5

SÃO PAULO (so what?) – Hoje este blog completa cinco anos. Cinco anos, ok. É um aniversário quase redondo, então merece uma lembrança. No dia 5 de dezembro de 2005 cheguei a esta praia com um post sem graça, tateando, ainda, a ferramenta que, para mim, era uma novidade total.

Me parece claro que nestes cinco anos os blogs ganharam importância no mundo todo. O meu, claro, continua desimportante como sempre foi. Afinal, levanta bandeiras esquisitas, como defender as Kombis, os Ladas e os DKWs.

Mas foram cinco anos divertidos. E cansativos. Escrever todos os dias é um exercício desgastante. E a rede de informações e entretenimento que se forma a partir de um blog que tem uma audiência razoável é difícil de administrar. Com o passar dos dias, semanas e meses, a página vai se transformando, mutante, dinâmica. E para nós, que estamos do lado de cá da tela e do teclado, é muito interessante entender melhor quem nos lê. As reações são imediatas, diretas, sem intermediários.

Aqui acabei conhecendo muita gente na vida real, as corridas ajudaram nisso, um mundo novo se desbravou. São já 1.826 dias escrevendo furiosamente, com raríssimas “faltas”, um total de 12.447 posts (7 por dia), 487.521 comentários aprovados (267 por dia). Surgiram blogueiros históricos e populares (como o Veloz-HP e Nick B.), muitos sumiram, outros tantos aparecem só de vez em quando, milhares apenas leem tudo silenciosamente, tem de tudo um pouco.

Nestes cinco anos minha vida mudou, como a de todo mundo muda. Mas a gente vai seguindo em frente, tropeçando pelo caminho, tomando uns tombos, levantando sempre. Eu continuo tateando, sem saber direito de nada.

Parabéns pra vocês.

Subscribe
Notify of
guest

170 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cardoso Filho
Cardoso Filho
13 anos atrás

Parabéns, atrasado é verdade, mas de coração.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
13 anos atrás

Flávio Gomes
Frequento seu blog desde 2005. Minha passagem por aqui tornou-se obrigatória. Tenho escrito pouco, mas estou sempre lendo tudo.
Receba meus sinceros parabéns por essa tão honrosa marca.
Abraços.

Enio
Enio
13 anos atrás

Parabéns, leio o blog há uns 3 anos e desde então é minha fonte de informações automobilisticas oficial. Blog exige fidelidade… valeu FG.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Parabéns p’ra você, Flávio. Defender aquilo que se ama nunca é esquisito, embora, às vêzes, necessite coragem. Troca de informações e opiniões sempre são uma coisa importante, e o que torna tudo isso válido é o respeito às opiniões de todos, mesmo que contrárias. Homens de palavra se combate com palavras, quando é o caso de divergências. Um grande abraço, e espero que ano que vem nos encontremos no Templo.

jonesbegol
jonesbegol
13 anos atrás

flavinho, faz uma sessão dos posts mais famosos dos 5 anos do blog. Tipo túnel do tempo, essas coisas bregas que a gente adora…
Abração e parabéns!

Paulo "McCoy" Lava
Paulo "McCoy" Lava
13 anos atrás

Sou apenas um número na longa fila de pessoas que aqui comparecem para lhe parabenizar. E aproveito a oportunidade para 1) ressaltar novo agradecimento pelas ocasiões em que fui citado por você (refiro-me à tópicos envolvendo NASCAR e dois livros que editei ao lado do jornalista Paulo Torino) e 2) renovar convite para que ‘agende’ uma viagem até a região Vale do Caí. Sucesso, my friend.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
13 anos atrás

Nossa, não entrei na internet nem Domingo, nem Segunda e perdi um dia muito importante para nós, Parabéns Flavio, se virar TV você será o Novo Robertinho Flavio Marinho!!!

Abraço

Gusta
Gusta
13 anos atrás

Nós que agradecemos, sou um leitor antigo também…o velho Henri Toivonen.

Não comento mais aqui, mas escrevo em um blog.

“muito por sua culpa”…

abraço e continue forte!

Edson Yoko
13 anos atrás

Grande Flavio Gomes,
Nestes 5 anos aconteceu de tudo, hein?
Para nós, também foi importante conhecê-lo pessoalmente e foi uma grande honra para nós prestigiar as corridas do Deka 96. Até Beatles 4ever! teve em Interlagos, lembra?
Um grande abraço e continue, sempre continue.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Edson Yoko
13 anos atrás

Claro que lembro, Edson! Aliás, estou com saudades de um showzinho. Vou lá no site ver sua agenda.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Parabéns FG nem parece tanto tempo!

