boxes é o pior possível para quem acelera `a 280 km/h….bateu, divide o carro no meio, em qualquer circunstância….R.I.P,

Aldemir Gouveia
Aldemir Gouveia
Reply to  Ricardo III
13 anos atrás

Ricardo, não sei se vc conhece nosso autodromo mas é como vc falou,a entrada dos boxes é muito parecida com a de interlagos,só que a gente nao usa mais essa entrada. ela ficou como está, porque é usada para saida de boxes da formula truck que corre no sentido contrario ao nosso.

Tazio
Tazio
13 anos atrás

Seu Zé L.., preparador a 40 anos no RS, disse certa vez: “Obito na pista, e como queda de Avião, nunca por um só motivo”. As vezes soma-se pequenos detalhes de segurança que somados levam ao obito, principalmente num carro de formula. É sempre triste para todos este tipo de incidente, para a Familia, para os Amigos e para quem gosta de Corridas.

Silvio Camelo
Reply to  Tazio
13 anos atrás

Caro Tazio, quem sabe sabe, parabéns pelo seu comentário ! Em 850m de reta, o carro foi exatamente naquele metro fatal. Realmente foi a somatória de pequenos detalhes que vitimou o nosso Daniel. O cockpit sofreu uma deformação mínima no lado direito do piloto, infelizmente o ângulo da colisão causou traumas severos nas costelas( quebra e perfuração de pulmão) e pescoço.

diogro
diogro
13 anos atrás

Flavio Gomes,
o vídeo do horrível acidente nesses carrinhos feitos com bloco de fusca e motor AP 1.8.
Não achei no VocêTubo, então não sei se você vai deixar aqui. Abraço!
http://tvuol.uol.com.br/permalink/?view/id=piloto-daniel-maia-morre-durante-corrida-da-formula-v8-0402983262DCA17307/mediaId=8747121/date=2010-11-29&&list/type=tags/tags=269/edFilter=all/

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Honestamente o carro parece uma alegoria de escola de samba (mal) montada sobre uma plataforma de fusquinha ou Brasilia, pelo visto só que mais inseguro que o carro de que derivou, a 100 km/h nem no ciclismo é adimitido que alguém morra.
Desculpe o que pode parecer desrespeito mas é um alerta: o carro deve ser exatamente aquilo que aparenta, UMA BOMBA!!!!!!! Meus pesâmes para para familiares, amigos e o automobilismo de uma forma geral e que ao menos não tenha sido em vão, que se tirem lições de mais esse acidente fatal e que ao que parece poderia ter sido evitado sem nenum grande esforço, apenas um pouco de bom senso e visão crítica.

Silvio Camelo
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Caro Rubem, como frisado entre parenteses, estou me dirigindo aos leigos, não à sua pessoa. Sou Eng. Mecânico, projetista do chassis do Troller ( T4/T5) , fabrico réplicas que já foram matéria do Auto Esporte em duas ocasiões e atuei e atuo em vários projetos de pista e rua no País utilizando o que há de mais moderno em softwares de elementos finitos e validação matemática na prática, não trabalho no campo dos “achismos”. Concordo com você que piloto nem sempre é técnico, só que eu sou técnico e piloto. Quem não conhece o autódromo e o projeto do carro é que escreve de maneira leviana, não eu.O carro foi homologado e este documento estará anexado ao inquérito que foi aberto na delegacia do Município do Eusébio e que só interessa as autoridades competentes.Favor respeitem a dor dos familiares e amigos !

Rafael Ramos
Rafael Ramos
13 anos atrás

Cheguei a fotografar várias corridas da Formula V, Super Turismo e a extinta CTM2000 no Eusébio.
O autódromo pode não ser o melhor e mais seguro, mas graças a Formula Truck, ele tem melhorado bastante.

Sobre o acidente, ouvi falar de conhecidos que lá estavam que a célula de sobrevivencia continuou inteira. Porém, o piloto não usava HANS. Além disso, apenas poucos pilotos usam macacão anti-chama.
Faltam diretrizes de segurança mais rigorosas, além de fiscalizaçao.

Mas o que esperar de uma federaçao cujo presidente é preso suspeito de um monte de crimes?

Robério Lessa
13 anos atrás

Olá, Flávio e amigos que acompanham seu conceituado blog e site.

Só para constar é que na matéria do Diário houve um engano quanto à informação da morte de outros pilotos em acidentes na pista do Eusébio. O último a morrer foi, de fato Thomas Comber, que após o acidente em 1979 ficou um ano e oito meses em coma. Antes dele teve a morte de Haroldo Peixoto em 1980. Parece estranho, mas mesmo tendo acidentado em 1979, Comber faleceu em 1981, no recife, onde estava hospitalizado.
Abraços e à dispozição.
Em tempo…quanto ao projeto do carro não tem nada de adaptação.

vagner oliveira
vagner oliveira
Reply to  Robério Lessa
13 anos atrás

realmente o primeiro acidente ocorreu com aluizo de castro e thomas comber,os carros engrenaram as rodas e o do pernanbucano decolou vindo a cair virado afetando assim a cabeça do piloto que ficou em coma.

