PAULISTÂNIAS (30)

SÃO PAULO (23 graus, 46 no asfalto) – Acima de tudo, foi uma lição de esportividade da Red Bull. A dobradinha com Vettel e Webber, nessa ordem, deu ao time das latinhas o título de Construtores. Parabéns. Se as posições tivessem sido invertidas, daria do mesmo jeito. Mas Webber, o canguru tristonho, ficaria só um ponto atrás de Alonso e iria mais animadinho para a corrida final, domingo que vem em Abu Dhabi. Está a oito do espanhol.

Alonso foi o terceiro colocado em Interlagos. Tem 246 pontos. Webber foi a 238. Vettel saltou para 231. Hamilton, o quarto colocado na prova brasileira, tem 222 e chances matemáticas, mas irreais, de ganhar o campeonato. Button, o quinto, deu adeus ao bi.

Se a corrida das arábias terminar exatamente como terminou o GP do Brasil, Alonso será o campeão. Ficariam os dois rubrotaurinos empatados com 256 pontos e Fernandinho, com 261, sairia cantarolando e saltitando pelo paddock. Então, acredito que numa situação como essa a Red Bull manda seus pilotos trocarem de posição na derradeira prova do ano. E ninguém vai estranhar muito, nem será crucificada a equipe pela opinião pública. Afinal, vale título. E a vítima seria a Ferrari, que cansou de fazer essas coisas e não está nem aí para a hora do Brasil. Há limites para a generosidade, eu diria…

Mas o legal é que se a Red Bull fizer algo parecido, será só aos 44 do segundo tempo. Tendo deixado, de verdade, seus pilotos brigarem até o fim  num Mundial muito legal. Sem tirar a chance de ninguém precocemente. Sem fazer escolhas, apesar do risco de perder a taça dos Pilotos. Mesmo sabendo que Vettel goza da simpatia interna, muito mais do que o sem-sal do Webber, ninguém está prejudicando o australiano. Tirando a asa dianteira que Sebastian ganhou de presente na Inglaterra, só havia uma, não se sabe de nenhum lance de sacanagem explícita contra o marsupial compridão da cara quadrada.

Do ponto de vista “mercantilista”, na falta de palavra melhor, o que a Red Bull fez hoje foi uma burrice fenomenal. Poucas equipes fariam o mesmo, acredito, conhecendo este mundinho como conheço. Arrisca-se a perder um título importante em nome da lisura, dos princípios que deveriam nortear qualquer esporte. Mas tem coisa mais bacana que isso?

Palmas para eles, que eles merecem.

Como, hoje, Vettel mereceu em Interlagos. E a Red Bull, a dobradinha. Como se previa, a noite de Cinderela do pole Hülkenberg tinha hora para terminar. E acabou na largada, antes do S do Senna, depois de uma partida meteórica de Tião Alemão. Webber também passou rápido pelo incrível Hülk, na curva do Lago, e aí os dois sumiram na tarde ensolarada entre as represas.

Alonso, El Fodón de las Astúrias, teve um pouco mais de trabalho. Foi superado por Hamilton, recuperou-se, teve de penar um pouco atrás de Hülkenberg e depois ficou passeando em terceiro, esperando o tempo passar. Nem o safety-car no fim, depois da batida de Liuzzi, mudou as coisas. Havia um monte de retardatários entre os ponteiros e não houve nenhuma briga digna do nome na relargada.

O GP do Brasil não foi dos melhores, no fim das contas. Houve alguma ação no pelotão do meio, muitas ultrapassagens, até, mas nada que conferisse grande importância aos destinos do universo. Os brasileiros viveram um dia daqueles. Massa teve uma roda mal presa no primeiro pit stop, parou de novo, bateu em Buemi e Petrov, chegou em 15º. Barrichello teve um pit stop lerdo, perdeu posições, bateu em Alguersuari, furou um pneu, chegou em 14º. Bruno terminou sem maiores problemas, lá atrás. E Di Grassi passou boa parte da segunda metade da prova nos boxes, consertando alguma coisa, mas foi até a quadriculada.

A decisão com quatro candidatos ficou para Abu Dhabi, pois. Há várias combinações possíveis de resultados. Não vale a pena, aqui, ficar fazendo contas. Alonso, para resumir, é campeão se ganhar ou chegar em segundo. A partir do terceiro lugar, depende de onde terminar Webber. E por aí vai.