Rafael Gaspar
13 anos atrás

Parabéns Flávio Gomes, você merece essa realização, e esses números só provam o quão bom és no que faz…

Comecei um blog por ler seu blog todos os dias, em janeiro ele completa um ano de vida, e aos poucos está ganhando espaço, claro que nunca chegará aos pés do blog do Gomes! quando tiver um tempo, dá uma passadinha por lá e diz o que achou, porque não há nada como um conselho experiente para quem está engatinhando. http://blogdirafale.wordpress.com/

Alexandre Nascimento E Silva
Alexandre Nascimento E Silva
13 anos atrás

Camarada FG,

saudações de quem se inspirou a adquirir um Laika 1993 e assim manter viva a memória de um dos 10 carros mais vendidos do século XX, logo este espaço para mim jamais será insignificante!

Abraços,
Alexandre

Lucio SP
Lucio SP
13 anos atrás

Parabéns……….Esperamos bons posts e boas discussoes nos próximos anos….

Comecei a ler o blog diariamente na época da corrida de interlagos em 2008 (se eu nao me engano o titulo era Interlagos em Pingos)

abs a todos

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
13 anos atrás

Deixe-me aumentar em mais um o PARABÉNS A VOCÊ, Quando comprei meu pc e depois de meses tentando com um pouco de medo acessar a internet devido ao custo e ao horário (naquela época era tinha que ter discador com 5kbps e esperar depois da meia noite pra acessar depois de várias quedas de conexão), um dos primeiros blogs que achei e ADOREI foi justamente o seu, não exatamente por você, mas pelo Belo #96. Sempre fui apaixonado por DKWs e quando o vi, comecei acompanhar quase que diariamente seus posts. Já postei muitas bobagens e provocações não pra te denegrir ou ofender, mas para curtir o clima de brincadeira séria que você mantem aqui. Com os Blogueiros Masters, aprendi muito e relembrei muita coisa também, hoje em dia, já é um vício acessar esse blog como se fosse a mania da gente ler horóscopo em jornais.
Mais uma vez te parabenizo pela sua brilhante idéia de criar essa comunidade do jeito que é (apesar do ditadorismo seu que é uma marca registrada e muito legal, que faz a diferença). Espero que leia essa humilde mensagem de seu fã que eu e meu filho Winer nos tornamos. Desejamos muito sucesso por muitos anos ainda. P,S. não esqueça do Gerd, ainda não esquecemos dele

Alexand Gomes
Alexand Gomes
13 anos atrás

Salve, FG!

Jackson S. Batista
Jackson S. Batista
13 anos atrás

Parabéns a você também, que antes de ser um bom jornalista, tem demonstrado aser um grande sujeito!

Crotti
13 anos atrás

Longa vida ao Blog !
Abraços

Elvibruno
Elvibruno
13 anos atrás

Pois bem Macaco mor,
apesar de estar aki a 2 anos, me sinto parte dessa Macacada.
Parabéns Gomes, vamos a mais 50.

Nelson de Sá Junior
Nelson de Sá Junior
13 anos atrás

Cara, parabéns mesmo!
Poxa, 5 anos que eu acesso todo dia!!! Muita informação!
Grande abraço!

Mário Gasparotto
13 anos atrás

Cara! Realmente parabéns! Obrigado pelo espaço cedido e pela dedicação que você tem conosco. Eu por exemplo, só leio o blog, não tenho twitter. É impressionante ver como cresce uma comunidade virtual e como ela se mostra muito maior do que parece, quando suge alguns casos mais polemicos, como o da Hortencia, por exemplo. Valeu, e muitos anos mais para nós!

Roberto Borges
Roberto Borges
13 anos atrás

Parabéns à você Flávio!
Muito legal, com pessoas legais participando. Aprendi um tanto também, inclusive que as trapizongas da cortina de ferro tem um lado interessante e bacana.
Seu blog foi incorporado ao meu dia a dia na internet.
Abraços

casino
13 anos atrás

Nossa, li seu primeiro post e não achei ele sem graça, um belo texto, informando sua personalidade,parabéns,foi por causa desse blog que passei a ver os Ladas com outros olhos, e também a gostar mais de clássicos nacionais.

