RIO

SÃO PAULO (era outro planeta) – A coluna de hoje está aqui. Fala dos meus medos do Rio. Da porta pantográfica, de atravessar a Nossa Senhora de Copacabana e da gilete no tobogã.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andre Luis
Andre Luis
13 anos atrás

“COMPLEXO DO ALEMÃO NÃO É AQUELA DOENÇA DO RUBINHO BARRICHELLO????? “

JP
JP
13 anos atrás

Ouvi de um coronel, que crianças e adolescentes são OBRIGADOS a entrarem no crime. Com certeza, devem ser obrigados a se drogarem também. Nem música do MV BIll fala disso.
Isto é ou não é o inferno?
Espero que toda essa operação de guerra dê certo. Só que diante de tanta imprensa e “câmeras exclusivas”, chego a pensar que tudo é mais encenação do que verdade.

galileu
galileu
13 anos atrás

o rio está pagando .pela inificiencia de nossas leis, ´para consertar o Brasil inteiro em relação à violencia basta uma coisa:rasgar esta constituição que aí está e reescrevê-la novamente com direitos para os cidadãES de bem, os trabalhadores e não com direitos para os “manos”. bem que o sarney alertou no seu programa conversa ao pé do radio,(quando era presidente), sobre esta fajutice elaborada pelos defensores de bandidos, a oab não se manifesta pois não vai legislar contra seus clientes, e sobra para a população essa vergonha que é a nossa carta magna. ninguem faz nada para mudar uma lei, e vão continuar a não fazer.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Só fico a imaginar um negocio… como estaria o Blog se tudo isso estivesse se passando em São Paulo.

Segue o jogo…

Imperador
Obs.: Adoro o Rio de Janeiro, ainda irei morar nessa Cidade fantastica.

Cesar Costa
Cesar Costa
13 anos atrás

Você fez judô na AABB? Eu e meu irmão fomos praticamente criados lá, mas pela idade acho que você devia ser da turma do meu irmão, Julio…

Jose Brabham
Jose Brabham
13 anos atrás

FG, morei no Rio dos 12 aos 14 anos, entre 1977 e 1979, apaixonei-me pela cidade. O Rio é isso mesmo que você colocou em seu texto. Uma cidade que encanta e, como outro blogueiro falou, tem “clima”.
Fazem realmente muito sensacionalismo com a violência lá. É claro que há perigos, mas não tenho medo.
Aliás, tinha mais medo em 1977, quando ia comprar pão no Disco da Rua das Laranjeiras e tirava meu relógio Mido do pulso para não atrair pivete.
Hoje quando vou ao Rio circulo normalmente pela cidade de relógio (rs), e me sinto tão seguro quanto andando nas ruas de minha Salvador.

Roberto
Roberto
Reply to  Jose Brabham
13 anos atrás

Você,andar seguro em Salvador?Só pode ser uma piada…

José Brabham
José Brabham
Reply to  Jose Brabham
13 anos atrás

Caro Roberto, não falei em termos absolutos, mas fiz uma comparação.

Se você ler com atenção vai ver que eu não disse achava que andar em Salvador era seguro. Apenas que seria TÃO seguro quanto andar no Rio (ou tão inseguro quanto… você escolhe qual frase lhe agrada mais)

Wilson
Wilson
13 anos atrás

Pessoal, o comando vermelho, amarelo ou cor de rosa seguestrou o FG. Não tenho certiza disto, mas vejam desde as 19;23 do dia 26 ele não aparece mais aqui !!!!!!
Só pode ser coisa mandada,, se não libertarem os integrantes do PCC, todos os DKVs e Ladas do Brasil serão incendiados e se mesmo assim as forças armadas não recuarem o FG será enviado para a Russia. Aí eu pergunto como ficaremo nós????
Eu por exemplo entro neste saite pelo menos tres vezes ao dia, confesso sou dependente . Quem poderá interceder por mim, por nós os viciados neste saite ????????.
PCC, ou comando de qualquer cor, libertem o FG, pois somos dependêntes e eu sei que de dependência vocês entendem !!!!!!

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
13 anos atrás

E o estrago que fizeram no rosto do Bernie, e foi em Londres… hoje em dia a violencia é geral.