Aguardemos. O título ficará em boas mãos com qualquer um deles. Eu acho que El Fodón vai acabar sendo campeão. Mas seria legal ver um garoto como Vettel levar a taça. Assim como um veterano desacreditado como Webber. E Hamilton, então? Seria um milagre inesquecível.

Para mim, tanto faz.

Mas vocês devem ter seus favoritos, não? Então aproveitem e, nos comentários, digam para quem estão torcendo, e quem vocês acham que vai ganhar.

Subscribe
Notify of
guest

193 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Pradas
Ricardo Pradas
13 anos atrás

pelo qu eu li aqui, 97 em cada 100 post uerem que Fernandinho das Astúrias se f……

Maluhy
Maluhy
13 anos atrás

Preferi comemorar meu 1/2 século de vida comento steaks como molho de tomates secos e um palmito feito na brasa bem macio (depois vai fotos pra vc,Gomes) no OTTO da Barra e admirando belos espécimes de MBs….F1 já perdeu a graça já tem muito tempo,no Speed passa Turismo Gaúcho,Porsche Cup,WTCC, FIA GT, GT3 Brasil, Le mans series,etc,tudo muito melhor e mais emocionante,mesmo o DTM que já foi bem mais divertido supera a F1,com a volta da BMW ano que vem tem tudo para melhorar,e os caras trocam 4 pneus em 2,7s…F1?Aturar Chatão Bueno?bom proveito para quem gosta…..

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
13 anos atrás

Preferia que ganhassem o Hamilton ou Vettel, mas pode ser o Webber, já que o Vettel, logicamente, vai ganhar muitos títulos e talvés essa seja a última grande chance de Webber.

Julio
Julio
13 anos atrás

Torço para o Marsupial,

vamos WEBER!!

Foda-se Ferrari!!! tomara que esse time se ferre sempre!!! time manipulador e indecente!!!!

Fabio de Deus
Fabio de Deus
13 anos atrás

Sinceramente, só não gostaria que o Vettel vencesse… O mais legal seria o Webber vencer, para termos no ano que vem mais um campeão do mundo no grid, mas eu acho que dá Alonso… Cresce mto em decisões e aposto que conseguirá o segundo lugar na corrida que lhé dará o título sem depender de ninguem!

lucianocop
lucianocop
13 anos atrás

Webber!!

rodrigo
rodrigo
13 anos atrás

Pergunta. Se existem regras e elas estão lá para serem seguidas, porque o Vettel não tomou outra punição por ter deixado espaço de mais de 10 carros para o Carro de Segurança?
Vale numa corrida e não vale na outra?
Sinceramente, as vezes eu não consigo entender a F1. Tudo muda de acordo com os interesses.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa noite 69, o Marquito, Didi e até o Silvio Santos pode ganhar, menos o Alonso dono da Ferrari.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Webber.

Daniel Longo
Daniel Longo
13 anos atrás

Será o Webber!!!!
Dá-lhe canguru australiano !!!!

Carlos Ganhadeiro
Carlos Ganhadeiro
13 anos atrás

Não me importa se a Red Bull fizer perder o mundial de pilotos, me importa é se Webber perder um campeonato merecido por causa da troca de posições em Hockenheim! O “se” não existe, mas se existisse, Alonso teria menos 7 pontos, e a diferença seria realmente apenas 1. E se o doidinho veloz do Vettel não tivesse batido na Turquia, o australiano teria ainda mais 10 pontos, então seriam 9 de vantagem para a última corrida. Tomara que Webber seja…

MSM
MSM
13 anos atrás

A corrida foi fraca, de bom só a participação e homenagem ao Emerson.
Também acho que Alonso está com o caneco na mão e mesmo que a Red Bull faça a troca de pilotos, só acontecendo um problema, para o Alonso não ganhar.
A Corrida só teve um momento razoável depois do SC, onde no pelotão do meio tiveram algumas ultrapasagens.
De resto, a péssima participação dos brasileiros, o vacilo do Hamilton que errou e deixou o Alonso passar, a boa estratégia do Button, que se arrastava em 10º e antecipou a parada e chegou em 5º e o domínio da Red Bull, que se não ganharem o mundial de pilotos, pelo menos já conseguiram o campeonato de construtores.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Vale os mesmos pontos com o campeonato aberto para os dois é uma coisa.

Vale os mesmos pontos com um dos dois sem chances ou com muito menos chances é outra coisa.

No primeiro caso, é dado o recado de que o outro piloto não vai mais lutar pelo título. Ou você acha que se Massa estivesse melhor na pilotagem ele teria condições iguais? Estamos falando de Alonso, o cara que chantageou Ron Dennis para ser primeiro piloto. O cara que chorou no rádio por que não teve colhões para passar na pista. E da equipe que não tem escrupulos.

