OS GAROTOS
SÃO PAULO (que coisa) – Daniel Ricciardo, que apesar do nome é australiano, foi o mais rápido hoje no primeiro dia dos testes de estreantes em Abu Dhabi. Seu tempo, 1min39s616, foi apenas 0s222 pior que o da pole de Vettel no sábado, como lembra o indigitado Fábio Seixas em seu blog.
O que chamou a atenção foi o desempenho de Pastor Maldonado, andando com a Hispania. O venezuelano, que será piloto da Williams no ano que vem, aproveitou a deixa para ter sua primeira experiência com um F-1 no time que, por sua vez, anunciou há alguns dias uma parceria técnica com a própria Williams. Parceria que pode não dar em nada porque a Hispania tem seu futuro bastante comprometido. Curioso é que foi o primeiro teste da história da equipe, que estreou no Bahrein sem um quilômetro rodado sequer.
Mas eu dizia que seu tempo chamou a atenção porque ele virou a melhor volta em 1min43s750, contra 1min45s085 de Bruno Senna na classificação de três dias atrás. É muita diferença. Explicações? Difícil acreditar que o cara é bom o bastante para sentar no carro e de imediato virar quase 1s5 mais rápido que alguém que correu a temporada toda. Os bons tempos da molecada, Ricciardo, especialmente, indicam que as equipes podem não ter sido lá muito rigorosas com algumas exigências do regulamento. Peso mínimo, por exemplo. Em testes, meio que vale tudo.
Em todo caso, sigamos estes treinos com atenção. Afinal, são garotos que, em breve, podem estar assumindo lugares importantes nos próximos anos. E como a F-1 proíbe testes durante a temporada, essa é a chance que cada um deles tentará agarrar de todas as formas. Uns estão pagando para andar. Outros são apostas de certos times e/ou patrocinadores. A Ferrari, por exemplo, investe forte nesse francês Jules Bianchi, que andou mal hoje. A Renault enfiou um russo no cockpit.
Detalhe: estão todos ainda com pneus Bridgestone. Amanhã a petizada anda de novo. Depois, um dia de folga e na sexta e sábado entra a Pirelli em campo. Aí, sem estreantes. Mas nem todos os titulares de 2010 vão andar.
Os motores eram novos e a pista estava mais emborrachada. O Edd Straw, da Autosport, disse que a pista estava quase 1s mais rápida que no sábado.
É que finalmente veio um a entender quando gritam no rádio: “solta lo freno de mano!!”
Claro que teve vários fatores ai !!!
– Pneus Novos
– Nenhuma obrigação de conservar equipamento
– Cheiro de combustivel no Tanque
– Mapeamento de motor para algumas voltas e não 2000 Km.
– Pista mais emborrachada.
Queria chamar a atenção para o melhor estreante do ano, Michael Schumacher, sim !! ele é estreante sim !!!!
03 anos sem correr, dá para considerar diferença de desenvolvimento de uma GP2 por exemplo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vcs queriam que a Mercedes mandasse o Hook do ano embora ???
O cara é um fenômeno, carros diferentes, pneus diferentes, regulamento diferente (sem abastecimento).
O cara mandou muito bem, nem as pistas ele conhecia todas.
Que eu saiba o Pastor Maldonado testou de Williams e não de HRC.
Se ele testou de HRC, deve ser visto se foi com o mesmo pneu, mesmas condições, mesmo carro, mesmo isso e aquilo, porque obviamente ele não é Fernando Alonso, e na GP2 era um piloto maluco que se envolvia em inúmeros acidentes.
Achei que o seu tópico foi feito pra gerar polêmica, e funcionou…
Testou de Hispania ontem e Williams hoje. Informe-se rapaz, e não me encha.
Flávio,’m
Isso mostra que os quatro brasileiros que estão na F1 NAO serão campeões da F1 nunca.
Senna e Grassi Sao pilotos fracos e NAO merecem equipes melhores.
Massa e Barrichello pilotos razoáveis .
