COLUNINHA

SÃO PAULO (e deu) – A coluna Warm Up, depois das férias, voltou hoje. Sem a menor graça, como está sem graça esta “pré-pré-temporada” da F-1. Incrível como não acontece nada.

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George McCrae
George McCrae
13 anos atrás

Vi alguns comentários falando sobre o possível fim da participação brasileira em breve, porque eu também acredito que o Massa fará novamente uma temporada discreta e isso acarretará no fim do seu ciclo na Ferrari (e depois ele vai pra onde????) e o Rubinho deverá encerrar a carreira. Mas não é só o Brasil que talvez vá deixar a F1, pois acredito que a categoria está chegando no fim do poço porque o custo está muito alto pra todos que dela participam (equipes, donos de circuitos, etc…). Vejam um exemplo a matéria do GP da Austrália em que o prefeito de Melbourne diz que possivelmente depois de 2015 não teremos mais o GP por lá. A cada ano vemos que a F1 está morrendo e isso dá até tristeza…. Saudades dos tempos antigos da F1, saudades de quando tínhamos grandes disputas e saudades dos meses de Janeiro quando ficávamos curiosos pelas notícias de cada temporada e ficávamos ansiosos pra Março chegar logo. Fim dos tempos!!!!!!

Antonio Augusto
Antonio Augusto
13 anos atrás

Espero que as férias tenham sido revitalizantes. Então vamos torcer para que apareça uma nova Brawn em 2011. Mas como grandes crianças que somos, também gostaria de ganhar um presente como este para animar o ano:

http://www.engadget.com/2011/01/22/audi-auto-union-type-c-e-tron-study-puts-your-pow-pow-power-whee/

Abraços.

Antonio Augusto
Antonio Augusto
13 anos atrás

Que bom que está de volta. Espero as férias tenham sido revitalisantes. Vamos então torcer para que apareça uma nova Brawn em 2011. Mas como grandes crianças que somos, também adoraria ganhar um presente como esse para animar o ano:

http://www.engadget.com/2011/01/22/audi-auto-union-type-c-e-tron-study-puts-your-pow-pow-power-whee/

Abraços.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
13 anos atrás

Façam como eu, baixem corridas antigas inteiras e assistam uma por dia. Ontem, por exemplo, eu assisti o show do Alboreto em Monaco 1985. E é bem legal, porque uma coisa é vc saber o resultado das corridas, outra totalmente diferente é descobrir o que aconteceu durante as corridas.

Lauro
Lauro
13 anos atrás

Recentemente escrevi sobre o a participação francesa na Fórmula 1. Vivendo de uma equipe que não tem maioria das ações para sustentar o próprio nome, a França não tem um piloto entre os 24 do grid e já não tem Grande Prêmio. O que salva são os motores Renault.

O Brasil, em minha opinião, vai para o mesmo caminho. Este ano teremos uma enxurrada de venezuelanos no GP Brasil, como acontecia com os colombianos na época do Montoya. Vamos nos preparar para gastar mais dinheiro para ver algum Grande Premio in loco.

Escrevi também sobre o que eu considero o último ano de Massa na Ferrari. Não acho grande tragédia sair da Ferrari em si depois de seis anos e um vice campeonato (não acredito que Massa disputará o título este ano). O problema é para onde ele vai. Uma equipe de ponta acho difícil, pois tem mais gente esperando abrir vaga. Em uma média, não acho que fará o que Barrichello vem fazendo, por exemplo. E também acredito que Barrichello, metade da vida na Fórmula 1 (!), vai parar em 2011 no GP do Brasil.

É uma previsão ruim para 2011 e uma pior para 2012.

Espero estar errado. Se a mega sena serve de referência, já errei.

Nos vemos no trânsito.

doidão do velotrol
doidão do velotrol
13 anos atrás

A McLaren vem com um carro revolucionário que vai tornar o campeonato bem monótono. Vc vai sentir saudades da agitação desta pré-temporada, FG. Abs

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
13 anos atrás

“o inexplicável Trulli e com o inodoro Kovalainen” ….. impagável!!!! bahahahahaha… concordo! Foi a dupla mais nota 5 (passaram de ano, mas nao aprenderam nada) da F1 ano passado.

Os pecados foram a saída do Heidfeld e Hulkenberg… são pilotos que não são estrelas, mas somariam mais a F1 do que os pagantes estreantes.

A temporada de 2011 tem mudanças significativas, como foi a de 2009… não ficarei surpreso se uma estreante do ano passado como Virgin ou Lotus, começarem a andar no pelotão do meio… lembrem-se que a Brawn era a Honda com motorzão mercedes… e foi campeã!