Que chances Massa tinha para ser campeão em 2007? Quase zero acho. Então porque ele, sendo da mesma equipe de Kimi Raikonnen, deveria dificultar. A diferença é enorme.

Queria ver um de vocês disputando qualquer esporte nos mesmos termos que Massa naquela altura do campeonato.

E duvido que vocês, que defendem jogo de equipe sem escrúpulos, tenham o mesmo caráter que ele tem. Dividir a equipe com o Alonso sem choradeira, o cara que venceu a corrida de Cingapura 2008 participando da tramóia e sem nenhuma vergonha na cara para devolver a vitória e o troféu.

Infelizmente Massa não tem talento equivalente ao de Hamilton. Senão Alonso estaria fazendo papel ridículo todo fim de semana pelo rádio. Difícil torcer para um babaca deste calibre. Ou para a Ferrari.

Henry
Henry
13 anos atrás

Faço das vozes da arquibancada, as minhas palavras: Alonso, viado! Alonso, viado!

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Esse tal de Vettel é tão festejado, beleza, mas o cara tá apanhando do Webber, tá bom vão dizer que o carro dele quebrou e o diabo a quatro, mas em muitos GP ele tomou tempo do TioZão Webber, pra mim, não é tudo isso não.

Hamilton botou muito tempo no Alonso em 2007, e era estreante, ele devia ser chamado de elfodon.

Alonso tomou tempo do Trulli na época da Renault, e já não era estreante, o que o Espanhol tem de melhor é a politica.

O mesmo o Vettel, tem preferencia aqui ali é jovem mas não tá com essa bota toda não

Fernando
Fernando
13 anos atrás

O Webber o seu motor tá esquentando, tá esquentando, soft, soft. sei, mas se arriscasse poderia dar o título ao Alonso, então engoliu o sapo e levou até o final.

Claudio Philomeno
Claudio Philomeno
13 anos atrás

Webber!!!!!!!!!!!!!!!! Primeiro porque o Tião é novo pacas, vai ganhar seu título pois é bom pra caramba e é … MAFIOSO!!! Pra ganhar na categoria tem que ser MÁFIA MERMÃO!!! Vide: SCHUMI, PIQUET, ALONSO, MANSELL, PROST, SENNA ( é, ou vocês pensam que ele era o santinho pintado pela globo?). O Button, que é um coelhinho, só ganhou ano passado porque o Barrica consegue ser mais coelhinho ainda, e esses caras comem de uma garfada só. Pois é, pelo que vi o Webber parece ser um cara legal, do bem. Ele deu uma entrevista, acho que no Esporte Espetacular, mostrando a casa, o modo de vida do cara, até a esposa feia pra caralho mais velha uns 10 anos e tudo. Um cara desse só pode ser gente fina!!!! Ganhando a grana que ganha, famoso às pompas e até meio galã, com uma baranga dessas???? Só se for gente boa.
WEBBER NELES!!!!!

Flávio
Flávio
13 anos atrás

Só duas coisas a comentar:

Entregar vitória na primeira corrida ou na última é a mesma coisa. Ambas valem os mesmos pontos. Se a Red Bull fizer isso na última ou cruxifiquem-na ou absolvam a Ferrari. Ponto.

A Ferrari não impediu o Massa de lutar pelo campeonato pelo episódio ocorrido. Alonso tem o que merece e Massa não mostrou nada para a equipe pensar o contrário.

A Red Bull ontem não se prestou à lisura, prestou-se à sua fidelidade a Vettel. Fosse o contrário, aposto a minha lata de ferro da Coca-Cola que mandavam inverter!!!

Pronto, falei.

Flávio
Flávio
Reply to  Flávio
13 anos atrás

Desculpem, me empolguei e acabei falando de três coisas….hehehehehe….fica mais uma aí pra quem quiser…