Barrichello NAO será campeão . A chance dele foi em 2009 e ele NAO aproveitou.
Quanto ao Massa que temporada medíocre. Eu que sempre o defendi NAO esperava por esse comportAmento.Da forma como o Massa pilotou este ano NAO merece estar na Ferrari devendo dar o seu lugar para o bruxo polonês Roberto Kubza( NAO sei como escreve).
Faço um apelo aos pilotos brasileiros usando uma frase do saudoso Ayrton. Senna: “” Os pilotos ficam dando desculpa para justificar o fraco desempenho. Ora o responsável e o carro, ora o pneu, ora a equipe mas esquecem de olhar para si”. Massa para de falar dos pneus. Será que eles NAO aquecem em pleno deserto ?!
Depois dos testes de hoje, podemos concluir que:
Vettel e Webber tinham carros muito melhores que o resto.
Hamilton tirou leite de pedra o ano inteiro. Alonso também.
Rubinho andou muito bem.
Rosberg e Schumy não estavam tão a pé quanto diziam.
Kubica sempre teve um carro bom (=Mclaren e Mercedes).
Pra finalizar, se Vettel estivesse de McLaren e Hamilton de RedBull, o inglês teria fechado esse campeonato em setembro.
Concordo. Não torço pelo Hamilton, mas na F1 atual só o Alonso pode fazer frente ao inglês (rápido e agressivo). Talvez o Kubica. Vettel tem que errar um pouco menos.
Pastor Maldonado não deve ter feito nenhum milagre, pois o carro é o mesmo usado na corrida… já está acertado, o time já sabe os pontos fracos dele, então é só “dar um tapinha” no setup, tirar uns litros de gasolina, etc…
Para se ter uma idéia o Ricardinho ficou pouco abaixo do tempo da pole com a Red Bull do Vettel, mas acredito que a equipe só tenha mudado o ajuste do cinto de segurança de da fivela do capacete.
Olha, o Montoya de gorro!
A pista tava mais emborrachada, os motores não estavam mais controlados (poderia estar usando um nono motor). Isso faz com que os tempos caiam bastante. Além disso, o carro já estava acertado.
Basta ao piloto entrar e dar voltas até se acostumar com a pista e depois mostrar serviço andando rápido. Os garotos vão superar os veteranos, não tem como não superar.
Flavio, me chamou a atenção isso tambem, acho bem estranho, porem, o Pastor é macaco-velho na GP2, andou 4 anos e na osei nao, pode ser que tenha conseguido andar rápido com um carro da Hispania (quardada as devidas proporções) mas andar abaixo do tempo do Senninha nao é la muita coisa, mas é bem estranho e intrigante ao mesmo tempo.
Assistindo algumas etapas da F3 britânica de 2009 dava para ver que este Ricciardo é do ramo.
caro flavio, sempre q posso, leio os teus comentarios e sou muito ligado a autos antigos e entendo algo de formula 1. o q gostaria de falar e sobre os comentarios mal educados e anti esportista do sr mauro cezar pereira , sobre a pista e o complexo todo de abu dhabi.
ora flavio, como a copa do mundo, todos os paises, q se encaixem e tem condiçoes, podem sediar uma corrida, ou nao? e triste e real, nao ter tradiçao em abu dhabi, mas chamar a pista de lixo, e o pais tambem, foi lamentavel.
sabemos q o sr galvao e o maior paga pau de tudo, mas chamar abu dhabi de lixo, foi grosseiro
um abs pra vc e parabens pelo blog
Todo mundo achando explicações para menosprezar o talento de alguns dos novatos.Pode ser que alguns sejam realmente grandes pilotos e o tempo veio.Não se esqueçam ,que Kobaiashi,passou anos desprezado e subavaliado nas categorias de base.Não entendo ,por que a FIA não libera tres carros por equipe,talvez por que fique mais dificil manipular.
