O SOL, AFINAL

SÃO PAULO (restaurem!) – Atualizando aos poucos as notícias sobre o museu de Caçapava. Recebi algumas mensagens informando que JC Flores (desculpem, não o conheço; mas todos agradecemos!) foi a pessoa indicada para cuidar do que restou do acervo. Pelo que entendi, os carros serão lavados, higienizados e, quem sabe, restaurados. A cidade de Caçapava vai reformar o prédio do museu, é isso?

Só sei que neste blog aqui tem fotos do Tucker sendo retirado de sua catacumba, vendo o sol pela primeira vez depois de mais de 30 anos. É emocionante. E, aqui, um vídeo mostrando como estão as ruínas do museu. E mais uma matéria do Jason Vôngoli, com fotos de alguns carros já lavados e tal, aqui.

ATUALIZANDO, COM MENSAGEM DO JC FLORES:

Fui e sou um dos principais interessados na recuperação e reabertura do Museu do Autmóvel de Caçapava, mas, no momento, os veículos estão sob a custódia da Prefeitura Municipal de Caçapava e os planos e planejamentos sobre os próximos passos a serem seguidos estão sendo mapeados e levantados por pessoal especializado, sob a supervisão de Fabrício Correia, secretário de Cultura de Caçapava, e do chefe do Executivo Carlos Vilela. Foram resgatados TODOS os veículos que estavam no prédio em ruínas, num total de 37 veículos, além de vários motores, inclusive um aeronáutico, uma bomba de combustíveis antiga, além de vários quadros relacionados ao museu.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Bellato
Marcelo Bellato
13 anos atrás

O Jc Flores é um Blogueiro aqui de Caçapava ele apenas postou as fotos que forneci da hora da retirada do Tucker , , o Jason poderia se informar melhor , e passar informações precisas pra seu leitores , além do Tucker , retiramos não 27 carros como estão falando , mas sim 40 veículos da coleção de Roberto Lee , todo acervo esta em outro lugar seguro agora , e estamos trabalhando pra que seja feito a presentação ao público o mais breve possível .

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marcelo Bellato
13 anos atrás

O Jason é muitíssimo bem informado. Apenas deu uma opinião, sem querer ofender ninguém. Faz o seguinte, Marcelo. Como disse antes, todos são gratos àqueles que estão ajudando em Caçapava. Mas guarde seus chiliques para você, ou tome um banho frio quando quiser comentar aqui. Quando você se dirige a mim e ao Jason, não está falando com aventureiros ou diletantes. Da mesma forma que você sugere que ele se “informe melhor”, eu sugiro que você se informe melhor sobre nós dois. Se tem uma coisa insuportável neste meio de carros antigos é a quantidade de gente que precisa assumir paternidades. Entenda, caro, que não estamos interessados em saber QUEM está fazendo as coisas em Caçapava. Estamos interessados em acompanhar essa história e noticiar, tomara, um bom desfecho.

daniele
daniele
13 anos atrás

Flávio boa tarde! Qual é o seu e-mail? Gostaria de encaminhar informações sobre o Museu do Automóvel de Caçapava. Obrigada!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  daniele
13 anos atrás
jcflores
jcflores
13 anos atrás

Prezado Flávio: muito se tem falado sobre op Museu do Automóvel de Caçapava, especialmente sobre o Tucker 1035 que aqui temos, como estrela do acervo. Entretanto, tenho visto que a maioria dos comentaristas desta sua postagem, não têm conhecimento pleno sobre o assunto. Chegaram mesmo a dizer que nosso Museu sofreu uma enchente! Veja só! Se isto, de fato tivesse ocorrido, nossa cidade de Caçapava, teria sucumbido sob a enchente visto que as instalações antigas onde estava depositado o acervo, encontra-se num nível acima de grande parte de nossa cidade!
Gostaria, a título de até mesmo orientar este tipo de leitor, que o mesmo acesse nosso blog http://taiada-blog.blogspot.com onde poderão ver as principais notícias, fatos e verdades sobre os principais personagens desta lamentáve (até agora, claro!) história.
Sou cidadão caçapavense, assíduo frequentador do Museu nas boas épocas em que funcionava, e também depois que fechou pois era amigo do filho do administrador e o Museu era como se fosse uma praça, onde curtíamos nossa adolescência!
Sou um defensor convicto da reabertura do Museu do Automóvel de Caçapava mas, com vistas a evitar erros que possam voltar a causar quaisquer tipos de comprometimentos, entendo que o caminho que está sendo adotado pelas autoridades caçapavenses, é o mais correto e digno de confiança.
Esperamos contar com todos voces para a reinauguração do Museu do Automóvel de Caçapava, num futuro (espero!) breve!