Marcião
Marcião
13 anos atrás

Flávio, vejo alguns comentários de pessoas que estão torcendo pelo Webber, falando que o Vettel é protegido e tudo mais, que o Alonso é canalha (é mesmo!). Mas se esquecem também que o australiano também é um safado sim. Lembro de uma entrevista do Pizzonia falando do curto período em que correram juntos pela Jaguar (atual Red Bull). O Pizzonia é bem direto: o cara é um “puxa-saco”, que vivia babando ovo pra cúpula do time, literalmente fazendo casinha pros companheiros de time. Acredito que ele deva ter tentado fazer o mesmo quando o Vettel foi contratado, mas a cúpula do time foi mais com a cara do moleque e o canguru literalmente se fodeu!
queria realmente que a dobradinha se repetisse porém com o Alonso tendo problemas como o Vettel teve na Coréia.
Vale lembrar também que o carro do Vettel teve problemas mecânicos mais vezes que os outros dois, e que em alguns episódios, a FIA o puniu com rigoe excessivo, como na Hungria (ridículos), na Bélgica ele forçou porém ele só bateu no carro do Button porque este freiou muito antes da curva e o carro do alemão aquaplanou. Tanto é verdade que o próprio Button não chiou. Na Turquia, o canguru não tinha ritmo e fechou a porta; seria justo ele ter ficado de fora!
Mas se tudo der certo e justiça for feita, o título será do jovem alemão.

Henrique Santiago
Henrique Santiago
13 anos atrás

– Não da pra torcer pelo espanhol. Ele é simplesmente o piloto mais desonesto que já vi. Delação premiada na MacLaren, segurando Hamilton nos boxes, porque na pista não aguentou, projeto cingapura, alemanha 2010( isto é ridiculo ).
– e o coitado do Massa! – esse já era, enquanto os comentaristas brasileiros se preocupam em analisar as performaces do Shumi e do companheiro de equipe do Rubinho, fingem que não se passa nada com o zacarias, que esse ano mostrou do que é feito, é de dar dó. Se olhar os numeros então, ai é que a vaca vai pro bejo mesmo.
– Outra coisa que esta encomodando é a necessidade do Rubinho de falar em beliscar uns pontinhos. Senna corria com um carro inferior a esse dai e lutava pela vitoria. Rubens tem cada uma, daqui a pouco o alemão ja vai estar aprontando pra cima dele, ai ja viu. Começa aquela choradeira.

RODRYGO MAI
RODRYGO MAI
13 anos atrás

Torço pelo Webber , quero que o Alonso se FODA…

Helenilson
Helenilson
13 anos atrás

Torço por Fernando Alonso, algumas provas atrás ele disse que tinha 50% de chances de conquistar o título e foi criticado por muitos, agora ele chega na última prova com grandes chances de se sagrar campeão… Dá-lhe Alonso!

Manuel
Manuel
13 anos atrás

Do ponto de vista desportivo seria muito legal que o Campeonato Mundial de Pilotos da F1 2010 fique nas mãos de Webber, Vettel ou Hamilton. Pilotos das equipes que não partiram para o famigerado “jogo de equipe” antes do tempo! Uma prática comum na Ferrari (alguém se esqueceu dos tempos de Villeneuve (pai) x Pironi ou de Schumacher x Barrichelo, para citar alguns exemplos). Seria uma reposta a todos que compactuam com o fator “Business” à frente do fator “Desportivo”. Seria uma resposta principalmente à Ferrari. Penso ser concebível o “jogo de equipe” quando um dos pilotos já não possui chances matemáticas de lutar pelo título e mesmo assim, tem que haver um pacto entre a equipe e principalmente seus pilotos. Legal seria ver Hamilton Bi-Campeão (a McLaren fez um bom campeonato, porém não tinha o melhor equipamento e não fez jogo de equipe antes da hora). Deu para notar inclusive o bom relacionamento entre os pilotos ingleses (Button e Hamilton). Como piloto, penso que o campeonato ficaria melhor nas mãos de Alonso (a Ferrari não teve o melhor carro, mas convenhamos Alonso hoje é o piloto mais completo e carregou a Ferrari, conquistou seu espaço). Mas forçou a barra e a Ferrari fez jogo de equipe antecipado (Tirou uma vitória certa do Massa, que naquele momento seria de vital importância para levantar a moral dele e da equipe). Nenhum demérito para Massa (depois do acidente do ano passado – poderia ter morrido ou ter ficado impossibilitado de pilotar para sempre). Tenho plena convicção que em condições normais o Massa reúne o talento e as condições de disputar um título de igual para igual com o Alonso e qualquer outro piloto – é uma questão de momento e motivação. Infelizmente, parte da imprensa tem sido implacável ou até mesmo cruel com ele, como foi no passado com Barrichelo. Resumo da Ópera: – Torço (pela ordem) que o Campeonato Mundial de Pilotos da F1 em 2010 seja decidido pela ordem, em favor de Hamilton, Webber ou Vettel. Assim a Ferrari e o “El Fodon” (Alonso), teriam a lição que merecem. Perder o Campeonato de Pilotos (A Red Bull já levou o de construtores). Ainda bem! Foi de longe a melhor equipe. A F1 terá assim um final limpo e justo, apesar das “forças ocultas”.