Don Victor
Don Victor
13 anos atrás

Esse RJ eh uma piada mesmo…

trololo
trololo
13 anos atrás

Primeiro o Estado nega saúde, educaçao, segurança aos favelados, e depois manda a polícia para matar as cobras que ele próprio criou. Será que ninguém vê isso, que essas pessoas estao sendo punidas duas vezes?

galileu
galileu
Reply to  trololo
13 anos atrás

quem disse que lá só tem favelado? tem muito,morador do morro sim mas não são o que voce falou, são pessoas dignas que vivem oprimidas pelo estado e pelos bandidos, e bandido não merece outra coisa, pau neles. voce écheio de trololo mesmo,

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa tarde 69, que deus proteja o Rio e viva meu coelhãoooooo. rsrsrsrs

Andre Decourt
13 anos atrás

A culpa foi do populismo que fomentou duas coisas, a proliferação sem controle das favelas, que cresceram sem controle nos últimos 25 anos, criando verdadeiros castelos para os “donos do pedaço” sejam eles traficas ou milicanos. E a cultura da terceirização do trabalho social, antes com os traficas, muitos ainda com ligações com o lugar que nasceram que bancavam tratamentos médicos, remédios, custas de enterros etc… A mesma coisa com o braço político das milícias, que ostenta os nomes desse populismo nojento que pega carona no vácuo estatal ” fulaninho do SOS”, “Mariozinho da Ambulância”, Escrotinho do Centro Social” são todos políticos sujos que torcem para o estado nunca entrar nos seus redutos garantindo assim o monopólio da saúde e educação de uma povo idiotizado, pela falta de escola e de informação.
O ovo da serpente chocou por esses anos todos, e apenas só rachou, e essa rachadura precisa de fuzileiros, PQDs e blindados de esteira……

Você esqueceu de um clássico dos medos infantis a “mulher de branco” presente em 99% dos banheiros dos colégios do Rio !!!

Renan Garcez
Renan Garcez
13 anos atrás

Belissimo texto… Estes problemas sempre existiram, o detalhe é o fator mídia!
Na quinta feira, a globo transmitiou tudo ao vivo (na minha opniao, atrapalhando e muito a PM).
Então se instalou o Panico! Moro na zona Norte, bairro vizinho a Penha, fui trabalhar Quarta, Quinta e sexta em cliente na Penha e não vi nada! Não ouvi nada! É claro, vi mto policiamento e elicoptero passando, nada mais que isso…
Houveram carros e Onibus queimados, sim, mais tudo isso é culpa da midia e de boateiros que na minha opniao deveriam ser presos…
Sexta, quase não teve nada na TV e hoje nada!
Conclusão, a cidade esta NORMAL!
Acordei no Meier, fui em copacabana, fui para irajá (passsei pela Penha) depois fui para Niteroi e voltei pra Irajá e a cidade esta NORMAL.
Só acho que este policiamento, toda esta mobilização deveria ser SEMPRE, centenas de militares são apgos para NADA, para ficar dentro de batalhoes e quarteis sem fazer nada, tanto equipamento que as forças armadas dispoem e não usam, agente não tem guerra com ninguem, pra que ter tantos equipamentos e nao usar?

Pedro Giulliano
Pedro Giulliano
13 anos atrás

Alguem aí assistiu Tropa de Elite 2?
Em que parte do filme estamos agora?

…É de se desconfiar, de TUDO.

José Naves
José Naves
13 anos atrás

Até ir à padaria e andar de ônibus é perigoso no Rio.

Andre Decourt
Reply to  José Naves
13 anos atrás

Você mora aonde ????

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
13 anos atrás

Belo texto, FG, como todos que você produziu sobre o tempo em que viveu aqui. Para nós, cariocas, esse momento é de decisão, de medo, de perplexidade, mas também de esperança. Esperança que essa linda cidade volte a ser o que era. E que possamos receber de novo os brasileiros de todos os lugares com o que temos de melhor. Porque o Rio é assim, é um lugar de todos, prá todos, prá gente ser feliz.

