MENU

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011 - 10:34F-1

R31

SÃO PAULO (me arrumem um clone, please) – Se eu fosse daqueles malas que ficam batendo bumbo, poderia ser “3 de 3″ o título deste post, que mostra, pela primeira vez, Bruno Senna com o macacão da [Lotus] Renault, a preta e dourada, a ex-Renault, a Genii. Em novembro, lembram?, cravamos o primeiro-sobrinho na Lotus-Renault. Apenas errei de Lotus…

Mas na semana passada quem acompanha o site ficou sabendo em primeira mão que Bruno estava fechando com a equipe para ser reserva. Assim foi. E a [Lotus] Renault é a equipe com mais reservas do mundo. Além de Bruno, tem Grosjean, Fauzy, Charouz e Tung. Mas todos eles, exceto Senninha, vão correr em alguma categoria. O que faz do brasileiro, na minha visão, o primeiro-reserva — se é que isso tem alguma importância.

Como escrevi de madrugada, a pintura preta e dourada foi devidamente estragada pelos designers da Genii, dona do time. A questão do uso do nome Lotus passa a ser, agora, o centro das atenções no que diz respeito ao futuro desse time. Patrocinadores russos seguem estampados na carenagem, como a Lada, felizmente.

Mais detalhes sobre Bruno e todo o resto, ao longo do dia no Grande Prêmio.

85 comentários

  1. Sávio Rocha Barbosa disse:

    por favor; pare de pisotear a equipe. já está me dando nos nervos.

  2. ANDRÉ disse:

    cadê o logo da elf que eu não vejo, devia ter deixado normal mesmo, acho que tão exagerando nesse negócio de lotus hein ? no carro antigo devia ter algo que não fosse dourado ué

  3. ANDRÉ disse:

    não meu amigo, do que nós estamos cansados é de Brasileiros sem talento algum, como você por exemplo, que se resumem ao ato de criticar jovens no auge de suas carreiras, de uma forma evidentemente invejosa, é muito fácil mesmo citicar as pessoas e insultá-las quando nem a cara se mostra, você deve ser algum infeliz piloto amador com o sonho da fama frustrado por algum que se tornou grande, você é o único rídiculo aqui, e deveria se envergonhar disso, ainda bem mesmo que não expôs esse seu focinho que deve ser muito dos bizarros aqui pra gente dar umas gargalhadas do quanto patético é você.

  4. OSMAR SENGER JUNIOR disse:

    CARO FLAVIO. VOCÊ ESTA FICANDO MUITO RANZINZA. ACHAR ESTE CARRO FEIO E ACHAR BONITO LADA E OUTRAS VELHARIAS QUADRADAS, PROCURE FICAR COM A MENTE ABERTA E NÃO METER O PAU EM TUDO. ABRAÇO.OSMAR

  5. CLAUDIO AUN disse:

    TERCEIRO PILOTO,OU PILOTO DE TESTES EM UMA CATEGORIA ONDE NÃO SE TREINA E NEM SE TESTA,,,PRA QUE?

  6. Sandro Marques disse:

    Realmente ficou uma porcaria a pintura. Logo eu que tinha gostado tanto do visual do ano passado, fiquei bem decepcionado com o deste ano. Já que queriam imitar a Lotus antiga e não querem deixar a outra usar o nome porque não entram num acordo e usam o desenho feito pelo designer Raphael Campos para a Lotus do Fernandes. Aquele sim ficou bonito pra caramba.

  7. Joao Palmer disse:

    5 pilitos? isso eh um time de bob sled ou F1?

  8. J. Alves disse:

    Que roubada, Bruno… Ter de ficar torcendo pela desgraça alheia na esperança de ser, entre os cinco, o que ficaria numa eventual vaga aberta. Dirigir a bagaça, só na pré-temporada e olhe lá, com essa regra ridícula banindo os testes. Se bem que dar umas voltas na Lotus/Renault/Genii deve ser melhor que uma temporada inteira dirigindo Hispania. Bom, devem saber o que estão fazendo, o negócio é esperar pra ver no que vai dar…

  9. Samuel disse:

    Bom, eu achei uma boa o Bruno Senna estar nesta Lotus-Renault-Lada ( Genni) é melhor do que nada e pode ser uma oportunidade para ele voltar no ano que vem , só que não seria uma boa idéia ele ficar somente como piloto de testes ( que anda muito pouco) esperando uma oportunidade como titular no futuro . Bruno tem que correr em outra categoria paralelamente para adquirir experiência e evoluir como piloto , na minha opinião seria uma grande burrice não correr na Gp2 ou em outra qualquer , tem que por a cara pra bater …tem que ir pra cima… pois não vai evoluir muito ficando somente no aguardo , com certeza tem vaga em outra categoria para ele .

  10. artemiuz disse:

    um dos carros mais bonitos da f1 depois dos mini-aerofólios, sem dúvida. achei belo, muito bom gosto.

