LOTUS X LOTUS (2)

SÃO PAULO (e assim vamos) – É tudo muito esquisito. A Lotus de Tony Fernandes, que correu neste ano, cravou hoje simbolicamente sua nova bandeira na fábrica da Inglaterra. Assumiu o nome Team Lotus, como a lendária equipe de Colin Chapman e tal. Lançou novo site. Pingou a foto abaixo no Facebook. Enquanto isso, a Renault, que não é mais da Renault, prepara-se para se inscrever no Mundial como Lotus Renault. Sendo Lotus, neste caso, um sócio/patrocinador — a marca de carros esportivos que pertence à Proton da Malásia.

Lotus equipe e Lotus sócio/patrocinador. É o que temos neste momento. Uma verde (a de Tony) e outra preta e dourada (a ex-Renault). Ambas com motores Renault. É possível que a ex-Renault continue sendo tratada como Renault em 2011, já que ninguém chama a McLaren, por exemplo, de Vodafone. Assim, faria algum sentido não chamar a Renault pelo nome do patrocinador, Lotus. Ocorre que a Renault, a montadora francesa, vendeu tudo que tinha no time. O nome ficou apenas como marca do motor. Parte é do fundo de investimento Genii e parte da Proton, através de sua marca Lotus.

E aí? Como chamaremos essas equipes em 2011, a Lotus que não é Lotus e a Renault que não é Renault?

Pusta zona.

Ah, aproveitando… Alguém sabe o significado desse “ABC” entrelaçado no logotipo da velha e boa Lotus?

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fred
Fred
13 anos atrás

Anthony Colin Bruce Chapman

jOsÉ
jOsÉ
13 anos atrás

Elton, visite o link abaixo. Tenho fé que será capaz de compreender…

http://www.youtube.com/watch?v=EK2tWVj6lXw

jOsÉ
jOsÉ
13 anos atrás

Lamentável um jornalista deste porte não saber o que é ABC.
A é de André.
B é de Bernardo.
C é de Caetano.

Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano. Região importantíssima na história de nosso glorioso país. Ainda mais no que diz respeito à indústria automobilística, indústria essa de vital importância para seu trabalho.

É triste ver que você, tido como conceituado, não sabe isso.

Caloroso abraço!

Elton
Elton
Reply to  jOsÉ
13 anos atrás

José, esse seu comentário é pra rir ou pra chorar?

Você leu direito o texto? Ou você acredite mesmo que a Lotus é uma empresa brasileira com sede no ABC paulista?

Lamentável…

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
13 anos atrás

Peraí, gente! Se antes podiam chamar a Lotus do Tony Fernandes de “Lotus paraguaia”, agora não podem mais, já que ele comprou os direitos sobre a razão social “Team Lotus”. Logo, a Lotus de Tony Fernandes é que é a reencarnação da velha “Lotus Team” do Collin Chapman que fez história na Formula 1.

Se alguém esta sendo picareta nesta história é a Proton. A Lotus Cars nunca teve nádegas a ver com Fórmula 1, já que Collin Chapman fazia questão de manter Lotus Team (a equipe de Fórmula 1) e Lotus Cars (a montadora) como duas pessoas juridicas diferentes.

A Proton é dona apenas da Lotus Cars (a montadora, nada a ver com a equipe de Fórmula 1) e só botou o nome Lotus na Renault F1 por puro enxerimento. E o pessoal, talvez deslumbrado com a pintura preta-dourada no carro da Renault, ainda vem dizer que a Lotus Team não deve ficar com o nome Lotus? Vão contiuar dizendo que esta é uma “lotus paraguaia”?

Então a equipe Renault, que só tem Lotus no nome e pintura preta-dourada por pura picaretagem da Proton é que é a verdadeira Lotus? Será possível que a galera aqui não sabe detectar uma picaretagem quando ela tá rolando?

E que ninguém diga que a equipe de Tony Fernandes não está honrando o legado, pois a Lotus enquanto encabeçada por ele foi a melhor das equipes novatas neste último campeonato.

