BIRD E A VEMAG

SÃO PAULO (two stroke forever) – Devemos agradecer ao Paulo Kretly a colocação, no VocêTubo, da palestra que o Bird Clemente enviou em vídeo para a turma do Blue Cloud em Poços de Caldas em setembro do ano passado. O Bird ficou meia hora falando da época em que foi piloto da Vemag, e ouvir essas histórias na sua voz, com imagens de seu livro, é algo que deveria ser obrigatório a todo e qualquer cidadão que tem algum envolvimento com o automobilismo nacional.

É simplesmente demais. Ouçam, saboreiem, aprendam.

A segunda parte está aqui. E o início deste segundo vídeo é de arrepiar. Nem vou contar o que é. Vejam (e ouçam) vocês mesmos. Dá vontade de chorar. Ainda mais diante do que a gente vê que está acontecendo nas pistas brasileiras hoje em dia — nada.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Carlos freitas
João Carlos freitas
13 anos atrás

Nóssa da até uma emoçãozinha .lembro bem desse tempo eu vivia em interlagos quando garoto eu tambem éra rato do autódromo de interlagos eu estudava a trez quadra da casa do chico landi eu tambem dava umas chegadinha por lá lembro do cacau o mecanico do chico dai quando começou os formulas V eu desmontei os cambios para Virar as corõas do diferencial já néssa época eu tinha uma oficina na av Santo Amaro tambem pérto da casa do chico conheci o Luiz o filho do chico. o sr.chico landi para quem não sabe é tio do Camilo , que bom ver matérias como estas parabens.

Paulo Francisco Ratkiewicz
Paulo Francisco Ratkiewicz
13 anos atrás

Caras bons no DKW que vi correndo : Jean Balder , os Iwers (pai e filho) e Del Mese .

Paulo Francisco Ratkiewicz
Paulo Francisco Ratkiewicz
13 anos atrás

Fantástico ! Não assisti o Bird correndo de DECA , mas não esqueço das corridas que o vi correndo de Berlineta. Que show . Era meu paradigma.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
13 anos atrás

Obrigado por postar, já assisti outras brilhantes palestras do Bird, esta ainda não tinha visto.
Interessante que o Bird – um dos mestres de todos nós da geração futura – andava numa velocidade impressionante e dá suas palestras numa calma que permite até aos que não conheceram o automobilismo daquela época poderem assimilar tudo.
Parabéns Bird!

Valente
Valente
13 anos atrás

Conversei hoje com o Rodrigo, filho do Marinho, ele também fanático por corridas, e comentei sobre este tópico do blog. Ele já sabia e me disse que o Bird ajudou a gravar uma matéria sobre o Marinho de Camargo que foi ao ar em um canal de TV da baixada santista.
Quem souber se existe algum link para assistir on line que por fvor publique aqui, oras!

Samuca - Puma GTI
Samuca - Puma GTI
13 anos atrás

Flavio, chorei de novo !!!! A primeira foi lá em Poços de Caldas, onde a turminha toda, mui atenta, assistiu ao video narrado pelo Bird. E agora, de novo, mas na telinha pequena, me fazendo lembrar dos bons momentos do Blue Cloud ! Viva ao Bird, viva aos maravilhosos malucos daquela época, Jan Balder incluído !!!

JAN BALDER
JAN BALDER
13 anos atrás

AOS FÃS DO DKW

DISCORDO DE VARIOS ASSUNTOSQUE O BIRD COLOCA- TEM CORREÇÕES- NÃO VOU FAZE-LAS PORQUE NÃO QUERO ENTRAR EM NENHUM DEBATE, MUITO PELO CONTRARIO.
JAN BALDER

Alexander Gromow
13 anos atrás

Flávio,
Que grande sacada foi gravar este bate-papo com o Bird Clemente.
Uma das vezes em que eu estive com ele ele disse que se sentia na obrigação de desenvolver atividades nas quais ele pudesse ir deixando os registros de sua história e da história de seus contemporâneos.
Como se pode ver ele está levando isto a sério, ainda bem! Prova disto é o seu fantástico livro e eu tive a honra de ter participado do lançamento e de ter feito o registro no Portal MAXICAR:
http://www.maxicar.com.br/old/reporter/entreases.asp
A lucidez e o conhecimento dele, aliados à vontade de compartilhar importantes causos e informações certamente ficarão marcadas para sempre na senda do automobilismo brasileiro.
Parabéns e um abraço
Alexander Gromow

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
13 anos atrás

Depoimento barbaro !! do Bird , meu amigo a mais de 45 anos ,,eu acompanhei tudo ,,era mais novo do que o ele mas, nos encontravamos sempre no Bairro das Perdizes…na casa do amigo em comum Hugo Porta,, que tbm era fã dos DKWs,,Assistia as corridas em Interlagos,la da , esplanada,, que ficava em cima da antiga curva do laranja,,- me apaixonei e acabei estreando no automobilismo em 05 de julho de 1964..O BIRD foi a motivação…para minha estreia no maravilhoso esporte que tantas alegrias esta dando aos Brasileiros afficionados..Parabens,,Bird pelo excelente depoimento . do amigo de sempre Luiz Evandro Águia – ” From Floripa”

Valente
Valente
Reply to  Luiz Evandro Águia
13 anos atrás

Grande Águia, tudo bem? Ficou bacana na sua entrevista, simpático, agradável, o grande amigo de muitos anos.
Abraços,
Marcio Valente

antonio seabra
antonio seabra
13 anos atrás

Sensacional. A fala mansa do Bird nos leva de volta pra uma epoca onde tudo era mais bonito. Era amor, pioneirismo, dedicação, capacidade do brasileiro de se reinventar e de se superar. A equipe Vemag foi um capitulo a parte na historia do automobilismo nacional.
Esse video é um documento historico de valor inestimável, e prova que Bird deixou a Vemag para se profissionalizar e se notabilizar na Willys, mas deixou uma parte de seu coração lá.