Isto, eu não aguento !!! Já não bastavam as viúvas do tio, agora surge as viúvas do sobrinho…
que é isso? o sobrinho oficiaL abandonou a carreira no kart quando o tio morreu, ele tinha a pista da fazenda a disposição a hora que quizesse, inclusive na inauguração da pista, ele deu a maior caNSEIRA NO TIO, pergunte a quem esteve presente, vai se informar primeiro antes de escrever o que não sabe
Calma Flávio,
Não brigue comigo. heheehehe
Aqui não está se discutindo furos de reportagens ou a formula mágica do funcionamento do carro da RBR.
Uma coisa que se tem na vida, é lógica, se o Ricky é tão rápido mesmo, assim como todos os outros cabaços, dispensem todos os outros pilotos experientes e vitoriosos e os contratem.
Porque quase todos, pelos tempos de suas voltas, devem ser fenomenos e custariam bem pouco, alguns até pagariam pra correr nessa equipes. Melhor custoXbenefício não se tem.
Quer coisa melhor?
heheheheheh
Falando sério, o que se tem nessa temporada, é garoto querendo brilhar pra conseguir uma boquinha na F1. Não dá pra relegar todas informações trazidas pelos amigos acima e retiradas de outras fontes de informações de profissionais, inclusive.
Não dá pra crer que no primeiro contato de F1 da maioria deles, praticamente todos arrebentem os tempos de pilotos com anos de F1.
E sobre informações, hoje não se precisa está no paddock pra ter informações, existem bloggers mundo a fora com boas informações, inclusive o de vossa excelência que humildemente visito.
Abraço.
pra quem quiser saber em detalhes, no pitpass.com tem um relato com pormenores (essa palavra é esquisita mas significativa) dos testes de cada equipe. p.ex.: oliver turvey na mclaren, passou a manhã testando novidades aerodinâmicas e também diferentes cargas de combustível, pois a equipe vai usar um novo fuel system (será sistema de alimentação a tradução certa? não sei) para 2011. De tarde o moleque pode se divertir experimentando diferentes acertos de carro.
E nenhum brazuquelho na parada; sinal dos tempos.
Mas tem um jovem portuga pra se torcer a favor. Andou de Force India, fez séries longas de voltas e agradou à equipe. Tomara vingue.
Hahahahahaha
Todo mundo falou a mesma coisa.
Mas o Flávio Gomes não dá o braço a torcer.
Verdade. Todos têm excelentes contatos nas equipes.
FG. Mesmo com esses tempos excelentes, precisamos coloca-los no contexto certo. Muitos caras aí em cima vão por essa linha de raciocínio e acho q está certo. Os tempos foram ótimos, mas…
Outra coisa, a Red Bull mais uma vez deu show e a Hispânia, mesmo virando mais baixo do que com seus “oficiais” ainda ficou 1 semana do tempo do Ricciardo!!. Coisinha ruim essa , não?
Esses tempos estão errados, porque os tempos da Virgin estão quase 2 segundos melhores que o tempo do Glock…e o rapaz teria ido ao Q2…tem algo errado nesses tempos, pelo menos nos da Virgin, Hispania e Lotus, pois do contrário o melhor é mandar o Senninha, Di Grassi, Glock, Klien , Trulli e Kova passearem…
Naturalmente o setup dos carros estava diferente, principalmente o peso. Caso contrário, qual é a razão de pagar um dinheirão por pilotos de ponta se os novatos estão a dois décimos deles?
Se eu estivesse na Hispania, colocaria até hélio nos pneus para ficar mais leve e aparecer no meio do pelotão.
E a borracha ajuda sim….
Ninguém virou isso no fim da corrida com pneu duro bem gasto. Era só colocar pneu zero e andar em ritmo de classificação, viraria. Tem outro fator, além da borracha. A classificação foi feita à noite, com a temperatura do asfalto bem abaixo do ideal. A temperatura amena, em torno de40°C no asfalto, é ideal e oferece o melhor grip.
Editando: E com a exceção do moleque na Indonesia…
E tome discussão de Senna X Piquet. Puts, ainda bem que não faço parte de nenhum fã clube de piloto marmanjo.
