OITO DÉCIMOS

SÃO PAULO (incrível) – Depois de 500 km, apenas 0s8 separando o vencedor do segundo colocado. Foram assim, ontem, os 500 Km de Interlagos. Vitória da dupla Chico Longo/Daniel Serra, de Ferrari, com o trio Max Wilson/Nonô Figueiredo/Marcel Visconde, de Porsche, em segundo. Inacreditável.

Não pude ir à corrida, que teve preliminar da Classic Cup/CCC, por conta do trabalho. Mas deve ter sido bem bacana. Público pequeno, me contaram, mas essa é a realidade do automobilismo brasileiro, largado às traças, que só sobrevive graças ao esforço, dedicação e (muita) grana de quem quer correr.

De todo modo, se alguém aqui foi, conte os detalhes.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fred
Fred
13 anos atrás

O Chico Serra saiu com a Lambo,deu na traseira da Porsche do Max que levou 10 minutos para consertar o estrago e ainda chegou 0.8s atras do Daniel Serra.
Voces viram o Daniel Serra dirigindo na chuva na ultima da Stock no Parana’? O garoto e’ ruim de chuva mesmo.

Mauro Batera
Mauro Batera
13 anos atrás

Outro fato interessante dos 500 Km de Interlagos é que, até 1982 a prova era realizada no anel externo, e até 1989 as Mil Milhas Brasileiras era realizada no traçado original de Interlagos.

Ou seja, duas provas brasileira tradicionais, realizadas em traçados diferentes.

Era fantástico!!!

galileu
galileu
Reply to  Mauro Batera
13 anos atrás

graças ao tio bernie, e outros tios mais, não tremos mais anelexterno, nãO TEMOS MAIS INTERLAGOS e sim um arremedso de cicuito feito .para a formula 1, quem andou no antigom sabe o que estou falando, sabe o sufoco que era a freada do sargento, quem fazia bem a curva do sol era grande candidato à vitoria, ferradura com o seu gela-saco, fantastico, hoje só restam recordações, voce andou lá flavio?, quer curtir um filme de interlagos: roberto carlos a 300 km h, im.pagavel o avallone chutando a ferrari no apel de piloto italiano.

Mauro Batera
Mauro Batera
13 anos atrás

Flavio Gomes!

Estive navegando no site http://www.500kminterlagos.com.br/ e tem todas as edições até a prova de 2006, inclusive em qual traçado a corrida de um determinado ano foi usado.
Vale a pena dar uma conferida, e seria fantástico se esta prova voltasse a utilizar o anel externo com a incrível curva 3!

É só recapear a pista e deixar o pau quebrar dentro dela!

Anel Externo

1ª edição – 07/09/1957
2ª edição – 07/09/1958
3ª edição – 07/09/1959
4ª edição – 07/09/1961
5ª edição – 07/09/1962
6ª edição – 07/09/1963
8ª edição – 31/10/1965
9ª edição – 07/09/1966
10ª edição – 10/09/1967
11ª edição – 11/10/1970
12ª edição – 07/09/1971
13ª edição – 03/09/1972
14ª edição – 09/09/1973
15ª edição – 01/09/1974
16ª edição – 07/09/1982

Traçado Original

Somente na 7ª edição – 07/09/1964

Traçado Atual

17ª edição – 08/09/1997
18ª edição – 08/08/1999
19ª edição – 27/08/2000
20ª edição – 26/08/2001
21ª edição – 27/08/2002
22ª edição – 01/09/2003
23ª edição – 04/07/2004
24ª edição – 31/07/2005
25ª edição – 30/07/2006

Mauro Batera
Mauro Batera
13 anos atrás

O que acontece com as pistas brasileiras é o seguinte:

Stock Car e F-Truck lotam os autódromos, devido as emissoras de tv e também ao mkt envolvido.

Só que provas tradicionais como os 500 km de Interlagos, e tantas outras corridas tradicionais não tem a menor importância para estas emissoras de tv, e como a CBA só se faz presente na hora de entregar um troféu para algum piloto que suba ao pódio no GP Brasil de F1, acaba se tornando isso, um vazio total!

Realmente é uma tristeza!!