Antonio Carlos
Antonio Carlos
13 anos atrás

Porque também não existe mais o Ricamar

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
13 anos atrás

Era inevitável que um dia essa bomba explodisse, sinto muito pelas pessoas inocêntes que estão no meio do fogo cruzado. So que eu penso o seguinte: Pague o bem, com o bem…e o mal com justiça!!! O coronel da polícia pediu para “quem quiser se entregar que o faça o mais rápido possível, pois se houver confronto direto na invasão, será muito pior para os bandidos.” Ou seja: O bambu vai rachar no meio. Queria que o mestre Alborguetti estivesse vivo pra ver isso, ele iria ter várias frases e pensamentos super racionais a respeito dessa guerra no rio. Outra pessoa que deve estar muito sensibilizado com esse fato no rio deve ser o ilustre Jair Bolsonaro. Esse eu paro pra ouvir sempre! Quem sabe agora o Rio volte a ser a cidade maravilhosa. No mais, esses bandidos não possuem piedade quanto nos afrontam, agora irão comer chumbo grosso! Viva a polícia, viva o estado de direito.

Leon Neto
Leon Neto
13 anos atrás

me lembro bem dessa estoria da gillette no tobogã! todas as crianças ficavam apavoradas. e a estoria foi até mesmo exportada para aquele tobogã que era montado no Ibirapuera, lembra? assim nascem as lendas urbanas…
belo texto, Flavio.

sergio
sergio
13 anos atrás

Bom dia, Flavio.
De 1960 até 1971 eu morei num predio da Visconde Pirajá 220, quase esquina com a Farme de Amoedo. Eu e meus irmãos estudavamos no Colegio Rio de Janeiro na Rua Nascimento Silva e fazíamos o caminho de ida e volta à pé.
Já naquela época algumas vezes passavamos alguns sustos, mas nada que se compare aos dias de hoje. O que levavam da gente era o trocadinho do lanche e mais nada.
Saudades daquela cidade, da calça cinza e camisa azul do uniforme e do Sr. Sterquini ( nem me lembro mais como se escreve o nome dele) que era quem punha ordem dentro da escola. Da sexta série em diante todo e qualquer problema com alunos era de sua responsabilidade.
Já os alunos menores do primário, tinham muito respeito por ele ( medo? talvez….). Mas ele adorava quando a molecada passava perto dele e o cumprimentava.
Ele tinha conquistado o respeito de todos na escola. Por isso acho, – no meu delírio, sonhador aqui em SP- que f.odão mesmo não é o Cap.Nascimento. Se tivessem como multiplicar, clonar o Sr Sterquini( me desculpem se escrevo errado de novo) a situação seria outra.
Um abraço saudoso à todos aí no Rio.
Do “paulistinha”, que era como ele me chamava.

JP
JP
13 anos atrás

O povo repudia a violência do Rio, mas adora o Funk nojento carioca. Música de bandido, de malaco, música do c*%$.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

A semeadura é aleatória, mas a colheita é compulsória. Sem consumidor não há traficante, sem receptador não há ladrão.

Andre Navarro
Andre Navarro
13 anos atrás

Flavio,

Outro lindo texto seu! O Rio! Ah! O Rio! Olhando por outro lado para mim, isso é mais um exemplo da “revolução” social que este país está vivendo. O processo é lento, dolorido, incerto e o tráfico nunca será totalmente extinguido porque sempre vai existir o consumidor. Enfraquecer os traficantes e dar a condição para população ter uma situação econômico-social viável, independente do tráfico…; isso, está sendo feito. Viva!

marcio
marcio
13 anos atrás

acabo de ler uma noticia que o tio Bernie foi assaltado em Londres junto a sua namorada brasileira. LONDRES é um bairro carioca ou paulista???????????????

Claude Bes
Claude Bes
13 anos atrás

me desculpe mas enquanto houver consumidores, sempre havera um fornecedor , ja que da lucro…se os toxicos fossem gratis no mesmo dia acabariam os traficantes ja que náo compesaria..pensem nisso….

Felipe
Felipe
13 anos atrás

Flavio, o texto é dos melhores que li por aqui, bom demais. Eu nunca comento nada em lugar nenhum, mas esse merece, mesmo que eu ache que você nao tem tempo de ler essa bobagem toda que nós escrevemos.
Não sabia que você tinha morado aqui. Olha, aqui em Copacabana tenho visto coisas engraçadas, pessoas agindo como grandes vítimas da violência…quero ver na Vila Cruzeiro. O Rio é muito legal, mas enquanto tratarmos 70% da cidade como “eles”, como “os outros”, enquanto nao unirmos essa cidade, ela nao poderá ser chamada de maravilhosa.

Jeca
Jeca
13 anos atrás

Invadir a Vila Cruzeiro é mole.
Quero ver eles irem em Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca e prenderem os verdadeiros responsáveis pelo tráfico de drogas.