  11. Eduardo disse:

    Essa não dá pra dizer que vocês acertaram.

    Uma é Team Lotus Malaia, a outra é Lotus Renault. Por tanto, sem forçar a barra. hahahaha

    O carro é muito bonito também.

  12. André Silva disse:

    Será que veremos durante esta temporada nos GCs “SANTANDER-FERRARI”, “PETRONAS-MERCEDES” e “LOTUS-RENAULT” ???

    Porque pelo que parece a nova moda é chamar as equipes pelo patrocinador principal

  13. Paulo Penna disse:

    poe feiura nisto!

  14. Allan disse:

    É preta e dourada, mas muito “genérica”, com acabamento de quinta e pavorosas inclusões de vermelhor.

    Tem Senna, mas não é o Airton.

    Tem Lotus, mas NÃO É a herança de Collin Chapman para a F1 – esta PERTENCE a Tony Fernandes. E agora vejo claramente que há época a Proton não quis comprar a Lotus “competição” por achar que não daria grana. Aí o Fernandes botou as caras e até fez bonito no mundial (e seu carro também o era – e ainda é, mesmo num amarelo/verde moderinho para 2011).

    Nem Renault é mais, aliás!

    Enfim, uma equipe de “quinta”, que só se salva o Kubica (e a Lada) por ali.

  15. Klaus S. disse:

    Acho que é a primeira vez que o primeiro-sobrinho aparece sem o boné do patrocinador.
    Abraços.

  16. luiz alberto disse:

    É duro de acreditar como uma pessoa(Senna sobrinho)possa ser tão cabeção,e como tem nego bobo por aqui.Por acaso se com este nome ele fosse mais que mediano um pouquinho,não teria um assento garantido em alguma equipe e se fosse inteligente,estaria correndo em qualquer outra categoria top.Eta menino mimado e chato,deveria ser muito birrento quando pequeno.É mais um para a galeria dos LOUSERS.
    E podem pintar da cor que for más Lotus só a de Coling Chapman,que era genial e criativo,um dono de equipe que realmente era do ramo,estes ai são coisas de especuladores e oportunistas metidos a esportistas.Agora ficar torcendo para um se dar mal para (quem sabe)ele poder andar no carro é muito PATETRIOTICO,a que ponto chegamos,ele só terá chance no azar do outro,isto só prova que ele não é de bom nivel.
    QUEM MANDOU SER BURRO E SE QUEIMAR NUMA hispania!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Gilles_Senna disse:

      A F1 está cheia de casos de pilotos com talento que não tiveram sucesso. Tudo depende de muitos fatores e neste caso o nome famoso nem ajuda nada. O Bruno não é menos talentoso do que o Grosjean, outro jovem que ainda não teve a oportunidade que merecia. Entrou a meio com uma Renault fraca e a sua imagem sofreu com isso. No passado isso aconteceu até a pilotos que depois foram Campeões do Mundo: o Lauda entrou em 1972 com um March fraco e nunca pontuou.

      “Ele só terá chance no azar do outro, isto só prova que ele não é de bom nível” – Por essa ordem de ideias o Alonso não era de bom nível, pois também ele foi piloto de reserva na Renault, em 2002, quando os titulares eram Trulli e Button. A grande diferença é que agora os testes são muito limitados, mas isso não é culpa do piloto. A verdade é que a crise económica global teve efeitos perversos para os novos talentos que chegam à F1. Senna, Grosjean, di Grassi ou Parente são alguns dos jovens que arriscam passar ao lado de uma verdadeira oportunidade na F1. Até Hulkenberg, com um carro que lhe permitiu brilhar e fazer uma Pole Position perdeu a vaga de titular devido ao efeito perverso do poder do dinheiro. As equipas têm mais dificuldades em encontrar patrocinadores, ou perdem-nos, e precisam do dinheiro dos pilotos para compôr os seus orçamentos. Infelizmente esta é a nova realidade.

      Seja como for, o Bruno ainda pode ter uma boa oportunidade no futuro.

      Aqui vai um artigo que escrevi (no autosport.pt) que ilustra bem o quanto o talento é muito insuficiente quando faltam apoios financeiros, sobretudo numa altura em que os testes estão limitados a alguns dias no mês de Fevereiro:

      Parente e Kubica: semelhanças e diferenças

      Segundo os responsáveis da Renault o teste de Alvaro Parente em 2008 esteve ao mesmo nível do teste de Kubica com a equipa dois anos antes. No entanto um está na F1 e outro nem lá conseguiu entrar.

