NO ALVO
SÃO PAULO (ajudemos) – O que meu amigo Fróes não pede chorando que eu não faço sorrindo? É seguinte. Um grande amigo dele, o Wilder , realizou um sonho de adolescência e comprou um Fiat Dardo.
O carro é razoavelmente conhecido. Coisa do Toni Bianco, gênio, final dos anos 70 e início dos 80. Um fora-de-série que nasceu com mecânica 1.3 e chegou a ser comercializado em revendas Fiat, se não me engano. Era quase um Fiat “oficial”, embora de produção artesanal. Foram fabricados cerca de 300 carros, apenas.
O Dardo era um targa inspirado no Fiat X 1/9, este, por sua vez, coisa do Bertone, que fez enorme sucesso na Europa na década de 70.
O Wilder precisa de informações sobre o carro, agora que vai iniciar sua restauração. Sua história, detalhes de acabamento interno e externo, mecânica, painel, forrações, capota, tudo. E, o que é mais importante: formar uma rede de conhecedores/fãs/proprietários do Dardo que possam trocar essas informações de maneira rápida e dinâmica.
Para quem não lembra do carrinho, é esse aí do anúncio, uma coisa linda. Todos que puderem ajudar, é só colocar tudo nos comentários, especialmente contatos de pessoas que têm Dardo. O Fróes disse que este blog é o lugar certo para isso. Acertou no alvo. Não me decepcionem! O e-mail do Wilder, para quem quiser falar direto com ele, é ([email protected]).
Reportagem de 1981 da revista Motor 3 sobre o Dardo 1.5:
http://www.4shared.com/office/I5EU8wy2ba/Dardo_Corona_15_1981_-_M3.html
Paixão de adolescente, sonho de cinco anos, dor de cabeça por seis meses, Dardo 1980. Duas grandes alegrias!
Você pode encaminhar o endereço da atual fábrica do Dardo,ou da localização dos moldes do Dardo?
Aguardo.
estrada do capuava 172 JD sabia cotia procure o silvio .
O fabrica do dardo subsidiária da caloi de acordo cao a revista 4 rodas mas eu tenho um estou montando com peças do palio moto 1.0 com 5 marchar e injetado
necessito comprar vidros para portas do dardo1981 obrigado pelo apoio
18 julho 2014 às 8:25
O dono dos moldes, herdeiro do fabricante (que comprou da Corona) é o Silvio, da Trinacria em Cotia – SP. contatá-lo: [email protected]. Tem carrocerias novas, chassi e todas as peças…
Tenho dois Dardo e me abasteço de peças com ele.
Sr Silvio di Priolo de que carro é o parabrisa do dardo corona 81 obrigado estou no aguardo! abç!
Acabei de adquirir um Dardo 1981, para restauração, estou precisando de: suporte da capota da parte de traz do teto pois o meu veio sem, quem puder me ajudar ficarei muito grato,
Ola a todos, gosto muito do Dardo acho um carro muito interessante, meu irmão mais novo tem um ano 1980 se não me engano, tempos atras ele precisou de algumas peças para restaurar seu Dardo, então ele pesquisou e achou a antiga fabrica do dardo em cotia sp, então fomos ate la, e encontramos Silvio Di Priolo, filho de Rosario Di Priolo proprietario da corona veiculos, la tem todas as peças do dardo, chassi, carrocerias, e tudo o que se imaginar para montar um dardo, ele tambem fabrica por encomenda, quando estive la vi um zerado que ele estava terminando, o valor era 49.000,00, hoje esse galpão é uma oficina mecanica com o nome de Trinacria Automotiva, fica na estrada capuava, é facil encontrar.
Sou fotógrafo e estive hoje na Oficina de Silvio. Fiz alguns cliques dos DARDOS e voltarei a fazer uma entrevista para saber mais sobre a história do modelo. Se quiserem podem estar acompanhando na minha página no Facebook
Jefferson Barros – Photography
Em breve postarei fotos e uma entrevista com a Página ‘LOS BANDOLEROS’
Conheço o filho do dono que fazia o Dardo. Inclusive comprei um dele, faz pouco tempo. Se ainda tiver enteresse mande um e-mail.
tenho interesse em entrar em contato com o Silvio de Priole. Poderia me fornecer endereço e telefone.
MARCAO
Bom dia
Amigo gostaria muito de ter em meu poder as informaçoes que vc tem do DARDO pois estou perdido na restauraçao do meu se puder entrar em contado o meu mail e [email protected]
Obrigado pela atençao
Ola amigos . . .
Um cara em COTIA – SP, fez o fusca rosa de minha namorada, ele que fazia os DARDOS, uma vez quando fui na oficina ver o fusca, vi varias carrocerias e peças e perguntei a ele, e ele me disse que ele montava os carros.
Tinham alguns dardos la, parados a tempos, presumo, por causa da poeira, carrocerias , peças, e etc . . . tinham varias, novas . . . .