Renan
Renan
Reply to  Jeca
13 anos atrás

Cara os verdadeiros responsaveis não são nem os que compram nem os que vendem!!
os responsaveis estão em suas luxuosas mansões uma hora dessas tomando um whisky, fumando um charuto…. comemorando o sucesso do plano deles de mostrar pra população que está tudo sobre controle!!! e ja escolhendo os proximos chefes dos morros!!

tem muita gente poderosa financiada e financiando isso!!

gustavo giroti
gustavo giroti
13 anos atrás

“CHAMARAM A POLÍCIA, CHAMARAM OS BOMBEIROS, CHAMARAM A MARINHA. SE CHAMAREM O ÍNDIO, VIRA VILLAGE PEOPLE!!”

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa noite Flávio gomes, só sei de uma coisa rapaz, todo dia no Rio é dia de Cosme Damião chefe, é bala voando de grila viu.No começo do ano fui de férias em Buzios e estava em uma pousada de um amigo, numa certa noite estavamos jantando a convite do dono, e disse o seguinte: queria na volta passar no Rio para tirar algumas fotos e ver o falido autodromo de Jacarepaguá que assisti uma corrida de Indy. Uma determinada hora na mesa um Sr. que estava a mesa procurador de justiça do Rio disse a mim: meu jovem quer um conselho, não vá ao Rio de Janeiro, a coisa ali esta de mau a pior e não demora estourar uma confusão geral. E, passado alguns meses esta aí o resultado Flávio…..

fe
fe
13 anos atrás

Flavio,

seus textos… Maravilhoso seria pouco. Quando você escreve, posso sentir o clima do Rio (como Paris, o cidade tem um clima, um sentimento próprio). As suas palavras me levaram para o Rio, para um dia de sol, na praia, vendo aquela cidade que é linda demais, tomando mate gelado e comendo biscoito Globo. Parabéns! Que delícia ver o Rio de novo, tão maravilhoso.

Felipe Montanheiro
Felipe Montanheiro
13 anos atrás

GAME OVER, boys….

Tuta
Tuta
13 anos atrás

Gomes a versao mobile dos blogs grandepremio esta precisando de um up. Tem quevter um trechinho da postagem, uma thumbnail pra chamar o cara pa drento abs bro

Tuta
Tuta
13 anos atrás

Todos que moravam naquele predio ficaram carecas?

Hey Gomez tira aquela palavra Comente no final da coluna, gracias. Nao linka a nada.

Marcelo de França
Marcelo de França
13 anos atrás

Parece que vai mesmo sair o novo autódromo em Deodoro (RJ), mas não consegui achar mais sobre o pacote de leis do dia 25, relacionado aos futuros jogos e ao autódromo. Achei apenas isto, no JB:

http://www.jblog.com.br/formula1.php?itemid=24739

Lex
Lex
13 anos atrás

Maravilhoso o texto, Flávio.
Sou carioca há 25 anos. E posso dizer pra você que pode continuar com essas preocupações ao vir novamente ao Rio certamente.
Digo também que nesse tempo todo nunca fui assaltado morando na zona norte (a “quente”, como deve lembrar), mas confesso que já vi coisas de perto e não fico de bobeira. Ao mesmo tempo que nunca deixei de fazer meus programas por receio.
A violência existe, sim. Mas algumas pessoas daqui chamar de caos, terror ou guerra é forçar a barra pra vender jornal.
As pessoas “exageram demais”.
Então o governo finalmente começa a entrar em favela, apreender armas, drogas e munição, e uns idiotas daqui do Rio ficam falando que isso é politicagem por causa dos eventos esportivos futuros. Cá entre nós no bom português, que se foda se é pelas Olimpíadas ou pelo diabo da Copa, desde que acabe ou diminua a criminalidade. Coisa que ninguém, apesar de criticar a atual política de segurança, fez até hoje. Por isso, se esse governo conseguir alcançar seu objetivo, terá para o todo e sempre o meu apoio.
Grande abraço.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Lex
13 anos atrás

Alguns idiotas consideram que chamar de caos e de guerra é exagero porque não moram nas favelas e não têm traficantes fortemente armados, lhe roubando suas cidadanias e sua paz.

Acho que é por causa de evento esportivo e espero que continuem trabalhando mesmo depois que estes eventos acabarem, ou você não se lembra que na época do Pan-Americano o Rio de Janeiro teve uma paz temporária apenas.
Abraços.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Lex
13 anos atrás

Lex, me desculpe o mal jeito, mas nas favelas não existem somente bandidos. Existem cidadãos cariocas lá também. Pagam impostos e têm RG e CPF do mesmo jeito que os cariocas das áreas mais abastadas.

