MISTÉRIO DO DIA
SÃO PAULO (e agora?) – Pergunta o Eduardo Harriz: a Chevrolet, afinal, fez El Caminos no Brasil? Ou pensou em fazer e acabou não colocando à venda? E esse anúncio? É montagem? Foi só um ensaio?
Eu, sinceramente, não lembro. E tenho quase certeza que não, a GM nunca fez picapes a partir do Opala. Mas aí o Harriz mandou essa foto intrigante, e por isso a dúvida passa a ser pertinente.
Os opaleiros saberão responder. Até porque aqui perto de casa tem uma dessas.
Esse carro existe e eu posso provar conheço que tem um só fabricaram 3.
meu pai teve uma origina documentada de fabrica opala picape
toda original
Nada a ver, que mané photoshop…, esse era pra ser um projeto, infelizmente natimorto, de concessionária. Assim como outros produzidos em números limitados como as peruas Monza e Maverick…
A idéia seria interessante, mas anos-luz atrás da El Camino SS norteamericana que no seu auge, em 1970, rendia 450cv com um motor V8 de 7.4 litros em sua versão top de linha …nunca mais teremos carros assim…
Que a GM não fez, tenho certeza. Mas já ví opala/canhonete com carroceria de fibra de vidro.
Isso eu também tenho certeza.
Pessoal, vocês assistiram o filme “A Mexicana”? Com Brad Pitt e Julia Roberts? Quando ele chega ao México e vai alugar um carro ele pede um El Camino, é um carro nesse estilo que alugam para ele (que na verdade são carros de uso pessoal dos funcionários), acho que isso não foi no Brasil, mas procurem no México que talves seja possível encontrar a resposta.
É isso mesmo Flávio, aqui no Planalto Paulista (Av. Iraí) existe uma bem parecida, porém foi explendidamente criada a partir de um opala do meio dos anos 70″, ela trabalhava com vigor e valentia transportando móveis da Tapeçaria Rainha do Planalto, ela existe até hoje e pertence ao mesmo dono desde a transformação, ainda desfila com graça e saúde pelas ruas do bairro.
Isso não foi fabricado mas eu sei onde tem uma “EL CAMINO” feita com o Opala 88 amarelinha que ficou simplesmente perfeita preservando as curvas da carroceria e com uma funilaria ultra caprichada a primeira vista é estranho mas imagina um opala “emagrecido” desse jeito com aquele motorzão, deve ser igual o coyte montado num foguete a qualquer descuido abismo. Ela é vista la pros lados do Jaçana proximo a rua dos Imbiras ou alameda sei lá.
Este desenho foi uma montagem, nenhuma empresa da epoca fez a pick up apenas a Caravam 4 portas
Fake ou não, ficou lindíssimo.
O Gm chegou a fazer um prototipo de uma pickup opala no começo dos anos 70, antigamente não se tinha opção de pickups pequenas o pessoal cortava opala,maverick,chevette e outros,em 80 tinhamos um opala transformado em pick up muito bem feito, pois tinhamos que carregar os produtos do restaurante da minha familia, e os documentos tambem eram regularizados como camionete, engraçado e este pessoal mais novo quando aparece um opala,maverick cortado ficam falando em originalidade que assasinaram o carro como sempre tivesse existido pick ups pequenas no Brasil,rs, mal sabem eles que era dificil até abastecer um carro, pois os postos não funcionavam de final de semana, não se tinha muitas opções de carros, os carros valiam uma fortuna serviam até como investimento, pois dificilmente se tomava prejuizo comprando um carro , se tivessem feito a pick up opala a gm ia arrebentar de vender opalas,pena que as fabricas aquela época nem pensavam no consumidor, pois o que tinha vendia, felizmente o tempo e a mentalidade mudou.
Sou de Itajubá – MG e uma antiga concessionária daqui (Chemarex, se não me engano) fez uma dessa para ser usada por seus funcionários para prestar socorro. Não sei se foi a partir da Caravan ou do Opala. Mas era bem parecida com essa da foto.
Pensou em fazer e acabou não colocando à venda
Photoshop com certeza
MONTAGEM com certeza !!!!
Mas ficou lindo….
A GM pensou em fazer e acabou não colocando à venda.
Esse aqui é falso.
http://www.youtube.com/watch?v=B6AIAvZNpf4&feature=fvw
Esse é prototico.
http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_carros_conceito_nac_3.htm
esse eu nunca vi.
Mas na firma do meu pai tinha uma, mas era feita a partir de um Opala 1973, 4 portas, cambio na coluna de direçao, com as duas portas dianteiras e caçamba na traseira. inclusive a traseira acompanhava a linha lateral do Opala
o nome era Opalete.
Mas já fazem uns 30 anos q eu nao tenho noticias dela. Lembranças de minha adolescencia.
Já vi aqui na cidade Uruguaiana a antecessora da pick up Pampa, era um corcel 1 cortado, branco. mas faz mais de 10 anos que não vejo, acho que a policia o prendeu.
Lançaram uma caminhonete com o nome El Camino nos anos 80, mas acho que foi por pouco nada. Mas nada a ver com o Opala,,,era mais para D-10 ou D-20….
A GM já teve um projeto pra picape Opala, tem no arquivo digital da Quatro Rodas, edição de fevereiro de 1973
Tem um que de Jeffrey Dahmer nesta Capa do Blog… Eu mudaria de imagem, o 69 ou o 96 estava bom demais….
Air bush, Photoshop de quem sabe o que é o que.
