Isso aí se aplica a no máximo 10% da mecânica, isso é ferramenta para o mecânico de bancada e pode até realmente ser útil para automóveis aonde os engenheiros vão socando todos os sistemas e amontoando tudo no cofre do motor, ajuda porque nesse caso o que conta é uma boa vista explodida de como aquela merda toda foi colocada alí dentro e esse software é feito levando em consideração essas particularidades.
Agora para um mecânico de manutenção de motores de grande porte – fiz isso por 16anos em platafortmas e navios – aonde você diagnostica , desmonta e repara um motor de pelo menos 30 toneladas – os pequenos – em uma sala aonde a temperatura passa dos 50° e o som ambiente está na casa dos 120 decibéis esse papo boiola entre o mechanico e seu óculos é impossível.
Na boa acho honestamente que nesse formato aí só ajuda leigos, qualquer mecânico de verdade se sentiria atrapalhado por essa trapizonga, você ir ao computador e tirar a dúvida sobre uma desmontagem em um software gráfico com vistas explodidas e intruções exatas de montagem é extremamente útil, qualquer mecânico mediano sabe disso. agora ter um “perú” eletrônico no seu ouvido o tempo todo, haja saco!!!!!! até porque quando o cara se deparar com os parafusos do dia-a-dia eprocas que parecem que nasceram alí o cara vareja esse óculos na parede………
Nuvolari
13 anos atrás
Augmented Reality nem é tão novo assim. Meu telefone tem isso (o browser Layar, pra quem quiser experimentar) e é útil pra caramba, principalmente em viagens.
Arthur Episcopo
13 anos atrás
Minha nossa!!!
Até eu viro um “mechânico” trocador de peças com um óculos desse!!! Se acabar a bateria o indivíduo não vai saber nem pra que lado ele gira a chave de fenda para aparafusar…
Alexandre Bento
13 anos atrás
Quero ver esse mecânico consertar um motor de fusca ou de opala. VaI ficar perdido.
Orlando Salomone
13 anos atrás
Inspire, expire, inspire, expire…
@ndrebz
13 anos atrás
Ainda esta em desenvolvimento.
Daqui a pouco qualquer um vai poder ser mecanico.
Na Audi na Alemanha os mecanicos usam um oculos que tem uma camera, e voce pode ver pela internet como esta o trabalho do seu carro.
Davi Ribeiro
13 anos atrás
Isso é realidade aumentada. Inicialmente foi pensado como forma de treinamento para mecânicos – de qualquer tipos de motor, seja de uma nave espacial, de um carro, ou o que seja -, mas é perfeitamente aplicável à indústria automobilistica.
Mas não se preocupem, os mecânicos não vão deixar de existir, porque, dificilmente, este software, juntamente com o equipamento necessário, vai chegar à nossas mãos.
E ai Flavio ! Porque sempre o fusca ? nao pode ser outro carro , ta cheio de porcaria espalhado por ai que anda amarrado com arame e durepox , eu nao conheco outro carro que tenha um dia nacional so pra ele . abracos.
Exagerando??? Fantástico… Dessa forma, se uma oficina adquirir um desses, não terei a preocupação que um mecânico ruim, quebre alguma coisa no meu carro por não saber como retirar ou colocar uma peça. Aí está o exemplo de como a tecnologia ajuda e muito.
Roberto Borges
13 anos atrás
Muito bom!
Logo logo teremos macacos fazendo revisão e recebendo como pagamento bananas.
Qual a capacidade inovativa do mecânico? O sistema é inovativo, mas o cara que vai mexer com o carrinho não! Qualquer coisa fora do script, o que fazer?
Talvez alguém na concessionária saiba como lidar realmente com os carros. É uma bela forma de economizar mão de obra qualificada.
Pode ser até papo de gente velha, mas acho que excesso de tecnologia acaba impedindo as pessoas de pensar. Ou melhor, estimula as pessoas a pararem de pensar.