Tom
Tom
13 anos atrás

É impressão minha ou o Button tirou o pé quando se viu atrás de Hamilton e bem mais rapido do que o compatriota antes do safety car,e outra o capitão dark é bom piloto ,mas o cara parece que sempre fica incomodado quando o Alonso “aperta ele ” ,parece que fica nervoso, o Nico Hulkemberg mostrou mais tranquilidade com os ataques de Alonso e do proprio Hamilton e segurou a paçoca ate a troca de pneus.

Marcelo de Souza
Marcelo de Souza
13 anos atrás

FALTA DE RESPEITO COM O TORCEDOR…..
Estava ontem no GP Brasil de Fórmula 1, como em todos os anos, no setor A.
Após o término da corrida, no retorno aos boxes diversos pilotos acenaram para os torcedores….
Bruno Senna, Lucas di Grassi, entre outros…
Em especial os pilotos Michael Schumacher e claro, o sempre carismático Rubens Barrichello, que com o carro próximo as arquibancas, acenou, aplaudiu e se despediu com classe, festa e respeito a todos aqueles que estavam ali presente…..foi de arrepiar…
Em sentido oposto a tudo isso o “grande” Felipe Massa, fez questão de entrar nos boxes, como se a arquibancada estivesse completamente vazia….acho que ele deveria ao menos entrar com a mão aberta e levantada, como muitos pilotos de outros países assim fizeram….
Será que ele fez isso devido ao coro de todo o autódromo gritando “Rubinho !!!! Rubinho !!!! ” no desfile dos pilotos antes da largada ?????
Ou ele simplesmente se acha superior a isso tudo ?
É…realmente o “Zacarias” tem muito o que acelerar e aprender….O comentário da atitude dele foi geral nas arquibancas…..simplesmente uma falta de respeito a todos aqueles que ali estavam para torcer por todos os pilotos brasileiros…..é isso.

PS : E ontem tb teve a realização de um sonho….Emerson Fittipaldi e sua Lotus 72…..inesquecível….

Um abraço,

Marcelo de Souza – Americana-SP

ted
ted
13 anos atrás

O titulo de pilotos é de muito prestigio, mas não é no de construtores que se encontra a GRANA, o tamanho do pedaço do bolo de cada um não é definido pelo campeonato de construtores ?

Daniel Pescadinha
Daniel Pescadinha
13 anos atrás

WEBBER sem dúvida! Acho que vai dar Alonso, mas torço 100% para o Webber. Alonso não merece, mesmo com a recuperação espetacular (à base de uma Ferrari 100% focada nele), mas sobretudo pelo episódio do jogo de equipe com o Massa – ainda mais se vencer por menos pontos que ganhou na tramóia. Vale o mesmo com o Vettel, que tem a RED BULL babando ovo (ou seria babando em seus ovos?). Minha é pergunta é, se Webber estivesse atrás teria a RED BULL a mesma postura “igualitária”? Claro que não! Acho mais fácil Vettel ceder o segundo lugar para o Alonso, tendo Webber à sua frente, que a vitória para o Webber tendo Alonso em terceiro. Dá pra ver na cara dele que prefere perder pro Alonso que o Webber! Ver Webber vencer, será o mesmo que ver Massa vencer com a Ferrari toda voltada pro Alonso, ou o Rubinho vencer nos tempos de Ferrari toda pro Schummy. Mais que a vitória pessoal do Webber, seria a vitória do esporte. Contra tudo e contra todos. Espero que o Australiano possa dar uma banana pra todo mundo após a bandeirada de Abu Dhabi, com o caneco debaixo dos braços!!!

Alfredo Silveira
Alfredo Silveira
13 anos atrás

Torço pelo Webber. Acho que fez boa temporada e merece. Além do mais, acredito que não terá outra chance.

Um coisa me achou a atenção durante tramissão da corrida. Ontem o GB não falava RBR e sim Red Bull. Alguém saberia dizer por que?

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
13 anos atrás

FG, não custa repetir: Parabéns pelo excelente e bem-humorado resumo na prova.