Posso ver o endereço desta oficina se precisarem, só me mandem e-mail ok?
Abraços a todos
Caro amigo Lemos, tenho interesse em visitar esta oficina que possue os moldes do Dardo, ai em Cotia. Já a algum tempo possuia o tel de meu chará, Silvio, que se diz o dono das formas, mas o perdi. Se puder conseguir para mim, agradeço. Abraço.
Ola, meu caro meu telefone é (11)7832-9334 me respondam por favor o que é preciso para tornar o Dardo um carro moderno
oi pessoal tenho um dardo 1981tem videos dele no you tube (motores e açao minha paixao) meu xodo totalmente restaurado em casa com meu pai abraço a todos…
Especialista boa tarde, gostaria muito de manter contato, tenho um 81, e 8.000 problemas, grato pela atenção
O Dardo nao era inspirado no X1/9 da Fiat, mas sim uma copia exata,com dimensoes identicas, so’ que feito em fibra.
A empreitada,que deve ter perdido muito dinheiro,era do herdeiro das Duchas Corona, que na epoca era uma empresa de sucesso, mas quando aparece um herdeiro “empreendedor”…
Não era uma cópia exata, faltam vincos nas laterais do Dardo e a traseira é mais alongada. Procure no Google e veja a diferença. O painel também é diferente.
Tenho bastante coisa sobre o Dardo. Muitas informaçoes, catalogos e historias, pois meu irmao trabalhou no projeto junto com o Tony Bianco. Tenho um 1980 com o motor original 1300cc do Fiat Rallye, porem preparado, e corro na Classiccos de Competiçao. Mandarei meu contato e fotos por e-mail.
Abs
Caro Marcão boa tarde, eu tenho uma 81, completamente depenada, mas com documentação, hj moro em Olinda – PE, mas em breve estarei retornando a São Paulo, e levando o Dardo comigo, gostaria muito de poder conversar, pois o meu maior prolema é o chassi totalmente corroido, sem a parte traseira, agradeço a atenção
Amigo MARCAO
Bom dia
Gostaria muito de ter em meu poder as informaçoes que vc tem do DARDO pois estou perdido na restauraçao do meu entrar em contato pelo o mail [email protected]
Obrigado pela atençao
Hello to Brazil,
I try to contact you in English, I’m sure you will understand :-)
Since 1989 I own a Fiat X1/9 and I’m member of the BERTONE X1/9 CLUB DEUTSCHLAND, with 200 members the biggest in Germany.
We are looking for detailled technical informations and production-photos from the Dardo, from the body structure, the frame, the production process, and so on.
Very interesting is also a list about the X1/9 parts fitted in the Dardo.
Naturally you can get informations from the X1/9, too.
Thanks and best regards to Brazil
Claas
tenho um dardo sem para-brisa e sem maçaneta esterna você sabe de que carro eu poso usar
Estou precisando do catálogo com informações sobre a elétrica .
Carros com motor central traseiro são muito bonitos.
se eu pudesse, teria o dardo, o Farus, o Tarpan, o Squalo e o Lobini.
Poderiam lançar um com motor Volks VR6, aí ficaria bom.
Muito legal este post. Nao pelo Dardo que nao sei o que eh e nem gosto de carros antigos, mas sim pela quantidade de informacoes, ajuda e camaradagem que se cria em torno disso. Pode-se perceber que o publico do blog eh conhecedor, exigente e pro-ativo. Baita responsabilidade do Flavio em escrever para essa gente, o que ele faz com competencia. Abracos.
Não disse que aqui era o lugar certo?
Olha só que retorno fantástico!
Já avisei o Wilder sobre a postagem aqui, e o volme d repostas!
O Wilder é do Rio e Janeiro, como eu, respondendo a alguém aí acima.
Muito obrigado a todos!
Tenho um, 1980, parado esperando reforma há anos. Era meu carro de uso diário nos anos 90. Uma delícia de carrinho. Belo projeto e bela releitura pelo Toni Bianco. Passe meu email pro Wilder, Flavio, que eu informo o que sei e quem sabe ele até compre mais um Dardo pra coleção…
Caro Smirkoff, precisamos fazer contato sim!
Escreva para meu email [email protected]
Um abraço,
Wilder
Lembro de ter visto um modelo destes em exposição no Barra Shopping, uma versão que deveria ser protótipo, a Mont Serrat, tinha tudo acionado por botões, até para abrir a porta. O sistema de Som tinha altofalantes embutidos no apoio cabeça (não lembro da qualidade do audio). Tinha até uma calculadora CASSIO no painel.
Esse carrinho lindo era fabricado aqui em Diadema-SP pela Corona e ficava onde hoje é a Di Cicco e o Tenda Atacado. Conheci um dos guardas (vigia) que trabalhou lá até um pouco tempo mais da firma ter encerrado suas atividades, dizia ele que à noite ouvia-se barulhos de algumas máquinas trabalhando ou algumas peças (portas) caindo no chão como se alguém estivesse fazendo bagunça, quando ia averiguar, estava tudo normal. Mesmo depois do galpão estar completamente vazio ecos eram ouvidos. Bem, essa e uma história que o povo conta de quem trabalhou lá., se é verdade não sei, só sei que esse carro deixou saudades.