Digo por experiência própria como analista de sistemas, quanto mais se automatiza um processo de trabalho, mais as pessoas que o utilizam desconhecem as regras de negócio por trás dele.
Ou seja, se o sistema aí do vídeo pifar, o mecânico “do futuro” não saberá nem como trocar um filtro de ar. Se é que ele vai saber o que é um filtro de ar.
Seria até aceitável se essa capacidade de pensar que está sendo “poupada” viesse então a ser utilizada em outras coisas que valham a pena.
Abraços
Williams
13 anos atrás
Tá bom grande óculos da sabedoria… minha vizinha é uma gostosa!
Next step, please!!!
Major
13 anos atrás
Não vi exageros.
O computador identificou o problema.
O mecânico perguntou “qual o próximo passo?”
O computador apontava o procedimento.
Mas toda a ação de folgar e apertar parafusos, encaixar e desencaixar foi humana.
Rafael
13 anos atrás
Ai está mais um motivo para as concessionárias aumentarem os preços da mão-de-obra e piorar de vez a qualidade dos serviços com seus consultores (vulgo trocador de peças). Por outro lado estes óculos podem representar o fim da “empurroterapia”.
Rodrigo Moraes
13 anos atrás
Com o nível dos mecânicos de hoje em dia, até que é uma boa. O ruim é que os manuais de serviços desses carros só ensinam a trocar peças, como o cara fez aí. Não ensinam mais a consertar nada. Esse tipo de programa é uma boa também pra gente que gosta de botar a mão na massa. Isso, obviamente, se os fabricantes liberarem esses programas para fora das oficinas, o que eu acredito que aconteça após alguns anos dos lançamentos dos carros.
Carlos Galvão
13 anos atrás
Não acho exagero.
Ao meu ver, nesse caso, seria basicamente para treinamento. Para tarefas elementares, não creio que seria necessário usar o recurso após fazer 2/3 vezes. Pode ser até que atrapalhe.
tomitão
13 anos atrás
Já tem o CDzinho para Fiat 147?
JP
13 anos atrás
O mundo real é bem diferente. Ainda bem.
Luis Antonio
13 anos atrás
“… Será que pra ‘ acasalar ‘ eles também usam um sistema parecido ? …”
gian_racer
13 anos atrás
totalmente factivel e alem do mais a realidade aumentada ja esta presente em diversos campos da industria,e ainda teremos muitas outras coisas mais…que vai ser de cair o queixo e para aqueles que reclamam que nao existiram mecanicos..que saibam dar aquele famoso jeitinho eu digo que o pensamento é este mesmo….cada vez mais….as industrias idealizam produtos de alta precisao…que nao vao aceitar aquele …..(jeitinho)…e tenho dito.
Heberson Haase Pinheiro
13 anos atrás
Sei lá…Não gosto muito de tecnologia. Sou mais analógico mesmo.
Mas o que tem de mecânico ruim peloamor………
Alcides
13 anos atrás
E mesmo assim, os caras ainda fazem merda!…………………
SG
Cidão40HP
Homônimo/Ce
13 anos atrás
Mesmo com toda tecnologia, o bacana coloca a peça de forma errada(2:10).
Lembrando: o pessoal do Rio precisa de gente com 4×4.
Ernesto Longhi
13 anos atrás
Aham, moderninhos esses alemães.
Será que eles foram apresentados para uma parafusadeira elétrica?