Discordo em relação ao alemão vendedor de energéticos. Ele foi favorecido, sim. A temporada inteirinha.
Lembra da estúpida batida dele no marsúpial? O mafioso Marko considerou o australiano culapdo!!! Foi ridículo.
Deve haver milhões de pequenos exemplos. Méritos para o canguru que, mesmo assim, com uma paciência de Jó, continua na disputa.
Vou até torcer para o Alonso, só para a Red Bull sentir o gosto de uma opção comercial resultar numa perda esportiva. A opção de favorecer o tião resultar na perda do campeonato pelo australiano.

O único problema é que o Fodon só ganha se um bólido energizado quebrar.

(Ou eles não vão inverter posições na última prova também? Essa eu queria ouvir: “Sebastian, Mark is fas-ter-than-you” kkkkkkkkkkkkkkkk. Podia acontecer as duas coisas: sai a ordem, eles invertem e o motor do Tião estoura. Seria meu sonho realizado.)

Felipe, de Recife
Felipe, de Recife
13 anos atrás

Parabéns a Red Bull pelo exemplo dado ontem em Interlagos. Uma aula de esportividade na qual a Ferrari devia se espelhar. Nem sempre o campeão é o verdadeiro vencedor. Isso no esporte, de negócios eu não entendo. Não fico em casa assistindo tv pra ver se determinada empresa superou sua concorrente no último trimestre. Só uma dúvida ainda me intriga. E se fosse Webber que tivesse em primeiro com Vetel em segundo com mais chances no campeonato? A Red Bull teria a mesma atitude esportiva? Tenho minhas dúvidas.

Tazio
Tazio
13 anos atrás

Torço pro Webber!!! Torço muito pela RedBul, mostrou que sabe fazer automobilismo. Alem, é claro, de saber fazer Carros de Formula 1. O Fernando, com piloto até merece, mas por andar de Ferrari, não deveria ganhar. Se ganhar, terá a macula, de que ganhou porque o Felipe deixou ele passar. Não apaga. Teu texto, primoroso, explica o que a Red Bull deve fazer aos 44 do segundo tempo.

Henry
Henry
13 anos atrás

Acho que dá Alonso. Webber mereceu pela regularidade. Vettel recuperou-se depois de várias trapalhadas mais no início do ano. E Alonso, só está na disputa pela “ajudinha” da Ferrari. Descarada, diga-se de passagem.

Sandro
Sandro
13 anos atrás

A equipe Red Bull não é santa e nem deve ser parabenizada pelo que vem fazendo em relação a jogo de equipe. Só faz isto porque a preferência de primeiro piloto é de Vettel. Em situação oposta hoje, por exemplo, Webber teria que ceder a posição para o Tião Alemão. Se Webber soubesse se impor seria mais rápido do que o Tião. Vettel só não ganhou o titulo antecipado deste ano ainda porque fez muita cagada durante o campeonato. Sorte de Alonso que em minha opinião merece ser campeão porque mesmo não tendo o melhor carro conseguiu se impor apesar do jogo de equipe.

Carlos Schmitt
Carlos Schmitt
Reply to  Sandro
13 anos atrás

De onde sabe tudo isso? A Red Bull te falou? O Vettel ganhava o título apesar dos erros dele que podem ser atribuidos à juventude dele. Era só o carro não quebrar tanto. Perdeu no mínimo 75 pontos sem culpa dele. Aí você vê como ele é bom. Erra ainda (normal pra idade dele) e mesmo assim seria campeão. É o melhor do grid, junto com o Kubica.

Wallace Pacheco
Wallace Pacheco
13 anos atrás

Torço pelo Webber. Quero dizer, contra o Alonso.

Mas torcer contra El Fodon não é um grande negócio. Sobram talento e estrela.

Carlos Schmitt
Carlos Schmitt
13 anos atrás

Como tem espírito de conspiração aqui! O Vettel é o queridinho da equipe?? Blablabla…. O Webber parece o Rubinho, só sabe reclamar. Fato é: Se o carro do Vettel não tivesse quebrado tantas vezes, ele já era campeão antes do GP do Brasil. Portanto, nem o Alonso nem o Webber merecem ganhar o título, só se aproveitaram da desgraça do melhor do grid (além do Kubica). Parabéns pela atitude esportiva da Red Bull que deixa os 2 pilotos lutarem até quando têm chance de título. Se der certo, eles vão ganhar muito mais que um título de F1, independente se o campeão será Vettel ou Webber.

carlos costa
carlos costa
13 anos atrás

E se fosse ao contrario, com Weber com menos pontos que Vetel e estando na frente, pra ganhar aqui no Brasil, sera que a equipe agiria da mesma forma que agiu?