jcflores
http://taiada-blog.blogspot.com

smoker
smoker
13 anos atrás

Esse Tucker completo vale um milhão de U$!! claro que vale a pena restaurar, fazendo uso da engenharia reversa, como existem carros completos é ´´só´´ medir tudo e mãos a obra!
o principal existe que é o motor original.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Putz, Gomov, me estragastes o dia! Que coisa mais deprimente! Dói…..

junior
junior
13 anos atrás

Emocionante mesmo Flávio. E assim que , se Deus quiser, os carros estiverem “prontos” para exposição aguardamos você aqui em Caçapava para fazer uma matéria pro LIMITE ok?Seria muito interessante mesmo.

Abraço

luiz alberto
luiz alberto
13 anos atrás

Oi pessoal,eu como cidadão Caçapavance vou verificar se realmente o que a reportagem veiculou baseada nas informações recebidas de nossas “autoridades´´ realmente ocorrerá no presente século.
F.G eu moro na cidade e tambem não conheço o JC FLORES,más se ele tiver realmente a vontade e disposição de cuidar do que restou,eu me colocarei como voluntário a ajuda-lo.
Quem falou sobre o Hispano Suisa,conheceu o acervo,más alem dele ,havia os meus poreferidos como Cord, uma Alfa P3 que o Sr.Lee falava ter pertencido a Hellen Nice, um Bugatti 35 ,um Roll Royce semelhante ao que foi protagonista do filme“Roll Royce Amarelo´´,um curioso Willys com motor 4t más sem valvulas e muitas outras preciosidades.
Para mim, ver o museu destruido e Interlagos com este traçado ridiculo,causa a mesma tristeza.
ps:Infeliz o comentário que sugeria um arcaico motor Chevrolet num carro tão vangardista,não é mesmo?E quem citou o Tucker sem o motor original esta certo,ele chegou sem motor.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

O quê? Seizão de Opala?, Dojão? Meu Deus…

Umberto (o sem H)
Umberto (o sem H)
13 anos atrás

Flávio, o resgate virou notícia principal (do caderno de automóveis) do “O Globo” de hoje.

Valente
Valente
13 anos atrás

Esse museu sofreu uma enchente há alguns anos, não? Se isso aconteceu mesmo, sou eu o único a lembrar disso? Parte do dano ao patrimônio se deve a isso também.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Valente
13 anos atrás

Não, o que sofreu a enchente foi o de Bebedouro, da família Matarazzo. Onde, aliás, está o motor do Tucker.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
13 anos atrás

Reza a lenda que o Tucker de Caçapava está adaptado com um chassi de motor dianteiro, de Buick talvez.
Fato é que o motor flat-6 original está no museu de Bebedouro.

Marcos Antonio
Marcos Antonio
13 anos atrás

Imagina este Tucker com um seizão de opala turbo, virabrequim de caminhão, câmbio de charger r/t e diferencial de maveco, na arrancada noturna em interlagos, seria show, únido no mundo.

Marcos Antonio
Marcos Antonio
Reply to  Marcos Antonio
13 anos atrás

único

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marcos Antonio
13 anos atrás

Não seja ridículo.

galileu
galileu
Reply to  Marcos Antonio
13 anos atrás

flavio, manda prender e colocar camisa de força, esse cara é louco.

marcio
marcio
13 anos atrás

FG,
Voce já deve ter visto mas ai vai um link de um video com o Roberto Lee apresentando o Museu em 1972

http://www.youtube.com/watch?v=A5oiY4cQBj0&feature=related

Arylson Calderaro
Arylson Calderaro
13 anos atrás

O link para a noticia está no endereço abaixo.

http://www.cacapava.sp.gov.br/2009/index.php?/news/view/669

Sou vizinho do Museu e era uma pena ve-lo se acabando sem manutenção.

galileu
galileu
13 anos atrás

corrigindo: pertence, esse carro foi materia de uma revista, não lembro qual, se não for verdade, perdoem, mas conheço gente que viu o carro de perto, só li a materia.