Por isso acho que o mais correto seria continuar chamando a equipe Renault de Renault mesmo, já que o Lotus no nome refere-se apenas ao sócio-patrocinador da equipe (assim como Vodafone Mclaren e AT&T Willians).

Enquanto que a Lotus do Tony Fernandes, já que honrou o legado do nome Lotus e agora passa adotar legalmente a mesma razão social da equipe de Fórmula 1 “Lotus Team” que pertenceu outrora a Collin Chapman, esta sim deve ser chamada de Lotus.

Não se trata (pelo menos, não mais) de uma “lotus paraguaia”, mas da verdadeira “Lotus” tal qual conhecemos nos tempos de Collin Chapman. Não vejo motivos pra cairmos em controversias que são frutos unicamente da picaretagem da Proton.

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
13 anos atrás

Flávio muito estranho esse link do Team Lotus (verde), parece que vão para o mundial de 2011 com cores preta e dourada! Veja:
http://www.teamlotus.co.uk/gallery/black-gold.aspx?page=1

Felipe Sgarioni
Felipe Sgarioni
13 anos atrás

Espero que o Sr. Ecclestone, tão zeloso da “sua” F1, tome medidas para evitar essa avacalhação de ter duas equipes com o mesmo nome. Era só o que faltava. Ou há somente uma equipe chamada Lotus, espero que não seja a do Fernandes, ou será muito ridículo ter a Lotus paraguaia do Tony Fernandes e outra um pouco menos paraguaia no grid.

jairo faria
13 anos atrás

Grande Flávio, as inicias citadas são as inicias do dono da empresa, o Sr Colin Arthur Bruce Chapman mais conhecido como Colin Chapmam, entre outras coisa ex patrão de Emerson Fittipaldi. Bom dia!

Gastão
Gastão
13 anos atrás

A resposta está em http://www.lotusespritworld.com/EHistory/lotusbadge.html

They are the initials of Anthony Colin Bruce Chapman,
the Designer, Builder, and Founder of LOTUS.

Don Victor
Don Victor
13 anos atrás

Se a Renault é patrocinadora da Lotus-Renault, agora, como a globo irá chamá-la??? Lotus-R???

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
13 anos atrás

Se me permite uma correção, Flavinho, o escudo tem as letras ACBC e não ABC entrelaçadas. ACBC são as iniciais de Anthony Colin Bruce Chapman, fundador do Team Lotus.

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
13 anos atrás

Analisando o que explica o post, eu considero a Lotus do Tony Fernandes mais proxima e parecidad com a tradicional Lotus do Collin Chapman do que a Lotus Renault PiCAREÓTON.

Se eu estiver errado, me corrijam, mas o ACBC na logo do Team Lotus só indica que a velha Lotus era muito mais uma empreitada do Collin Chapman do que da Lotus Cars (hoje pertencente a PiCAREÓTON).

Logo, a Lotus do Tony Fernandes (que tem, inclusive, o direito sobre o nome Team Lotus) é que é a reencarnação da tradicional Lotus do Collin Chapman.

Já a Lotus Renault do grupo Genii… se eu entendei o que o Flavio quis dizer, a PiCAREOTON é apenas uma sócia patrocinadora da equipe e resolveu botar o nome Lotus (de Lotus Car que, por acaso, é só uma subsidiaria sua) por PURO ENXERIMENTO. Além de adotar a pintura preta e dourada “John Player” da velha Lotus do Collin Chapman por PURA CARA-DE-PAU.

Sendo assim, meu veredicto é o seguinte:

Continuemos chamando a equipe do grupo Genii de RENAULT, já que só tem Lotus no nome por conta do enxerimento da PiCAREOTON e só adotou a pintura “John Player” (preta com dourada) pra enganar os fãs.

E chamemos o Team Lotus do Tony Fernandes de LOTUS mesmo, já que esta é de fato a reencarnação da velha Lotus do Collin Chapman.