Alex
Alex
13 anos atrás

Quero ver o Webber campeão. Assim, contra tudo e contra todos. Será mais emocionante e vai mostrar que F1 não é só para molequinhos desbundados (Vettel) e trapaceiros chorões (Alonso). A vitória de Weber será a vitória da maturidade.
O mundo está muito adolescente ultimamente: no esporte, no cinema, na música. Está tudo cada vez mais precoce. Talvez por isso, a qualidade está indo pro brejo. Não dá nem tempo de os caras pegarem um mínimo de maturiridade. Infelizmente, porém, parece que o australiano perdeu a agressividade que mostrou na primeira metade do capeonato.

Spada
Spada
13 anos atrás

Hamilton ou Vettel……Webber em terceiro e El Fodon, nem pensar! Que volte para casa sem a taça, não gostei das suas armações, de novo!

Lívio Pinto
13 anos atrás

Vettel é o melhor e será o campeão!

Marcio
Marcio
13 anos atrás

Difícil dizer quem merece mais entre os bois vermelhos, mas com certeza o novo Dick Vigarista não merece ganhar dos bois, merece sim ficar atras somentes deles por que fez uma grande temporada de recuperação e evoluiu o carro.

fpdemelo
fpdemelo
13 anos atrás

Não acredito de forma alguma que a Red Bull agiria da mesma maneira se a situação fosse inversa: se Vettel estivesse na situação de Weber e corresse em segundo ontem, fatalmente viria ordem da equipe para que as posições fossem trocadas. Uma coisa é clara: Vettel tem prioridade na equipe, Weber é o segundo piloto. O resto é blá, blá, blá.

Roberto Barsottini
Roberto Barsottini
13 anos atrás

Caro Flávio Gomes,

Discordo totalmente quando você diz que a inversão das posições dos pilotos da RBR daria na mesma.
Para a conquista do mundial de construtores tudo bem, seriam os mesmos 43 pontos conquistados, porém para o mundial de pilotos, negativo.
Com a não inversão das posições , Alonso vai para a última corrida com uma vantagem de 8 pontos, e precisando apenas de um segundo lugar sem depender de mais nada.
Já Webber, tem que vencer e torcer para Alonso chegar no máximo em terceiro.
Si as posições tivessem sido invertidas, Webber conquistaria 7 pontos a mais e iria com um desvantagem de penas 1 ponto, e nem precisaria vencer, bastaria apenas chegar na fente do Alonso para ser campeão.
Jogo de equipe como a Ferrari fez , apenas para satisfazer o primeiro piloto, discordo totalmente, agora jogo de equipe faltando 2 corridas e dando a preferência para quem esta com mais pontos, e tentar também o campeonato de pilotos, nada mais coerente.
Quero só ver se o Webber vencer e perder o campeonato por 1 ponto, o patrocinador vai adorar.
Acho que a RBR querendo ser a guradiã da ética e da moral, deu um belo tiro no pé!!!!!!!!!!!!!!

Milena
Milena
13 anos atrás

Alonso!! O príncipe das Astúrias!! Rumo ao Tri!!

Henry
Henry
Reply to  Milena
13 anos atrás

O príncipe da malandragem, né? Eu seria um retardado senão admitisse que ele pilota muito. Realmente pilota. Mas sacaneia na mesma proporção.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Webber… mas a Red Bull colocou tudo a perder.

Se a Ferrari não quebrar o bicho vai pegar.

Alguém já imaginou o Alonso fazendo uma volta campeã e largando na Pole???

Segue o jogo… a Red Bull fez tudo certinho… mas tão certinho que pode acabar ficando com o premio de consolação de Equipe Campeã da Temporada de 2010. O titulo que realmente vale (e não venham dizer que isso não é verdade) pode acabar nas mãos do pessoal de Maranello.

Imperador

Acarloz
Acarloz
13 anos atrás

Torço descaradamente para Vettel.

PP
PP
13 anos atrás

Se um piloto da Red Bull ganhar o campeonato vai ser uma surra nos adversários. A Red Bull se dividiu em 2. Seria metade da equipe ganhando das outras inteiras.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Eu torço pro Webber, porque o Hamilton, ja foi campeao, o Vettel ainda tem muito chao pela frente, e esse Alonso, na minha opiniao nao merece porque vem sendo beneficiado, com trapaças. Falando nisso, o Felipe Massa ontem largou na corrida ? A impressao que dá é que nem participou da dela..