xaolin
13 anos atrás
Essa BMW ta mesmo muito atrasada no quesito novidades para o mercado de prestação de serviços, esse serviço ja esta sendo prestado pela xaolin solutions a alguns anos aqui no sul, ate mesmo esse oclinhos e muito ultrapassado aqui usamos um sensor que utilisa algo parecido com um visor que gera a imagem atravez da peça a ser trocada, ou seja anos luz a frente dessa copia, nos estamos ja programando para retirar esse serviço de utilização pois acaba por fazer com que percamos tempo durante o expediente pois o pessoal conseguiu colocar na tela um wi-fi que permite a conexao com a internet, e no lugar de trabalhar ficam acessando suas contas de twitter e ate mesmo orkut, puts coisa ultrapassada, o pessoal e muito ligeira aqui teve um que eu fui perguntar como ele conseguiu fazer para digitar suas mensagens e acabou entregando que era com o scanner para leitura de dados dos carros, mas que causava um pouco de desconforto, agora vem a pergunta esse cara merece um pe na bunda? Claro que nao como mandar embora um cara desses, nao tem como, recebeu um gordo aumento, e ja esta trabalhando para implantar novidades que futuraamente serao copiadas por estas marcas menos conhecidas no mercado. kkkkkkkkkkkkk como sempre nosso lema e PARA O ALTO E AVANTE XAOLIN SOLUTIONS
Pra que virgula, se o contexto e o que vale, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rafael
13 anos atrás
Excelente!!! Dessa forma os carros terão uma maior vida útil em bom estado. Não é ecologicamente correto jogar um carro no lixo após 10 anos de uso porque é impossível fazer manutenção de forma correta e acessível.
Ricardo
13 anos atrás
Um tempo destes pra trocar uma ventoinha! Tomara que abaixem o preço da hora técnica..
Adal Avin
13 anos atrás
Se isto for o futuro, os mecânicos deixarão de existir, passaremos a ter trocadores de peças!
Realidade aumentada é isso ai mesmo, já esta muito proxima de nós. Aqui no Brasil é exemplificada através de algumas revistas que através da web cam geram hologramas de propaganda no monitor do PC (o desenvolviento por aqui ainda está fraco). Perfeito exemplo de aplicação na industria automobilistica.
Acho que é perfeitamente factível, o problema é que nivela tudo por baixo, não teremos mais mecânicos que sabem o que estão fazendo, se o sistema parar, ele para o serviço e o cliente fica sem carro até se resolver o problema.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Isso aí se aplica a no máximo 10% da mecânica, isso é ferramenta para o mecânico de bancada e pode até realmente ser útil para automóveis aonde os engenheiros vão socando todos os sistemas e amontoando tudo no cofre do motor, ajuda porque nesse caso o que conta é uma boa vista explodida de como aquela merda toda foi colocada alí dentro e esse software é feito levando em consideração essas particularidades.
Agora para um mecânico de manutenção de motores de grande porte – fiz isso por 16anos em platafortmas e navios – aonde você diagnostica , desmonta e repara um motor de pelo menos 30 toneladas – os pequenos – em uma sala aonde a temperatura passa dos 50° e o som ambiente está na casa dos 120 decibéis esse papo boiola entre o mechanico e seu óculos é impossível.
Na boa acho honestamente que nesse formato aí só ajuda leigos, qualquer mecânico de verdade se sentiria atrapalhado por essa trapizonga, você ir ao computador e tirar a dúvida sobre uma desmontagem em um software gráfico com vistas explodidas e intruções exatas de montagem é extremamente útil, qualquer mecânico mediano sabe disso. agora ter um “perú” eletrônico no seu ouvido o tempo todo, haja saco!!!!!! até porque quando o cara se deparar com os parafusos do dia-a-dia eprocas que parecem que nasceram alí o cara vareja esse óculos na parede………
Augmented Reality nem é tão novo assim. Meu telefone tem isso (o browser Layar, pra quem quiser experimentar) e é útil pra caramba, principalmente em viagens.
Minha nossa!!!
Até eu viro um “mechânico” trocador de peças com um óculos desse!!! Se acabar a bateria o indivíduo não vai saber nem pra que lado ele gira a chave de fenda para aparafusar…
Quero ver esse mecânico consertar um motor de fusca ou de opala. VaI ficar perdido.
Inspire, expire, inspire, expire…
Ainda esta em desenvolvimento.
Daqui a pouco qualquer um vai poder ser mecanico.