Só da Danika, aquela princesa. hahahhahahha
eu tambem não faço parte, mas não dá para aguentar os piquetistas de plantão, só o pioloto deles é bom, o resto é lixo, se formos levar em conta, os tres titulos dele não contam para o brasil, já que ele se naturalizou portugues, quanto a danica, aí sim alem de gata, acelera e é briguenta
E com a excessão do moleque na Indonesia, a maioria foi bem mais rápido do que os tempos dos treinos.
E tem que ver o que cada equipe treinou, a Mclaren, por exemplo, disse que testou compostos do carro.
Isso só é um exemplo, de como a F1 funcionaria se tivesse treinos no ano todo. A evolução seria bem mais rápida.
Com certeza isso tem explicação.
Pista bem mais emborrachada, carro já bem afinado em set up e horário que favorece melhores voltas pelo calor.
Nenhuma surpresa.
E os garotinhos pra girararem isso, deram quase 100 voltas. Aí é migué demais. Tiveram corrida da GP2 pra aprender ainda a pista 3 dias atrás.
E flávio, vc querer que na corrida, numa pressão gigante pelo título, pneus e equipamentos desgastados o cara virasse tempo de classificação era demais hein.
É bom não se empolgar muito. Leão de treino já vi muito por aí, principalmente quando não vale nada.
Epa, epa… não fique nervoso, please. ;)
Não dá para comparar carros que andaram 50 e tantas voltas, com pilotos ali administrando trcocentas variáveis para levá-los ao fim da prova, com carros fresquinhos para o qualy, né “Flavinho”?
Ok, desconsidere o grip natural da pista depois da corrida e você pode também considerar que toda a telemetria do final de semana, toda aquele montão de dados acumulados, podem também ter sido utilizado para “retunar” os carros no teste de hoje.
Ou vc pode também considerar que a temperatura ambiente hoje está mais quente, o que também ajuda na “malemolência” do pneus, consequentemente mais grip.
E assim vai…
Claro que não se pode desconsiderar o talento do Ricardinho, mostrando o quanto esse carro das Vacas Vermelhas é bão.
Acho que até você ganhava esse campeonato com um carrão desse na mão!
Abração e, please, não fique nervoso! ;)
Boa. Gosto muito dos textos do Flávio, mas tem hora que baixa o Stallin nele e a humildade vai pro espaço.
Agora esta explicado porque Senna andou rápido com vários carros de F1 antes de entrar na categoria, mas a verdade apareceu depois, justamente quando foi testar na Brabham com Piquet, tomou um baita ferro …quase 2 segundos mais lento!
É…talvez isso explique o tricampeonato, aquele monte de poles, e o fato de o mundo todo considerá-lo o melhor piloto da história. Que coisa não…? O mundo inteiro enganado e você certo!
Boa! haha
Triste é NÃO ver nenhum novo talento brasileiro… :(
caro flavio, na corrida se anda de tanque cheio e outra configuração, com os tanque vazios a coisa melhora.
Mais grip na pista, meu filho.
Depois de uma corrida inteira com a a rapaziada deitando borracha no domingo, era esperado que a performance melhorasse e muito se comparada com a classificação de sábado, quando a pista ainda tava meio “verde”.
Até o Chandok esperava que a pista depois da corrida fosse 1.1 ou 1.4 mais rápida que na classificação de sábado…
Obrigado pela valiosa informação. Gozado é que neguinho deitou borracha no domingo e não me lembro de ver ninguém virando 1min39s no fim da corrida.
Concordo com a explicação do grip.
Final da corrida o pessoal está cansado e o carro desgastado, será um explicação??
Geralmente não atingem o tempo da pole nos finais de corrida, embora o combustivel deva baixar a um valor próximo ao do treino oficial…
FG,
Mas no final da corrida, os pneus estavam muito mais desgastados e como tem que sobrar combustível nos carros, eles nuncam andam para dar só 3 voltas.. Para os novatos estarem andando desse jeito, as duas coisas aconteceram.