      O polaco apresenta melhores resultados e exibições nas fórmulas de promoção? Nem por isso, antes pelo contrário. O português foi campeão na F3 britânica e nas WSR, enquanto o polaco só foi campeão nesta última categoria. Quanto às exibições não creio que o português fique a dever alguma coisa ao polaco. Parente venceu no Mónaco nas WSR, batendo Vettel. Venceu também em Spa e foi campeão. Já na F3 tinha vencido em Spa no ano em que foi campeão britânico. Venceu a sua corrida de estreia no GP2 com uma equipa do meio do pelotão, batendo Bruno Senna, que já tinha uma temporada de experiência na categoria e seria vice-campeão nesse ano. Em Spa foi o piloto que deu mais luta a Bruno Senna, quer na qualificação, quer na corrida, até ao momento das paragens na box. Em 2009, de novo com uma equipa do meio do pelotão, a estreante Ocean, Parente venceu de forma incontestável em Spa, batendo o campeão Nico Hulkenberg depois de garantir a Pole Position. Em Monza, à chuva, esteve simplesmente magistral, ultrapassando sem apelo nem agravo todos os adversários que apareciam no caminho (um deles era o campeão Hulkenberg) até chegar à traseira de Lucas di Grassi. Em Portimão voltou a fazer recuperações brilhantes. Mas talvez o mais impressionante ainda estivesse para vir. Em 2010, depois de quase um ano longe dos GP2 por falta de orçamento, regressou em Spa e foi simplesmente o melhor piloto, terminando sempre no pódio com o carro de uma equipa que até aí navegara sempre no fundo do pelotão. Mais uma volta e teria ganho a primeira corrida, roubando a vitória ao campeão Maldonado.

      Apesar de tudo isto apenas Robert Kubica teve a oportunidade de entrar e desenvolver-se na F1, sendo já considerado um dos melhores do mundo. Quanto a Alvaro Parente não teve a mínima hipótese depois de ter perdido o patrocínio do Turismo de Portugal, perdendo assim a possibilidade de ser piloto de reserva na Virgin. Isto depois de ter perdido a luta por uma vaga de titular para di Grassi devido aos maiores apoios do piloto brasileiro.

      Mas a grande diferença (a mais decisiva para o sucesso de Kubica e insucesso de Parente) foi a altura em que ambos chegaram às portas da F1. Caso as restrições atuais já estivessem em vigor na altura em que chegou à F1 (ou seja, sem testes e com os bons lugares à venda apenas para aqueles mais endinheirados) o polaco seria provavelmente um talento perdido. Ele entrou na BMW a meio de 2006 (substituindo Jacques Villeneuve) porque teve ocasião de treinar bastante como piloto de testes. Caso contrário arriscaria ficar sem hipóteses sequer de mostrar o seu valor, até porque a Polónia (menos ainda do que Portugal) não tinha qualquer tradição no automobilismo. Kubica foi o primeiro piloto do país a correr no Mundial de F1. Mas sem testes e sem dinheiro não entraria na categoria máxima!

      Em contraste com o polaco, Parente teve o azar de sofrer já os efeitos da crise económica global. Sem testes e sem dinheiro não teve hipóteses de entrar na F1.

  17. Williams disse:

    engraçado, chegou aqui em casa uma carta da Renault chamando pra ser piloto reserva. Alguem mais aí também recebeu essa carta? abs

  18. CLAUDIO AUN disse:

    APROVEITARAM MAUA COMBINAÇÃO DE CORES QUE JÁ ESTÁ PROVADA QUE TEM DESTAQUE.
    MAS MAIS IMPORTANTE QUE AS CORES SERÁ AO COMPARATIVO ENTRE KUBICA E OS MENINOS.

  19. Zeuxis disse:

    Nada mais justo um piloto símbolo para um cargo símbolo

  20. Ricardo disse:

    Algum titular poderia quebrar uma perninha de leve, botar um gesso, só pro Bruna andar direito nesse carro aí né?
    Huahuahuahuahuahua
    Zoeira, mas de verdade, não achei o carro feio assim…ficou legal até.

  21. Alexander Ferreira disse:

    Feinha, feinha , feinha !! chega a dar dó !

  22. Alexander Ferreira disse:

    Definitivamente de um mau gosto gigantesco…. aqueles detalhes em vermelho são de uma cafonice ímpar e , conseguiram estragar o que era simplesmente sublime … Vá se entender esta gente !!!

  23. Léo Engelmann disse:

    Impossível não lembrar naquela música “Joga bosque na Geni”.

  24. Caique Pereira disse:

    O Bruno tem uma expressão de menino mimado, não falo porque o acho, apenas comento a impressão que ele me passa em todas as fotos.

  25. Paulo Vaz disse:

    Joga pedra na Genii

  26. Jef disse:

    O Luiz Razia é melhor que Senninha, pelo menos não tem ninguém para competir como reserva. É ele e pronto! kkkkkk

  27. Ricardo Alberto disse:

    Quem teve uma boa jogada, foi a Pirelli, já que seu logo sempre está, nas apresentações, virado para cima, com bom destaque.
    Até que eu gostei da pintura.
    Ricardo Alberto

  28. Dionisio disse:

    Como esse rapaz gosta de se iludir.
    Ser piloto de testes numa categoria que não tem testes, é bizarro.

  29. Rafael disse:

    Eu gostei da pintura!
    Diferente e chamativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>