Daniel Rodrigues
13 anos atrás

Levei meu filho de 4 anos pra acompanhar a corrida. Fiquei sabendo da existência da mesma no sábado de madrugada, através do blog do Saloma. Uma pena que não tenha sido melhor divulgado mesmo.
Mas posso contar que, como pai, o dia foi mágico. Um dia que meu pequeno certamente não vai esquecer.
A corrida em si foi eletrizante. Estávamos na arquibancada de frente pra largada, e foi lindo ver aquele R8 sair como um capeta. Eu e meu pequenos elegemos a Ferrari 1 pra torcer. Logo no comecinho, ela rodou e perdeu um tempão. E, novamente, foi lindo ver o esforço de recuperação dela. Um verdadeiro show.
Interlagos é uma dádiva da nossa cidade. Deveria ser melhor divulgado, mesmo.
Bom, meu moleque, nem preciso dizer, né? Acordou hoje perguntando se tinha corrida de novo :-)

Abs
Daniel Rodrigues

Alexandre Paíga
Alexandre Paíga
13 anos atrás

Dener Pires, chefe da equipe de Stuttgart e que leva o seu nome, ENTREGOU a corrida à Ferrari ao não realizar a troca obrigatória de pilotos na última parada para troca de pneus e reabastecimento, faltando cerca de 30 voltas para o final da corrida. Tiveram que parar novamente para trocar o piloto, pois Max Wilson, que estava pilotando desde a largada, não poderia ficar por mais de 3 horas no cockpit.
E com certeza essa parada extra no box, entregou a vitória…
PARABÉNS DENER! Ferrari, Via Itália, Chico Longo e Cia Ltda agradecem!

Neanderthal
Neanderthal
13 anos atrás

Foi ótima a corrida.
Provavelmente a chegada mais apertada da história da prova, mas há alguns anos houve uma chegada de uns poucos segundos de diferença, o Mitsubishi Lancer “Special” do Eduardo Souza Ramos tendo um problema na subida do Café, na última volta, deixando a vitória para o Porsche da Sttutgart, eu acho. E tinham largado só 19 carros, se bem me lembro.
Este ano melhorou, ainda bem, acho que eram 26 no grid.
Bem disse o Xandy que a corrida seria boa.

Pode parecer caro os 50 mangos pra entrar nos boxes, mas pelo que percebi dava direito a subir no terraço (com simulador de F1 e show do Paulo Ricardo após a corrida) e lambiscar lanches quentes (embora modestos) de graça.
Comparando a outros eventos nacionais me pareceu bom, simples e honesto.
Lembrando que é uma corrida que tem reabastecimentos, portanto um privilégio poder assistir do próprio pitlane.

Luciano Monteiro
Reply to  Neanderthal
13 anos atrás

O show do Paulo Ricardo vai ser no evento do dia 28, que terá GT Brasil e etapa brasileira do Mundial FIA GT.

Ze Augusto
Ze Augusto
13 anos atrás

Flavinho vai aqui uma bronca, até agora não sei o resultado da premilinar q a classic fez, entrei no seu Blog e no do Saloma e nada? Fica aqui o meu protesto com vcs! Um abraço Zé.

galileu
galileu
13 anos atrás

aÍ VAI UM ABSURDO, muita gente nos boxes, só atrap,alha e gera acidentes, box é lugar para quem está trabalhando, seja jnornalista ou membro da equipe. quanto menos essoas la estiverem melhor o desempenho da prova.

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
13 anos atrás

Estive por lá por todo o fnal de semana. Na sexta estava muuuiiito gelado, mas os treinos estavam agitados. A Classic (neste final de semana chamada de “Carros Antigos”, já que abrigou carros da CCC e tb. os Alfa que não se enquadram no regulamento da CC) teve apenas um “treininho” de 30 minutos na sexta no final da tarde, e apenas 8 carros foram para a pista. No sábado 20 treinaram e participaram da tomada de tempos e no domingo 22 correram. Belíssima corrida, diga-se de passagem.

Sobre os carros dos 500KM achei que estavam em número reduzido, apesar de cerca de 14 super-máquinas (Lambos, Ferraris, Porsche, Viper, BMW).

Gravei e editei vários videos, mas ainda não tive tempo de fazer o upload de todos no vocetubo.