Quanto a largada das Mil Milhas, alguem já falou ai em cima, é de se ver ajoelhado !!!

Antonio

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
13 anos atrás

Um registro vivo da história do automobilismo nacional. Que narração precisa, cheia de detalhes, com voz calma e tranquila de quem cumpriu sua missão. Nem parece que é a voz do melhor piloto de carros de série de sua época. Falando com esta tranquilidade não imaginamos os riscos que assumiu dirigindo incansavelmente nos teste, nos treinos, nas corridas, com chuva, de noite, com neblina, sem segurança nemhuma, sem sinalização adequada de pista, sem áreas de escape, sem iluminação alguma na pista, sem rádio, sem nada !!! Asfalto de péssima qualidade, cheio de buracos e valas ao lado das pistas, pedras voando para todo lado, sem guard-rails, com mato e árvores beirando a pista, com animais atravessando a pista…
Os pilotos da dácada de 60, respeitando-se os pilotos mais antigos que eram mais loucos ainda…, eram verdadeiros heróis, pilotos de verdade que corriam por amor a velocidade e destemidos dos perigos iminentes que os cercavam a todo momento. Carro e piloto se fundiam num conjunto só ! Mas o homem dominava a máquina. Quem era o destaque era o piloto !!! Era mil vezes melhor e mais emocionante. Obrigado amigo Bird Clemente por este seu depoimento !
Não tem comparação com os pilotos de hoje ! Os tempos e as condições mudaram, mas mesmo assim ainda penso que os pilotos daqueles tempos eram muito mais corajosos e arrojados dos que os de hoje !!!

Alfredo Gehre

Rico
Rico
Reply to  Alfredo Gehre
13 anos atrás

Concordo.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
13 anos atrás

Prezado Flávio,

Quero deixar registrado o magnífico trabalho de reportagem e de jornalismo,é simplesmente o registro maravilhoso da história do automobilismo no Brasil.
Trabalho de grande qualidade, melhor ainda a narrativa do protagonista,com riqueza de detalhes.
Parabéns
Paulo Fonseca

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
13 anos atrás

Monstro demais.

Já o vi em palestra, e pena que não dure 10 dias.
Ou mais.

Fábio Eduardo
Fábio Eduardo
13 anos atrás

Queria ter vivido nessa epoca.

luiz alberto
luiz alberto
13 anos atrás

Foi-se o tempo em que havia corridas ,pilotos e AUTODROMO(e não kartodromo metido a besta).Estas narrativas só me deixa mais saudosista e decepicionado com o atual nivel dos pilotos.Tambem não existe mais o “INTERLAGOS´´ **fazedor de campeões**,só esta pistinha mediucre que qualquer um anda bem,é só ter um bom equipamento.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Seu Bird é 10!!

tsc
tsc
13 anos atrás

Senssacional!!!!,realmente e de encher os olhos de lágrimas, primeiro de emoção(com a historia e principalmente da largada noturna com muitas dezenas de pilotos correndo atrvavessando a pista rumo aos seus carros) e depois pela a triste realidade atual.
Como e linda a sifonia dos 2t triple!!! FG por favor bota o #69 de volta lá en cima!

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  tsc
13 anos atrás

#96 tsc, o saudoso #96!

Paulo Coruja
Paulo Coruja
13 anos atrás

é simplesmente para se ver ajoelhado… mas é uma pena o que (não) se faz hoje…

luis carlos gonçalves de oliveira
luis carlos gonçalves de oliveira
13 anos atrás

Prezado Flávio,

Acho que você poderia organizar algo semelhante a um “Centro de Documentação da História do Automobilismo de Competição no Brasil” a partir das contribuições dos bloggers.

Saudações
Luís Carlos Gonçalves de Oliveira
Niterói/RJ

Alvaro Jorge
Alvaro Jorge
13 anos atrás

Realmente o livro é sensacional, tem que ser lido, o Bird além de um piloto excepcional é um gentleman.

PauloZ
PauloZ
13 anos atrás

Muito bom!

Que beleza a narrativa de BIRD CLEMENTE falando sobre os carros DKWs e a VEMAG!

QUE CONTRASTE com o que vi neste domingo, quando fui submetido, na GLOBO NEWS, a ouvir sobre a 19a participação do piloto Barrichello na F1.

Ao acabar de ouvir BIRD CLEMENTE veio a minha cabeça aquela frase: “DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES, ….DE TANTO VER CRESCER A INJUSTIÇA, DE TANTO VER AGIGANTAREM-SE OS PODERES….” (Rui Barbosa)

BIRD, LETRY, MARINHO e tantos outros trouxeram resultados palpáveis para a então nascente indústria automobilística NACIONAL (MESMO!)….Mas são hoje suplantados por um “ídolo” baseado no MARKETING!

Ao ouvir o nosso “BUROCRATA DA F1” não me resta mais do que citar JOÃO SALDANHA: “vida que segue….”

Ricardo - OR
Ricardo - OR
13 anos atrás

E a realidade atual do automobilizmo.
em primeiro lugar vem o interesse financeiro, o amor pelo esporte infelizmente esta nas maos de quem gosta de corridas de carro.
Estavam todos focados no seu objetivo, e devagar, por fora vieram os “espertos” viram mais uma oportunidade de fazerem dinheiro e dominaram tudo.
hoje qualquer um que nao fizer o que manda a cartilha e considerado “pirata”