RESOLVIDO, GALERA?!

Jef
Jef
13 anos atrás

Essa é fácil. Primeiro perguntamos para a Globo como ela vai chamar. Provavelmente TL (Team Lotus) e a outra RL (Renault Lotus).
Jef

George McCrae
George McCrae
13 anos atrás

Isso aí tá que nem o episódio do Chaves (Refrescos): Vc quer um suco de tamarindo que se parece limão mas é morango!!!!!!!!!!! Pode ser que o que vai ajudar a diferenciá-los são as cores.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Por que esses caras não compraram pelo menos o nome “Team Lotus” em 1995? Só porque o time era uma porcaria? Que o digam Johnny Herbert, Pedro Lamy, Alessandro Zanardi, Philippe Adams, Éric Bernard e Mika Salo.

AM
AM
13 anos atrás

O ABC vem do nome completo do Colin Chapman; Anthony Colin Bruce Chapman

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
13 anos atrás

O contrato com a Proton termina no final de 2010, daí porque o Team Lotus continua anunciando.

Opaleiro MG
Opaleiro MG
13 anos atrás

Anthony Bruce Colin Chapman.

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
13 anos atrás

Sei lá como elas serão chamadas, mas como o Gavião Bueno chamar-las-ão será a pior denominação.
Pusta zona (2)

André Silva
André Silva
13 anos atrás

A Lotus Malaia agora assumiu o simbolo original porque comprou o TEAM LOTUS do David Hunt há poucos meses atrás. O David Hunt era o dono do TEAM LOTUS F1 desde o final de 1994. Ele tirou a equipe da categoria mas em nenhum momento deixou de ser dono dela. O Tony Fernandes comprou a equipe do Hunt.

Do outro lado nós temos a LOTUS CARS, que era e sempre foi uma divisão independente do Grupo LOTUS. As duas (TEAM LOTUS e LOTUS CARS) não eram ligadas porque o Colin tinha medo de que se saisse alguma coisa errado com uma das duas, a outra não seria afetada.

Isso significa que é perfeitamente possivel que tenhamos duas Lotus, sendo que na real seria a Team Lotus (1Malaysia) e a Renault tendo como Principal Sponsor a Lotus Cars, chamando-se LOTUS RENAULT RACING, assim como existe a SANTANDER SCUDERIA FERRARI, etc.

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
13 anos atrás

ABC = Adoro Beber Cerveja

José Marinho
José Marinho
13 anos atrás

Eu ainda prefiro que o Tony fique com o nome, parece que a equipe esta seguindo o exemplo da Red Bull e querendo ser uma equipe simpatica ao publico, e renault generica tenta desvincular seu nome desgastado na F-1, se escondendo atras desta simpatia que a Lotus Racing construiu este ano.

Wilson
Wilson
13 anos atrás

É melhor deixar pro locutor oficial Galvão Bueno decidir !!!!!!!!!!

Rodrigo Lombardi
13 anos atrás

CTR+C e CTRL+V

Felipe
Felipe
13 anos atrás

q tal L1 e L2 parece mais botões de playstation ahauahauahuah. Também parece com os nomes dos times de campeonatos de volei e basquete no brasil.

Sanchotene
Sanchotene
13 anos atrás

Alguém mais percebeu isto aqui?

http://www.teamlotus.co.uk/partners/proton.aspx

Estariam se engalfinhando apenas como estratégia para alavancar a marca?

RCRG72
RCRG72
Reply to  Sanchotene
13 anos atrás

Rapaz, é bem possível!

Telo
Telo
Reply to  Sanchotene
13 anos atrás

Segundo o Tony Fernandes, no inicio, a Proton tinha 3% da Lotus Racing….

mano du da fiel
mano du da fiel
13 anos atrás

Flavião,pode crê,o bagulho tá nó zona.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Os times levarão os nomes de LRT e RLT

Anderson Ramos
Anderson Ramos
13 anos atrás

Olá sobre as inicias todos já falaram, agora sobre Lotus x Lotus, vai minha opinião; Se a proton de tem a marca da Lotus original, ela que deveria ter o direito, a outra deveria buscar um novo nome.

