PAULISTÂNIAS (14)

SÃO PAULO (30 graus, 46 no asfalto) – Na entrada do paddock está exposta a Lotus 72 que o Emerson acelerou esta semana nas ruas da cidade e com a qual vai dar algumas voltas aqui em Interlagos amanhã e domingo. O carro pertence à família Chapman e é o chassi que venceu o GP da Itália de 1972 em Monza, dando ao Rato seu primeiro título mundial. Está restaurado em algumas partes, e em atividade. Com algumas marcas do tempo na pintura, inclusive. Uma peça de arte, e daqui a pouco vou lá embaixo fotografar.

Mas, antes, aproveito para publicar esta foto enviada pelo blogueiro Renato Câmara. Lembram quando contei que vi essa Lotus num supermercado lá por 1972 ou 1973? Na minha memória, ela ficou exposta no Jumbo do aeroporto de Congonhas para promover o primeiro GP do Brasil (se foi o primeiro de todos, era 1972; se foi o primeiro oficial, de 1973).

Pois o Renato esteve lá, pelo jeito…

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José Marco Barbizan
José Marco Barbizan
6 anos atrás

Foi na Praça Roosevelt, eu trabalhava lá e tinha o Brabham branco do Wilsinho Fitipaldi.

sidney
sidney
8 anos atrás

Fui na exposição por ter sido alertado pelo meu avô, eu estudava no centro e fui acompanhar eles acertarem os carros, lembro que a Ferrari numero 10 éra de Arturo Merzário e foi mudada para numero 9 Jack Ickx ( primeiro piloto) Tyrrel era do Cevert, e mudaram para Stwart também, tinha também a Surtees do Pace e a Brabhann do Wilsinho, Carros como uma Porsche conversível, e outros veículos, Passados 33 anos, foi a exposição mais legal que houve Brasil até hoje.
O s carros devido a época era acomodados em uma rampa de madeira, cercada por uma frágil cordinha, mas tudo era mágico, a Ferrari tinha volante de madeira, uma proteção de plastico verde para proteger o painel, e o cambio tinha uma gabarito cromado onde via-se os encaixes das marchas…deviam fazer outra com os carros daquela época até hoje, seria imperdível…

Victor Andrade
Victor Andrade
10 anos atrás

Eu fui na exposição da Praça Roosevelt, acho que foi no final de 1973. Não lembro exatamente os carros de Formula 1 que tinham, mas além da Lotus 72 JPS, tinha uma Brabham, um Tyrrel, acho que um Surtees, um March e uma Ferrari 312. Havia outros carros de outras categorias, mas não lembro mais, foi ha muito tempo.

Alfred Delatti
Alfred Delatti
11 anos atrás

Amigos, trabalhei no Jumbo Aeroporto do dia da inauguração 10/05/1972 até inicio de 1976 quando sai e a Lotus 72 D exposta lá era uma réplica de madeira e não a Lotus verdadeira, até tenho uma foto que tirei dentro dela. Isso pode ser comprovado com a Família Diniz sem dúvida .

Marcos
13 anos atrás

Eu tambem vi este mesmo carro na Hermes Macedo da Av. Alberto Bins em Porto Alegre. Eu lembro bem que havia este “T” ao lado do numero 1.

Ricardo Caruso
13 anos atrás

A Brabham BT 34 do Wilsinho foi usada de “mula” na construção do Copersucar FD01. Na inauguraçao do shopping center Matarzzo, atrás do Palmeiras, teve uma exposição de carros da coleção dos Matarazzo, e a Lotus estava lá tb, junto com uma McLaren M23.

Ricardo Caruso
13 anos atrás

Flavio, lembro desse carro na exposição FITTIPALDI MOTOR SHOW, na praça Roosevelt. Os carro ficaram por aqui um bom tempo depois. No comneço dos anos 1980, uma Lotus 72D fiucava ewxposta na vitrine da Bircl’s, loja de acessórios do Bird, que era na Joaquium Floriano e na Clodmiro Amazonas.
O pior é que vi essas Lotus correndo em 1972 e 1973…

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Flintstones. Da Lotus, não é preciso dizer nada.

Neanderthal
Neanderthal
13 anos atrás

ah, tinha também uma Brabham do Wilsinho, mas não lembro se era a BT34 (a do bico “lobster claws”, pinças de lagosta, como era às vezes chamada) ou a BT37, de desenho mais ortodoxo.

Neanderthal
Neanderthal
13 anos atrás

Eu fui à exposição na praça Roosevelt, foi no piso logo abaixo do piso superior externo da praça. Era bem moleque e só lembro da Lotus, do March vermelho com bandeja e de uma Tyrrell – alguém disse que eram carros que tinham vindo para o GP não-oficial de 1972, mas acho que nehuma Tyrrell correu aquela prova. Dizem também que estava o Porsche 917 que os irmãos Fittipaldi tiveram, mas não lembro bem, talvez fosse um verde metálico, mas pode ser só uma lembrança imaginada.