Nikollas
Nikollas
13 anos atrás

Flavio, concordo com seu comentário no blog citado acima. Como se diz, há quem engravide pelo ouvido apenas…
Sobre os pedaços dos carros, sabemos o destino. Curioso é que uma revista brasileira sobre carros antigos trouxe um tempo atrás uma matéria sobre um conhecido comerciante de peças de São Paulo. Em destaque, a foto dos botões do rádio – ou o próprio rádio, não me lembro – de um Tucker. Se as peças são realmente raras assim como se diz, como pode ter este senhor artigo tão disputado?
Este assunto para mim já rendeu além da conta, quem quiser ver o que circulou pela net sobre o museu, lá no blog reuni algumas coisas. Valem a pena os comentários daqueles que conheceram o museu e dos moradores de Caçapava.
Eis os links:
http://carrosantigos.wordpress.com/o-segundo-assassinato-de-roberto-lee-e-seu-museu/
e mais este:
http://carrosantigos.wordpress.com/2008/12/11/carmageddon-em-cacapava/#comment-5253

ronaldo lao
ronaldo lao
13 anos atrás

Flavinho bom dia, cara estive em Piriinópolis/GO 140 km de Brasília e lá abiram um museu de duas rodas, chamado Era das Rodas, vai desde as primeiras bicicletas, passando pelas bicicletas motorizadas, ciclomotores, lambretas e motos, muitas motos, motos russa e theca (que sei que você vai adorar) e tantas, muito bem feito, com souverniers, site, 5 galpóes, digno de uma matéria do Indiana Gomes, se te interessar te mando o site…..se você for me avise e vou te conhecer, além do mais Pirinópolis é uma cidade turística e tombada,,,,,,

Carlos Zanettini
Carlos Zanettini
13 anos atrás

Pois é, issa é nossa historia de um povo, que adoro lkevar vantagem em tudo, vendo estes carros todos desmonatdos faltando peças, quanta gente ganhou dinheiro retiranto peças dos mesmos,,,,,,,,,,
Sera que nossa presidenta não daria uma força???????

galileu
galileu
Reply to  Carlos Zanettini
13 anos atrás

meu DEus.

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
13 anos atrás

O mais impressionante é comentario que a anta deixou no blog onde estao as fotos do Tucker. Falar que o Sr. Roberto Nasser é um “advogado esperto de Brasilia” é brincadeira. O cara já fez muito pelo antigomobilismo nacional. Como tem gente besta nesse mundo…

galileu
galileu
Reply to  Rafael Ribeiro
13 anos atrás

e o cara que disse que o motor do tucker veio de helicoptero, em vez de “um helicoptero”. realmente o RN salvou o capeta de ser dilapidado de suas peças por pessoas inescrupulosas que aos poucos foram minando esse patrimonio historico, tinha um cara que anunciava em uma revista possuir um radio original do tucker, como pode?

tsc
tsc
13 anos atrás

Aonde será que foi o lindo Hispano Suísa branco da décado de 10 do século passado? E os outros(+de 50) estão no Brasil ou foram exportados?
E muito triste Caçapava,Ulbra,CBA(automobilismo nacional) O que antes era orgulho agora virou vergonha!!!! Ooo povim sem cultura!!!!!!!!
Quero voltar para o passado!!!!!

Marinho
Marinho
13 anos atrás

Há muitos anos atras assisti o filme tucker um homem e um sonho, e depois soube que havia um exemplar no museu de caçapava, eu achava que o carro estava conservado e que o tal museu era mesmo um museu e não um desmanche.

Leonardo Mansur
Leonardo Mansur
13 anos atrás

Como deixaram isso acontecer?!
Depenaram os carros…triste.

Rico
Rico
13 anos atrás

Fascinante termos um Tucker no Brasil !

galileu
galileu
Reply to  Rico
13 anos atrás

temos tambem um de lorean, perence a um cara conhecido no ramo como “paulo louco”.mas de loouco ele não tem nada, é um cara muito legal. detalhe: o de loream esta em otimo, estado de fun cionamento, parece zero km.