Uma sugestão para o Tony, poderia buscar o nome da Brabham…ou grande nome, poderiam aposentar o vagaroso Trulli…e pintar o carro de preto e branco e colocar o Nelsinho Piquet no lugar…..op´s, não daria certo o motor e Renault…

Quem sabe o Bruno Senna então….

galileu
galileu
Reply to  Anderson Ramos
13 anos atrás

mas o bruno assinou ou não com eles?

Ricardo
Ricardo
Reply to  Anderson Ramos
13 anos atrás

Amigo, Proton é a dona da Lotus Cars. Fernandes é o dono do Team Lotus. Pode parecer a mesma coisa, mas não é. Chapman separou as duas companhias, de modo que a Lotus Cars não interferisse nos serviços do Team Lotus, como também, para permitir que este último se mantesse focado somente na F1. Desse modo, a saudosa equipe de F1 – com tantos títulos e vitórias – é o Team Lotus. Sendo assim, Fernandes é mais dono da marca Lotus na F1 do que a Proton, visto que David Hunt e a família Chapman – os reais donos do legado – confiaram o regresso do time à F1, ás mãos do malaio.
Nada impede que a Proton realmente resolva patrocinar a Renault com o nome Lotus, visto que, de fato, ela é dona da companhia (de carros de rua). Mas impedir que Tony Fernandes tenha seu time, se declarar dona do legado histórico de Chapman, e partir no corpo a corpo buscando o total direito dos nomes – como tem feito -, isso na minha opinião só tem uma alcunha; roubo.

Peixe
Peixe
13 anos atrás

Vai ver, é CBA!

Aí dá medo!

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa tarde Flávio 69, Bernie+FIA + algumas equipes= bagunça total.

Rick Lucas
Rick Lucas
13 anos atrás

ACBC – Antony Colin Bruce Chapman

robson
robson
13 anos atrás

Olha que a idéia de ganhar um almanaque seria legal… =)

Danilo de Paula
Danilo de Paula
13 anos atrás

O ABC é por causa do nome completo do Colin Chapman (Anthony Colin Bruce Chapman). Não sei se ele iria gostar desta situação, mas poderia ficar feliz de saber que mesmo depois de muito tempo, o nome do time que ele criou é continua uma lenda

Julio Cezar Kronbauer
13 anos atrás

ACBC = Anthony Colin Bruce Chapman?

Julio Cezar Kronbauer
13 anos atrás

ABC = Anthony Bruce Chapman?

Marcelo Couto
Marcelo Couto
13 anos atrás

Creio que o ABC se refere aos nomes dos fundares: Antony Bruce / Chapman.

Christopher
Christopher
13 anos atrás

Flavio,
Na verdade é ACB – são as iniciais dos primeiros nomes do Chapman – Anthony Colin Bruce.
Um abraço,
Christopher

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
13 anos atrás

Anthony Colin Bruce Chapman.

Ganhei um Almanaque da Warmup?

Paulo "914" Sousa
Paulo "914" Sousa
13 anos atrás

se olhar no detalhe do logo, verá que são duas letras C.

Paulo "914" Sousa
Paulo "914" Sousa
13 anos atrás

Inicais do Colin Chapman:
Anthony Colin Bruce Chapman.

Nuno Kopio
Nuno Kopio
13 anos atrás

Flávio não é ABC mas sim ACBC de Anthony Colin Bruce Chapman.

Paulo Charlão
13 anos atrás

É a abreviação do nome do Colin Chapman (ACBC) não me lembro bem do nome completo, se não me engano é Albert Colin B. (esse eu não lembro) Chapman

robson
robson
13 anos atrás

Oi Flávio. As iniciais são do Colin Chapman: Antony Colin Bruce Chapman.

Flavio Perillo
Flavio Perillo
13 anos atrás

Seria Automóvel Clube Britanico?