Geraldo Netto Cavalcante
Geraldo Netto Cavalcante
13 anos atrás

Creio que daqui a alguns anos (poucos, por sinal) os brasileiros não terão nenhum compatriota para torcer! O Bruno Senna deveria deixar a F1 em “stand by’ e partir para a Indy para mostrar o seu talento por lá, creio que a Newman-Hass e a KV-Lotus querem algum piloto que leve um pouco de dinheiro (ou muito) com um pouco de talento (ou muito) para lá.

marcio ximenes
marcio ximenes
13 anos atrás

Warm Up é uma delicia de se ler.Se vcs aceitam uma dica de materia, reportagens sobre as pequenas oficinas/preparadores que existem por ai, talvez até começando pela do Flavio, seria uma curiosidade sobre esses abnegados que tentam viver do automobilismo domestico, tão sacrificado.

Luciano Martinelli
Luciano Martinelli
13 anos atrás

Pois é, sem equipe nova, sem piloto novo talentoso, as mesmas equipes, o Rubinho na dele, o Massa desanimado é isso aí. Já tem equipe dizendo que se a asa traseira móvel não funcionar, eles não vão usar… Aí Flávio, agora sua foto está bem melhor. Abraço.

Cesar
Cesar
13 anos atrás

Uma nova Brawn?
Só se algum time começou o desenvolvimento pesado do carro deste ano em julho passado, como fez a Honda em 2008 e ainda assim é difícil.
É provável que aconteça alguma coisa parecida em 2013, quando o haverá uma mudança radical no regulamento.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
13 anos atrás

Aconteceu sim…. sua foto no blog mudou, agora sim!!!! Abraço

F Toniato
F Toniato
13 anos atrás

Caro F Gomes,

Concordo com o que vc disse em sua coluna. Realmente a F1 se especializou em chatice..
Mas o que eu gostaria de te perguntar (e aos internautas tb) é:

Sera que chegou o fim da participaçao brasileira na F1?

Eu me explico:
como vc falou em sua coluna, temos somente 2 brasileiros no grid. Barichello que esta em “final” de carreira e o Massa que, engolido pelo Alonso, parece que perdeu a chama. Senna e Di Grassi estao fora, mas tambem como dito em sua coluna eles nao representam muito a grande escola de pilotos que nos tinhamos. Piquet JR. ja era na categoria.

E agora Jose? Como agente fica?

Sei que temos o Razia, mas o que faremos daqui alguns anos?

Entao mais uma vez eu pergunto:

Sera que chegou o fim da participaçao brasileira na F1?

Gostaria que vc(s) pudessem me ajudar nessa…

Abraços aqui do pais do croissant et da baguette,

F. Toniato

ps: desculpa pela acentuaçao das palavras mas o pc que eu uso nao tem acentos..

luiz carlos
luiz carlos
Reply to  F Toniato
13 anos atrás

Algo me diz que seremos testemunhas do fim da participação de pilotos brasileiros na F1. E não sei se viveremos para ver a volta de tais.

Mas, enfim, para quem gosta mesmo de F1, o esporte continua, mesmo porque não é nada animador ver Senna e Di Grassi passando vergonha naquelas carroças piores do que a pior das equipes “normais”.

Também não para torcer pelo Rubens sem um carro de ponta.

Talvez Felipe nos dê algumas alegrias passageiras ainda, quem sabe?

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  F Toniato
13 anos atrás

Acho que a Nêmesis da participação tupiniquim na F1 está próxima mesmo. Mas apesar dos pesares para o nosso automobilismo,vejam pelo lado bom: Não existirão mais patriotadas por parte do Galvão,nem brasileirinhos fanáticos enchendo o saco de quem gosta mesmo da categoria,nas ruas,na internet,no trabalho…

Pensando bem,pra quem se lixa para o sucesso ou não dos pilotos brasileiros,(meu caso),essa seria uma ótima mudança. rs

galileu
galileu
Reply to  F Toniato
13 anos atrás

voce term razão fabiano, nada mais chato que as patriotadas do gavião, e aquele cara que assiste, não entende nada mas se acha o bom na hora de comentar? sexta feira estava eu almoçañdo com uns amigos, e namesa ao lado tinha um cara que se achava o expert em automobilismo, deu vontade de enrolar um guardanapo e colocar no ouvido, quanta besteira eu ouvi, o cara conseguiu inverter a corrida na chuva que o ayrton ganhou em portugal, quemvenceu foi o mansel, perseguido pelo, outro durante 36 voltas.