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Eu acho que se a Red Bull não der uma ordem de troca de posições com muita veemência, Vettel não deixará Webber passar. Algumas declarações de Vettel ao longo do ano indicam que ele está mais preocupado em mostrar qual é o melhor dos dois na Red Bull.

Podem achar que é burrice ou não, mas o que a Red Bull está fazendo é muito legal. No esporte deve vencer quem se esforça e merece o resultado. Alonso é foda, então que supere na pista o Massa. Não estava tão difícil assim, pois Massa não está a altura no momento de ter um lugar em uma equipe grande.

Existem dois campeonatos, o de construtores e o de pilotos. Um é coletivo e o outro é individual. A F1 é um esporte de equipes, mas o título de pilotos vai para um somente. Não acharia errado Vettel nesta altura do campeonato ajudar Webber, como não achei errado Massa ajudar Kimi em 2007. Como disse o Flavio Gomes:

“Mas o legal é que se a Red Bull fizer algo parecido, será só aos 44 do segundo tempo. Tendo deixado, de verdade, seus pilotos brigarem até o fim num Mundial muito legal.”

E tem os princípios que devem nortear qualquer esporte, coisa que a Ferrari não tem. E seus torcedores também não. Fico mais livre para admirar uma disputa, pois não sou “fanzoco” de equipe e nem de piloto. Admiro alguns pilotos e equipes, mas não passa de admiração.

E fico na torcida para que no ano que vem possamos ver mais do que 6 carros na disputa pelo título de construtores e de pilotos.

Dynastes Neves Marinho
13 anos atrás

Olá FG,

O campeonato desse ano trouxe a tona umas das feridas da F1: o famoso jogo de equipe.
Ele existe em outros esporte mas o que difere na F1 é a sua forma. A ética deu lugar ao interesse comercial e a derradeira
ultrapassagem do Alonso em Massa no início da temporada provou que a Ferrari, apesar de toda tradição,
ainda peca em defender sua tese em relação a esse tema.
No rally cross crountry, por exemplo, as grandes equipes no Dakar inscrevem mais de um veículo ou mesmo um caminhão na categoria caminhão
somente para dar apoio aos ponteiros. Até por causa de um risco maior ou mesmo pelo simples motivo que um acidente no meio do nada
pode ser fatal para qualquer um dos participantes.
Mas mesmo assim, e é por isso que exemplifico o rally, o esporte se sobressai e podemos ver sempre no Dakar o espiríto do esporte e
do rally sendo demonstrado através das várias histórias fantástica que sabemos que acontece durante a prova.
Para os amantes do esporte a motor o mais importante e o primordial de tudo é a competição.
Essa é a essência de qualquer esporte: a competição. E é isso que fascina e empolga a todos.
Até mesmo por chegar a milhões e milhões de lares e pessoas ao redor do mundo a F1 tem que dar o exemplo.
E como tudo na vida esse ano tivemos a representação do que é errado e o certo, do bem e do mal. Salvo as devidas proporções
filosóficas das palavras tivemos de um lado o exemplo da Ferrari contra os demais times.
Num ano em que nunca se vi tanta competitivada na pista, com tantos pilotos disputanto a vitória, não só a RBR, mas a Mclaren
também demonstrou que podemos defender o esporte em prol da sua essência maior.
No início do ano todos duvidavam que Hamilton e Buton iriam se dar tão bem. E que a equipe Mclaren iria favorecer mais ao Hamilton
do que ao Button. Não foi o que aconteceu. Pelo contrário, eles disputaram, na pista, em uma das mais belas disputas do ano, provando
que é possível.
Ninguém imagina também que Weber poderia se sair tão bem contra o pupilo e promessa de campeão, Vetel. Mas a escolha dos times
pela competição pôde trazer a tona todas as belas disputas que tivemos esse ano.
Passado a etapa de São Paulo podemos ver que uma história maior aguarda o seu último parágrafo e acho que a imprensa tem
um papel importante nesse história. Não de julgar, mas contar através dos exemplos desse ano que a competividade é essencial para o
esporte.
E o seu maior mal é quando alguém, por qualquer que seja o seu interesse, tente mudar o rumo natural de uma competição.
Toda competição é feita de incertezas e é nesse dúvida que os melhores valores e os grandes campeões aparecem.
Que vença o esporte e que os deuses do esporte reconheça toda a atitude desmonstrada pela Mclaren e RBR em prol da sua essência
maior: a competição.

Abraço
Dynastes N Marinho
Brasília – DF

juliano
juliano
13 anos atrás

Weber, acho que é o mais justo.