Na Audi na Alemanha os mecanicos usam um oculos que tem uma camera, e voce pode ver pela internet como esta o trabalho do seu carro.
Isso é realidade aumentada. Inicialmente foi pensado como forma de treinamento para mecânicos – de qualquer tipos de motor, seja de uma nave espacial, de um carro, ou o que seja -, mas é perfeitamente aplicável à indústria automobilistica.
Mas não se preocupem, os mecânicos não vão deixar de existir, porque, dificilmente, este software, juntamente com o equipamento necessário, vai chegar à nossas mãos.
Mais uma profissão que se vai….
E ai Flavio ! Porque sempre o fusca ? nao pode ser outro carro , ta cheio de porcaria espalhado por ai que anda amarrado com arame e durepox , eu nao conheco outro carro que tenha um dia nacional so pra ele . abracos.
Exagerando??? Fantástico… Dessa forma, se uma oficina adquirir um desses, não terei a preocupação que um mecânico ruim, quebre alguma coisa no meu carro por não saber como retirar ou colocar uma peça. Aí está o exemplo de como a tecnologia ajuda e muito.
Muito bom!
Logo logo teremos macacos fazendo revisão e recebendo como pagamento bananas.
Qual a capacidade inovativa do mecânico? O sistema é inovativo, mas o cara que vai mexer com o carrinho não! Qualquer coisa fora do script, o que fazer?
Talvez alguém na concessionária saiba como lidar realmente com os carros. É uma bela forma de economizar mão de obra qualificada.
viadagem du car***lho, so.
Pode ser até papo de gente velha, mas acho que excesso de tecnologia acaba impedindo as pessoas de pensar. Ou melhor, estimula as pessoas a pararem de pensar.
Digo por experiência própria como analista de sistemas, quanto mais se automatiza um processo de trabalho, mais as pessoas que o utilizam desconhecem as regras de negócio por trás dele.
Ou seja, se o sistema aí do vídeo pifar, o mecânico “do futuro” não saberá nem como trocar um filtro de ar. Se é que ele vai saber o que é um filtro de ar.
Seria até aceitável se essa capacidade de pensar que está sendo “poupada” viesse então a ser utilizada em outras coisas que valham a pena.
Abraços
Tá bom grande óculos da sabedoria… minha vizinha é uma gostosa!
Next step, please!!!
Não vi exageros.
O computador identificou o problema.
O mecânico perguntou “qual o próximo passo?”
O computador apontava o procedimento.
Mas toda a ação de folgar e apertar parafusos, encaixar e desencaixar foi humana.
Ai está mais um motivo para as concessionárias aumentarem os preços da mão-de-obra e piorar de vez a qualidade dos serviços com seus consultores (vulgo trocador de peças). Por outro lado estes óculos podem representar o fim da “empurroterapia”.
Com o nível dos mecânicos de hoje em dia, até que é uma boa. O ruim é que os manuais de serviços desses carros só ensinam a trocar peças, como o cara fez aí. Não ensinam mais a consertar nada. Esse tipo de programa é uma boa também pra gente que gosta de botar a mão na massa. Isso, obviamente, se os fabricantes liberarem esses programas para fora das oficinas, o que eu acredito que aconteça após alguns anos dos lançamentos dos carros.
Não acho exagero.
Ao meu ver, nesse caso, seria basicamente para treinamento. Para tarefas elementares, não creio que seria necessário usar o recurso após fazer 2/3 vezes. Pode ser até que atrapalhe.
Já tem o CDzinho para Fiat 147?
O mundo real é bem diferente. Ainda bem.
“… Será que pra ‘ acasalar ‘ eles também usam um sistema parecido ? …”
totalmente factivel e alem do mais a realidade aumentada ja esta presente em diversos campos da industria,e ainda teremos muitas outras coisas mais…que vai ser de cair o queixo e para aqueles que reclamam que nao existiram mecanicos..que saibam dar aquele famoso jeitinho eu digo que o pensamento é este mesmo….cada vez mais….as industrias idealizam produtos de alta precisao…que nao vao aceitar aquele …..(jeitinho)…e tenho dito.