T. Franklin
T. Franklin
13 anos atrás

É isso aí!!

Cinco anos não são como cinco semanas, é tempo pacas!!

Eu faço parte da “Legião de Silenciosos” há cinco anos. Posso dizer que li quase todos os posts esse tempo todo e comentei apenas alguns, mas o meu preferido foi aquele do vinho do Galvão Bueno heheheh.

Saúde e sorte a vc Flavio e que muitos períodos de cinco anos, como este, tenhamos a comemorar!!

Muitíssimo obrigado e parabéns ao blog.

Jovino Junior
Jovino Junior
13 anos atrás

Salve FG! Vida longa ao FG!
Nestes cinco anos acompanho o blog sem postar comentários, porem hoje é uma data especial.
O pouco que aprendi sobre automoveis, corridas, montadoras, URSS e pernas de mulheres Russas nos 30 anos anteriores ao incio do blog tornaram obsoleto e apenas o aprendido nestes ultimos 5 anos tem valor real.
Obrigado pela existencia.

Alessandro
Alessandro
13 anos atrás

Para mim é o mehor blog do mundo, mesmo que eu só acesse este.
Parabéns!

Harry
13 anos atrás

Oi FG,
Você me ensinou muito e é minha escola bloguistica.
Abraço
Harry

Bruno Brandão
13 anos atrás

Flavio, parabéns.

Como já disse outra vez: mesmo nunca tendo sido um apaixonado por carros, seu blog tornou-se uma visita diária em minha navegação.

Continue assim, já que para mim, sua página sempre está no top3 de indicações para dar a alguém na net.

É isso aí!

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Parabéns pra nós!!!!!!!!!!!!!!! Muitos anos mais virão!

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
13 anos atrás

Parabéns. E deixa a modéstia de lado, seu blog é ótimo, pra mim o melhor.

pedrão
pedrão
13 anos atrás

Flávio, este Blog vicia, assuntos variados, muito bom, continue assim. Parabéns.

Leandro Sanco
Leandro Sanco
13 anos atrás

Parabéns, Flavinho. São 5 os anos de atividade, mas é 10 a nota para teu esforço e dedicação. Tua ideia inspirou um monte de gente a fazer algo parecido. E esse monte, mais um monte e por aí dá para ter uma ideia da força e do alcance que esse bloguesinho tem. Parabéns, cara e obrigado por tudo.

Abração,
Sanco

marcos
marcos
13 anos atrás

Opa , passei aqui praticamente quase todos dias.. salvo, finais de semana e feriado.. fiquei feliz em te cumprimentar quando aposentou #69em um bar em moema , vc foi muito antecioso, muito obrigado !!

Henry Rul
Henry Rul
13 anos atrás

Parabéns !!!
Foram cinco anos de excelentes serviços ao automobilismo e à literatura esportiva.
Abraço.

Rico
Rico
13 anos atrás

.
Parabéns !!

Flavio
Flavio
13 anos atrás

Parabéns xará!
Que continue por muitos anos mais.

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
13 anos atrás

Parabéns ao blog, a você e a nós.

fagner andre
fagner andre
13 anos atrás

vc é psicodélico,
parabéns,
e muitos anos de vida para nosso blog.

Luiz (o outro)
Luiz (o outro)
13 anos atrás

Um dos melhores blogs do País, com toda certeza! Parabéns e vida longa ao blog!!!

Leandro
13 anos atrás

Parabéns! Continue firme.

Helio Mendonça
13 anos atrás

Parabens pelo excelente blog e que fique mais 5 anos no ar. ..
grande abraço

Andre Miranda
Andre Miranda
13 anos atrás

Caro Flavio, você que admira os carros russos, acredito que gostará mais ainda destes carros russos tunados.

http://www.quebracabeca.blog.br/carros-russos-modificados/

Enjoy!

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Parabéns Flávio, eu acesso quase diariamente, tem muita coisa boa aqui, gostaria da sua opinião sobre o WikiLeaks e sobre as mulheres Russas, é verdade que elas são tão bonitas mesmo ? rs

Abs

Edu
Edu
13 anos atrás

Seu blog é mto bom e vc escreve mto bem. Acesso ao blog desde o inicio e te digo que se aprende mto, ñ só de carros como tb a psicología das pessoas. Parabens e como disseram os respeitáveis blogeiros que me antecederam: que dure mtos mais anos!!!