FG: semana que vem (acho que) o Passat # 30 vai ficar disputando posição com voce (o piloto é novato) e o carro deve ir para a pista ainda com as cicatrizes do incidente abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=ko3iXWtRC7c

Imagens do Fórmula VEE:

http://www.youtube.com/watch?v=PyHsbXag9uA

E do R8 da família Negrão:

http://www.youtube.com/watch?v=dr5D-nv_Ppw

Rovilson Portela
Rovilson Portela
13 anos atrás

Estive lá o dia todo. Me surpreendi com a cobrança de R$50,00 pra entrar nos boxes. Mas fiquei alivado quando me disseram que nas arquibancadas era na camisa do vasco. Infelizmente, estava tudo às moscas. Um verdadeiro pecado. A Classic com os Clássicos de Competição estava muito divertida, uma pena que a corrida concorreu com a F1. A fórmula Spider foi razoável e os 500km foi muito legal.

antonio seabra
antonio seabra
13 anos atrás

Procurei pelo resultado completo dos treinos e da corrida (colocações/pilotos/carros/ tempos), nos principais sites de autmobilismo e não encontrei…Nem mesmo no Grande Premio.
Depois esses mesmo sites reclamam do nosso automoblismo, mas eles mesmos não dão dão a devida atençãoao que se pratica aqui !!!!

Antonio

Fábio Jaqueire
Fábio Jaqueire
13 anos atrás

Eu estava lá e não gostei acho que a prova foi muito boa e disputada. Mas acho que a direção de prova exagerou em uma punição dada ao Audi R8, que após a sua 2° parada foi punido por irregularidade no abastecimento, fiquei curioso e cheguei perto da equipe de Andres Matheis que estava inconformado com a punição. Pelo que descobri a irregularidade do abastecimento foi que o integrante da equipe responsável pela extintor estava apenas com uma luva, isso resultou num Time Penalty de um minuto. Um exagero em minha opnião. Porém percebi nas paradas das Ferraris N° 700 e N° 1 tiveram também durante seus abastecimentos coisas estranhas acontecendo. Na N° 700 tudo certo, até o momento em que Ricci assumiu o volante e seu carro estava aparentemente sem embreagem ou a primeira marcha e para sair teve um auxilio de mais integrantes do que parecia permitido. Já na Ferrari N° 1, o responsável pela ajuda na troca de pilotos, não tava usando luvas, apesar do macacão e capacete ele estava sem as 2 luvas. Dos ponteiros (tendo em vista o critério da direção de prova) a unica que não teve nada que poderia ser contestado foi a equipe Denner Motor Sport. Assim, na minha opnião um pouco de exagero na punição ao Audi N° 9.
Que venha as Mil Milhas dia 19/12!!!

galileu
galileu
Reply to  Fábio Jaqueire
13 anos atrás

admiro o andreas como profissional e como p.essoa, não acredito que ele tenha deixado p.assar esse episodio da luva, ele é muito detalhista, confere tudo, na stock é ele quem calibra pessoalmente os pneus, mas regulamento foi fewito para ser cumprido, fazer o que

Fábio Jaqueire
Fábio Jaqueire
Reply to  Fábio Jaqueire
13 anos atrás

Também acho que regulamento é pra se cumprir. Mas todos sem qualquer distinsão. Coisa que eu acho que não aconteceu.
Eu estava ao lado da equipe após a punição para tentar entender por que da mesma. E também estranhei, mas na hora de outro abastecimento o cara ia dinovo com uma luva só, se não é o assistente do Andreis correr era mais um minuto de punição.

Luciano Monteiro
Reply to  Fábio Jaqueire
13 anos atrás

Quanto à punição, Fábio, sem julgar seu mérito, cabe observar o que foi comunicado a todos os pilotos no briefing, sobre eventuais punições com time-penalty – o tempo mínimo de parada seria de um minuto.

Dú
13 anos atrás

Vitão, foi mesmo. Passaram por cima do Audi, Porsche, Ferrari.
Agora, precisa ver se a negada estava andando com a restrições da GT..

vitão
vitão
Reply to 
13 anos atrás

não tava não, estavam sem o restritor .