Saulo Caridade
Saulo Caridade
13 anos atrás

Ola FG, A outra fotinha sua , no titulo do blog, tava meio assim, assim, com aquele bigodinho safado. Agora essa nova, pelamordedeus, que sorriso maroto heim ?

Abraços

galileu
galileu
Reply to  Saulo Caridade
13 anos atrás

tá com cara do gato que comeu o canário.rsrsrsrsrsr

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Mais ou menos, Gomes, tem um assunto que você esqueceu de pôr lá que está dando o que falar e é crucial pra um par de sujeitos no grid de 2011: os pneus Pirelli. Depois de passarem uma temporada constrangedora, estão desesperados por um pneu apropriado para seus estilos de pilotagem (coincidência ou não, a Pirelli acabou de divulgar que vai dar uma “vitaminada” nos pneus dianteiros após pedidos “de alguns pilotos” – difícil não concluir terem sido justo os que simplesmente não conseguiram pilotar com os pneus de 2010). Boto fé que eles vão melhorar em 2011 com esses novos compostos, mas, infelizmente pra eles, seus companheiros de equipe são muito bons em se adaptar a novos carros/pneus… Vamos ver o que acontece…

galileu
galileu
Reply to  Lucas
13 anos atrás

essa historia de pneus é desculpa para a falta de competencia de alguns, os pneus eram iguais para todos, como se explica em determinado carro vai bem e no outro carro da mesma equipe não vai, equip.e nenhuma faz dois carros diferentes, cabe ao piloto desenvolvê-lo à sua maneira de guiar o mais rapido possivel.

Lucas
Lucas
Reply to  Lucas
13 anos atrás

Uma coisa que acontece muito na F1 é você ter na mesma equipe dois pilotos que só se dão bem em um estilo, e eles são totalmente opostos. Lembra de quando o Alesi e o Berger eram companheiros? Todo ano, enquanto um deles adorava o carro, o outro vivia reclamando – isso porque o Alesi era fã de carros nervosos e rabo-soltos, enquanto o Berger preferia os neutros ou mesmo tendendo ao substerço. Óbvio que era impossível pra qualquer equipe fazer um carro que agradasse aos dois, e aí sempre dava problema… Uma curiosidade da época foi quando os dois trocaram a Ferrari pela Bennetton – os primeiros testes foram com a Bennetton de 95 (que ganhou os dois campeonatos), e a diferença foi brutal: enquanto o Alesi foi logo pra ponta dos tempos das sessões de teste, o Berger disse que o carro era “inguiável”. Só que enquanto tem piloto que consegue fazer mudanças drásticas de estilo de pilotagem pra se adaptar a novas situações, outros só rendem quando se mexe no carro, o que é o caso do Schumacher (que só conseguiu bater o Rosberg quando a Mercedes aumentou a distância entre eixos, mas pra azar dele o Rosberg só levou duas corridas pra se adaptar a isso e logo estava batendo o Schumacher de novo até o fim da temporada) ou do Räikkönen, que sofreu horrores no início de 2007, mas depois de descobrir um acerto apropriado pro estilo dele (que se dava bem nos carros mais curtos da McLaren), fez uma segunda metade de temporada matadora e levou o caneco… Acredito que não haja piloto entre os que estão no grid com uma capacidade tão boa de adaptação quanto o Alonso. Até 2004 ele era conhecido pelo estilo “selvagem” que, apesar de rápido, era péssimo pra conservação dos pneus, e quando anunciaram que em 2005 ninguém poderia trocar pneu, todo mundo apostou que o Fisichella (de estilo extremamente limpo e eficiente) iria botar ele no bolso, e deu no que deu. Mesma coisa na transição Michelin-Bridgestone de 2006 para 2007, em que ele, Räikkönen, Kubica e Ralf não puderam mais usar o estilo ao qual estavam acostumados. O Alonso rapidamente readaptou seu estilo e quase levou o caneco, o Räikkönen demorou bem mais mas se deu melhor após trabalhar muito com seus mecânicos pra achar um bom acerto, o Kubica foi batido pelo Heidfeld, e o Ralf, que já nem era assim tão respeitado, foi tão mal que ao fim do ano ninguém mais quis dar emprego pra ele. Teve também aquela vez em que a Renault “emprestou” o Alonso por um dia pra Jaguar pra que eles tivessem uma idéia do potencial do carro e o Alonso fez um baita tempo batendo inclusive o titular da equipe (o de la Rosa).

galileu
galileu
13 anos atrás

realmente a pre temporada da f1 tá xoxa, ninguem comenta nada, ninguem dá uma dica, resta-nos aguardar.

Conde
Conde
13 anos atrás

É …tomara que fique animado .