Henrique, não tenho certeza, mas sempre tive a impressão que Emerson mudou o fundo do capacete de azul metálico escuro para preto quando a equipe Lotus passou a ser patrocinada pelos cigarros JPS, em 1972.
Ele retornou ao azul original quando na Copersucar e continuou com esse desenho na carreira norteamericana.

galileu
galileu
13 anos atrás

era um dos carros da equipe, que foi primorosamente restaurado e participa de varios eventos na inglaterra.

Outro Flávio
Outro Flávio
13 anos atrás

FG, realmente esta exposição existiu, mas não me pergunte o local nem a data porque não me lembro. Quando eu fui, estavam vendendo um poster da Lotus campeã. Depois você entrava em uma fila e o próprio Emerson assinava “ao vivo”. Na época para um garoto de 12 ou 13 anos como eu, foi o máximo estar ao lado do primeiro campeão Brasileiro.

galileu
galileu
Reply to  Outro Flávio
13 anos atrás

desde aquela época o emmo já era esse cara siompatico que se ve no noticiario, nunca negou um autografo, uma foto, uma conversa, foim assim que o conheci quando corria de marcas (com fiat) no brasil, eu corria de opala, trocamoos ideias sobre tomadas de curva, traçado, marchas etc. agora o irmão é mais arrogante que o piquet.
tenho uma historia dele na renovação da brahma na stock car, uma verdadeira perola.

Henrique Bierrenbach
Henrique Bierrenbach
13 anos atrás

Gosto realmente não se discute, este modelo no meu encabeça a lista dos mais belos de todos os tempos !!

Um sonho realizado somente por miniaturas de diversas escalas que até hj as mais famosas são disputadas a tapas por colecionadores. Foi a miniatura 154 que a Corgi mais vendeu em sua história. Ainda no campo das minis vale ressaltar que a exoto fez e está fora de catálogo na escala 1/18 2 modelos de cair o queixo assim como os famosos kits plásticos Tamiya 1/12 (possui erro grotesco em seu manual indicando a pintura do capacete em preto e vermelho, quando na realidade é azul escuro metálico e vermelho) e a mini 1/8 premiadíssima da Entex que hj só na mas mãos de colecionadores. Voltando a realidade realmente sim a Lotus da Ponte estaiada possuia algumas diferenças sutis, como as rodas traseiras diferentes, pneus avon(não mais os Firestone de 72 e goodyear de 73) , um rebaixo no visor lateral na altura do espelho retrovisor que a de época não tinha , o bocal do tanque de combustível saliente que a de época também não, e alguns outros que certamente fogem de minha lista.No mais Emerson andando nela com o mesmo ou quase o mesmo macacão é algo histórico e só que viu por fotos e sonha sabe dizer da repetição do acontecimento !

galileu
galileu
Reply to  Henrique Bierrenbach
13 anos atrás

bem lembrado a cor do capacete, infelizmente a mainha replica tamya veico com um manual em japones, por nao entender cometi um engano em relação à suspensão dianteira e abandonei a montagem, somente a píntei, um dia talvez eu a recomece, vale a pena.

galileu
galileu
Reply to  Henrique Bierrenbach
13 anos atrás

voce se esqueceu de mencionar a politoys italiana, (que patrocinou o moco), pena quew os pneusn são fora de padrão para a escala

Flavio Costa
Flavio Costa
13 anos atrás

Me lembro de uma exposição maravilhosa de F1, nos anos 70, realizada na Praça Roosvelt…só quem foi, é que sabe!

Jandir - pai do Renato
13 anos atrás

Gente, boa noite!!!
Sou o pai e autor desta foto em que aparessem os meus dois filhos, o Re e a Adri.
Bem, não me lembro bem porque costumava-mos ir aos supermercados Eletroradiobras, existiam pelo que me lembro 3, na praça Roosevelt, na Av.Francisco Mararazo e no Aeroporto.
Não sei precisar onde foi, acho que foi no da Francisco Matarazo poruqe costumava´mos ir com frequencia lá.

Saudades dos nossos corredores de autrora!!!!

Jandir

Adriana Camara
Adriana Camara
13 anos atrás

Pois eh, sou eu e o meu irmao na foto… Acho que o Flavio tem razao, a gente ia no Jumbo do Aeroporto e na Eletro da Barra Funda, nao me lembro aonde foi essa foto, mas pode ter sido no Jumbo, jah que o meu pai nos levava direto pra ver corridas em Interlagos e aviao descer em Congonhas… Eu li que o Emerson andou pelas ruas de Sampa com essa Lotus… daria tudo pra ter visto ao vivo (moro em Chicago hoje em dia)

Luciano Monteiro
13 anos atrás

Pelo número 1T, deve ser de 1973.