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
13 anos atrás

Porra FG,
Agora toda vez que rolo a página do blog, encontro com aquela bruxxa tedesca.
Não vou dormir esta noite!

gildo
gildo
13 anos atrás

Flavio,
estive la na Classic que foi uma prova legal junto com as Alfas. Teve muito racha e o publico gostou muito!
Assisti os 500km a primeira hora. As 15 primeiras voltas foram de arrepiar: R8,porche,lambo e ferrari…espetacular no S do Senna inumeras voltas!Briga de cachorro grande!!! No bloco de tras: omega, golzinho, peugeot,volvo e M3… emocionante da mesma forma…Parabens SZambello, que levou seu pai Sr..Emilio que vi correr nos 500km de 1970!
Abraco e voce e teu Lada SS fizeram maior falta!
Gildo

galileu
galileu
Reply to  gildo
13 anos atrás

eun disse que ia levar um chevette e o flavio amarelou

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
13 anos atrás

E foram 3 horas e 15 minutos de prova para apenas 8 décimos de segundo de diferença. Sensacional!

Sergio Takehara
Sergio Takehara
13 anos atrás

E sobre o público… cerca de meia dúzia na arquibancada A e mais uma dúzia nas cobertas na frente dos boxes. Os credenciados não contam né? Isso porque corriam todas as marcas do GT3 Brasil, menos Ford GT-40. Triste, bem triste, mas por outro lado a corrida foi bem interessante.

galileu
galileu
Reply to  Sergio Takehara
13 anos atrás

ninguem divulga, ninguem gasta um centavo com televisão, ninguem se importa com nossas categorias de corrida, é isso que dá colocar em um cargo um rotegido politico, e não um tecnico no a\ssunto, porque não colocam um ex pilkoto para administrar o aUTRODROMO, como fizeram no .passado com o edgar, gente, até quando isso vai acontecer?

marcão
marcão
13 anos atrás

A qualidade da ferrari caiu ou a dos porsches melhorou?

Eu já vi essa ferrari terminar os 500 com vinte voltas na frente do segundo colocado…..

Fernando Daier
13 anos atrás

eu estava lá e pude ver o começo com mtas disputas entre o audi R8,o porsche GT3,duas lamborghinis,a ferrari da via italia etc.
realmente uma pena as arquibancadas vazias e os boxes cheios.
Gde esforço do Silvio Zambello,do pai dele,do Gancia,e de outros anonimos.
Não sei o que acontece para que Interlagos esteja nesse abandono de divulgação.
O automobilismo brasileiro tem mta história.
aquilo é o templo dos apaixonados por carros e pelas corridas.
apareceu o formula V do mestre Joca e por incrivel que pareça consegui entrar e sair dele sem esforço.
Adorei o brinquedo,faço votos que emplaque.
Apareceram nos boxes da LF o Xandy Negrão,o Paulão Gomes e outros famosos pra ver o renascimento do famoso FV.
Aproveitaram e deram uma olhadinha nas nossas velharias
e pude ver o qto curtiram ver os carros do passado ainda fazendo história e Interlagos.
Tb fiquei sabendo que o autodromo ficará fechado de janeiro a outubro por conta das reformas que a F1 exigiu.
Nem sei se é verdade,mas se for pergunto: onde vamos nos divertir em 2011?
Londrina? Velopark? Curitiba?
Sentimos sua ausencia na nossa prova!
abs

galileu
galileu
Reply to  Fernando Daier
13 anos atrás

e quem vive do campeonato paulista, faz o que? morre de fome, esse é o aBSURDO DOS ABSURDOS, por causa do tio bernie, ficamos sem emprego?

N I P O - L U S O
N I P O - L U S O
13 anos atrás

Só uma pequena observação: As LAMBOS ficaram pelos 500 km e SUMIRAM na 2ª hora… Que LÁSTIMA, ainda saíram 04 na LARGADA…

vitão
vitão
Reply to  N I P O - L U S O
13 anos atrás

conforme me disseram, foi só para fazer figuração e testar para a prova da GT3 Brasil em 28/11 .

Luciano Monteiro
Reply to  N I P O - L U S O
13 anos atrás

A Lambo #171, de Antonio Zogbi, foi inscrita para que o piloto pudesse fazer testes – como os fez. Não largaria, de fato.

Chico Serra/João Adibe, dupla da Lambo #177, teve problemas na parte elétrica. Não sei dizer o que houve quanto à #133 de Bruno Garfinkel/Rafael Daniel.

De qualquer forma, merece notas um grid que reúne Ferrari GT2, Ferrari F430, Porsche 911 GT3 RSR, Audi R8 LMS, Lamborghini LP560, BMW M3, Volvo C3, VW Gol, Peugeot 206, Dodge Viper Coupé, Omega Stock e protótipos, em sua maioria Spyder, mas também alguns MCR – um deles com motor Audi turbo.