MENU

segunda-feira, 15 de novembro de 2010 - 16:21F-1

RESSACA (2)

SÃO PAULO (dançaram, baby) - Acabo de receber (na verdade, recebi faz tempo; é que abri agora) e-mail da Toyota. Sim, ela ainda existe. O CNPJ está ativo, a firma segue sua vida. Digo na F-1, claro. A Toyota que faz Corollas nunca fechou. E o time de F-1, embora tenha encerrado suas atividades, continua na labuta dando consultoria, alugando carro para a Pirelli, essas coisas.

E diz o e-mail:

A Toyota Motorsports GmbH (TMG) confirma que toda a cooperação com a Hispania Racing Team terminou e não será retomada. A TMG retém os direitos intelectuais sobre seu atual carro de F-1 e está completamente livre para seguir com outros projetos e apoiar novos clientes com seus serviços de engenharia de alta performance. A TMG lamenta que a Hispania não cumpriu suas obrigações contratuais quanto a pagamentos e vai analisar as opções disponíveis para chegar a uma conclusão satisfatória neste assunto.

Depois o release faz um histórico da TMG, lembrando que a empresa foi fundada em 1993 depois que a Toyota japonesa assumiu 100% do controle da Toyota Team Europe. Baseada em Colônia desde 1979, a firma montou sua reputação com quatro títulos de pilotos e três de construtores no Mundial de Rali até 1999. Em 1998 e 1998, foi a base das operações visando as 24 Horas de Le Mans e de 2002 a 2009, cuidou da F-1. Hoje, presta serviços na área de engenharia e fabricação de peças para carros de corrida.

Resumo da ópera: o acordo entre Hispania e Toyota, cujo objetivo era o uso pela equipe espanhola em 2011 do carro que os japoneses já tinham feito para 2010, foi para o vinagre. Continuo achando que esse time não sobrevive.

11 comentários

  1. Jorge Hernam Valenzuela disse:

    Flávio, faça um contrato com a Hispania e ganhe dinheiro transferindo tecnologia do teu DKW para eles…

  2. TOM SEM FREIO disse:

    Essa espanholada pensa que tá podendo. Bando de BESTAS, se creem donos do mundo.

  3. Pablo Habibe disse:

    Tomara que a Dallara compre a vaga e desmascare os picaretas da Hispania (incluindo os pilotos menos Klien).

    Tenho certeza de que o carro não era tão ruim como equipe e Globo (em defesa sabe-se de quem) tentaram fazer crer…

  4. galileu disse:

    se for como o sanzio escreveu, não vai haver desculp.as para ele não acelerar, chegou a hora dele mostrar serviço

  5. Sanzio disse:

    Putaquipa! E eu achando que o Bruno Senna iria se lascar por ter assinado com a 1Malaysia (chamemos assim enquanto não resolvem as picuinhas) e não ter ficado na Hispania. Carro Toyota, câmbio (e quem saber KERS) Williams…. Tava bom demais pra ser verdade. Sorte do Bruno.

  6. FG,

    lhe mandei por email uma tabela com o ‘campeonato’ das equipes novatas usando a pontuação para 6 pilotos como era entre 1991/2002. Lá ficou claro que o melhor piloto disparado foi o Heikki Kovalainen, da Lotus, bem como levou mais pontos nos construtores.

    A título de curiosidade o campeonato ficou assim:

    1° H. Kovalainen; 132
    2° T. Glock; 83
    3° L. Di Grassi; 77
    4° J. Trulli; 72
    5°B. Senna; 57
    6° K. Chandhok; 47
    7° S. Yamamoto; 17
    8° K. Klien; 8

    Construtores

    1° Lotus; 207
    2° Virgin; 163
    3° Hispania; 127

    Abraços,
    Alexandre

  7. Halexandre disse:

    Como assim “…Em 1998 e 1998…”?

  8. Fernando Kesnault disse:

    E está prestes a ser campeã na Sprint Cup da NASCAR com a equipe de Joe Gibbs com o piloto Denny Hamlin patrocinado pela FEDEX.

  9. galileu disse:

    tomara quew não, apenas tomaram o dinheiro dos pilotos,são uns aventureiros, nunca deram conições para que eles desenvolvessem algo melhor, por mais ruim que possa ser, era uma pena o, bruno senna se arrastar mpela pista e se queimar diante dos chefes de equipe, isso me lembra quando a basf montou 2 opalas de stock car., e o donoda equipe, (piloto tambem), embousou o dinheiro, o patrocinio foi consegujido em nome de luiz pereira buieno que iria pilottar um dos carros, ele chegava a tomar 4 5 voltas dos ponteiros.

  10. vitão disse:

    vai ver que a Hispania queria pagar o carro com um financiamento do banco Panamericano , Eu hein!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>