Sei lá…Não gosto muito de tecnologia. Sou mais analógico mesmo.
Mas o que tem de mecânico ruim peloamor………
E mesmo assim, os caras ainda fazem merda!…………………
SG
Cidão40HP
Mesmo com toda tecnologia, o bacana coloca a peça de forma errada(2:10).
Lembrando: o pessoal do Rio precisa de gente com 4×4.
Aham, moderninhos esses alemães.
Será que eles foram apresentados para uma parafusadeira elétrica?
Essa BMW ta mesmo muito atrasada no quesito novidades para o mercado de prestação de serviços, esse serviço ja esta sendo prestado pela xaolin solutions a alguns anos aqui no sul, ate mesmo esse oclinhos e muito ultrapassado aqui usamos um sensor que utilisa algo parecido com um visor que gera a imagem atravez da peça a ser trocada, ou seja anos luz a frente dessa copia, nos estamos ja programando para retirar esse serviço de utilização pois acaba por fazer com que percamos tempo durante o expediente pois o pessoal conseguiu colocar na tela um wi-fi que permite a conexao com a internet, e no lugar de trabalhar ficam acessando suas contas de twitter e ate mesmo orkut, puts coisa ultrapassada, o pessoal e muito ligeira aqui teve um que eu fui perguntar como ele conseguiu fazer para digitar suas mensagens e acabou entregando que era com o scanner para leitura de dados dos carros, mas que causava um pouco de desconforto, agora vem a pergunta esse cara merece um pe na bunda? Claro que nao como mandar embora um cara desses, nao tem como, recebeu um gordo aumento, e ja esta trabalhando para implantar novidades que futuraamente serao copiadas por estas marcas menos conhecidas no mercado. kkkkkkkkkkkkk como sempre nosso lema e PARA O ALTO E AVANTE XAOLIN SOLUTIONS
a XAOLIN Solutions não utiliza a vírgula???
Pra que virgula, se o contexto e o que vale, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excelente!!! Dessa forma os carros terão uma maior vida útil em bom estado. Não é ecologicamente correto jogar um carro no lixo após 10 anos de uso porque é impossível fazer manutenção de forma correta e acessível.
Um tempo destes pra trocar uma ventoinha! Tomara que abaixem o preço da hora técnica..
Se isto for o futuro, os mecânicos deixarão de existir, passaremos a ter trocadores de peças!
Faz tempo que várias oficinas estão com trocadores de peça.
nas concessionarias já exitem muitos trocadores de peças, e a bastante tempo.
Mas, já não é assim?
Acho que já vi esse vídeo, aqui no blog mesmo
Deve ter sido no ano passado.
E acho que o carro era marrom metálico.
Realidade aumentada é isso ai mesmo, já esta muito proxima de nós. Aqui no Brasil é exemplificada através de algumas revistas que através da web cam geram hologramas de propaganda no monitor do PC (o desenvolviento por aqui ainda está fraco). Perfeito exemplo de aplicação na industria automobilistica.
Nossa, só estão exagerando!!!
fazer um curso no senai ninguém quer, né?
Acho que é perfeitamente factível, o problema é que nivela tudo por baixo, não teremos mais mecânicos que sabem o que estão fazendo, se o sistema parar, ele para o serviço e o cliente fica sem carro até se resolver o problema.
Viadagem detected.
Viadagem detected. (2)
seria bom fazer num fusca velho cheio de arames e durepox ….
Assim até eu sou mecânico autorizado……
Nesse ritmo, em 30 anos não vão conseguir comer a mulhererada sem alguém apontando o buraco.
Sem mais.
Quero ver isso funcionar num marea…
Pensei a mesmo coisa! hahaha
Num Marea nem Chuck Norris dá jeito!!
Tron ???