Uma revenda em brasilia fazia uma parecida com está e se chamava SAVANA já possui uma e sinto saudades. Já a EL CAMINO brasileira era uma versão de duas tonalidades de marron da D 10
Tenho lembrança desse carro sim, mais como um Caravam cortada feito por algum envemo ou SR.
isso dái é igual a cabeça de bacalhau, político honesto, título da Portuguesa ( ih, foi mal, FG) ,
VITÃo. ele tá bravo a lusa pedrdeu patra o corinthians
Camarada
El Camino no Brasil a GM somente fabricou uma série das pick ups D10 em 1984.
Eram bonitonas pra época.
Pintura saia e blusa em marrom; e lançaram no Brasil a moda de parachoques com farol de milha embutidos, quebra mato, estribos e santo antonio na caçamba.
O Opala e a Caravan sempre foram cortados por independentes, nunca com o aval da GM como tinha a Brasinca, por exemplo.
Ah, não poderia deixar de comentar que tu tá feio pacas…hehehe
Montagem, e péssima. Sequer fizeram a trazeira. Sumiu ou a tampa estava aberta….hehe
Bons tempos aqueles, que podíamos confiar em uma foto..
Pessoal,
Oficial eu nunca ví.
Mas por volta dos finais de 80, em Limeira, tinha uma oficina que transformava os 4 portas em pickup.
Eles usavam a parte de traz da capota para fazer o acabamento, o que acabava lembrando o El Camino.
Um amigo meu de Cabo Frio, mandou fazer uma e ficou muito legal.
Só que apodreceu com uma velocidade espantosa. Ja era possível prever, com muito maçarico e chapa sem tratamento.
que eu saiba a envemo nunca fez isso com os carros citados.
tinha um amigo na RUAreliquia na casa verde que fez uma dessas atravez de um opala, ficou muito legal já que o mesmo possuia uma oficina de funilaria, verdadeiro trabalho artesanal. diferente das caravans quartro portas que eram fabricadas pela guaporé veiculos e utilizavam a estrutura do opala 4 portas e o restante das peças genuinas oriundas do mesmo veiculo, se não me engano foram fabricas umas 8 ou 10.
Pelo jeito, parece mesmo fake, mas era comum nos anos 70-80 os caras cortarem parte da carroceria de alguns veiculos pra fazer picape, vi fazerem isso até com DKW.
Mas ..uma vez vi uma perua do maverick, achei que era fake e nao era..rs
essa eu vi, fizeram tambem com o landau, quem fazia era um funileiro do bairro do pari, proximo da lusa.
É verdade, nao tem nenhuma montgagem, eu já vi esse carro no Canadá e no Chile,aliás, sempre vejo um aqui em Santiago, na próxima vez que encontrar o dito cujo tiro uma foto e mando pra comprovar.
Abraços,
Rogerio
Se nao é photoshop, é uma COSIORROROSA (2 – 2011)!
A ‘El Camino’ ali perto do posto é, infelizmente, um Opala Coupe 1973/4 com o teto mutilado.
daniel; será que comentamos do mesmo carro? essa el camino é vermelha?
Isso é uma brincadeira, nunca existiu, e tem gente que dançou na história ehehehe
O Opala ficou estranho desse jeito.
Flavio, bom dia!
Existe um amigo meu que está terminando de reformar uma que ele importiu do EUA.Inclusive a coleção de carros dele daria uma boa materia para o Indiana.
Abraços
Essa da foto pode até ter sido montagem mas, eu mesmo, fiiz uma a partir de um 6 c.c. 1978. E o pior é que ficou linda. Pena não ter nenhuma foto para ilustrar.
ah, se meu pai soubesse quantas vezes não pensei em fazer isso com a caravan 79 dele…
Com essa angulação da coluna traseira, o cidadão tem que drigir olhando para o chão.
Tem uma dessas rodando cá em minha cidade, uma bege, caindo aos pedaços. E não foi uma única vez que a vi.
Houve aqui em SBCampo, nos anos 80, a Concessionária GM- Baralt que transformou um Opala em algo parecido e utilizava para serviços de entrega de peças
SG
Cidão40HP
Não creio ser um anúncio da época.
O carro original com certeza não existiu e também não lembro de alguma empresa que tivesse feito esse tipo de transformação no Opala na época (para os mais novos: nas décadas de 1970 e 1980 existiam muitas empresas que faziam transformações/personalizações nos carros e pickups de produção comum).
Está mesmo parecendo montagem.
Mas concordo com o pessoal que além da montagem ter sido bem feita, houve muito bom gosto no design (cor do carro, faixas do SS em branco, o logo SS ‘sozinho’ na frente sem as faixas de rallye, as cores das rodas…)
Sobre a versão pickup do Opala, a GM pensou em produzir sim!!
Além da Caravan, durante a década de 1970 a GM trabalhou em outras duas versões de carroceria para o Opala: a pickup e hatchback. Mas não saiu da fase de protótipos.
Montagem!
Quem fazia as pick ups da GMB era a BRASINCA. Esta da foto não existiu.
Fake
]Infelizmente não passa de uma montagem (de bom gosto na minha opnião). Eu quereria uma El Camiño numa boa!
Isto com certeza foi montagem , pois nesta epoca nao me recordo ao certo o ano , a chevrolet lancou uma versao em duas cores da pick up D10 versao EL CAMINO , eram dois tons de marron , e convenhamos as montadoras nao costumam aplicar mesmos nomes em versoes diferentes de veiculos , portanto amigo Flavio , voce caiu rsss
Renato , EL FODON DAS CATARATAS (FOZ DO IGUACU)
O cara que fez essa montagem, esqueceu de dar um retoque na parte interior pois percebe-se claramente que aparece o vidro trazeiro e a porta dianteira do lado do motorista e reta e nao inclinada como a do lado do carona, ou seja o cara pisou na bola.
Nada a ver, isso não existe.
Mas ficou bacana.