vagner oliveira
vagner oliveira
Reply to  Robério Lessa
13 anos atrás

haroldo corria de formula v ,mais se acidentou testando um modelo de rua se nao me engano um fiat 147

Osmar Cassão
Osmar Cassão
13 anos atrás

Não foi lá que prenderam o presidente da federação estadual de automobilismo?
Não conheço a pista nem o carro.
É preciso lembrar que acidentes acontecem nesse esporte e, mesmo com as mais rígidas medidas de segurança, um detalhe qualquer tira a vida do piloto.
Mas também acho importante que o pessoal reflita bastante sobre as condições de segurança do autódromo e ainda sobre as medidas de segurança do próprio veículo.
Nunca é tarde para começar a fazer a coisa certa.

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Lamento pelo ocorrido. Não sei nada sobre o carro, mas já estive na pista algumas vezes, e não dá pra chamar aquilo de autódromo. Não se deveria correr de nada lá. Zero em segurança

Italo
Italo
Reply to  Valmir Passos
13 anos atrás

Quem le a nota do Diário do Nordeste que está linkado no texto do FG tem a impressão que o acidente ocorreu nos novíssimos autódromos do Tilke, tamanha a segurança descrita no texto.

Aquele amontoado de pneus amarrados com arame “protegendo” da mureta deve mesmo seguir as normas de segurança da FIA. Idem para o carro dobrado ao meio mas que segundo o texto continuou totalmente íntegro depois da batida.

Lamento a perda de mais um piloto.

marcelo ivo
marcelo ivo
13 anos atrás

Interessante que esse campeonato nunca havia sido divulgado pelo GP!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  marcelo ivo
13 anos atrás

Não cobrimos todos os campeonatos do mundo. Mas quando acontece algo de relevante em qualquer categoria, é claro que noticiamos. Queria o quê? Que simplesmente fingíssemos que nada aconteceu?

Danilo Candido
Danilo Candido
13 anos atrás

“Autódromo” (entre aspas mesmo, aquilo não é autódromo nem aqui nem em lugar algum) e carros precários, só poderia dar nisso…

Silvio Camelo
Reply to  Danilo Candido
13 anos atrás

Caro Danilo, pelas suas palavras , dá prá ver que vç “entende tudo de automobilismo”. Precário mesmo é o seu julgamento!

Franco
Franco
13 anos atrás

É sempre triste a morte de um piloto. Sentimentos a família.

Mas é impressionante o quanto é forte o automobilismo no Ceará.

Roberto Costa
Roberto Costa
13 anos atrás

Flávio segue o que escrevi no facebook!

É a terceira (morte) desde a inauguração em 1969.

Thomaz Comber- Fórmula Vê – Uma série de erros tais como Santo Antônio de tubo de escapamento envolto em massa plástica e capacete mal amarrado que caiu e ele bateu com a cabeça no chão. O Comber pe…rmaneceu “vivo” por quase um ano porém totalmente inconsciente.

O Haroldo Peixoto – Fiat 147 – Já havia terminado seu treino e se dirigia para casa quando encontrou outros pilotos que seguiam para o Autódromo afim de acertarem seus carros para a etapa final que aconteceria no final de semana seguinte. Capotou inexplicavelmente na reta e estava sem cinto e sem capacete.

O hoje o Daniel.Ver mais

vagner oliveira
vagner oliveira
Reply to  Roberto Costa
13 anos atrás

roberto. desejo salientar que todos os dois pilotos,tanto aluizo como haroldo corriam de formula v ,na realidade em carros feitos pelo sr oliveira sendo assim conhecidos na midia como oli
ja naquela epoca os chasis olis eram feitos com cavernames em aço molibidenio e revestidos com aluminio de aviaçao(duraluminio ou dural)….
no acidente de aluizo x comber,o chasis ficou intacto garantido assim a vida do piloto…estou querendo mostrar assim a tecnologia embarcada nos chasis cearenses

Yuri Papov
Yuri Papov
13 anos atrás

É uma pena que o esporte, que deveria dar só alegrias, ainda produz notícias fúnebres. Por negligência na segurança da pista ou incompetência na construção do carro, sabe-se lá o motivo, perde-se uma vida de forma tão estúpida. Força à família de Daniel.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Impressão minha ou o projeto do carro foi feito em chassi de fusca adaptado? A suspensão dianteira é de fusca, certo?

Silvio Camelo
Reply to  Flavio Bragatto
13 anos atrás

Todo fórmula VEE utiliza suspensão de fusca na dianteira, seja aqui, na Inglaterra, na Austrália.Veja os campeonatos de formula VEE pelo mundo e não escreva mais bobagens!

Aldemir Gouveia
Aldemir Gouveia
Reply to  Flavio Bragatto
13 anos atrás

o chassis é tubular e não de fusca,somente o eixo dianteiro que é de fusca,o carro é seguro,o que aconteceu foi uma fatalidade, não fique especulando besteira de coisas que vc não entende.