E o simples fato de existirem pessoas de bem lá sofrendo nas mãos dos criminosos, o poder paralelo que cobra até taxas das pessoas, e agora sofrendo no meio dos tiroteios, é que me dá a sensação de guerra e caos. Sorte de quem não mora nas favelas do Rio e estão longe de tudo isso. Para eles é um caos, é uma guerra.

Eu sei que a imprensa é tendenciosa, vão explorar ao máximo em suas manchetes e, daqui a pouco, um novo fato surge e esquecem a guerra nas favelas.

Lex
Lex
Reply to  Lex
13 anos atrás

Caro, RCRG72.

Leia meu texto mais uma vez que você irá entender, pois na primeira não entendeu. Você só quis entender que te chamei de idiota diretamente, que não foi o caso.
Vai ver também que disse que moro em área “quente”, tão próximo de uma favela que algumas pessoas daqui podem afirmar, com certa razão, que eu moro de fato na favela. Então é lógico que não se passou pela minha cabeça sequer considerar que na favela só há bandidos. Pois muitos familiares meus e amigos moram nas redondezas. Muito pelo contrário, numa população de centenas de milhares de moradores, somente algumas centenas são bandidos, existem trabalhadores e estudantes em muito maior número. Bandidos existem em qualquer local do Rio e do país, não só nas favelas.

Você está discutindo coisas que eu concordo com você e que não mencionei no meu texto original… Aí eu poderia te chamar de idiota agora merecidamente por não entender o que estava escrito e discordou de mim quando meu ponto concordava com o seu (exceto por dar importância a razão da ocupação com você). Mas deixa pra lá, né…

As pessoas das favelas são como pessoas do “asfalto”, como você separou. Tem gente que simplesmente entende a situação, pega suas coisas e sai da favela para a polícia entrar e tem as outras que ficam pela rua falando que é guerra, caos e terror, falam que viram horrores e saem no jornal. A imprensa, nesse caso, não tem culpa se as pessoas falam barbaridades, ela simplesmente reporta para o público. E este não tem como saber se a notícia é superdimensionada ou não.
Foi esse meu enfoque: a dimensão exagerada que as pessoas estão dando a essa operação e só (que a essa altura já acabou em sucesso, resta a ocupação permanente).

Um abraço sincero, sem rancor por você ter me chamado de idiota equivocadamente.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Lex
13 anos atrás

Lex, muito inportante o seu retorno. Desculpe-me.

Mas realmente a impressão que a gente tem é que as coisas são barra pesada mesmo. Como a mulher que contou que os chefes do tráfico fazem suas próprias leis. Condenam as pessoas se acham que alguém fez alguma coisa de errado. Que eles são tribunal, júri e carrascos.

Fui no Rio de Janeiro pela primeira vez em 1988. Não tenho nada a reclamar, apenas a exaltar sua beleza. É mesmo a mais bonita cidade do mundo.
Abraços.

Mellotone
Mellotone
13 anos atrás

Muito legal esse texto, me identifiquei com ele. Morei um tempo na Selva de Pedra, no Leblon, década de 70. Também frequentei a AABB. Lembro da piscina com a ilha no meio, Passava pela Cruzada, mas dava medo sim, tinha os pivetes (!) E os botões de galalite? Ah, eu tinha o fluzão de botão, claro. E o goleiro de caixa de fósforo Fiat Lux, daqueles gigantes. A gente colocava pilha dentro, fechava o gol (mesmo). Tambpém colecionei maços de cigarro. O mate e o biscoito de polvilho na praia, a prancha de isopor “Copacabana”, o cachorro da Geneal no Maraca, o Angú do Gomes na Pça XV, a Mesbla … muito boas lembranças, da infância e juventude na Cidade Maravilhosa.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
13 anos atrás

Prefiro pensar que é o remédio amargo e a cura está próxima. Que assim seja…

vitão
vitão
13 anos atrás

eu teria medo dos políticos, que com 20 anos de negligência deixaram a situação chegar onde está hoje. Por falar nessa raça, ouvi na BandNews que o prefeito assinou um decreto com as obras para as Olimpíadas, e inclui o autodromo em Deodoro. Alguém sabe disso ?