Caro Flavio o leitor lembrou um detalhe importante, e vc poderia ser mais humilde (claro na minha humilde opinião vc é um dois melhores na sua profissão). Mas deu mole e tentou justificar seu comentário e só piorou. Lembro ao especialista que no fim de uma corrida geralmente os carros estão com pneus, motor, freios e etc. desgastados. Impossibilitando voltas mais rápidas.
Faz uma pesquisinha sobre as melhores voltas das corridas neste ano, quando foram obtidas.
Nos testes de pré temporada a Sauber parecia que vinha para andar entre os primeiros e depois só pelotão do fundo , não sei como funciona nesses testes a questão peso do carro e etc , acredito que como não é um evento oficial as coisas ficam mais leves , e por isso da Hispania virar essa diferença de 1,5s, porem é pura especulação minha pois não faço a mínima ideia de como são realizados esses tipos de testes.
Essa teoria de GRIP está furada, pois quem está andando melhor que os titulares são os que estão nas dragas do Fundo do Grid. Agora pela manhã o Razia andou melhor que o GLOCK e o Di Grassi e o Maldonado de Williams melhorou apenas 1 segundo seu tempo de Hispania. Se a teoria de Grip fosse correta o Ricciardo teria virado em 1:38 e não conseguiu ser mais rápido que o Vettel ainda, logo teoria furada…apenas a Hispania e a Virgin foram surpreenentes em seus tempos com pilotos novatos, logo, devem estar com menos 100kg no peso total do conjunto.
Becken,
Nunca é de mais se reconhecer o erro de uma opinião. Reconheço o meu, pois o Ricciardo simplesmente me sacaneou ao fazer 1.38. Vc está e estava correto na sua observação. Valeu!!
o mundo caiu de patinho na historinha-de- marketing-de-bonzinhos-leais-esportistas-da-red-bull.
Explico, vettel é o 1° piloto da redbull SIM, é melhor perder o campeonato pra ferrari q nosso 2° piloto ser campeão(sem perfil com a marca). Vettel é o menino de marketing ideal pra red bull, jovem audaz e q a red bull deu asas. Era o preferido do bernie. Vc, fabio seixas a rede bobo caíram de patinho nessa historia de bons competidores, eu não engulo essa não, dava pra ver q o carro de webber estava bichado. Essa historia de politicamente corretos e bons esportistas é uma jogada de marketing q deu muito certo, vamos todos brindar com umas latinhas da red bull.
Confesso q estava torcendo pro alonso, pior carro e piloto + phoda.
2° massa é 2° piloto sim, pela grana e pelo talento do alonso, alonso em 5 corridas fez + q o massa e o kimi em 4 anos.
3° o filme do senna é muito legal contudo: Achei apelativo a necessidade de mostrar um senna heterossexual, não foi só eu, vários amigos meus (também viciados) achamos isso, sito 2 passagens no filme q confirmaram essa tese, a 1° senna esta num barco com a família e esta acariciando o cabelo de uma morena linda de olhos verdes, o texto em off com o assunto de f1, quando entra a voz do vídeo o pai dele esta perguntando se ele vai comer?!?!? Nada a ver, várias imagens insinuando q senna estava com tal menina, uma voz em off fazendo sentido com o documentário e a imagem não. São senas inúteis pro documentário, + a prova cabal é a família colocar a adriana galisteu no filme, vcs lembram a baixaria por dim-dim q foi entre a família e a “modelo” em 1994?
SEDE NÃO É NADA A IMAGEM É TUDO.
até que enfim alguem pensa como eu, o carro do webber bichar de uma hora p ara outra, façam-me o favor, não teve jogo,de equipe uma ova, vejam a cena: o cara qye nós escolohemos para ser campeão é o vettel, voce escolhe; ajuda ou fica desempregado ano que vem, ou: voce ajuda e nós te daremos uma grana extra no fim do contrato, o diretor esportivo da bagaça é austriaco ou alemão, um tal de helmut marko, aquele que o emersom deixou, cego de um oulhona frança em 73,(celrmont ferrand, oista de estrada)