Eric
Eric
13 anos atrás

Vida longa, FG!!!

E obrigado a VOCÊ! Atualmente ( e em outros momentos tristes da minha vida sem-graça) este Blog é uma das minhas poucas alegrias diárias.

Um forte e nostálgico abraço!

Eric

Marcos Bonilha
13 anos atrás

Sério, acho que é um dos poucos blogs que acesso e que posso afirmar com convicção que li todos os posts.

Parabéns e que venha 100 anos de posts. hehehe

Abraços Flávio!

Dino Dragone
Dino Dragone
13 anos atrás

Q venham mais 5!!! Parabéns!

Edison Guerra
Edison Guerra
13 anos atrás

Blog animal,como dizem os mais jovens.Há 5 anos estou por aqui,lendo TODOS os posts,comentando vez ou outra.No entanto,partiu daqui o resgate do meu retorno a Interlagos,revivendo minha adolescência,quando frequentava o Templo em qualquer prova que tivesse.Através dos farneis consegui frequentar os boxes,que era meu sonho juvenil,e poder conversar com meus ídolos de então,como Chiquinho Lameirão,Bird Clemente,Dante di Camillo,Luis Pereira Bueno,Fabinho Sotto Mayor, e tantos outros.Muitas novas amizades surgiram,inicialmente virtual e depois nas provas da Super Classic.
Parabéns pela dedicação,trabalho incessante que os números citados neste post informam,e vamos lá….rumo aos 10 anos.Estarei aqui partipando.
Abraço.

Nick B.
Nick B.
13 anos atrás

Oi, Fla, meu querido.
Muito obrigado pela citação tão especial.
Fiquei emocionado!
Este blog é algo especial em nossas vidas, sem dúvidas.
Um lugar onde muitas amizades são feitas, semelhanças descobertas, diferenças amenizadas, os mais diversos assuntos são tratados de forma séria ou na mais saudável gozação.
Um lugar em que a visita é um prazer, algo que se não fizermos dá uma saudade danada.
Um espaço pra gente se divertir e falar do que gosta, pra “desestressar” um pouco. Quer coisa melhor?
Eu estou sempre por aqui. Agora comento menos, é verdade, mas contra minha vontade.
Se não tivesse tantos afazeres que me afastam da internet, eu ficaria o dia inteiro por aqui me divertindo e tentando fazer meus queridos amigos felizes.
Sempre dou uma passadinha rápida, vejo os posts, leio os comentários e depois me vou. Queria ficar mais, comentar bastantão, mas o tempo está curto para o Nickinho. E como eu gosto de caprichar nos meus comentários, tô meio quietinho de uns tempos para cá. Eu sou daquela turma que acredita que se é pra fazer, tem que ser bem feito, se não melhor não fazer. Como diziam os Titãs: “Vamos ao trabalho/ E só há uma maneira de fazê-lo direito, bem feito/ Se não é melhor nem começar.”
Mas o meu sentimento é o mesmo, tagarelando ou silenciando. Gosto de todos, amo o Fla e quero que essa data se repita por muitos e muitos quinquênios.

Parabéns para o blog, para o Fla e para todo mundo. Cinco anos! Cinco anos! Como passou rápido! Eu telo mais!!!

Beijos!

Nick B.
(ouvindo Buddy Guy, Five Long Years).

Conde
Conde
Reply to  Nick B.
13 anos atrás

Nick ! Que bom te “ver” por aqui .
Tb estou cheio de novidade as meninas estão lindas e no ano passado depois de 3 anos da chegada da Letícia e da Rafaella ,nossas filhas do coração , engravidamos e recebemos o nosso maior presente : Fernanda ….loira de olhos azuis !
Vou te mandar umas fotos por email .
Abraços de toda família , meu amigo !

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Parabéns, uai!

Putz, eu passo por aqui diariamente desde o começo.
Engraçado que eu hesitei em fazer o primeiro comentário, mas depois não parei mais.

E o sr. Gomov esta escrevendo cada vez melhor. Muito bom!

Beto Estuqui
Beto Estuqui
13 anos atrás

Sempre leio… 947 vezes ao dia, como vc diz: Silenciosamente!
Mais… Parabéns merdinha! hahaha
Isso aqui e animal!