Thiago Bocalini
Thiago Bocalini
13 anos atrás

Flávio, belo texto com sempre.

Resolvi comentar este pois fala de uma cidade onde morei durante Maio e Junho deste ano.

Antes de conhecer o Rio, este ano, paulistano como sou só criticava esta cidade e achava que se tratava da pior do Brasil por suas Favelas, seus traficantes, balas perdidas. Nunca que eu iria passar férias lá, achava que quem ia era louco ou burro.
Eis que este ano a empresa onde trabalho me mandou pra lá e no começo xinguei mais do que tudo,
Mas após alguns dias lá, me encantei com tudo. Com a praia, com o Mate, com Centro antigo, com as praias, com a Lapa, com Botafogo e o Pão de Açúcar, no fundo com tudo.
Certo momento, em copacabana viu uma linda garota andando de bicicleta pela Av. Atlântica, mas muito nova para mim e fiquei com um sentimento verdadeiro onde me pergunto até hoje: E se meu pai tivesse mudado pro Rio? Acho que devia ter sido bem legal. Por isso acho que entendo um pouco do sentimento que você quis passar no texto.
Não sei explicar bem porque, mas criei um carinho muito grande por essa cidade e dá dó ver isso tudo que acontece hoje. O Rio está um caos, não dá pra comparar com aquele Rio do começo do século passado, mas ainda dá pra se encantar com o que sobrou desse Rio, eu me encantei.

Andre Decourt
Reply to  Thiago Bocalini
13 anos atrás

Carioca não é quem nasce, mas quem gosta, tem uma porção de gente que nasceu no Rio mas não é carioca… E tem gente que nasceu na Noruega e é carioquíssimo !

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

O mundo nunca foi perfeito, mas já foi bem melhor. O descaso do poder público sempre foi muito grande. Por isso chegamos a este ponto.

Se não der certo agora, esta investida do governador Sérgio Cabral com a ajuda do Governo Federal, o que vai ser depois?

Teremos que escolher prender ou matar os bandidos? Na rua mesmo? Como queria o Lacerda? Que dizia: “Bandido bom é bandido morto.”

Se der certo, espero que não fique somente no RJ esta ação contra a criminalidade. Que acontece por causa de Copa do Mundo e Olimpíadas.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Seu comentário é bem relativo ao que se trata de mundo melhor no passado.
Há momentos e momentos.
Talvez o mundo tenha passado por um momento de êxtase nos anos 70 e 80 e foi só, e foi só em alguns lugares, como o Brasil, quem diria o vietnã, a Rússia, a China, a África…. Bem, tudo na vida é relativo, é como na física, tudo depende do referencial e na vida isto nunca foi diferente. Qual o seu referencial? Qual o referencial de mundo melhor?

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Você não acha que o sentimento geral de que as coisas pioraram em relação a violência nas grandes cidades é exagerado?

Ou não piorou tanto assim porque nem todos moram em favelas dominadas pelos traficantes?

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Concordo que hoje a violência nas grandes cidades piorou consideravelmente na realidade Brasileira especificamente comparado anos anos 80, talvez 70 ou 60.
Não sou antropólogo mas diria que se morre menos hoje com tanta violência do que nos anos referidos anteriormente. Não sei se pelo avanço da medicina, ou segurança de veículos. Hoje mesmo um colega teve o carro arrombado no que foi roubado bens pessoais. Acredito que a maior parte da “merda” da violência esteja mais relacionado a política e a corrupção do que outros fatores propriamente ditos, talvez porque a política não vê votos em escolas e presídios, e a corrupção não vê punição para endinheirados e políticos.
O resto é blá blá blá…. e horas e mais horas de divagações

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Cleiton o problema é esse mesmo. A violência cresceu. Morre-se menos de doenças, a expectativa de vida no Brasil aumentou e etc. Mas acredito que o número de pessoas que tem contato com violência aumentou bastante.

Não sei exatamente o quanto exageram nas coberturas jornalísticas como essa agora. Mas ler uma notícia que dá conta que os traficantes obrigavam menores a trabalhar para eles, que retiravam pessoas de suas casas para utilizar essas casas para armazenar armas e drogas, que os chefões do tráfico agiam como juiz juri e carrasco, e que ali eles mandavam mais do que o poder público é péssimo. Socialmente falando, conviver, mesmo que de longe, com uma situação dessas é muito ruim.