Marcelo Sousa - Montreal QC
Marcelo Sousa - Montreal QC
13 anos atrás

O Jumbo do aeroporto se chamava ” Jumbo e Eletroradiobraz “….eram os dois, morava perto (Cidade Adhemar),e me recordo de te-los visto por la, era muito crianca,mas me recordo.
So uma duvida, acho que li nas reportagens que esse carro que o Emerson guiou pelas ruas de Sao Paulo era uma replica, afinal alguem pode me explicar?
FG, vc recebeu o Sedex com os presentes Luso-Canadenses? so pra saber se chegou bem. Abs

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marcelo Sousa - Montreal QC
13 anos atrás

Yes, demais, obrigado!

tazio nuvolari
tazio nuvolari
13 anos atrás

Ñ sei c era exatamente essa barata, mas aki em Poa/RS tb veio uma barata do Rato, ficou exposta na extinta loja Hermes Macedo S/A na Av. Alberto Bins, ñ lembro o ano, mas fiquei de cara q a barata ñ tinha motor e os pneus estavam vazios. Minha mãe falou q parecia um caixão. Eu, para variar, tenho essa imagem até hj, e ñ queria ir embora de jeito nenhum. Dei milhões de volta ao redor da barata. Simplesmente a FU, c m permite.
Abraços e pergunta pro russo c existe a copa Lada lá nas bandas dele.

Renato
Renato
Reply to  tazio nuvolari
13 anos atrás

onde aperto a tecla SAP?

galileu
galileu
Reply to  tazio nuvolari
13 anos atrás

naquela epoca já se faziam os carros boneca,( feitos apenas p ara exposiçao)?
a tamya japonesa fez um kit para montagem escala 1×12, copia fiel deste carro, dentro do cpacete é possivel ver o narigão do emersom, uma copia fiel,teno esse kit e ele é fantastico, ou melhor como diz o emresom “barbaro”.

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

O número 1 pode ser a dica. Se for autêntico a foto é de 73 pois o Emerson foi campeão com essa Lotus em 72.

galileu
galileu
Reply to  Ricardo
13 anos atrás

voce matou a charada, o carro de 72 era numero 8

Alexei Michailowsky
Alexei Michailowsky
13 anos atrás

Em 1979 essa Lotus voltou ao Brasil e foi exposta em vários lugares. Em Belo Horizonte, foi no recém-inaugurado BH Shopping. Eu, com seis anos, fiz meus pais me levarem, mas não guardo fotos. Infelizmente.
A Tyrrell 006 do Stewart também estava lá.

Renato RRE
Renato RRE
13 anos atrás

Gomes,
Eu era o baixinho da foto mesmo, junto da minha irmã Adriana. Então, não lembro exatamente onde foi a foto mas acreditava que tinha sido na Eletroradiobráz da Água Funda na Av Fco Matarazzo, pois costumávamos ir naquele mercado. Mas vai saber, eu tinha uns dois anos e pode ser que eu esteja enganado e foi mesmo no Jumbo aeroporto.
Abraço

Daian
Daian
13 anos atrás

Puxa vida, tu tá velho hein?

galileu
galileu
Reply to  Daian
13 anos atrás

saudade não tem idade, bons tempos aquele, tenho um video do emersom correndo naquela epoca, ali o pilotofazia a diferença.

ernesto
ernesto
13 anos atrás

Flavio, houve em 1972 mesmo uma exposição com carros de F1, logo após a conquista do Emerson, num espaço na Praça Roosevelt (nem sei mais se existe o tal espaço), e eu estive lá, admirando a Lotus, Ferrari 312 e a March 721 “prancha de passar roupa”. Como não fotografei – e tinha 13 anos à época – não saberia dizer se essa foto é de lá, mas é bem capaz – lembro-me muito bem que a Lotus exposta tinha um “T” do lado do número (carro de teste) e umas entradas de ar no bico, antes dos discos de freio (ladeando a palavra Special), que não batia muito com as imagens que normalmente se tinha do carro.

Geraldo
Geraldo
13 anos atrás

Um dos mais belos F1 de todos os tempos … há alguns anos, na agência do Banco Real na Av. Paulista (próxima ao Masp), sempre havia exposição na época da F1 … inlcusive, eu vi a Willians do Piquet de 87 (sem motor) ali … parecia o “troncomóvel” dos Flinkstons, perto do F1 atuais … mais também era bela (não tanto quanto a Lotus do “rato”) …

galileu
galileu
Reply to  Geraldo
13 anos atrás

esse carro do piquet já era um boneca, replica do carro original, vi uma wwillians no pao de açuca da anhanguera patrocinio da HP (ralph,shummacher) e os pneus eram de fivbra de vidro, as laterais do aerfolio trazeiro eram de duratex.