O DKW DA PRESIDÊNCIA

GUARUJÁ (parou!) – Anteontem, falamos bastante aqui do Rolls Royce presidencial que levou Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto. E o Alessandro Zelesco descobriu uma preciosidade: a Vemag doou, em 1958, um Grande DKW-Vemag (esse era o nome do Belcar antes de 1961) ao presidente Juscelino Kubitschek. E outro ao ministro Lucio Meira, que criou o GEIA (o grupo de implantação da indústria automobilística no Brasil; a Vemag foi a primeira fábrica nacional). A entrega foi feita no Copacabana Palace, quando do lançamento do sedã e do jipe, que mais tarde passaria a ser chamado de Candango.

A história toda, com reprodução de texto da época, está no blog Scuderia Brazil. Além dos dois sedãs, a Vemag doou uma perua para as Pioneiras Sociais, que deram origem à LBA. Os sedãs eram pretos, cor rara para aquele ano, o primeiro da produção do carro, e tinham placa presidencial. A perua Universal começara a ser fabricada em 1956 e também ganharia o nome pelo qual passou a ser mais conhecida, Vemaguet, em 1961.

A pergunta é: onde foram parar esses carros? A peruinha provavelmente desapareceu no tempo, se foi mesmo usada em serviço. Mas me intrigam esses sedãs, especialmente o de JK. Será que é possível rastrear seu destino através de documentos da presidência da república? É bom lembrar que a capital federal, em 1958, ainda era o Rio, e muita coisa pode ter se perdido quando da mudança para Brasília. Mas deve haver algum registro da doação, não?

Muito bem. Temos bogueiros infiltrados nas hostes presidenciais?

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jose braga
jose braga
12 anos atrás

Em 1979 o Figueiredo tinha um landau preto que foi o primeiro landau a álcool do Brasil. O comboio era formado por dois galaxies nao lembro se 500 ou LTD e o landau no meio.

Sidney Botafogo RP
Sidney Botafogo RP
13 anos atrás

Parece que o carrinho foi visto na mudança do Lula para São Bernardo do Campo.

Rodrigo M. Garcia
Rodrigo M. Garcia
13 anos atrás

Nessa foto está claro pelos para-lamas traseiros que é um Sedan, e existe uma perua ao lado direito na foto

luis antonio da matta machado
13 anos atrás

Flávio, tenho uma peruinha DKW 1958 (já te falei dela), que usamos na mini-série da Globo JK há uns 3 anos atrás. Fui buscar esse carro em BH para participar das cenas e acabei comprando a criança. No pacote de documentos que o ex dono me entregou, vieram duas páginas datilografadas e com o timbre e logomarca da Vemag, orientando sobre o uso correto da roda livre. Neste documento, original por sinal, não é cópia, a Vemag se refere ao modelo como Grand DKW. Sempre achei, depois dessa descoberta que a futura Vemaguett é que era o Grand DKW e não o Belcar como vc se refere no texto.
Na TV, o JK recebe de presente um Grand DKW, mas é a perua. Lembro-me que foram feitas pesquisas e mais pesquisas e não conseguiram descobrir se era uma perua ou o Belcar, pois na única foto disponível do JK com o carro, só aparece a frente do mesmo. Na dúvida , gravaram com a perua.

Vasco Braga
Reply to  luis antonio da matta machado
6 anos atrás

Os meus pais são os proprietários da Kombi que pertenceu a JK e a Sra. Sara. Inclusive eles tem um documento com a assinatura da Sra. Sara confirmando isto.

Renato
Renato
13 anos atrás

Que zona nestas respostas… Que CB400? De qual blog se está falando? Que que tem o vídeo?…

galileu
galileu
Reply to  Renato
13 anos atrás

clica na resposta do glecio, e veja no final do video e voce entenderá em partes

wag
wag
Reply to  Renato
13 anos atrás

Acho que estão todos ainda de ressaca…Eu inclusive!

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Esse blog Scuderia Brazil é bem legal, valeu a dica !!

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

Só Deus sabe!

Luis Fernando - fã de Isettas º(\*/)º
Luis Fernando - fã de Isettas º(\*/)º
13 anos atrás

Ah, esse Lucio Meira. Devia ser da KGB infiltrado no governo. Criou esse tal de GEIA e assim determinou que automóvel tinha que ter, no mínimo, 2 portas E assim, oficialmente, tirou o titulo da Romi Isetta de ser o primeiro carro nacional e entregando nas mãos do alemães. #%@&%$?@& . Mas não importa, a voz do povo é quem manda. Romi Isetta, o primeiro automovel nacional.

galileu
galileu

tambem sou fã desses carrinhos,

Américo Salomão

Tambem com a entrega generosa de um carro para o presidente e um para o ministro, fora outros beneficios escondidos, quem não prejudicaria um outro fabricante, afinal a corrupçao e o descaramento vem dos tempos de Dom Pedro.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Putz, nao seria mais tupiniquim se as posses presidenciais fossem atraves de um Belcar conversível?

Squa
Squa
Reply to  ALEX B.
13 anos atrás

Tupinquim mesmo seria se estes carros tivessem sido apropriados por algum político e hoje se encontassem em alguma coleção particular.

dinga boys
dinga boys
13 anos atrás

Alguma chance deste carro estar em BH, na coleção dos Faria?

glecio
glecio
13 anos atrás
Dilor
Dilor
Reply to  glecio
13 anos atrás

…e não é que era o Flavio, mesmo?

galileu
galileu
Reply to  glecio
13 anos atrás

glecio, aí foi sacanagem com o nossodono do blog, chamar o meianov de distribuidor de tetano ambulante, essa nem eu aguento, o carro tem lá o seu charme, se bemque eu gostava mais da pintura anterior.

Dú
13 anos atrás

A Honda deu parece a CB-400 #001 p/ o Figuereido e ele caiu no lago com ela. Diz a história..

galileu
galileu
Reply to 
13 anos atrás

para ele montar só em cavalo.