Caro Wilder, tem uma reportagem na Quatro Rodas, não sei o nº da edição, sobre o Dardo, o carro em questão foi primorosamente restaurado na oficina de um amigo aqui em Petrópolis, o nome dele é André Valente o tel 24-22317019.
Flávio, se ele precisar das rodas, tenho 2 guardadas lá em casa, comprei na época pra equipar um 147 que tive, mas vendi e estão paradas, iguais às da foto.
caro Ricardo, tenho interesse sim!
Mande mensagem direta para meu email [email protected] para combinarmos!
Obrigado, Wilder
Amigo RICARDO
Bom dia
Estou afim das rodas vc pode entrar em contato pelo e-mail [email protected]
Obrigado pele sua atençao. WILDER
Juro que ví um andando em Paranaguá/PR, vermelho, todo estourado.
Tenho uma ou duas 4R com testes dele.
Numa delas é o Emerson que testa o carro.
Vou dar uma olhada lá na casa dos meus pais.
Abs/
Conheço uma oficina em Cotia que tem os moldes do Dardo. O cara tem uns três lá. Não sei o endereço certinho, mas fica na Estrada do Capuava, ao lado da padaria do Jd. Sabiá, perto da sorveteria que fica na beira da Raposo Tavares.
Tenho um amigo que recuperou um e ficou show . logo vou mandar foto e contato.
Abs
Zé Maria
Wilder, se você é aqui do Rio, tem um Dardo sendo restaurado numa oficina na Rua Barão da Torre, em Ipanema.
Ele tem um problema crônico de corrosão do chassi (os tubos enferrujam, normalmente são refeitos em aço inox).
Há uma comunidade no Orkut sobre o Dardo, com muitas informações e troca de experiências.
Uma boa fonte de informações será certamente a antiga revista Motor 3 . Lembro-me de uma série especial desse carro que chamava-se Dardo Monteserrat,,que foi inclusive capa de uma das edições. Procure algum colecionador dessa revista, devem existir outros testes além desse.
tudo que posso dizer, é que o dardo é uma cópia sofrível desta belezura aqui:
http://desertescapes.blogspot.com/2008/05/m.html
Tem um à venda no ML, 1981, pedindo para ser salvo…
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163886473-fiat-dardo-1981-_JM
sou de SSA vou dar uma olhada…
Tentou ser um Porsche 914…. Tentou
Era em Diadema. Faz muuuiito tempo vi pelos lados do Embu o molde numa oficina.
tem um a venda aqui
http://carros.trovitbrasil.com.br/index.php/cod.ad/what_d.fiat%20dardo/id.11627002/type./pos.2
e encontrei uma matéria da quatro rodas aqui
http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_194964.shtml#galeria
Adorava esse carrinho! Começando pelo mais fácil, algumas informações no site da 4rodas:
http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx (fev/81)
http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_194964.shtml#galeria
Tem um correndo na CCC.
É do Marcos Fioretti. Sabe tudo sobre o DARDO !
[email protected]
Boas lembranças………..lá nos anos 80 o pai do meu melhor amigo era dono de oficina e tinha um cliente que tinha uma Dardo vermelho………como falou o amigo acima, o Dardo era MUITO mais bonito e bem construido que os Miura e outros fora de série da epoca. E ainda por cima, mecanicamente requintado, coisa do Toni Bianco mesmo !
Lembro que a gente, piazão ainda, se deliciava ouvindo o motorzinho Fiat do esportivo berrando alto na oficina, escapamentinho mexido, direto, e adoravamos sair com o mecanico para “testar” a regulagem do carrinho !
Oh tempo bão !!!!!!!!!!!!
Achava o Dardo mais bonito que o Miúra. Acho ainda.
infimnitamente mais bonito, sem comparação, flavio, por onde andan as lorenas, adamo, onça, uirapuru e outros?
Dardo? X 1/9? Tenho umas revistas antigas da Fiat, guardadas em algum lugar, que têm um dos dois – um modelo verde, com a capota. Vou dar uma procurada.
Falando em fora de de série, e o San Vito, hein?
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/files/2008/12/sanvito.jpg
O X1/9 (Icsunonove) na europa era feito de metal e tinha motor Lampredi (conhecido no Brasil por Sevel).
Tinha um teto removível, targa, que podia ser encaixado no porta malas dianteiro.
Também foi o carro de motor central (era transversal trazeiro, mas deslocado para a frente das semi-arvores trazeiras, portanto central) mais vendido no mundo.
Exatamente Flávio!!!!!!
Na europa, esse carro tem muitos fãs, é muito legal de se ver.